Estás a tirar a carta de condução?
Kohta escreveu:Entao imaginem que aqui em Tavira é 1200€ se nao me engano' .. sei que menos de 1000€ nao é ..
Credo. Dx
Vou tirar a carta no verão que aí vem :3 *finalmente*.
Gostas de mistérios, dramas, romance, acção, emoções e muito mais?
Então clica ali em baixo:

FanFic: Sombras do Passado (Capítulo 4 postado dia 19/02!)
Então clica ali em baixo:

FanFic: Sombras do Passado (Capítulo 4 postado dia 19/02!)
Olhem eu não sei bem como funciona nos outros sítios, mas na grande lisboa acho que a maioria das escolas rondam o preço que eu paguei quando tirei a minha carta, pelo que rondei na altura...
eu tirei a minha na escola de condução Grancoop (algures entre S. Sebastião e o Saldanha), e paguei cerca de 700€ (600€ e tal), MAS já incluí nesse pacote os exames teórico e prático E no centro privado, ao invés da DGV (que é sempre bem + barata, uns 90€ mais barata, que os centros privados - APEC)...
Esses 1000 € e afins são um roubo... o.O Não se deixem vigarizar minha gente!
' Por menos 400€ que isso tiram a carta...
Tudo bem que o meu pai pagou a pronto, o que fez um desconto qualquer, não muito mas um desconto... E não comprei livro nenhum nem CDs na altura...
Só em vésperas de exame teorico é que depois lá fui comprar um CD.
eu tirei a minha na escola de condução Grancoop (algures entre S. Sebastião e o Saldanha), e paguei cerca de 700€ (600€ e tal), MAS já incluí nesse pacote os exames teórico e prático E no centro privado, ao invés da DGV (que é sempre bem + barata, uns 90€ mais barata, que os centros privados - APEC)...
Esses 1000 € e afins são um roubo... o.O Não se deixem vigarizar minha gente!
' Por menos 400€ que isso tiram a carta...Tudo bem que o meu pai pagou a pronto, o que fez um desconto qualquer, não muito mas um desconto... E não comprei livro nenhum nem CDs na altura...
Só em vésperas de exame teorico é que depois lá fui comprar um CD.
Sinheee... passei à primeira, e nem sei como, mas não cometi nenhuma falha.. foi daqueles dias em que tudo parecia perfeito. 
O exame também foi fácil, só tive pena do que foi comigo... resprovou, mas por pura estupidez.
E não te preocupes, ainda tens tempo até lá.. e quando começares a pegar num carro ganhas logo o jeito.
Aquilo ao inicio é meio confuso, mas depois torna-se uma rotina muito fácil, é sempre a mesma coisa. lol

O exame também foi fácil, só tive pena do que foi comigo... resprovou, mas por pura estupidez.
E não te preocupes, ainda tens tempo até lá.. e quando começares a pegar num carro ganhas logo o jeito.

Aquilo ao inicio é meio confuso, mas depois torna-se uma rotina muito fácil, é sempre a mesma coisa. lol
Parabéns Jota 
Só me faltam 2 anos e mais uns meses
(okay, praticamente 3)
E nem sei se quero tirar também... eu tenho bué medo de andar de carro .__. É um trauma que tenho devido ao tipo de condutores que a minha familia tem
Eu vou sempre à frente, e o meu pai é dos que acelera e eu não gosto de velocidades D: A minha irmã, coise, tem carta mas é melhor estar quieta
Ela confunde o travão com o acelarador 

Só me faltam 2 anos e mais uns meses
(okay, praticamente 3)E nem sei se quero tirar também... eu tenho bué medo de andar de carro .__. É um trauma que tenho devido ao tipo de condutores que a minha familia tem
Eu vou sempre à frente, e o meu pai é dos que acelera e eu não gosto de velocidades D: A minha irmã, coise, tem carta mas é melhor estar quieta
Ela confunde o travão com o acelarador 

Editado pela última vez em
Exames não sei mesmo onde arranjar mas no site do imtt consegues arranjar as perguntas de exame para várias categorias... Vêm em formato pdf, escolhes a categoria e fazes o download dos temas que te interessam...
Perguntas de Exame
Eu tirei pra mim quando comecei a tirar a carta... Quando tinha alguma dúvida, anotava num bloco e quando ias ás aulas, no fim, tentava esclarecer-me...
Não é bem o que procuravas mas espero ter ajudado, Bahnny...
Eu comecei no inicio do ano a tirar a carta... Quem a está a pagar sou eu... Por grande azar meu chumbei na primeira vez de fui a exame de código... 4 erradas...
No final do mês vou tentar a minha sorte outra vez...
Quando comecei as aulas de condução também estava um pouco receosa mas depois vai-se ganhando confiança ao longo das aulas e depois passa...
Perguntas de Exame
Eu tirei pra mim quando comecei a tirar a carta... Quando tinha alguma dúvida, anotava num bloco e quando ias ás aulas, no fim, tentava esclarecer-me...
Não é bem o que procuravas mas espero ter ajudado, Bahnny...
Eu comecei no inicio do ano a tirar a carta... Quem a está a pagar sou eu... Por grande azar meu chumbei na primeira vez de fui a exame de código... 4 erradas...
No final do mês vou tentar a minha sorte outra vez...Quando comecei as aulas de condução também estava um pouco receosa mas depois vai-se ganhando confiança ao longo das aulas e depois passa...
Eu pedi tanto para tirar o ano passado, parece que tinha um feeling do que ia acontecer este ano, olhem não tirei e tou a ver que tá dificil por todos os motivos, felizmente ainda tenho com quem contar, mas assim que puder podem querer que vou tirar a carta, odeio ter de depender de pessoas ou transportes públicos. Ficamos muito mais independentes.

Eu nem queria ir tirar a carta porque tinha medo de conduzir... E aqui onde moro há muitas acessibilidades por isso até não me preocupava muito com isso mas depois comecei a trabalhar e como tenho horarios rotativos, tirar a carta começou a ser uma hipotese... Sair às 11 da noite e às vezes à meia noite dá disto...
Então muito lentamente estou a tirar a carta... Mas nunca esperei que ma pagassem... Vou pagando aos poucos e não me está a custar muito... Só me está a sair mais cara pois já chumbei no codigo senao não me iria custar mais de 800€...
Mas é totalmente diferente termos o nosso carrinho e a cartinha e não termos de esperar por ninguem para sairmos...
Então muito lentamente estou a tirar a carta... Mas nunca esperei que ma pagassem... Vou pagando aos poucos e não me está a custar muito... Só me está a sair mais cara pois já chumbei no codigo senao não me iria custar mais de 800€...
Mas é totalmente diferente termos o nosso carrinho e a cartinha e não termos de esperar por ninguem para sairmos...
Eu estou a tirar a carta desde Janeiro.
BOm comecei fui a menos de 15 aulas passei no codigo em Abril.
Depois comecei a conduzir...SANTO DEUS ! Nunca tinha pegado num carro e comecei logo a conduzir e o instrutor fala muito rapido e muito baixinho-.-'
Meu deus.
Mas ainda só tive 3 aulas por causa da escola.
Vou tentar tirar em Julho e passar à primeira no exame de condução como passei no de código que achei super FÁCIL !

BOm comecei fui a menos de 15 aulas passei no codigo em Abril.

Depois comecei a conduzir...SANTO DEUS ! Nunca tinha pegado num carro e comecei logo a conduzir e o instrutor fala muito rapido e muito baixinho-.-'
Meu deus.

Mas ainda só tive 3 aulas por causa da escola.

Vou tentar tirar em Julho e passar à primeira no exame de condução como passei no de código que achei super FÁCIL !

Obrigada Atalantav =)
Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"
Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
Eu ja tirei a carta em dezembro se nao m engano, ou foi em novembro... (to a trocar com o exame de judo que tambem passei)...
ora bem...
em relação a preços foi 730€ se nao m engano... ja que na altura tava com desconto, e sem desconto seria 780€
e recebi como prenda de anos ja que os meus pais nao sabiam o que me dar, e eu tinha falado nisso uma vez por alto e tal... XD
eu recebi ordem de começar a frequentar em junho, mas so comecei as aulas no final de agosto se nao m engano...
comecei a ir quase tds os dias a 2 aulas... ao fim de duas semanas tava a ter condução...
o exame de codigo foi relativamente simples, embora eu tenha ido sem estudar nd (nao façam isso), apenas com a atenção nas aulas tirando resumos e os testes de fichas que eles lá tinham pra fazer e mais nd... passei com 2 erradas... mas fui mesmo muito calma...
bm as aulas de condução ate foram fixes...
eu antes das ter fui pra tras do meu predio praticar um pouco a embraiagem porque me fazia uma certa confusao, mais nd... e aquilo so dava pra ir em segunda porque é apertado e é o sitio das garagens...
entao no primeiro dia aquilo correu tao bem que cheguei a escola 20 min mais cedo, ja que a 1º aula a volta é pequena... a minha instrutora viu logo mal comecei a andar com o carro que ja tinha praticado XD
mas ela coitada apanhou um cagaço cmg...
um dia ia pra os lados de cascais (sitios que nem eu conhecia) e ia na boa... naquilo nao tinha ninguem a frente, so mesmo um autocarro que tava parado a deixar uma pessoa... tava a uma certa distancia e ja tava a reduzir e tinha carros atras... reparei que ao pe da paragem tinha semaforo... e entao antecipei m e reduzi mais porque tinha ca um feeling que a pessoa que ia sair do autocarro ia fazer baixar o semaforo... e foi... so que o detras vinha tao colado ao cu do carro que eu ia a conduzir que teve que fazer travagem brusca... so oiço a minha instrutora a gritar:"acelera, acelera"... e eu naquela, mas ta a ficar vermelho... mas apartir daquele momento o carro que vinha atras de mim passou a tar a uma distancia consideravel... é o que se custuma dizer, os portugueses tem que andar sempre enfiados com o focinho no cu do outro...
outra cena... no dia do exame fui cedissimoe iamos muitos... fiz os exames no sobral...
na volta pra ca a minha instrutora principal disse pra eu ir a conduzir que iamos mais depressa...
fui bem, o unico problema e que esqueci m de acertar o raio do espelho... central... os outros tavam bem, mas aquele que me dava mais jeito tava tao baixo que via era o peito das pessoas... nem disse nd senao levava raspanete da minha instrutora... a pessoa que tinha trazido o carro devia ser muito baixinha... fui o caminho td assim
e houve algumas cenas ruins... e a pior aconteceu em sintra... em que o semaforo meteu-se verde pra mim, e umas miudas de uma escola de la decidiram meter-se na passadeira sem olhar se tinha prioridade e se vinha algum carro ou nao... tive que travar bruscamente... so ouvia a minha instrutora a mandar vir com elas e os colegas delas tb...
bm no exame de conduçao...
acho que desde o inicio que tava passada... so mesmo era ver se nao havia falhas...
mas tive ali uma cena lixada... se eu nao tivesse dado a volta a cidade e memorizado os recantos acho que tinha chumbado...
td bem do inicio, eu fui a 1º da tarde (eramos 2 pra mudar)... o que podia ter m chumbado era o raio do semaforo, mas era porque tinha uma carrinha estacionada a direita que tapava a visibilidade td do lado direito incluindo o semaforo... eu como decorei a zona sabia que tinha um semaforo... e nao era que tava vermelho... ora se eu nao soubesse que ele tava ali tinha chumbado...
uma parte bue comica foi que ele mandou m virar a direita pra uma rua, eu virei... e mandou outra vez virar a direita... mas eu quando olhei vi uma paragem de autocarro, estranhei, virei pra ali e parei a espera de mais instruçoes, ele pos-se a olhar pra mim, foi a olhar que reparei depois numa rua mesmo ali ao lado... mas é que eu nem a entrada tinha visto... mas safei m pk nao fui a 1º nem serei a ultima que isso acontece... XD
virei pra aquela rua, fazer inversao de marcha e tal... td bem, ia pra sair dali que era uma rua sem saida, e a entrada de outra rua perguntei pra que lado e ele so me disse:"pra onde achar conveniente", e eu fiquei wtf?... parei e fiquei a stressar (ate tava bem calma), pensava que m tinha esquecido de algum sinal pra tras, ja tava a dar voltas a cabeça... passados poucos segundos e que reparei que tinha um sinal mesmo a minha frente que me obrigava a virar a direita... XD naquilo a explicar ao homezinho que tava tao absorvida nas instruçoes que ele pedia que nem tinha reparado no sinal a frente... e no meio do riso descontrai XD
a unica coisa que falhou, e eu sei isso conscientemente menos o que me faz o exame, foi os piscas (por duas vezes)...
no final do exame e na troca ele queixou-se que eu estacionei rapido demais... epa... ele devia ter falado do outro estacionamento em que o pneu ficou entre um burado e o raio do passeio pra estacionar... tive que dar um forcezinho pra subir e sai um pouco rapida demais XD
epa e passei os dois exames a 1º vez em 3 meses...
demorou mt tempo pra saber a data do exame de conduçao, e quando soube ainda ia ter que esperar 2 semanas, tive que comprar aulas pk ja tava a 2 semanas sem conduzir...
uma coisa que me chocou imenso foi uma colega (a que trocou cmg na conduçao na vinda) ter passado quando foi em clara contra mao... o.o
achei piada que ela houve uma parte que se desligou e nao ouviu as palavras do examinador e virou pra o lado contrario, so reparou quando ja nao conhecia nem tinha passado pelo sitio por onde treinamos... XD
mas a parte que me deixou bastante chocada foi a do final... o examinador ter pedido pra ela virar a esquerda, e ela em vez de se meter o mais a esquerda da via dela, meteu-se o mais a esquerda da faixa o.o, ou seja o lado contrario... e passou... o examinador nao deve ter reparado mesmo... mas foi algo que me deixou muito perplexa, mesmo sem palavras...
bm, tive a minha carta 2 semanas depois... mas sinceramente eu que tinha começado as aulas quase sem nenhuns erros (a parte da passadeira é mesmo o erro), acabei por vir pra a rua a fazer os piores erros imaginários...
tambem sei que eu andava com carros a gasoleo que sao uma maravilha (mas tb comecei com um a gasolina que era mau como a porra *pra nao falar velho com 18 anos ainda a andar*), pra carrinhas que sao o dobro dos carros com que andei...
nos primeiros dias era raro eu nao transpirar com os nervos que andava, entao fazer o ponto de embraiagem meu deus, quantas vezes eu deixei cair com a carrinha coisa que nao fiz com o carro... e nessas partes começo logo a stressar pk metem demasiado o focinho atras do meu carro (meu ok, da minha mae)... eu ainda nao tenho carro...
mas tinha sempre aquele medo, ja que nao tinha ninguem ao lado com pedais caso seja necessario parar
ainda a umas semanas ia atropelando uma velhinha que se meteu a atravessar a estrada sem olhar pra lado nenhum... tive que travar bruscamente e com o barulho da travagem ela ouviu e parou a meio... se ela nao tivesse parado a meio tinha levado uma trolitada... mas achei piada que a unica coisa que ela disse foi que nao OUVIU... os carros nao se ouvem, mas veêm-se... <.<
eu detesto conduzir a noite e a chuva... e as vezes assusto m quando o raio do limpa para brisas ta automatico pra o minimo de pingas... <.<
bem tirei a carta so mesmo por necessidade...
outro cagaço que apanhei foi a subir uma rampa de quem vem de sintra e vai pra o cacem-s.marcos... tinha eu vindo do shopping de cascais e vinha carrinha cheia, tive de parar quase no cimo... quando tive que arrancar nao é que fui abaixo 3 vezes... stressei 3x mais... ja que nao mexia 1mm do sitio o.o mas la consegui controlar...
'
mas as vezes fico com um trauma danado...
e eu o que mais detesto é estacionar... ainda por cima carrinha que é um monstro...
bm, eu vou parar que isto ja e demais...
tritestamento <.<
ora bem...
em relação a preços foi 730€ se nao m engano... ja que na altura tava com desconto, e sem desconto seria 780€
e recebi como prenda de anos ja que os meus pais nao sabiam o que me dar, e eu tinha falado nisso uma vez por alto e tal... XD
eu recebi ordem de começar a frequentar em junho, mas so comecei as aulas no final de agosto se nao m engano...
comecei a ir quase tds os dias a 2 aulas... ao fim de duas semanas tava a ter condução...
o exame de codigo foi relativamente simples, embora eu tenha ido sem estudar nd (nao façam isso), apenas com a atenção nas aulas tirando resumos e os testes de fichas que eles lá tinham pra fazer e mais nd... passei com 2 erradas... mas fui mesmo muito calma...
bm as aulas de condução ate foram fixes...
eu antes das ter fui pra tras do meu predio praticar um pouco a embraiagem porque me fazia uma certa confusao, mais nd... e aquilo so dava pra ir em segunda porque é apertado e é o sitio das garagens...

entao no primeiro dia aquilo correu tao bem que cheguei a escola 20 min mais cedo, ja que a 1º aula a volta é pequena... a minha instrutora viu logo mal comecei a andar com o carro que ja tinha praticado XD
mas ela coitada apanhou um cagaço cmg...
um dia ia pra os lados de cascais (sitios que nem eu conhecia) e ia na boa... naquilo nao tinha ninguem a frente, so mesmo um autocarro que tava parado a deixar uma pessoa... tava a uma certa distancia e ja tava a reduzir e tinha carros atras... reparei que ao pe da paragem tinha semaforo... e entao antecipei m e reduzi mais porque tinha ca um feeling que a pessoa que ia sair do autocarro ia fazer baixar o semaforo... e foi... so que o detras vinha tao colado ao cu do carro que eu ia a conduzir que teve que fazer travagem brusca... so oiço a minha instrutora a gritar:"acelera, acelera"... e eu naquela, mas ta a ficar vermelho... mas apartir daquele momento o carro que vinha atras de mim passou a tar a uma distancia consideravel... é o que se custuma dizer, os portugueses tem que andar sempre enfiados com o focinho no cu do outro...

outra cena... no dia do exame fui cedissimoe iamos muitos... fiz os exames no sobral...
na volta pra ca a minha instrutora principal disse pra eu ir a conduzir que iamos mais depressa...
fui bem, o unico problema e que esqueci m de acertar o raio do espelho... central... os outros tavam bem, mas aquele que me dava mais jeito tava tao baixo que via era o peito das pessoas... nem disse nd senao levava raspanete da minha instrutora... a pessoa que tinha trazido o carro devia ser muito baixinha... fui o caminho td assim

e houve algumas cenas ruins... e a pior aconteceu em sintra... em que o semaforo meteu-se verde pra mim, e umas miudas de uma escola de la decidiram meter-se na passadeira sem olhar se tinha prioridade e se vinha algum carro ou nao... tive que travar bruscamente... so ouvia a minha instrutora a mandar vir com elas e os colegas delas tb...

bm no exame de conduçao...
acho que desde o inicio que tava passada... so mesmo era ver se nao havia falhas...
mas tive ali uma cena lixada... se eu nao tivesse dado a volta a cidade e memorizado os recantos acho que tinha chumbado...
td bem do inicio, eu fui a 1º da tarde (eramos 2 pra mudar)... o que podia ter m chumbado era o raio do semaforo, mas era porque tinha uma carrinha estacionada a direita que tapava a visibilidade td do lado direito incluindo o semaforo... eu como decorei a zona sabia que tinha um semaforo... e nao era que tava vermelho... ora se eu nao soubesse que ele tava ali tinha chumbado...
uma parte bue comica foi que ele mandou m virar a direita pra uma rua, eu virei... e mandou outra vez virar a direita... mas eu quando olhei vi uma paragem de autocarro, estranhei, virei pra ali e parei a espera de mais instruçoes, ele pos-se a olhar pra mim, foi a olhar que reparei depois numa rua mesmo ali ao lado... mas é que eu nem a entrada tinha visto... mas safei m pk nao fui a 1º nem serei a ultima que isso acontece... XD
virei pra aquela rua, fazer inversao de marcha e tal... td bem, ia pra sair dali que era uma rua sem saida, e a entrada de outra rua perguntei pra que lado e ele so me disse:"pra onde achar conveniente", e eu fiquei wtf?... parei e fiquei a stressar (ate tava bem calma), pensava que m tinha esquecido de algum sinal pra tras, ja tava a dar voltas a cabeça... passados poucos segundos e que reparei que tinha um sinal mesmo a minha frente que me obrigava a virar a direita... XD naquilo a explicar ao homezinho que tava tao absorvida nas instruçoes que ele pedia que nem tinha reparado no sinal a frente... e no meio do riso descontrai XD
a unica coisa que falhou, e eu sei isso conscientemente menos o que me faz o exame, foi os piscas (por duas vezes)...
no final do exame e na troca ele queixou-se que eu estacionei rapido demais... epa... ele devia ter falado do outro estacionamento em que o pneu ficou entre um burado e o raio do passeio pra estacionar... tive que dar um forcezinho pra subir e sai um pouco rapida demais XD
epa e passei os dois exames a 1º vez em 3 meses...
demorou mt tempo pra saber a data do exame de conduçao, e quando soube ainda ia ter que esperar 2 semanas, tive que comprar aulas pk ja tava a 2 semanas sem conduzir...
uma coisa que me chocou imenso foi uma colega (a que trocou cmg na conduçao na vinda) ter passado quando foi em clara contra mao... o.o
achei piada que ela houve uma parte que se desligou e nao ouviu as palavras do examinador e virou pra o lado contrario, so reparou quando ja nao conhecia nem tinha passado pelo sitio por onde treinamos... XD
mas a parte que me deixou bastante chocada foi a do final... o examinador ter pedido pra ela virar a esquerda, e ela em vez de se meter o mais a esquerda da via dela, meteu-se o mais a esquerda da faixa o.o, ou seja o lado contrario... e passou... o examinador nao deve ter reparado mesmo... mas foi algo que me deixou muito perplexa, mesmo sem palavras...
bm, tive a minha carta 2 semanas depois... mas sinceramente eu que tinha começado as aulas quase sem nenhuns erros (a parte da passadeira é mesmo o erro), acabei por vir pra a rua a fazer os piores erros imaginários...
tambem sei que eu andava com carros a gasoleo que sao uma maravilha (mas tb comecei com um a gasolina que era mau como a porra *pra nao falar velho com 18 anos ainda a andar*), pra carrinhas que sao o dobro dos carros com que andei...
nos primeiros dias era raro eu nao transpirar com os nervos que andava, entao fazer o ponto de embraiagem meu deus, quantas vezes eu deixei cair com a carrinha coisa que nao fiz com o carro... e nessas partes começo logo a stressar pk metem demasiado o focinho atras do meu carro (meu ok, da minha mae)... eu ainda nao tenho carro...
mas tinha sempre aquele medo, ja que nao tinha ninguem ao lado com pedais caso seja necessario parar

ainda a umas semanas ia atropelando uma velhinha que se meteu a atravessar a estrada sem olhar pra lado nenhum... tive que travar bruscamente e com o barulho da travagem ela ouviu e parou a meio... se ela nao tivesse parado a meio tinha levado uma trolitada... mas achei piada que a unica coisa que ela disse foi que nao OUVIU... os carros nao se ouvem, mas veêm-se... <.<
eu detesto conduzir a noite e a chuva... e as vezes assusto m quando o raio do limpa para brisas ta automatico pra o minimo de pingas... <.<
bem tirei a carta so mesmo por necessidade...
outro cagaço que apanhei foi a subir uma rampa de quem vem de sintra e vai pra o cacem-s.marcos... tinha eu vindo do shopping de cascais e vinha carrinha cheia, tive de parar quase no cimo... quando tive que arrancar nao é que fui abaixo 3 vezes... stressei 3x mais... ja que nao mexia 1mm do sitio o.o mas la consegui controlar...
'mas as vezes fico com um trauma danado...
e eu o que mais detesto é estacionar... ainda por cima carrinha que é um monstro...

bm, eu vou parar que isto ja e demais...
tritestamento <.<
Estava à espera que ressuscitassem este tópico x)
Até porque tenho uma experiência recente e engraçada.
Bem já tenho a carta há quase 3 meses
mas devia ter sido mais cedo.
Comecei em Abril do ano passado, paguei logo os 100€ e no total eram 400€, mas depois entrei em estágio em Junho e até lá só fui a umas 5 aulas de código. Recomecei então em Setembro e marquei exame em 21 de Outubro, fui a exame de código no dia 18 de Novembro com uns nervos do valha-me Deus, com o instrutor ao meu lado sempre a falar - o que era bom para os nervos, mas não peguei em mais folha nenhuma, estudei imenso e ia convicta de ser capaz... até entrar. Sou pessimista e o meu coração ia pulando. Éramos 4 raparigas da minha escola e fui a segunda a entrar de 12 pessoas que iam fazer exame. Em 10 minutos fiz o exame mas deixei duas para o fim porque duvidava - eram tipo rasteira - e fiquei 20 minutos a andar para a frente e para trás.
No fim, foi do pior. Tinha o estômago às voltas ao ver o homem não carimbar 4 licenças e já pensava "bem, vou ser uma das 4"... Felizmente não fui e passei com duas erradas - certamente aquelas que eu hesitei . Da minha escola passámos três e a outra chumbou com 4, e ir feliz no carro para mim foi complicado ao ver a moça...
Fui logo dizer a minha disponibilidade para aulas de condução na escola... ora... era Novembro. Passou-se o resto de Novembro, passou-se Dezembro e não me conseguiu marcar aulas. Quase desesperei, nem mesmo em férias que tinha mais tempo conseguia aulas porque os universitários tinham prioridade... enfim.
Dia 4 de Janeiro consegui a minha primeira aula e única naquela semana. Ia nervosa mas o home meteu-me logo no meio da populaçion x) como lhe disse, depois tinha semanas que só tinha uma aula, outras que não tinha, outras que tinha duas enfim, até fazer as 15 e mesmo assim não ter muita aula. Às 20 marquei exame, estava mais que preparada, sabia o que ia fazer. Só tinha deixado o carro ir abaixo na terceira aula e pontos de embraiagem logo de início foram excelentes. Já estacionamentos... Bem mas eu sabia que mal tivesse a carta não ia estacionar em lugares assim digamos muito complicados por ainda ser um perigo x)
Dia 6 de Abril fui a exame. 6 da manhã lá estava eu com 2 horas de sono em cima, nervos à flor da pele, fui com uma rapariga - uma das que tinha ido a código comigo - e dois rapazes. Em Santarém treinámos o percurso mais ou menos e além das ruas serem muito subidas ao contrário do Entroncamento, tudo bem.
No centro do imtt a rapariga ia ser a primeira e eu a segunda, os examinadores ao balcão para chamar e eu só rezava para não ser a besta que chumbou a minha irmã na primeira vez que tinha a mania de que mulheres não devem conduzir. Felizmente não foi. Um senhor velhinho - nem mesmo assim simpático - mal dizia algo à rapariga e eu a enervar-me. Ela deixou o carro ir abaixo num plano alto, não metia a quinta na auto estrada e eu já tava ao lado do instrutor a dizer valha-me deus que vou chumbar, e ele indicava-me o que eu devia fazer diferente dela - btw aquele instrutor eu só conhecia da época da minha irmã, porque dos três com quem tive aulas, um não fazia os percursos, outro tinha ido de férias e outro tinha sido operado. Enfim... a rapariga lá estacionou e lá fui eu.
Agora a parte engraçada, mal tinha andado um metro "Pode estacionar de marcha atrás" e eu lá o fiz. O carro na minha frente não tinha outro na frente dele. E ele diz "Acha que está bem estacionado?" e eu "Epá acho que sim mas você é que está aqui para me dizer" "Então e se estaciona algum na frente do outro carro, de tão próxima que está dele, vai contratar um helicóptero para o vir buscar e ainda é você a pagá-lo" e eu "
tipo... besta?!". O resto correu tudo bem, até que deixei o carro ir abaixo uma vez no mesmo ponto que a moça e eu
já chumbei pronto... Chegados ao imtt mandou-me de novo estacionar de marcha atrás e eu sem outros carros como recurso não conseguia ver bem as linhas no chão e lá estacionei, direitinho e pensava eu que dentro das linhas. E ele diz de novo "Acha que está bem estacionado?!" E eu desta vez não respondi, só voltei a estacionar. Ele voltou a dizer o mesmo e voltei a fazê-lo. E perguntou de novo mas mandou-me logo sair. Ou seja, na última vez só estava a implicar comigo porque estava bem, e os rapazes que estavam à espera viram.
E eu cheguei ao pé deles e disse "Epá, já fui" e ela dizia o mesmo e ainda disse "Ah deixei o carro ir abaixo uma vez" e eu pensava mentira duas
e não meteste 5ª.
Então de novo parte engraçada: o homem entregou a licença carimbada mas não disse nada. E eu fiquei feita burra epá será que passei e um tempo depois decidi perguntar ao intrutor que disse "lê o que aí está" e eu epá mas não vejo nada de especial só diz que o portador pode conduzir a categoria em b) ou lá o que era num período de 30 dias . E eu tinha a mente tão em branco que não entendia e a gaja tava calada e eu
opa não entendo. Ainda perguntei por msgs mas ngm me sabia dizer e eu descansada de nao ser a unica ignorant x)
Até que uma amiga minha me disse finalmente "Opá tão se tá assim é porque passaste" e eu mandei um berro - e fui ligar a todos a fingir que tinha chumbado a chorar. Fui para a rua fazer isto e nem reparei que tava gente lá dentro perto da janela em exame
tadinhos todos nervosos e eu tão feliz.
Depois os outros dois moçes tinham ido com aquela besta x) e chumbaram os dois. Inédito, duas raparigas passam e os dois rapazes chumbam. Um deles porque se esqueceu do travão de mão e estranhou o carro não andar x) e o examinador dizia "Olhe que eu não gosto do benfica" - por causa do simbolo vermelho, mas ele como brasileiro não tava a perceber e tals. O outro na auto estrada passou de uma 5ª para uma 2ª e o instrutor, again, "Xi grande travagem!"
E pronto foi esta a minha grande e bela história, numa semana chegou a carta.
Uma coisa que aviso quem daqui está a tirar a carta: não anulem o exame de condução. Um amigo meu tirou o código com 0 erradas antes de mim, mas lixou-se para a condução, não quis marcar exame no mesmo dia que eu e marcou mais tarde. Foi a exame e chumbou com uma porrada de disparates - principalmente andar sempre pela esquerda - com o mesmo examinador que eu. E não podia marcar outro exame porque deixou passar o prazo dos 6 meses. O prazo só conta para marcação de exame, e não para o dia do exame. Por isso, perdeu tudo. Tem de voltar a fazer exame de código e condução, pagar mais 400€ e está obviamente desanimado. Por isso não deixem para mais tarde. Até o exame vir ainda vai um tempinho de aulas e são essenciais. Beijinho e não matem ninguém x) e no fim de tirarem a carta cuidado com estacionarem que eu a tirar o carro já bati, ainda bem que nem riscou
mas adoro conduzir ^.^não tenho medo, porque fui bem habituada a ruas estreitas, chuva e noite. É óptima a sensação e realmente dá jeito para não andar sempre a chatear a mamã para sair ou levar-me ao estágio x)
Verdade, Bahnny, só li agora
http://www.segurancarodoviaria.pt/testes/categoria-a clicas em iniciar testes e depois ou por tema ou aleatório e aparece-te tudo.
Até porque tenho uma experiência recente e engraçada.
Bem já tenho a carta há quase 3 meses
mas devia ter sido mais cedo.Comecei em Abril do ano passado, paguei logo os 100€ e no total eram 400€, mas depois entrei em estágio em Junho e até lá só fui a umas 5 aulas de código. Recomecei então em Setembro e marquei exame em 21 de Outubro, fui a exame de código no dia 18 de Novembro com uns nervos do valha-me Deus, com o instrutor ao meu lado sempre a falar - o que era bom para os nervos, mas não peguei em mais folha nenhuma, estudei imenso e ia convicta de ser capaz... até entrar. Sou pessimista e o meu coração ia pulando. Éramos 4 raparigas da minha escola e fui a segunda a entrar de 12 pessoas que iam fazer exame. Em 10 minutos fiz o exame mas deixei duas para o fim porque duvidava - eram tipo rasteira - e fiquei 20 minutos a andar para a frente e para trás.
No fim, foi do pior. Tinha o estômago às voltas ao ver o homem não carimbar 4 licenças e já pensava "bem, vou ser uma das 4"... Felizmente não fui e passei com duas erradas - certamente aquelas que eu hesitei . Da minha escola passámos três e a outra chumbou com 4, e ir feliz no carro para mim foi complicado ao ver a moça...
Fui logo dizer a minha disponibilidade para aulas de condução na escola... ora... era Novembro. Passou-se o resto de Novembro, passou-se Dezembro e não me conseguiu marcar aulas. Quase desesperei, nem mesmo em férias que tinha mais tempo conseguia aulas porque os universitários tinham prioridade... enfim.
Dia 4 de Janeiro consegui a minha primeira aula e única naquela semana. Ia nervosa mas o home meteu-me logo no meio da populaçion x) como lhe disse, depois tinha semanas que só tinha uma aula, outras que não tinha, outras que tinha duas enfim, até fazer as 15 e mesmo assim não ter muita aula. Às 20 marquei exame, estava mais que preparada, sabia o que ia fazer. Só tinha deixado o carro ir abaixo na terceira aula e pontos de embraiagem logo de início foram excelentes. Já estacionamentos... Bem mas eu sabia que mal tivesse a carta não ia estacionar em lugares assim digamos muito complicados por ainda ser um perigo x)
Dia 6 de Abril fui a exame. 6 da manhã lá estava eu com 2 horas de sono em cima, nervos à flor da pele, fui com uma rapariga - uma das que tinha ido a código comigo - e dois rapazes. Em Santarém treinámos o percurso mais ou menos e além das ruas serem muito subidas ao contrário do Entroncamento, tudo bem.
No centro do imtt a rapariga ia ser a primeira e eu a segunda, os examinadores ao balcão para chamar e eu só rezava para não ser a besta que chumbou a minha irmã na primeira vez que tinha a mania de que mulheres não devem conduzir. Felizmente não foi. Um senhor velhinho - nem mesmo assim simpático - mal dizia algo à rapariga e eu a enervar-me. Ela deixou o carro ir abaixo num plano alto, não metia a quinta na auto estrada e eu já tava ao lado do instrutor a dizer valha-me deus que vou chumbar, e ele indicava-me o que eu devia fazer diferente dela - btw aquele instrutor eu só conhecia da época da minha irmã, porque dos três com quem tive aulas, um não fazia os percursos, outro tinha ido de férias e outro tinha sido operado. Enfim... a rapariga lá estacionou e lá fui eu.
Agora a parte engraçada, mal tinha andado um metro "Pode estacionar de marcha atrás" e eu lá o fiz. O carro na minha frente não tinha outro na frente dele. E ele diz "Acha que está bem estacionado?" e eu "Epá acho que sim mas você é que está aqui para me dizer" "Então e se estaciona algum na frente do outro carro, de tão próxima que está dele, vai contratar um helicóptero para o vir buscar e ainda é você a pagá-lo" e eu "
tipo... besta?!". O resto correu tudo bem, até que deixei o carro ir abaixo uma vez no mesmo ponto que a moça e eu
já chumbei pronto... Chegados ao imtt mandou-me de novo estacionar de marcha atrás e eu sem outros carros como recurso não conseguia ver bem as linhas no chão e lá estacionei, direitinho e pensava eu que dentro das linhas. E ele diz de novo "Acha que está bem estacionado?!" E eu desta vez não respondi, só voltei a estacionar. Ele voltou a dizer o mesmo e voltei a fazê-lo. E perguntou de novo mas mandou-me logo sair. Ou seja, na última vez só estava a implicar comigo porque estava bem, e os rapazes que estavam à espera viram. E eu cheguei ao pé deles e disse "Epá, já fui" e ela dizia o mesmo e ainda disse "Ah deixei o carro ir abaixo uma vez" e eu pensava mentira duas
e não meteste 5ª.Então de novo parte engraçada: o homem entregou a licença carimbada mas não disse nada. E eu fiquei feita burra epá será que passei e um tempo depois decidi perguntar ao intrutor que disse "lê o que aí está" e eu epá mas não vejo nada de especial só diz que o portador pode conduzir a categoria em b) ou lá o que era num período de 30 dias . E eu tinha a mente tão em branco que não entendia e a gaja tava calada e eu
opa não entendo. Ainda perguntei por msgs mas ngm me sabia dizer e eu descansada de nao ser a unica ignorant x) Até que uma amiga minha me disse finalmente "Opá tão se tá assim é porque passaste" e eu mandei um berro - e fui ligar a todos a fingir que tinha chumbado a chorar. Fui para a rua fazer isto e nem reparei que tava gente lá dentro perto da janela em exame
tadinhos todos nervosos e eu tão feliz.Depois os outros dois moçes tinham ido com aquela besta x) e chumbaram os dois. Inédito, duas raparigas passam e os dois rapazes chumbam. Um deles porque se esqueceu do travão de mão e estranhou o carro não andar x) e o examinador dizia "Olhe que eu não gosto do benfica" - por causa do simbolo vermelho, mas ele como brasileiro não tava a perceber e tals. O outro na auto estrada passou de uma 5ª para uma 2ª e o instrutor, again, "Xi grande travagem!"
E pronto foi esta a minha grande e bela história, numa semana chegou a carta.
Uma coisa que aviso quem daqui está a tirar a carta: não anulem o exame de condução. Um amigo meu tirou o código com 0 erradas antes de mim, mas lixou-se para a condução, não quis marcar exame no mesmo dia que eu e marcou mais tarde. Foi a exame e chumbou com uma porrada de disparates - principalmente andar sempre pela esquerda - com o mesmo examinador que eu. E não podia marcar outro exame porque deixou passar o prazo dos 6 meses. O prazo só conta para marcação de exame, e não para o dia do exame. Por isso, perdeu tudo. Tem de voltar a fazer exame de código e condução, pagar mais 400€ e está obviamente desanimado. Por isso não deixem para mais tarde. Até o exame vir ainda vai um tempinho de aulas e são essenciais. Beijinho e não matem ninguém x) e no fim de tirarem a carta cuidado com estacionarem que eu a tirar o carro já bati, ainda bem que nem riscou
mas adoro conduzir ^.^não tenho medo, porque fui bem habituada a ruas estreitas, chuva e noite. É óptima a sensação e realmente dá jeito para não andar sempre a chatear a mamã para sair ou levar-me ao estágio x)Verdade, Bahnny, só li agora

Bahnny escreveu:Alguem sabe de algum site em q se possam fazer exames de codigo pEu fazia aqui os meus, apesar de serem categoria B, também encontrei A. Não sei se já te deram o site mas foi-me muito útil, apesar de dizer que só aparecem algumas, a maioria das vezes aparecem sempre diferentes. Eu nem comprei cd porque o site tinha mesmo tudo e depois punha as dúvidas nas aulas
treinar sem ser a pagar? davam-me um certo jeito pq eu tou a tirar o
codigo A e B e tenho um CD cá em casa mas só tem B e o que me interessa é
mesmo a A
http://www.segurancarodoviaria.pt/testes/categoria-a clicas em iniciar testes e depois ou por tema ou aleatório e aparece-te tudo.
gomawo Tinoco-chan ♡♡ a dor passa, mas a beleza permanece ♥
Bem, que grande mensagem, Dumpling!
Mas não é só em tamanho, atenção: é-o também em qualidade. Gostei muito de lê-la, mesmo.
Quanto a mim... Já tenho idade para tirar a carta e quero mesmo tirá-la, e só ainda não o fiz por um motivo: do que vale tirar a carta de condução se depois não posso praticar?
Sou de Albufeira, mas estou agora a viver em Lisboa com a minha irmã, que também não tem carta (e, obviamente, nenhum carro). A casa não tem garagem, e a zona em que actualmente moro não prima pelo lugares de estacionamento. Em compensação, tenho vários transportes públicos aqui à porta de casa: metro, autocarros e ainda táxis.
Assim, ter um carro, para além de ter o problema do estacionamento, ira ser uma compra desnecessária, visto que consigo ir aonde quero só com os transportes públicos. E já nem falo do preço e dos impostos malucos que uma pessoa tem que pagar por ter um miserável carro...
Em suma, quero tirar a carta de condução e ter o meu carro, mas só quando tiver disponibilidade para isso. De qualquer das formas, desejo boa sorte a quem está a tirar a carta e parabéns aos que já a têm.
Mas não é só em tamanho, atenção: é-o também em qualidade. Gostei muito de lê-la, mesmo.
Quanto a mim... Já tenho idade para tirar a carta e quero mesmo tirá-la, e só ainda não o fiz por um motivo: do que vale tirar a carta de condução se depois não posso praticar?

Sou de Albufeira, mas estou agora a viver em Lisboa com a minha irmã, que também não tem carta (e, obviamente, nenhum carro). A casa não tem garagem, e a zona em que actualmente moro não prima pelo lugares de estacionamento. Em compensação, tenho vários transportes públicos aqui à porta de casa: metro, autocarros e ainda táxis.
Assim, ter um carro, para além de ter o problema do estacionamento, ira ser uma compra desnecessária, visto que consigo ir aonde quero só com os transportes públicos. E já nem falo do preço e dos impostos malucos que uma pessoa tem que pagar por ter um miserável carro...
Em suma, quero tirar a carta de condução e ter o meu carro, mas só quando tiver disponibilidade para isso. De qualquer das formas, desejo boa sorte a quem está a tirar a carta e parabéns aos que já a têm.

Welcome to the Jungle!
Obrigado Amigo Secreto de Setembro! *_*
Percebo-te perfeitamente, marsupilami... Eu só comecei mesmo a tirar a carta por causa dos meus horarios de trabalho... Senão ainda andava por aí de transportes e a 'butes'...
Enquanto à condução, só tenho alguns problemas quando me pedem pa travar
O que é preocupante... O instrutor diz 'dá um cheirinho de travão' e o meu pé é tão pesado que travo logo a fundo... Sem querer... Mas já percebi que só me acontece isto nas descidas...
Carros colados a mim, mas do tipo, super cola três, só aconteceu uma vez e o instrutor fez-me andar a 20km/h até o homem parar de nos seguir... Do tipo a Rita punha o pé no acelarador e o instrutor 'não acelere'... O carro mal conseguia subir a rua, a Rita acelarava um bocadito e o instrutor 'não acelere'... Eu já rezava pra que o homem me desemparasse a 'traseira' não porque estava mesmo coladinho mas porque já estava farta de andar aquela velocidade... Finalmente, ao pé da minha casa, numa rotunda o homem desopilou... E ainda bem senão dava em doida... Nem na minha aula andei assim tão devagarinho...
Houve uma aula de código que me parti a rir... Depois de chumbar, tem de se frequentar um número de aulas para se pedir exame outra vez e lá fui eu toda contente assistir a uma aula sobre sinalização (algo que até não tenho grandes dificuldades)... A instrutora começa a explicar que tipos de sinais existem e maneiras de os distinguir entre si (formatos, cores, etc.) e nomes e onde estão colocados e essas coisinhas todas... No fim da explicação pergunta 'Dúvidas?'... ninguém disse nada, não há dúvidas... A instrutora puxa de testes só sobre sinalização... Prái á 3ª pergunta começa a haver erros de algumas pessoas (aqueles super precipitados que só querem é responder e nem vêm a imagem nem as repostas)... Bem, mais uma vez a instrutora explica as diferenças de uns sinais para os outros... continua-se o teste... mais uma pergunta errada... Explica-se tudo outra vez e eu a pensar 'mas será que ninguém ouve o que está a ser explicado?
'... A instrutora já meia passada explica tudo outra vez... Mas... Outra vez.... Outra errada... Por esta altura já acreditava que eram todos meio lentos e já me ria a potes porque nem 3 vezes depois ninguém percebia... depois de tantos erros a instrutora já estava passada dos carretos e mandou toda a gente embora porque também não tava a acreditar em tamanha lentidão... Nunca eu me ri tanto naquela escola!!!
Enquanto à condução, só tenho alguns problemas quando me pedem pa travar
O que é preocupante... O instrutor diz 'dá um cheirinho de travão' e o meu pé é tão pesado que travo logo a fundo... Sem querer... Mas já percebi que só me acontece isto nas descidas... Carros colados a mim, mas do tipo, super cola três, só aconteceu uma vez e o instrutor fez-me andar a 20km/h até o homem parar de nos seguir... Do tipo a Rita punha o pé no acelarador e o instrutor 'não acelere'... O carro mal conseguia subir a rua, a Rita acelarava um bocadito e o instrutor 'não acelere'... Eu já rezava pra que o homem me desemparasse a 'traseira' não porque estava mesmo coladinho mas porque já estava farta de andar aquela velocidade... Finalmente, ao pé da minha casa, numa rotunda o homem desopilou... E ainda bem senão dava em doida... Nem na minha aula andei assim tão devagarinho...
Houve uma aula de código que me parti a rir... Depois de chumbar, tem de se frequentar um número de aulas para se pedir exame outra vez e lá fui eu toda contente assistir a uma aula sobre sinalização (algo que até não tenho grandes dificuldades)... A instrutora começa a explicar que tipos de sinais existem e maneiras de os distinguir entre si (formatos, cores, etc.) e nomes e onde estão colocados e essas coisinhas todas... No fim da explicação pergunta 'Dúvidas?'... ninguém disse nada, não há dúvidas... A instrutora puxa de testes só sobre sinalização... Prái á 3ª pergunta começa a haver erros de algumas pessoas (aqueles super precipitados que só querem é responder e nem vêm a imagem nem as repostas)... Bem, mais uma vez a instrutora explica as diferenças de uns sinais para os outros... continua-se o teste... mais uma pergunta errada... Explica-se tudo outra vez e eu a pensar 'mas será que ninguém ouve o que está a ser explicado?
'... A instrutora já meia passada explica tudo outra vez... Mas... Outra vez.... Outra errada... Por esta altura já acreditava que eram todos meio lentos e já me ria a potes porque nem 3 vezes depois ninguém percebia... depois de tantos erros a instrutora já estava passada dos carretos e mandou toda a gente embora porque também não tava a acreditar em tamanha lentidão... Nunca eu me ri tanto naquela escola!!! Dumpling* escreveu:não tenho medo, porque fui bem habituada a ruas estreitas, chuva e noite. É óptima a sensação e realmente dá jeito para não andar sempre a chatear a mamã para sair ou levar-me ao estágio x)nem me fales em ruas estreitas ou carros no caminho... XD
os meus pais queixam-se sempre que passo revés pelos carros... acho engraçado foi que nunca toco neles... <.<
epa... chuva é chato quando chove a potes... quando algum carro vem em grande velocidade com agua no chao, aquilo salta m pra o vidro, acho muito chato isso...
e noite é aquela base... encadeia m os olhos...
o problema sempre é haver bimbos(as) na estrada... ainda a pouco tempo a minha mae ia m buscar e uma bimba ia ultrapassa-la quando ela estava a fazer pisca pra a esquerda... depois ainda refilou porque a culpa era da minha mae se tivesse batido... é pena ninguem lhe tirar a carta, porque ela bem precisava de ir reforçar a memoria a escola de condução <.<
ah, outra cena... de inicio o meu irmao tinha um medo de mim XD
nao porque conduzi-se mal, mas porque o psicologico dele nao queria...
mas quando tocava de interesses dele, sabia dizer que a maninha levava-o... X'D
eu sinceramente ainda nao consegui ir sozinha no carro... ate porque aquilo nao é carro, é carrao... odeio... sao demasiado compridos e largos... <.<
Deram-me alta surpresa XD acho que já estão a ver o que é
a minha vai ultrapassar um pouco os 800€ creio eu, mas pronto, olhem alguém sabe de um site online com perguntas grátis e que seja de confiança?
Tou farta de procurar mas por exemplo o http://www.testesdecodigo.com temos mesmo de comprar os testes
é que a carta já custa tanto, que comprar testes, enfim, fora de questão. Está certo que fazemos na escola de condução, mas queria também para depois ir fazendo em casa 
a minha vai ultrapassar um pouco os 800€ creio eu, mas pronto, olhem alguém sabe de um site online com perguntas grátis e que seja de confiança?Tou farta de procurar mas por exemplo o http://www.testesdecodigo.com temos mesmo de comprar os testes
é que a carta já custa tanto, que comprar testes, enfim, fora de questão. Está certo que fazemos na escola de condução, mas queria também para depois ir fazendo em casa 

Eu vou ao meu primeiro exame de condução em breve 
Espero bem que seja o primeiro e último
'
Ando super nervosa...tenho medo de reprovar, porque ouvi dizer que por qualquer coisinha se reprova na condução
'
As minhas aulas de condução tem sido muito puxadas e têm corrido muito bem...
Ai deseje-me sorte.
'

Espero bem que seja o primeiro e último
'Ando super nervosa...tenho medo de reprovar, porque ouvi dizer que por qualquer coisinha se reprova na condução
'As minhas aulas de condução tem sido muito puxadas e têm corrido muito bem...
Ai deseje-me sorte.
'
Obrigada Atalantav =)
Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"
Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.