Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

língua japonesa

Hotaru-chan escreveu:obrigada pela explicação Sailor S, Princess_Serena, v_crazy_girl e Lumi-chan. Embaracoso
P.S. Eu só vos agradeci agora porque fui de férias e só voltei ontem Embaracoso, muito obrigadaEmbaracoso

de nd Wink
Princess_Serena escreveu:Kattysa, as liçoes sao da mesma marca, Pimsleur... vai ver a liçao que eu postei na pagina anterior por escrito, é a primeira...deve ser isso Embaracoso

e é domo arigato gozaimasu (ou, traduzido literalmente dos hiragana, doumo arigatou gozaimasu). ha varios sistemas de escrita em romanji...

que dizem de eu por aqui hoje ou amanha a 2ª liçao? prontos? Very Happy

eh a minha 1ª lição é igual á tua!
Olha era muito fixe pores a 2ª lição, pk eu n percebi la umas coisitas, e tava msm a precisar ver akl escrito!
ok vou tratar disso Wink compreendo-te, porque algumas liçoes tive de ouvir varias vezes, seja para decorar o conteudo, seja porque nao explicavam ate depois e ficava uma confusao (entao na liçao em que introduzem os comandos de "listen and repeat" e etc em japones, têm 20 min com aquilo e uma pessoa fica baralhada, e so depois explicam...). mas nao te fies muito na minha escrita, porque é só uma maneira de tentar explicar. alias, há varios sistemas de traduçao de caracteres para romanji e podes ver as mesmas palavras escritas de maneira diferente.
Take care of my heart - I've left it with you
liçao 2 (basic I)

conversa:
- sumimasen, nihongo ga wakarimasu ka?
- sukoshi
- anata wa amerikajin desu ka?
- hai. eigo ga wakarimasu ka?
- iie, watashi wa eigo ga wakarimasen

(ha um pedaço de liçao a rever o material anterior, recomendo que façam o mesmo, para haver uma sequencia)

tomando a frase:
watashi wa nihongo ga wakarimasu

as particulas wa e ga tornam-se parte da palavra anterior a nivel sonoro, sendo por isso que alguns perferem escreve-las coladas (watashiwa). o pico sonoro da frase é na silaba "hon" de nihongo... ou seja, nihongo pode ser representado a nivel de tom de voz com _-_ (cada traço corresponde a uma silaba... neste caso, a primeira e a ultima sao no tom normal de voz, e o hon sobe ligeiramente o tom, mas nao o nivel de intensidade)

wa - marca o topico da frase. muitas vezes o tópico coincide com o sujeito, mas como isso nem sempre é correcto, e pode levar a erros gramaticais, mais vale pensar-se qual o assunto que está a ser discutido. é muito semelhante à frase "quanto a ...", ou seja "watashi wa........." pode ser aproximado a "quanto a mim, ........"

ga - marca o sujeito da frase ou serve para por enfase em alguma palavra. pode servir para marcar o significado de "isto e mais nada fez...".

é dificil de distinguir entre os usos das duas, visto que por vezes ambos podem ser associados ao sujeito.
wa muitas vezes reforça a acçao ou o verbo. ga tambem expressa "isto - e nao aquilo", enquanto wa serve se uma pessoa compare subtilmente duas coisas.

"gostas de cinema? e de viajar?" : a primeira questao leva ga e a segunda wa.

outro exemplo: se alguem disser "onde está o Ranma?" a resposta é "Ranma está aqui". o importante é a localização, portanto apesar de, na formaçao japonesa, Ranma vir primeiro que a pergunta de local, nao é o sujeito, logo usa-se wa.
por oposiçao, se se pergunta-se "quem está aqui?", a resposta poderia ser "Ranma está aqui" (ou está aqui o Ranma). o importante é o Ranma, e sem ga, nao seria distinguivel da questao de local.

Quando uma palavra interrogativa é o tema da frase, tem de ser seguido por ga e nao wa. o sujeito da resposta é tambem seguido por ga.

(fim de parenteses)
---------------------------
watashi wa amerikajin desu - eu sou americano

ohayou - cedo

gozaimasu - usada para delicadeza e educaçao

bom dia (dito de manha) - ohayou gozaimasu (literalmente: "é cedo", e é usado normalmente ate às 10 ou 11h da manha). muitas vezes ouve-se nos anime so ohayou, a forma abreviada e menos formal

bom dia/tarde - konnichiwa (desde as 10/11h ate escurecer)

para perguntar se uma pessoa está bem:

ikaga [iKÁgá] - como

o verbo desu é como o ingles to be, significa tanto ser como estar... pondo na interrogativa: desu ka?

ikaga desu ka? - como estás?

resposta comum:
estou bem, obrigado - genki desu, okagesama de

genki - bem, saudável

okagesama de - este "obrigado" é diferente do arigato porque significa literalmente "graças a ti". mais à frente verao outro, ainda com outro significado.

sayonara - adeus/adeus para sempre

ne [né]- não é?/certo? (procura assentimento no sentido retórico, usado como o ingles "don't you" ou "don't you think?" e as outras clausulas do genero)

ah [á]- ah! (igual ao nosso xD mas a pronuncia é mais como se tivessemos a dizer a vogal a)

ah, anata wa nihongo ga wakarimasu ne? - ah, compreendes japones, nao compreendes?

arigato(u) - obrigado (agradecimento basico)
arigato(u) gozaimasu - obrigado (formal)

jouzu (diz-se jôôzu, e sobe-se o tom em su) - qualificado, habil (skilled)

jouzu desu - tu és bom/habil

jouzu desu ne - tu es habil nao és?
na cultura japonesa, é normal uma pessoa inferiorizar as suas qualidades perante um elogio, ou seja, respondendo a esta frase, uma pessoa diria "nao, nao sou muito bom"

ja arimasen [jáárimasén]/dewa arimasen [dewáárimasén]- forma negativa de desu (ja é mais informal que dewa)
a parte negativa é o sen, como se vera nas formaçoes negativas de outros verbos...para alem disso, o ja e o dewa reforçam a negaçao

jouzu ja arimasen - não sou habil
---------------------------------
va quero ver o pessoal a dizer qualquer coisa
perceberam, nao...qualquer coisa ma, qualquer coisa boa xD
Eu já comecei as lições há algum tempo... Vou na lição 10 e já consigo reconhecer a maior parte do hiragana *o*
.

A sério?! Nãaaao! Eu gosto tanto deste anime.... Mas o mangá continua certo?
Orgulhosa membro da equipa MangaPT
Obrigadão princess_serena!!! Ajudaste-me muito! eu tive alguma dificuldade a ouvir umas palavras, mas tu esclareceste-me!!
Embaracoso ainda bem que pude ajudar

sol-chan, isso é que é coragem!! eu ja sei os kana, mas tem que ser com "cábula" ao lado, porque nao os sei todos de cor Embaracoso" mas la chegarei... ja kanji, que considero mais dificil, sei uma quantidade razoavel por associaçao da evoluçao das formas (por exemplo, a agua é um rio apertado... depois com a evoluçao do desenho da o caracter)
Eu não sei nada de simbolos... :Lagrimas:
não te preocupes com isso Embaracoso no principio mais vale habituarmo-nos aos sons e a parte oral... eu so comecei a tratar dos caracteres por volta da liçao 20 do curso pimsleur

e não é tão dificil como parece
oki!! Very Happy vou-me dedicar as liçoes!! gosto muito da lingua!!!
eu tambem Embaracoso tem uma sonoridade muito fixe...
vou ver se ponho a 3 esta semana, visto que tive muito tempo parada e quanto mais depressa chegar as mais avançadas, mais depressa revejo o que nao tenho a certeza Embaracoso'
E eu se começo a ouvir mais!! tenho estado sem tempo. mas vou-me esforçar para ouvir muito esta semana, pois knd xegar a escola tenho menos tempo!
pois....

eu normalmente a ir e vir da escola eram 10 min diarios de japones, e ainda ia a pe para o conservatorio (mais 30 min) mas agora e so escola mesmo Embaracoso'... vai-se fazendo o que se pode

e à noitinha um bocado de caracteres calha bem
Eu vou ficar a semana toda fora. por isso acho que vou gravar pa um cd e ouvir lá mesmo!!
fazes muito bem! em ferias, levo sempre liçoes no mp3, nem que seja para a viagem
O problema, é que eu gosto sempre de repetir o que dizem, para ficar com akilo na cabeça. e prontos não vou pla rua a falar sozinha, ind me xamam maluca!! xD
Princess_Serena escreveu:
sol-chan, isso é que é coragem!! eu ja sei os kana, mas tem que ser com "cábula" ao lado, porque nao os sei todos de cor Embaracoso" mas la chegarei... ja kanji, que considero mais dificil, sei uma quantidade razoavel por associaçao da evoluçao das formas (por exemplo, a agua é um rio apertado... depois com a evoluçao do desenho da o caracter)

Eu também ainda não sei todos... Mas os mais frequentes já sei. Quando aparece alguma coisa em hiragana nos animes, eu ponho em pausa para tentar ler Matreiro Não faço é ideia do que estou para ali a dizer x'D Uma vez até peguei num doujinshi de 6 ou 7 páginas em japonês e consegui ler o hiragana todo *o* Só percebi 'souka', 'hai', 'desu' e 'Kaoru', mas fiquei tão feliz xDDD Ah, e na apresentação de um doujinshi consegui ler 'konnichiwa. hajimemashite. *kanji* desu.' Nem imaginam a minha felicidade *o* Parecia uma maluquinha, a bater palmas de excitação Embaracoso

Mas kanji não sei nada ainda. Menos 'hikari'. É o único que sei Smile Como é que aprendes os kanji? No curso não vem nada de kanji (só no fim do primeiro livro, mas vem só umas explicações).
.

A sério?! Nãaaao! Eu gosto tanto deste anime.... Mas o mangá continua certo?
Orgulhosa membro da equipa MangaPT
como te compreendo...consegui ler o nick da Lumi-chan que tem luar escrito em kanji e fiquei toda maluca xD

tenho para cá uns pdf's. um é uma lista muito boa, e o outro esplica a evoluçao das formas e as associaçoes do kanji desde a forma elementar chinesa à usada no japao actualmente, combina-os... da umas noçoes basicas, e as pronuncias

@kattysa: eu tambem preciso de falar para memorizar. maluca ja eu sou xD e o pessoal ja sabe. e depois, nao vou propriamente a falar alto, é mais so a mecher os labios. ja me disseram que faço figuras piores a ouvir musica, portanto xDDDDDD e quando tinha aulas de estudo acompanhado fazia quase sempre uma liçao
Eu durante algum tempo tive um curso de japones e sei algumas coisas:

de onde es? (nacionalidade): "Dochira no kuni no kata desuka?" ou "Doko no kuni no hito?"

Obrigado: Arigato gozaimasu ou Doumo atigatou

Adeus: Sayonara ou bai-bai

Falas japones?:Nihongo wo hanase masuka? ou nihongo hanasereu?

Como tens passado?: Doushite Mashita? ou Doushiteta?

Como te chamas?: Onamae nan desuka? ou Namae na hari?

Onde estas?: Imas doko ni irun desuka?/Dochira kara desuka?

Onde moras?:Dokoni sunde iruno desuka?

Yoroshiku: Prazer em conhecer.te

Konnichiwa! Watashi no namae wa Ines desu. Yoroshiku onegai shimasu.
(Olá! O meu nome é ines. Prazer em te conhecer)

Numero de 1 a 10:
"ichi" - (um) - pronuncia-se como "itchi"
"ni" - (dois)
"san" - (três)
"yon" - (quatro) - também se usa "shi" para este número
"go" - (cinco)
"roku" - (seis)
"nana" - (sete)
"hachi" - (oito) - pronuncia-se como "hatchi"
"kyu" - (nove)
"ju" - (dez)

Podia tar a escrever mais coisas mas tou com preguiça xD

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco