Moda e Produtos [tons, tendências, estilos da estação]
SofiaFlower: Desde já agradeço os elogios
e obrigada pelo teu like na minha página, espero vê-la crescer daqui para a frente
Em relação ao meu cabelo, tenho em querer que o cabelo da Filipa é mais ruivo, um pouco mais laranja, mas fica-lhe muito bem. O meu é mais bordeux
eu sou loira (castanho-claro, mais exactamente), mas já o tive pintado de preto durante algum tempo e este ano decidi mudar, o número do meu tom de cabelo é o 666 (loool, piada fácil), mas eu como tenho muito cabelo, pinto na cabeleireira, que me leva 20 euros para pintar. Talvez para este outuno mude para um tom mais para o roxo
eu ando sempre a mudar de penteado lool, já é habitual. Em relação aos corpetes, já encontras corpetes a 50 euros, o preço tem vindo a descer, claro que em algumas lojas são carissimos, mas já vi corpetes mais baratos, tem atenção sempre aos saldos. Podes ver de vez em quando nas lojas mais comuns, como a H&M e a C&A, já comprei lá coisas muito giras, mas podes pequisar no site da Androm ou na DarkSkies por exemplo
Espero ter ajudado um bocadinho 
e obrigada pelo teu like na minha página, espero vê-la crescer daqui para a frente
Em relação ao meu cabelo, tenho em querer que o cabelo da Filipa é mais ruivo, um pouco mais laranja, mas fica-lhe muito bem. O meu é mais bordeux
eu sou loira (castanho-claro, mais exactamente), mas já o tive pintado de preto durante algum tempo e este ano decidi mudar, o número do meu tom de cabelo é o 666 (loool, piada fácil), mas eu como tenho muito cabelo, pinto na cabeleireira, que me leva 20 euros para pintar. Talvez para este outuno mude para um tom mais para o roxo
eu ando sempre a mudar de penteado lool, já é habitual. Em relação aos corpetes, já encontras corpetes a 50 euros, o preço tem vindo a descer, claro que em algumas lojas são carissimos, mas já vi corpetes mais baratos, tem atenção sempre aos saldos. Podes ver de vez em quando nas lojas mais comuns, como a H&M e a C&A, já comprei lá coisas muito giras, mas podes pequisar no site da Androm ou na DarkSkies por exemplo
Espero ter ajudado um bocadinho 
Não tens de agradecer Freyja
o trabalho está espectacular e a modelo tem um estilo muito único mesmo, não tarda muito vais ter mais projectos e mais 'likes'. Sim o da Filipa tenho ideia que está mais escuro, no entanto, eu vi um concerto dela ao vivo em 2009 (quer dizer metade --' porque a minha boleia teve de sair a meio do concerto) e quando o vi ao vivo parecia-me mais claro do que o que vi em fotos e isso do site deles. Em 2009 escureci o meu cabelo como já referi aqui algures no tópico, ficou mesmo preto, apesar de que o meu já de si é para o castanho escuro. Só 20€? OMG nas cabeleireiras aqui da zona pedem 40€ ou mais, e 666 |m| adoro a cor, fica-te bem. Nas fotos da tua página parece-me mais para o ruivo mesmo. Existe um tom que não sei bem descrever que é tipo ruivo mas a puxar para o roxo, também devia ficar-te bem 
O último que comprei - isto de corpetes - foi na Bershka e custou-me entre 17,99€ a 19,99, já foi o ano passado mas ainda me lembro, só que é muito simples, não é nada daqueles como a Simone Simons (dos Epica) ou a Cristina Scabbia (dos Lacuna Coil) usam (eu sei que possivelmente conhecias logo o nome das vocalistas que referi Freyja mas é para situar quem possa desconhecer), que eu adoro os corpetes que elas usam. Mas vou dar uma vista de olhos nessas lojas, obrigada Freyja
Também deixo aqui umas, caso estejam interessados em t-shirts de bandas e não só, vale a pena darem uma vista de olhos, também têm artigos mais 'alternativos':
http://www.unkind.pt/
http://www.rastilho.com
http://www.emp-online.es/
o trabalho está espectacular e a modelo tem um estilo muito único mesmo, não tarda muito vais ter mais projectos e mais 'likes'. Sim o da Filipa tenho ideia que está mais escuro, no entanto, eu vi um concerto dela ao vivo em 2009 (quer dizer metade --' porque a minha boleia teve de sair a meio do concerto) e quando o vi ao vivo parecia-me mais claro do que o que vi em fotos e isso do site deles. Em 2009 escureci o meu cabelo como já referi aqui algures no tópico, ficou mesmo preto, apesar de que o meu já de si é para o castanho escuro. Só 20€? OMG nas cabeleireiras aqui da zona pedem 40€ ou mais, e 666 |m| adoro a cor, fica-te bem. Nas fotos da tua página parece-me mais para o ruivo mesmo. Existe um tom que não sei bem descrever que é tipo ruivo mas a puxar para o roxo, também devia ficar-te bem 
O último que comprei - isto de corpetes - foi na Bershka e custou-me entre 17,99€ a 19,99, já foi o ano passado mas ainda me lembro, só que é muito simples, não é nada daqueles como a Simone Simons (dos Epica) ou a Cristina Scabbia (dos Lacuna Coil) usam (eu sei que possivelmente conhecias logo o nome das vocalistas que referi Freyja mas é para situar quem possa desconhecer), que eu adoro os corpetes que elas usam. Mas vou dar uma vista de olhos nessas lojas, obrigada Freyja

Também deixo aqui umas, caso estejam interessados em t-shirts de bandas e não só, vale a pena darem uma vista de olhos, também têm artigos mais 'alternativos':
http://www.unkind.pt/
http://www.rastilho.com
http://www.emp-online.es/

Eu ainda estou a pensar em experimentar usar as tintas da Stargazer, são só temporarias, saem com as lavagens, mas há cores lindas, há um azul lindíssimo que um dia gostava de experimentar ahah, talvez quando for Suicide Girl. Em relação a corpetes, há uns underbust bastante baratos, os overbust geralmente são um bocadinho mais caros. Cá em Lisboa há imensas lojas alternativas, no Porto também, mas também já há muitas online com preços baratos
Eu agora ando mais numa onda pin-up
saias justinhas, saltos altos e muitas bolinhas e tal. Quero ver se faço uma photoshoot assim mais pin-up eheh. Podes falar nas vocalistas todas, que as conheço todas ahaha.
Eu agora ando mais numa onda pin-up
saias justinhas, saltos altos e muitas bolinhas e tal. Quero ver se faço uma photoshoot assim mais pin-up eheh. Podes falar nas vocalistas todas, que as conheço todas ahaha.Stargaze são aquelas tintas para cabelo que existem de imensas cores?
Eu se pudesse "imitava" a Aria de Pretty Little Liars e fazia umas madeixas, ela tinha duas de cada lado salvo erro assim ao pé das orelhas, achei fofinho, eu se calhar fazia noutro tom, vermelho escuro ou assim, só porque não simpatizo muito com coisas cor-de-rosa x'D
Era isso que também era para te perguntar! Se ias ser Suicide Girl, vais? Tenho adorado os trabalhos que tenho visto, tanto de portuguesas como estrangeiras. Descobri através do YouTube, a irmã do Onision (que no YouTube é a Netunesa) fez parte disso e comecei a pesquisar, as fotos são um pouco ousadas, mas admiro a coragem de quem participa nesse tipo de projectos, é Arte.
Recomendas alguma loja assim na zona da Baixa ou assim com coisas alternativas (roupa, acessórios, calçado)? Aqui há uns anos tinham-me dito que havia, mas nunca consegui encontrar e sempre tive curiosidade
Adoro o estilo pin-up, primeiro que tudo as bolinhas, quem me conhece aqui do fórum sabe que adoro. Depois o eye-liner, enfim eu penso que nasci na época errada, adoro a moda dos anos 50, 60, 70 e ainda 80
Bem me parecia que conhecias
é só os outros é que podem ficar à nora, também adoro os corpetes da Sharon dos Within Temptation, tenho o DVD deles - Black Symphony (salvo erro) - e adorei praticamente todos os corpetes que ela usou!
Eu se pudesse "imitava" a Aria de Pretty Little Liars e fazia umas madeixas, ela tinha duas de cada lado salvo erro assim ao pé das orelhas, achei fofinho, eu se calhar fazia noutro tom, vermelho escuro ou assim, só porque não simpatizo muito com coisas cor-de-rosa x'D
Era isso que também era para te perguntar! Se ias ser Suicide Girl, vais? Tenho adorado os trabalhos que tenho visto, tanto de portuguesas como estrangeiras. Descobri através do YouTube, a irmã do Onision (que no YouTube é a Netunesa) fez parte disso e comecei a pesquisar, as fotos são um pouco ousadas, mas admiro a coragem de quem participa nesse tipo de projectos, é Arte.
Recomendas alguma loja assim na zona da Baixa ou assim com coisas alternativas (roupa, acessórios, calçado)? Aqui há uns anos tinham-me dito que havia, mas nunca consegui encontrar e sempre tive curiosidade

Adoro o estilo pin-up, primeiro que tudo as bolinhas, quem me conhece aqui do fórum sabe que adoro. Depois o eye-liner, enfim eu penso que nasci na época errada, adoro a moda dos anos 50, 60, 70 e ainda 80

Bem me parecia que conhecias
é só os outros é que podem ficar à nora, também adoro os corpetes da Sharon dos Within Temptation, tenho o DVD deles - Black Symphony (salvo erro) - e adorei praticamente todos os corpetes que ela usou!
Exactamente, as tintas Stargazer há em quase todas as cores, penso eu
e não são das piores para o cabelo, antigamente havia à venda na Linha Aerea, no Rossio, não sei se sabes onde fica. Na baixa (ou nos arredores), tens a Androm, a Dark Doll e a Dark Desire
depois tens as lojas de tattoos que vendem algum merchandise, por exemplo a Triparte, e eles são super simpáticos. Eu ando a tentar ser SG, já pedi à SinVision Photography, para ser ela a fotografar-me, não só por ser mulher, mas porque a adoro ehehe, ela é fantastica (https://www.facebook.com/pages/SinVision-Photography/171857916177919 fica aqui o link da página dela, para quem quiser ver). Bem, as fotos são de nús, eu conheço bem todos os sets das SG's Portuguesas e adoro, já falei com algumas delas e possívelmente a Gossip é capaz de me fotografar
Estou-me aqui a lembrar e a Liv Kristine (ex- Theatre of Tragedy, actualmente nos Leaves Eyes), também usava muitos corpetes, entre outras moças, como as meninas dos Battlelore, por exemplo.
e não são das piores para o cabelo, antigamente havia à venda na Linha Aerea, no Rossio, não sei se sabes onde fica. Na baixa (ou nos arredores), tens a Androm, a Dark Doll e a Dark Desire
depois tens as lojas de tattoos que vendem algum merchandise, por exemplo a Triparte, e eles são super simpáticos. Eu ando a tentar ser SG, já pedi à SinVision Photography, para ser ela a fotografar-me, não só por ser mulher, mas porque a adoro ehehe, ela é fantastica (https://www.facebook.com/pages/SinVision-Photography/171857916177919 fica aqui o link da página dela, para quem quiser ver). Bem, as fotos são de nús, eu conheço bem todos os sets das SG's Portuguesas e adoro, já falei com algumas delas e possívelmente a Gossip é capaz de me fotografar
Estou-me aqui a lembrar e a Liv Kristine (ex- Theatre of Tragedy, actualmente nos Leaves Eyes), também usava muitos corpetes, entre outras moças, como as meninas dos Battlelore, por exemplo.
Em Lisboa perco-me um bocado x: mas acho que estou mais ou menos a ver, tenho de ir procurar essas lojas, obrigada pelas dicas
e já tou a ver o tipo de tintas para cabelo então. A Triparte também é em Lisboa certo?
Já andas a tentar há muito tempo? Acho o trabalho dessa fotógrafa excelente, através da tua página cheguei à dela quando meti gosto, e sim fazes bem em ser ela a fotografar-te, algumas das fotos são muito ousadas, se fosse um homem a fotografar-te talvez não te sentirias tão à vontade e além disso também concordo que ela é excelente, a ver se consegues concretizar esse sonho
Sim a Liv Kristine também tinha corpetes lindos *-* eu adoro as músicas dela, também há uma dos Sirenia, penso que a mais recente (que no videoclip da Path to the Decay quando ela fica com o vestido preto tem o fio preto igual ao meu! Fiquei fula, comprei aquilo na Claire's muito antes do videoclip --' ainda dizem que tenho aquilo por causa dela) digo a mais recente, porque os Sirenia já tiveram umas duas ou três vocalistas, e é essa da música Path To The Decay que costuma ter acessórios, corpetes e vestidos que adoro >_>
e já tou a ver o tipo de tintas para cabelo então. A Triparte também é em Lisboa certo?Já andas a tentar há muito tempo? Acho o trabalho dessa fotógrafa excelente, através da tua página cheguei à dela quando meti gosto, e sim fazes bem em ser ela a fotografar-te, algumas das fotos são muito ousadas, se fosse um homem a fotografar-te talvez não te sentirias tão à vontade e além disso também concordo que ela é excelente, a ver se consegues concretizar esse sonho
Sim a Liv Kristine também tinha corpetes lindos *-* eu adoro as músicas dela, também há uma dos Sirenia, penso que a mais recente (que no videoclip da Path to the Decay quando ela fica com o vestido preto tem o fio preto igual ao meu! Fiquei fula, comprei aquilo na Claire's muito antes do videoclip --' ainda dizem que tenho aquilo por causa dela) digo a mais recente, porque os Sirenia já tiveram umas duas ou três vocalistas, e é essa da música Path To The Decay que costuma ter acessórios, corpetes e vestidos que adoro >_>

Sim, a Triparte fica na rua do Ouro
eles também têm uma página no facebook, onde podes ver certos produtos que eles vendem 
Eu desde o ano passado que estou com esta ideia de me tornar SG, comecei a falar com elas, para ficar dentro do assunto e em principio, para o mês que vem ou em Abril, vou ver se eles me aceitam, jurei a mim própria que só concorria depois de fazer o meu labret ahah, manias minhas, é melhor nem ligar. Pois é a Claire's vende imensas coisas, mas nunca lá comprei nada, curiosamente. Já fui fotografada por homens, mas neste caso como vai ser a primeira vez em que vou estar tão "vulneravel", acho que é melhor ser uma mulher ahaha.
eles também têm uma página no facebook, onde podes ver certos produtos que eles vendem 
Eu desde o ano passado que estou com esta ideia de me tornar SG, comecei a falar com elas, para ficar dentro do assunto e em principio, para o mês que vem ou em Abril, vou ver se eles me aceitam, jurei a mim própria que só concorria depois de fazer o meu labret ahah, manias minhas, é melhor nem ligar. Pois é a Claire's vende imensas coisas, mas nunca lá comprei nada, curiosamente. Já fui fotografada por homens, mas neste caso como vai ser a primeira vez em que vou estar tão "vulneravel", acho que é melhor ser uma mulher ahaha.
Vou cuscar a Triparte então, mais uma vez obrigada 
Labret? Agora não entendi (desculpa, os meus ticos e tecos hoje andam meio assim) vais ver que vão aceitar, mas reparei que cá em Portugal existem muito poucas, não sei se é por algum preconceito ou assim, porque como estamos a constatar as pessoas ficam um bocado "expostas", no entanto há trabalhos espectaculares. Gostava que houvesse Suicide Boys, havia de ser brutal.
Na Claire's foi onde comprei o meu tal fio, houve uma fase em que eles tinham acessórios a puxar para o 'gótico' e como eu não encontrava em mais lado nenhum aproveitei.
Por homens eu fico sempre desconfortável, mesmo naquelas fotos tipo-passe ou da escola, não sei, prefiro que sejam mulheres a tirar-me fotos ou então homens mas tipo amigos que eu já conheça ou assim, de outra forma, não sei, não me sinto à vontade. Mas sim na tua situação é melhor uma mulher

Labret? Agora não entendi (desculpa, os meus ticos e tecos hoje andam meio assim) vais ver que vão aceitar, mas reparei que cá em Portugal existem muito poucas, não sei se é por algum preconceito ou assim, porque como estamos a constatar as pessoas ficam um bocado "expostas", no entanto há trabalhos espectaculares. Gostava que houvesse Suicide Boys, havia de ser brutal.
Na Claire's foi onde comprei o meu tal fio, houve uma fase em que eles tinham acessórios a puxar para o 'gótico' e como eu não encontrava em mais lado nenhum aproveitei.
Por homens eu fico sempre desconfortável, mesmo naquelas fotos tipo-passe ou da escola, não sei, prefiro que sejam mulheres a tirar-me fotos ou então homens mas tipo amigos que eu já conheça ou assim, de outra forma, não sei, não me sinto à vontade. Mas sim na tua situação é melhor uma mulher

De nada
um Labret é um piercing no lábio ihih, é um nome mais técnico, como por exemplo, o que tenho no nariz é um nostril.
Cá em Portugal há 10 SG's e 2 Hopefuls, se quiseres eu depois explico-te melhor por mensagem privada, mas espero ser aceite
sempre são 400 euros por set.
Ui Suicide Boys, se o Ville Valo quisesse entrar, *calores*, não ligues, eu acho o homem lindo há uns bons anos
Eu em termos de acessórios adoro os da Alchemy Gothic, mas são tão caros :/
um Labret é um piercing no lábio ihih, é um nome mais técnico, como por exemplo, o que tenho no nariz é um nostril.Cá em Portugal há 10 SG's e 2 Hopefuls, se quiseres eu depois explico-te melhor por mensagem privada, mas espero ser aceite
sempre são 400 euros por set.Ui Suicide Boys, se o Ville Valo quisesse entrar, *calores*, não ligues, eu acho o homem lindo há uns bons anos

Eu em termos de acessórios adoro os da Alchemy Gothic, mas são tão caros :/
Ah já percebi! Não tenho nenhuns piercings e não sabia os nomes técnicos vá, mas obrigada por esclareceres Freyja
Vou ver a MP, é que ontem a minha net tava só a cair e acabei por sair mesmo da Net.
Existem 10? Tinha ideia que era menos, mas mesmo assim nada mau e o dinheiro...Bem o dinheiro hoje em dia sempre ajuda, que isto anda tudo tão mau /:
Suicide Boys eu não me importava de fotografar e maquilhar
oh yeah!
Alchemy Gothic é aquela marca que estava num dos sites que te mostrei? Também acho que tinha visto anéis e fios que gostei mas estavam tão caros
só quando for trabalhar mesmo, por enquanto é impensável /:
Vou ver a MP, é que ontem a minha net tava só a cair e acabei por sair mesmo da Net.
Existem 10? Tinha ideia que era menos, mas mesmo assim nada mau e o dinheiro...Bem o dinheiro hoje em dia sempre ajuda, que isto anda tudo tão mau /:
Suicide Boys eu não me importava de fotografar e maquilhar
oh yeah!Alchemy Gothic é aquela marca que estava num dos sites que te mostrei? Também acho que tinha visto anéis e fios que gostei mas estavam tão caros
só quando for trabalhar mesmo, por enquanto é impensável /:
Kattysa escreveu:Freyja Gostei bueee da tua forma de vestir! Pareces uma autentica personagem de anime![]()
Eu sou uma betinha, e sejamos francos acho que não tenho criatividade para me vestir assim como tu.. aliás, acho que muita gente tenta e não muita consegue.. mas tu realmente consegues!
A minha resposta vai parecer um pouco parva, mas o certo é que me visto normalmente
há pessoas que se vestem com mais criatividade do que eu. Mas fico muito contente por alguém gostar da forma como me arranjo eheheh. Há betinhas que se vestem bem
apesar de não gostar de me ver em mim, mas há roupas que ficam muito bem em muitas pessoas que se sabem arranjar muito bem.Já andava desaparecida há uns tempos, mas hoje arranjei um bocadito para cá vir :p
Freyja andei a ver o teu FB e gostei imenso das fotos. Sempre achei o estilo goth mt fixe e sempre tive um pouco de "inveja" das raparigas que se vestiam assim pois a mim nunca me ficou bem, como sou baixinha e cheiinha,lol. Mas amei principalmente a cor do cabelo, ta mesmo LINDO. Eu pintei o meu de ruivo na passagem de ano mas a cor ficou um pouco morta, não sei bem porquê. Usei a vermelho intenso da Syoss mas parece que não foi um bom investimento... :\
Freyja andei a ver o teu FB e gostei imenso das fotos. Sempre achei o estilo goth mt fixe e sempre tive um pouco de "inveja" das raparigas que se vestiam assim pois a mim nunca me ficou bem, como sou baixinha e cheiinha,lol. Mas amei principalmente a cor do cabelo, ta mesmo LINDO. Eu pintei o meu de ruivo na passagem de ano mas a cor ficou um pouco morta, não sei bem porquê. Usei a vermelho intenso da Syoss mas parece que não foi um bom investimento... :\
Desde já obrigada
fico sempre toda babada quando me fazem elogios. Fico contente que tenhas gostado dos meus trabalhos Samantha, futuramente haverá novidades no meu cantinho.
Em relação ao meu cabelo, como já referi, o meu cabelo é castanho muito claro, o que por um lado é óptimo, pois agarra bem a cor, aos 13 fiz umas madeixas loiras, até me ficava bem na altura, mas depois achei que já não era a minha "cena" lol. Aos 17/18 pintei com uma tinta temporária de um ruivo escuro, mas confundia-se um pouco com a minha cor real, depois aos 19 pintei de preto
e desde o ano passado que mudei para bordeux
para o próximo outono/inverno estou a pensar pintar de roxo mais escuro, quem me conhece sabe que eu passo a vida a mudar de penteado
Em relação ao estilo, eu actualmente ando numa comprar umas coisas mais ao pin-up style 
fico sempre toda babada quando me fazem elogios. Fico contente que tenhas gostado dos meus trabalhos Samantha, futuramente haverá novidades no meu cantinho.Em relação ao meu cabelo, como já referi, o meu cabelo é castanho muito claro, o que por um lado é óptimo, pois agarra bem a cor, aos 13 fiz umas madeixas loiras, até me ficava bem na altura, mas depois achei que já não era a minha "cena" lol. Aos 17/18 pintei com uma tinta temporária de um ruivo escuro, mas confundia-se um pouco com a minha cor real, depois aos 19 pintei de preto
e desde o ano passado que mudei para bordeux
para o próximo outono/inverno estou a pensar pintar de roxo mais escuro, quem me conhece sabe que eu passo a vida a mudar de penteado
Em relação ao estilo, eu actualmente ando numa comprar umas coisas mais ao pin-up style 
A minha cabeleireira é aqui no bairro
vêm ao bairro da madre deus em lisboa lool. Fica entre o parque da nações e a baixa. Por acaso tenho de lá ir agora, pois já tenho as raizes a aparecerem e quero estar bonita para o jantar dos meus anos, que é já neste sábado (fico mais velha na sexta-feira ihih). Geralmente costumo fazer pintura, lavo, estico, tiro o buço, as sobrancelhas, faço as unhas, ainda ponho um creme especial para o cabelo ficar mais sedoso e forte e pago no total 40 euros, penso que não seja muito caro.
vêm ao bairro da madre deus em lisboa lool. Fica entre o parque da nações e a baixa. Por acaso tenho de lá ir agora, pois já tenho as raizes a aparecerem e quero estar bonita para o jantar dos meus anos, que é já neste sábado (fico mais velha na sexta-feira ihih). Geralmente costumo fazer pintura, lavo, estico, tiro o buço, as sobrancelhas, faço as unhas, ainda ponho um creme especial para o cabelo ficar mais sedoso e forte e pago no total 40 euros, penso que não seja muito caro.Exactamente
amanhã vou pintar novamente o cabelo e já decidi que vou fazer franja novamente lool, depois já sei que nos meses seguintes me vou queixar da franja, que nunca mais cresce e tal, mas como gosto de me ver de franja e pareço mais nova, amanhã quero ficar bonita para os meus anos eheh.
amanhã vou pintar novamente o cabelo e já decidi que vou fazer franja novamente lool, depois já sei que nos meses seguintes me vou queixar da franja, que nunca mais cresce e tal, mas como gosto de me ver de franja e pareço mais nova, amanhã quero ficar bonita para os meus anos eheh.Eu tb fiz franja apesar de o meu namorado dizer que não me fica bem. Eu gosto de me ver, acho que não me faz a cara tão redonda. No verão é que é pior, mas nada que um par de ganchos não resolva.
A cor do cabelo é que já desapareceu toda praticamente, vou experimentar uma da L'Oreal mas não sei qual das linhas será mais eficaz...alguma sugestão?
A cor do cabelo é que já desapareceu toda praticamente, vou experimentar uma da L'Oreal mas não sei qual das linhas será mais eficaz...alguma sugestão?
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.