língua japonesa
Hotaru-chan escreveu:senpai n sei o que quer diz mas sensei é professor por isso se calhar estás a fazer confusão Sailor S. ^^
eu sabia k era algo parecido a isso xD Ya, fiz confusão então. =)
Mas senpai.. hmmm..... pahh... n sei por acaso n sei... por exemplo, em Ouran High School, a Haruhi xama-os a todos pelo nome seguido de -senpai....
Mas noturos animes isso já não acontece, portanto não.
Ok, é assim, ia agora começar a ver um episodio de Sailro Moon (eu tnh os eps em dobragem original, legendados a ingles), e aparece-me sempre, no inicio dos episodios, caso seja necessário, algumas palavras que eles não traduzem e que vão aparecer no episodio, e que apenas as xplicam ainda antes da musica de abertura.
No episodio k eu ia ver hoje, (o 177) apareceu isto (dps de outras 2as palavras/explicação):
"Senpai" - an older mentor
Ou seja.. não é bem um professor.. .Mas é alguém mais velho k nós que de certa forma.. Enfim.... epah, eu percebo o que é pela xplicação em inglÊs, e condiz com aquilo que eu tinha pensado ^^'
Espero ter ajudado neste duvida então :p
No episodio k eu ia ver hoje, (o 177) apareceu isto (dps de outras 2as palavras/explicação):
"Senpai" - an older mentor
Ou seja.. não é bem um professor.. .Mas é alguém mais velho k nós que de certa forma.. Enfim.... epah, eu percebo o que é pela xplicação em inglÊs, e condiz com aquilo que eu tinha pensado ^^'
Espero ter ajudado neste duvida então :p
Senpai penso que normalmente se refere a alguém que esteja mais avançado que tu, por exemplo na escola, alguém que esteja um ano acima que tu...
E há outra palavra para alguém que esteja um ano abaixo, mas não me lembro :S
E há outra palavra para alguém que esteja um ano abaixo, mas não me lembro :S

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
ohhh....
caroly11 sao coisas muiiiito basicas, entao sempai aprende-se por acaso nos animes e mangas...
-----------------------------------------------
bem, uma pequena introducçao antes da liçao 1 prometida ontem... o curso é o curso pimsleur speak and understand essencial japanese. começo com o I, e sao sao 3, com 30 liçoes cada. no principio da liçao ha sempre uma conversa, e eu passo-a para aqui. depois, escreverei os conteudos da liçao (como as liçoes estão em ingles, ponho os significados em ingles e o seu uso, e o correspondente aproximado em portugues) com o seguinte formato:
palavra japonesa [som aproximado da palavra e acentuaçao] - ingles/uso
portugues
não sei se perferem que passe tambem as perguntas que as vezes fazem, mas eu penso que são exercicios que qualquer pessoa pode fazer a si mesma...
introducçao à pronuncia
a - [á]
i -
u -
e - [é]
o - [ô]
as consoantes sao +/- as inglesas, com especial atençao ao t, f e r (o r é uma mistura do d, r e l). o g no principio das palavras é forte, mas no meio ou na silaba final é nasal (tentem tirar o g da garganta, meio misturado com um n). A particula ga tambem pode ser assim nasal, mas actualmente os japoneses excluem muitas vezes este som e usam em tudo um g normal.
O n é mais complicado. Antes de b,m ou p é mais um [m]. Como em caracteres há os correspondentes ao na ni nu ne e no, e um n separado, e se pronunciam de maneira diferente, isso é introduzido em romanji. se a palavra for como kin'en, a divisao silabica e ki-n-e-n, logo os n sao nasais. no entanto, uma palavra semelhante mas escrita kinen, tem divisao silabica ki-ne-n, portanto o ne le-se como o [né] portugues, e so o n final é nasal.
atençao: no final das palavras, u é muitas vezes omitido ou pronunciado muito levemente. isso acontece com o i e por vezes o u dentro da palavra (ex: hitori le-se h'tori)
lição 1 (basic I)
conversa:
- sumimasen, anata wa eigo ga wakarimasu ka?
- iie, watashi wa eigo ga wakarimasen
- watashi wa nihongo ga sukoshi wakarimasu
- anata wa amerikajin desu ka?
- hai, watashi wa amerikajin desu
sumimasen [s'mimasén] - excuse me (abodar alguem na rua, começar uma conversa... em certos casos pode tambem ser sinonimo de "perdao, desculpe).
eigo [ei'gó] - english/lingua inglesa
para eigo ser introduzido na frase da conversa, tem de ter a particula ga depois. ga é semelhante a wa, mas adiciona uma ênfase no que vem antes, enquanto wa é mais para comparaçao ou para reforçar a acção do verbo.
eigo ga [ei'gogá]
wakarimasu [wakarimas']- understand/presente do verbo compreender (wakaru - compreeender, saber, ser compreendido)
a palavra "tu" (anata) assim como "eu" (watashi) é muitas vezes omitida, portanto, wakarimasu pode tanto funcionar para "eu compreendo" como para "tu compreendes" (o japones é uma lingua que vai muito pelo contexto, deixando muitas coisas suspensas)
juntando "compreender" e "ingles", temos a frase "eigo ga wakarimasu" (eu compreendo/tu compreendes ingles).
note-se que uma das regras basicas do japones é que nao ja numero nem genero na maior parte das palavras, e que o verbo geralmente vem no fim da frase ou clausula.
ka é a particula que, colocada no final da frase a torna interrogativa...
assim:
wakarimasu ka? - compreendes?
eigo ga wakarimasu ka? - compreendes ingles? (descarta-se a possibilidade da primeira pessoa porque seria no minimo estupido perguntar "eu compreendo ingles???" ^^')
iie [iiê]- nao (o [ê] é mais agudo do que o [ii])
watashi [uatashí] - eu
na frase (+ particula wa) - watashi wa
watashi wa eigo ga wakarimasu - eu compreendo ingles (o watashi wa não é obrigatorio)
para tornar o verbo negativo, acrescenta-se a terminação -sen.
assim, "nao compreendo" é wakarimasen
iie, watashi wa wakarimasen - nao, eu nao compreendo
watashi wa eigo ga wakarimasen - eu nao compreendo ingles
se eigo é a lingua inglesa, a lingua japonesa é "nihongo" (go em caracteres é escrito em kanji)
se eigo precisa de ga para funcionar numa frase,"lingua japonesa" fica nihongo ga
watashi wa nihongo ga wakarimasu - eu compreendo japones
watashi wa nihongo ga wakarimasen - eu nao compreendo japones
nihongo ga wakarimasu ka? - compreendes japones?
sukoshi [s'kosh]- a little / um pouco
watashi wa sukoshi wakarimasu - eu compreendo um pouco
(atençao,na frase le-se o i final do sukoshi desde que tenha algo depois)
fundindo as frases "watashi wa nihongo ga wakarimasu" e "watashi wa sukoshi wakarimasu" fica-se com "watashi wa nihongo ga sukoshi wakarimasu". e o mesmo com eigo.
nacionalidades: nome do pais + jin (que significa pessoa)
america - amerika [ámerikÁ]
americano - amerikajin [ámerikájIn]
anata [ánátÁ]- tu
numa frase - anata wa
desu [dess']- verbo ser
tu es... - anata wa... desu (o verbo vem sempre no fim!!!
em nacionalidades usa-se sempre o sujeito; ao contrario dos outros casos nao é permitido omitir "anata wa" ou "watashi wa"
anata wa amerikajin desu - tu és americano
anata wa amerikajin desu ka? - es americano? (o ka no final leva sempre um tom interrogativo e mais acentuado)
hai - sim (outra forma é "ee", e sera usada mais a frente)
------------------------
ima, anata wa hontou ni nihongo ga sukoshi wakarimasu ne
(as palavras novas sao para depois, mas significa "agora, compreendes mesmo um pouco de japones, não é?)
fui uma experiencia ^^ espero sugestoes, criticas ao esquema que usei nesta liçao, duvidas etc....
sei que ficou um bocado confuso ^^" qualquer coisa digam
ps: enaaa pah ta taum grande!!!
quem me mandou fazer uma introduçao à lingua
caroly11 sao coisas muiiiito basicas, entao sempai aprende-se por acaso nos animes e mangas...-----------------------------------------------
bem, uma pequena introducçao antes da liçao 1 prometida ontem... o curso é o curso pimsleur speak and understand essencial japanese. começo com o I, e sao sao 3, com 30 liçoes cada. no principio da liçao ha sempre uma conversa, e eu passo-a para aqui. depois, escreverei os conteudos da liçao (como as liçoes estão em ingles, ponho os significados em ingles e o seu uso, e o correspondente aproximado em portugues) com o seguinte formato:
palavra japonesa [som aproximado da palavra e acentuaçao] - ingles/uso
portugues
não sei se perferem que passe tambem as perguntas que as vezes fazem, mas eu penso que são exercicios que qualquer pessoa pode fazer a si mesma...
introducçao à pronuncia
a - [á]
i -
u -
e - [é]
o - [ô]
as consoantes sao +/- as inglesas, com especial atençao ao t, f e r (o r é uma mistura do d, r e l). o g no principio das palavras é forte, mas no meio ou na silaba final é nasal (tentem tirar o g da garganta, meio misturado com um n). A particula ga tambem pode ser assim nasal, mas actualmente os japoneses excluem muitas vezes este som e usam em tudo um g normal.
O n é mais complicado. Antes de b,m ou p é mais um [m]. Como em caracteres há os correspondentes ao na ni nu ne e no, e um n separado, e se pronunciam de maneira diferente, isso é introduzido em romanji. se a palavra for como kin'en, a divisao silabica e ki-n-e-n, logo os n sao nasais. no entanto, uma palavra semelhante mas escrita kinen, tem divisao silabica ki-ne-n, portanto o ne le-se como o [né] portugues, e so o n final é nasal.
atençao: no final das palavras, u é muitas vezes omitido ou pronunciado muito levemente. isso acontece com o i e por vezes o u dentro da palavra (ex: hitori le-se h'tori)
lição 1 (basic I)
conversa:
- sumimasen, anata wa eigo ga wakarimasu ka?
- iie, watashi wa eigo ga wakarimasen
- watashi wa nihongo ga sukoshi wakarimasu
- anata wa amerikajin desu ka?
- hai, watashi wa amerikajin desu
sumimasen [s'mimasén] - excuse me (abodar alguem na rua, começar uma conversa... em certos casos pode tambem ser sinonimo de "perdao, desculpe).
eigo [ei'gó] - english/lingua inglesa
para eigo ser introduzido na frase da conversa, tem de ter a particula ga depois. ga é semelhante a wa, mas adiciona uma ênfase no que vem antes, enquanto wa é mais para comparaçao ou para reforçar a acção do verbo.
eigo ga [ei'gogá]
wakarimasu [wakarimas']- understand/presente do verbo compreender (wakaru - compreeender, saber, ser compreendido)
a palavra "tu" (anata) assim como "eu" (watashi) é muitas vezes omitida, portanto, wakarimasu pode tanto funcionar para "eu compreendo" como para "tu compreendes" (o japones é uma lingua que vai muito pelo contexto, deixando muitas coisas suspensas)
juntando "compreender" e "ingles", temos a frase "eigo ga wakarimasu" (eu compreendo/tu compreendes ingles).
note-se que uma das regras basicas do japones é que nao ja numero nem genero na maior parte das palavras, e que o verbo geralmente vem no fim da frase ou clausula.
ka é a particula que, colocada no final da frase a torna interrogativa...
assim:
wakarimasu ka? - compreendes?
eigo ga wakarimasu ka? - compreendes ingles? (descarta-se a possibilidade da primeira pessoa porque seria no minimo estupido perguntar "eu compreendo ingles???" ^^')
iie [iiê]- nao (o [ê] é mais agudo do que o [ii])
watashi [uatashí] - eu
na frase (+ particula wa) - watashi wa
watashi wa eigo ga wakarimasu - eu compreendo ingles (o watashi wa não é obrigatorio)
para tornar o verbo negativo, acrescenta-se a terminação -sen.
assim, "nao compreendo" é wakarimasen
iie, watashi wa wakarimasen - nao, eu nao compreendo
watashi wa eigo ga wakarimasen - eu nao compreendo ingles
se eigo é a lingua inglesa, a lingua japonesa é "nihongo" (go em caracteres é escrito em kanji)
se eigo precisa de ga para funcionar numa frase,"lingua japonesa" fica nihongo ga
watashi wa nihongo ga wakarimasu - eu compreendo japones
watashi wa nihongo ga wakarimasen - eu nao compreendo japones
nihongo ga wakarimasu ka? - compreendes japones?
sukoshi [s'kosh]- a little / um pouco
watashi wa sukoshi wakarimasu - eu compreendo um pouco
(atençao,na frase le-se o i final do sukoshi desde que tenha algo depois)
fundindo as frases "watashi wa nihongo ga wakarimasu" e "watashi wa sukoshi wakarimasu" fica-se com "watashi wa nihongo ga sukoshi wakarimasu". e o mesmo com eigo.
nacionalidades: nome do pais + jin (que significa pessoa)
america - amerika [ámerikÁ]
americano - amerikajin [ámerikájIn]
anata [ánátÁ]- tu
numa frase - anata wa
desu [dess']- verbo ser
tu es... - anata wa... desu (o verbo vem sempre no fim!!!
em nacionalidades usa-se sempre o sujeito; ao contrario dos outros casos nao é permitido omitir "anata wa" ou "watashi wa"
anata wa amerikajin desu - tu és americano
anata wa amerikajin desu ka? - es americano? (o ka no final leva sempre um tom interrogativo e mais acentuado)
hai - sim (outra forma é "ee", e sera usada mais a frente)
------------------------
ima, anata wa hontou ni nihongo ga sukoshi wakarimasu ne
(as palavras novas sao para depois, mas significa "agora, compreendes mesmo um pouco de japones, não é?)fui uma experiencia ^^ espero sugestoes, criticas ao esquema que usei nesta liçao, duvidas etc....
sei que ficou um bocado confuso ^^" qualquer coisa digam
ps: enaaa pah ta taum grande!!!
quem me mandou fazer uma introduçao à lingua
Take care of my heart - I've left it with you
Tens de entrar para responderes neste tópico.

a seriu mto bacano XD
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.