O Aborto
Que o mande para adopção, prefiro no futuro descontar para essas criancinhas que estão nos lares, orfanatos, etc... do que para reformas! Porque eles são o fututro da nossa sociedade!
Eu estou para aqui a tentar mostrar o quanto estou contra a despenalização do aborto, mas já sei que o Sim vai ganhar no referendo!
Eu estou para aqui a tentar mostrar o quanto estou contra a despenalização do aborto, mas já sei que o Sim vai ganhar no referendo!
:(moon5): Sailor Sun
Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Pitz16 escreveu:Mas entendem uma coisa! Lá porque um país legaliza o aborto, Portugal não tem logo que ir atrás! Nós temos de fazer o que é de melhor para o país e sua população! A nossa população está cada vez mais VELHA e isto é preocupante porque a Segurança Social já quase não tem dinheiro para pagar as reformas e se querem que diga este assunto preocupa-me! Se o aborto for aceite só vai contribuir ainda mais para este endividamento, pois será maior a população PARADA do que a população ACTIVA que é o que se precisa agora!
lol mas queres obrigar as pessoas a terem filhos, mesmo que possam poder vir a morrer (entre todos os aspectos já referidos antes)?...
A Suécia tem um problema muito pior em termos de envelhecimento da população, e não é por isso que não tem o aborto legalizado (e que não faz campanhas de natalidade e de prevenção de gravidez).
Pitz16 escreveu:O futuro está nos mais novos e não nos mais velhos! Se não querem ter filhos que tenham mais cuidado! Se for violação, problemas do feto ou riscos para a mãe tudo bem, mas caso contrário... XAU! Que tivessem mais cuidado, agora enfrentem as consequências dos vossos actos!
"Que tivessem mais cuidado"... Aí está o problema de que falei de as pessoas, sem saberem da vida dos outros, começam a apontar o dedo.
Eu sei que não fazes de propósito, e nem deves pensar nisso, mas quem somos nós para apontar o dedo aos outros? Dizer aquilo que eles devem ou não fazer?
Esta é que é a questão...
As populações que mais gostam de apontar o dedo aos outros, e se acham as mais moralistas, são as piores. Basta veres as sociedades onde o aborto está legalizado, e onde não está.
Pitz16 escreveu:Portugal tem de pensar no melhor para a população e não do que faz os outros países, que eu saiba Portugal ainda é livre para tomar suas próprias decisões!
Graças a esses originalismos, e do "sermos diferentes" é que somos ultrapassados por todos os países.
Claro que devemos pensar pela nossa própria cabeça, e termos opiniões formadas, mas também é preciso olhar a realidade e não ficar com os olhos tapados, e só vermos aquilo que nos interessa.
Portugal já é original em muita coisa lol e nisto, é mais um caso. A democracia é comum a muitos países... se calhar algumas pessoas nas ditaduras também podem dizer que "não temos de ser iguais aos outros", podemos criar algo nosso. Isso é bonito na teoria, mas na prática é só fugir àquilo que realmente interessa, e que não lhes dá jeito.
Pirz16 escreveu:Digam-me por favor! Vale mais ganhar 1 vida ou perder 1 ou 2? Sim porque pode morrer a mãe e o feto no acto do aborto!
Eu não percebi bem esta parte.. Mas os abortos, como eu e a Sailor S dissemos vão continuar a existir sempre. E, principalmente onde o aborto não é legalizado. Só que nesses países, ocorrem da pior forma, enquanto que nos outros, são feitos com segurança. A questão prende-se com a saúde pública e a degradação da sociedade que daqui vem.
Pitz16 escreveu:Reflictam e pensem nisto que eu disse! Porque pode-se evitar mortes desnecessárias com um simples referendo!
Voltamos à mesma questão. Mortes desnecessárias... para quem? E a razão pelo qual foi feito, não conta? Fechamo-nos em copas, e dizemos simplesmente que não?...
Desculpa se fui um pouco "bruto" nalguma coisa... Há coisas que me faz uma grande confusão, mesmo.
Estamos só a discutir pontos de vista, e tu tens tanto direito a teres o teu, como os outros todos, e eu o meu. Mas para chegarmos a algum lado (não importa o resultado), o diálogo e o debate são muito importantes

Ya 
Em relação ao resultado do referendo, eu não tenho tanta a certeza que o sim ganhe, e abordei isso na minha primeira intervenção neste tópico, quando disse que ou era o Estado ou a UE...
Muita coisa já foi dita para ambas as posições. Cada um que se resolva com a sua consciência, mesmo que não vote. É só isso que é preciso dizer

Em relação ao resultado do referendo, eu não tenho tanta a certeza que o sim ganhe, e abordei isso na minha primeira intervenção neste tópico, quando disse que ou era o Estado ou a UE...
Muita coisa já foi dita para ambas as posições. Cada um que se resolva com a sua consciência, mesmo que não vote. É só isso que é preciso dizer

Bom, eu confesso que não li todas as respostas por inteiro, li apenas o essencial para perceber o ponto de vista de cada um.
Em primeiro lugar, é verdade sim, que uma pessoa se não quer ter filhos, há que se prevenir. Hoje em dia já existem vários métodos extremamente sofisticados para prevenir a gravidez. Nos casos das pessoas mais pobres que não têm dinheiro para comprarem esse tipo de coisas, o seu médico de família pode permitir o levantamento grátis desses medicamentos no Centro de Saúde.
Agora, pensando um pouco mais no feto em si, é uma vida que ainda se está a formar. Logo, eu dúvido que tenha já uma grande sensibilidade. Claro, que estou a falar de um feto com apenas algumas semanas... Será que ele sente algum tipo de dor ao ser "morto"?
Em terceiro lugar, creio que muita gente se esqueceu do mais importante: da vida e da felicidade de uma criança após o seu nascimento indesejado.
Eu infelizmente ou felizmente tive a possibilidade de ter uma amiga adoptada e podem ter a certeza que aprendi muito com ela acerca deste assunto.
Uma criança que foi rejeitada pelos pais, nunca vai ser tão feliz como qualquer outra pessoa. Porquê? Tentem pôr-se na pele de uma criança que veio ao mundo e não era desejada... Gostariam de ter sido abandonados pelos vossos pais? Gostariam de saber que a vossa mãe foi uma prostituta que teve vários filhos e os deu a todos sem se importar com nenhum deles? Gostariam de viver num orfanato até aos 18 anos? Ou gostariam de ter nascido numa família que não vos desejava, em que como o aborto era ilegal tiveram a obrigação de vos ter e agora vos atiram constantemente à cara que não gostam de vocês ou mesmo que vos batam sem razão? Nem todas as crianças têm a sorte de serem adoptadas. E mesmo tendo sido adoptada e tendo muito carinho pelos pais adoptivos, uma criança que foi abandonada pelos pais biológicos vai ter que viver com isso para o resto da vida. Nunca é a mesma coisa viver com os pais biológicos ou com pais adoptivos, por mais carinho que estes últimos lhe possam dar.
Por último lugar, as mulheres que engravidarem e não quiserem ter o bébé, vão praticar o aborto na mesma, quer ele seja legal ou ilegal.
E agora pergunto eu, quem sofrerá mais: um feto com poucas semanas que é retirado de uma mulher, ou uma criança que já nasceu e vai ter que se aguentar no nosso mundo sem o tão desejado carinho que qualquer criança normal terá? Valerá a pena existirem crianças a sofrer quando poderiam nem sequer ter nascido? Valerá a pena o aborto continuar a ser ilegal mesmo continuando a haver mulheres a praticá-lo?
Eu sou A FAVOR em todos os sentidos!
Em primeiro lugar, é verdade sim, que uma pessoa se não quer ter filhos, há que se prevenir. Hoje em dia já existem vários métodos extremamente sofisticados para prevenir a gravidez. Nos casos das pessoas mais pobres que não têm dinheiro para comprarem esse tipo de coisas, o seu médico de família pode permitir o levantamento grátis desses medicamentos no Centro de Saúde.
Agora, pensando um pouco mais no feto em si, é uma vida que ainda se está a formar. Logo, eu dúvido que tenha já uma grande sensibilidade. Claro, que estou a falar de um feto com apenas algumas semanas... Será que ele sente algum tipo de dor ao ser "morto"?
Em terceiro lugar, creio que muita gente se esqueceu do mais importante: da vida e da felicidade de uma criança após o seu nascimento indesejado.
Eu infelizmente ou felizmente tive a possibilidade de ter uma amiga adoptada e podem ter a certeza que aprendi muito com ela acerca deste assunto.
Uma criança que foi rejeitada pelos pais, nunca vai ser tão feliz como qualquer outra pessoa. Porquê? Tentem pôr-se na pele de uma criança que veio ao mundo e não era desejada... Gostariam de ter sido abandonados pelos vossos pais? Gostariam de saber que a vossa mãe foi uma prostituta que teve vários filhos e os deu a todos sem se importar com nenhum deles? Gostariam de viver num orfanato até aos 18 anos? Ou gostariam de ter nascido numa família que não vos desejava, em que como o aborto era ilegal tiveram a obrigação de vos ter e agora vos atiram constantemente à cara que não gostam de vocês ou mesmo que vos batam sem razão? Nem todas as crianças têm a sorte de serem adoptadas. E mesmo tendo sido adoptada e tendo muito carinho pelos pais adoptivos, uma criança que foi abandonada pelos pais biológicos vai ter que viver com isso para o resto da vida. Nunca é a mesma coisa viver com os pais biológicos ou com pais adoptivos, por mais carinho que estes últimos lhe possam dar.
Por último lugar, as mulheres que engravidarem e não quiserem ter o bébé, vão praticar o aborto na mesma, quer ele seja legal ou ilegal.
E agora pergunto eu, quem sofrerá mais: um feto com poucas semanas que é retirado de uma mulher, ou uma criança que já nasceu e vai ter que se aguentar no nosso mundo sem o tão desejado carinho que qualquer criança normal terá? Valerá a pena existirem crianças a sofrer quando poderiam nem sequer ter nascido? Valerá a pena o aborto continuar a ser ilegal mesmo continuando a haver mulheres a praticá-lo?
Starlight escreveu:Bom, eu confesso que não li todas as respostas por inteiro, li apenas o essencial para perceber o ponto de vista de cada um.
Eu concordo kom td o k dizes-te
Eu concordo tanto com a Starlight como com o Poseidon. Estou mesmo totalmente de acordo. Tipo, dizem tanto que o aborto é matar uma criança, mas se eu soubesse que se era para nascer era para ficar numa casa de orfãos anos e anos à espera de uma adopção que nunca viria (ou que se viesse demoraria outros tantos anos, o sistema de adopção em Portugal é uma porcaria para não dizer outra coisa) ou então que era para me abandonarem num caixote do lixo preferia não nascer. Para viver uma vida miserável, mais vale esperar por uma vida que seja desejada. Além de que há estudos que provam que os bebés que não recebem amor e carinho em pequenos crescem para sofrerem de atrasos graves a nivel nervoso e psicológico, que seria o resultante de obrigarem as mães a terem os filhos. Mas pronto, enfim. Esperemos pelo referendo. E quero ver se, como já disse o Poseidon, Portugal ganha juizo e não continua no século XIX com as suas ideias "lindas" que nos deixam no fundo da lista.
Pois, eu disse um ganda textão e mesmo assim não disse tudo, como por exemplo, ainda essa situação igualment imptt das crianças k não são desejadas nascerem.. Digo-vos quando ouço na TV k 'foi encontrado um bébé de apenas semanas no caixote de lixo na localidade tal' ..e noticias semelhantes.. Eu fico completamente
.. E digo logo 'mjsfdgkg (palavra começado por f extremamente mal educada) + valia terem abortado, a terem uma atitude tão desumana assim!
..E com isto digo tudo pk s não habilito-me a + um dos meus big testamentos ^-^
.. E digo logo 'mjsfdgkg (palavra começado por f extremamente mal educada) + valia terem abortado, a terem uma atitude tão desumana assim! ..E com isto digo tudo pk s não habilito-me a + um dos meus big testamentos ^-^
Sailor_Ice escreveu:Sou contra ixo! axo que ixo é contra os direito da vida! As pessoas que não querem ter filhos usem precauçoes como a pilula ou o preservativo... a cena da pilula tambem se aplica as mulheres violadas (axo eu)Já agora, outro ponto do qual não reparei. Sailor_Ice nem todas as mulheres podem usar pílula. Existem vários tipos de pílula, o que permite um maior número de mulheres que a podem usar, mas mesmo assim ainda existem mulheres que não podem. Porquê? Porque tal como a maior parte dos medicamentos, a pílula tem efeitos secundários nalgumas mulheres. Para usar pílula, convém que a mulher seja acompanhada por um médico e mesmo assim existem mulheres que têm problemas de saúde por causa disso.
Por isso é que digo, nós não sabemos a vida dos outros, os seus problemas, a sua história, tudo. Sabemos lá o que se pode passar na vida de um casal/mulher para ter de tomar essa opção... Quem sou eu para apontar o dedo aos outros, e dizer o que devem fazer? O que sei eu da vida alheia?
No melhor pano cai a nódoa, e quem mais se acha moralista pior é. Não falo de nós, das nossas faixas etárias, ainda estamos a aprender as coisas, e como elas funcionam. Mas é pura realidade...
Mesmo em países onde tudo funciona bem: tribunais, divulgação de métodos contraceptivos, educação, apoio (verdadeiro) aos pais, etc, têm o aborto despenalizado, o que fará naqueles onde as coisas não funcionam, como cá...
No melhor pano cai a nódoa, e quem mais se acha moralista pior é. Não falo de nós, das nossas faixas etárias, ainda estamos a aprender as coisas, e como elas funcionam. Mas é pura realidade...
Mesmo em países onde tudo funciona bem: tribunais, divulgação de métodos contraceptivos, educação, apoio (verdadeiro) aos pais, etc, têm o aborto despenalizado, o que fará naqueles onde as coisas não funcionam, como cá...
Concordo ctg Poseidon… cada um sabe da sua vida e dos seus problemas… não devemos apontar o dedo aos outros pelo k fizeram pois não sabemos o dia de amanha, eu pessoalmente sou contra o aborto pk tal como o Sammu li uma vez um artigo pa fzr um trb e vi umas imagens horríveis sobre cm e feito o aborto e fikei xocada:S mas é assim tb n concordo k se condene as mulheres k num acto de desespero o praticaram… eu pessoalmente n o faria(axo eu nc digas nunca…) mas tb temos de ver k n é pr n despenalizarem o aborto k ele vai deixar d ser praticado… e kuanto aos métodos contraceptivos… as vezes tb falham…e é preferível k as mães abandonem os filhos num contentor do lixo…num rio…k os deixem morrer a sua sorte…???? É k nem tdas os levam pa adopção…Sou contra mas tb vejo td o k envolve este tmp e faz pensar ne?!
Hmm.. Poseidon knd dizes que não podemos apontar o dedo e julgar as pessoas pelas decisões k tomam, concordo contigo, porém as suas decisões nem sempre são acertadas...
Kem sou eu pa julgar? Ninguém , mas o Estado cmo tu dizes tem força para isso...
O k falta é informação, que já há muita, é verdade, mas se calhar não a suficiente, há centros de Planeamento Familiar onde distribuem preservativos, e dão Acompanhamento...
As pessoas se não querem os filhos evitam-no...
Há muitas maneiras de não fazer um filho, fazendo sexo...
Porque o acto em si não pode ser condenado, de ser feito por quem bem o entender a quantidade de vezes que o entender e não apenas para procriar cmo dizem alguns padres católicos (se não todos), as pessoas não só para evitarem uma gravidez, bem como DST's devem usar os variadíssimos métodos contraceptivos k existem, pois fala-se , na maioria das vezes em 2 ou 3 mas existem imensos métodos...
Claro que nem o preservativo, o mais viável d todos por garantir 99.8% de eficácia, é sempre, sempre perfeito, pois pode-se romper, etc.
Se isso der origem a uma gravidez, sim , as pessoas devem assumir o seu futuro filho...
Kuanto ao feto ser ou não ser humano, os cientistas cada vez descobrem mais coisas, e já se prevê que venham a existir os direitos do feto...
Isto é material para pensar..
Sinceramente, depois de ter ouvido uma senhora num autocarro a vangloriar-se por já ter feito + de 30 abortos (sendo ilegal) e dizer k votava sim e k faria mtos +, axo k é significativo e k realmente a taxa de abortos aumentará consideravelmente, se a despenalização ganhar...
Se o sim ganhar estamos a formar os adolescentes a terem relações sexuais sem precauções e a abortarem livremente e quantas vezes quiserem..
Mas apesar de as condições das mulheres que os praticam, virem a ser melhores, o dano psicológico que provoca será sempre o mesmo...
Fora os casos já previsto e cmo já tinha dito anteriormente, sou contra.
Poseidon, eu de facto, posso não conhecer a vida das pessoas, mas o k é feito é feito sempre da mma maneira, e se as pessoas utilizassem preservativo, com a eficácia deste os nºs de pessoas a quem pertencem os 0,02% restantes, nem todos vão originar uma gravidez.. por isso há outras razões para as pessoas terem filhos, que não os "erros" dos métodos contraceptivos....
Aí sim, nem eu tenho nada a ver com isso e tem simplesmente a ver com a vida de cada um
É apenas a minha opinião, respeito as dos outros...
Kem sou eu pa julgar? Ninguém , mas o Estado cmo tu dizes tem força para isso...
O k falta é informação, que já há muita, é verdade, mas se calhar não a suficiente, há centros de Planeamento Familiar onde distribuem preservativos, e dão Acompanhamento...
Porque o acto em si não pode ser condenado, de ser feito por quem bem o entender a quantidade de vezes que o entender e não apenas para procriar cmo dizem alguns padres católicos (se não todos), as pessoas não só para evitarem uma gravidez, bem como DST's devem usar os variadíssimos métodos contraceptivos k existem, pois fala-se , na maioria das vezes em 2 ou 3 mas existem imensos métodos...
Claro que nem o preservativo, o mais viável d todos por garantir 99.8% de eficácia, é sempre, sempre perfeito, pois pode-se romper, etc.
Se isso der origem a uma gravidez, sim , as pessoas devem assumir o seu futuro filho...
Kuanto ao feto ser ou não ser humano, os cientistas cada vez descobrem mais coisas, e já se prevê que venham a existir os direitos do feto...
Sinceramente, depois de ter ouvido uma senhora num autocarro a vangloriar-se por já ter feito + de 30 abortos (sendo ilegal) e dizer k votava sim e k faria mtos +, axo k é significativo e k realmente a taxa de abortos aumentará consideravelmente, se a despenalização ganhar...
Se o sim ganhar estamos a formar os adolescentes a terem relações sexuais sem precauções e a abortarem livremente e quantas vezes quiserem..
Mas apesar de as condições das mulheres que os praticam, virem a ser melhores, o dano psicológico que provoca será sempre o mesmo...
Poseidon, eu de facto, posso não conhecer a vida das pessoas, mas o k é feito é feito sempre da mma maneira, e se as pessoas utilizassem preservativo, com a eficácia deste os nºs de pessoas a quem pertencem os 0,02% restantes, nem todos vão originar uma gravidez.. por isso há outras razões para as pessoas terem filhos, que não os "erros" dos métodos contraceptivos....
Aí sim, nem eu tenho nada a ver com isso e tem simplesmente a ver com a vida de cada um

Li as vossas opiniões um pouco na diagonal, desculpem 
Eu sou a favor do aborto. Desde que comecei a ouvir falar e me informei do que era, que sou a favor. Não vou atacar quem é contra. Aliás, o único argumento que me ocorre de momento para quem é contra o aborto é dizer "só se é contra o aborto até se ver num aperto", mas eu nunca me vi num aperto e sou a favor
.
Apesar disso vi alguns argumentos que me pareceram inconsistentes
. Mas vou ler melhor e já digo alguma coisa (é que queria só deixar a minha opinião caso tenha de sair do PC ou assim).

Eu sou a favor do aborto. Desde que comecei a ouvir falar e me informei do que era, que sou a favor. Não vou atacar quem é contra. Aliás, o único argumento que me ocorre de momento para quem é contra o aborto é dizer "só se é contra o aborto até se ver num aperto", mas eu nunca me vi num aperto e sou a favor
.Apesar disso vi alguns argumentos que me pareceram inconsistentes
. Mas vou ler melhor e já digo alguma coisa (é que queria só deixar a minha opinião caso tenha de sair do PC ou assim).Pauwinha escreveu:Hmm.. Poseidon knd dizes que não podemos apontar o dedo e julgar as pessoas pelas decisões k tomam, concordo contigo, porém as suas decisões nem sempre são acertadas...Então keres dizer k como os pais foram irresponsáveis têm k ter a OBRIGAÇÃO de cuidar de uma criança? Cuidar de uma criança não deveria ser obrigação mas sim um GOSTO! Quando uma criança vem ao mundo e n é desejada mais tarde só vem a sofrer com isso. E tu és a favor de k para castigar esses pais, que não tiveram cuidados previamente, deveriam ter essa criança apenas para os ensinar a ser responsáveis? O aborto deve continuar a ser ilegal mesmo que uma criança venha ao mundo para depois vir a sofrer de todas as maneiras e feitios?
