Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

O Aborto

Como sabem está para haver um referendo sobre o aborto, para decidir se Portugal há de autorizar esta prática.
Mas vamos definir o que é o aborto:

Abortamento, interrupção da gravidez ou desmanche é, como o próprio nome indica, a interrupção (espontânea ou provocada) de uma gravidez antes do final do seu desenvolvimento normal, sendo que muitas pessoas o definem como a morte do embrião ou feto. O processo é também chamado aborto, embora em termos científicos esta palavra designe apenas o resultado da acção, isto é: o embrião ou feto expulso do ventre materno. A palavra provém do latim ab-ortus, ou seja, "privação do nascimento e da vida"

É assim, antes de saber como se faziam os abortos, eu era a favor em certas situações (é legal fazer o aborto em caso de violação, risco de morte para a mãe ou deficiências graves do feto). Mas depois vi esta informação de como são feitos os abortos (se forem sensíveis por favor não leiam porque é forte):

A partir do segundo mês de gestação, os métodos mais comuns e corriqueiros utilizados por profissionais para provocar o abortamento são a curetagem e a aspiração uterina.
Para fazer a curetagem, o médico, após alargar a entrada do útero da paciente, introduz dentro dela a chamada cureta, que é um instrumento cirúrgico cortante, em forma de colher. Servindo-se da cureta, o aborteiro pode ir cortando o feto em pedaços, e retirá-los um a um de dentro do útero. Além do feto, também a placenta deve ser retirada e cortada. Em geral, aplica-se anestesia local, de modo que a paciente permanece consciente, ainda que tenha de permanecer em uma posição que a impede de observar a operação. Após concluído o procedimento, o aborteiro deve remontar os pedaços do corpo do feto em uma mesa à parte, para certificar-se de que não restou pedaço algum no útero da gestante.
O procedimento de aspiração uterina distingue-se da curetagem porque, em vez de o aborteiro introduzir a cureta no útero da gestante e retalhar manualmente o feto, ele introduz uma cânula de vidro, cujas extermidades internas são cortantes. A cânula está acoplada a um aparelho de vácuo e, quando o vácuo é produzido, o feto é sugado pelo equipamento e vai sendo cortado em pedaços à medida em que seus membros passam pela cânula. Como a cabeça do feto é muito grande para ser sugada pelo aparelho, o aborteiro deve primeiro esmagá-la manualmente, antes do fim do procedimento, para que possa ser retirada pelo aparelho de sucção.

Depois de saber isto tudo a minha opinião é NÃO. Sou totalmente contra o aborto.
Qual é a vossa opinião?

Sammu

Sammu, és fixe!
Eu concordo ctg!! Eu tb sou contra o aborto, vai ser a primeira vez k vou votar e vou votar não.
Já hj eu e umas amigas tivemos a ter uma conversa sobre isso. Não kero fazer ninguem mudar de opinião mas axo k tds nos temos direito à vida, ker seja um idoso ker seja um feto!!

Um grande amor nunca morre...
Sou contra ixo! axo que ixo é contra os direito da vida! As pessoas que não querem ter filhos usem precauçoes como a pilula ou o preservativo... a cena da pilula tambem se aplica as mulheres violadas (axo eu)

Visitem o meu forum: http://sm-4ever.goodbb.net
Eu sou contra, mas defendo o aborto em casos de violação! Na minha opinião ia trazer irresponsabilidade na prevenção da gravidez por parte dos adolescentes! Além disso o nosso país não precisa de população Idosa mas sim Jovem!

Por estes motivos eu sou do Só de Acordo com o que já é Permitido!

E acho que todos aqueles que têm oportunidade de votar que votem pois eu gostava de votar no referendo, mas infelizmente sou menor e ainda não tenho direitos de cidadania, pelo menos nesse aspecto! E já agora votem no Não porque basta verem aquele texto para perceberem!
:(moon5): Sailor Sun

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Pitz16 escreveu:Eu sou contra, mas defendo o aborto em casos de violação! Na minha opinião ia trazer irresponsabilidade na prevenção da gravidez por parte dos adolescentes! Além disso o nosso país não precisa de população Idosa mas sim Jovem!

Por estes motivos eu sou do Só de Acordo com o que já é Permitido!

Estou completamente de acordo contigo Pitz.
Eu sou a favor =) mas só dos ke sao permitido :\ pke os outros Nao te metas cmg2' ek uma rapariga ke foi violada n tem culpa Desiludido mas o filho tbm n tem Mad n tenho mai nada para dizer ;_; Fim da Transmissão Very Happy LOL

Editado pela última vez em

Eu sou a favor do SIM! Estive a estudar muita coisa em filosofia e comecei a aproveitar para reflectir neste caso sobre o aborto. Eu nao considero que um feto seja realmente um verdadeiro ser vivo. Eu acho que um feto é apenas uma fase da evolução ate que quando nasce se torna realmente num ser. Se porque algum acidente ocorreu e a pessoa engravidou, essa mesma pessoa deve poder dessidir se quer mesmo ter uma criança e respeitala, ou se nao a quer, pois por diversas razoes nao vai poder dar a criança aquilo que ela merece se a vier a ter. Outro motivo para que eu considere que se deve votar SIM é o facto de que mesmo nao sendo legal, vai continuar a haver abortos em Portugal. Portanto creio que se legalizar-mos as pessoas que quiserem realizar um aborto poderão realisa-lo com condiçoes de higiene e segurança.

Portanto tenho muita pena de ainda nao poder votar, pk o meu voto seria com toda a certeza o SIM.[Esta imagem já não existe]
isto de ser cntra ou nao é mto subjectivo...mas sou a favor do aborto nos casos especificos de violaçao ou deficiencia de um bebe,porque noutro caso nao sou!
porque se isso acntecesse as taxas de doenças sexualmente transmissiveis iriam aumentar ainda mais...é a minha opiniao!
porque se mesmo cm imensas publicidades a dizer usa preservativo e sei la que mais,mtas pessoas nao as usam...mas tmbm porque como é o que se tem visto,há adolescentes que vao para uma festa bebem ate cair para o lado,e depois chega um uns abraçinhos e sei la que mais e pronto ja estam na cama depois,ela fica gravida e ai vem um aborto que vai ter de ser ilegal,e ela pode ficar para o resto de vida sem ter filhos!
acho que ninguem deseja nenhuma destas coisas,por isso o aborto...por um lado é legal mas por outro é ilegal...

ha uns tempos mandaram me um power point cm este tema e por acaso ta espetacular msmo,se alguem o quiser ver deixe uma mensagem privada cm o mail e eu envio...
:(moon4):

I will always love,and i'll think of you...because i'm your lady and you are my man!
E sou a favor da despenalização do aborto. É isso que está em causa. É não levar mulheres para a prisão porque praticaram aborto.

A lei que Portugal tem prevê casos como a violação entre outros, mas na prática aquilo que acontece é muito diferente. É uma lei que só serve para o "faz de conta", porque querem ignorar o grande problema social que se esconde nisto.

Graças ao aborto não ser permitido, muitas mulheres são obrigadas a fazê-lo em parteiras que não percebem nada do assunto, em "vãos de escada", resultando muitas vezes em problemas de saúde gravíssimos, podendo ficar com lacunas para o resto da vida. Algumas até morrem.

Isto é a degradação da sociedade, e o que Portugal faz, contínua a vai sempre continuar a fazer, é fechar os olhos aos verdadeiros problemas, e ir pelo caminho mais fácil: proibir, dizer-se que se é muito a "favor da vida", que se gosta muito de criancinhas, e que não concordam com "matarem bébés".
Fica muito bem dizer-se isto, mas se as pessoas fossem a favor da vida, faziam para melhorar as vidas que já existem, dar-lhes qualidade e oportunidades. Não é isso que fazem, de todo.

Os "bébés" ainda não o são, são fetos, um conjunto de células que não têm características de um bébé.

Na altura dos referendos lá se ouve falar de umas organizações pró-vida, que rápidamente desaparecem depois do referendo. Desculpem, mas é uma hipocrisia pegada... Os problemas vão continuar a existir, por muito que os que estão a favor do "não" digam que vão lutar para mudar, e tal.
Este país vive para o "parecer bem", e muitas das pessoas querem bem lá saber se aquela mulher vai ou não morrer porque abortou mal, ou vai ficar a vida toda com graves problemas. O que é preciso, é que tenha o filho, e depois "tudo se cria".

Portugal e Irlanda são os únicos países da Europa que ainda têm o aborto por legalizar. O Japão legalizou há 60 anos. O Reino Unido tem legalizado até às 22 semanas. Portugal quer legalizar apenas até ás 10...

Já somos atrasados em tanta coisa, mais uma não faz diferença. Aquilo que sei, é que o aborto irá ser despenalizado, se não for agora, será daqui a uns anos, porque uma lei destas não pode continuar muito mais tempo. Nem que seja por intervenção da União Europeia.
É assim, do meu ponto de vista, a partir da fecundação já existe vida. É a minha opinião.
E acho que apenas se deve legalizar o aborto nos casos que estão previstos e não mais.
Até às 10 semanas já está demais, imaginem até às 22...

Sammu, és fixe!
Eu não sei se existe ou não. Aquilo que eu sei é que nós não sabemos a vida das pessoas para apontar o dedo e fazer juízos de valor.

O que sabemos das razões para uma mulher/casal ter de ter a necessidade de abortar? Não sabemos a sua história, os seus problemas; mesmo que tenha condições físicas, pode não ter psicológicas para aguentar com uma gravidez até ao fim.

Podem-me falar de métodos contraceptivos, do que quiserem... Isso deve continuar a ser divulgado e é muito bonito, mas nós não sabemos o que acontece na vida das pessoas, para terem de recorrer ao aborto. Mesmo que tenha a criança, e não a quiser ter, vai para onde? Para as Casa Pias deste país.

Se não fosse por mais nada, bastava-me ver as caras das pessoas que se dizem contra o aborto. As classes mais conservadoras, que se dizem defensoras da vida, e que vão a Espanha fazer abortos. Grandes morais... Os partidos mais conservadores, os que defendem o não, aqueles que menos valor dão à legislação social e ao valor do indivíduo, e do ser humano, no fim... É uma hipocrisia...

Quanto ao número de semanas, só quis fazer uma comparação entre aquilo que o Reino Unido tem, e aquilo que Portugal ainda se esgadanha todo pa ter Wink
Bem.. ponto nº 1: a questão é 'a favor do aborto' ou 'a favor da despenalização do aborto'? é que são coisas MUITO diferentes.

Eu aqui votei sim, p axei k como se referiram ao referendo, quereriam falar não do aborto - o acto em si - mas da sua despenalização.

é assim, eu não concordo com o aborto em circunstância nenhuma, com excepção de verificar-se k vai nascer com uma deficiencia (e mesmo essa teria de prejudicar de facto a vida da criança). Agora isto sou eu, de acordo com as MINHAS idealogias, com as MINHAS crenças, com a MINHA moral.

Outra coisa totalmente diferente são os outros. Eu sei o k provavelmente faria quanto a MIM... não posso condenar quanto a outros porque não sei das vidas deles; cada um sabe da sua propria vida, e isso sim, é bem certo.

Ponto nº 2: NENHUMA MULHER FAZ UM ABORTO POR DESPORTO!
Lá está: cada um sabe da sua vida. Se quer fazer um aborto, com toda a certeza que tem motivos + k fortes para o fazer (a não ser k sofra de graves problemas psicologicos, na minha opinião); não é só um feto k morre (e morrer em sentido + figurativo..temos k ver que todo o sistema nervoso na maioria dos casos ainda não foi desenvolvido...), a mulher que faz um aborto há-de ficar para sempre perturbada com a lembrança, mesmo que não acredite k um feto é um ser humano, no fundo vai ficar sempre numa k 'matou o proprio filho'... Por mta certeza k tenha do que vai fazer ou do k fez, nunca se há-de esquecer de que o fez, e que era um filho dela... Mais uma coisa k comprova k nenhuma mulher o faz por desporto, tem mesmo motivos, eu acredito nisso, pelo menos.

Agora, isto em relação a ser a favor ou contra o aborto (repito eu sou contra, mas eu sei da minha vida, dos outros eles é k a sabem)

Ponto Nº 3: Quanto à despenalização do aborto: A FAVOR, FAVOR, FAVOR, A FAVOR! Por amor de deus... Quanto mais esta penalização se prolongar vai continuar a ser pior a sina que o soneto. Reparem: quem faz agora, fará depois e quem não o faz não passará a fazer! Não é por ser ilegal k as coisas s deixam d fazer No Conclusão: quem o faz agora faz sem quaisquer condições e como consequência morrem montes de mulheres à pála disso, porque um aborto "mata" o feto, mas é S-U-P-E-R perigoso na mulher e pode ter consequências gravíssimas e irremediáveis, agora imaginem feito sem quaisquer condições´k é o k sucedenos países em k a sua prática é ilegal. Basicament, mata-se o feto e mata-se a mulher! em x d ser só menos 1, são menos 2.. isto multiplicado por milhares de casos.. vejam lá...

Por este motivo eu sou a favor da despenalização. Com as suas clausulas comé obvio, não é estar-se praí c 2 ou 3 meses de gravidez, já o bébé tem coração abater e tudo, já é um bébé propriamente dito, e vai-se lá e mata-se d proposito. Não! É obvio k continuaria com as suas limitações... Mas não as actuais... (axu k percebem o k keru dizer). E digo isto, sendo cristã católica (s tivesse aki ao pé alguma catequista ou um padre a esta altura já tinha sido ex-comungada^-^)... ptt é mesmo as minhas convições.. somos contra o aborto pk somos a favor da vida.. eu tb sou! mas sermos contra a sua despenalização estaremos a ser contra a vida e não a favor, pk estamos a condenar todas aquelas que o fazem e k não o deixam de fazer por ser ilegal.. Não acredito que por se tornar legal k há haver mais... Acho que quem quer mesmo fazer ^fá-lo independentemente das condições a k ficar sujeita.. e quem não quer mesmo fazê-lo não o faz de modo algum, porque não quer, porque não é capaz, porque talvez tenha as opiniões que a maior parte expressou aqui (incluindo eu)...

Bem é esta a minha opinião.. desculpem lá o BIG texto ^-^''' excedi-me ainda mais do que as vezes k m constumo excederShocked xperu k m tenha feito entender lol Wink

P.S: por ser mt extenso, se os admins kiserem eu apago-o ^-^'''' (depois do publicar inda fikei + Shocked Shocked com o tamanho^-^)

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Concordo em pleno com o teu ponto de vista. Uma coisa serás tu, com os teus valores e princípios, e numa situação normal dizes que serias contra o abortares. Outra coisa são os outros, que não sabem nada da tua vida, dos teus problemas etc.. dizerem que não podes abortar.

Uma coisa é nós sermos, intimamente, a favor ou contra a prática de aborto, a outra é a despenalização. Com o meu dinheiro, dos impostos, pôr um polícia atrás de mulheres, obrigando-as a fazerem testes para ver se fizeram ou não aborto?....
Mas entendem uma coisa! Lá porque um país legaliza o aborto, Portugal não tem logo que ir atrás! Nós temos de fazer o que é de melhor para o país e sua população! A nossa população está cada vez mais VELHA e isto é preocupante porque a Segurança Social já quase não tem dinheiro para pagar as reformas e se querem que diga este assunto preocupa-me! Se o aborto for aceite só vai contribuir ainda mais para este endividamento, pois será maior a população PARADA do que a população ACTIVA que é o que se precisa agora!

O futuro está nos mais novos e não nos mais velhos! Se não querem ter filhos que tenham mais cuidado! Se for violação, problemas do feto ou riscos para a mãe tudo bem, mas caso contrário... XAU! Que tivessem mais cuidado, agora enfrentem as consequências dos vossos actos!

Portugal tem de pensar no melhor para a população e não do que faz os outros países, que eu saiba Portugal ainda é livre para tomar suas próprias decisões!

Digam-me por favor! Vale mais ganhar 1 vida ou perder 1 ou 2? Sim porque pode morrer a mãe e o feto no acto do aborto!

Reflictam e pensem nisto que eu disse! Porque pode-se evitar mortes desnecessárias com um simples referendo!

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
eu já dixe pitz.. não é a penalização do aborto k salva vidas.. quem faz, faz de kk forma Wink Mas despenalizando, pelo menos há uma vida que se salva... e que um dia + tarde poderá contribuir para o aumento da taxa de natalidade k defendes;) eu compreendo o teu ponto de vista.. só acho que a maioria está a confundir questões.. mas é só o meu ponto de vista..

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
eu tentei ler a opiniao de todos mas entretanto cansei-me e fui mas eh escrever a minha lol XD

eu digo SIM por uma razao muito simples: cada um eh livre. se eu disser nao ninguem pode fazer mas no entanto de disser sim jah soh faz quem quer. querem fazer um aborto? facam! nao querem? tambem nao vou ser eu a impedir os outros de o fazerem!

acho que se for aprovado o minimo que podem fazer eh informar as pessoas dos riscos e se quiserem continuar muito bem se nao pronto! nao vou obrigar as pessoas a nao fazerem abortos soh porque eu nao quero!

eu cuido de mim, os outros que se cuidem deles!
Sailor S escreveu:eu já dixe pitz.. não é a penalização do aborto k salva vidas.. quem faz, faz de kk forma Wink Mas despenalizando, pelo menos há uma vida que se salva... e que um dia + tarde poderá contribuir para o aumento da taxa de natalidade k defendes;) eu compreendo o teu ponto de vista.. só acho que a maioria está a confundir questões.. mas é só o meu ponto de vista..

Mas nem toda gente que fica grávida e não quer ter o filho procura o aborto! Acaba por tê-lo porque tem medo de que algo corra mal!
Logo são 2 vidas que se salvam! Com a despenalização do aborto só uma é salva!

Mas nem toda gente que fica grávida e não quer ter o filho procura o aborto! Acaba por tê-lo porque tem medo de que algo corra mal!
Logo são 2 vidas que se salvam! Com a despenalização do aborto só uma é salva!

de que vale serem duas vidas salvas se a mae nao quer o filho?

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Ana caetano