Qual a melhor dobragem feita de Sailor Moon?
Qual a melhor dobragem feita de Sailor Moon?
Total de votos: 137
-
Alemanha 9% 12 votos
-
Brasil 4% 5 votos
-
Coreia 1% 1 votos
-
Espanha 2% 3 votos
-
Estados Unidos 6% 8 votos
-
França 0% 0 votos
-
Itália 7% 9 votos
-
México 1% 1 votos
-
Portugal 72% 98 votos
-
Rússia 0% 0 votos
Esta sondagem está encerrada.
Primeiro trabalho dos grandes enquanto moderadora (x
Jorgecr, desde já sê bem-vindo. Percebo que ainda não tenhas lido as regras mas dá uma olhadela para te habituares então. Clica aqui.
Não podes fazer double nem triple posts como já te disseram, se queres acrescentar alguma coisa clica em EDITAR.
Jorgecr, desde já sê bem-vindo. Percebo que ainda não tenhas lido as regras mas dá uma olhadela para te habituares então. Clica aqui.
Não podes fazer double nem triple posts como já te disseram, se queres acrescentar alguma coisa clica em EDITAR.

gomawo Tinoco-chan ♡♡ a dor passa, mas a beleza permanece ♥
Eu por acaso adoro a nossa, principalmente da maneira que ela foi aportugesada
Mas gosto mais, muito mais das vozes da versão original, a da Usagi é bastante linda e enquadra com ela e as restantes o mesmo.
Mesmo assim gosto mais da nossa dobragem
.
Mas gosto mais, muito mais das vozes da versão original, a da Usagi é bastante linda e enquadra com ela e as restantes o mesmo.
Mesmo assim gosto mais da nossa dobragem
.
Muitoo Obrigadooo Amigo Secreto
3/4 nesta comunidade!
A nossa tem o seu quê de épica. Embora eu preferísse ver a série em japonês. Incrível como dobraram tanta personagem masculina só com o Jacques e o Semedo
"A roupa mais bonita que uma mulher pode vestir são os braços do homem que ama. Para todas aquelas que não têm essa felicidade, estou cá eu" - Yves Saint Laurent
Não posso votar aqui porque só vi em japonês e português.
(Acho que nunca votei nesta pergunta.)
Mas digo na mesma que adoro a portuguesa! Acho que as vozes são mesmo as adequadas e perfeitas. Não sei se é porque sempre vi em português quando era pequena e/ou porque quando comecei a ver outra vez, também foi em português, mas é o único anime que prefiro em português do que em japonês (língua original). À exceção dos gatos, que preferia muito mais que também apresentassem os gatos com os sexos certos.
(Acho que nunca votei nesta pergunta.)Mas digo na mesma que adoro a portuguesa! Acho que as vozes são mesmo as adequadas e perfeitas. Não sei se é porque sempre vi em português quando era pequena e/ou porque quando comecei a ver outra vez, também foi em português, mas é o único anime que prefiro em português do que em japonês (língua original). À exceção dos gatos, que preferia muito mais que também apresentassem os gatos com os sexos certos.
"Rin, Pyō, Tō, Sha, Kai, Jin, Retsu, Zai, Zen. Akuryo Taisan!" - Hino Rei
Acabei de ver um documentário sobre a Isabel Wolmar na RTP Memória: http://www.rtp.pt/programa/tv/p28316
Ela conta um episódio muito curioso. Disse que uma vez andava no IPO a fazer fisioterapia e havia lá uma miúda de 8 anos que tinha curado um cancro. Porém, desde aí a miúda nunca mais tinha voltado a falar. A Isabel como andava a fazer a dobragem da Sailor Moon, tentando alegrar a miúda, começou a fazer a voz da Amy e das bruxas.
Passados uns dias o médico disse-lhe que ela havia feito um milagre, pois a miúda voltara a falar perguntando pela "senhora das luas".
Recomendo o documentário. Uma senhora muito interessante
Ela conta um episódio muito curioso. Disse que uma vez andava no IPO a fazer fisioterapia e havia lá uma miúda de 8 anos que tinha curado um cancro. Porém, desde aí a miúda nunca mais tinha voltado a falar. A Isabel como andava a fazer a dobragem da Sailor Moon, tentando alegrar a miúda, começou a fazer a voz da Amy e das bruxas.
Passados uns dias o médico disse-lhe que ela havia feito um milagre, pois a miúda voltara a falar perguntando pela "senhora das luas".
"A roupa mais bonita que uma mulher pode vestir são os braços do homem que ama. Para todas aquelas que não têm essa felicidade, estou cá eu" - Yves Saint Laurent
Caniggia Vanderlei escreveu:Acabei de ver um documentário sobre a Isabel Wolmar na RTP Memória: http://www.rtp.pt/programa/tv/p28316Engraçado que ela contou precisamente a mesma história quando a entrevistei em 2011.

E praticamente com as mesmas palavras.

Caniggia Vanderlei escreveu:Aquela entrevista é de 2011 também.Eu sei, eu sei.
Fogo, morro de curiosidade por essa entrevista mano Uranus
Mas pronto, agora já sabes de uma das coisas que ela fala na entrevista. 
Acho, até, que era a cena mais "especial" da entrevista.
"O Milagre da Isabel Wolmar", até dava para um filme. 

Eu voto na alemã também, eu já vi várias dobragens de Sailor Moon, mas acho que essa é mesmo a melhor sem contar com o original japonês, quanto às outras, a Brasileira até está fixe, sim, gosto da versão da Moonlight Densetsu deles, bem diferente do usual, sim. 
A Coreana tem de facto muito boas vozes mas peca muito pelo facto de terem dejaponesado demasiado a série e por terem removido imensos episódios só por causa da Rei Hino. --' Mas pronto, pelo menos a nova dobragem já está melhorzita nesse aspeto.
A dobragem Castelhana de Espanha está bastante boa, seguindo até os niveis muito bons de dobragens do Doraemon, Kiteretsu, Ninja Hattori, etc.
Houve algumas modificações como mais uma vez a relação entre o Kunzite e o Zoisite mas nada assim de muito grave, no geral, está fixe, sim.
A Norte-America, epah, as primeiras duas temporadas, aquilo nem parecia Sailor Moon, parecia uma série completamente diferente, a companhia DiC (agora Cookie Jar) acabou por dumbificar muito a série, inclusivé chamar a todos os vilões de Negaverse. --'
Já a 3ª e a 4ª Temporada dobrada pela companhia Cloverway Inc. já foram melhorzitas porque estiveram bem mais fiéis ao original japonês mas ainda assim com muitas inconsistências e muitos erros, inclusivé, toda esta história das Kissing Cousins, lol.
Mas no geral, até nem esteva má, a dobragem da primeira temporada é para esquecer, para mim, a da segunda ainda vá que lá vá, mas a 3ª e a 4ª temporada dobrados pela Cloverway Inc. foram as únicas que foram realmente pelo menos decentezinhas, tendo em conta o excesso de modificações que eles fizeram lá nos USA.
a de França, não sei muito bem mas ouvi dizer que houve muitas falhas e que a própria canção de abertura foi demasiado à lá Oliver e Benji, para uma série que tem como protagonistas raparigas, mas no geral não me vou pronunciar muito sobre esta dobragem, por agora.
a de Itália, gostei, sem dúvida mas se não fosse aquela c***a daquela pesudo-psicóloga que espalhou uma mentira gigante a dizer que as Sailor Starlights faziam os rapazes ''virarem'' gays, não tinha havido o alto problema que houve das irmás gémeas dos Three Lights e tal, enfim, gente ignorante, mesmo. --'
a do México, bastante boa de facto, como no geral costumam estar as dobragens latino-americanas dos Animés Japoneses, aconselho vivamente a verem pelo menos alguns episódios desta dobragem, a Black Lady então está divinal, sublime, mesmo.
a nossa dobragem Portuguesa, epah, não foi má mas tenho que admitir que nos dias de hoje faz-me imensa confusão, principalmente o facto de haver personagens com a voz completamente misplaced (Sailor Pluto, Sailor Star Healer, Eugeal, entre outras personagens), de algumas das personagens terem uma voz muito mal conseguida (Sailor Neptune, até as Sailor Pitas gozaram com a voz dela, porque ela parecia um aspirador da Singer
)
As vilãs femininas terem quase todas a mesma voz (Isabel Wolmar) se bem, que pronto, também a equipa era curta, por isso, até se compreende.
E o que mesmo me mete mais confusão foi mesmo a ridícula troca de sexos dos gatos, i mean, WTH? para quê é que foi isso, não se nota claramente que o Artémis é uma gato e a Luna é uma gata? Eu sinceramente achei uma grande falta de ética essa atitude, ok, eu sei que o António Semedo (RIP) gostava muito dessa personagem e tal mas isso não é a razão para alterarem por completo duas personagens cruciais tanto no Animé como no Manga, até porque dessa maneira, como é que eles alguma vez poderiam dobrar o filme da Temporada S? Era impossível tendo em conta este deslize enorme que houve, eu na minha opinião acho que foi o maior erro da nossa dobragem, esta alteração de géneros nos gatos da Sailor Moon, tirando a Diana claro, que se manteve uma gata, felizmente.
Eu até aprofundava também o erro de terem também alterado o género da Zircónia por causa da estória da Rainha Nehéllenia, mas pronto, passemos à frente.
No geral, a nossa dobragem até nem está má, mas é-me muito difícil neste momento voltar a olhar para ela com os mesmos olhos, principalmente por causa da estória dos gatos, mas enfim, that's just me.
E por fim, a dobragem Russa, não sei muito bem como foi mas já soube que a Sailor Uranus transformou-se num homem, ou qualquer coisa do género e enfim, também há muita critica a essa dobragem, mas também não me vou pronunciar muito sobre esta dobragem, embora eu goste muito desta língua.
Também há outras dobragens para além das que estão em votação, como a Grega (bastante boa
) a Hebraica de Israel (Stereotypical gay voices for Zoisite & Fish-Eye
), a Tagalog das Filipinas, a Chinesa Cantonesa e Mandarim, a Catalã, a Galega, a Basca (?), enfim há tantas.

A Coreana tem de facto muito boas vozes mas peca muito pelo facto de terem dejaponesado demasiado a série e por terem removido imensos episódios só por causa da Rei Hino. --' Mas pronto, pelo menos a nova dobragem já está melhorzita nesse aspeto.

A dobragem Castelhana de Espanha está bastante boa, seguindo até os niveis muito bons de dobragens do Doraemon, Kiteretsu, Ninja Hattori, etc.
Houve algumas modificações como mais uma vez a relação entre o Kunzite e o Zoisite mas nada assim de muito grave, no geral, está fixe, sim.

A Norte-America, epah, as primeiras duas temporadas, aquilo nem parecia Sailor Moon, parecia uma série completamente diferente, a companhia DiC (agora Cookie Jar) acabou por dumbificar muito a série, inclusivé chamar a todos os vilões de Negaverse. --'
Já a 3ª e a 4ª Temporada dobrada pela companhia Cloverway Inc. já foram melhorzitas porque estiveram bem mais fiéis ao original japonês mas ainda assim com muitas inconsistências e muitos erros, inclusivé, toda esta história das Kissing Cousins, lol.
Mas no geral, até nem esteva má, a dobragem da primeira temporada é para esquecer, para mim, a da segunda ainda vá que lá vá, mas a 3ª e a 4ª temporada dobrados pela Cloverway Inc. foram as únicas que foram realmente pelo menos decentezinhas, tendo em conta o excesso de modificações que eles fizeram lá nos USA.
a de França, não sei muito bem mas ouvi dizer que houve muitas falhas e que a própria canção de abertura foi demasiado à lá Oliver e Benji, para uma série que tem como protagonistas raparigas, mas no geral não me vou pronunciar muito sobre esta dobragem, por agora.
a de Itália, gostei, sem dúvida mas se não fosse aquela c***a daquela pesudo-psicóloga que espalhou uma mentira gigante a dizer que as Sailor Starlights faziam os rapazes ''virarem'' gays, não tinha havido o alto problema que houve das irmás gémeas dos Three Lights e tal, enfim, gente ignorante, mesmo. --'
a do México, bastante boa de facto, como no geral costumam estar as dobragens latino-americanas dos Animés Japoneses, aconselho vivamente a verem pelo menos alguns episódios desta dobragem, a Black Lady então está divinal, sublime, mesmo.

a nossa dobragem Portuguesa, epah, não foi má mas tenho que admitir que nos dias de hoje faz-me imensa confusão, principalmente o facto de haver personagens com a voz completamente misplaced (Sailor Pluto, Sailor Star Healer, Eugeal, entre outras personagens), de algumas das personagens terem uma voz muito mal conseguida (Sailor Neptune, até as Sailor Pitas gozaram com a voz dela, porque ela parecia um aspirador da Singer
)As vilãs femininas terem quase todas a mesma voz (Isabel Wolmar) se bem, que pronto, também a equipa era curta, por isso, até se compreende.
E o que mesmo me mete mais confusão foi mesmo a ridícula troca de sexos dos gatos, i mean, WTH? para quê é que foi isso, não se nota claramente que o Artémis é uma gato e a Luna é uma gata? Eu sinceramente achei uma grande falta de ética essa atitude, ok, eu sei que o António Semedo (RIP) gostava muito dessa personagem e tal mas isso não é a razão para alterarem por completo duas personagens cruciais tanto no Animé como no Manga, até porque dessa maneira, como é que eles alguma vez poderiam dobrar o filme da Temporada S? Era impossível tendo em conta este deslize enorme que houve, eu na minha opinião acho que foi o maior erro da nossa dobragem, esta alteração de géneros nos gatos da Sailor Moon, tirando a Diana claro, que se manteve uma gata, felizmente.
Eu até aprofundava também o erro de terem também alterado o género da Zircónia por causa da estória da Rainha Nehéllenia, mas pronto, passemos à frente.
No geral, a nossa dobragem até nem está má, mas é-me muito difícil neste momento voltar a olhar para ela com os mesmos olhos, principalmente por causa da estória dos gatos, mas enfim, that's just me.
E por fim, a dobragem Russa, não sei muito bem como foi mas já soube que a Sailor Uranus transformou-se num homem, ou qualquer coisa do género e enfim, também há muita critica a essa dobragem, mas também não me vou pronunciar muito sobre esta dobragem, embora eu goste muito desta língua.
Também há outras dobragens para além das que estão em votação, como a Grega (bastante boa
) a Hebraica de Israel (Stereotypical gay voices for Zoisite & Fish-Eye
), a Tagalog das Filipinas, a Chinesa Cantonesa e Mandarim, a Catalã, a Galega, a Basca (?), enfim há tantas.Finalmente um post de quem sabe de dobragens. Eu tal como tu, sei que ver o anime em português não tem nada a ver com o original. Mesmo assim, é inevitável ter carinho pelos dobradores da nossa versão. Ainda ontem em zapping passei pelo Panda Biggs e estava a dar Morangos com Açúcar. Quem era o actor da cena em questão? Rogério Jacques. Parei logo ali a admirar a voz dele e a dizer para mim: 'estou a olhar para o mascarado'
JT1992 escreveu:até porque dessa maneira, como é que eles alguma vez poderiam dobrar o filme da Temporada S? Era impossível tendo em conta este deslize enorme que houve, eu na minha opinião acho que foi o maior erro da nossa dobragem, esta alteração de géneros nos gatos da Sailor Moon, tirando a Diana claro, que se manteve uma gata, felizmente.Oh, porquê?
Então tu tens o exemplo das Starlights, que são rapazes e depois ficam raparigas. Podia-se fazer uma cena parecida com o/a Luna, né? 
Sinceramente, hoje já não acho assim tãããooo mau terem trocado o sexo aos gatos. É um erro que distingue a nossa dobragem de todas as outras. O Luna (como gato) tornou-se uma espécie de ícone e acho que não seria a mesma coisa se fosse uma gata. Além de que o Semedo tinha imenso jeito para dar voz a bicharada. Não imagino uma versão portuguesa da Luna sem aquela voz. Acho, sei lá, inconcebível.
Já agora, excelente mensagem, JT. Tenho pena que não haja mais do género, com as opiniões mais desenvolvidas. Habitualmente é o "gosto desta, não gosto daquela".

Caniggia Vanderlei escreveu:Assistiu aos 200 episódios em cada língua?Não, não assisti propriamente aos 200 episódios em cada língua, também, era fixe, mas não dá para tanto, até porque nem tudo está disponivel no youtube nem na net em geral mas já deu para ver um cheirinho de cada um, e de facto já deu para perceber como é que cada uma foi, ah, queria só também mostra aqui que o opening francês da Sailor Moon soa bué à do Oliver e Benji.
Ver vídeo no YouTube
Star Uranus, sim, de facto, já os Starlights, bem, cá em Portugal com a mentalidade que há aqui é de louvar que tenham mantido esse aspeto do Anime, ao menos isso, mas eu acho que não, a Luna, para mim uma gata fêmea, e o Artémis um gato macho, pronto, e eu não sei até que ponto, isso não iria causa uma mega-confusão assim cá em Portugal, não tenha algo contra, de maneira, sou pela diversidade sexual, seja de que maneira for, mas não sei, eu sinceramente, já não consigo suportar a nossa dobragem, nos dias de hoje, para ser sincero e então adicionando esse aspeto, ainda ajuda mais a eu fugir por assim dizer da nossa dobragem, eu até agradeço e muito Sailor Moon ter dado cá em Portugal, fosse de que maneira fosse mas acho que da mesma maneira que muitos norte-americanos já consideram a dobragem deles obsoleta, o mesmo acontece para mim e para a nossa dobragem porque pronto a pessoa agora, conhece tão bem na íntegra Sailor Moon, que já não quer outra coisa, eu preferencialmente vou sempre pelo original japonês com legendas em inglês, mas também sou aberto a outros dubs, eu inclusivé no outro vi os últimso episódiso de Sailor Stars em português e pah, pronto, lá estavam aqueles problemas, Pluto com voz fininha, Neptuno com voz de aspirador, Yaten com uma voz bué esquisita.
Galáxia com a mesma voz de quase todas as vilãs femininas de Sailor Moon, mas pronto, acho que até um certo ponto, a dobragem não esteve má, só que havia era muitos problemas por causa da falta de pessoal para fazer a dobragem, mas enfim, pelo menos, posso dizer que o Mascarado (um pouco mas romântico na nossa dobragem) e a Rita Hino estiveram bastante bem dobrados na nossa versão, isso eu concordo. 
Concordo com a história do obsoleto. Acontece-me o mesmo no Dragon Ball. Adoro os dobradores, seguirei sempre as carreiras deles e a nostalgia que eles provocam em mim será sempre especial. Todavia, quando vi a série em japonês legendado não quis mais nada. Há coisas que se perdem em dobragem, nomes alterados e vozes que não correspondem ao idealizado pelo criador e que podem transmitir uma personalidade diferente. No caso da sailor moon, não encontrei nenhuma fansub ou não procurei devidamente e sujeitei-me a ver em português. Agora é tarde para recuar. A dobragem podia ser muito melhor mas foi a com que eu fui criado e os dobradores terão sempre o meu interesse, fascínio e admiração. Qualquer coisa onde entre o Jacques ou a Wolmar tem logo o meu interesse
Irritam-me erros de continuidade na dobragem. Por exemplo, a Setsuna era Susana, mas no episódio 190 a Luna chama-lhe Setsuna.
"Atende Bunny, pode ser da Roda dos Milhões"
Muito bom.
"Atende Bunny, pode ser da Roda dos Milhões"
Muito bom.
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.