Novos dicionários do Acordo Ortográfico
A pedido da Momiji vim postar um link para uma petição que está a ser feita CONTRA o novo acordo ortográfico, quem queser é so assinar
http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/
http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/

O Regresso das Sailor Stars - Prólogo reescrito
3 anos e 11 meses *.* Uranus coisa mai linda do meu
É só antigo 
Ainda bem
LOL, nunca tinha pensado nisso
E cá dizemos "hora de ponta" enquanto vocês aí dizem "hora do rush"
(ok que estão perto da america e isso, mas não têm nada a ver as comparações
)

Ainda bem

chousenshi escreveu:Kristea escreveu:E por acaso, estávamos a gozar com a palavra "facto".
- De fato, tens razão...
- Mas sem fato não tens razão nenhuma...
Offtopic: Bah, nem tinha me dado por conta desta distinção ::, aposto que vocês dão risada quando eu falo fato... :
:
Assim como algumas palavras eu também acho estranho. Pra mim gira é do verbo girar, se dizem que sou gira... hahahaha... ::
Fim do offtopic
LOL, nunca tinha pensado nisso

E cá dizemos "hora de ponta" enquanto vocês aí dizem "hora do rush"
(ok que estão perto da america e isso, mas não têm nada a ver as comparações
)
(totalmente atrasada)
Credo gente, vamos com calma!
Pelo que vi, a Chou foi a única brasileira a se manifestar
no fórum, logo eu também gostaria de participar.
Esse acordo... Oque posso dizer? Primeiramente: o Brasil não
quer dominar Portugal! Não vamos inverter a história, Pelé não vai avistar um
pedaço de terra no meio do oceano e gritar: Terra a vista! Não, não é isto!
Este acordo, pelo que pude entender e ler as informações
postadas aqui (sim, eu li todas as páginas!) vai
apenas alterar a grafia das palavras, para que haja certa uniformidade entre o
tão distinto português de Portugal e português do Brasil. Esta distinção
deixará de existir APENAS na escrita, não na pronúncia.
Se houver algum tipo de “sofrimento”, “martírio” ou algo
assim, não será apenas com vocês, mas sim com todos os países que aceitarem o
acordo.
Sinceramente, acho esta revolta uma “tempestade num copo d’água”.
Se esse acordo for apenas por motivos econômicos, que seja. Como se ninguém
soubesse que o mundo todo gira em torno do capitalismo. Sei que tem gente que
vai dizer: “Ah, mas você não se preocupa com a língua em si, nas raízes
culturais e blá blá blá...” Claro que me preocupo! Terei que rever meus
conhecimentos sobre escrita, me atualizar e tudo mais. Só que fazer essa
reciclagem cultural não arranca pedaço de ninguém. Eu fui alfabetizada sem o K,
W e Y. Minhas irmãs mais novas (de 16,10 e 9 anos) conheceram o alfabeto já com
estas letras na escola. Achei estranho, mas me adaptei.
Estas mudanças visam uma aproximação lingüística na forma
escrita. Que bom, isso me deixa muito feliz! É uma pena que todos não falamos
do mesmo modo, com mesmo sotaque. Mas uma tentativa de união, seja ela como
for, para mim é bem vinda.
Eu encaro este acordo ortográfico de forma positiva. E ele
será uma questão de adaptação assim como foi pra vocês com o euro, como foi
para nós com o real. Um dia, todo mundo aprende!
E tenho dito! :Blaaargh!:
acordo.
Sim Odango, mas imagina lá agora escreveres durante anos a tua língua e dum dia para o outro deixares de escrever "correctamente"
'
O problema não está na escrita brasileira, está é nas mudanças que vai haver
Ok, é para "juntar" as duas línguas, mas como já disseram: Existe o Inglês britânico e o americano; Existe o espanhol latino e o mexicano
' E eles lá não têm problemas
'
A mudança do alfabeto concordo, não são 3 letras que vão formar uma grande mudança, mas agora deixar de escrever por exemplo:
Activa; Arquitecta; tecto; Mini-saia; enjôo; vôo; vêem;
Tirar os hífens, começar a escrever Antônio em vez de António é confuso
'
'O problema não está na escrita brasileira, está é nas mudanças que vai haver

Ok, é para "juntar" as duas línguas, mas como já disseram: Existe o Inglês britânico e o americano; Existe o espanhol latino e o mexicano
' E eles lá não têm problemas
'A mudança do alfabeto concordo, não são 3 letras que vão formar uma grande mudança, mas agora deixar de escrever por exemplo:
Activa; Arquitecta; tecto; Mini-saia; enjôo; vôo; vêem;
Tirar os hífens, começar a escrever Antônio em vez de António é confuso
'
Odango, é tão estranho para vocês como para nós. Atenção que não tenho nada contra os Brasileiros, mas nós vamos ter de mudar palavras que nos habituámos a escrever há anos, enquanto vocês vão abolir o trema e fazer mais umas quantas mudanças.
Como a Ice-chan disse, se também há o Espanhol Latino e o Mexicano, o Inglês Britânico e o Americano, e continuam a manter-se sem mudanças radicais destas, porque é que em Portugal e regiões autónomas não pode haver Português Latim e no Brasil e restantes países lusófonos não pode haver o Português com Sotaque?
Como a Ice-chan disse, se também há o Espanhol Latino e o Mexicano, o Inglês Britânico e o Americano, e continuam a manter-se sem mudanças radicais destas, porque é que em Portugal e regiões autónomas não pode haver Português Latim e no Brasil e restantes países lusófonos não pode haver o Português com Sotaque?
Odango, o problema é que no fundo isto não vai alterar assim tão drasticamente a escrita que ela passe a ser igual nos dois países... Este acordo só muda a grafia de certas palavras, que apesar de serem bastantes acabam por não representar assim uma "fatia" tão grande do dicionário português...
Mas como já ouvi dizer, isto no fundo não serve para nada porque na abole a necessidade de edições diferentes de, por exemplo livros, para os dois países, visto que a gramática dos dois países continua a ter bastantes diferenças, portanto não vai cumprir o seu objectivo =/
Sendo assim o raio do acordo acaba por ser uma perfeita estupidez -.-'' Ainda bem que em Portugal ainda ninguém assinou o papelinho a obrigar-nos a escrever assim -.-
Mas como já ouvi dizer, isto no fundo não serve para nada porque na abole a necessidade de edições diferentes de, por exemplo livros, para os dois países, visto que a gramática dos dois países continua a ter bastantes diferenças, portanto não vai cumprir o seu objectivo =/
Sendo assim o raio do acordo acaba por ser uma perfeita estupidez -.-'' Ainda bem que em Portugal ainda ninguém assinou o papelinho a obrigar-nos a escrever assim -.-

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Eu é que vou saber, Jujumoon?
Essas mudanças foram os "grandões" que inventaram, não nós!
Será estranho, mas como disse, é uma questão de tempo de adaptação.
Só fico um pouco triste porque me baseando nas opiniões de vocês, eu pude entender que os portugueses acham que terão a sua forma de escrever/falar estragada (abrasileirada).
Somos tão vítimas quanto vocês. As vezes eu me irrito com as idéias de jerico que a Academia Brasileira de Letras tem, mas fazer oque?
Mudanças, gente. Mudanças...
Só fico um pouco triste porque me baseando nas opiniões de vocês, eu pude entender que os portugueses acham que terão a sua forma de escrever/falar estragada (abrasileirada).
Somos tão vítimas quanto vocês. As vezes eu me irrito com as idéias de jerico que a Academia Brasileira de Letras tem, mas fazer oque?
Odango escreveu:Eu é que vou saber, Jujumoon?
Sim Odango, entendo o que queres dizer, mas de faCto o português sofre muitas mais mudanças do que o português brasileiro.
É muito mais drástico os portugueses/africanos serem obrigados a escrever "Ótimo" em vez de "Óptimo" do que os brasileiros escreverem "linguiça" em vez de "lingüiça", que são mudanças muito mais suaves.
O facto é que nós temos muitas mais alterações do que um simples hífen ou mudanças de acentuação, temos isso acrescescido a mudanças drásticas de grafia e vocês não.
Na minha humilde opinião isto é um abrasileiramento sim.
Claro que vocês não têm culpa, nem nós, mas o faCto é que eu nunca irei escrever "fato" xD
E mais uma vez, isto não é briga de brasileiros com portugueses, mas sim uma simplesmanifestação de desagrado a uma coisa que nos foi brutalmente imposta.

Sammu, és fixe!
Não é uma questão de ataque entre Portugueses e Brasileiros, está muito para além disso. Este acordo ortográfico veio para reforçar relações económicas, tão simples quanto isso. O resto são desculpas que os governantes tentam colocar para justificar algo que não tem cabimento nenhum. E é minha opinião que isto não serve para nos unir. O povo português dá-se bem com o brasileiro e vice-versa, cada um com as suas próprias questões culturais. Precisamos mesmo de uniformizar a língua desta forma radical para nos aproximarmos? Sinceramente, não acho.
É claro que os brasileiros também sofrem alterações com isto, ninguém disse o contrário, e penso que todos que por aqui passaram reforçaram isso... Ninguém está contente com a situação.
E quanto ao não podermos fazer nada, acho que se protestarmos pode ser que consigamos algo. Se não fizermos nada é que realmente isto vai para a frente...
É claro que os brasileiros também sofrem alterações com isto, ninguém disse o contrário, e penso que todos que por aqui passaram reforçaram isso... Ninguém está contente com a situação.
E quanto ao não podermos fazer nada, acho que se protestarmos pode ser que consigamos algo. Se não fizermos nada é que realmente isto vai para a frente...
isto vai ser o horror!! uma tragedia!! kk dia faz-se um acordo ortografico com as ex-colonias e passamos a escrever em crioulo!! axo muito mal isso de sermos nos a mudar a nossa maneira de escrever...as coisas estavam bem como estavam...escreviamos bem...agora vamos passar a escrever mal!! eu não mudo!! não quero!!! bah!
Usako escreveu:isto vai ser o horror!! uma tragedia!! kk dia faz-se um acordo ortografico com as ex-colonias e passamos a escrever em crioulo!! axo muito mal isso de sermos nos a mudar a nossa maneira de escrever...as coisas estavam bem como estavam...escreviamos bem...agora vamos passar a escrever mal!! eu não mudo!! não quero!!! bah!
Bah, digo eu com este teu comentário... não é questão de escrever crioulo, olha o preconceito

É a questão de respeitar as culturas dos outros... claro que o Sammu está certo em dizer que vai ser mais drástico pra vocês do que pra nós... mas já que está a lei aí... que venga el toro :
:Eu já disse, não concordo muito com esta mudança drástica... mas já houveram tantas, espero que esta pelo menos cumpra com o objetivo dela :
': (se bem que já se discute ela tanto que ela nem vai acontecer enfim, tempestade em copo d'água :

Não estou em condições de comentar o dito anteriormente, mas assim que melhorar o faço :
':
Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março

Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
chousensi..não é preconceito!! foi um exemplo!! é claro k todos aki respeitamos a cultura dos outros!!! :p so k revolta a quase todos termos de mudar a nossa maneira de escrever!!! mas agora vendo bem...quando foi feito um acordo ortografico no inicio do seculo passado...em que palavras tipo pharmacia passou a ser farmacia, entre outra muitas que mudaram...as pessoas da altura tambem se devem de ter revoltado...:p
Usako, a Chou tem razão... Não é questão de "escrever crioulo", como dizes. Cada povo tem as suas próprias raízes culturais! E nenhuma língua se está a subjugar a outra, há alterações em ambos os lados! Esses países de que falas são muito ricos nas suas culturas, e têm de ser respeitados por tal. Eu não concordo com isto por causa das implicações que terá na nossa língua, e se o Brasil escrevesse "óptimo" e "facto" como nós, eu iria estar contra o Acordo Ortográfico à mesma, porque não é por passarmos a escrever como eles que eu me oponho, e sim por passarmos a escrever da forma diferente que fazemos e, a meu ver, sem razão suficiente que o justifique.
Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Princípe, assim como muitos outros, são países que, tal como Portugal e Brasil, têm direito a ter as suas próprias culturas. Fomos nós que colonizámos esses países e muitas pessoas tiveram de se adaptar à nossa língua. Angola tem (corrijam-me se estiver errada), penso, mais vinte línguas nacionais, entre elas o quimbundo que, para quem não sabe, muito contribuiu para introduzir palavras na nossa língua. Exemplos são palavras como "missanga" e "tanga". Por isso, não concordo com o que dizes. E não passamos a "escrever mal" e sim de forma diferente. Eu não concordo nada com este acordo, mas essas posições são injustas com os restantes países que falam a língua portuguesa.
EDIT: Acabei de ver o teu post, mas fica aqui a opinião à mesma
Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Princípe, assim como muitos outros, são países que, tal como Portugal e Brasil, têm direito a ter as suas próprias culturas. Fomos nós que colonizámos esses países e muitas pessoas tiveram de se adaptar à nossa língua. Angola tem (corrijam-me se estiver errada), penso, mais vinte línguas nacionais, entre elas o quimbundo que, para quem não sabe, muito contribuiu para introduzir palavras na nossa língua. Exemplos são palavras como "missanga" e "tanga". Por isso, não concordo com o que dizes. E não passamos a "escrever mal" e sim de forma diferente. Eu não concordo nada com este acordo, mas essas posições são injustas com os restantes países que falam a língua portuguesa.
EDIT: Acabei de ver o teu post, mas fica aqui a opinião à mesma

Odango escreveu:(totalmente atrasada)
acordo.
Nos sabemos k a alteraçao é so na escrita!!!
E aí está o problema.. n somos obrigados a ter k escrever d outra maneira so pk alguem s lembrou d retirar a nossa nomenclatura!!!
N é justo para o povo Portugues!!! É a mesma coisa k tivessem a mudar a nossa língua!!!
E pronto tb tenho dito.. e eu serei sempre contra a este acordo.. Apesar d este país estar cada vez pior.. Axo que em certas situações os portugueses n se podem deixar levar pelas coisas e devem revoltar-se!!! Px n somos bonecos k os governadores manipulam como querem!! E s eles n têm inteligencia para ver que este acordo é estupido!!! Está aqui o pessoal contra para os fazer mostrar k eles não estão a ver as coisas!!!

Odango escreveu:Concordo com a possível "confusão".
Para nós vai ser estranho escrever "heroi, linguiça, para" (do verbo parar)...
Mas estas mudanças estão aí para serem seguidas. Nos foram impostas, não querem saber o que a população acha. É algo que teremos que acatar, quer queira ou não.
Nessa questão não concordo contigo, não acho que tenhamos que "acatar" e não dizer nada sobre o assunto. Até porque se pensares um pouco isso vai trazer muitos problemas aos alunos que aprenderam à pouco tempo a escrever e aos próprios professores de português que terão de reaprender a escrever para poderem ensinar correctamente aos mais novos. Penso que o governo deveria de ao menos ter tido a cedência de fazer um referendo sobre o assunto para saber ao menos qual a opinião do povo português.
Teru Teru Momiji!
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.