Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

[Livro / Filme] Twilight - Crepúsculo

@Kaoru: Precisamente! 'O Código Da Vinci' é um exemplo muito bom. É, no verdadeiro sentido da palavra, um livro para as massas. E não estou a criticar; é mesmo verdade. O livro não teria o mesmo impacto se não tivesse uma escrita simples e não estivesse narrado como uma aventura. Afinal, não foi a primeira nem a última vez que se lançou um livro a falar daquelas teorias e hipóteses todas; mas foi dos primeiros a fazê-lo de forma a que qualquer pessoa o conseguisse ler sem esforço.
Mas não é esse o ponto, aqui. Embaracoso'

Concordo com o que disseste; estes livros focam-se mais nos sentimentos, na relação entre as personagens, do que propriamente em criar um livro carregado de beleza literária. Como tinha dito, isso é reforçado por ser tudo na 1.ª pessoa. Sentimos que somos a Bella e, até, que temos um perfeito Edward ao nosso lado. Razz
E as descrições naqueles momentos mais bonitos são simples, mas acabam por nos transportar para a história e ficamos, como disseste, com borboletas no estômago (ainda por cima, sou uma romântica incurável, por isso o efeito é duplo Matreiro). E sim, conheço uma boa dose de raparigas que não se importariam em ter um Edward. A outra metade prefere o Jacob. Matreiro

Apenas referi ali o Harry Potter por causa da tal notícia de que o Eclipse tinha ultrapassado o HP na tabela dos mais vendidos (o que achei uma notícia um tanto enganadora... Fica-se a pensar que vendeu mais do que o HP, quando não foi isso, nem de perto, nem de longe). Não ia propriamente fazer uma comparação, se bem que, na minha humilde opinião, prefiro muito mais o Harry Potter (claro que o carinho que tenho por ele pesa... Anos à espera de um livro fazem coisas destas. Matreiro E prefiro a escrita da Rowling, também.).
Sim, também acho que a escrita da Stephenie Meyer não é nada de especial. Já a da J.K. Rowling era extremamente trabalhada, embora nada maçadora (pelo menos, não para mim xD).
No entanto, a Stephenie tem uma coisa que eu "invejo", se é que me entendem. Aquela capacidade de nos meter agarrados, de nos meter quase em "pânico" (quando pensavamos que nada podia piorar, piora! \o/ Um exemplo disso, é no Eclipse, mas não vou dizer nada para não spoilar xD), aquele turbilhão de sentimentos que nos faz compreender e, de certo modo, nos causa aquela sensação de identificação com as personagens. Eu, por exemplo, identifiquei-me bastante com a Bella, no Crepúsculo. Nos livros seguintes, nem tanto... Apesar de no fim do Eclipse já ter voltado a identificar-me com ela. Estranhamente, o que ela "sentia", eu também sentia e sabia que o que ela fazia provavelmente também faria se estivesse no lugar dela.
Nunca fui grande fã de vampiros ou lobisomens, mas passei a ser grande viciada (especialmente em vampiros). Estes livros têm algo neles que nos faz amar as personagens (ou odiá-las com toda a força do nosso ser). A história pode ter bastantes clichés, mas há algo nela que nos cativa e nos incentiva a ler mais e mais. E é precisamente isso que me mete completamente doida para continuar a ler. xD
Sol-chan, não quis dizer que não fizeste bem referir o Harry Potter, muito pelo contrário! Fizeste muito bem, porque nos dias de hoje muita gente compara os dois livros (HP e Twilight). Eu acho que são estilos diferentes, apesar de tudo, e a escrita de ambas as autoras também é diferente.

A propósito, a versão portuguesa, pelo menos do Crepúsculo e Lua Nova, deixa muito a desejar... Muitos erros e falta de atenção na tradução Neutral

Kristea, eu sou exactamente como tu em relação a histórias de vampiros e/ou lobisomens, o que, de algum modo, se modificou no caso de Twilight. E foi muito devido a este último que eu comecei a ler o manga "Vampire Knight"... Razz
Eu não percebo porque é que comparam, sinceramente. Se formos a perguntar, em termos de gosto, se gostamos mais deste ou daquele livro, tudo bem. Mas comparar duas obras diferentes, escritas por pessoas diferentes parece-me desnecessário. Talvez haja esta comparação porque os dois são famosos...? Não sei...

Quanto à versão portuguesa, nada posso dizer, porque li o Crepúsculo em inglês. Acho que, assim, não corro o risco de perder algo por causa de uma má tradução. Embaracoso'

Agora que falaste em Vampire Knight... Twilight lembra-me muito este manga, a ponto de, a certa altura, eu começar a ver a Bella como a Yuuki. o_o E, de vez em quando, via o Edward como o Zero. o_o Achei extremamente estranho, mas já não os vejo assim. Razz
Eu acho que talvez comparem por causa da súbita fama com que os livros da Stephenie Meyer ficaram e também com aquele caso de ter superado o Harry Potter e assim... Eu também acho que não dá para comparar nesses termos, era como eu comparar o Harry Potter a qualquer livro do José Luís Peixoto, um escritor português que eu adoro... É que não tem nada que se compare Razz

Talvez isso te tenha acontecido porque primeiro leste o manga. Comigo já não aconteceu porque foi ao contrário Embaracoso
Sempre fui fã da J. K. Rowling, mas cheguei àquela altura em que comecei a achar tudo uma seca, especialmente o último livro dela, que de temporalidade era difícil de situar. :\ Sempre a admirei, tanto a sua imaginação, como a sua maneira de escrever, mas chegou a um ponto onde só me apetecia dizer "basta!" e parar de ler.
Quanto à Stephenie Meyer, a escrita dela é simples, sem descrições gigantes, pouco maçadoras, de forma a podermos visualizar e usar um pouco a nossa imaginação. O que mais gostei foi talvez o facto de ela por coisas verdadeiramente reais, como o primeiro amor, ou o adeus. Isso toca-nos a todos, mais a uns do que a outros, mas toca. São coisas que já nos aconteceram!
Só não queria era que os livros se tornassem tão... comerciais. Já vão fazer filmes e não sei que mais, e isto vai terminar como o Harry Potter! E, pessoalmente, não gosto de todo o cast do filme.
Exacto, há poucas descrições. Isso, pessoalmente, não me costuma agradar. Por exemplo, tinha por aqui em casa um livro da Nora Roberts que não consegui ler, porque achei tão superficial e pobre em literatura que não fui capaz de prosseguir. Até podia ter muito romantismo à mistura, mas não gostei.

E há qualquer coisa de diferente nestes livros. Não há propriamente uma "lamechice", por assim dizer. São coisas talvez demasiado... Reais. Os sentimentos, os pormenores... Não sei explicar, na verdade.

Vou ser honesta, tenho evitado ver imagens/cenas do filme até ler o Eclipse. Continuo a imaginar a Bella à minha maneira e o Edward, não fui influenciada com as poucas imagens que vi (nem mesmo no Harry Potter isso me aconteceu), e prefiro assim Embaracoso Mas compreendo isso que queres dizer, Vanilla. O filme vai fazer com que a história do livro chegue a mais pessoas, mas se a qualidade de manterá... Já é algo que só mais tarde poderemos dizer.

Ah, e uma coisa muito engraçada que me aconteceu... Eu não consigo imaginar a Alice como a autora descreve Razz É engraçado, não sei porquê...
Eu continuo a ver as personagens do Harry Potter à minha maneira, lololol. Quanto às desta colecção, também penso de formas diferentes. Por vezes altero o aspecto do Edward, de forma a ele parecer um Deus grego 8D
Vanilla escreveu:Eu continuo a ver as personagens do Harry Potter à minha maneira, lololol. Quanto às desta colecção, também penso de formas diferentes. Por vezes altero o aspecto do Edward, de forma a ele parecer um Deus grego 8D

Deus grego, hehe. Por acaso não o imagino como um modelo como a Bella muitas vezes o descreve, mas depende. Por acaso, gosto imenso das ilustrações de Twilight que fizeram no Japão, ao estilo manga. A Bella, o Edward... Aproximam-se bastante ao que eu imagino Smile
Se li????? Se liiii??? Eu acho que nao li! Eu devo ter entrado no livro ou assim!!!
Aiiiiiiiii! Amo-o!! Amo-o, amo-o!!!
Surprised.o:
Acabei de ler a Lua Nova ontem. ^-^ (e já vou bem avançada no Eclipse - lá se vai a minha tentativa de tentar ter leitura até Julho Matreiro)

Bem, senti que houve, realmente, alguma melhoria por parte da autora. As cenas melhores descritas, a tomar o seu tempo, nada demasiado rápido, as personagens, como sempre, adoráveis. Embaracoso

Gostei muito da relação com o Jacob; pareceu-me muito "pura", realmente a Bella sentiu que, apesar da agonia que tinha tomado posse dela, não estaria sozinha. A amizade simples que eles tinham foi, realmente, do que mais gostei no livro. ^-^

Depois, também gostei do facto de a trama estar toda encadeada e as acções estarem melhor encaixadas do que no Crepúsculo (como disse num post para trás, o conflito final pareceu-me que tinha sido "atirado" para o meio do livro, e acabou por quebrar a corrente dele). Fez tudo mais sentido, pelo menos para mim.

Também achei perspicaz o facto de a autora ter compensado a falta de Edward com os pensamentos que a Bella ouvia quando estava em perigo. A princípio, confesso, achei que havia pouco Edward (ele faz mesmo falta Matreiro), mas isso foi remediado, e acho que foi feito bem.

Novamente, o livro não teve momentos aborrecidos, e acho que o acto final deste superou o do Crepúsculo. No entanto, se tivesse de escolher um preferido, sinceramente não sei qual escolheria. Gosto muito dos dois por razões diferentes. ^-^

Um dos poucos aspectos que achei negativos foi a Bella ter andado muito repetitivamente a chorar pelos cantos por causa do Edward. Mal disposto' A certo ponto, irritou-me, porque a maior parte desses pensamentos eram ecos do primeiro ("ai, dói-me tanto pensar nele, mas quero lembrá-lo, porque o amo, e o buraco no meu peito cada vez mais aumenta..." yadda, yadda, yadda... Mal disposto).

Mas foi das poucas coisas que achei negativas, mesmo. Foi outro livro que, novamente, me prendeu. ^-^

E, já agora... Edward, parabéns, pá! Não se faz 107 anos todos os dias. Razz

EDIT: Btw, alguém tem o link do manga? Eu tinha-o encontrado há uns dias, mas esqueci-me de gravar. Embaracoso'
Sol-chan, tens aqui o link que pediste Wink

Por acaso, eu gostei bastante do Lua Nova por todos os sentimentos. Até achei que não havia muito da Bella aquele sentimento de "estou tão triste" e assim, penso que foi o suficiente, nem a mais, nem a menos. Quando perdemos alguém é muito difícil falarmos sobre o assunto, mas, durante a noite, quando estamos sozinhos, é exactamente como a escritora referiu com a Bella.
Spoiler
Adorei o modo como ela explicava que ela, durante o dia, não sentia tanto a falta do Edward, porque estava ocupada a não pensar nisso e, depois, durante a noite, tinha aqueles pesadelos e pensava terrivelmente nele. Também adorei quando ele lhe tirou o CD e a falta que isso lhe fazia... Enfim, acho que, em termos de sentimentos de perda, este livro está fantástico.
Ah, e não resisti, comprei o Eclipse ontem! Razz
Obrigada pelo link, Kaoru. ^-^

Sim, eu sei que toda essa tristeza faz parte da história e percebo-a, até certo ponto, porque o Edward é o amor da vida da Bella. No entanto, soou-me repetitivo, como disse; mas isso sou eu. Matreiro

E bem, estou mesmo no fimzinho do Eclipse (parei para dar uma olhada pelos fóruns Razz ) e acho que, dependendo do fim, é capaz de se tornar no meu preferido dos três. *-* Deste, não tenho reclamações. Matreiro Ok, talvez uma, mas não interessa. Matreiro
Adorei-o do princípio até onde li (quase fim Matreiro). O capítulo 20 é capaz de ser o meu capítulo preferido dos livros todos. *-*

Cada vez mais ansiosa pelo Breaking Dawn. x3
De nada, Sol-chan Embaracoso

Eu ainda só vou no capítulo 4 (se não tivesse tanto para estudar... *suspiro*), mas estou ansiosíssima, principalmente com aquilo que disseste! Sem spoilers conseguiste deixar-me ainda mais curiosa Wink
Acabei o Eclipse, hoje de manhã! Embaracoso

Foi como suspeitei; é o meu preferido até aqui. x3
Adorei tudo, tudo, tudo. *-*
O Jacob deixou de rular ali numa parte, mas eu perdoo. xD
Ai, quero tanto o Breaking Dawn. >.<

Para quem já leu o prefácio de Breaking Dawn:
Spoiler
Não vos pareceu que o Jacob vai tentar matar a Bella? o_o
Quando ela falou em morrer pelas mãos de quem ama, foi a primeira coisa que me veio à cabeça. Mas posso estar errada. xD Mas não fui a única a pensar assim, por isso é uma hipótese. xD
.

A sério?! Nãaaao! Eu gosto tanto deste anime.... Mas o mangá continua certo?
Orgulhosa membro da equipa MangaPT
Eu não estou a conseguir parar de ler. Tenho de estudar, mas... *tenta controlar a dorzinha no estômago* Tenho de ler! Razz

Finalmente compreendi a história da Rosalie. Já tinha ouvido algumas coisas sobre ela, mas nunca tinha percebido muito bem o porquê de a apelidarem como o fazem. Agora já compreendi... E fiquei a gostar mais dela do que antes. No Crepúsculo chegava mesmo a irritar-me um pouco, confesso, mas agora considero-a uma personagem bem mais interessante. Espero que a autora continue a revelar-nos mais sobre os Cullen individualmente, e não apenas o Edward e a Alice Simpatico2
Para quem tem o Eclipse em português...
É só impressão minha ou do capítulo 19 passa para o 21? Estava aqui a ver onde andava o 20 para ver qual era o capítulo do qual a Sol estava a falar e reparei nisso... o.O
Kristea escreveu:Para quem tem o Eclipse em português...
É só impressão minha ou do capítulo 19 passa para o 21? Estava aqui a ver onde andava o 20 para ver qual era o capítulo do qual a Sol estava a falar e reparei nisso... o.O

Kristea, tens razão! o__o Eu ainda não cheguei a essa parte, mas fui confirmar e é verdade! O_O Realmente esta edição está cheia de erros... >.<

Sol-chan, quantos capítulos tem a versão original do Eclipse?

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco