língua japonesa
Princess_Serena escreveu:Kattysa, as liçoes sao da mesma marca, Pimsleur... vai ver a liçao que eu postei na pagina anterior por escrito, é a primeira...deve ser isso ^^
e é domo arigato gozaimasu (ou, traduzido literalmente dos hiragana, doumo arigatou gozaimasu). ha varios sistemas de escrita em romanji...
que dizem de eu por aqui hoje ou amanha a 2ª liçao? prontos?
eh a minha 1ª lição é igual á tua!
Olha era muito fixe pores a 2ª lição, pk eu n percebi la umas coisitas, e tava msm a precisar ver akl escrito!
ok vou tratar disso
compreendo-te, porque algumas liçoes tive de ouvir varias vezes, seja para decorar o conteudo, seja porque nao explicavam ate depois e ficava uma confusao (entao na liçao em que introduzem os comandos de "listen and repeat" e etc em japones, têm 20 min com aquilo e uma pessoa fica baralhada, e so depois explicam...). mas nao te fies muito na minha escrita, porque é só uma maneira de tentar explicar. alias, há varios sistemas de traduçao de caracteres para romanji e podes ver as mesmas palavras escritas de maneira diferente.
compreendo-te, porque algumas liçoes tive de ouvir varias vezes, seja para decorar o conteudo, seja porque nao explicavam ate depois e ficava uma confusao (entao na liçao em que introduzem os comandos de "listen and repeat" e etc em japones, têm 20 min com aquilo e uma pessoa fica baralhada, e so depois explicam...). mas nao te fies muito na minha escrita, porque é só uma maneira de tentar explicar. alias, há varios sistemas de traduçao de caracteres para romanji e podes ver as mesmas palavras escritas de maneira diferente.
Take care of my heart - I've left it with you
liçao 2 (basic I)
conversa:
- sumimasen, nihongo ga wakarimasu ka?
- sukoshi
- anata wa amerikajin desu ka?
- hai. eigo ga wakarimasu ka?
- iie, watashi wa eigo ga wakarimasen
(ha um pedaço de liçao a rever o material anterior, recomendo que façam o mesmo, para haver uma sequencia)
tomando a frase:
watashi wa nihongo ga wakarimasu
as particulas wa e ga tornam-se parte da palavra anterior a nivel sonoro, sendo por isso que alguns perferem escreve-las coladas (watashiwa). o pico sonoro da frase é na silaba "hon" de nihongo... ou seja, nihongo pode ser representado a nivel de tom de voz com _-_ (cada traço corresponde a uma silaba... neste caso, a primeira e a ultima sao no tom normal de voz, e o hon sobe ligeiramente o tom, mas nao o nivel de intensidade)
wa - marca o topico da frase. muitas vezes o tópico coincide com o sujeito, mas como isso nem sempre é correcto, e pode levar a erros gramaticais, mais vale pensar-se qual o assunto que está a ser discutido. é muito semelhante à frase "quanto a ...", ou seja "watashi wa........." pode ser aproximado a "quanto a mim, ........"
ga - marca o sujeito da frase ou serve para por enfase em alguma palavra. pode servir para marcar o significado de "isto e mais nada fez...".
é dificil de distinguir entre os usos das duas, visto que por vezes ambos podem ser associados ao sujeito.
wa muitas vezes reforça a acçao ou o verbo. ga tambem expressa "isto - e nao aquilo", enquanto wa serve se uma pessoa compare subtilmente duas coisas.
"gostas de cinema? e de viajar?" : a primeira questao leva ga e a segunda wa.
outro exemplo: se alguem disser "onde está o Ranma?" a resposta é "Ranma está aqui". o importante é a localização, portanto apesar de, na formaçao japonesa, Ranma vir primeiro que a pergunta de local, nao é o sujeito, logo usa-se wa.
por oposiçao, se se pergunta-se "quem está aqui?", a resposta poderia ser "Ranma está aqui" (ou está aqui o Ranma). o importante é o Ranma, e sem ga, nao seria distinguivel da questao de local.
Quando uma palavra interrogativa é o tema da frase, tem de ser seguido por ga e nao wa. o sujeito da resposta é tambem seguido por ga.
(fim de parenteses)
---------------------------
watashi wa amerikajin desu - eu sou americano
ohayou - cedo
gozaimasu - usada para delicadeza e educaçao
bom dia (dito de manha) - ohayou gozaimasu (literalmente: "é cedo", e é usado normalmente ate às 10 ou 11h da manha). muitas vezes ouve-se nos anime so ohayou, a forma abreviada e menos formal
bom dia/tarde - konnichiwa (desde as 10/11h ate escurecer)
para perguntar se uma pessoa está bem:
ikaga [iKÁgá] - como
o verbo desu é como o ingles to be, significa tanto ser como estar... pondo na interrogativa: desu ka?
ikaga desu ka? - como estás?
resposta comum:
estou bem, obrigado - genki desu, okagesama de
genki - bem, saudável
okagesama de - este "obrigado" é diferente do arigato porque significa literalmente "graças a ti". mais à frente verao outro, ainda com outro significado.
sayonara - adeus/adeus para sempre
ne [né]- não é?/certo? (procura assentimento no sentido retórico, usado como o ingles "don't you" ou "don't you think?" e as outras clausulas do genero)
ah [á]- ah! (igual ao nosso xD mas a pronuncia é mais como se tivessemos a dizer a vogal a)
ah, anata wa nihongo ga wakarimasu ne? - ah, compreendes japones, nao compreendes?
arigato(u) - obrigado (agradecimento basico)
arigato(u) gozaimasu - obrigado (formal)
jouzu (diz-se jôôzu, e sobe-se o tom em su) - qualificado, habil (skilled)
jouzu desu - tu és bom/habil
jouzu desu ne - tu es habil nao és?
na cultura japonesa, é normal uma pessoa inferiorizar as suas qualidades perante um elogio, ou seja, respondendo a esta frase, uma pessoa diria "nao, nao sou muito bom"
ja arimasen [jáárimasén]/dewa arimasen [dewáárimasén]- forma negativa de desu (ja é mais informal que dewa)
a parte negativa é o sen, como se vera nas formaçoes negativas de outros verbos...para alem disso, o ja e o dewa reforçam a negaçao
jouzu ja arimasen - não sou habil
---------------------------------
va quero ver o pessoal a dizer qualquer coisa
perceberam, nao...qualquer coisa ma, qualquer coisa boa xD
conversa:
- sumimasen, nihongo ga wakarimasu ka?
- sukoshi
- anata wa amerikajin desu ka?
- hai. eigo ga wakarimasu ka?
- iie, watashi wa eigo ga wakarimasen
(ha um pedaço de liçao a rever o material anterior, recomendo que façam o mesmo, para haver uma sequencia)
tomando a frase:
watashi wa nihongo ga wakarimasu
as particulas wa e ga tornam-se parte da palavra anterior a nivel sonoro, sendo por isso que alguns perferem escreve-las coladas (watashiwa). o pico sonoro da frase é na silaba "hon" de nihongo... ou seja, nihongo pode ser representado a nivel de tom de voz com _-_ (cada traço corresponde a uma silaba... neste caso, a primeira e a ultima sao no tom normal de voz, e o hon sobe ligeiramente o tom, mas nao o nivel de intensidade)
wa - marca o topico da frase. muitas vezes o tópico coincide com o sujeito, mas como isso nem sempre é correcto, e pode levar a erros gramaticais, mais vale pensar-se qual o assunto que está a ser discutido. é muito semelhante à frase "quanto a ...", ou seja "watashi wa........." pode ser aproximado a "quanto a mim, ........"
ga - marca o sujeito da frase ou serve para por enfase em alguma palavra. pode servir para marcar o significado de "isto e mais nada fez...".
é dificil de distinguir entre os usos das duas, visto que por vezes ambos podem ser associados ao sujeito.
wa muitas vezes reforça a acçao ou o verbo. ga tambem expressa "isto - e nao aquilo", enquanto wa serve se uma pessoa compare subtilmente duas coisas.
"gostas de cinema? e de viajar?" : a primeira questao leva ga e a segunda wa.
outro exemplo: se alguem disser "onde está o Ranma?" a resposta é "Ranma está aqui". o importante é a localização, portanto apesar de, na formaçao japonesa, Ranma vir primeiro que a pergunta de local, nao é o sujeito, logo usa-se wa.
por oposiçao, se se pergunta-se "quem está aqui?", a resposta poderia ser "Ranma está aqui" (ou está aqui o Ranma). o importante é o Ranma, e sem ga, nao seria distinguivel da questao de local.
Quando uma palavra interrogativa é o tema da frase, tem de ser seguido por ga e nao wa. o sujeito da resposta é tambem seguido por ga.
(fim de parenteses)
---------------------------
watashi wa amerikajin desu - eu sou americano
ohayou - cedo
gozaimasu - usada para delicadeza e educaçao
bom dia (dito de manha) - ohayou gozaimasu (literalmente: "é cedo", e é usado normalmente ate às 10 ou 11h da manha). muitas vezes ouve-se nos anime so ohayou, a forma abreviada e menos formal
bom dia/tarde - konnichiwa (desde as 10/11h ate escurecer)
para perguntar se uma pessoa está bem:
ikaga [iKÁgá] - como
o verbo desu é como o ingles to be, significa tanto ser como estar... pondo na interrogativa: desu ka?
ikaga desu ka? - como estás?
resposta comum:
estou bem, obrigado - genki desu, okagesama de
genki - bem, saudável
okagesama de - este "obrigado" é diferente do arigato porque significa literalmente "graças a ti". mais à frente verao outro, ainda com outro significado.
sayonara - adeus/adeus para sempre
ne [né]- não é?/certo? (procura assentimento no sentido retórico, usado como o ingles "don't you" ou "don't you think?" e as outras clausulas do genero)
ah [á]- ah! (igual ao nosso xD mas a pronuncia é mais como se tivessemos a dizer a vogal a)
ah, anata wa nihongo ga wakarimasu ne? - ah, compreendes japones, nao compreendes?
arigato(u) - obrigado (agradecimento basico)
arigato(u) gozaimasu - obrigado (formal)
jouzu (diz-se jôôzu, e sobe-se o tom em su) - qualificado, habil (skilled)
jouzu desu - tu és bom/habil
jouzu desu ne - tu es habil nao és?
na cultura japonesa, é normal uma pessoa inferiorizar as suas qualidades perante um elogio, ou seja, respondendo a esta frase, uma pessoa diria "nao, nao sou muito bom"
ja arimasen [jáárimasén]/dewa arimasen [dewáárimasén]- forma negativa de desu (ja é mais informal que dewa)
a parte negativa é o sen, como se vera nas formaçoes negativas de outros verbos...para alem disso, o ja e o dewa reforçam a negaçao
jouzu ja arimasen - não sou habil
---------------------------------
va quero ver o pessoal a dizer qualquer coisa
perceberam, nao...qualquer coisa ma, qualquer coisa boa xD
Eu já comecei as lições há algum tempo... Vou na lição 10 e já consigo reconhecer a maior parte do hiragana *o*
.
A sério?! Nãaaao! Eu gosto tanto deste anime.... Mas o mangá continua certo?
Orgulhosa membro da equipa MangaPT
^^ ainda bem que pude ajudar
sol-chan, isso é que é coragem!! eu ja sei os kana, mas tem que ser com "cábula" ao lado, porque nao os sei todos de cor ^^" mas la chegarei... ja kanji, que considero mais dificil, sei uma quantidade razoavel por associaçao da evoluçao das formas (por exemplo, a agua é um rio apertado... depois com a evoluçao do desenho da o caracter)
sol-chan, isso é que é coragem!! eu ja sei os kana, mas tem que ser com "cábula" ao lado, porque nao os sei todos de cor ^^" mas la chegarei... ja kanji, que considero mais dificil, sei uma quantidade razoavel por associaçao da evoluçao das formas (por exemplo, a agua é um rio apertado... depois com a evoluçao do desenho da o caracter)
Princess_Serena escreveu:
Eu também ainda não sei todos... Mas os mais frequentes já sei. Quando aparece alguma coisa em hiragana nos animes, eu ponho em pausa para tentar ler
Não faço é ideia do que estou para ali a dizer x'D Uma vez até peguei num doujinshi de 6 ou 7 páginas em japonês e consegui ler o hiragana todo *o* Só percebi 'souka', 'hai', 'desu' e 'Kaoru', mas fiquei tão feliz xDDD Ah, e na apresentação de um doujinshi consegui ler 'konnichiwa. hajimemashite. *kanji* desu.' Nem imaginam a minha felicidade *o* Parecia uma maluquinha, a bater palmas de excitação ^^Mas kanji não sei nada ainda. Menos 'hikari'. É o único que sei
Como é que aprendes os kanji? No curso não vem nada de kanji (só no fim do primeiro livro, mas vem só umas explicações).
.
como te compreendo...consegui ler o nick da Lumi-chan que tem luar escrito em kanji e fiquei toda maluca xD
tenho para cá uns pdf's. um é uma lista muito boa, e o outro esplica a evoluçao das formas e as associaçoes do kanji desde a forma elementar chinesa à usada no japao actualmente, combina-os... da umas noçoes basicas, e as pronuncias
@kattysa: eu tambem preciso de falar para memorizar. maluca ja eu sou xD e o pessoal ja sabe. e depois, nao vou propriamente a falar alto, é mais so a mecher os labios. ja me disseram que faço figuras piores a ouvir musica, portanto xDDDDDD e quando tinha aulas de estudo acompanhado fazia quase sempre uma liçao
tenho para cá uns pdf's. um é uma lista muito boa, e o outro esplica a evoluçao das formas e as associaçoes do kanji desde a forma elementar chinesa à usada no japao actualmente, combina-os... da umas noçoes basicas, e as pronuncias
@kattysa: eu tambem preciso de falar para memorizar. maluca ja eu sou xD e o pessoal ja sabe. e depois, nao vou propriamente a falar alto, é mais so a mecher os labios. ja me disseram que faço figuras piores a ouvir musica, portanto xDDDDDD e quando tinha aulas de estudo acompanhado fazia quase sempre uma liçao
Eu durante algum tempo tive um curso de japones e sei algumas coisas:
de onde es? (nacionalidade): "Dochira no kuni no kata desuka?" ou "Doko no kuni no hito?"
Obrigado: Arigato gozaimasu ou Doumo atigatou
Adeus: Sayonara ou bai-bai
Falas japones?:Nihongo wo hanase masuka? ou nihongo hanasereu?
Como tens passado?: Doushite Mashita? ou Doushiteta?
Como te chamas?: Onamae nan desuka? ou Namae na hari?
Onde estas?: Imas doko ni irun desuka?/Dochira kara desuka?
Onde moras?:Dokoni sunde iruno desuka?
Yoroshiku: Prazer em conhecer.te
Konnichiwa! Watashi no namae wa Ines desu. Yoroshiku onegai shimasu.(Olá! O meu nome é ines. Prazer em te conhecer)
Numero de 1 a 10:
"ichi" - (um) - pronuncia-se como "itchi"
"ni" - (dois)
"san" - (três)
"yon" - (quatro) - também se usa "shi" para este número
"go" - (cinco)
"roku" - (seis)
"nana" - (sete)
"hachi" - (oito) - pronuncia-se como "hatchi"
"kyu" - (nove)
"ju" - (dez)
Podia tar a escrever mais coisas mas tou com preguiça xD
de onde es? (nacionalidade): "Dochira no kuni no kata desuka?" ou "Doko no kuni no hito?"
Obrigado: Arigato gozaimasu ou Doumo atigatou
Adeus: Sayonara ou bai-bai
Falas japones?:Nihongo wo hanase masuka? ou nihongo hanasereu?
Como tens passado?: Doushite Mashita? ou Doushiteta?
Como te chamas?: Onamae nan desuka? ou Namae na hari?
Onde estas?: Imas doko ni irun desuka?/Dochira kara desuka?
Onde moras?:Dokoni sunde iruno desuka?
Yoroshiku: Prazer em conhecer.te
Konnichiwa! Watashi no namae wa Ines desu. Yoroshiku onegai shimasu.(Olá! O meu nome é ines. Prazer em te conhecer)
Numero de 1 a 10:
"ichi" - (um) - pronuncia-se como "itchi"
"ni" - (dois)
"san" - (três)
"yon" - (quatro) - também se usa "shi" para este número
"go" - (cinco)
"roku" - (seis)
"nana" - (sete)
"hachi" - (oito) - pronuncia-se como "hatchi"
"kyu" - (nove)
"ju" - (dez)
Podia tar a escrever mais coisas mas tou com preguiça xD

Tens de entrar para responderes neste tópico.

:
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.