A praxe
Jota escreveu:Quando ao tempo limite de saida nocturna, cá no Porto também existe, os caloiros não podem ser vistos na rua depois das 21h01m (hoje vimos uma caloira ás 21h30m sozinha, por isso amanha esta lixada) a não ser que estejam acompanhados dos pais, e têm tolerância de 5 minutos por cada namorada.
Quanto a doutores, não podem andar trajados na rua sozinhos depois da meia-noite, excepto em dias académicos, serenatas e afins.. existe também uma regra bastante estupida que ainda não confirmei, se um doutor estiver trajado na rua depois da 00h01m pode ser praxado por um caloiro, não tenho a certeza, mas ouvi dizer isso, mas pelo que disse em cima isto não tem a minima lógica.
O que me ensinaram, enquanto caloira no Porto, é que um caloiro pode praxar um Dux das 00h00m até às 00h01m, nos Leões. O que é uma tarefa um tanto ou quanto impossível, mas nós até nos divertíamos a tentar arranjar maneira de praxarmos o Dux (eu pessoalmente não gostava nada do Dux da minha antiga faculdade).
Há praxes giras, outras menos giras, outras sem piada nenhuma. Sinceramente, não posso falar muito, mas já me contaram cada barbaridade feita no ISEP que achei tão estúpida... Pelo simples facto de faltarem ao respeito inclusive às pessoas que nada têm a ver com a praxe. Mas não sei se o que me disseram será inteiramente verdade (as pessoas gostam sempre de exagerar), mas como foi vindo da boca dum aluno de lá, pronto... E recordo-me da Noite Negra, os Doutores do ISEP estavam a incitar os caloiros a baterem-nos (eles estavam atrás de nós), foi cá um filme

Uma coisa que achei muito engraçada quando fui praxada no Porto foi quando nos levaram para os Leões e andámos atrás das pessoas e a fazer brincadeiras. Andámos à volta delas e, de repente, íamos ao chão como se fosse rebentar uma bomba. É uma ideia já explorada por muitos apanhados e afins, mas é sempre giro. Travávamos conversa com estrangeiros, fazíamos cada coisa... Era giro porque víamos que os Doutores se divertiam connosco, e pelo menos nessa altura não estávamos de 4/de 3/a fazer prancha. Sempre era mais agradável.
Isso dos jantares também me incomodava um pouco, especialmente quando os meus colegas se embebedavam antes de irem para lá. Nunca mais me irei esquecer quando tive de dar de comer a um colega meu de joelhos sem talheres, estando ele completamente bêbado. Foi um autêntico martírio para mim. Uma noite tão cansativa como nunca tive antes. Em Lisboa já foi tudo diferente. Só fui a um jantar, mas as coisas nada tiveram a ver com as experiências que vivi no Porto.
Penso que foi o rmmr que disse que é bom experimentarmos, nem que seja por ser uma experiência de vida. Eu concordo inteiramente com ele. Quem experimenta, sabe o que passou, sabe se gostou ou não e se quer continuar. Eu concordo inteiramente com ele e não me arrependo de ter experimentado a praxe. Sei que, se não gostasse, não iria ser a única, não iria ficar sem amigos e que iria continuar a minha vida na mesma. Por isso, acho que nunca se perde nada em experimentar, sabendo que podemos desistir

Bem eu li ai k kem nao for praxado n pode trrajar...
Nao é bem assim...
Nao pode trajar na facildade... pk ca fora ng tem nda a ver com isso... Mx claro s n for pa trajar na faculdade n tem graxa nenhuma...
Por isso é assim mais vale experimentar.. e dpx vêm se da ou n da!!!
S n der paciencia.. n s ralem... Pk plo menos pa mim o importante na fac é acabar o curso... O resto é secundario!!!
Nao é bem assim...
Nao pode trajar na facildade... pk ca fora ng tem nda a ver com isso... Mx claro s n for pa trajar na faculdade n tem graxa nenhuma...
Por isso é assim mais vale experimentar.. e dpx vêm se da ou n da!!!
S n der paciencia.. n s ralem... Pk plo menos pa mim o importante na fac é acabar o curso... O resto é secundario!!!

Sammu escreveu:Sailor S escreveu:Agora estou no meu 3º ano, 3ª matrícula, altura em que, no meu curso e faculdade, em k são pelo menos 5 matrículas para acabar o curso, só podem praxar os alunos com 3 ou mais matrículas. Como tal comecei este ano e estou a adorar, mas a minha maior atenção é para que os caloiros estejam a gostar e se vejo algum mais nervoso mudo de imediato o meu tom de voz e converso melhor com ele a perguntar se tá tudo bem, que aquilo é na maior e se ele tá a precisar de alguma coisa ou assim. E todos são livres de se negar a fazer alguma coisa em particular que mandemos, caso achem que isso os ofende ou humilha enquanto pessoas. Porque é assim que as coisas funcionam na FFUL. Nós respeitamos os caloiros. E acho que quem se declaram anti-praxe só perde, mas isso são as escolhas de cada um =)
Acho que isto basicamente resume uma praxe bem feita. Claro que tinha que ser numa faculdade de farmácia. [Esta imagem já não existe]
Eu hoje e ontem estive a praxar, porque tal como a S, tenho as 3 matrículas. Houveram situações em que eles de divertiram, e eu tentei fazer por isso, mas quando chegam finalistas/veteranos/dux, eu basicamente retiro-me e reduzo-me à minha insignificância''
E se calhar é aí que eu vejo umas caras mais aterrorizadas (ha sempre muitos que se divertem, mas ha outros que têm cara de puro frete).
Se dependesse de mim, a praxe na minha casa era bem mais divertida, com os momentos sérios que têm que existir claro, mas menos... menos formal. Não é à toa que de 90 e tal alunos, 25 ou 26 ficaram na prax.
Cabe-nos a nós, actuais praxistas de baixo grau, e ainda mais futuramente enquanto quartanistas/finalistas (espero que ninguém seja veterano) mudar esta mentalidade.
Eu também há uma ou outra coisa que se fosse eu a "mandar" naquilo abolia
' Porque o meu ideal de praxe também é + à base de jogos e cantigas (e prefiro aquelas sem asneiras, muito sinceramente), para que eles se divirtam + e se sintam à vontade.Também temos os nossos Dux's, mas apesar de aterrorizarem bastante no modo "praxe", quando é para falar normalmente eles são impecáveis e os caloiros sentem-no também =)
Jota escreveu:
porque não iria nada gostar de ser praxado à noite quando já não sou caloiro e os semi-putos da CP têm que o ser,
a cena dos jantares a toda a hora não são para mim, e isso de andar por
ai a apanhar bebedeiras e nas saidas nocturnas não são bem a minha onda.
Sobre o negrito: têm de ser praxados quando há não são caloiros!? o.O Cena bué marada...
E és obrigado a ir a esses jantares e assim se fores da praxe? Lá na nossa faculdade só vai aos jantares e festas quem quer e pode, e ficam até às horas que quiserem. Eu quando fui caloiro vim-me embora do jantar às 22h. Este ano era doutora de 3ª matrícula e vi-me embora às 23h30. Eu e mais 2 caloiros.
Tudo em peace and love

... Quanto mais sei sobre algumas faculdades do país, mais satisfeita fico com as praxes e tradição académica da minha...

Sammu e Kaoru, tem graça que ambos gostaram imenso das vossas praxes no Porto e pelos vossos relatos são bem fixes e assim... Mas também já me têm contado praxes muito pesadas e pessoal aterrorizado.
Lembro-me perfeitamente da irmã de uma colega minha que, no porto, (não sei em que faculdade), de manhã tiraram-lhe o telemóvel da mão quando ela falava com a mãe e disseram à mãe dela que a miúda estava em situação de praxe e que se tinha magoado muito a sério e que ia para o hospital...
E só deixaram a miúda voltar para casa às 2h e tal da manhã, e só aí ela pode telefonar á mãe a dizer que era mentira o.O a mãe dela morava bué longe e teve aquelas horas todas em pânico em casa e a chorar sem saber da filha, e a miúda chegou a casa também bué traumatizada com as praxes... o.O
As praxes também diferem muito entre as faculdades aí, como cá em lisboa?
Sei que em Setúbal as praxes também são bem + pesadas que aqui na minha faculdade... E os doutores são bem arrogantes
do género, mesmo sem estarem trajados, os caloiros não lhes podem tocar nem dirigir-se-lhes pelo nome ou por tu. Acho isso estupidez pura, mas pronto... Cada um tem a sua tradição né :\Eu no meu ano de caloira, no jantar de recepçao ao caloiro vim-m embora as 24:30 mais ou menos...
Fui ter ah mesa dos veteranos pedi pa sair, eles assinaram o meu pica ponto e la fui eu...
Nisso n puseram problemas...
Agr este ano n sei s vou ao jantar d caloiro!! Eu n gosatei mt pk akilo eh mt gente e kase nem s consegue comer...
Mx kndo forem os jantares d curso ja vou.. pk ja somos poukinhos e ateh eh fixe
Fui ter ah mesa dos veteranos pedi pa sair, eles assinaram o meu pica ponto e la fui eu...
Nisso n puseram problemas...
Agr este ano n sei s vou ao jantar d caloiro!! Eu n gosatei mt pk akilo eh mt gente e kase nem s consegue comer...
Mx kndo forem os jantares d curso ja vou.. pk ja somos poukinhos e ateh eh fixe

Sailor S escreveu:Jota escreveu:
porque não iria nada gostar de ser praxado à noite quando já não sou caloiro e os semi-putos da CP têm que o ser,
a cena dos jantares a toda a hora não são para mim, e isso de andar por
ai a apanhar bebedeiras e nas saidas nocturnas não são bem a minha onda.
Sobre o negrito: têm de ser praxados quando há não são caloiros!? o.O Cena bué marada...
E és obrigado a ir a esses jantares e assim se fores da praxe? Lá na nossa faculdade só vai aos jantares e festas quem quer e pode, e ficam até às horas que quiserem. Eu quando fui caloiro vim-me embora do jantar às 22h. Este ano era doutora de 3ª matrícula e vi-me embora às 23h30. Eu e mais 2 caloiros.
Tudo em peace and love
... Quanto mais sei sobre algumas faculdades do país, mais satisfeita fico com as praxes e tradição académica da minha...
:\
Depois de deixar-mos de ser caloiros e se passarmos no tribunal temos que dizer se quermos ir para a comissão ou não, quem não vai tem práticamente os mesmos direitos e não tem obrigações, quem vai já tem muitas obrigações e responsabilidades.
E os que optam por ir são praxados até ao cortejo, enquanto que esses praxam os caloiros durante o dia, passam as noites a serem praxados pelos veteranos e dux, ou seja, não lhes resta tempo para mais nada.
No ano passado uma das praxes foi andarem apenas de boxers e com a capa pela rua fora e estava um frio de rachar, já para não falar que os veteranos abusam como tudo e já tinham era idade para ter juizo, no meu curso os poucos veteranos que conheci odiei.
Quanto aos jantares, só vou mesmo aos jantares de "familia", porque são aqueles em que me sinto à vontade, é pessoal chegado e taxe bem.
Já os jantares de curso dispenso, somos para cima de 200 (da praxe) só dos ultimos anos, e o pessoal nunca está à vontade, é muita confusão e há sempre algum veterano que abusa já para não falar que quem não bebe alcool ai é quase que discriminado.

Se fosse da comissão tinha obrigação de ir a esses jantares, a não ser num caso especial em que trabalhaxe ou tivexe doente, não o sendo só vou se quiser, como não quero até faço de conta que nem sei que esses jantares existem.

já estou no 2º ano. mas o ano passado la foi o meu ano de caloira, e lembro-me k sempre me diziam que era o melhor ano.. qual quê, levar com uns tónhós a gritarem-me, cortaram-me o cabelo, tive de comer uma nhanha qualquer, ainda me bateram com uma colher de pau na ponta dos dedos montes de vezes! ah e cada vez k saia á noite ia com medo de ser apanhada por alguma trupe.. e fui por 3! caloira olhos no chao.. bahh até me passava..
A mim tb m cortaram o cabelo.. mx n m impoortei...
O cabelo cresce... e como fui a tao poucas praxes esse castigo nem me custou nda...
Ateh foi justo..
Mx tb n percebo pk dizem k o 1º ano eh o melhor...
Para mim deve ter sido dos piores em termos k n podia andar descansada k aparecia smp um tonho a dizer vamos pa praxe.. e eu
so vou se quiser.. e essas coisas...
Agr ando descansadinha e tal (so espero k em termos d notas estes ano sejam iguais ou melhores, e n piores ko 1º)
O cabelo cresce... e como fui a tao poucas praxes esse castigo nem me custou nda...
Ateh foi justo..
Mx tb n percebo pk dizem k o 1º ano eh o melhor...
Para mim deve ter sido dos piores em termos k n podia andar descansada k aparecia smp um tonho a dizer vamos pa praxe.. e eu
so vou se quiser.. e essas coisas...Agr ando descansadinha e tal (so espero k em termos d notas estes ano sejam iguais ou melhores, e n piores ko 1º)

Sailor S escreveu:Sammu e Kaoru, tem graça que ambos gostaram imenso das vossas praxes no Porto e pelos vossos relatos são bem fixes e assim... Mas também já me têm contado praxes muito pesadas e pessoal aterrorizado.
Lembro-me perfeitamente da irmã de uma colega minha que, no porto, (não sei em que faculdade), de manhã tiraram-lhe o telemóvel da mão quando ela falava com a mãe e disseram à mãe dela que a miúda estava em situação de praxe e que se tinha magoado muito a sério e que ia para o hospital...
E só deixaram a miúda voltar para casa às 2h e tal da manhã, e só aí ela pode telefonar á mãe a dizer que era mentira o.O a mãe dela morava bué longe e teve aquelas horas todas em pânico em casa e a chorar sem saber da filha, e a miúda chegou a casa também bué traumatizada com as praxes... o.O
As praxes também diferem muito entre as faculdades aí, como cá em lisboa?
Sei que em Setúbal as praxes também são bem + pesadas que aqui na minha faculdade... E os doutores são bem arrogantesdo género, mesmo sem estarem trajados, os caloiros não lhes podem tocar nem dirigir-se-lhes pelo nome ou por tu. Acho isso estupidez pura, mas pronto... Cada um tem a sua tradição né :\
A praxe depende da faculdade em que se anda, sim, e isso também se verifica no Porto. Não sei se em Lisboa existe propriamente um Código de Praxe que é seguido e respeitado por todas as faculdades, mas no Porto existe, e isso é que permite que a praxe seja um pouco mais "uniforme" (pelo menos nas suas regras-base) na Universidade do Porto, o que em Lisboa, se não estou em erro, não se verifica (por exemplo, desconheço que na nossa faculdade exista um Dux). Mas, claro, as praxes divergem entre as faculdades no que concerne à maneira como são feitas e encaradas pelos caloiros.
Existem praxes engraçadas, para divertir. Outras existem para "educar", para ensinar. E depois existem as abusivas e que não têm sentido nenhum, e essa de que falaste, Sailor S, é para mim um dos exemplos desses. A minha mãe nunca mais me autorizaria a frequentar a praxe se isso me acontecesse. Mas eu também não deixaria que não me permitissem telefonar se eu desejasse mesmo ou se precisasse. E isso não é atitude concebível ou aceitável. Já me relataram várias praxes verdadeiramente condenáveis dentro da própria UP, mas claro, as coisas podem acontecer, porque a praxe é feita pelas pessoas. Mas isso não lhes dá o direito de fazerem determinadas coisas...
E sim, é mesmo parvo os caloiros não se poderem dirigir aos Doutores se estes não estiverem trajados. Aliás, um Doutor pode praxar se estiver traçado. É diferente de estar trajado. Quanto mais não tendo traje...
Hellooo!!! Olha um tópico sobre praxe! Mesmo óptimo para começar o meu 'regresso' ao fórum! Ola a todos 
Bem, eu entrei para a FEUP, para o mesmo curso que a Ayame. Pronto, aquilo é engenharia, portanto eu tinha a ideia que eram só homens (o que não anda assim tao longe da verdade) e qe eles eram todos uns brutamontes. Sempre estive ansiosa por que começasse, mas pensava que eles iam ser mt duros e fazer.nos fazer coisas horriveis. Depois o meu primo, que está em farmácia, veio.me dizer que os engenheiros eram todos, basicamente, uns anormais que só fazem porcaria. Aí eu fiquei bastante desapontada.
MAAS, depois começou a fac. A praxe conjunta durou pouco mas foi mt fixe, pq deu para falar c algumas pessoas de cursos diferentes e pq no geral dava para rir.
Agora, qd a praxe de cursos começou, comecei a ver tudo por um prisma completamente diferente. Os nossos doutores disseram.nos logo qe nao iamos andar aí todos pintados ou com orelhas de burro pq eles nao fazem dessas coisas. Eu até caho piada a isso, mas enfim.
A primeira semana foi bastante má, mas por outros motivos. Isto é uma vergonha de se dizer, mas chorei todos os dias dela. Sentia.me sozinha. Eu falava com montes de gente, mas era cm se nao pudesse ser totalmente eu com eles. No entanto, nunca chegava a chorar a casa pq a seguir às aulas há praxe e isso animava-me sempre.
Comecei a aperceber-me que nao é nada como eu pensava. Os doutores preocupam-se connosco. Eles levam-nos e trazem-nos das salas, guardam-nos mesas na cantina e levam-nos lá... Torci o pé durante a praxe e no dia seguinte deu-me semelhante cãibra que eu nem me conseguia manter direita nem sentada. Fiquei mesmo parva c a preocupação dos doutores. (Se bem que tb acho que eles provavelmente n qerem problemas pq de certeza que os paizinhos começavam logo a dizer que foram os sacanas dos mais velhos que magoaram uma moça na faculdade
)
Pronto, comecei mesmo a gostar deles. Por estranhíssimo que isto soe, eu gosto mesmo da maioria dos nossos doutores. Cada um tem a sua personalidade, mas todos eles têm aquele compromisso com a praxe, e sendo dura, tem também um código que nos transmite valores importantes.
EDIT: Andei a ler os comentários e achei muito estranho o que a Kaoru disse... Nós podemo-nos dirigir aos nossos doutores. Aliás, logo no primeiro dia, o nosso veterano disse-nos "Olhem, se nos virem nos corredor, vocês nao passem sem dizer nada... Venham dizer olá ou bom dia, nao façam de conta que nao nos conhecem.". Outra coisa que é curiosa na minha fac é que, enquanto tda a gente diz qe tem de tar a olhar po chão nas suas praxes, na minha nos temos sempre de estar a olhar para o doutor que está a praxar.

Bem, eu entrei para a FEUP, para o mesmo curso que a Ayame. Pronto, aquilo é engenharia, portanto eu tinha a ideia que eram só homens (o que não anda assim tao longe da verdade) e qe eles eram todos uns brutamontes. Sempre estive ansiosa por que começasse, mas pensava que eles iam ser mt duros e fazer.nos fazer coisas horriveis. Depois o meu primo, que está em farmácia, veio.me dizer que os engenheiros eram todos, basicamente, uns anormais que só fazem porcaria. Aí eu fiquei bastante desapontada.
MAAS, depois começou a fac. A praxe conjunta durou pouco mas foi mt fixe, pq deu para falar c algumas pessoas de cursos diferentes e pq no geral dava para rir.
Agora, qd a praxe de cursos começou, comecei a ver tudo por um prisma completamente diferente. Os nossos doutores disseram.nos logo qe nao iamos andar aí todos pintados ou com orelhas de burro pq eles nao fazem dessas coisas. Eu até caho piada a isso, mas enfim.
A primeira semana foi bastante má, mas por outros motivos. Isto é uma vergonha de se dizer, mas chorei todos os dias dela. Sentia.me sozinha. Eu falava com montes de gente, mas era cm se nao pudesse ser totalmente eu com eles. No entanto, nunca chegava a chorar a casa pq a seguir às aulas há praxe e isso animava-me sempre.
Comecei a aperceber-me que nao é nada como eu pensava. Os doutores preocupam-se connosco. Eles levam-nos e trazem-nos das salas, guardam-nos mesas na cantina e levam-nos lá... Torci o pé durante a praxe e no dia seguinte deu-me semelhante cãibra que eu nem me conseguia manter direita nem sentada. Fiquei mesmo parva c a preocupação dos doutores. (Se bem que tb acho que eles provavelmente n qerem problemas pq de certeza que os paizinhos começavam logo a dizer que foram os sacanas dos mais velhos que magoaram uma moça na faculdade
)Pronto, comecei mesmo a gostar deles. Por estranhíssimo que isto soe, eu gosto mesmo da maioria dos nossos doutores. Cada um tem a sua personalidade, mas todos eles têm aquele compromisso com a praxe, e sendo dura, tem também um código que nos transmite valores importantes.
EDIT: Andei a ler os comentários e achei muito estranho o que a Kaoru disse... Nós podemo-nos dirigir aos nossos doutores. Aliás, logo no primeiro dia, o nosso veterano disse-nos "Olhem, se nos virem nos corredor, vocês nao passem sem dizer nada... Venham dizer olá ou bom dia, nao façam de conta que nao nos conhecem.". Outra coisa que é curiosa na minha fac é que, enquanto tda a gente diz qe tem de tar a olhar po chão nas suas praxes, na minha nos temos sempre de estar a olhar para o doutor que está a praxar.
From_Mars escreveu:EDIT: Andei a ler os comentários e achei muito estranho o que a Kaoru disse... Nós podemo-nos dirigir aos nossos doutores. Aliás, logo no primeiro dia, o nosso veterano disse-nos "Olhem, se nos virem nos corredor, vocês nao passem sem dizer nada... Venham dizer olá ou bom dia, nao façam de conta que nao nos conhecem.". Outra coisa que é curiosa na minha fac é que, enquanto tda a gente diz qe tem de tar a olhar po chão nas suas praxes, na minha nos temos sempre de estar a olhar para o doutor que está a praxar.
É normal achares esses comentários estranhos, mas vais reparar ao longo do ano que a Feup é uma espécie de faculdade à parte.. porque na maior parte das actividades entre faculdades a Feup isola-se e nem participa, como é o caso da latada, os caloiros "feupinhos" tem uma latada diferente da nosso, ou seja, nada de ir pela baixa do porto com todas as outras faculdades.
Mas como não ando ai, não sei bem o porque disso nem os promenores da vossa praxe, apesar de ter alguns amigos por ai.

Jota escreveu:From_Mars escreveu:EDIT: Andei a ler os comentários e achei muito estranho o que a Kaoru disse... Nós podemo-nos dirigir aos nossos doutores. Aliás, logo no primeiro dia, o nosso veterano disse-nos "Olhem, se nos virem nos corredor, vocês nao passem sem dizer nada... Venham dizer olá ou bom dia, nao façam de conta que nao nos conhecem.". Outra coisa que é curiosa na minha fac é que, enquanto tda a gente diz qe tem de tar a olhar po chão nas suas praxes, na minha nos temos sempre de estar a olhar para o doutor que está a praxar.
É normal achares esses comentários estranhos, mas vais reparar ao longo do ano que a Feup é uma espécie de faculdade à parte.. porque na maior parte das actividades entre faculdades a Feup isola-se e nem participa, como é o caso da latada, os caloiros "feupinhos" tem uma latada diferente da nosso, ou seja, nada de ir pela baixa do porto com todas as outras faculdades.
Mas como não ando ai, não sei bem o porque disso nem os promenores da vossa praxe, apesar de ter alguns amigos por ai.
Bem, o Jota disse tudo. A FEUP é uma faculdade mesmo à parte, vocês têm a praxe mais organizada dentro da vossa própria faculdade e não interagem tanto com os cursos de fora. Pelo menos foi isso a que assisti enquanto estava no Porto, uma vez que vivia com uma amiga que estava em Engenharia Civil na FEUP (e tenho muitos amigos na mesma faculdade). Vocês organizam-se por cursos dentro da FEUP, "lutam" contra os próprios cursos aí, as datas dos "eventos" são diferentes. E mesmo os vossos hábitos são distintos.
E eu não disse que não nos podíamos dirigir aos Doutores nos corredores, os caloiros é que automaticamente tinham medo deles

*Kaoru escreveu:
E eu não disse que não nos podíamos dirigir aos Doutores nos corredores, os caloiros é que automaticamente tinham medo deles
Ahh isso é certo, eu tb n me sinto muito a vontade pa ir "Olá bom dia!" pq nem sei cm eles vao reagir ou se me vao dizer "Já falas?" ou assim.
A não ser qe seja o veterano. Esse é mesmo na boa. Agora os outros nao sei.Isso de sermos à parte é bem verdade. Eu notei logo qd comecei inumeras diferenças. Por exemplo, uma amiga minha qe entrou na Cespu diz que acha mt complicado ter de tar sp a olhar para o chao pq ela n consegue estar a falar para alguem sem olhar nos olhos. Uma amiga minha da ESEP tb disse qe tem de olhar para o chao e tal. A nós, eles disseram logo qe temos de olhar sp para a frente, para qem ta a falar.
A rivalidade entre cursos tb é uma constante, mas torna-se engraçado.
Eu acho que nas outras faculdades nao há pq a maioria delas é só de um ou dois cursos, logo nao dá. Mas a nossa tem vários. Acho qe o ISEP tb é um bocadinho assim 
Em relação à latada, eu ainda n percebi bem essa história, mas se for como o meu primo me disse nós nao nos isolámos das outras faculdades. Nós fomos mesmo expulsos da latada pq acho qe os estudantes da FEUP armaram alguma confusão há uns anos atrás.

dizzy22 escreveu:e dizzy, reconhecida criadora de tópicos de caractér académico e afins
Bem, começou hoje a universidade e os mais novos (tipo eu) tiveram ou devem ter tido as suas primeiras experiências neste mundo fantástico que é a praxe v.v
Portanto, conto com vocês para nos darem o vosso maravilhoso relato (pode ser ao estilo Tardes da Júlia ou Você na TV) de como foi/está a ser essa experiência.
Aqui para mim, odiei, desculpem lá. Eu estava na dúvida em aderir quando me disseram "ahn, e tal, e depois não tens ninguém para te ajudar, e não ficas a conhecer muita gente" e lá fui eu experimentar. Fogo, desisto. É de mais, chego atrasada a todas as aulas e ainda mais, a minha natureza humana (?) não é a de andar por ai feita monga a beber, e a gritar cânticos ordinários. É só. I quit v.v
Para o ano se Deus quizer também vou para a faculdade da Portucalense que é a que eu quero ir e devo ir para a praxe porque já tive a minha experiência quando entrei para o 10 ano na minha escola e adorei!
Foi apenas um dia, enquanto que na universidade são todos se não me engano. Mas continuando...
Eu adorei a Praxe, acho algo diferente, e a parte de tarmos a cantar para mim é a mais engraçada

Agora sou 12ºano e tal como os outros alunos do mesmo ano que eu que foram praxados vamos organizar a praxa.
É verdade que muitas vezes abusam!
Mas abusar, daqueles abusar mesmo! O meu irmão desistiu da praxe dele mesmo por isso quando entrou para a universidade. Teve uns problemas...mas no inicio estava adorar. E o que ele mais gostou foi sem dúvida cantar .

MAs aí os gostos também são relativos

Ah..Parabéns por teres entrado na fac

Obrigada Atalantav =)
Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"
Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
E achas muito bem, no ISEP existe uma grande rivalidade entre os cursos, por vezes até maior que a rivalidade com outras faculdades. O meu curso é uma "espécie de ovelha negra" lá dentro, porque é o maior em termos que alunos e tem a mania.lol Então nesses confrontos os outros cursos todos juntam-se contra o nosso, mas o mais engraçado é que nós normalmente ganhamos mesmo esses confrontos.

Amanhã começa a semana de recepção ao caloiro no ISEP, logo com uma brutal serenata, os nossos caloiros já têm a lição estudada, espero que não falhem.. vai haver confronto entre cursos.. no meu ano foi apenas o meu contra informática, os outros foram embora mal começou o confronto e mecânica foi tão ridiculo que só apareceu com 8 caloiros..tadinhos.
Mas o melhor mesmo desta semana é a 5ª feira, verdadeira recepção ao caloiro, todos os caloiros de todos os cursos dentro de uma big tenda em confrontos e provocações com coreografias e tudo.

No meu ano diverti-me imenso, porque nós fomos "vestidos" à homem das cavernas e até começarem os cantigos nós não falavamos, era só à base do "uga uga"..lol
O melhor de tudo é que à medida que vai passando o tempo, o dux do ISEP vai "eliminado" cursos (sair da tenda) até ficarem os 2 ultimos resistentes e ver quem é o mais forte.. o meu curso costuma ir com mais de 100 caloiros, se não me engano no ano passado eramos 109.. e fomos nós que ganhamos isso, mas foi renhido.

Isso demora uma tarde inteira, mas é muito divertido.
Ansioso por 5ª feira.

Quanto à FEUP ter sido expulsa da latada não fazia a minima, mas que é podre lá isso é, porque conviver com outras faculdades é do melhor.
Quanto a não poder olhar para os doutores, enquanto estão a ser praxados, a levar na cabeça e isso têm que estar a olhar para o chão, a unica vez que podem olhar para a frente é quando estão a cantar para seguir as ordens em relação a quando dever mudar a musica e parar, etc..
Ovelha negra?
Pelo contrário, tens é sorte. O meu curso é exactamente o oposto. Ás vezes chegamos a estar só 4 ou 5 na praxe (os horários incompatíveis tb nos são um pouco cabo do esquema mas...) É verdade, qual é o teu curso? Não sei se me chegaste a dizer. Com certeza é electro 
É... também fiquei desapontada quando soube desta separação. Mas nao hao-de faltar oportunidades para conviver com outras faculdades. Deve haver mais eventos conjuntos, não?
Lá está, uma coisa boa. Ás vezes é esquisito ter de estar sp a olhar pos doutores. Quando estamos de 4 é um bocado dificil, ou qd eles estao mt perto. Mas eu prefiro do que estar a olhar para o chão. Ao menos estou a ver quem me fala e as expressões deles
Acho qe perdia um bocado a piada se nao pudesse ver certas coisas que eles fazem 
Pelo contrário, tens é sorte. O meu curso é exactamente o oposto. Ás vezes chegamos a estar só 4 ou 5 na praxe (os horários incompatíveis tb nos são um pouco cabo do esquema mas...) É verdade, qual é o teu curso? Não sei se me chegaste a dizer. Com certeza é electro 
É... também fiquei desapontada quando soube desta separação. Mas nao hao-de faltar oportunidades para conviver com outras faculdades. Deve haver mais eventos conjuntos, não?
Lá está, uma coisa boa. Ás vezes é esquisito ter de estar sp a olhar pos doutores. Quando estamos de 4 é um bocado dificil, ou qd eles estao mt perto. Mas eu prefiro do que estar a olhar para o chão. Ao menos estou a ver quem me fala e as expressões deles
Acho qe perdia um bocado a piada se nao pudesse ver certas coisas que eles fazem 
O que chateia em estar sempre a olhar para o chão é a dor de pescoço depois, e mesmo assim têm sorte, porque soube que antigamente os caloiros tinham que conhecer os doutores pelos sapatos. lol
E quanto aos eventos entre faculdades, além da latada, existe a noite negra (é numa 3ª feira), o comboio e avião do caloiro, a serenata inagural da semana de recepção ao caloiro do porto, e mais lá para a frente temos o cortejo que é do melhor.
Mas para a FEUP acaba logo porque são os terceiros a passar na tribuna. lol
E quanto aos eventos entre faculdades, além da latada, existe a noite negra (é numa 3ª feira), o comboio e avião do caloiro, a serenata inagural da semana de recepção ao caloiro do porto, e mais lá para a frente temos o cortejo que é do melhor.

Mas para a FEUP acaba logo porque são os terceiros a passar na tribuna. lol
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.