língua japonesa
Hotaru-chan escreveu:senpai n sei o que quer diz mas sensei é professor por isso se calhar estás a fazer confusão Sailor S.
eu sabia k era algo parecido a isso xD Ya, fiz confusão então. =)
Mas senpai.. hmmm..... pahh... n sei por acaso n sei... por exemplo, em Ouran High School, a Haruhi xama-os a todos pelo nome seguido de -senpai....
Mas noturos animes isso já não acontece, portanto não.
Ok, é assim, ia agora começar a ver um episodio de Sailro Moon (eu tnh os eps em dobragem original, legendados a ingles), e aparece-me sempre, no inicio dos episodios, caso seja necessário, algumas palavras que eles não traduzem e que vão aparecer no episodio, e que apenas as xplicam ainda antes da musica de abertura.
No episodio k eu ia ver hoje, (o 177) apareceu isto (dps de outras 2as palavras/explicação):
"Senpai" - an older mentor
Ou seja.. não é bem um professor.. .Mas é alguém mais velho k nós que de certa forma.. Enfim.... epah, eu percebo o que é pela xplicação em inglÊs, e condiz com aquilo que eu tinha pensado
'
Espero ter ajudado neste duvida então :p
No episodio k eu ia ver hoje, (o 177) apareceu isto (dps de outras 2as palavras/explicação):
"Senpai" - an older mentor
Ou seja.. não é bem um professor.. .Mas é alguém mais velho k nós que de certa forma.. Enfim.... epah, eu percebo o que é pela xplicação em inglÊs, e condiz com aquilo que eu tinha pensado
' Espero ter ajudado neste duvida então :p
Senpai penso que normalmente se refere a alguém que esteja mais avançado que tu, por exemplo na escola, alguém que esteja um ano acima que tu...
E há outra palavra para alguém que esteja um ano abaixo, mas não me lembro :S
E há outra palavra para alguém que esteja um ano abaixo, mas não me lembro :S

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
ohhh....
caroly11 sao coisas muiiiito basicas, entao sempai aprende-se por acaso nos animes e mangas...
-----------------------------------------------
bem, uma pequena introducçao antes da liçao 1 prometida ontem... o curso é o curso pimsleur speak and understand essencial japanese. começo com o I, e sao sao 3, com 30 liçoes cada. no principio da liçao ha sempre uma conversa, e eu passo-a para aqui. depois, escreverei os conteudos da liçao (como as liçoes estão em ingles, ponho os significados em ingles e o seu uso, e o correspondente aproximado em portugues) com o seguinte formato:
palavra japonesa [som aproximado da palavra e acentuaçao] - ingles/uso
portugues
não sei se perferem que passe tambem as perguntas que as vezes fazem, mas eu penso que são exercicios que qualquer pessoa pode fazer a si mesma...
introducçao à pronuncia
a - [á]
i -
u -
e - [é]
o - [ô]
as consoantes sao +/- as inglesas, com especial atençao ao t, f e r (o r é uma mistura do d, r e l). o g no principio das palavras é forte, mas no meio ou na silaba final é nasal (tentem tirar o g da garganta, meio misturado com um n). A particula ga tambem pode ser assim nasal, mas actualmente os japoneses excluem muitas vezes este som e usam em tudo um g normal.
O n é mais complicado. Antes de b,m ou p é mais um [m]. Como em caracteres há os correspondentes ao na ni nu ne e no, e um n separado, e se pronunciam de maneira diferente, isso é introduzido em romanji. se a palavra for como kin'en, a divisao silabica e ki-n-e-n, logo os n sao nasais. no entanto, uma palavra semelhante mas escrita kinen, tem divisao silabica ki-ne-n, portanto o ne le-se como o [né] portugues, e so o n final é nasal.
atençao: no final das palavras, u é muitas vezes omitido ou pronunciado muito levemente. isso acontece com o i e por vezes o u dentro da palavra (ex: hitori le-se h'tori)
lição 1 (basic I)
conversa:
- sumimasen, anata wa eigo ga wakarimasu ka?
- iie, watashi wa eigo ga wakarimasen
- watashi wa nihongo ga sukoshi wakarimasu
- anata wa amerikajin desu ka?
- hai, watashi wa amerikajin desu
sumimasen [s'mimasén] - excuse me (abodar alguem na rua, começar uma conversa... em certos casos pode tambem ser sinonimo de "perdao, desculpe).
eigo [ei'gó] - english/lingua inglesa
para eigo ser introduzido na frase da conversa, tem de ter a particula ga depois. ga é semelhante a wa, mas adiciona uma ênfase no que vem antes, enquanto wa é mais para comparaçao ou para reforçar a acção do verbo.
eigo ga [ei'gogá]
wakarimasu [wakarimas']- understand/presente do verbo compreender (wakaru - compreeender, saber, ser compreendido)
a palavra "tu" (anata) assim como "eu" (watashi) é muitas vezes omitida, portanto, wakarimasu pode tanto funcionar para "eu compreendo" como para "tu compreendes" (o japones é uma lingua que vai muito pelo contexto, deixando muitas coisas suspensas)
juntando "compreender" e "ingles", temos a frase "eigo ga wakarimasu" (eu compreendo/tu compreendes ingles).
note-se que uma das regras basicas do japones é que nao ja numero nem genero na maior parte das palavras, e que o verbo geralmente vem no fim da frase ou clausula.
ka é a particula que, colocada no final da frase a torna interrogativa...
assim:
wakarimasu ka? - compreendes?
eigo ga wakarimasu ka? - compreendes ingles? (descarta-se a possibilidade da primeira pessoa porque seria no minimo estupido perguntar "eu compreendo ingles???"
')
iie [iiê]- nao (o [ê] é mais agudo do que o [ii])
watashi [uatashí] - eu
na frase (+ particula wa) - watashi wa
watashi wa eigo ga wakarimasu - eu compreendo ingles (o watashi wa não é obrigatorio)
para tornar o verbo negativo, acrescenta-se a terminação -sen.
assim, "nao compreendo" é wakarimasen
iie, watashi wa wakarimasen - nao, eu nao compreendo
watashi wa eigo ga wakarimasen - eu nao compreendo ingles
se eigo é a lingua inglesa, a lingua japonesa é "nihongo" (go em caracteres é escrito em kanji)
se eigo precisa de ga para funcionar numa frase,"lingua japonesa" fica nihongo ga
watashi wa nihongo ga wakarimasu - eu compreendo japones
watashi wa nihongo ga wakarimasen - eu nao compreendo japones
nihongo ga wakarimasu ka? - compreendes japones?
sukoshi [s'kosh]- a little / um pouco
watashi wa sukoshi wakarimasu - eu compreendo um pouco
(atençao,na frase le-se o i final do sukoshi desde que tenha algo depois)
fundindo as frases "watashi wa nihongo ga wakarimasu" e "watashi wa sukoshi wakarimasu" fica-se com "watashi wa nihongo ga sukoshi wakarimasu". e o mesmo com eigo.
nacionalidades: nome do pais + jin (que significa pessoa)
america - amerika [ámerikÁ]
americano - amerikajin [ámerikájIn]
anata [ánátÁ]- tu
numa frase - anata wa
desu [dess']- verbo ser
tu es... - anata wa... desu (o verbo vem sempre no fim!!!
em nacionalidades usa-se sempre o sujeito; ao contrario dos outros casos nao é permitido omitir "anata wa" ou "watashi wa"
anata wa amerikajin desu - tu és americano
anata wa amerikajin desu ka? - es americano? (o ka no final leva sempre um tom interrogativo e mais acentuado)
hai - sim (outra forma é "ee", e sera usada mais a frente)
------------------------
ima, anata wa hontou ni nihongo ga sukoshi wakarimasu ne
(as palavras novas sao para depois, mas significa "agora, compreendes mesmo um pouco de japones, não é?)
fui uma experiencia
espero sugestoes, criticas ao esquema que usei nesta liçao, duvidas etc....
sei que ficou um bocado confuso
" qualquer coisa digam
ps: enaaa pah ta taum grande!!!
quem me mandou fazer uma introduçao à lingua
caroly11 sao coisas muiiiito basicas, entao sempai aprende-se por acaso nos animes e mangas...-----------------------------------------------
bem, uma pequena introducçao antes da liçao 1 prometida ontem... o curso é o curso pimsleur speak and understand essencial japanese. começo com o I, e sao sao 3, com 30 liçoes cada. no principio da liçao ha sempre uma conversa, e eu passo-a para aqui. depois, escreverei os conteudos da liçao (como as liçoes estão em ingles, ponho os significados em ingles e o seu uso, e o correspondente aproximado em portugues) com o seguinte formato:
palavra japonesa [som aproximado da palavra e acentuaçao] - ingles/uso
portugues
não sei se perferem que passe tambem as perguntas que as vezes fazem, mas eu penso que são exercicios que qualquer pessoa pode fazer a si mesma...
introducçao à pronuncia
a - [á]
i -
u -
e - [é]
o - [ô]
as consoantes sao +/- as inglesas, com especial atençao ao t, f e r (o r é uma mistura do d, r e l). o g no principio das palavras é forte, mas no meio ou na silaba final é nasal (tentem tirar o g da garganta, meio misturado com um n). A particula ga tambem pode ser assim nasal, mas actualmente os japoneses excluem muitas vezes este som e usam em tudo um g normal.
O n é mais complicado. Antes de b,m ou p é mais um [m]. Como em caracteres há os correspondentes ao na ni nu ne e no, e um n separado, e se pronunciam de maneira diferente, isso é introduzido em romanji. se a palavra for como kin'en, a divisao silabica e ki-n-e-n, logo os n sao nasais. no entanto, uma palavra semelhante mas escrita kinen, tem divisao silabica ki-ne-n, portanto o ne le-se como o [né] portugues, e so o n final é nasal.
atençao: no final das palavras, u é muitas vezes omitido ou pronunciado muito levemente. isso acontece com o i e por vezes o u dentro da palavra (ex: hitori le-se h'tori)
lição 1 (basic I)
conversa:
- sumimasen, anata wa eigo ga wakarimasu ka?
- iie, watashi wa eigo ga wakarimasen
- watashi wa nihongo ga sukoshi wakarimasu
- anata wa amerikajin desu ka?
- hai, watashi wa amerikajin desu
sumimasen [s'mimasén] - excuse me (abodar alguem na rua, começar uma conversa... em certos casos pode tambem ser sinonimo de "perdao, desculpe).
eigo [ei'gó] - english/lingua inglesa
para eigo ser introduzido na frase da conversa, tem de ter a particula ga depois. ga é semelhante a wa, mas adiciona uma ênfase no que vem antes, enquanto wa é mais para comparaçao ou para reforçar a acção do verbo.
eigo ga [ei'gogá]
wakarimasu [wakarimas']- understand/presente do verbo compreender (wakaru - compreeender, saber, ser compreendido)
a palavra "tu" (anata) assim como "eu" (watashi) é muitas vezes omitida, portanto, wakarimasu pode tanto funcionar para "eu compreendo" como para "tu compreendes" (o japones é uma lingua que vai muito pelo contexto, deixando muitas coisas suspensas)
juntando "compreender" e "ingles", temos a frase "eigo ga wakarimasu" (eu compreendo/tu compreendes ingles).
note-se que uma das regras basicas do japones é que nao ja numero nem genero na maior parte das palavras, e que o verbo geralmente vem no fim da frase ou clausula.
ka é a particula que, colocada no final da frase a torna interrogativa...
assim:
wakarimasu ka? - compreendes?
eigo ga wakarimasu ka? - compreendes ingles? (descarta-se a possibilidade da primeira pessoa porque seria no minimo estupido perguntar "eu compreendo ingles???"
')iie [iiê]- nao (o [ê] é mais agudo do que o [ii])
watashi [uatashí] - eu
na frase (+ particula wa) - watashi wa
watashi wa eigo ga wakarimasu - eu compreendo ingles (o watashi wa não é obrigatorio)
para tornar o verbo negativo, acrescenta-se a terminação -sen.
assim, "nao compreendo" é wakarimasen
iie, watashi wa wakarimasen - nao, eu nao compreendo
watashi wa eigo ga wakarimasen - eu nao compreendo ingles
se eigo é a lingua inglesa, a lingua japonesa é "nihongo" (go em caracteres é escrito em kanji)
se eigo precisa de ga para funcionar numa frase,"lingua japonesa" fica nihongo ga
watashi wa nihongo ga wakarimasu - eu compreendo japones
watashi wa nihongo ga wakarimasen - eu nao compreendo japones
nihongo ga wakarimasu ka? - compreendes japones?
sukoshi [s'kosh]- a little / um pouco
watashi wa sukoshi wakarimasu - eu compreendo um pouco
(atençao,na frase le-se o i final do sukoshi desde que tenha algo depois)
fundindo as frases "watashi wa nihongo ga wakarimasu" e "watashi wa sukoshi wakarimasu" fica-se com "watashi wa nihongo ga sukoshi wakarimasu". e o mesmo com eigo.
nacionalidades: nome do pais + jin (que significa pessoa)
america - amerika [ámerikÁ]
americano - amerikajin [ámerikájIn]
anata [ánátÁ]- tu
numa frase - anata wa
desu [dess']- verbo ser
tu es... - anata wa... desu (o verbo vem sempre no fim!!!
em nacionalidades usa-se sempre o sujeito; ao contrario dos outros casos nao é permitido omitir "anata wa" ou "watashi wa"
anata wa amerikajin desu - tu és americano
anata wa amerikajin desu ka? - es americano? (o ka no final leva sempre um tom interrogativo e mais acentuado)
hai - sim (outra forma é "ee", e sera usada mais a frente)
------------------------
ima, anata wa hontou ni nihongo ga sukoshi wakarimasu ne
(as palavras novas sao para depois, mas significa "agora, compreendes mesmo um pouco de japones, não é?)fui uma experiencia
espero sugestoes, criticas ao esquema que usei nesta liçao, duvidas etc....sei que ficou um bocado confuso
" qualquer coisa digamps: enaaa pah ta taum grande!!!
quem me mandou fazer uma introduçao à lingua
Take care of my heart - I've left it with you
Tens de entrar para responderes neste tópico.

a seriu mto bacano XD
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.