[Livro / Filme] Twilight - Crepúsculo
Bahnny escreveu:
Em relação ao filme, já fui ver, gostei não tanto como o livro tambem xD (fui á ante-estreia c a Samy <3)
Tá bastante melhor do que aquilo q estava a espera..
Acho q alguem q não tenha lido o livro se calhar não ia entender muito bem o filme, as cenas passam todas demasiado depressa :S
portanto
pra mim, o filme, pra
quem não leu o livro acho q não vai ser um filme q gostem x)
penso exactamente da mesma forma que tu... não transmite a essencia da historia.. e não dá pa ter a noção de quem sao mesmo os personagens..
Kasei, o desenho da tua irmã está... Espectacular!! Posso guardar? Fartei-me de rir, está mesmo fantástico! Muitos parabéns! 
Bem, em relação ao filme, já fui ver! E devo dizer que fiquei muito surpreendida.
Em primeiro lugar, já lá vai algum tempo desde que li o primeiro livro, portanto, creio que tive uma melhor noção das coisas depois desta passagem de tempo, isto é, tive consciência das alterações que eles fizeram e que não correspondiam a factos presentes no livro e outras.
Fiquei surpreendida com o filme porque estava, sinceramente, à espera de algo muito pior. Posso concordar com vocês quando dizem que não se pode comparar aos livros, que não transmite a sua essência. Pelo menos aos fãs não transmite, de todo, tanto quanto os livros. Mas, e analisando bem, creio que está bastante diferente daquilo que deram a entender no trailer.
Vou colocar as minhas opiniões em spoiler para não estragar nada a ninguém
Podia dizer muito mais sobre o filme (e creio que direi, isto é apenas uma opinião mais geral duma pessoa que já está a escrever tarde e a más horas
), mas, e em suma, gostei do que vi, contra aquilo que esperava, e apesar de continuar, claro, a preferir os livros 

Bem, em relação ao filme, já fui ver! E devo dizer que fiquei muito surpreendida.
Em primeiro lugar, já lá vai algum tempo desde que li o primeiro livro, portanto, creio que tive uma melhor noção das coisas depois desta passagem de tempo, isto é, tive consciência das alterações que eles fizeram e que não correspondiam a factos presentes no livro e outras.
Fiquei surpreendida com o filme porque estava, sinceramente, à espera de algo muito pior. Posso concordar com vocês quando dizem que não se pode comparar aos livros, que não transmite a sua essência. Pelo menos aos fãs não transmite, de todo, tanto quanto os livros. Mas, e analisando bem, creio que está bastante diferente daquilo que deram a entender no trailer.
Vou colocar as minhas opiniões em spoiler para não estragar nada a ninguém

Spoiler
Compreendo que o trailer tenha sido elaborado a pensar em apelar as pessoas para verem o filme, conjugando acção e não só romantismo. Mas, e vendo bem, o filme tem muito mais romantismo daquilo que eu estava à espera.
Não achei a actriz que faz de Bella uma "tolinha", não achei o Robert um "anormal". Não achei mesmo nada disso, e devo dizer que até gostei bastante da Bella. A cumplicidade entre eles, obviamente, não é a mesma que a do livro, até porque, no filme, estamos a ver a Bella, e não podemos tanto imaginar-nos no papel da personagem principal, que foi algo que aconteceu a muitas das raparigas que leram o livro.
Apesar de tudo isto, considero que o filme conseguiu acompanhar um pouco o sentimento traduzido ao longo do primeiro livro. Se pensar no Harry Potter, tenho muitas mais críticas a apontar, se calhar por ser uma fã mais antiga (e maior, confesso) dos livros. Mas eu fui acompanhada por uma amiga que nunca tinha lido a saga e ela adorou, comentou imensas vezes que o Edward e a Bella eram um casal "querido", e ela foi simplesmente porque o assunto eram vampiros, algo que ela gosta muito.
Falando de coisas que não gostei em específico; não gostei da cena do Edward com o braço por cima da Bella, por muito parvo que possa parecer... Acho que isso é um bocado incoerente com a mensagem do livro. Não gostei do Edward-macaco a saltar de árvore em árvore e não gostei da cena em que a Bella revela ao Edward o facto de saber que é um vampiro. Creio que estas cenas entre eles não estiveram tão bem quanto deveriam...
Por outro lado, gostei bastante da cumplicidade entre os dois no carro, no beijo que ele lhe pede no quarto (apesar da polémica dos calções que, enfim, não esteve muito bem, mas pronto...). Existem cenas bem feitas, e só tive pena de não desenvolverem tanto a parte do Edward tocar para a Bella.
Em termos de actores, a Alice é uma querida
Gostei de quase todos, excepto a Rosalie, que não é, nem por sombras, a Rosalie que imagino.
Ah, e o facto da Stephenie aparecer no filme... foi gargalhada geral
Não achei a actriz que faz de Bella uma "tolinha", não achei o Robert um "anormal". Não achei mesmo nada disso, e devo dizer que até gostei bastante da Bella. A cumplicidade entre eles, obviamente, não é a mesma que a do livro, até porque, no filme, estamos a ver a Bella, e não podemos tanto imaginar-nos no papel da personagem principal, que foi algo que aconteceu a muitas das raparigas que leram o livro.
Apesar de tudo isto, considero que o filme conseguiu acompanhar um pouco o sentimento traduzido ao longo do primeiro livro. Se pensar no Harry Potter, tenho muitas mais críticas a apontar, se calhar por ser uma fã mais antiga (e maior, confesso) dos livros. Mas eu fui acompanhada por uma amiga que nunca tinha lido a saga e ela adorou, comentou imensas vezes que o Edward e a Bella eram um casal "querido", e ela foi simplesmente porque o assunto eram vampiros, algo que ela gosta muito.
Falando de coisas que não gostei em específico; não gostei da cena do Edward com o braço por cima da Bella, por muito parvo que possa parecer... Acho que isso é um bocado incoerente com a mensagem do livro. Não gostei do Edward-macaco a saltar de árvore em árvore e não gostei da cena em que a Bella revela ao Edward o facto de saber que é um vampiro. Creio que estas cenas entre eles não estiveram tão bem quanto deveriam...
Por outro lado, gostei bastante da cumplicidade entre os dois no carro, no beijo que ele lhe pede no quarto (apesar da polémica dos calções que, enfim, não esteve muito bem, mas pronto...). Existem cenas bem feitas, e só tive pena de não desenvolverem tanto a parte do Edward tocar para a Bella.
Em termos de actores, a Alice é uma querida
Gostei de quase todos, excepto a Rosalie, que não é, nem por sombras, a Rosalie que imagino.Ah, e o facto da Stephenie aparecer no filme... foi gargalhada geral

), mas, e em suma, gostei do que vi, contra aquilo que esperava, e apesar de continuar, claro, a preferir os livros 
Oh, claro q podes, Kaoru! Foi por acaso uma coincidência engraçada, foi por ter visto este desenho no dA da minha irmã q soube q ela tb tinha lido o Twilight, como saí de casa há uns meses, já n falamos muito... 
Estou à espera de ir ao continente para ver o filme, não sei se aqui nos Açores vou conseguir ver. Estou curiosa, pelos trailers parecia ser giro... Embora concorde com a opinião de q falta um Edward mais giro, eu pelo menos imaginava-o mais "hot"

Estou à espera de ir ao continente para ver o filme, não sei se aqui nos Açores vou conseguir ver. Estou curiosa, pelos trailers parecia ser giro... Embora concorde com a opinião de q falta um Edward mais giro, eu pelo menos imaginava-o mais "hot"

Kasei escreveu:Oh, claro q podes, Kaoru! Foi por acaso uma coincidência engraçada, foi por ter visto este desenho no dA da minha irmã q soube q ela tb tinha lido o Twilight, como saí de casa há uns meses, já n falamos muito...
Obrigada, Kasei, de facto está mesmo original e giro, e como gosto das duas séries, melhor ainda!

Quanto ao Edward, acho que cada pessoa o imagina à sua maneira
Quando fui ver o filme, ouvi umas pessoas a queixarem-se da voz dele, o que achei peculiar. Mas também o imaginava de outra maneira, é certo! (nisso acho que os desenhos manga publicados no livro que saiu no Japão estão muito bem) Mas, tendo em conta todos os Cullen, aquele que continuo a gostar menos em termos físicos é a Rosalie... O Edward penso que podiam ter escolhido pior, logo não me aquece muito nem arrefece 
Já vi o filme!
Tinha ouvido tanta coisa negativa que fiquei alarmada, mas até gostei do filme. Mais do que estava à espera! E adorei o pai da Bella xD Parti-me a rir com ele. O que me fez mais impressao foi o tom de azul que eles usaram no filme.
Mas resumindo, gostei mais do que estava à espera e acho que até estava minimamente bem adaptado.
Tinha ouvido tanta coisa negativa que fiquei alarmada, mas até gostei do filme. Mais do que estava à espera! E adorei o pai da Bella xD Parti-me a rir com ele. O que me fez mais impressao foi o tom de azul que eles usaram no filme.
Mas resumindo, gostei mais do que estava à espera e acho que até estava minimamente bem adaptado.
OMG...eu não li o livro e agora me aprecebo dá falha que foi... ñão tenho modo de comentar, ou comparar com o livro.
Mas é o proximo livro que vou comprar.
Cheguei agora de ter iso ao cinema ver o filme e o que posso dizer é que: ADOREI
Achei a historia linda... e o edward omg
Acho que ficou tão bem caracterizado, consegue-se preceber todas as emoções dele. Desde o sofrimento, como se tivesse em dor, aquando de se conter, ou quando está com aquele ar completamente adoravel de criança perdida, quando está serio. Se tivesse de escolher diria que a raiva é a que menos se aprecebe mas no geral ele está espectacular. (E de morrer) :
':
Ela também está muinto bem no filme... e adorei a relação deles como podem calcular.
Gostei também do "pai" dele..LOL... sempre calmo.
Adorei o filme.
.o:
Cheguei agora de ter iso ao cinema ver o filme e o que posso dizer é que: ADOREI
Acho que ficou tão bem caracterizado, consegue-se preceber todas as emoções dele. Desde o sofrimento, como se tivesse em dor, aquando de se conter, ou quando está com aquele ar completamente adoravel de criança perdida, quando está serio. Se tivesse de escolher diria que a raiva é a que menos se aprecebe mas no geral ele está espectacular. (E de morrer) :
': Ela também está muinto bem no filme... e adorei a relação deles como podem calcular.
Adorei o filme.
.o:Usako love escreveu:OMG...eu não li o livro e agora me aprecebo dá falha que foi... ñão tenho modo de comentar, ou comparar com o livro.
Acho que ficou tão bem caracterizado, consegue-se preceber todas as emoções dele. Desde o sofrimento, como se tivesse em dor, aquando de se conter, ou quando está com aquele ar completamente adoravel de criança perdida, quando está serio. Se tivesse de escolher diria que a raiva é a que menos se aprecebe mas no geral ele está espectacular. (E de morrer) :':
Ela também está muinto bem no filme... e adorei a relação deles como podem calcular.
Adorei o filme..o:
Se gostaste do Edward no filme, Usako love, acho que vais gostar muito dele no livro! Se chegares a ler, depois vem dar-nos a tua opinião

Bem, consegui finalmente ir ver o filme e alem de me ter babado para o Edward, durante todo o tempo em que ele apareceu no ecrã.....
AMEI o filme do principio ao fim, já vi muitas adptaçoes de livros para filmes, e até agora foi esta qe achei a melhor...Claro que faltaram algumas coisas, mas pronto é um filme....
Só acho que deviam ter metido a cena em que a Bella se sente mal por causa do sangue na aula de Biologia...
Poderia dizer mais coisas, mas acho que repetir 1000x que ADOREI O FILME, nao valeria a pena....

AMEI o filme do principio ao fim, já vi muitas adptaçoes de livros para filmes, e até agora foi esta qe achei a melhor...Claro que faltaram algumas coisas, mas pronto é um filme....
Só acho que deviam ter metido a cena em que a Bella se sente mal por causa do sangue na aula de Biologia...
Poderia dizer mais coisas, mas acho que repetir 1000x que ADOREI O FILME, nao valeria a pena....

Bahnny escreveu:Não sei se já souberam que agora a capa do livro é uma imagem do edward e da bella .__.' sinceramente, eu acho isso uma estupidez :S não concordo nada..
É, eles costumam fazer esse tipo de coisas quando os filmes aparecem... É uma forma de promoverem o filme, também aconteceu o mesmo recentemente com o Ensaio sobre a Cegueira, A Bússola Dourada, entre outros, e também não gosto nada quando o fazem...
Usako love escreveu:Sem mas não sei se repararam ...é uma capa falsa neste caso....se retirarem essa esta a outra por baixo.É só uma cobertura. ::
Eu reparei nisso e fui logo ver, porque há livros que eles substituem mm a capa.
Ah, não tinha reparado nisso! Pensava mesmo que tinham substituído. Obrigada pela informação, Usako love, assim já fica melhor

*Kaoru escreveu:Usako love escreveu:Sem mas não sei se repararam ...é uma capa falsa neste caso....se retirarem essa esta a outra por baixo.É só uma cobertura. ::
Eu reparei nisso e fui logo ver, porque há livros que eles substituem mm a capa.
Ah, não tinha reparado nisso! Pensava mesmo que tinham substituído. Obrigada pela informação, Usako love, assim já fica melhor
Se fizeram assim é bem melhor mas agora qdo mudam a capa msmo não gosto

já tive livros assim e é por isso q gosto de os comprar antes do filme sair x)
Eu odeio quando substituem capas... eu li os Reinos do Norte do Phil Pullman com a capa antiga da Presença... quando saiu o filme não só mudaram o nome do livro de Northern Lights para Golden Compass como meteram a capa a condizer com o filme.
Com o Lord of the Rings foi a mesma chacha! odeio isso, ainda bem que apesar de não ser mega fan de Twilight comprei a primeira edição por isso tem a capa original.
Quanto ao filme, não tenciono ver, talvez veja um dia, mas... já li muito bem sobre ele, e muito mal... é de extremos.
Tal como o Edward Cullen, ou se ama, ou se odeia. Não existe meio termo.
Pelo menos nunca vi o meio termo
Mas para mim a melhor adaptação para cinema alguma x feita vai sempre ser o LOTR.
Só tenho um comentário: Ai Cedric o que foi que te fizeram
Com o Lord of the Rings foi a mesma chacha! odeio isso, ainda bem que apesar de não ser mega fan de Twilight comprei a primeira edição por isso tem a capa original.
Quanto ao filme, não tenciono ver, talvez veja um dia, mas... já li muito bem sobre ele, e muito mal... é de extremos.

Mas para mim a melhor adaptação para cinema alguma x feita vai sempre ser o LOTR.

.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.

.Her Ghost in the Fog.
Manon escreveu:Eu odeio quando substituem capas... eu li os Reinos do Norte do Phil Pullman com a capa antiga da Presença... quando saiu o filme não só mudaram o nome do livro de Northern Lights para Golden Compass como meteram a capa a condizer com o filme.
Manon, vou passar a venerar-te!
Também tenho os Reinos do Norte e li com essa capa, a mesma coisa com LOTR... E, sem dúvida, a melhor adaptação de sempre!Quanto ao filme, é um pouco diferente do livro, mas sempre é uma forma mais rápida de saber a história para quem não tenciona ler o livro
Embora talvez como gostes de histórias de vampiros possas não gostar muito do filme... Não sei 
sobre o filme eu só tenho msmo a dzer q eu AMEI *-* <3
tava msmo lindo, fiqei taun maravilhada q me esqeci de o comparar ao livro x)
só acho q de defeito teve só msmo o facto de não ter-nos dado uma boa percepcção do tempo.. nessa qestão ficou um pouco estranho pqe parecia q tava tdo a aocntecer ao msmo tempo
eu se já gostava da Kristen entaun agora venero-a *-*
ela teve uma interpretação excelente msmo, ela foi msmo uau, ela entrou dentro da personagem de tal maneira q eu conseguia sentir a profundeza dos sentimentos da Bella através da actriz, eu AMEI msmo *-* ela tem uma voz msmo perfeita pra este papel e enanto q há pessoas q narram de maneira monotona e aborrecida ela não, ela narrava de uma forma msmo interessante e msmo como se tivesse a contar algo q lhe aconteceu, ela é msmo uma excelente actriz e penso q não poderiam ter escolhido melhor
eu adoreiA Jéssica..eu gostei dela
ela não deu aqela impressão q dá ao leres.. ela tinha um ar taun simpático e eu gostava do cabelo dela 
O Mike.. omg eu parti-mte qdoO Jasper.. tinha aqele ar sofrido q devia msmo de ter mas aqele cabelo
não pdiam arranjá-lo direitinho hm? é pqe ele parece msmo um alucinado 
Mas adorei a relação dele com a Alice *-* embora só visses trocas de carinho peqenas acho q foram significativas, pelo menos para mim aqeceram-me o coração *-*
A Rosalie.. pensava qela tava pior
pelas fotos q vi.. pensava mas eu até q gostei dela, tem aqele ar de Rosalie q lhe falta mas até q gostei, entaun na cena do baseball em q ela A Esme até q estava maternal, e o Carlisle acho q teve mto bem tbém 
O Emmet, omg ele é o Emmet
E no filme há mais romance do q dá a entender o trailer *-* mas acho q se baseou mto em só Edward-Bella e esqeceu-se de mostrar a relação da Bella e da Alice 
E qdo eles se beijam pela 1ª vez, eu tava ali em extase à espera e nunca mais !
eu tive q dzer no cinema: hje! para eles se beijarem 
mas foi msmo fofo *-* mas qdo ela lhe ataca é msmo um ataqe x)
Gostei da parte final e omg o gesto q a Bella faz à Jéssica sobre o vestido dela foi msmo não Bella mas eu achei tanta graça x)
Foi um bom filme e vou voltar a vê-lo na Qinta *-*
EDIT: O Charlie! não me podia esqecer dele
eu amei-o
eles mostraram bem aqela coisa de o Charlie e a Bella não se falarem mto e de tarem assim um pouco po "desconfortáveis"
mas o pai dele ta mto mais giro no filme
fogo é q qdo ele foi taun como o meu pai x) o meu pai seria assim, entaun qdo a arma está na mesa e ele vai conhecer o Edward x) fez-me lembrar imenso o meu pai 
tava msmo lindo, fiqei taun maravilhada q me esqeci de o comparar ao livro x)
só acho q de defeito teve só msmo o facto de não ter-nos dado uma boa percepcção do tempo.. nessa qestão ficou um pouco estranho pqe parecia q tava tdo a aocntecer ao msmo tempo

eu se já gostava da Kristen entaun agora venero-a *-*
ela teve uma interpretação excelente msmo, ela foi msmo uau, ela entrou dentro da personagem de tal maneira q eu conseguia sentir a profundeza dos sentimentos da Bella através da actriz, eu AMEI msmo *-* ela tem uma voz msmo perfeita pra este papel e enanto q há pessoas q narram de maneira monotona e aborrecida ela não, ela narrava de uma forma msmo interessante e msmo como se tivesse a contar algo q lhe aconteceu, ela é msmo uma excelente actriz e penso q não poderiam ter escolhido melhor

eu adorei
Spoiler
qdo começa, aqela narração com a voz fofa da Kristen, as imagens, Forks é msmo lindo *-* eu nunca esperei q aparecesse as partes narradas mas omg achei q encaixaram ali com uma perfeição enorme *-*
A entrada dos Cullen foi msmo
a Alice e aqela voltinha q ela deu msmo à lá dançarina foi taun fofo *-*
A entrada dos Cullen foi msmo
a Alice e aqela voltinha q ela deu msmo à lá dançarina foi taun fofo *-*
ela não deu aqela impressão q dá ao leres.. ela tinha um ar taun simpático e eu gostava do cabelo dela 
O Mike.. omg eu parti-mte qdo
Spoiler
a Bella está no restaurante com o pai, qdo aaprece a Steph (adorei isso
) e o Mike ta ali a abanar o rabo à janela X'D parti-me completamente X'D
) e o Mike ta ali a abanar o rabo à janela X'D parti-me completamente X'D
não pdiam arranjá-lo direitinho hm? é pqe ele parece msmo um alucinado 
Mas adorei a relação dele com a Alice *-* embora só visses trocas de carinho peqenas acho q foram significativas, pelo menos para mim aqeceram-me o coração *-*
A Rosalie.. pensava qela tava pior
pelas fotos q vi.. pensava mas eu até q gostei dela, tem aqele ar de Rosalie q lhe falta mas até q gostei, entaun na cena do baseball em q ela Spoiler
olha pra Bella dpois dela lhe dzer q ta fora omg foi msmo x'D e qdo ela diz q o Emmet "this is my boy" ou qq coisa assim x)

O Emmet, omg ele é o Emmet

Spoiler
qdo ele cumprimenta a Bella com a faca enorme na mºao qdo eles tuana fzer comida italiana (adoro essa cena
) x)
) x) 
E qdo eles se beijam pela 1ª vez, eu tava ali em extase à espera e nunca mais !
eu tive q dzer no cinema: hje! para eles se beijarem 
mas foi msmo fofo *-* mas qdo ela lhe ataca é msmo um ataqe x)
Gostei da parte final e omg o gesto q a Bella faz à Jéssica sobre o vestido dela
Spoiler
q lhe faz supostamente sobresair as mamas x'D
Foi um bom filme e vou voltar a vê-lo na Qinta *-*
EDIT: O Charlie! não me podia esqecer dele

eu amei-o
eles mostraram bem aqela coisa de o Charlie e a Bella não se falarem mto e de tarem assim um pouco po "desconfortáveis"mas o pai dele ta mto mais giro no filme

fogo é q qdo ele
Spoiler
"ameaça" o outro q não me lembro o nome dpois dele ter qase atropelado a Bella

oh Kaoru eu adoro historias de vampiros, e eu li o Twilight.
, mas sinceramente desapontou-me horrores... por isso é que não tenciono ver o filme.
Porque quando eu comprei o Livro, ninguém o conhecia, mas com a ascensão do fangirlismo que trouxe, eu fui perdendo o interesse, e quando comecei a ler o livro já estava totalmente desmotivada.
Só de ouvir o nome Cullen vinha-me logo um ar enfadonho.
Creio que isso destruiu um pouco a minha ideia do livro e ainda pior do filme.
Mas lá tive pessoas a dizer-me! OMG se gostaste de Anne Rice, o Twilight é mil x's melhor... e eu fui ler, mais animada, mas fiquei muito muito desiludida.
Porque amo, venero e adoro Anne Rice, e o Twilight comparado parece-me muito infantil, não sei, mas respeito quem gosta e não me ponho para aqui a mandar bitaites.
E olha... His Dark Materials FOR THE WIN... foi a unica trilogia que li que me fez chorar que nem uma parvalhona no fim. O telescopio de ambar vai provavelmente ser o unico livro que vou ler que me fez chorar.
, mas sinceramente desapontou-me horrores... por isso é que não tenciono ver o filme. Porque quando eu comprei o Livro, ninguém o conhecia, mas com a ascensão do fangirlismo que trouxe, eu fui perdendo o interesse, e quando comecei a ler o livro já estava totalmente desmotivada.
Só de ouvir o nome Cullen vinha-me logo um ar enfadonho.
Creio que isso destruiu um pouco a minha ideia do livro e ainda pior do filme.
Mas lá tive pessoas a dizer-me! OMG se gostaste de Anne Rice, o Twilight é mil x's melhor... e eu fui ler, mais animada, mas fiquei muito muito desiludida.
Porque amo, venero e adoro Anne Rice, e o Twilight comparado parece-me muito infantil, não sei, mas respeito quem gosta e não me ponho para aqui a mandar bitaites.
E olha... His Dark Materials FOR THE WIN... foi a unica trilogia que li que me fez chorar que nem uma parvalhona no fim. O telescopio de ambar vai provavelmente ser o unico livro que vou ler que me fez chorar.
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.

.Her Ghost in the Fog.
Manon escreveu:Mas lá tive pessoas a dizer-me! OMG se gostaste de Anne Rice, o Twilight é mil x's melhor... e eu fui ler, mais animada, mas fiquei muito muito desiludida.
Eu gosto muito do Twillight, gosto muito dos sentimentos do livro e da saga (embora continue a achar que o breaking dawn teve um final muito "cinderela"
) e também gosto imenso de Anne Rice! É uma das melhores (senão a melhor) escritora vampiresca que conheço!Só que a saga Twillight é mais para adolescentes, é um romance de adolescente, já os livros de Anne Rice são mais adultos, mais maturos. Embora sejam ambos sobre vampiros (Anne também tem outros assuntos, mas centra-se mais em vampiros), não têm comparação possivel. Deste a escrita, à narrativa (embora nos livros de Rice também sejam sempre os personagens principais a contar), à forma de sentir dos personagens, à maneira de ser destes. Não há forma possivel de comparaçao!
Tens de entrar para responderes neste tópico.

: 

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.