Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

O Aborto

Poseidon escreveu:Nós não sabemos se isso é assim de forma geral, ou não. Foi um ponto de vista que foi trazido para aqui. Eu dei outro, por exemplo.
Para além do mais, isso não quer dizer que eles não saibam cuidar dos filhos. Podem é confiá-los um maior número de vezes a uma baby-sitter.

Eu generalizei esse tipo de educação em França, porque tenho conhecimento de 2 familias da minha terra (mais concretamente 2 vizinhos meus) k n têm nada a ver uma com a outra, ambas têm familiares em França e ambas têm este tipo de atitude. Eu acho uma GRANDE coincidência ter conhecimento logo de 2 casos destes idênticos.

Quanto ao saber cuidar dos filhos, achas que um casal que dê apenas pacotes de batatas fritas e sumos em lata durante dias a fio aos próprios filhos é saber cuidar deles? Há k ter cuidado na alimentação, e dar este tipo de comida (k eu considero comida de plástico) não é uma boa alimentação. É o mesmo k ir comer uma semana inteira ao McDonalds.

Felizmente, Portugal é o país da Europa que tem a maior taxa de alimentação. E, por exemplo, para kem já foi a Espanha, provavelmente pode notar pela quantidade de qualquer prato de comida que lá servem: pedimos um frango assado, eles dão-nos um pinto!
Mesmo assim, sempre têm uma certa variedade nos alimentos e provavelmente também têm certos cuidados com a comida, coisa que estas pessoas de França de quem eu falo não têm noção. E pra mim n saber dar uma boa alimentação aos filhos é n saber cuidar deles.
É por causa do excesso deste tipo de comida que há mais problemas de saúde, como cancros.

Enfim, voltando ao assunto do tópico, eu tb partilho da mesma opinião de k Portugal deve dar mais apoios à população para aumentar a taxa de natalidade, mas claro que sem exagerar, para evitar chegarmos a este tipo de situações. Nós keremos ser um país desenvolvido, mas para isso há que adquirir as qualidades dos países já desenvolvidos e não os defeitos.
Starlight escreveu:Quanto ao saber cuidar dos filhos, achas que um casal que dê apenas pacotes de batatas fritas e sumos em lata durante dias a fio aos próprios filhos é saber cuidar deles? Há k ter cuidado na alimentação, e dar este tipo de comida (k eu considero comida de plástico) não é uma boa alimentação. É o mesmo k ir comer uma semana inteira ao McDonalds.

Nem todos os países/pessoas têm a sorte de ter uma alimentação e uma cozinha tão ricas como a de Portugal. É uma questão, também cultural, a importância da alimentação, basta ver os hábitos alimentares dos norte-americanos, por exemplo, ou dos nórdicos.
Mas daí a dizer que não sabem cuidar dos filhos, isso não diria à partida, até porque em muitos dos casos, os pais fazem a mesma coisa com eles próprios, é cultural, como já referi. Reconheço que a alimentação é um assunto que não dão grande importância, e não deveria ser assim :)

É mais nos países o sul da Europa que há a tradição dos jantares e almoços, em que se convidam amigos e se passa a tarde na cozinha. Os nórdicos, por exemplo, acham isso um desperdício de tempo, e preferem convidar os amigos e comprar a comida de fora lool

Apenas dei um exemplo de como a alimentação é capaz de ser vista em alguns países. Claro que isso não quer dizer que se comam fast food ou fora todos os dias, isso não faz bem a ninguém. Mas verdade seja dita, os portugueses também estão "mal" habituados em termos de alimentação, e por isso, tudo o que é estrangeiro "sabe" a pouco, digo isso por testemunhos próximos, que não comem muito, por acaso. Tudo parecia de plástico e sem sabor.

Bom, eu não falei tanto em termos de alimentação em si, mas mais de hábitos de alimentação, o que vai dar no mesmo, pois isso traduz-se no dia-a-dia.
eu perdi-me um bocado nos vossos posts.. silent Suspect scratch já fikei um cado a leste da questão.. Embaracoso

Mas pronto eu sou da opinião k deviamos tentar estabilizar as nossas crises todas para ver se isto desenvolve para depois podermos andar c tudo certinho tipo o melhor exemplo k tenho k é o da Alemanha (pk n m cnsigo msm lembrar do raio da reportagem da NOVAGENTE da outra x Embaracoso). É claro k este é quase o mesmo k pedir um Portugal utópico... mas com 'a esperança é a ultima a morrer' silent Surprised ^^lol

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
A Despenalização da IVG, em alguns jornais estrangeiros ("El País" - Espanha; "Sunday Telegraph" - Reino Unido; o site "n-tv" - Alemanha; e o "Liberation" - França)

http://www.elpais.com/solotexto/articulo.html?xref=20070213elpepiopi_2&type=Tes&anchor=elpepiopi

http://www.telegraph.co.uk/news/main.jhtml?xml=/news/2007/02/12/wabort112.xml

http://www.n-tv.de/764900.html

http://www.liberation.fr/actualite/monde/234376.FR.php

Sailor S escreveu:...Mas pronto eu sou da opinião k deviamos tentar estabilizar as nossas crises todas para ver se isto desenvolve para depois podermos andar c tudo certinho tipo o melhor exemplo k tenho k é o da Alemanha...

A nova lei portuguesa será igual á alemã, em princípio lol

Em relação às crises de Portugal e à taxa de natalidade, é de facto, muito complicado esperar para momentos "mais felizes", mas tal não quer dizer que não se faça qualquer coisa entretanto Wink
O ideal, seria o Estado melhorar a qualidade de vida das pessoas, no geral, para que estas vissem a constituição de família, uma probabilidade maior.

As cresces e infantários com qualidade, são muitas vezes caras, e não há transportes viáveis dentro das cidades. Os horários de trabalho também não ajudam, isto quando não são despedidas logo que se sabe que a mulher está grávida. Isso acontece bastante (claro que os patrões darão outras razões), e teria de ser combatido.
pois, mas quando eu idealizo um portugal semelhante à alemanha era naquela medida de terem o aborto legal, mas puxarem mt pela natalidade, por várias medidas sendo com certeza uma muito determinante os belos dos €s que dão ao casal por cada filho que tiver Rolling Eyes é k é uma quantia... MUITO generosa... Ou seja, é de facto um grande incentivo... até porque os bébés dão BUÉS despesas...

Mas para isto.. lá está. .era preciso ultrapassar as crises todas e evoluir bastante mesmo MUITO..

Sailor S escreveu:pois, mas quando eu idealizo um portugal semelhante à alemanha era naquela medida de terem o aborto legal, mas puxarem mt pela natalidade, por várias medidas sendo com certeza uma muito determinante os belos dos €s que dão ao casal por cada filho que tiver Rolling Eyes é k é uma quantia... MUITO generosa... Ou seja, é de facto um grande incentivo... até porque os bébés dão BUÉS despesas...

Mas para isto.. lá está. .era preciso ultrapassar as crises todas e evoluir bastante mesmo MUITO..

Só para teres um ideia, criar um filho em Portugal, em média, até aos 18. São cerca de €150.000, ou seja, cerca de 30.000 contos. Imagina se contassem até o fim da Universidade, caso os filhos tirassem um Curso Superior?
Alguns municípios já fazem essas "medidas", não me lembro agora do nome de um desses municípios, mas sei que há um que dá €5.000, 1000 contos, caso um casal tenha um filho. Já é uma grande ajuda para comprar as cenas para o bebé. Também há municípios que dão €5.000, caso haja um casamento. Agora, era preciso que isso fosse implantado para todo o país.
Penso que há alguns infantários públicos. Embora eu tenha andado num privado. Mas, não tenho a certeza.
:(moon5): Sailor Sun

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Sailor S escreveu:pois, mas quando eu idealizo um portugal semelhante à alemanha era naquela medida de terem o aborto legal, mas puxarem mt pela natalidade...

Ya, eu percebo o que queres dizer. O problema da natalidade é outro (ou deve ser outro), e a falta de vontade em Portugal para investir em qualquer coisa (qualitativamente, e não quantitativamente apenas) revela-se sempre. Basta vermos as condições de muitas escolas públicas, neste país... Algumas estão exactamente iguais há mais de 40 anos. A qualidade do ensimo, por exemplo, é outra.

Pitz16 escreveu:...Agora, era preciso que isso fosse implantado para todo o país...

Ya, deveria ser mesmo. Como já dissémos, só há dinheiro para o que se quer lol

Pitz16 escreveu:...Penso que há alguns infantários públicos. Embora eu tenha andado num privado. Mas, não tenho a certeza.

Haver, há, claro. Mas muitas pessoas questionam (e em alguns casos, legitimamente) as condições das instalações, bem como a formação do pessoal auxiliar.

Transferindo para este local aquilo a conversa que foi iniciada no tópico do sismo

Pitz16 escreveu:Eu não me manifesto mais sobre esse assunto, porque quando o "sim" ganhou o que eu disse foi "o tempo dirá melhor que eu, se a escolha foi a melhor", agora é isso que vou fazer sobre este assunto e, espero que o também façam!

Tenho dito! Embaracoso

lol só falas naquilo que quiseres. Agora, gostava era de saber o que entendes por "o tempo dirá melhor que eu, se a escolha foi a melhor", e qual a alternativa para a mesma.
Poseidon escreveu:
lol só falas naquilo que quiseres. Agora, gostava era de saber o que entendes por "o tempo dirá melhor que eu, se a escolha foi a melhor", e qual a alternativa para a mesma.

Respondendo à tua questão Poseidon, o que quis dizer com isto foi que, eu não sou ninguém para julgar se o "sim" foi a melhor opção e que o tempo o dirá, melhor que eu ou qualquer pessoa. A questão que eu meto é se o SNS (Sistema Nacional de Saúde) vai conseguir implantar as novas regras e cumpri-las com sucesso? Esperamos para ver (ai está, o tempo o diráEmbaracoso)

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
De acordo com o Ministro da Saúde, sim. É esperar para ver, mesmo, aí só o tempo dirá Wink
pois.. têm bué razão nisso do so o tempo dirá.. tb tou um bocado com receio.. não consigo confiar neste governo No

Há condições para aquilo que se quer. Portugal é dos países que mais gasta dinheiro com a saúde (o que não quer dizer que seja bem gasto), mas mesmo assim, isto é de lei, e o "espaço" necessário para a realização dos abortos em condições de saúde e de higiene, é reduzido quando comparado com outras áreas da saúde.

Temos sempre dos melhores equipamentos médicos. O que nos podemos queixar em termos gerais, é de uma certa falta de organização e rapidez no atendimento (quando vamos a uma clínica, por exemplo), e nas listas de espera para as operações...
Poseidon escreveu:e nas listas de espera para as operações...

Olha essa foi sempre das questões k + me custou a assimilar para ser do lado do sim neste referendo... No Porque é do género, quando uma mulher for para abortar, é uma intervenção cirurgica, é uma operação. Esta mulher tem 10 semanas para o fazer, ptt tem que se tratar de tudo rápido.. Epah, se pessoas com probelmas GRAVÍSSIMOS esperam um ano por uma mgdjshgjgnaelçknh(para não dizer a palavra que apetece dizer) de uma operação comé que vão atender estas mulheres 'num abrir e fechar de olhos'? :s Por isso é que eu tou de pé atrás, em relação ao governo.. queria k fosse legalziado sim senhor, para ser feito em boas condições sim senhor, mas há muitas questões que vão ter de ser muito ponderados com muita responsabilidade e seriedade... E se calhar é altura de se aproveitar para reformular um bocado a área da saude nestes aspectos, para não haver nada a 'chocar'...

Não sei se me fiz entender mt bem, mas pronto, o que eu queria frisar é o tamanho da fragilidade de toda esta questão :s

São áreas diferentes. Mesmo que não sejam, uma coisa nunca poderá ser impeditivo da outra.
Poseidon escreveu:São áreas diferentes. Mesmo que não sejam, uma coisa nunca poderá ser impeditivo da outra.

é?... a mim faz-me confusão... Afinal, é tudo cirurgias...

Áreas clínicas não sei, estava a referir-me à razão da intervenção médica. Mas quase de certeza que vai haver uma clara divisão. Não sei como é nos outros países, em termos hospitalares...
Like a Star @ heaven Quanto às esperas e etc, á verdade, é que se for feito tudo atempadamente, até da parte da mulher, o aborto pode ser feito por meio medicamentoso, ou seja a mulher vai ao médico de família óbviamente que acho importante que haja consultas de p ver se a mulher tem a certeza que é aquilo que quer etc (lá está se ouvesse ajudas poderia-se estar a evitar mais um aborto), se tiver de ser num hospital será.
Parte da organização do hospital e das áreas de saude organizarem tudo isso.
A verdade é que uma mulher grávida é uma mulher grávida e está a ocupar o seu lugar, seja para um aborto seja para prosseguir c a gravidez, está a ocupar um lugar que lhe pertence enquanto pessoa, enquanto paciente, e neste caso grávida Like a Star @ heaven
não deixa de ser um assunto um quanto + delicado do que parece assim falando angMaculada.. mas pronto, eu tb não sei mt bem de organizações hospitalares e de saude e isso... Logo se verá.

Pois, nem eu. Por isso é que digo o tempo o dirá! Embaracoso

Poseidon, já que és o explicador de serviço, fiquei bastante curioso pelo facto de teres dito que temos o equipamento médico mais recente e que somos do que mais investimos na Saúde. Então, porque é que muitos portugueses vão ao estrangeiro para procurar a cura para uma doença. Será que o problema vem do pessoal médico? Depois gostava que me tirasses esta dúvida! Embaracoso

Pitz16 escreveu:Poseidon, já que és o explicador de serviço, fiquei bastante curioso pelo facto de teres dito que temos o equipamento médico mais recente e que somos do que mais investimos na Saúde...

É a primeira vez que alguem me pergunta alguma coisa para eu explicar, por isso estou longe de ser o "explicador de serviço" Wink

Em relação ao equipamento de saúde é comummente sabido que Portugal tem bons equipamentos de saúde, e aposta muito na mesma (em termos de dinheiro investido). Daí se falar no "buraco da saúde" nos círculos de comentadores, e políticos. Isso não quer dizer que tenha os melhores resultados.

O mesmo vemos para as escolas. Investe-se muito dinheiro nas escolas, mas os resultados são pobres. Já tinhamos falado disso no tópico da nossa imagem na UE.

Pitz16 escreveu:...Então, porque é que muitos portugueses vão ao estrangeiro para procurar a cura para uma doença. Será que o problema vem do pessoal médico? Depois gostava que me tirasses esta dúvida! Embaracoso

Não deveremos ter tudo, como é natural.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco