[Livro / Filme] Twilight - Crepúsculo
Bem, são rápidos, boa parte dos vídeos já estão retirados por violação de direitos de autor... e até parecem ser giros... bolas...
Finalmente acabei de ler o livro...
e...
Não me comvenceu.
Há alturas na vida em que percebemos que crescemos. Quando já n temos paciência pra brincar com bonecas. Quando já n conhecemos os desenhos animados actuais. Ou quando um livro sobre uma enorme e mega romântica paixão entre dois seres que já n podem estar juntos já não nos põe a suspirar.
Imagino-me se tivesse lido este livro há 10 anos atrás. Estava transformada numa mega-fã, e completamente obcecada pelo Edward, era certinho. Eu era mesmo do tipo adolescente "suspirante". Era do tipo de história que me fari sonhar acordada.
Agora já n é tão fácil. Não tem nada a ver com a idade, tem a ver com experiência de vida. Depois de um grande e intenso namoro que acabou em dor e frustração, e de ter vivido a minha própria história de amor com o rapaz dos meus sonhos, já n é qq coisa q me põe nesse estado. Até pq muitos dos diálogos e pormenores se assemelham muito ao q sonhamos na adolescência, e depois a experiência mostra que não é nada assim. Embora a realidade, quando as coisas correm bem, ser tão boa ou melhor.
Sobre a escrita e o livro em si...
Não fui à procura da versão original pra comparar (aqui nos açores tb n encontro em livro, e n me dei ao trabalho de procurar na net), por isso n sei se a crítica que vou fazer se deve à escrita original ou à tradução: grande parte do tempo, acho a escolha de palavras totalmente desadequada. A magia de Harry Potter residia um pouco num mundo que parecia ser normal, com pessoas normais, que de repente se torna mágico, mas onde continuamos a poder identificar-nos com as personagens. A escolha das palavras nos diálogos em Twilight não permite isso. Palavras totalmente em desuso ou demasiado formais estão sempre a ser usadas. É impossível imaginarmos que somos uma das personagens, se elas falam à início do séc. XX...
Embora a ideia de fundo seja boa, acho q o caminho que foi escolhido para encaminha a história para o seu clímax foi um bocado torto. A primeira metade do livro parece o meu diário. Juro. A sério. Descrições pormenorizadas do q se fiz durante determinado dia em q aconteceu algo ou disse algo ao rapaz de que gostava... É tal e qual o meu diário, só n ponho aqui uma página pq depois teria q me suicidar de vergonha. Essas descrições, tal como aquelas q descrevem pormenorizadamente as expressões faciais (as sobrancelhas juntaram-se, a testa franziu-se, o seu sorriso enviesado, os lábios a tornarem-se duros...) começam por ser fofinhas, pq demonstram muita atenção e muito poder de observação, mas depois tornam-se... enfadonhas. A meio do livro já estava farta de serem usadas sempre as mesmas expressões. E pior q tudo, acho q foi muito fraco o facto de, depois do livro quase todo a engonhar com uma típica história de adolescente com uma panca pelo colega, que tirando um ou outro pormenor usado pra mostrar q esse colega era diferente, era igual a qualquer outra, a verdadeira acção acaba por se iniciar-se por causa de um jogo de baseball, à noite, e 3 estranhos q aparecem do nada... A partir desse ponto o excesso de realidade banal da história transforma-se num excesso de surreaismo. De repente não vemos nada de real na história, com viagens enormes de um lado para o outro, uma linha de tempo tão confusa que se torna complicada de perceber, e uma elaborada perseguição q acaba por culminar com o vampiro a apanhar a Bella de uma maneira um bocado estúpida...
Concluindo: achei alguma piada, mas não entra, nem lá perto, para os meus preferidos. Talvez procure os livros seguintes em bibliotecas só pra saber como contonua a história, mas duvido que os vá comprar. Devo ver o filme, pq vejo quase sempre os filmes dos livros q já li, e até pq pra dizer a verdade fiquei surpreendida pela positiva com os trailer, parece-me q está bastante bem feito. Mas nada mais. Provavelmente será daqueles que me esquecerei daqui a poucos anos, o q mostra quão pouco me marcou...
Não vou entrar em conflitos de opinião, que seria do mundo se todos gostássemos de amarelo? Pus a opinião em spoiler pq envolvia muitos pormenores, e tb pq há quem n goste de ser influenciado por opiniões, principalmente negativas. Tem o seu valor, como reconheci... Mas a mim, pessoalmente, n me tocou no fundo...
Finalmente acabei de ler o livro...
e...
Spoiler
Não me comvenceu.
Há alturas na vida em que percebemos que crescemos. Quando já n temos paciência pra brincar com bonecas. Quando já n conhecemos os desenhos animados actuais. Ou quando um livro sobre uma enorme e mega romântica paixão entre dois seres que já n podem estar juntos já não nos põe a suspirar.
Imagino-me se tivesse lido este livro há 10 anos atrás. Estava transformada numa mega-fã, e completamente obcecada pelo Edward, era certinho. Eu era mesmo do tipo adolescente "suspirante". Era do tipo de história que me fari sonhar acordada.
Agora já n é tão fácil. Não tem nada a ver com a idade, tem a ver com experiência de vida. Depois de um grande e intenso namoro que acabou em dor e frustração, e de ter vivido a minha própria história de amor com o rapaz dos meus sonhos, já n é qq coisa q me põe nesse estado. Até pq muitos dos diálogos e pormenores se assemelham muito ao q sonhamos na adolescência, e depois a experiência mostra que não é nada assim. Embora a realidade, quando as coisas correm bem, ser tão boa ou melhor.

Sobre a escrita e o livro em si...
Não fui à procura da versão original pra comparar (aqui nos açores tb n encontro em livro, e n me dei ao trabalho de procurar na net), por isso n sei se a crítica que vou fazer se deve à escrita original ou à tradução: grande parte do tempo, acho a escolha de palavras totalmente desadequada. A magia de Harry Potter residia um pouco num mundo que parecia ser normal, com pessoas normais, que de repente se torna mágico, mas onde continuamos a poder identificar-nos com as personagens. A escolha das palavras nos diálogos em Twilight não permite isso. Palavras totalmente em desuso ou demasiado formais estão sempre a ser usadas. É impossível imaginarmos que somos uma das personagens, se elas falam à início do séc. XX...
Embora a ideia de fundo seja boa, acho q o caminho que foi escolhido para encaminha a história para o seu clímax foi um bocado torto. A primeira metade do livro parece o meu diário. Juro. A sério. Descrições pormenorizadas do q se fiz durante determinado dia em q aconteceu algo ou disse algo ao rapaz de que gostava... É tal e qual o meu diário, só n ponho aqui uma página pq depois teria q me suicidar de vergonha. Essas descrições, tal como aquelas q descrevem pormenorizadamente as expressões faciais (as sobrancelhas juntaram-se, a testa franziu-se, o seu sorriso enviesado, os lábios a tornarem-se duros...) começam por ser fofinhas, pq demonstram muita atenção e muito poder de observação, mas depois tornam-se... enfadonhas. A meio do livro já estava farta de serem usadas sempre as mesmas expressões. E pior q tudo, acho q foi muito fraco o facto de, depois do livro quase todo a engonhar com uma típica história de adolescente com uma panca pelo colega, que tirando um ou outro pormenor usado pra mostrar q esse colega era diferente, era igual a qualquer outra, a verdadeira acção acaba por se iniciar-se por causa de um jogo de baseball, à noite, e 3 estranhos q aparecem do nada... A partir desse ponto o excesso de realidade banal da história transforma-se num excesso de surreaismo. De repente não vemos nada de real na história, com viagens enormes de um lado para o outro, uma linha de tempo tão confusa que se torna complicada de perceber, e uma elaborada perseguição q acaba por culminar com o vampiro a apanhar a Bella de uma maneira um bocado estúpida...
Concluindo: achei alguma piada, mas não entra, nem lá perto, para os meus preferidos. Talvez procure os livros seguintes em bibliotecas só pra saber como contonua a história, mas duvido que os vá comprar. Devo ver o filme, pq vejo quase sempre os filmes dos livros q já li, e até pq pra dizer a verdade fiquei surpreendida pela positiva com os trailer, parece-me q está bastante bem feito. Mas nada mais. Provavelmente será daqueles que me esquecerei daqui a poucos anos, o q mostra quão pouco me marcou...
Não vou entrar em conflitos de opinião, que seria do mundo se todos gostássemos de amarelo? Pus a opinião em spoiler pq envolvia muitos pormenores, e tb pq há quem n goste de ser influenciado por opiniões, principalmente negativas. Tem o seu valor, como reconheci... Mas a mim, pessoalmente, n me tocou no fundo...
Ora Kasei, ninguém é obrigado a gostar do mesmo, obviamente...
Acho que fundamentaste bem a tua opinião, apesar de eu discordar de umas quantas coisas, e concordar com outras (a escrita de Stephanie decididamente também não me convence... mas convencem-me outras caracteristicas dos livros/historia)
Mas é algo pessoal, subjectivo...
Enfim, só tinha mesmo a dizer que não devia de haver problema em dizer que se discorda... é claro que se tem de tar preparado para contra-argumentações.. é para isso que serve um topico de discussão de um assunto xD mas todos somos livres de usar os nossos argumentos, portanto tu tb tás no teu direito ;P
Acho que fundamentaste bem a tua opinião, apesar de eu discordar de umas quantas coisas, e concordar com outras (a escrita de Stephanie decididamente também não me convence... mas convencem-me outras caracteristicas dos livros/historia)
Mas é algo pessoal, subjectivo...
Enfim, só tinha mesmo a dizer que não devia de haver problema em dizer que se discorda... é claro que se tem de tar preparado para contra-argumentações.. é para isso que serve um topico de discussão de um assunto xD mas todos somos livres de usar os nossos argumentos, portanto tu tb tás no teu direito ;P
Ja que falaram na escrita da Stephenie...
Uma coisa que reparei é que ela parece que tem fases. Há partes dos livros em que ela começa a usar determinada palavra, e depois nas 100 páginas seguintes usa a mesma palavra 10 milhoes de vezes. Entretanto muda, e começa a usar outra com a mesma frequencia. x)
(muito interessante, sem duvida.xD Só achei curioso )
Ainda estou para comprar o Eclipse.
E quero tambem ver cm vou reagir a este livro, porque o New Moon foi um pouco... desilusao.
Entao e o filme sempre sai a 4 Dezembro por cá?
Uma coisa que reparei é que ela parece que tem fases. Há partes dos livros em que ela começa a usar determinada palavra, e depois nas 100 páginas seguintes usa a mesma palavra 10 milhoes de vezes. Entretanto muda, e começa a usar outra com a mesma frequencia. x)
(muito interessante, sem duvida.xD Só achei curioso )
Ainda estou para comprar o Eclipse.
Spoiler
Estou espectante para saber cm vai ser esta nova fase da vida da Bella, com a faculdade e a transformaçao.
E quero tambem ver cm vou reagir a este livro, porque o New Moon foi um pouco... desilusao.
From_Mars escreveu:
Sim, estreia dentro de muito em breve

Eu já li muitos livros ao longo da minha vida, livros que me desiludiram, livros que adorei, livros que foram muito especiais, livros normais... Admito perfeitamente e sem hesitar que a escrita da Stephenie não me agrada e que estes livros parecem para adolescentes (pelo menos na minha opinião). Mas foi realmente um vício que não consigo explicar. Pena que ainda não consegui ler o último livro... :
':
eu estou ainda a ler o primeiro livro..
mas digo-vos..
Eu acho o livro tao fixe *.*
Coisa mais bela *-*
E então o relacionamento da Bella com o Edward *.* Jazus senhora *.*
mas digo-vos..
Eu acho o livro tao fixe *.*
Coisa mais bela *-*
E então o relacionamento da Bella com o Edward *.* Jazus senhora *.*
"Presage 16
Conjoined here in the sky manifested
it enters
Little rain... the sky and earth dries,
Undone, death, caught, arrived at a bad hour"
agr um video com a apresentação dos nomades no baseball:
https://www.youtube.com/watch?v=irSMv5fNiFk&eurl=http://www.twilightteam.com.br/noticias/
bem.. eu posso dzr k sou uma vixiada em twilight... xD ainda sou mt sonhadora... e realmente o livro faz sonhar.. lol
https://www.youtube.com/watch?v=irSMv5fNiFk&eurl=http://www.twilightteam.com.br/noticias/
bem.. eu posso dzr k sou uma vixiada em twilight... xD ainda sou mt sonhadora... e realmente o livro faz sonhar.. lol
Kattysa escreveu:agr um video com a apresentação dos nomades no baseball:
bem.. eu posso dzr k sou uma vixiada em twilight...ainda sou mt sonhadora... e realmente o livro faz sonhar.. lol
Os nomades foram tao bem escolhidos
.o: A Victoria nao tem nada a ver c o que eu tinha imaginado mas ainda assim foi uma boa escolha. O James... Tou com grandes expectativas para ver cm é que vai ser o James no filme 
Curiosamente, o Laurent é exactamente como o tinha imaginado
Expressão, aparencia, tudo.Que é que a Victoria diz no fim??

tbm nao percebo o que a victoria diz xD
bem, agora o videoclip do Decode de paramore, para quem nao sabe, uma musica de paramore feita especialmente para o filme.. e prontos pa nao variar mais spoilers do filme... ve-se o edinho a caçar no fim... mal mas vê.. lol
https://www.youtube.com/watch?v=RvnkAtWcKYg&feature=rec-HM-fresh+div
bem, agora o videoclip do Decode de paramore, para quem nao sabe, uma musica de paramore feita especialmente para o filme.. e prontos pa nao variar mais spoilers do filme... ve-se o edinho a caçar no fim... mal mas vê.. lol
Kattysa escreveu:tbm nao percebo o que a victoria diz
Por acaso nao sabia. Ja tinha ouvido falar da musica mas num sabia que tinha alguma coisa a ver com o Twilight. Adorei ver aqueles bocadinhos de filme que aparecem no video
.o:
para nao variar venho com mais uma cena nova.. va pensar positivo.. amanha tao os americanos todos nas salas de cinema a ve-lo e nós aqui a ver os bocadinhos colocados no youtube.. --' (mt inveja..
.o: )
https://www.youtube.com/watch?v=C5VGEgNyOTQ&eurl=http://www.twilightteam.com.br/noticias/
.o: )https://www.youtube.com/watch?v=C5VGEgNyOTQ&eurl=http://www.twilightteam.com.br/noticias/
E quero tambem ver cm vou reagir a este livro, porque o New Moon foi um pouco... desilusao.Sinceramente até agostei do New Moon agarrou.me bem e ate me fez chorar,
Spoiler
na parte em que o Edward deixa a Bella sozinha..
Percebo as opnioes de cada um...completamente!
...mas uma das coisas que me atraiu mais foi o facto de achar a bella tao parecida cmg, e dp alguem apaixonar-se perdidamente por uma pessoa assim, ainda por cima ser vampiro...claro que é tudo ficçao, mas e nao posso evitar de sentir esperança imaginar e fantasiar...
É por isso que gosto tanto de livros de fantasia, animes mangas e tudo o que mostre coisas que nao sao reais ou as pessoas comuns dizem nao ser, fazem-me sentir esperança, fazem-me sonhar e afastam-me deste mundo, que a medida que eu cresço quer me impedir de fantasiar com coisas que nao sao reais...

Obrigada amigo secreto!!
por acaso o New Moon é o meu 3º livro preferido dpois do Crepúsculo e de Eclipse, eu naun consigo voltá.lo a ler pqe magoou.m tanto lê.lo, e é taun sofredor lÊ.lo novamente >.<
mas eu gostei mto do livro, claro q é triste e naun tem Edward qase nenhum mas acho q ta msmo mto bem feito e adorei como nesse livro a relação do Jacob e da Bella evoluiu.
Sinceramente gosto mto dele
mas eu gostei mto do livro, claro q é triste e naun tem Edward qase nenhum mas acho q ta msmo mto bem feito e adorei como nesse livro a relação do Jacob e da Bella evoluiu.
Sinceramente gosto mto dele

Eu... opah gostei, mas nao gostei assiiim tanto. Foi demasiado Jacob, era só Jacob pr'aqui e pr'ali.
No Twilight ate fiquei a gostar do Jacob. Parecia-me sincero e fofo, a maneira cm so queria fazer o melhor e nao se meter na relaçao da Bella e do Ed.
No New Moon até certo ponto, continuei a achá-lo bastante porreiro.EDIT: Quem é que morreu no video!?
(Achei o Carlisle tao fofo
)
No Twilight ate fiquei a gostar do Jacob. Parecia-me sincero e fofo, a maneira cm so queria fazer o melhor e nao se meter na relaçao da Bella e do Ed.
No New Moon até certo ponto, continuei a achá-lo bastante porreiro.
Spoiler
Agora desde que virou lobisomem... Opah, que irritante! Parece que ficou uma pessoa completamente diferente!!
Irrita-me tanto a maneira cm ele fala do Edward e dos Cullen em geral. Será que ele não consegue ver que o Edward nunca seria capaz de fazer mal à Bella? Que, pelo contrario, ele se magoaria a si proprio para a manter em segurança? (Embora muitas vezes faça coisas parvas como abandoná-la... xD)
Enfim, a partir daí a minha opiniao mudou drasticamente.
Irrita-me tanto a maneira cm ele fala do Edward e dos Cullen em geral. Será que ele não consegue ver que o Edward nunca seria capaz de fazer mal à Bella? Que, pelo contrario, ele se magoaria a si proprio para a manter em segurança? (Embora muitas vezes faça coisas parvas como abandoná-la... xD)
Enfim, a partir daí a minha opiniao mudou drasticamente.
(Achei o Carlisle tao fofo
)
bem, nao pude experar por ver no cinema, e prontos saquei o filme.. bem.. gostei do filme, mas o livro ta muito mas muito melhor... prontos já sei que é habitual o livro ser melhor.. mas confesso que esperava mais do filme. falta ao filme akilo k o livro nos faz prender..se tivesse visto 1º o filme duvido k me viciasse na historia kmu me viciei nos livros
Spoiler
e falta la partes importantes, como knd o james diz o k aconteceu com a alice..k? vao saltar essa historia?é k ela é importante..
falta o beijo na clareira.. esse era o principal.. knd ele a levava po carro
falta ela correr pos braços dele knd acorda,
falta mostrar mais o quao azarenta ela é,
falta mostrar a vida dela e do ed na escola,
falta um edward mais giro,
falta certas coisas no hospital,
falta o convite do k a atropelou po baile,
sei k n podiam mostrar td no filme se nao nao acabavamas estas sao coisas importantes..
e sei la.. a bella tava sempre a reclamar com o edward... coisa k ela nao fazia no livro... ela amava-o incondicionalmente.. nao importava o k acontecia, keria tar com ele..
falta aquela despedida antes de irem caçar o james em k ela o abraçava
falta o beijo na clareira.. esse era o principal.. knd ele a levava po carro
falta ela correr pos braços dele knd acorda,
falta mostrar mais o quao azarenta ela é,
falta mostrar a vida dela e do ed na escola,
falta um edward mais giro,
falta certas coisas no hospital,
falta o convite do k a atropelou po baile,
sei k n podiam mostrar td no filme se nao nao acabavamas estas sao coisas importantes..
e sei la.. a bella tava sempre a reclamar com o edward... coisa k ela nao fazia no livro... ela amava-o incondicionalmente.. nao importava o k acontecia, keria tar com ele..
falta aquela despedida antes de irem caçar o james em k ela o abraçava
Kasei escreveu:Esta é especial para os fãs de Harry Potter e de Twilight, em simultâneo...
Um desenho da minha irmã:ehehe...Spoiler
Fonte: minelaaa.deviantart.com
Looooooool, tá espectacular!!
.o: a tua irmã desenha mesmo bem
.o: e está super original!!
.o:Em relação ao filme, já fui ver, gostei não tanto como o livro tambem
(fui á ante-estreia c a Samy <3)Tá bastante melhor do que aquilo q estava a espera..
Acho q alguem q não tenha lido o livro se calhar não ia entender muito bem o filme, as cenas passam todas demasiado depressa

portanto
pra mim, o filme, pra
quem não leu o livro acho q não vai ser um filme q gostem x)
Saiu hojeeee *salta*
Bem eu inda nao sei qd o vou poder ver, mas tou ansiosa. Se bem que já estou a contar que nao seja grande coisa, pela opiniao geral de qem ja viu e por certas incoerencias que vejo nos videos. Passo-me com isso, quando acontecem coisas que no livro nao tem nada a ver. Mas enfim.
Bem eu inda nao sei qd o vou poder ver, mas tou ansiosa. Se bem que já estou a contar que nao seja grande coisa, pela opiniao geral de qem ja viu e por certas incoerencias que vejo nos videos. Passo-me com isso, quando acontecem coisas que no livro nao tem nada a ver. Mas enfim.
Tens de entrar para responderes neste tópico.

![[Livro / Filme] Twilight - Crepúsculo - Página 12 HP_x_Twilight___Busted__by_Minelaaa](https://2img.net/h/i181.photobucket.com/albums/x290/arkatarina/HP_x_Twilight___Busted__by_Minelaaa.jpg)
=D: ( eu sou uma mega fã Harry Potter e do Twilight heh
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.