Carta à Naoko Takeuchi
Poseidon escreveu:Sim, mas estava-me mais a referir aos direitos de autor, e em como estes poderiam influenciar a mexida (ou não) das cassetes em arquivo.
Na Sailor Moon não se pode mexer, mas referia-me mais a filmes/séries cujos direitos não foram retirados, mas que a própria estação não os queira passar para o ar. Mas já percebi que não se pode mexer nos mesmos, igualmente.
Pois, por exemplo, quando uma estação compra alguma coisa, acho que pode optar por comprar os direitos de emissão para apenas uma exibição ou para emitir sempre que quizer, como acontece com muitos filmes.
A minha questão é, se alguma estação que já emitiu Sailor Moon, comprou direitos vitalicios (para emitir sempre que quizer) a série, como é que a Naoko retira assim os direitos? Acho muito estranho, mesmo que ela seja a autora da série não me parece que tenha poder suficiente contra um contracto né? Eu acho é que nenhuma estação se está para chatear com essa questão dos direitos da Sailor Moon, como é uma série já com mais de 10 anos e que já repetiram tantas vezes...

De facto, a tua questão é mesmo pertinente, pois é complicado imaginar tanto poder de influência, assim da Naoko (ou da Toei). Apesar de ser uma decisão abrangente a todos os países/empresas que detiveram o anime.
Aproveito para dizer que, quando perguntei na net acerca de onde teriam visto, com certeza, a questão dos direitos de transmissão, me disseram que havia sempre tanta informação a ser deitada "cá para fora" que mal se sabe o que se passa...
Aquilo que se pensa é que está mesmo a haver uma "guerra" com os direitos, já há bastante tempo.
Isto vai um pouco contra a ideia do "deixa andar" que parece que por cá há, mas acho que isto acontece mais nas estações norte-americanas.
Aproveito para dizer que, quando perguntei na net acerca de onde teriam visto, com certeza, a questão dos direitos de transmissão, me disseram que havia sempre tanta informação a ser deitada "cá para fora" que mal se sabe o que se passa...
Aquilo que se pensa é que está mesmo a haver uma "guerra" com os direitos, já há bastante tempo.
Isto vai um pouco contra a ideia do "deixa andar" que parece que por cá há, mas acho que isto acontece mais nas estações norte-americanas.
Bem, normalmente quando alguém cria o argumento de uma série ou de um filme, tem de ceder os direitos à produtora... Passando a produtora a decidir o que fazer ou não com essa série ou filme. Não sei como funciona no Japão, mas por cá é assim.
Talvez a decisão de o anime não ser exibido fora do Japão seja da Toei e não da Naoko... Digo eu...
Talvez a decisão de o anime não ser exibido fora do Japão seja da Toei e não da Naoko... Digo eu...

Na realidade a única coisa que é realmente da Naoko é a manga e não o anime em si. A Naoko criou o manga, o anime foi feito baseado nesse manga logo não me parece que essa decisão de não permitir passar sailormoon nas tv estrangeiras seja da Naoko... ela não deve ter poder para fazer isso. A empresa que adaptou o manga para anime, essa talvez tenha algum voto na matéria.
Teru Teru Momiji!
tendo em konta k é algo nascido dela penso k a palavra k terá mais peso será sempre a dela, é tipo sailor moon é da naoko all the way...ela deve ter smp um kontrato kom os tipos do anime e do live...digo eu 

EPA GENTE SORRY NUM TIVE KA ESTES ULTIMOS DIAS ^^' GOMEN =P
Enkuanto n faço a sign nova faxo publicidade leiam e comentem (se kiserem klaro) a minha fic ^^
Sonhos Ameaçados http://sm-portugal.coolbb.net/Sailor-Moon-Portugal-c3/Fanfics-FanArt-f13/Sonhos-Ameacados-t1457.htm
Enkuanto n faço a sign nova faxo publicidade leiam e comentem (se kiserem klaro) a minha fic ^^
Sonhos Ameaçados http://sm-portugal.coolbb.net/Sailor-Moon-Portugal-c3/Fanfics-FanArt-f13/Sonhos-Ameacados-t1457.htm
momiji escreveu:Na realidade a única coisa que é realmente da Naoko é a manga e não o anime em si. A Naoko criou o manga, o anime foi feito baseado nesse manga logo não me parece que essa decisão de não permitir passar sailormoon nas tv estrangeiras seja da Naoko... ela não deve ter poder para fazer isso. A empresa que adaptou o manga para anime, essa talvez tenha algum voto na matéria.
Exatamente, ela ao permitir que a Toei Animation adaptasse a manga para Anime e para Live Action (esta não sei se foi a Toei que fez) perdeu muitos dos direitos da história. Eu expliquei mais ou menos isso anteriormente. Agora o que não se sabe é o que estava nesse contracto...
patrakas escreveu:tendo em konta k é algo nascido dela penso k a palavra k terá mais peso será sempre a dela, é tipo sailor moon é da naoko all the way...ela deve ter smp um kontrato kom os tipos do anime e do live...digo eu
Claro que a história continua a ser dela, mas o Anime e a Live Action pertencem à productora e não a ela, o mesmo se passa com a Manga, que pertence à editora. Embora a história continue a ser dela. O que NÃO se pode fazer é escrever uma história demasiado semelhante à dela, porque causa dos direitos de autor.

O anime não é uma adaptação, é uma história criada pela Naoko, tal como a live action (que, pelo menos, teve a sua participação). São três versões do mesmo "mundo", penso que não é relevante o que veio primeiro.
Exactamente por isso, é que as três versões provêm da mesma autora.
De resto, aquilo que me parece é que a Toei é a empresa que detém o anime no japão, não acho que tenha poderes para decidir sobre as suas homólogas internacionais; daí achar que só mesmo a autora o pode fazer.
Star Uranus escreveu:Claro que a história continua a ser dela, mas o Anime e a Live Action pertencem à produtora e não a ela, o mesmo se passa com a Manga, que pertence à editora. O que NÃO se pode fazer é escrever uma história demasiado semelhante à dela, porque causa dos direitos de autor
Exactamente por isso, é que as três versões provêm da mesma autora.
De resto, aquilo que me parece é que a Toei é a empresa que detém o anime no japão, não acho que tenha poderes para decidir sobre as suas homólogas internacionais; daí achar que só mesmo a autora o pode fazer.
Poseidon escreveu:De resto, aquilo que me parece é que a Toei é a empresa que detém o anime no japão, não acho que tenha poderes para decidir sobre as suas homólogas internacionais; daí achar que só mesmo a autora o pode fazer.
Mesmo assim, tenho as minhas duvidas Poseidon... Se a Toei é a produtora original da série, é ela quem decide se a história é internacionalizada ou não. Normalmente isso está a cargo de uma distribuidora, que a productora contracta para distribuir a série, filme ou seja o que for, pelo mundo.

A história foi internacionalizada, mas terá a Toei poderes para decidir que o anime deixa de ser transmitido? Bom, apenas falo aquilo que se comenta na internet, mas acho que, num actual estado de coisas, só mesmo alguém como a criadora, para modificar as coisas como estavam.
Apesar disso, não sei até que ponto a importância das autorias não será diferente no Japão, do que por cá (Europa)...
Bom, mas isto são tudo conjecturas lol
Apesar disso, não sei até que ponto a importância das autorias não será diferente no Japão, do que por cá (Europa)...
Bom, mas isto são tudo conjecturas lol
Exacto, não sei se lá as coisas funcionam da mesma forma ou não que aqui...
Vamos lá ver se me faço entender: em Portugal funciona assim: se tu escreves o argumento para um filme, tens de ceder os direitos a uma produtora. Será essa produtora a decidir se o filme dá só numa sala de cinema, em duas ou em todas, bem como se o filme é internacionalizado. Sem tu teres qualquer poder de desisão sobre isso. Cabe à produtora avaliar se é viável, lucrativo e positivo não só para o bom-nome da produtora, como do autor.
Se no Japão for assim, só a Toei terá poder de decisão para decidir se a série é transmitida ou não. Mas lá está, não sei o que está escrito no contrato que a Naoko de certo teve de assinar para a série ser feita. Por isso não sei, igualmente, dizer que poderes ela ou a produtora têm sobre essa questão.
Vamos lá ver se me faço entender: em Portugal funciona assim: se tu escreves o argumento para um filme, tens de ceder os direitos a uma produtora. Será essa produtora a decidir se o filme dá só numa sala de cinema, em duas ou em todas, bem como se o filme é internacionalizado. Sem tu teres qualquer poder de desisão sobre isso. Cabe à produtora avaliar se é viável, lucrativo e positivo não só para o bom-nome da produtora, como do autor.
Se no Japão for assim, só a Toei terá poder de decisão para decidir se a série é transmitida ou não. Mas lá está, não sei o que está escrito no contrato que a Naoko de certo teve de assinar para a série ser feita. Por isso não sei, igualmente, dizer que poderes ela ou a produtora têm sobre essa questão.

Hmm..eu alinho na carta, e acho que em japonês seria ainda melhor, dava um toque mais forte, do género 'forçaram-se msm', em inglês qq pessoa escreve..Se a Sailor sat conseguir com que a prima lhe passa a carta para japonês ERA DO MELHOR!!! Quanto á versão, já nem sei, já me habituei a ouvir japonês que acho que as 2 versões seria o ideial
!!
Força nisso..
!!Força nisso..

'Endymion..next time, we will reborn on the same planet, and we will be happy!'
By moonzitah at 2010-07-20
By moonzitah at 2010-07-20
moonzitah escreveu:Hmm..eu alinho na carta, e acho que em japonês seria ainda melhor, dava um toque mais forte, do género 'forçaram-se msm', em inglês qq pessoa escreve..Se a Sailor sat conseguir com que a prima lhe passa a carta para japonês ERA DO MELHOR!!! Quanto á versão, já nem sei, já me habituei a ouvir japonês que acho que as 2 versões seria o ideial!!
Força nisso..
tb concordo

Tens de entrar para responderes neste tópico.

S:S

PORQUE JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.