língua japonesa
chousenshi escreveu:Brunii escreveu:Eu tenho uma duvidazita...
Porque é que os japoneses quanto dizem o nome de uma pessoa acrescentam os ''sufixos'': -chan; -kun; -sama; -san; entre outros?
E o que quer dizer cada um desses ''sufixos''?
chan e kun é algo mais informal, quando a pessoa é amiga ou irmã.
Para meninas se usa chan, tipo: Usagi-chan, Ami-chan. Pra garotos é o kun, como: Mamoru-kun, Motoki-kun. Apesar que já vi alguns animes, como Utena, chamarem ela de Utena-kun, daí eu não sei o porquê.
Sama é mestre, pessoa que orienta (aconselha) informalmente, tipo: Haruna-sama (professora da Usagi), também usa-se o sensei pra mestres formais, exemplo: Haruna-sensei
San é pronome de tratamento mais formal, como: Tsukino-san, quando não se tem contato informal, é algo equivalente ao senhor, senhora, senhorita.
Tem outro "sufixo" utilizado que é o -sempai, quando a pessoa é mais velha que você, tipo: Chou-sempai, eu só poderia chamar-lhe de Brunii-chan...
Já a Bane por exemplo eu a chamaria de sempai e ela me chamaria de chan.
Acho que eu sei é isso, é o que reparo nos animes e pesquisei.
Exactamente!
Só falta o sensei, para professores... Quer dizer, é mais para professores mas na realidade quer dizer que é para pessoas mais velhas que nós com muita experiencia de vida... São por exemplo mestres de linguas, artes....
' Acho q é algo assim...Temos tambem situaçoes em que não se usa sufixos, que é quando a pessoa é nossa amiga ou quando é mais nova que nós... embora se use mais o chan!
'Porque são vocês o meu tesouro. Sou e sempre serei Cassiopeia <3
AKTF.
Descobri o porquê do kun, em Utena. É que também o sufixo -kun é utilizado de forma respeitosa e um pouco formal, com admiração. Exemplo: Kurosaki-kun, como a Inoue Orihime chama o Ichigo em Bleach
comprei uns mangás e no final tem a explicação de uns termos 
comprei uns mangás e no final tem a explicação de uns termos 

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março

Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Brunii escreveu:Neit, podes dizer qual é esse site?
Deve ser bastante útil.
Claro. Este curso agora é a pagar, mas eles têm a opção de te increveres para receberes o curso de 6 dias. É pouco mas muito util.
Aqui vai.
http://www.rocketlanguages.com/japanese/premium/
Tens de entrar para responderes neste tópico.
...

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.