Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

A Última Estrela

O que acontecerá a Maria?

Total de votos: 16

• O sentimento forte de se reunir aos pais fá-la juntar-se ao lado negro 0% 0 votos
  • Consegue resistir no último momento ao ouvir o pedido de socorro de Mário 50% 8 votos
  • Vénus aparece e evita que Júpiter toque no Cristal Prateado 13% 2 votos
  • Júpiter toca no Cristal Prateado, mas algo estranho acontece de seguida 19% 3 votos
  • O restaurante sofre uma nova explosão, atirando Júpiter e Petzite violentamente para o chão, evitando o pior 0% 0 votos
  • Nenhuma das anteriores 19% 3 votos

Esta sondagem está encerrada.

#1.090
Dianuxka escreveu:

O que também podia acontecer era...visto a Bunny estar sozinha...sem apoio e etc...era assim ela virar um pouco as outher...ou seja...se por exemplo as innerfossem atacadas ela em vez de as ajudar por completo sempre podia dizer isto: "Porque é que não pedem ajuda a vossa amiga Célia?" seria interessante ver a Bunny dessa meneira Embaracoso.Outra opção era a Bunny estar sozinha e vir a Chibiusa para a ajudar e para ajudar a festa ela resolver embirrar com a célia ( a rapariga se existisse na realidad axo que a esta altura começava a escavar um buraco para se esconder) assim como a otávia...e quando a célimoon aparecia dava-lhe com um ataquezito de coração de açucar (axo que o nome é assim...se não for é algo parecido) assim mesmo no meio da cara Matreiro :(chibi3):

era algo lindo de ser visonado

Waw Dianuxka!! Adorei essa tua do "Pk é k n vao pedir ajuda à vossa amiga célia?". Yah sempre a tentar deitá-la abaixo!! Very HappyD
E a Chibiusa a chatear a Célimoon!! Só de imaginar dá me vontade de rir!! RazzRazz

Um grande, grande obrigada pela sign e pelo avie Xaninha kida! ^^

Jovens escritores, nao resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando
#1.091
pois...a frase é optima não é Cool Cool quando me dá pa pensar saiem disparates destes Matreiro
podes crer!Chibiusa Vs Célimoon era lindo de se ver Cool
#1.092
Loool!! Lindo? Mais k lindo! Havia de ser um espectaculo!!
*mim começa a pensar nos preços dos bilhetes* *o* XDXD

Um grande, grande obrigada pela sign e pelo avie Xaninha kida! ^^

Jovens escritores, nao resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando
#1.093
pois...mas não somos nós que escrevemos a fanfic..o Sammu pode não querer a chibiusa aqui pelo meio Wink
hum...temos de esperar e ver o que acontece Embaracoso
#1.094
Eh pá, Chibiusa é q n! Já tou cansada de ver a rapariga apanhar o "autocarro da carreira" através do tempo... Sim, pq de tantas vezes q ela andou pra frente e pra trás no tempo, deve haver já um autocarro regular! Pra mim isso fez com q a ideia das viagens no tempo perdesse a seriedade toda na história... Inda por cima no final da série Super S, aquele discurso todo da Bunny pa acordar a chibiusa, vamos crescer juntas e mais n sei q, tava a abstrair-se totalmente do facto de ela ser mãe da piquena!

Bem, mas isto n tem nada a ver com a história, era só pa explicar q n gostava de a ver cá metida.

Parece q eu e a Haruhi estamos cada vez mais sozinhas a gostar da Célia! Very Happy N sei bem pq, há qq coisa nas razões ocultas dela, naquela maneira "twisted" de agir q me atrai. Aquilo q a S e a Lumi e outras pessoas defendem, q ela podia ter tentado explicar à Bunny, mas n quer, pra mim n mostra q ela é má pessoa, mas sim q conhece a maneira de agir da Bunny mt bem. Sabe q ela é um coração mole, e n consegue tomar uma atitude difícil mesmo q isso signifique um bem maior. Vejam só no final da Série S, qd ela entregou o Graal à Mistress 9, apesar de a Uranus e a Neptune se terem fartado de gritar pra q ela n o fizesse...
Aquelas atitudes de parecer q ela está a comprar as amizades, parece-me q o Sammu está a contar a história de maneira a parecer isso, de modo a q o leitor se ponha no ponto de vista da Bunny, visto q é isto q ela está a sentir. Pra mim, ou ela está a tentar reunir todas as navegantes com um objectivo qq, ou assim parecido. Reparem q ela está a juntar todas as navegantes de planetas... "Roubou" tb o Gonçalo, q é o guerreiro da Terra... Há-de ter qq coisa a ver com reunir a força do sistema solar... ou então n é nada disso e tou a divagar completamente. Razz

#1.095
Kasei escreveu:Eh pá, Chibiusa é q n! Já tou cansada de ver a rapariga apanhar o "autocarro da carreira" através do tempo... Sim, pq de tantas vezes q ela andou pra frente e pra trás no tempo, deve haver já um autocarro regular! Pra mim isso fez com q a ideia das viagens no tempo perdesse a seriedade toda na história... Inda por cima no final da série Super S, aquele discurso todo da Bunny pa acordar a chibiusa, vamos crescer juntas e mais n sei q, tava a abstrair-se totalmente do facto de ela ser mãe da piquena!

Bem, mas isto n tem nada a ver com a história, era só pa explicar q n gostava de a ver cá metida.

Parece q eu e a Haruhi estamos cada vez mais sozinhas a gostar da Célia! Very Happy N sei bem pq, há qq coisa nas razões ocultas dela, naquela maneira "twisted" de agir q me atrai. Aquilo q a S e a Lumi e outras pessoas defendem, q ela podia ter tentado explicar à Bunny, mas n quer, pra mim n mostra q ela é má pessoa, mas sim q conhece a maneira de agir da Bunny mt bem. Sabe q ela é um coração mole, e n consegue tomar uma atitude difícil mesmo q isso signifique um bem maior. Vejam só no final da Série S, qd ela entregou o Graal à Mistress 9, apesar de a Uranus e a Neptune se terem fartado de gritar pra q ela n o fizesse...
Aquelas atitudes de parecer q ela está a comprar as amizades, parece-me q o Sammu está a contar a história de maneira a parecer isso, de modo a q o leitor se ponha no ponto de vista da Bunny, visto q é isto q ela está a sentir. Pra mim, ou ela está a tentar reunir todas as navegantes com um objectivo qq, ou assim parecido. Reparem q ela está a juntar todas as navegantes de planetas... "Roubou" tb o Gonçalo, q é o guerreiro da Terra... Há-de ter qq coisa a ver com reunir a força do sistema solar... ou então n é nada disso e tou a divagar completamente. Razz

KASEI! Surprised.o: Surprised.o:
Não estou sozinha! Omg, que felicidade! Matreiro
Eu também penso assim... acho que ela tem os seus motivos e sabe o que faz, logo não a consigo odiar Embaracoso

Weee, mais uma teoria para eu não odiar a Célia Razz
Gostas de mistérios, dramas, romance, acção, emoções e muito mais?
Então clica ali em baixo:

FanFic: Sombras do Passado (Capítulo 4 postado dia 19/02!)
#1.096
Haruhi escreveu:KASEI! Surprised.o: Surprised.o:
Não estou sozinha! Omg, que felicidade! Matreiro
Eu também penso assim... acho que ela tem os seus motivos e sabe o que faz, logo não a consigo odiar Embaracoso

Weee, mais uma teoria para eu não odiar a Célia Razz

Já disse q adoro esta rapariga? Não? OK, adoro esta rapariga. Very Happy (q querem, eu e Haruhi temos q mostrar um pouco de companheirismo uma com a outra! Afinal estamos sozinhas nesta cruzada! XD)

#1.097
Kasei até podes ter razão...mas agora quero fazer-te uma pergunta: Onde é que está a Saturno e a Plutão??Isso é uma das coisas que dá mais intriga a isto tudo e que coloca o teu raciocinio um pouco...como é que hei de dizer...sem bases é forte de mais ...mas não fika muito seguro...
#1.098
Dianuxka:
1- Há uma "sacrificada" às mãos do inimigo q tudo indica q seja a Ami, mas n está ainda confirmado. Isso dá espaço a muita coisa.
2- Essas duas navegantes têm "recursos especiais", digamos. A Plutão pode estar no portão do tempo. A Saturno já sabemos q só surge em situações muito específicas. Na altura da batalha com a Galáxia, ocorreu com ela aquele fenómeno estranho de crescer depressa. Quem sabe q mais lhe pode acontecer???
3- A Célia ainda n acabou o trabalho... Ela ainda está a conquistar as inner. Isso pode querer dizer q ainda n contactou a Saturno e a Plutão, ou q n as consegue encontrar, ou pode ainda ser q já o tenha feito e lhes tenha destinado uma missão especial qq longe dali.

Estas são teorias possíveis q me ocorrem de repente. Não quer dizer q uma delas seja verdade... Aliás, como disse, aquela teoria de reunir as sailors de planetas tb pode estar totalmente errada... Aliás, se a Ami estiver mm morta isso fica um bocado difícil... :Embaracoso': São só ideias! Quem sou eu pra pretender compreender os desígnios do Sammu! Very Happy

#1.099

Olá Sammu!

Sei que devia me apresentar primeiro, mas não sei como funciona aqui
Smile

Gostei muito da tua fanfic, li uma parte dela no fórum SOS Sailor Moon no Brasil, daí fiz questão de vir aqui pra poder postar o que postei lá. Quero ressaltar alguns pontos positivos e negativos desta história.

Pontos positivos:

- A inclusão do Yuuichirou Kumada (Nicholas no Brasil e Fernando aí), personagem do anime, na vida da Rei e o relacionamento da Makoto com o Motoki (Andrew e Mário), que eu gostei muito no live action, embora na fanfic parece-me um tanto quanto dramático o ato 29.
- As cenas do discurso da morte do avô da Rei, a do pedido de casamento do Yuuichirou para Rei e a terna cena da mãe da Usagi com a Makoto foram lindas.
- A parte da morte das pessoas que possuiam os cristais arco-íris foi bem elaborada, embora não seria legal que eles morressem, mas que fossem sequestrados, daria mais Ibope (Ibope é um instituto de pesquisa sobre opinião no Brasil) A Última Estrela - Página 2 Cheesy
- O contexto da história está bom, mas eu não posso deixar de comentar algumas dúvidas nos pontos negativos.

Pontos negativos
- Usagi cursando ciências sociais e ainda morando com a família? Pelo que me consta, Usagi casou com Mamoru no final do mangá (é que você uniu as duas histórias, está questão está meio confusa). Quando ela estava no colegial, ela queria entrar na oficina de mangá para se tornar desenhista... Além do mais, aos 20 anos ela estaria a dois de ser a rainha da Tóquio de Cristal (conforme o mangá), batendo também com a idade da Chibi-Usa quando ela foi tronada (4 anos, creio eu que parece), ou seja, Usagi engravidaria aos 16... bah, que salada mista! A Última Estrela - Página 2 Cheesy
- Como os pais da Usagi perguntam para ela sobre a Chibi-Usa e a Chibi-Chibi, se elas jogam um "feitiço" (sei lá eu o que) para que eles não desconfiassem de nada?
- Um comentariozinho: a Célia e a Haruka da história se tornaram 2 arruaceiras destruindo a casa da Usagi, como que nenhum policial não viu isso? Lá é Japão e não Brasil (se bem que foi escrita por um português, deixa pra lá, se bem que aqui teriam muitos fofoqueiros de plantão)! Laughing

Sei que foi meio difícil de identificar as personagens em português de Portugal, mas acredito que é por causa das leis daí quanto a nomes, mas está muito boa (ou fixe, será que falei certo?
Question ). Aliás, parece que vocês tem um banco de fanfics muito amplo, gostaria de ler as outras com mais tempo.

Espero que entenda meu comentário e os meus questionamentos
Laughing
Abraços! A Última Estrela - Página 2 Wink

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março Neutral
Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
#1.100
Kasei escreveu:3- A Célia ainda n acabou o trabalho... Ela ainda está a conquistar as inner. Isso pode querer dizer q ainda n contactou a Saturno e a Plutão, ou q n as consegue encontrar, ou pode ainda ser q já o tenha feito e lhes tenha destinado uma missão especial qq longe dali.
No way >.<

As minhas Setsuna e Hotaru não compactuam com uma criatura tão falsa e hipócrita como a Célia >.< Quaisquer que sejam as razões que ela tenha, nunca iriam justificar essas duas virarem-se contra as inner Mal disposto''

@chousenshi: Penso que nunca é referido em altura alguma quando exactamente é que a Usagi engravida e vai para Crystal Tokyo Desiludido Claro que posso tar errada, mas tenho essa ideia... (até porque tou a tentar jogar com isso na minha fic *parada há meio ano xDD*)
E em relação à polícia... Durante o anime a polícia nunca aparecia em nenhuma batalha... Rolling Eyes Nem na Torre de Tokio, nem quando elas destruiam algum edifício, portanto parece-me perfeitamente normal a falta de polícias Brincalhao
Claro que isto é a minha opinião e o Sammu pode ter outra coisa em mente, mas pronto Brincalhao

E já agora... Não há aqui "leis" em relação aos nomes.. O anime ao ser dobrado decidiram que seria melhor nomes portugueses para, penso eu, as criancinhas se identificarem mais facilmente com as personagens (o que é um disparate completado, os nomes deveriam ser sempre os originais), mas não há nenhuma lei que diga que tem de ser assim, quem faz as dobragens é que acha ser a melhor forma Brincalhao

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro

ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah

Editado pela última vez em

#1.101
Olá chousenshi!
Muito obrigado por te teres registado só para comentar a minha fic! Matreiro
-De facto o desejo dela de ser desenhista passou-me completamente ao lado, confesso que não me lembrei, Ciências Sociais pareceu-me uma escolha lógica visto o futuro dela. E tenho a ideia de que a Usagi sobe ao trono com 21 anos, ela nesta altura da fic tem 20 e já é Abril... Pelo menos estou a contar que seja aos 21! Neutral
- A partir do momento em que eles descobrem a identidade das outras sailors imediatamente os feitiços lançados pela chibiusa e chibichibi perdem o efeito, daí a pergunta Embaracoso
- A destruição da casa da usagi deu-se em poucos segundos. O poder da Haruka de controlar os terramotos fez com que a casa de desmoronasse em pouquíssimo tempo (tal como na vida real quando uma construção cai devido a um tremor de terra). Aqui pelo menos nenhum polícia consegue aparecer em tão pouco tempo (se aparecer, bah!) Matreiro

Espero que estejas esclarecida! :Mongloide:

P.S- tivemos que diminuir o teu avatar, estava demasiado grande Embaracoso'''
Sammu, és fixe!
#1.102
Lumi-chan escreveu:
@chousenshi: Penso que nunca é referido em altura alguma quando exactamente é que a Usagi engravida e vai para Crystal Tokyo Desiludido Claro que posso tar errada, mas tenho essa ideia... (até porque tou a tentar jogar com isso na minha fic *parada há meio ano xDD*)
E em relação à polícia... Durante o anime a polícia nunca aparecia em nenhuma batalha... Rolling Eyes Nem na Torre de Tokio, nem quando elas destruiam algum edifício, portanto parece-me perfeitamente normal a falta de polícias Brincalhao
Claro que isto é a minha opinião e o Sammu pode ter outra coisa em mente, mas pronto Brincalhao

E já agora... Não há aqui "leis" em relação aos nomes.. O anime ao ser dobrado decidiram que seria melhor nomes portugueses para, penso eu, as criancinhas se identificarem mais facilmente com as personagens (o que é um disparate completado, os nomes deveriam ser sempre os originais), mas não há nenhuma lei que diga que tem de ser assim, quem faz as dobragens é que acha ser a melhor forma Brincalhao

"Penso que nunca é referido em altura alguma quando exactamente é que a Usagi engravida e vai para Crystal Tokyo Desiludido" Exatamente, não há nenhuma referência, apenas liguei os fatos, pois eu lembrei do Endymion falando que Chibi-Usa tinha 902 anos, porém era uma criança incompreensível. Então, para que a Chibi-Usa seja uma criança, ela já deveria ter nascido, por isso o questionamento confused

"Durante o anime a polícia nunca aparecia em nenhuma batalha..." Acho que é verdade, deve ser pq ainda estou com o live action e o mangá da Sailor V na cabeça Rolar

"E já agora... Não há aqui "leis" em relação aos nomes..." Acreditei que fosse, pois eu vi uma reportagem sobre os pais de uma criança que queriam colocar o nome do filho de "Pelé", daí eles mostraram uma lista de nomes proibidos em Portugal. Bem que isso poderia existir no Brasil, pq tem cada nome...lol!

"o que é um disparate completado, os nomes deveriam ser sempre os originais" Concordo contigo, aqui também é tudo trocado, acho que tira um pouco o foco da história::(arte):

Sammu escreveu:
-De facto o desejo dela de ser desenhista passou-me completamente ao lado, confesso que não me lembrei, Ciências Sociais pareceu-me uma escolha lógica visto o futuro dela. E tenho a ideia de que a Usagi sobe ao
trono com 21 anos, ela nesta altura da fic tem 20 e já é Abril... Pelo
menos estou a contar que seja aos 21! Neutral

- A partir do momento em que eles descobrem a identidade das outras sailors imediatamente os feitiços lançados pela chibiusa e chibichibi perdem o efeito, daí a pergunta Embaracoso
- A destruição da casa da usagi deu-se em poucos segundos. O poder da Haruka de controlar os terramotos fez com que a casa de desmoronasse em pouquíssimo tempo (tal como na vida real quando uma construção cai devido a um tremor de terra). Aqui pelo menos nenhum polícia consegue aparecer em tão pouco tempo (se aparecer, bah!) Matreiro

P.S- tivemos que diminuir o teu avatar, estava demasiado grande Embaracoso'''

"P.S- tivemos que diminuir o teu avatar, estava demasiado grande" Desculpa! affraid Rolar

Obrigada Sammu e Lumi-chan!
Abraços!:(ju2):(Adorei os ícones hehehe)

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março Neutral
Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
#1.103
pois...

eu agora estive a pensar (quer dizer...não foi agora...foi depois de fazer o teste de tic) já que a chibiusa anda sempre de um lado po outro e pelos vistos não gostam muito disso...que tal em vez dela aparecer a Chibichibi Matreiro
Bem que ela podia dar mais um poderzinho a Bunny.,...mas só a Bunny!(ass outras são umas ingratas por isso não levam nada Embaracoso)
Eu axo que uma coisa gira seria a Bunny ter sonhos assim de milénio prateado e assim...mas contados pela sailor cosmos ( sim porque raramente se ouve falar nela...não se sabe muito dela mas existe pelo menos no manga Wink )

Bem..é melhor eu não ontinuar a vaguear em ideias porque se não ainda me vêm bater por arranjar sempre maneira de que a Célia fique mal vista (coisa que não é dificil...ela própria já o faz Rolling Eyes )

fikem na paz dos deuses Embaracoso ( especialmente da deusa selene)
#1.104
chousenshi escreveu:Exatamente, não há nenhuma referência, apenas liguei os fatos, pois eu lembrei do Endymion falando que Chibi-Usa tinha 902 anos, porém era uma criança incompreensível. Então, para que a Chibi-Usa seja uma criança, ela já deveria ter nascido, por isso o questionamento confused
Pois... Não sei, nunca fiz essas contas Brincalhao

chousenshi escreveu:"E já agora... Não há aqui "leis" em relação aos nomes..." Acreditei que fosse, pois eu vi uma reportagem sobre os pais de uma criança que queriam colocar o nome do filho de "Pelé", daí eles mostraram uma lista de nomes proibidos em Portugal. Bem que isso poderia existir no Brasil, pq tem cada nome...lol!
Ups.. Realmente a nível de nomes para dar a crianças temos uma lista de todos os nomes que podem ser dados... Alguns ridículos, mas pronto Mal disposto Mas a nível de animes não, não há leis nenhumas Brincalhao

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro

ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
#1.105
Kasei escreveu:OUCH! Acabar assim n vale! XD

Adorei a explicação sobre a protecção da identidade. Traz imenso realismo à história, já q nunca pareceu razoável, de facto, q as pessoas n reconhecessem as navegantes só por causa das roupas...

Ahaha, Avenida Wisgheria! Adorei essa!!!

De vez em qd nota-se uma influênciazinha de Harry Potter na história... Como esta cena final, eheh!

Notei só 2 errozitos *mim volta atrás à procura, já q n tirou nota*: Numa fala da Joana: "com nós", qd deveria ser connosco. O outro era uma troca da ordem das palavras, n encontro agora... Depois se encontrar digo.

Problemas burocráticos?! Afinal isto é no Japão ou em Portugal?? XD Já agora, se quiseres usar o "termo técnico" correcto, n q isso interesse muito, mas fica a curiosidade, um caso como o q descreveste está sujeito não a uma lei paisagística, mas a um plano de pormenor. Mas isso n interessa nada. Razz

Oh caramba, mas agora será preciso andar a morrer uma pessoa importante pra cada uma delas pra elas chegarem a eternal?!? Isso é uma mortandade! Razz Tu n mates o Mário, pá! Agora q a Maria finalmente tem namorado!!!

Bem, n tenho tempo pra mais q isto, infelizmente. Mas gostei muito! (mim volta ao trabalho antes q chegue o chefe Razz )

Não tenho mais a declarar.
Adorei o capítulo.
Adorei a atitude da bunny (estou in love lésbico com a bunny da tua fanfic sammu! Surprised.o:).
Cada vez detesto mais a Celia, curiosamente... Os motivos da kasei pra ela gostar da Célia, só me "confirmam" os meus para a detestar Embaracoso

Votei na opção da Venus Embaracoso'
Tenho quase a certeza que ela n vai "render-se" ao poder do inimigo... Alguma coisa há-de acontecer para o impedir Embaracoso

Mas bem.. posso estar errada LOL

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
#1.106
Dianuxka escreveu:pois...

Bem..é melhor eu não ontinuar a vaguear em ideias porque se não ainda me vêm bater por arranjar sempre maneira de que a Célia fique mal vista (coisa que não é dificil...ela própria já o faz Rolling Eyes )

fikem na paz dos deuses Embaracoso ( especialmente da deusa selene)

Isso nunca!!! a celia é má e ponto final... por isso concordamos contigo!!! (alguns de nos claro)
#1.107
adorei o capitulo.....esta cada vez melhor....

pobre bunny niguem acredita nela em relação a celia tambem acho que ja podiam acreditar um bocadinho nela afinal ela ja lhe deu provas disso.....

mas a celia realamente esta a tentar "comprar" a amizade das navegantes a todo o custo separando-as da bunny....assim ja não gosto dela xDDDDDD....

tou com pena da maria depois de uma cena tão linda com o mario agora esta ali sem saber o que fazer não e justo acabares assim um capitulo sem mais nem meno ohhhh assim não vale....xDDDDDDDDD

mas pronto o capitulo esta magnifico, meravilhoso, deslumbrante tudo adorei.....

quero mais mais mais mais mais mais mais mais........

beijinhos~~

familia 4 elementos a familia mais louca de todas......

sou mana da dianuxka e da Ana c. ferreira, e sou mama da sar4hhh, kasei, dizzy22 e da neo queen serenity...
#1.108
Bem, eu estava a caminhar e comentei com a minha irmã:

- Inda me falta um montão de tempo para acabar o capítulo que tou a escrever...

E vai ela e diz:

- Posta só metade, hehehe!

E voilá, é graças a ela que o capítulo acaba aqui, eheheheehhehe!
Sammu, és fixe!
#1.109
lol!
então..depois compensas-nos Brincalhao
pa próxima escreves um capitulo maior Matreiro
(tou na brinka)

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco