Novos dicionários do Acordo Ortográfico
Acordo Ortográfico: Novos dicionários lançados hoje
A Texto Editores lança esta sexta-feira dois dicionários, que estarão conforme o novo Acordo Ortográfico, ratificado na passada semana, em Conselho de Ministros.
Além do «Novo Dicionário da Língua Portuguesa – Conforme Acordo Ortográfico» e do «Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa – Conforme Acordo Ortográfico», a editora lançará também um pequeno guia, que visa dar a conhecer todas as alterações ortográficas.
As três edições, nomeadamente o guia «Actual: O Novo Acordo Ortográfico – O Que Vai Mudar na Grafia do Português, contaram com a colaboração do professor, investigador e linguista João Malaca Casteleiro, além do seu colaborador Pedro Dinis Correia.
Os dois dicionários são as primeiras obras lexicográficas elaboradas segundo o Acordo Ortográfico de 1990 e representam um marco importante na afirmação da lusofonia, uma vez que seguem, de forma sistemática, as normas nele consagradas, tanto para a variante luso-africana, como para a variante brasileira do Português.
O «Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa» integra mais de 250 mil entradas, locuções, idiotismos e vozes da fraseologia e constitui uma obra alargada, em caixa de dois volumes, de 1024 páginas cada um, e vendida unicamente em conjunto, por 139,90 euros.
Com 125 mil entradas, o «Novo Dicionário da Língua Portuguesa» integra-se na família de Dicionários e Obras de Referência da marca Universal e apresenta-se como uma edição para uso diário em ambiente académico, profissional ou outro, por 38,50 euros.
O guia «Actual» é uma publicação acessível e de consulta rápida sobre as principais mudanças no acordo e apresentará um preço de 4,90 euros.
Lembrem-me para nunca mais comprar dicionários...

Sammu, és fixe!
Estamos Cada vez mais parecidos com os Brasileiros.
Só falta o clima e o sotaque… :
: 
: 
“Em Portugal desaparecem da escrita o "c" e o "p" mudos usados em palavras como "acção", "afectivo", "adopção" e "baptismo".
Cai o hífen de palavras como "anti-semitismo", que dobra o "s" e passa a
"antissemitismo". O mesmo acontece a mini-saia que passará a
escrever-se "minissaia".
Por cá, a terceira pessoa do plural do presente do indicativo de verbos
como "crer" e "ver" perde também o acento circunflexo. Passamos a
escrever "creem" em vez de "crêem" e "veem" em vez de "vêem".
E palavras como heroico e ideia perdem o acento agudo que ainda é usado no Brasil ("heróico" e "idéia").
O alfabeto passa a ter 26 letras em vez de 23, com a introdução do K, W e Y.
No entanto, Portugal mantém o acento agudo em António, enquanto o Brasil continuará a escrever Antônio.
No final, as alterações vão mudar apenas 0.45% do vocabulário no Brasil e 1,6% das palavras escritas em Portugal”
Cai o hífen de palavras como "anti-semitismo", que dobra o "s" e passa a
"antissemitismo". O mesmo acontece a mini-saia que passará a
escrever-se "minissaia".
Por cá, a terceira pessoa do plural do presente do indicativo de verbos
como "crer" e "ver" perde também o acento circunflexo. Passamos a
escrever "creem" em vez de "crêem" e "veem" em vez de "vêem".
E palavras como heroico e ideia perdem o acento agudo que ainda é usado no Brasil ("heróico" e "idéia").
O alfabeto passa a ter 26 letras em vez de 23, com a introdução do K, W e Y.
No entanto, Portugal mantém o acento agudo em António, enquanto o Brasil continuará a escrever Antônio.
No final, as alterações vão mudar apenas 0.45% do vocabulário no Brasil e 1,6% das palavras escritas em Portugal”
Ora aqui está uma grande mudança!
Já sinto o peito mais inchado, afinal podem esquecer a língua brasileira,
que a nós, só nos vai faltar o sotaque!
Brasileiro=Português
que a nós, só nos vai faltar o sotaque!
Brasileiro=Português
Se já é a 6 mais falada do mundo(uuppii!! estamos à frente dos franceses) daqui a pouco é a mais falada
E adivinhem! Os nossos filhos vão escrever melhor que nós!
Porque anos e anos e escrever desta forma:
- “acção” “protecção” “adoptado”, e agora será
- ação, proteção, adotado….
Vamos parecer aqueles velhinhos que se habituaram mal ao Euro…
- Oh filha, como se escreve óptica? Com “p” ou sem “p”?
- Oh Pai! Mas tu lês o “p” onde?! Óptica não tem “p” nenhum!
Enquanto a lei não sai, este texto até pode parecer cheio de erros!
Mas descansem, já daria pelo menos para uns 10 valores.
Ufa...Safei-me!
Concordo!
Concordo!

Jovems escritores, não resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando!
Daqui a 6 anos só vou escrever com erros -.-
Raios... Depois de tantos anos a escrever decentemente, agra dizem-me que é mais giro escrever em brasileiro -.-
Gostava tanto que daqui a 6 anos me deixassem escrever direito ;-;
Raios... Depois de tantos anos a escrever decentemente, agra dizem-me que é mais giro escrever em brasileiro -.-
Gostava tanto que daqui a 6 anos me deixassem escrever direito ;-;

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Jujumoon escreveu:dizzy22 escreveu:Se o Eça de Queirós visse isto... -.-
O Eça de Queirós! Aí sim, levava o caso a tribunal xD E o Camões deve estar a rebolar no túmulo!
Aii, o Camões... coitado do senhor... já para não falar do Gil Vicente, ou do Fernando Pessoa -.-

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
*Kaoru escreveu:Mas esta lei já entrou em vigor?
Penso que não. Segundo o que a minha mãe me disse este acordo ortográfico é sem data definida... ou seja, tanto a "velha" maneira de escrever, como a "nova" maneira de escrever são aceites. Acho que se decidiu isso por causa da grande polémica que se levantou acerca deste acordo ortográfico...e ainda bem, bolas, quer dizer, ainda uma lingua evoluir por si própria, isso sim é bom e "saudável" para a própria lingua, mas obrigar a lingua a evoluir (para pior, de forma redutora) em proveito de outra é simplesmente idiota!
Obrigada pela informação, Ayame!
Eu, sinceramente, não sei se concordo com algumas alterações propostas. A minha mãe, que é professora primária, explicou-me que muitas destas alterações (principalmente a eliminação de letras em determinadas palavras, como "acção" e assim) ajuda muito as crianças a escrever melhor, porque estas têm dificuldades em compreender o porquê dessas letras existirem se não são ditas. Mas, pessoalmente, não sei se concordo... Na minha opinião, devia-se esclarecer melhor alguns aspectos gramaticais que fazem confusão a muita gente e que não têm concordância mesmo dentro dos mais entendidos no assunto do que algumas destas alterações. Por exemplo, não concordo nada com aquele ponto do "vêem" em se retirar o acento circunflexo.
Mas pronto, é a minha opinião, ainda não me informei nem aprofundei muito sobre o assunto
Agora não percebi uma coisa:
Aqui referem-se ao quê? É que em português escreve-se heróico e ideia, "ideia" nunca teve acento. Não percebi bem isto...
Eu, sinceramente, não sei se concordo com algumas alterações propostas. A minha mãe, que é professora primária, explicou-me que muitas destas alterações (principalmente a eliminação de letras em determinadas palavras, como "acção" e assim) ajuda muito as crianças a escrever melhor, porque estas têm dificuldades em compreender o porquê dessas letras existirem se não são ditas. Mas, pessoalmente, não sei se concordo... Na minha opinião, devia-se esclarecer melhor alguns aspectos gramaticais que fazem confusão a muita gente e que não têm concordância mesmo dentro dos mais entendidos no assunto do que algumas destas alterações. Por exemplo, não concordo nada com aquele ponto do "vêem" em se retirar o acento circunflexo.
Mas pronto, é a minha opinião, ainda não me informei nem aprofundei muito sobre o assunto

Agora não percebi uma coisa:
cruz escreveu:E palavras como heroico e ideia perdem o acento agudo que ainda é usado no Brasil ("heróico" e "idéia").
Aqui referem-se ao quê? É que em português escreve-se heróico e ideia, "ideia" nunca teve acento. Não percebi bem isto...
Os brasileiros é que escrevem heroico e ideia com acento, o que vai acontecer é que eles vão deixar de por o acento essa parte não é referente a Portugal, pois este acordo não é só para os portugueses de Portugal, mas sim para quase todos os países que tem língua lusófona.
Esclarecido?
Esclarecido?

Jovems escritores, não resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando!
que coisa mais absurda este acordo...onde é que já se viu? nos que supostamente falamos o verdadeiro portugues, e que vamos sofrer uma maior mudança?
nos que "espalhámos" a nossa lingua pelos outros povos é que agora a vemos alterada para todos escrevermos da mesma maneira? sem ofensa aos brasileiros (ate acho imenso piada ao sotaque e forma de falar deles) mas se era pa alterar alguma coisa os outros e que tinham que fazer a maioria das alteraçoes para escreverem o mais parecido com o nosso portugues possivel.
nos que "espalhámos" a nossa lingua pelos outros povos é que agora a vemos alterada para todos escrevermos da mesma maneira? sem ofensa aos brasileiros (ate acho imenso piada ao sotaque e forma de falar deles) mas se era pa alterar alguma coisa os outros e que tinham que fazer a maioria das alteraçoes para escreverem o mais parecido com o nosso portugues possivel.
*Kaoru escreveu:Ah! Então nós vamos continuar a escrever heróico com acento?
Sim.. vamos continuar a usar o acento, os brasileiros é que não precisão do acento pois eles ao falar já dizem como se tivesse tudo acento... Se nós tirasse-mos o acento soaria +/- assim --> heruico

rmmr111 escreveu:Não sei qual é a necessidade disto.... a sério!
Eu também não vejo necessidade...
Aqui o português já sofreu muitas mudanças... sem falar que a maioria não fala o português correto e já usam palavras em inglês...

Claro: as mudanças vem sempre melhorar alguma coisa e modernizar, depois da última reforma não se escreve mais pharmacia (farmácia) e agôsto (agosto), mas sei lá, a língua portuguesa já é complicada de aprender (e é tão rica, por isso amo).
Se pelo menos as pessoas soubessem escrever bem... estou vendo que é mais pra comprar dicionários... :
:Apesar de que, hoje em dia é mais no internetês... hehehe...

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março

Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Tens de entrar para responderes neste tópico.

: 
'')

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.