Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Qual o ano escolar mais difícil?

Qual o ano escolar mais difícil? (a partir do 2º ciclo)

Total de votos: 105

• 5º ano 2% 2 votos
  • 6º ano 3% 3 votos
  • 7º ano 7% 7 votos
  • 8º ano 22% 23 votos
  • 9º ano 13% 14 votos
  • 10º ano 18% 19 votos
  • 11º ano 17% 18 votos
  • 12º ano 18% 19 votos

Esta sondagem está encerrada.

eu passei po decimo.. e nao mudei de escola .. vou para uma area que tem disciplinas que gosto mas nao me vai dar a profisao que eu quero mas já me assegura muito bem o futuro.. mas enfim... mais tarde faço um cursinho e ganho diploma e faço o que mais gosto XD

brigada amig@ secret@ *_* gostei buérere

Spoiler:
 Ti amo Lena_Dias *-* ... mia principessa
engraçado eu fui ver os resultados antes de votar so pa saber as estatisticas, e por acaso o 8º foi um dos mais faceis para mim, eu acho ate o 9º mais dificil devido aos nervos dos exames e assim e as pessoas apavoradas : ai exames etc lol..
mas para mim o ano mais dificil acho que foi o 6º ano porque apanhei com cada professor que de facto nao desejo a ninguem lol

Fic Os Deuses de Kiro - O Mal, A Bondade e a Verdade - 05.10.2008
"V-Dread.. with his New Angel"
*Beauty's On The Inside* '<3 Rock!!' ^^
eu diria que o 9ºano é facil, ja que é repetição da maior parte das matérias Embaracoso
agora dificil? eu cá só acho que seja depois no superior, porque exige muito de nós e a autonomia e a responsabilidade são elevadas...
eu pelo menos achei o secundário igual ou talvez pior que o basico, mas ainda assim sem grande diferença (apesar de ter passado com notas a justa)... posso dizer que no básico estudava, e no secundário nem sei se alguma altura estudei como estudava no passado (fazia o teste com o que dava nas aulas) Embaracoso
por isso esta pergunta depende de pessoa pra pessoa, uns tem mais dificuldade do que outros...
Para mim foi talvez o 8º ano (apesar de ter sido o meu melhor ano) ou então o 9º ano, devido ao nervosismo dos exames e tudo mais.
O 10º ano para mim foi fácil, por acaso.

Banner feito por Tsukiko
Para mim, até agora o mais dificil é o 10º ano (ando agora no 10º). Não sei como vai ser depois da agora. Foi o mais dificil de certeza. Eu fui pa ciencias e tecnologias a pensar que ia passar aquilo na boa, porque sempre tive boas notas as disciplinas dessa área. Mas aconteceu o contrario. E isto deve-se ao facto, de sofrer-mos um periodo de adaptação, pois do 9º po 10º há uma grande diferença.

Segundo, as raparigas começam mais a pensar nos rapazes, começam a pensar se são bonitas, se são capazes de arranjar namorado, bláblá...
Terceiro, os stôres não querem saber se temos bons resultados, só pensam em dar a matéria, e não fazem aquilo o que os professores da básica faziam, por ex: faltava-te pouquissimo para positiva entao dao-te m trabalho para fazeres para aumentares a nota.E o principal de tudo, as médias que dão grandes dores de cabeça, porque estamos sempre a pensar se iremos ter boas notas pa media, etc... Lagrimas

Estou no fim do 10º ano e estou prestes a chumbar, agora a minha vida está nas mãos da stôra de biologiaa... Digamos, que a dita cuja, perdeu um relatório meu, dando-me depois 0 na nota, mas a culpa não foi minha Dono da razao

Senão tinha positiva, tinha 10. Mas o que me mais irrita é que as minhas negas são quase 10 Mad

Tenho nega a bio, a mat e a ing. E a ing é mais porque a stora odeia-me Beicinho
Todos dissem isso. tive no que se faz na aula 8, o que é uma tremenda estupidez porque eu sou das que faz mais na aula Chorar
Desculpem por tanta conversa mas tou a desabafar Consolar

E aconselho-vos a pensar bastante antes de irem para a área de ciencias e tecnologia no 10º Wink
Isso é perfeitamente normal Smile
Quem segue do ciclo para uma área dessas tem que pensar "Agora é para estudar a sério"
A minha prima também nunca foi de marrar muito no 9º ano.
Tinha grandes notas, e claro como sempre quiz ser veterinária foi para Ciências e Tecnologias, mas ela pensou logo, "Tenho que estudar" Pq precisa de ter uma média de 17 para entrar.
Se dizes que o 10º ano é complicado, então prepara-te para o 12º que ainda é pior ! Muito pior!
Vou aproveitar a citação da Dumpling num outro fórum, espero que ela não se zangue.Matreiro
"Divirtam-se e aproveitem a joventude até ao 11º ano" pq depois é que vai ser marrar !!!Mal disposto
Felizmente já estou de férias, para já que não sei os resultados dos exames da faculdade-.-' Se não lá vou eu fazer outra vez, mas penso que tá-se bemEmbaracoso
Boa sorte e esforça-te, vais conseguir Smile

Obrigada Atalantav =)

Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"

Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
É esquisito, eu pessoalmente, ao contrário de vocês, acho que o 12º ano é bem mais fácil Matreiro Ok eu sou mesmo esquisita Matreiro

Apesar do 10º ano ter sido o melhor ano de sempre para mim por causa dos meus amigos Matreiro, foi a coisa mais esquisita do mundo habituar-me àquele esquema todo. Eu sempre fui uma baldas, não me querendo gabar até porque grande parte do pessoal também é assim Matreiro mas nunca precisei de estudar à séria e sempre tive altas notas até ao 9º ano. Posso dizer que agora, que já fiz o 12º ano e estou a acabar físico-química de 11º que ficou para trás (é esquisito né? Matreiro) acho que ainda não sei estudar. E senti principalmente isso quando transitei do 9º para o 10º, antes bastava apenas estarmos mais ou menos atentos ao que o prof diz e estudar na véspera, mas no 10º as minhas notas tombaram exactamente porque não tinha a resistência e a força de vontade (e ainda não tenho muita Matreiro) para estudar um pouquinho todos os dias, que é o fundamental no secundário, acho que é precisamente por isso que a transição é tão difícil também.

Mas votei no 11º, porque apesar da coisa da transição do 10º ano e tals e coiso, é no 11º que desenvolvemos à séria aquilo que introduzimos no 10º. No 12º, pelo menos no meu curso (Ciências e Tecnologias) é mais à base de revermos aquilo que já demos nos outros anos, por exemplo em Matemática aquilo que damos em termos de matéria nova é super fácil na minha opinião (Probabilidades e Números Complexos), a parte mais tormentosa de todas é a matéria que mais detesto, que é Funções, cujas bases já foram todas dadas no 11º...

Mas com força de vontade tudo se consegue, é difícil (eu que sou uma moleza que o diga Matreiro) mas lá vou conseguindo (que remédio Matreiro), por isso se até eu consigo, toda a gente consegue hehe Wink
"Love wins everything"
Sammu escreveu:
(Se querem anos difícieis faxavor de irem pra universidade depois do 12º Matreiro)

Eu só digo uma coisa, passados estes dois anos depois de responder ao tópico (são dois? não sei, nem olhei para datas, mas tenho ideia que ainda andava no 12º ano), nunca eu compreendi tanto o significado desta frase como agora Matreiro
Professores? ahah, eu pensava que os da minha secundária eram uns indivíduos estranhos, e agora até parecem bastante normais, em comparação com os que tenho agora. E estarem a borrifar-se para nós é o pão-nosso de cada dia (nem todos, atenção, alguns são completamente o oposto, poucos, infelizmente). E queixarem-se para fazer trabalhos para aumentar as notas como no básico, mais oportunidades, pá, eu também achava injusto que nem uma porta eles não nos darem esses "luxos" na secundária, mas agora percebo que o que eles estão a fazer é a preparar-nos para o "mundo real". Se fazemos porcaria num emprego, rua, qual segundas oportunidades, qual quê (e se as há, são raras). Ainda por cima como isto anda agora... (bem, desviei-me um bocado do assunto, mas como já dei a minha opinião algures, acho que não vale a pena bater na mesma tecla) Matreiro Pelo que estou a perceber, já que agora são tão facilitados no básico (até no tempo que eu andei já éramos, então agora...), haja pelo menos um secundário que prepare para a universidade. Porque, confesso, eu cheguei lá de um modo descontraído, semi-mal preparada (facilitismos) e notei bem a diferença. Mais vale preparar gradualmente Matreiro (non sense text, whatever) Matreiro