Starlight escreveu:
Então keres dizer k como os pais foram irresponsáveis têm k ter a OBRIGAÇÃO de cuidar de uma criança? Cuidar de uma criança não deveria ser obrigação mas sim um GOSTO! Quando uma criança vem ao mundo e n é desejada mais tarde só vem a sofrer com isso. E tu és a favor de k para castigar esses pais, que não tiveram cuidados previamente, deveriam ter essa criança apenas para os ensinar a ser responsáveis? O aborto deve continuar a ser ilegal mesmo que uma criança venha ao mundo para depois vir a sofrer de todas as maneiras e feitios?
Concordo com a Pauwinha, porque as pessoas têm de aprender de vez que ter actos sexuais é preciso ter cuidado e precauções, os pais é o mínimo que podem fazer depois da infantilidade que fizeram em não usar precauções ou a não ter cuidado! Para isso existe Planeamento Familiar, no qual ensina como ser uma família e entre elas, como criar uma criança! E caso não assumem essa responsabilidade é CRIME! Porque se sabem fazê-los também sabem cuidar deles!
Quanto à criança ser "não desejada", (in)felizmente esse é o único inconveniente que vejo, mas essa criança um dia fará parte da sociedade e aprender a não cometer o mesmo erro que os pais cometeram!
:(moon5): Sailor Sun
Bmm como eu dixe logo nakele textão, eu sei de mim os outros sabem de si, logo não os podemos condenar.. e isto já foi re-afirmado por + pessoas aqui como o poseidon (k foi o k já o dixe + vezes por isso fixei:p) p ex. Mesmo assim oturos continuam a "bater na mesma tecla" das precauções. 1 - Comé k sabemos se as pessoas n as usaram? não existe N-A-D-A 100% eficaz excepto abstinência (e não é a periódica, e é de sempre) sexual.
2 - Comé k sabemos se o homem não é alérgico a todo e qualquer tipo de preservativo e a mulher não pode usar nenhum dos métodos contraceptivos indicados às mulheres? É possivel! Pode parecer altamente improvável mas podem ter a certeza que existem casais assim.. (ok.. nestes casais eu aconselho vivamente a abstinência permanente durante o tempo k não kerem ou não podem ter filhos
lololol é demasiado azar né?)
3 - etc, etc etc VÁRIAS OUTRAS SITUAÇÕES POSSIVEIS E IMAGINÁRIAS K NÃO NOS PASSAM PELA CABEÇA, K DESCONHECEMOS QUE APENAS OS DIRECTAMENTE ENVOLVIDOS SABEM!
Tipo... quem não tem os problemas, não pode julgar quem os tem, porque não os vivemos, logo não sabemos as circunstâncias, as causas, as consequências não sabemos.. porque NÃO é a nossa vida.. E se assim é, como é que podemos falar acerca, julgando? não podemos... Este não é um assunto linear. Não é algo simples. Não se restringe a violações, deficiencias ou tudo bem. Há vários outros factores que não são levados em conta actualmente... enfim... O Aborto de facto dá MT em k falar
2 - Comé k sabemos se o homem não é alérgico a todo e qualquer tipo de preservativo e a mulher não pode usar nenhum dos métodos contraceptivos indicados às mulheres? É possivel! Pode parecer altamente improvável mas podem ter a certeza que existem casais assim.. (ok.. nestes casais eu aconselho vivamente a abstinência permanente durante o tempo k não kerem ou não podem ter filhos
lololol é demasiado azar né?)3 - etc, etc etc VÁRIAS OUTRAS SITUAÇÕES POSSIVEIS E IMAGINÁRIAS K NÃO NOS PASSAM PELA CABEÇA, K DESCONHECEMOS QUE APENAS OS DIRECTAMENTE ENVOLVIDOS SABEM!
Tipo... quem não tem os problemas, não pode julgar quem os tem, porque não os vivemos, logo não sabemos as circunstâncias, as causas, as consequências não sabemos.. porque NÃO é a nossa vida.. E se assim é, como é que podemos falar acerca, julgando? não podemos... Este não é um assunto linear. Não é algo simples. Não se restringe a violações, deficiencias ou tudo bem. Há vários outros factores que não são levados em conta actualmente... enfim... O Aborto de facto dá MT em k falar

Eu sou contra o aborto, a não ser nas situações que a lei já aprova!
Concordo qd dizem que a criança deve ser desejada e que os pais podem não ter condições e assim ... mas também é de preciso dizer que hoje em dia já so engravida quem quer! Existem centros de Planeamento Familiar onde esclarecem todas as dúvidas e fornecem preservativos! Até nas escolas (no 6º ano acho que é a primeira vez em q se fala nisto) se dão umas luzes sobre sexo, métodos de contracepção e DST. E, se formos mesmo sinceros, são mais a pessoas que enravidam por descuido do que por falta de informação.
Na minha opinião, a despenalização do aborto só pretende "desresponsabilizar" essas pessoas e não ensiná-las a assumir a responsabilidade dos seus actos. O Governo, em vez de promover o aborto, devia mas era pôr Educação Sexual nas escolas e criar centros e grupos de apoio que ajudassem essas pessoas.
Outra coisa que o governo pretende é q seja possível fazer abortos nos serviços hospitalares públicos, sendo estes financiados pelo próprio Estado. Isso significa, que milhares de pessoas vão ter de pagar pela irresponsabilidade de terceiros e outros tantos vão ter de adiar as suas operações, porque como é obvio um aborto não pode esperar muito tempo. Se não ha dinheiro para melhorar e financiar estes serviçoes via haver dinheiro para financiar abortos? Há aqui qlq coisa que não bate certo ...
Já agr, se fossem cientistas à procura de vida noutros planetas e encontrassem umas bactérias noutro planeta, isso seria considerado vida. Então como é que este "aglomerado de células" com tantas potencialidas nao é?
*
Concordo qd dizem que a criança deve ser desejada e que os pais podem não ter condições e assim ... mas também é de preciso dizer que hoje em dia já so engravida quem quer! Existem centros de Planeamento Familiar onde esclarecem todas as dúvidas e fornecem preservativos! Até nas escolas (no 6º ano acho que é a primeira vez em q se fala nisto) se dão umas luzes sobre sexo, métodos de contracepção e DST. E, se formos mesmo sinceros, são mais a pessoas que enravidam por descuido do que por falta de informação.
Na minha opinião, a despenalização do aborto só pretende "desresponsabilizar" essas pessoas e não ensiná-las a assumir a responsabilidade dos seus actos. O Governo, em vez de promover o aborto, devia mas era pôr Educação Sexual nas escolas e criar centros e grupos de apoio que ajudassem essas pessoas.
Outra coisa que o governo pretende é q seja possível fazer abortos nos serviços hospitalares públicos, sendo estes financiados pelo próprio Estado. Isso significa, que milhares de pessoas vão ter de pagar pela irresponsabilidade de terceiros e outros tantos vão ter de adiar as suas operações, porque como é obvio um aborto não pode esperar muito tempo. Se não ha dinheiro para melhorar e financiar estes serviçoes via haver dinheiro para financiar abortos? Há aqui qlq coisa que não bate certo ...
Já agr, se fossem cientistas à procura de vida noutros planetas e encontrassem umas bactérias noutro planeta, isso seria considerado vida. Então como é que este "aglomerado de células" com tantas potencialidas nao é?
*
^-^a questão é precisamente aquelas pessoas que engravidam sem ser por falta de cuidados... mas sim por outros motivos, por azares sérios.. eu sou contra o aborto tb, mas pronto, o que tenho a fazer é eu, euzinha, nunca abortar... não posso é xegar e penalizar outras pessoas por o fazerem sem conhecer a vida delas...
Pauwinha escreveu:Hmm.. Poseidon knd dizes que não podemos apontar o dedo e julgar as pessoas pelas decisões k tomam, concordo contigo, porém as suas decisões nem sempre são acertadas...
Mas é a vida delas, não tua, minha ou de outra pessoa.
Pauwinha escreveu:Kem sou eu pa julgar? Ninguém , mas o Estado cmo tu dizes tem força para isso...
O Estado não tem o direito de julgar ninguém, e só as pessoas sabem os problemas que tem para terem de recorrer ao aborto. Nós não sabemos nada.
Pauwinha escreveu:O k falta é informação, que já há muita, é verdade, mas se calhar não a suficiente, há centros de Planeamento Familiar onde distribuem preservativos, e dão Acompanhamento...
Há muita informação, mas isso não impede que possam ocorrer falhas, das mais variadas maneiras. Para além disso voltamos à mesma questão: nós não sabemos a vida das pessoas, nem o que se passou para terem de recorrer ao aborto, por isso não vale de nada estarmos a conjecturar e a dar soluções para uma vida/história/problema que não conhecemos.
Pauwinha escreveu:Claro que nem o preservativo, o mais viável d todos por garantir 99.8% de eficácia, é sempre, sempre perfeito, pois pode-se romper, etc.
Pois pode.
Pauwinha escreveu:Se isso der origem a uma gravidez, sim , as pessoas devem assumir o seu futuro filho...
Eu deixo á consciência delas decidir, porque não sou eu, tu ou mais ninguém que vão ter de educar o filho: são eles.
Pauwinha escreveu:Kuanto ao feto ser ou não ser humano, os cientistas cada vez descobrem mais coisas, e já se prevê que venham a existir os direitos do feto...
Foi o que já disse, outra vez. Não é um bebé, é um feto/embrião, um conjunto de células que ainda não possui as características de um bebé, como os movimentos do “não” querem fazer passar, pois daqui a pouco o feto já tem mais direitos do que a mãe e o pai.
Pauwinha escreveu:Sinceramente, depois de ter ouvido uma senhora num autocarro a vangloriar-se por já ter feito + de 30 abortos (sendo ilegal) e dizer k votava sim e k faria mtos +, axo k é significativo e k realmente a taxa de abortos aumentará consideravelmente, se a despenalização ganhar...
Enquanto isso, os abortos mal feitos continuarão, e as lacunas deixadas nas pessoas que o praticam também. É uma questão de olhar a realidade.
Em relação à senhora que disse isso, eu não estive lá para ver, por isso não sei. Aquilo que sei é que as mulheres que abortam, pensando eu em condições de higiene e saúde como num país desenvolvido, deverão ser acompanhadas.
Pauwinha escreveu:Se o sim ganhar estamos a formar os adolescentes a terem relações sexuais sem precauções e a abortarem livremente e quantas vezes quiserem..
Para mim, se o sim ganhar estamos a respeitar o ser humano, a sua individualidade, e principalmente, a não fechar os olhos àquilo que acontece nas sociedades moralistas onde o aborto é crime.
Pauwinha escreveu:Mas apesar de as condições das mulheres que os praticam, virem a ser melhores, o dano psicológico que provoca será sempre o mesmo...
De facto, as condições de higiene em que farão os abortos, é secundário…
Quanto aos danos psicológicos quer-me parecer que, apesar de existirem em qualquer tipo de aborto; entre serem feitos num vão de escada, e num hospital vai uma grande diferença.
Pauwinha escreveu:Fora os casos já previsto e cmo já tinha dito anteriormente, sou contra.
Os casos previstos escondem, mais uma vez a dura realidade, e só existem na lei, pois da forma como a justiça funciona, e tudo o que está à volta, raramente chegam a bom porto. O mais fantástico de tudo, é que, como eu já disse, nos países onde as coisas funcionam muito bem, o aborto é permitido. Isto, sim, dá que pensar… A resposta está na mentalidade.
Pauwinha escreveu:Poseidon, eu de facto, posso não conhecer a vida das pessoas, mas o k é feito é feito sempre da mma maneira, e se as pessoas utilizassem preservativo, com a eficácia deste os nºs de pessoas a quem pertencem os 0,02% restantes, nem todos vão originar uma gravidez.. por isso há outras razões para as pessoas terem filhos, que não os "erros" dos métodos contraceptivos....
Volto a dizer o mesmo que disse mais atrás.
Pauwinha escreveu:É apenas a minha opinião, respeito as dos outros...
Eu também. É pena é que haja divergências nesta questão, que é das mais importantes e básicas para um país preocupado com a sua população, que eu acho que Portugal ainda é… mas cada vez menos.
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.