Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

A praxe

Ai eu tanto na profissional tanto depois quando me mudei para a secundária nunca fui praxada. Lembro-me que na profissional houve gente da minha turma que foi, mas eu graças a Deus nunca fui, na secundária nem sequer houve (felizmente).
Agora para a faculdade (se entrar, com a desgraça dos exames nacionais vamos lá ver) acho que me vou declarar anti-praxe, estou consciente das coisas que vou "perder" mas sinceramente não me vejo nem com saúde nem com pachorra para essas coisas :s a minha dúvida é, basta dizermos que não queremos ser praxados para sermos "anti-praxe"? Ou é preciso fazermos alguma coisa? XD
Ainda só vou para o 9º e vocês já assustam com esta coisa da praxe Matreiro.
Ora, quanto à praxe dizem que por vezes, até é fixe e engraçado mas outras... Também, como muita gente já disse, depende dos doutores/veteranos, da faculdade... Penso seguir Ciências Biomédicas e dizem que a praxe é puxada. Ou seja,perde-se horas de sono, horas de estudo, etc.. Não sei, sinceramente, se me sujeito a isso. Mas também receio declarar-me anti-praxe. E a minha dúvida é a mesma da Sofia, o que temos que fazer para nos declararmos anti-praxe e o que acontece se o fizermos? Ainda tenho muitos anos para pensar nisso mas também tenho curiosidade em saber. Smile

*Há 3 anos nesta comunidade*

AMEI A.S.!

Ai,oh... vocês com 14 anos não se alertem já x) pela curiosidade tudo bem mas não se esqueçam que há muito que muda de ano para ano. Em Castelo Branco, por exemplo, pelo que uma amiga no mesmo curso me disse, foi óptimo e o desfile e na na na. Mas como fizeram asneira, para o ano deve ser mais ligeiro.
Eu voltei à faculdade e agora espera-me o 2.º ano. Não vou praxar, mas vou-me divertir a ver x) em principio vai entrar uma rapariga que me lixou imenso a vida há uns 5 anos e voltou a falar comigo por saber que eu estava na ESE de Santarém, só queria saber da praxe eu a dizer-lhe como eram as disciplinas e ela "ai mas isso não interessa porque ainda nem concorri" e eu pois e para ser praxada não tem de concorrer --' right...

SofiaFlower, pelo menos na minha escola, no dia da matrícula, tinham uma mesa com vários veteranos que nos chamavam e perguntavam "praxe ou anti-praxe". Não vi ninguém dizer anti-praxe mas julgo que quem o seja apenas deve dar o nome para não te chatearem. Todos os caloiros lá ficavam com uma fitinha vermelha com o nome de praxe. São opções e eles têm de respeitar, quando se entra na faculdade uma pessoa vai com ideia de estudar e se formar (normalmente) e isso é que interessa. A única coisa que soube idêntica a anti-praxe foi uma amiga minha ter mau comportamento e eles dizerem-lhe que ela tinha de assinar um papel de anti-praxe, o que acabou por não acontecer porque lá perdoaram.

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
Dumpling* escreveu:
SofiaFlower, pelo menos na minha escola, no dia da matrícula, tinham uma mesa com vários veteranos que nos chamavam e perguntavam "praxe ou anti-praxe". Não vi ninguém dizer anti-praxe mas julgo que quem o seja apenas deve dar o nome para não te chatearem. Todos os caloiros lá ficavam com uma fitinha vermelha com o nome de praxe. São opções e eles têm de respeitar, quando se entra na faculdade uma pessoa vai com ideia de estudar e se formar (normalmente) e isso é que interessa. A única coisa que soube idêntica a anti-praxe foi uma amiga minha ter mau comportamento e eles dizerem-lhe que ela tinha de assinar um papel de anti-praxe, o que acabou por não acontecer porque lá perdoaram.
Obrigada por esclareceres Dumpling Wink eu sabia que devia haver algo para nos distinguirem dos das praxes só não sabia o quê :/ de qualquer forma acho que na primeira fase não vou entrar XD precisava de 10 em ambos os exames houve um em que tive 9, por isso isto não tá lá muito bom Razz pode ser que na segunda me desenrasque, mas tou meia curiosa, vai ser um mundo totalmente diferente Very Happy
Sofia, acho que isso depende da universidade. Quando foi comigo, os nossos académicos é que nos perguntaram se queríamos ser anti-praxe ou não. Se sim, tínhamos de assinar um papel a dizer que renunciávamos à participação em jantares, etc, etc. Olha, antes de te declarares, experimenta. Há actividades bem fixes, desde que quem está a praxar saiba o que está a fazer.

Já o disse atrás, quando saí da minha foi por não aguentar a pressão que nos punham em cima. Quase 24 horas a rebaixarem-nos, gritarem connosco, e ainda nos mandavam comprar cerveja. Depois de muita insistência dos meus colegas e não só (parece que sou a prova que ser anti-praxe não é ser anti-social Matreiro) e vá, pela curiosidade em lá voltar, no segundo ano deixei os medos de lado e lá fui. É muito mais ligeira (foi a praxe dos de segunda fase) e pá, mesmo não participando no que os académicos deste ano fizeram (eles só praxam os caloiros "novos" Matreiro), gostei muito mais. Fui baptizada, etc, e este ano, o meu terceiro, posso praxar como se nunca tivesse sido anti-praxe. Óbvio que não vou ser nem metade do que foram comigo. Primeiro porque sei o que sofri com os gritos, etc, e se mandar fazer alguma coisa são apenas coisas que fiz e que eventualmente gostei ;b

Mas não tenham medo. Primeiro eles não vos podem obrigar a fazer nada que vocês não queiram, se não se sentirem bem, quiserem sair saiam. Tenho é pena de não ter tido anos de caloiro como algumas pessoas que conheço.

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Pois também ia dizer para experimentares, a menos que já vás com essa ideia fixa.
Eu não aproveitei mais porque, como já disse, vou e venho todos os dias e na altura ainda não tinha passe. Então eram 5€ por dia, mais autocarros, não compensava ir lá para isso. Mas falei com o dux, ele aconselhou-me a fazer praxe de curso e fui e também fui baptizada e na procissão fizemos uns teatrinhos em frente ao Seminário, foi engraçado. O desfile contava muito e não fui (até porque com quem eu me dava e dou, ou tinham ido pouco à praxe ou não ligavam, mas vão trajar na mesma). Se vais para lá viver então não compensa?! É divertido, as minhas colegas têm sempre boas histórias para nos contar e eles inicialmente claro que vão ser mauzinhos e vais andar sempre com a cabeça para baixo e sem rir (se te ris, ...) mas são eles que te ajudam a integrar e a interagir com colegas. Depois tá claro que tenho colegas mais atinadas que vão a festas mas estudam e outras que só vão a festas ou que só estudam, opções :3

Eu fui caloira este ano, e adorei a praxe Mongloide
No inicio estava um pouco assustada, porque não conhecia ninguém, e não sabia como eram as praxes, e também porque as primeiras praxes foram um pouco mais duras... Mas depois comecei a adorar... As nossas praxes eram marcadas conforme a disponibilidade dos nossos doutores para irem praxar, e em alturas que nós não tivessemos testes, pois compreendiam que acima de tudo também tinhamos de estudar. No segundo semestre, como os nossos doutores tiveram estágio, era um pouco complicado para eles poderem praxar, então quase nunca havia nenhum que decidisse falar com os outros para se marcar uma praxe... muitas vezes eramos nós, caloiros, que pediamos para ter praxe, pois já tinhamos saudades...
Adorei a nossa praxe 24, as praxes na lama, a do iogurte, a que tivemos estilo pedy-paper pela cidade.... enfim, gostei de todas, e quero para o ano poder repetir a experiencia como caloira infiltrada Mongloide
As praxes são muito fixes a serio. Vou deixar alguns videos da minha escola a ESTCB :
O dia da lama:
Ver vídeo no YouTube

A minha latada:
Ver vídeo no YouTube

Uma das praxes iniciais:

Ver vídeo no YouTube

Olhem pessoal, não tenham medo e levem tudo na brincadeira pois é o que aquilo é! Divirtam-se e aproveitem, pois os anos seguintes.. plo menos no meu curso, a brincadeira acabou..
Oh my god... A da lama é bestial.

Afinal não era um sapo...
Bem, eu sou ISCAPiano e a praxe de lá é... razoável, numa classificação geral minha.

Nas 2 semanas de recepção ao caloiro, eu fui quase todos os dias. Apenas falhei 2 dias porque magoei-me nos joelhos porcausa da praxe e tive que ficar no estaleiro. Pah, umas coisas gostei nessas 2 semanas, como as actividades lúdicas por exemplo... outras odiei!

Depois dessas 2 semanas, fui quase todos os dias até Dezembro, pois apanhei umas boas "arranhadelas" na garganta devido aos berros nos cânticos que fazia. Estive 1 mês e 1 semana assim com estes problemas na garganta. Fiquei tão revoltado que 4 meses, não pus lá os pés. Foi aí que andei contra a praxe do Iscap. Depois disso, lá voltei e fui até ao fim (cortejo académico).

No meu 2º ano ainda andei trajado uns dias, mas depois desisti, pois estava a enterrar-me todo nos estudos devido á praxe.

A praxe da minha faculdade era muito puxada psicologicamente e tambem é puxada fisicamente (isto no meu ano de caloiro). Agora está mais branda... finalmente!

Pah, opiniões sobre praxes académicas são muito variadas. Há praxes boas e praxes más, há praxes que ensinam, outras que é exactamente o contrário. Aqui no Porto, as mais criticadas são as do ISEP e FEUP, devido ao mau exemplo que dão quando saem á rua, isto é a opiniao da maioria do pessoal que anda a par das praxes aqui...
Godddd! >.< Que Nervosismo! Para a semana já vou para a faculdade e juro que não faço ideia do que esperar da praxe! Eu dantes achava que era muito fixe, eu via na minha cidade os caloiros a andar com penicos e vestidos de pijama em plenas ruas e achava que devia ser divertido. Até cheguei a conhecer um grupo de rapazes que andava com uma iguana na mãe e que estavam a tentar vender uns monos porque lhes tinham mandado. Mas depois vi aqui alguns testemunhos que não gostaram daquilo e já me têm contado que aquilo dá para chorar e é muito difícil. Agora estou um pouco receosa. Não há ninguém que tenha andado na UBI e me possa dar uma luz de como é a praxe lá?
já agora, que tipo de coisas voces fizeram na praxe? Desde o mais duro ao mais leve?
as minhas fic's:
-Unidos pelo destino, unidos por todos!
-Angelical
Leiam, vale a pena! e nao se eskeçam de comentar! ^^
Eu só vou entrar na faculdade na segunda fase Matreiro Por isso não sei se vou ter praxe.Mas como a Madrinha que eu vou ter se entrar na UTL é um amor Esperancoso (e não Hanon isto não é só graça Matreiro é mesmo a realidade <3 palavra de Hachiko) Devo ter alguma sorte. Pessoalmente não é algo de que goste, existem coisas que acho desnecessárias e completamente sem nexo nenhum. Acho que ninguém é menos académico por não fazer praxe. E existem cursos e faculdades em levam as coisas ao extremo (na escola de enfermagem q fica perto do santa maria chegavam a interferir com as refeições dos caloiros...tipo what? o^0'' ...não sei Matreiro acho exagerado). E vamos ver que, praxe nao faz ninguém mais ou menos académico. Existe pessoal que quer saber é das aulas, fazer os seus trabalhos e ter boas notas e ajudar a familia. Anyway , espero que consiga ter uma boa experiência Matreiro
Acho que todos devem ir às praxes e ver como aquilo é, antes de decidirem se querem continuar ou não... Eu, pessoalmente, adorei a praxe, tive praxes espectaculares, mas no entanto tenho colegas meus que não gostam... Somos todos pessoas diferentes, por isso cada um tem a sua opinião, até porque a praxe depende muito de quem está a praxar, e também os tipos de praxe variam muito de universidade para universidade... Eu ando no Minho, e o meu curso é pequenino, não tem nada a ver com algumas engenharias, como civil, que tem tantos caloiros como o pessoal do meu curso todo, talvez por isso por sermos um curso pequeno e unido, por nos darmos todos muito bem, que as praxes talvez sejam um pouco diferentes, há sempre o "respeito" do caloiro perante o seu doutor, mas talvez por causa de fora da praxe nos darmos assim tão bem, eramos capazes de levar as coisas na brincadeira (as praxes na lama foram tão fixes Esperancoso), que é como eu acho que as coisas devem ser levadas, pk se formos para lá contrariados, e a ver maldade em todas as coisas que fazemos, acabamos por não desfrutar da praxe como deviamos...

Antes de decidirem se querem ser praxados, ou se querem ser anti-praxe, acho que deviam ir pelo menos a duas ou três praxes e verem como é e se gostam ou não...

No inicio eu também achava que não ia gostar e assim, mas depois de ir às primeiras, não quis desistir, tanto que este ano vou-me juntar aos caloirinhos sempre que puder, não há nada como o nosso ano de caloiros, mas sempre dá para "matar saudades" Matreiro
Pessoalmente nao preciso de ir a praxe para saber, basta ir num destes dias ao largo do rossio ou à rua augusta. uma praxe nao nos faz mais ou menos académicos. Eu já no secundário achava ridiculo, sempre fui apologista de q esse tipo de coisas só prejudica e nao ajuda em nada. E sim, existem faculdades onde pedem para fazer coisas ridiculas e existem "doutores" que exageram e fazem coisas ridiculas so para rebaixarem os outros e axarem-se os maiores. Exemplo : na Escola de Enfermagem perto do stªa Maria, os doutores so porque sim, achavam q deviam passar à frente dos caloiros na fila das refeições e fazer coisas como "proibi-los" de terem as suas refeições em paz.

Eu este ano só faço praxe (se der) por causa da minha futura madrinha, se não, nao era algo que quisesse fazer.

Ah, e não esquecer de casos peculiares em que os doutores também obrigam os caloiros a fazer actos ridiculos relacionados com feses e afins, como aconteceu há alguns anos atrás , salvo erro, no porto. O que não falta é casos de pessoal a processar faculdades e afins por causa das praxes.

Acaba por ser um ponto de controvérsia como qualquer outro.
A praxe depende da faculdade que a pratica. Há praxes ridiculas, outras aceitáveis. Por exemplo aqui no Porto, a praxe do ISEP e FEUP chega a ser vergonhosa para muita gente devido aos palavrões que dizem pelas ruas fora, a praxe da Fernando Pessoa dizem que é mais sexo que amizade, euquanto por exemplo a praxe da FEP dizem que é uma boa praxe. Enfim, opinioes...
Marcos Trindade escreveu:A praxe depende da faculdade que a pratica. Há praxes ridiculas, outras aceitáveis. Por exemplo aqui no Porto, a praxe do ISEP e FEUP chega a ser vergonhosa para muita gente devido aos palavrões que dizem pelas ruas fora, a praxe da Fernando Pessoa dizem que é mais sexo que amizade, euquanto por exemplo a praxe da FEP dizem que é uma boa praxe. Enfim, opinioes...

por isso é que há uns bons aninhos atrás uma rapariga processou 2 ou 3 doutores por causa de uma praxe :s epah, praxes em q o pessoal tem de cantar a cantiga do nodi, q temos de ter a t-shirt do caloiro toda suja e assim...no problemo. Agora existe uma linha q n se deve passar :s
Bem, não vou estar aqui a dizer de novo o que senti e o que fiz, blás, se lerem o tópico percebem o caso todo Matreiro

Só aconselho aos caloiros para experimentarem um dia ou dias. Vejam como aquilo é, se querem, se gostam, se acham piada. Experimentem. Como já disse, e também como a Dianuxka citou na mensagem acima, há praxes e praxes. Não vão logo com a ideia de que vos vão comer, vão fazer cem flexões e comer minhocas ao almoço. E isto vem de alguém que já esteve nos dois lados da praxe Matreiro

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Pois, eu também já disse o que achava das praxes /:
Agora vai para a minha escola uma rapariga do meu antigo curso e ela meio que está assustada com aquilo principalmente porque também lá está uma antiga colega nossa que não bate lá muito bem (x
Tenho-a acalmado, nem vale a pena, naquela escola são bonzinhos e há sempre alguém a perguntar se se sentem bem, se querem dispensa e enfim...
Ontem uma rapariga estava a olhar para os horários de Básica 1.º ano e uma amiga minha aproximou-se dela e perguntou-lhe se ela ia... enfim, começámos ela, eu e mais umas 3 colegas a falar com a moça. Depois de um tempo ouvi ela dizer à mãe:
"Vou à secretaria!"
Mãe: "Então?!"
"É mesmo isto."
Pelos vistos gostou tanto da conversa que se matriculou e estava com dúvidas. Só vi os pais a olhar para nós, principalmente para a minha colega que meteu conversa com ela, todos sorridentes e com um brilhozinho no olhar de agradecimento (: também faz falta quem alente... chegar ali com pessoal todo trajado e assustador ficam com medo (x

Ah depois a voltar para casa achei uma piada! A mãe de um moço perguntou se o autocarro ia para um lugar e eu "sim" e a mulher, mais eufórica que o rapazito "ai que bom, e há aqui gente simpática". Depois vi o rapaz pintado de boneca. Ri-me, literalmente, na cara dele (x ele encolheu os ombros e baixou a cara. Claro, não dizem nada aos veteranos, em estado normal tinha-me mandado para um certo sítio (e fazia ele se não bem)

Tenho uma duvida!
Eu entrei em design de moda e no dia das matriculas o meu grão-mestre disse-me para levar roupa confortável. Ok, eu levo, mas tipo, isso para mim é mt vago. Devo andar tipo de fato de treino ou dá para andar de calças de ganga nas praxes? fiquei confusa. há possibilidade de estragarem as roupas e assim? por favor, se puderem esclareçam-me!
as minhas fic's:
-Unidos pelo destino, unidos por todos!
-Angelical
Leiam, vale a pena! e nao se eskeçam de comentar! ^^
lulumoon escreveu:Tenho uma duvida!
Eu entrei em design de moda e no dia das matriculas o meu grão-mestre disse-me para levar roupa confortável. Ok, eu levo, mas tipo, isso para mim é mt vago. Devo andar tipo de fato de treino ou dá para andar de calças de ganga nas praxes? fiquei confusa. há possibilidade de estragarem as roupas e assim? por favor, se puderem esclareçam-me!
Eu para as praxes tanto levava fato de treino como calças de ganga, dependia da minha disposição... convém que seja uma roupa confortável que é para o caso de teres de andar a correr ou assim, ser mais prática...
Em relação a estragar roupa... sim, é possível... eu por acaso só estraguei umas calças de ganga, mas conheço algumas pessoas que estragaram alguma roupinha... para as praxes tenta levar sempre a roupa mais velha que tiveres, que é para não te deixar tanta pena no caso de estragar Matreiro

Tens de entrar para responderes neste tópico.