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Assino por baixo!
Se achei o meu 8º ano lixado? Achei, na altura e alguns anos. Se achei o 11º ano lixado? Sim, com um estágio e querer conciliar com actividades de escrita. Se achei o 12º lixado? Ainda mais porque não só tinha um exame para fazer por opção de seguimento de estudos como estava em estágio de 8 horas diárias, a elaborar actividades, a concluir a pap e ao sol tentava fazer actividades que mais gostava com as crianças. Enquanto isso via a outra estagiária minha colega a molengar, ao telemóvel, a lixar-se porque não ia seguir estudos, a nem se interessar por fazer uma actividade com os pequenos.
Ah sim, achei complicado.
Mas agora? Eu nem recordo bem o 1º semestre, talvez porque ia desistir a meio por motivos económicos, já que a minha irmã também está na faculdade e vou agora fazer o que me falta em setembro.
Voltei a meio do 2º semestre, tive de apanhar coisas para trás... contra todas as probabilidades, e gabo-me, claro que me gabo, pois sou uma burra a matemática, as minhas amigas de Santarém ajudaram-me uma noite e uma segunda a entender matemática que dizem ser fácil para cursos de Educação, não não é, e a professora disse que quem tivesse menos de 7,5 não iria a 2ª frequência. Eu fiz a frequência, sabia a matéria, mas ela tinha colocado as perguntas muito de forma diferente ao que tinha feito nas fichas. E, continuando, contra todas as probabilidades tive 8,4. Mau para mim, mas nada mau para ir agora a 2ª frequência e vi outras que tiveram todos os dias nas aulas chumbar. E isso leva também a invejas e "ah como conseguiste" com aquele risinho nervoso.
O mais frustrante são vários professores que não se interessam, e aí no que li da dizzy revi-me completamente. Estes estão-se a lixar. Estou há semanas para receber uma frequência, há meses para receber um diploma... Mas ripostar? Nem pensar! Ficar marcada por uma professora importante na escola é do pior.
Eu cheguei a esta semana esgotada - e tive em casa a semana passada, à excepção de 4ª que fui às aulas - e é 3ª feira! Não dormi ontem para estudar, já sentia lágrimas ao ver-me a obrigar-me a ler. E tudo mais... não só pelas exigências a nível académico a todas as disciplinas que vêm de empreitada esta semana como mesmo eu a nível pessoal. Mas chego à sala e vejo que não sou só eu.
Só me rio imenso nas aulas de matemática, em que devia estar mais alerta, mas com a colega que tenho ao lado é impossível não rir x) quando fazemos o trajecto casa-escola-casa todos os dias, chega-se a uma hora que não dá para mais, que é o meu caso e dessa minha colega. Somos umas 40 mulheres na sala, nem sempre né, mas vá e a professora fuzila-nos.
Então, como disse e bem a Moreira que eu disse há um tempo... aproveitem agora porque depois na Universidade têm duas escolhas: ou faltam a tudo e vão a borgas a toda a hora ou estudam intensivamente. Tenho visto muito que colegas minhas que escolhem a vida académica chegam aos testes e safam-se... e ainda se gabam... Mas é a vida! Um dia pode ser que vejam que as escolhas não são muito acertadas.
Podem divertir-se, sim, mas há tempos certos para isso.
Vocês que dizem que o 8º é difícil, ou o 9º, ou o 10º... etc. vivam agora. Aproveitem bem para sair com amigas, mantenham as boas. Eu mantenho as minhas e ocasionalmente saímos, embora eu seja a mais ocupada.
Como disse, fazemos escolhas. Se vão ser fáceis? Nunca são. Mas podem ser abrandadas com decisões acertadas.

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
Ontem foi a reunião de pais, e eu estava a tremer porque não sabia ao certo as minhas notas, mas consegui safar-me, e 12º cá vou eu Razz
Já li por aí que era difícil o 12º, ou seja, vou ter de me esforçar, porque as minhas notas do 10º e do 11º não são as melhores, e vou ter de subir a minha média Neutral
Mas até tenho expectativas Matreiro
Shadow escreveu:Ontem foi a reunião de pais, e eu estava a tremer porque não sabia ao certo as minhas notas, mas consegui safar-me, e 12º cá vou eu Razz
Já li por aí que era difícil o 12º, ou seja, vou ter de me esforçar, porque as minhas notas do 10º e do 11º não são as melhores, e vou ter de subir a minha média Neutral
Mas até tenho expectativas Matreiro

Não achei. Acho que para subir notas o 12º é fixe. O único problema do 12º ano são os trabalhos! Nota-se uma grande diferença. Eu neste último período foi para esquecer. O tempo era escasso e tínhamos bué trabalhos, e tínhamos AP... Epá Matreiro Os que vão agora para o 12º é que têm sorte pois não irão ter AP.
Ainda bem porque não gosto nada de apresentações orais principalmente para muita gente Matreiro
Eu vou ter 4 disciplinas (acho), e só português é que não gosto muito, de resto ... multimédiaEmbaracoso, oficina de artes, desenhoEmbaracoso e educação fisica x)
Vou mesmo ter de subir a média com isto.
E é como a Dumpling diz, chegamos a uma altura em que é só directas, noites mal dormidas, apresentações, exames. Eu agora todas as semanas tenho trabalhos de casa para apresentar a um professor todo nonsense (até apareceu há uns tempos num programa da RTP2, só não escrevo aqui mais porque ele é todo internetes, ainda encontrava práqui isto, digo só quem tem uma barba gigante Matreiro). E o sistema não ajuda. Tenho aulas por módulos, ou seja, para mim não há frequências, porque temos apenas oito semanas de aulas e depois são logo os exames (os semestres são divididos em dois). Aquelas "fériazinhas" que costumam ter entre os dois semesntres? Não há. Não temos semanas entre as aulas e os exames (já acabei aulas numa quinta para ter exame numa sexta), e as minhas aulinhas só acabam daqui a um mês, sem contar com as três semanas de exame, que vão até a 27 de julho (recursos, muito utilizados, porque simplesmente não conseguimos passar a tudo em época normal). É o sistema, mas pronto, sinto saudades do secundário :')

Shadow escreveu:Ainda bem porque não gosto nada de apresentações orais principalmente para muita gente Matreiro

Aí discordo, as apresentações deram-me um jeito enorme para a universidade. Comecei o primeiro ano, primeiro módulo, a apresentar um trabalho, não só para o meu curso, como para um, que era enorme comparado com o nosso. E todas as apresentações que fiz em química (não em AP, ahah, essas corriam sempre mal Matreiro) ajudaram imenso o meu "à vontade". A minha professora era descontraída, e dava-nos técnicas para enfrentar o público, o modo de estar a apresentar, mãos fora dos bolsos, etc, etc.

Uma coisa que concordo é com a introdução de mais uma específica no 12º ano (o meu 12º foi o último onde só tivemos de escolher apenas uma), já que eu, que tive só química e vim para um curso com muita biologia, acabei por ficar um bocado "à nora", porque faltavam-nos muitas bases. E com o horário que tínhamos só com uma específica (tardes todas livres, aiaiaiaia, nem posso pensar nisso que me dá calores Matreiro), dava muito bem para pôr mais uma. Enfim, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades Matreiro

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
(Acho que isto já deve ter sido para aqui dito, mas hoje tive exame e apeteceu-me vir aqui para o fórum um bocado! Matreiro )

Eu percebo que vocês (leia-se "quem ainda não está no ensino superior"...) Diga que este ou aquele ano seja o mais difícil. Eu também dizia. Queixava-me das 40 páginas que tinha de estudar para o teste de psicologia, da inutilidade da matemática para aquilo que eu queria, e sei lá mais o quê. Nessa prespectiva, talvez diga que o ano mais difícil foi o 12º. Mas só porque o meu sistema era o antigo. Eu fiz 5 exames no 12º, dois dos quais eram específicas para a faculdade. E exactamente essas específicas tinham programa novo (o actual, acho eu) e os exames íam ser novos. Foi o ano determinante para a minha entrada na faculdade. Precisava de manter a média e de ter boas notas nos exames.

E correu tudo bem! Lá entrei!

Depois cheguei à faculdade: livro adoptado? Não. Bibliografia aconselhada. 4, 5, 6 livros, os que lhes apetecer... E livros de 1000 e tal páginas. Aulas? Sim, temos. Mas com o passar dos anos começas a ver que se calhar não vale a pena ir a todas. Aquilo que lá aprendes não é assim tão relevante. E então? Bom, pegas em apontamentos e estudas os apontamentos. os livros são para quem tem coragem de pegar neles! lol E depois no exame? Rezas para que tenhas estudado o que eles se lembram de perguntar.

Isto para dizer que depois vão ver que as dificuldades não são verdadeiras dificuldades. É a vida. Se já sabem o que querem seguir, estudem de acordo com isso. Se querem ir para um curso que tem média de 12, não é preciso tirar 18 a tudo. Mas se já é o contrário, às vezes vale a pena não ver aquele filme ou não ir àquele jantar. A nossa vida é feita de escolhas e aquilo que vamos ser no futuro depende delas.

Não desanimem logo no inicio quando as coisas não estão a correr tão bem. Nada é impossível. Mesmo que pareça que nunca vão perceber nada daquilo tentem. Os professores ajudam quase de certeza, e nos livros vem tudo o que precisam de saber. É uma questão de persistência!

Aproveitem agora as férias e para o ano estudem logo desde o início! Vão ver que não custa nada! Very Happy

(Não estou para aqui a dizer para se fecharem em casa durante 10 meses e não fazerem outra coisa para além de estudar! Não me interpretem mal! A nossa vida social também é muito importante!!!!)
Obrigado pelo conselho Brimsty Smile
É o que vou mesmo tentar fazer no inicio do 12º, estudar.
Na próxima terça (21), vou ter exame de História da cultura e das Artes, e tenho de ter boa nota já que tive 10 no final do 3º periodo o.O
Uma duvida, se o exame correr mal, a minha nota baixa?
Shadow escreveu:Obrigado pelo conselho Brimsty Smile
Na próxima terça (21), vou ter exame de História da cultura e das Artes, e tenho de ter boa nota já que tive 10 no final do 3º periodo o.O

Acho que sim, mas isso depende do que tirares do exame. Acho que se tirares uma nota que esteja dois valores abaixo da tua nota da disciplina, ela baixa.
InuYasha escreveu:
Shadow escreveu:Obrigado pelo conselho Brimsty Smile

Acho que sim, mas isso depende do que tirares do exame. Acho que se tirares uma nota que esteja dois valores abaixo da tua nota da disciplina, ela baixa.

Se ainda valer 30% da nota como valia no meu tempo (credo, até parece que sou uma velha a falar! lol), tenho ideia que era 1,5 valores de diferença, quer para descer quer para subir!
Ora bem, como pessoa de cultura elevadíssima (LOL, grande LOL mesmo) e que já correu a escola toda, para mim o pior ano foi mesmo o 12º, mas claro que isso também depende muito da área em que se está. Eu segui Humanidades e Português A e Sociologia davam-me cabo da cabeça. Pior que isso só mesmo Filosofia no 11º (aaaargh!!).
O ensino superior pensei muito sinceramente que fosse ser bastante pior do que foi, fora um prof ou outro até eram relativamente normais, o pior eram as apresentações nos anfiteatros, sou péssima a falar em público Beicinho
Para mim ate agora o pior ano foi o 9º, por causa do stress dos exames e de escolher uma área.
Alguem foi para artes visuais no secundario? É porque estou a pensar ir e não sei bem o que esperar.
Algume me pode dizer como é mais ou menos a área? Smile
Adoro Sailor moon!Very Happy

Fic : Mudança do destino

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco