Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

O Aborto

concordei bués por ter lido aki que noutros foruns e blogs o topico foi fechado por ser dia de reflexão.. Acho isso mesmo mt importante.. Cá em casa o ppl já foi todo votar... (não sei o quê, faço uma ideia mas não perguntei pois não é algo que me diga respeito, cada um sabe de si), e tenho pena de não ter sabido com anteceDência na altura que quem fazia os 18 antes do referendo ter-s-ia k recensear antes de dia 12 de Dezembro (pois é.. ouvi dizer k paxaram na rádio mas paxar na TV k é bom e k toda gente vê, nepias)..

Bem, da mniha parte, não faço mesmo a + piki ideia de como vão ser os resultados.. mas uma coisa tenho a certeza: pelas entrevistas k foram sendo feitas pelos vários telejornais a pessoas na rua, a grande maior parte não faz ideia do que é que está a votar... E depois usam argumentos para votar no sim em que estão a apoiar o não! No Tipo, té ridicularizam o sim, mais valia tarem caladas... wherever.. vamos ver o que vai acontecer... Eu da mniha parte so pedia que todos os que podem votassem, e que votassem em consciência, com conhecimento...

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Em minha casa também todos já votaram e eu por acaso sei no que eles votaram, mas pronto, vamos ver! Logo à noite toda a gente vai saber! Very Happy
:(moon5): Sailor Sun

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Eu sou a favor do Sim...mas tenho a impressão de k o Não ganha...Espero estar errada!!! Very Happy Very Happy Very Happy
O Sim ganhou, segundo a projecção da TVI, como quase todas as suas projecções são certas, queria dar aqui os meus parabéns aos apoiantes do "sim" presentes no fórum, não estou satisfeito, mas de qualquer maneira, o tempo falará por si, melhor que eu ou qualquer pessoa! Vamos ver como se comportará o SNS quando a lei for mudada.

Parabéns!

Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Pitz16 escreveu:O Sim ganhou, segundo a projecção da TVI, como quase todas as suas projecções são certas, queria dar aqui os meus parabéns aos apoiantes do "sim" presentes no fórum, não estou satisfeito, mas de qualquer maneira, o tempo falará por si, melhor que eu ou qualquer pessoa! Vamos ver como se comportará o SNS quando a lei for mudada.

Parabéns!

concordo contgo...parabens aos apoiantes do ''sim''...e agora so o tempo dira se a escolha foi a certa ou nao...

I will always love,and i'll think of you...because i'm your lady and you are my man!
usagi_necax escreveu:
concordo contgo...parabens aos apoiantes do ''sim''...e agora so o tempo dira se a escolha foi a certa ou nao...

De acordo.
O tempo o dirá...
Só quero acrescentar que a mentalidade de Portugal não é igual à dos países nórdicos por isso, não se podem esperar os mesmos resultados.
Mas espero muito sinceramente, que eu esteja errada quando acho que os abortos vão aumentar e ultrapassar os nascimentos.
Ainda assim, como vocês disseram, o tempo o dirá!
A diferença é que agora passa-se a saber quantos abortos se fazem ou não. Até agora vivia-se na ignorância.

Quando a Pílula do Dia Seguinte veio para Portugal, foi uma "guerra" porque se achava que agora nunca mais ninguém ia ter precaução, e ia ser um desgoverno... É sempre assim em tudo.

Eu achava que o "não" ia ganhar, porque as minhas expectativas em relação a assuntos de Legislação Social na sociedade portuguesa são muito baixas. O resultado foi diferente, mas abstendo-me de onde vivo, acho mesmo assim uma vergonha.

A percentagem do "não" é enorme num país que pertençe à Europa, e num assunto que se arrasta à mais de 20 anos, e com dois referendos, bem como a própria abstenção.

Bom, mas mesmo assim, alguma coisa mudou desde o último referendo, o que já não é mau Wink

E quem está de parabéns, são antes de mais, as mulheres que não vão ter de ir para a cadeia.
Também é preciso ver uma coisa, pelo que entendi o referendo não é vinculativo, ou seja não passa para lei. Então por enquanto o aborto ainda é ilegal, certo? Laughing
Sammu, és fixe!
Sammu, tb não tenho a certeza, mas o Governo tem 90 dias para alterar a lei em vigor.
Agora vou estar um bocadinho off-topic, mas quanto à Pilula do dia seguinte, foi pouco usada enquanto precisava de receita médica, a partir do momento em que deixou de ser precisa receita médica, os números dispararam e os farmaceuticos já dizem que as pessoas estão a querer substituir as pilulas normais por esta!
Agora vai ser levada a Parlamento, para ser aprovada uma lei, em princípio em consonância entre o PS e o PSD.

O facto de o referendo não ser vinculativo, apenas quer dizer que o Parlamento não era obrigado a legislar em conformidade com o resultado. Vai obviamente fazê-lo, tal como no anterior referendo desta matéria fez.
Like a Star @ heaven Exacto. Agora têm tempo para pensar naquilo que o povo quer, o Sim, e visto o primeiro ministro ser apoiante do Sim.

