Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Novos dicionários do Acordo Ortográfico

Assino por debaixo deste grito de revolta da kristea!
neptuno_avista escreveu:Assino por debaixo deste grito de revolta da kristea!

Assino também!! Este caso revolta-me até aos ossos!!

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
me assina tambem!

O Camoes deve estar prestes a perder o outro olho com isto tudo xD
Kristea escreveu:E por acaso, estávamos a gozar com a palavra "facto".
- De fato, tens razão...
- Mas sem fato não tens razão nenhuma...

Offtopic: Bah, nem tinha me dado por conta desta distinção :Matreiro:, aposto que vocês dão risada quando eu falo fato... :Matreiro:
Assim como algumas palavras eu também acho estranho. Pra mim gira é do verbo girar, se dizem que sou gira... hahahaha... :Matreiro:

Fim do offtopic

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março Neutral
Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
dizzy22 escreveu:
Manon escreveu:Tipo lol...
Nós tivemos durante séculos português!
Chegamos ao brasil, eles falam português e o português evoluiu para eles de uma maneira e para nós de outra!
Porque é que não ficam eles com o brasileiro e nós com o português como sempre?
LOL?

*vénia*

British English e American English diz alguma coisa?

Ontem estive a ler aquele livrito com o título 'Atual - O Novo Acordo Ortográfico' , OMG, as alterações... Porque não deixam tudo como está? Se somos felizes assim e os outros países também...

btw, a minha professora de Português disse-nos que agora temos 6 anos para nos adaptar às mudanças!

Dizzy era a mesma coisa que tentares por um americano a dizer lift em vez de elevator... eles passavam-se!
Então porque é que nós não podemos dizer chávena em vez de xicara?
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.
Concordo plenamente com vcs... Isto kualker dia para nos facilitar ainda nos deixam escrever com abreviaturas!! Quando e k ja se viu nos mudar-mos a nossa lingua... e k ainda por cima nos temos mais percentagem de palavras mudadas k o brasil! Agora pergunto foram os nativos do brasil k nos descobriram Portugal ou Portugal k descobriu o Brasil!? Acho k nao tem o minimo sentido e e revoltante, pelo menos para mim k amo a nossa lingua. Eu recuso-me a escrever brasileiro... Pk se repararem nos vamos ter imensos livros com erros ortograficos LOOOL...
lauritah escreveu: Agora pergunto foram os nativos do brasil k nos descobriram Portugal ou Portugal k descobriu o Brasil!?

Aqui o problema não é quem descobriu quem. Os brasileiros é que são mais do que nós...logo estamos em desvantagem.
Para esclarecer alguns pontos, vou deixar aqui a opinião do escritor, poeta, tradutor e eurodeputado português Vasco Graça Moura:

De maneira que tudo o que o Governo está a fazer no tocante à aceleração da aplicação do Acordo Ortográfico, em especial a aprovação do protocolo modificativo em questão, não só não tem o condão de pôr o Acordo Ortográfico em vigor, como abre a porta à
inconstitucionalidade.

Não por propor a aprovação, o que, embora muito discutível, corresponde a uma fase normal do processo.

Mas porque, no art.º 2 da proposta se dispõe já substantivamente quanto à aplicação do Acordo no prazo de seis anos após o depósito do instrumento de ratificação, sem saber ainda se o protocolo será ratificado pelos Estados que ainda o não fizeram.

Isto é, sem ter qualquer garantia de que o Acordo entrará em vigor antes de decorrido esse prazo.

Pretende-se contar a partir da ratificação um prazo que só faria sentido começar a contar a partir da entrada em vigor do Acordo!

Repare-se, de resto, que em algumas das línguas de maior projecção mundial, como o inglês, o espanhol, o francês e o alemão, ninguém pensa em reformas ortográficas que simplifiquem as grafias nos termos em que o Acordo vem fazê-lo.

E isso nunca impediu os respectivos falantes de verem as suas línguas na vanguarda do progresso e do desenvolvimento.

Mais de 40 milhões de pessoas seguem a norma portuguesa.
De facto, não se trata de contrapor 10 milhões de portugueses a 180 milhões de brasileiros.

Trata-se de considerar que, de Portugal a Timor, passando por Cabo Verde, pela Guiné-Bissau, por S. Tomé e Príncipe, por Angola, por Moçambique, por Goa, por Macau, e pelas comunidades portuguesas e dos PALOPS dispersas no mundo, há mais de 40 milhões de seres humanos que seguem a norma portuguesa.

É, antes de mais, quanto às competitividades em presença no interior do universo da língua portuguesa que a questão do seu valor deve ser analisada.

A adopção do Acordo redundará em total benefício do Brasil.
Os PALOP e Timor ficarão completamente dependentes da edição e das indústrias culturais brasileiras.

E isso virá a acontecer em Portugal.

Nem colhe dizer-se que “apenas” cerca de 1,45% das palavras portuguesas são afectadas.

O cálculo foi feito sobre um corpus de 110.000 quando o dicionário Houaiss tem cerca de 228.000 entradas.

E, pior ainda, não foi feito cálculo nenhum quanto à frequência com que essas palavras são utilizadas, havendo casos em que tal frequência é altíssima…

Atenção à frase do benefício do Brasil. Creio que o que o autor queria dizer era que, realmente, a indústria económica brasileira ficará muito beneficiada com este acordo, e a portuguesa que irá de arrastão e aproximar-se-á de um país que é grande como o Brasil. Assim sendo, parece-me que o que ele pretendia dizer é que ambos os países estão a pensar unicamente na economia e a não valorizar a opinião de brasileiros e portugueses que, cada um, querem a sua língua como está. Os restantes países submetem-se simplesmente à vontade dos maiores. E cada vez se torna mais evidente que é a economia que faz rodar tudo neste mundo...
Px mx se pensassem - no dinheiro e mais na nossa lingua.. Faziam menos parvoíces!!!

Bolas... acho que nunca me irei habituar a isto...
As palavras parecem-me nuas e incorrectas... >.<
Se se preocupassem com coisas mais importantes do que própriamente com a língua e a forma de escrever... Mad
Eles kando comexarem a ver os resultados escolares piores do k ja sao...
Vao pensar melhor..
Pk isto vai prejudicar os miudos k tao agr pai no 5º ano... vai ser uma mudança complicada para eles!!!

Como diz a minha stora, quem ficam beneficiados sao os alunos que dão erros xD
Ai isso é vdd... loooool

Luninha escreveu:Pk isto vai prejudicar os miudos k tao agr pai no 5º ano... vai ser uma mudança complicada para eles!!!

Totalmente, falo como um exemplo (ainda não estou no 5º, mas estou quase), não sei se me vou conseguir habituar bem.
No outro dia a minha professora também falou um pouco sobre estas mudanças, por causa de uma ficha em que alguns meninos tinham escrito 'Ártico' e outros 'Árctico' (eu escrevi Ártico, é hábito), e a minha professora disse que podia ser correctamente das duas formas por causa do acordo ortográfico.
Um Manifesto/Petição contra o Acordo Ortográfico circula, desde sexta-feira, na Internet assinado por 19 personalidades portuguesas ligadas à cultura, política e economia que acusam a actual reforma da língua de ser «mal concebida», «desconchavada», «perniciosa» e «desnecessária».

Os signatários sustentam que o Acordo Ortográfico não tem condições para servir de base a qualquer proposta legal e convidam todos os utilizadores portugueses a assinarem a petição.
O manifesto está assinado por nomes como Eduardo Lourenço, José Pacheco Pereira, Mário Cláudio, Paulo Teixeira Pinto, Vasco Graça Moura ou Zita Seabra.
Recorde-se que a Assembleia da República debate no próximo dia 15 de Maio uma proposta de resolução do Governo que poderá determinar a ratificação do Acordo Ortográfico pelo Estado Português
Os interessados poderão assinar a petição a partir de

http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/
OFF TOPIC

alguem me sabe dizer se neste ano ja conta a nova ortografia para o exame nacional de portugues?tnhu uma amiga no 12ano e ela ja s ta a passar pk a scola n lhe sabe responder....
meneses escreveu:OFF TOPIC

alguem me sabe dizer se neste ano ja conta a nova ortografia para o exame nacional de portugues?tnhu uma amiga no 12ano e ela ja s ta a passar pk a scola n lhe sabe responder....

Penso que não! Hoje fizémos a mesma pergunta à nossa professora de português, e ela disse-nos que não, embora eu tenha algumas dúvidas (aquela mulher nunca tem a certeza de nada :s)
Ela diz que temos seis anos para nos habituarmos a esse novo acordo estúpido Mad

Mas é melhor outro user cá do fórum responder, pois eu não tenho a certeza Embaracoso'''

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
dizzy22 escreveu:
meneses escreveu:OFF TOPIC

Penso que não! Hoje fizémos a mesma pergunta à nossa professora de português, e ela disse-nos que não, embora eu tenha algumas dúvidas (aquela mulher nunca tem a certeza de nada :s)
Ela diz que temos seis anos para nos habituarmos a esse novo acordo estúpido Mad

Mas é melhor outro user cá do fórum responder, pois eu não tenho a certeza Embaracoso'''

obrigada de qualquer maneira dizzy Smile☀
Meneses, segundo o que andei a ver, a partir do momento em que o acordo for mesmo aprovado (que ainda não foi) vamos ter 6 anos para nos "habituarmos", portanto de certeza absoluta que no exame de português a ortografia antiga está correcta Embaracoso

Agora a recente é que não acho que vá estar certa... =/

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro

ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Sammu
  • 1 online: Sammu