E se forem implantadas boas medidas - educação (tudo começa na base da educação. como deve ser, e deviam implantar nas escolas), serviços de planeamento familiar bem emplantados, ajudas às futuras mães, etc - mas com todas as opções e não proibindo, se ainda assim quiserem fazer o aborto, então seja, aí a criança não é mesmo desejada e crescer sem ser desejada é muito pior.

Até porque tem de ser um sistema muito eficaz...Isto foi para a despenalização, agora há que saber introduzir medidas contra o aborto, que levem a melhores opções, ou seja, há que dar opções.

A decizão será tomada com o que o povo português votou ou seja será tomada a pensar no Sim Like a Star @ heaven
Acho que o 1º passo era, de uma vez por todas, implantarem Educação Sexual nas escolas! Acho uma medida essencial para não haver "acidentes"! O planeamento familiar nas escolas já é uma coisa um bocado avançada, acho que isso devia de ser implantado depois da Educação Sexual!

Like a Star @ heaven Exacto concordo, lá está começa tudo na educação, é preciso é saber educar, e o proibir não educa é mesmo necessário é ser-se educado por alguem que saiba o que diz. Like a Star @ heaven
Pelo k sei, todos os países da UE k não têm o aborto legalizado receberam não sei o quê a dizer k até ao ano não sei das quantas tinham que o legalizar, e que cada país que legalizasse receberia x €s, isto com o objectivo de acabar com os dinheiros 'por fora' que são ganhos nas clinicas dos abortos clandestinos...

Ou seja, o facto de o SIM ter ganho no referendo só constitui um motor de arranque para que Portugal cumprisse os objectivos estipulados pela UE... Mesmo que o não tivesse ganho, mais dia menos dia ter-se-ia de alterar a lei, visto sermos parte integrante da UE...

Eu gostei que tivesse ganho o SIM,porque sou de facto a favor da despenalização... Mas odeei o a percentagem exuberante de abstenções.. Preferia ainda que ganahsse o não do que haver tanta abstenção! Se há asxim tanta abstenção quer dizer que de facto somos um país mt imaturo ainda e, assim sendo, já não sei até que ponto o ter ganho o SIM vai mudar as coisas.... No

Um áparte, para os apoiantes do NÃO: mesmo que a lei mude não significa que o aborto simplesmente seja 'liberalizado' e a sociedade ja não ligue mais ao assunto e ponto final. Prova disso é na França, k já não sei onde li (se calhar até foi aki neste topico, n sei Matreiro), aparentemente face à situação actual em que o aborto é legal, andam a haver manifestações e + um conjunto de iniciativas e esforços para que o Aborto volte a ser penalizado... (mas tendo em conta a tal cena da UE querer em todos os seus paises o aborto legal, mt dificilmente isso irá acontecer Embaracoso) Mas isso só significa que não é por ser legal que as mentalidades das pessoas mudam e paxam a axar normal abortar..
Obviamente se um país se deparar com nºs de abortos incrivelmente astronómicos é logico que nessa altura ter-s-á novamente talvez que repensar nas coisas porque a natalidade é + importante.. Rolling Eyes (Se tivessemos um governo como deve ser era fácil resolver o assunto.. Aborto é legal, mas cada familia que tem um filho recebe um montante de €s bastante significativo! Ou seja, acab-se por controlar os abortos e aumentar antes a natalidade... infelizmente lol, no nosso pais o governo só tira "montade de €s bastante significativo".. Dar!? lol só mesmo nos nossos sonhos Matreiro)

P.S.: Desculpem o testamento Embaracoso

Sailor S escreveu:Se tivessemos um governo como deve ser era fácil resolver o assunto.. Aborto é legal, mas cada familia que tem um filho recebe um montante de €s bastante significativo! Ou seja, acab-se por controlar os abortos e aumentar antes a natalidade... infelizmente lol, no nosso pais o governo só tira "montade de €s bastante significativo".. Dar!? lol só mesmo nos nossos sonhos xD
Essa situação existe pelo menos em França. Cada família ganha mesmo um grande montante de € e axo k por cada 2 ou 3 filhos (n tenho bem a certeza de quantos) ainda têm direito a uma babysitter.
Mas por outro lado, França é um país onde a educação das crianças é, em geral, mesmo muito má. É tão má ao ponto de deixarem a educação totalmente a cargo das babysitters e, por exemplo, quando viajam para outro sítio kker onde as amas não acompanham as famílias para kem trabalham, enquanto que os adultos se juntam todos para comer comida decente, estes só dão aos próprios filhos batatas fritas em pacote, sumos de lata e este tipo de coisas para comer. Acham este tipo de educação normal/correcta? Eu n acho, deixarem os filhos serem criados pelas babysitters e depois quando estas estão ausentes, não sabem cuidar dos próprios filhos... Isto é mt mau... E ainda por cima tendo em conta que isto acontece num país tão desenvolvido como França...
Espero n ter ofendido ng k tenha familares franceses ou assim... Apenas estou a falar de um modo geral, não ker dizer k n hajam excepções.
hmm.. eu tva a pensar na Alemanha quando dixe akilu Matreiro não sabia k em frança tb era axim.. Eu por acaso baseei-me no exemplo da Alemanha Rolling Eyes Smile

Depende dos pais que tenha XD Se calhar é melhor ser educado pela baby-sitter do que por uns pais que não lhes ligam muito.
Mas de qualquer das formas, acho que não podemos generalizar e dizer que em França é tudo assim. Eu conheço alguns franceses, pela minha irmã, e não me parece nada disso. Mas aí, pode ser a educação que tiveram nas escolas.

De qualquer forma, aquilo que acontece para se incentivar a natalidade é, justamente os apoios e divulgação de ajudas. Na Holanda, os pais têm licença do trabalho nos primeiros meses de vida do bébé, e a ajuda de uma baby-sitter por um ano lol
Poseidon escreveu:Depende dos pais que tenha XD Se calhar é melhor ser educado pela baby-sitter do que por uns pais que não lhes ligam muito.
Mas de qualquer das formas, acho que não podemos generalizar e dizer que em França é tudo assim. Eu conheço alguns franceses, pela minha irmã, e não me parece nada disso. Mas aí, pode ser a educação que tiveram nas escolas.

De qualquer forma, aquilo que acontece para se incentivar a natalidade é, justamente os apoios e divulgação de ajudas. Na Holanda, os pais têm licença do trabalho nos primeiros meses de vida do bébé, e a ajuda de uma baby-sitter por um ano lol

Sim, mas achas correcto essa maneira de educar? Achas normal os pais não saberem cuidar dos próprios filhos e apenas contarem com a ajuda do Estado? A ajuda do Estado é muito importante, mas não podemos estar dependente dela, por um lado concordo que em Portugal não "abusem" com as ajudas, visto estes exemplos de outros países da U.E.

Para quem não sabe em Portugal faz-se uma coisa que se calhar muita gente não sabe. Em muitos países da U.E. é permitido apenas a um dos pais ficar em casa com o recém-nascido. Mas, em Portugal é permitido a ambos os pais, embora seja só durante 4 meses ao contrário do período de 12 meses em França, ou seja 1 ano.

Existem países em que há sem duvida uma bom leque de iniciativas governamentais para apoio à natalidade... Mas Portugal, não só pelos pessimos governos que tem tido, como pelas consequentes crises que daí têm advindo não pode como é obvio suportar provavelmente nem metade do leque do país com menos iniciativas, dentro dos que têm um bom leque de iniciativas... (isto ficou confuso? xpero k ñ...)

Se eu estivesse no meu 9º de escola saberia abordar esta questão de modo muito + consciente visto na altura ter estudado pela UE as medidas dos países um a um e isso na disciplina de Geografia... Agora k tou no 12º apenas tneho ainda presentes algumas luzes vagas... E por isso não consigo dar exemplos concretos para 'debate'... Apenas sei como é que as coisas são e estão... e apensar sei comparar com portugal.. mas não consigo dizer com exactidão quais os países k + favorecem a natalidade e como.. e se desses todos têm o aborto legal ou não e como é que isso é controlado por lá...

Mas há uns tempos lembro-me de pelo menos, sobre a natalidade, ter visto um artigo sobre isso na revista NOVAGENTE, em que falavam dos países um a um, o que favorecia e o que dificultava a taxa de natalidade nos vários países, e aí abordavam até para lá das fronteiras da UE... Não faço é ideia do nº da edição ou mesmo da altura do ano dessa revista :s

Pitz16 escreveu:Sim, mas achas correcto essa maneira de educar? Achas normal os pais não saberem cuidar dos próprios filhos e apenas contarem com a ajuda do Estado? A ajuda do Estado é muito importante, mas não podemos estar dependente dela, por um lado concordo que em Portugal não "abusem" com as ajudas, visto estes exemplos de outros países da U.E...

Nós não sabemos se isso é assim de forma geral, ou não. Foi um ponto de vista que foi trazido para aqui. Eu dei outro, por exemplo.
Para além do mais, isso não quer dizer que eles não saibam cuidar dos filhos. Podem é confiá-los um maior número de vezes a uma baby-sitter.

Se o tempo que passam com os filhos é considerado suficiente, ou não, isso já é outra questão, e depende muito da cultura do país.

Sailor S escreveu:...mas não consigo dizer com exactidão quais os países k + favorecem a natalidade e como.. e se desses todos têm o aborto legal ou não e como é que isso é controlado por lá...

Todos os países da Europa têm o aborto legal, exceptuando a Irlanda, Polónia e Malta.
Os que mais favorecem a natalidade, são os que têm um envelhecimento da população maior, e são justamente dos países mais desenvolvidos da Europa, porque se preocupam em dar mais ajudas a quem quer ter filhos (entre outras coisas, obviamente).

O envelhecimento da população é até um medidor de desenvolvimento de um país (claro que não é o único lol), porque demonstra a longevidade da sua população. Por outro lado, o número de filhos também é um outro medidor, uma vez que as pessoas nos países mais desenvolvidos, pretendem ter poucos filhos, por diversas razões.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco
  • 1 online: Sammu