SISMO de hoje (12-02-2007, por volta das 10h35)
Mais alguém sentiu!? Foi tão fixe!!!! Foi 'a minha primeira vez' ^^
A falar a sério, nunca tinha sentido, foi tão fixolas!! lolol Curti mesmo bués
Tava na aula de matemática mt bem.. de repente tneho a cadeira a tremer bués, mas não liguei pensava k era o meu colega do lado a abanar a cadeira com os pés ou axim (como nunca na vida tinha sentido um sismo/tremor de terra, nãom e passou pela cabeça que fosse isso), só que ao fim de algum tempo comecei a estranhar até k ele e + alguns se voltaram para a prof 'Stôra!!! O chão está a tremer!!
' E como aquele pavilhão está mesmo ~lá para o meio da escola, não é nenhum dos pavilhões +- perto das estradas, não era nenhum camião lol KLogo.. Era mesmo um sismo!
Foi tão fixe.. mas dps pouco dps da prof reconhecer k de facto o chão tva a tremer parou... Tipo, nunca tinha sentido, e achei bué engraçado por tipo sei lá, parecia que o chãio tva a fazer precisamente akele movimento ondular que se aprende nas aulas d Geologia que acontece.. Mas nunca pensei que se sentisse isso de facto! Foi bué engraçado, parecia que alguém tva a sacudir o chão como se sacode um tapede, mas de uma maneira +- suave mas repetitiva.. é como eu digo, parecia que tava a receber massagens nos pés através daquelas máquinaszinhas quer massajam os pés por ondulação de água ou axim..
Bem, não me sei explicar mt bem, mas achei mesmo bué piada! ^^lol
Mais alguém aqui sentiu? Não foi um sismo forte, mas tb não foi dos + fracos porque sentiu-se mt bem mesmo...
(P.S.: sei que os sismos não são coisas de que se deve achar piada porque podem tomar dimensões catastróficas e blá blá blá.. Mas opaah!! Foi 'a minha primeira vez!'
E como foi de mansinho, é natural k tenha achado fixe:p lol)
Tava na aula de matemática mt bem.. de repente tneho a cadeira a tremer bués, mas não liguei pensava k era o meu colega do lado a abanar a cadeira com os pés ou axim (como nunca na vida tinha sentido um sismo/tremor de terra, nãom e passou pela cabeça que fosse isso), só que ao fim de algum tempo comecei a estranhar até k ele e + alguns se voltaram para a prof 'Stôra!!! O chão está a tremer!!
' E como aquele pavilhão está mesmo ~lá para o meio da escola, não é nenhum dos pavilhões +- perto das estradas, não era nenhum camião lol KLogo.. Era mesmo um sismo! Foi tão fixe.. mas dps pouco dps da prof reconhecer k de facto o chão tva a tremer parou... Tipo, nunca tinha sentido, e achei bué engraçado por tipo sei lá, parecia que o chãio tva a fazer precisamente akele movimento ondular que se aprende nas aulas d Geologia que acontece.. Mas nunca pensei que se sentisse isso de facto! Foi bué engraçado, parecia que alguém tva a sacudir o chão como se sacode um tapede, mas de uma maneira +- suave mas repetitiva.. é como eu digo, parecia que tava a receber massagens nos pés através daquelas máquinaszinhas quer massajam os pés por ondulação de água ou axim..
Mais alguém aqui sentiu? Não foi um sismo forte, mas tb não foi dos + fracos porque sentiu-se mt bem mesmo...
(P.S.: sei que os sismos não são coisas de que se deve achar piada porque podem tomar dimensões catastróficas e blá blá blá.. Mas opaah!! Foi 'a minha primeira vez!'
E como foi de mansinho, é natural k tenha achado fixe:p lol)Sailor S escreveu:Mais alguém sentiu!? Foi tão fixe!!!! Foi 'a minha primeira vez' ^^Onde eu moro ja senti bue, mas bue de sismos... as vezes é porreiro pk as escolas fecharam![]()
Tava na aula de matemática mt bem.. de repente tneho a cadeira a tremer bués, mas não liguei pensava k era o meu colega do lado a abanar a cadeira com os pés ou axim (como nunca na vida tinha sentido um sismo/tremor de terra, nãom e passou pela cabeça que fosse isso), só que ao fim de algum tempo comecei a estranhar até k ele e + alguns se voltaram para a prof 'Stôra!!! O chão está a tremer!!' E como aquele pavilhão está mesmo ~lá para o meio da escola, não é nenhum dos pavilhões +- perto das estradas, não era nenhum camião lol KLogo.. Era mesmo um sismo!
Foi tão fixe.. mas dps pouco dps da prof reconhecer k de facto o chão tva a tremer parou... Tipo, nunca tinha sentido, e achei bué engraçado por tipo sei lá, parecia que o chãio tva a fazer precisamente akele movimento ondular que se aprende nas aulas d Geologia que acontece.. Mas nunca pensei que se sentisse isso de facto! Foi bué engraçado, parecia que alguém tva a sacudir o chão como se sacode um tapede, mas de uma maneira +- suave mas repetitiva.. é como eu digo, parecia que tava a receber massagens nos pés através daquelas máquinaszinhas quer massajam os pés por ondulação de água ou axim..
(P.S.: sei que os sismos não são coisas de que se deve achar piada porque podem tomar dimensões catastróficas e blá blá blá.. Mas opaah!! Foi 'a minha primeira vez!'E como foi de mansinho, é natural k tenha achado fixe:p lol)
mas tb tem uns ke mete um pc de medo, tipo escala IV/V....LOOOOL desculpa estar-me a rir, mas tipo, a essa hora tava eu na aula de geologia a falar de sismos a nivel de portugal continental
bela coincidência O_O
E já agora, Sailor S, és de onde?
" lol, no teu profile só diz "Amora", suponho k seja "Amadora"?
lolol aqui por acaso (em Viseu) sismos é coisa mto mto rara, o máximo k já vi foi a água num copo a mexer-se de leve (tou numa zona de intensidade máxima VI, a segunda com menos intensidade em Portugal). Mas deve ser interessante ver um sismo :O :DD
bela coincidência O_O E já agora, Sailor S, és de onde?
" lol, no teu profile só diz "Amora", suponho k seja "Amadora"?
lolol aqui por acaso (em Viseu) sismos é coisa mto mto rara, o máximo k já vi foi a água num copo a mexer-se de leve (tou numa zona de intensidade máxima VI, a segunda com menos intensidade em Portugal). Mas deve ser interessante ver um sismo :O :DD
Editado pela última vez em
Ayame!!!!
Se fosse Amadora estava escrito amadora né!?
(sailor s suspira profundamente indignada
lololol) S está Amora é porque é AMORA e não + sílabas do que isso!
É Localidade PAIVAS, Freguesia da AMORA, conselho do SEIXAL, distrito de SETÚBAL
A baía do seixal liga-se ao rio Tejo.... É pertinho de Corroios e Almada e isso, onde depois ha a ponte 25 de Abril que faz a ligação a Lx :p Eu já tinha xplicado isto num topico de cá
Amora portanto tendo em conta esta xplicação toda acho que inda faz parte da zona metropolitana de lisboa.. mas não tenho a certeza ^^Mas é, pelo menos, arredores de lisboa!:p está é separada pelo rio 
Eu não sei qual foi a intensidade aqui... MAs foi o suficiente para se sentir bem :p lol
é bué fixe Ayame!! Aqui tb axu k n é mt costume até pk houve mtas + pessoas a dizerem k foi a !ª vez que sentiram.. Eu tb tva no 1º andar lá da escola, logo inda senti +... Mas foi tão giru!! ^^Parecia mesmo k estava a 'sacudir' repetidamente e suavemente o chão, e parecia k te estavam a massajar os pés
lolololJá agora, ppl quando comentarem aqui, mencionem o sitio onde moram e/ou onde se encontravam +- por esta altura, para compararmos os sitios e as intensidades! =)
Eu senti!
Apanhei um cagaço! Que até cai da cama, a 1ª coisa que fiz foi pegar no telemóvel e por-me debaixo da umbreira da porta! Foi a 1ª vez que senti um sismo e estou a ver que é uma beca assustador!
Mas foi fixe, ver as cenas a mexerem-se!
A minha mãe ficou tão assustada que quer que leve o telemóvel no bolso onde quer que eu esteja na escola no caso de haver réplicas!
Bem, eu estava em minha casa em Lisboa, perto das Amoreiras!
Apanhei um cagaço! Que até cai da cama, a 1ª coisa que fiz foi pegar no telemóvel e por-me debaixo da umbreira da porta! Foi a 1ª vez que senti um sismo e estou a ver que é uma beca assustador!
Mas foi fixe, ver as cenas a mexerem-se!
A minha mãe ficou tão assustada que quer que leve o telemóvel no bolso onde quer que eu esteja na escola no caso de haver réplicas!

Bem, eu estava em minha casa em Lisboa, perto das Amoreiras!
:(moon5): Sailor Sun
Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Eu pertenço a maio ilha dos Açores... S.Miguel... A um/dois anos atras houve uma grande crise sismica ká por razões tectonicas/vulcanicas... e houve uma vez ke num só dia se registou mais de 100 sismos e + de 600 replicas (intensidade de III/IV/V; o maximo foi IIV) ... e a escola fechou durante 2 dias...
Eu também senti pela primeira vez, e ainda achei que fosse eu mesmo que estava a tremer lool, mas desta vez era um tremor diferente, por isso achei estranho. Estava à frente do pc, como estou agora, e senti a cadeira a abanar.
Vi que me falaram no messenger, mas aí já estava eu a sair do meu quarto, fui à sala e isso, mas a minha mãe não disse nada, então achei que tivesse sido impressão minha.
Depois vim de novo ao pc, e uma amiga estava a perguntar-me se não tinha sentido lol Pronto, aí tive a confirmação, mesmo.
Bom, eu não gostei muito, porque estava com medo de réplicas, ou de um maior....
Vi que me falaram no messenger, mas aí já estava eu a sair do meu quarto, fui à sala e isso, mas a minha mãe não disse nada, então achei que tivesse sido impressão minha.
Depois vim de novo ao pc, e uma amiga estava a perguntar-me se não tinha sentido lol Pronto, aí tive a confirmação, mesmo.
Bom, eu não gostei muito, porque estava com medo de réplicas, ou de um maior....
Sim, mas os Açores é tipo 'normal'
´porque está mesmo quase nos limites de placas tectónicas... Agora aqui no Continente é tipo 'algo de outro mundo' lol
A minha mãe diz que foi intensidade 5.8 (ou magnitude? agora não sei) e k o epicentro foi no algarve.. Acho que houve escolas evacuadas e tudo. E a hora certa afinal foi às 10:35 (eu estava na aula e não tinha o relógio comigo
) ! Se alguém conseguir alterar no topico as horas.. 
´porque está mesmo quase nos limites de placas tectónicas... Agora aqui no Continente é tipo 'algo de outro mundo' lolA minha mãe diz que foi intensidade 5.8 (ou magnitude? agora não sei) e k o epicentro foi no algarve.. Acho que houve escolas evacuadas e tudo. E a hora certa afinal foi às 10:35 (eu estava na aula e não tinha o relógio comigo
) ! Se alguém conseguir alterar no topico as horas.. 
Sailor S escreveu:Sim, mas os Açores é tipo 'normal'5.8 foi a magnitude... então... (consultando livro de geologia) o sismo foi de escala VIII´porque está mesmo quase nos limites de placas tectónicas... Agora aqui no Continente é tipo 'algo de outro mundo' lol
A minha mãe diz que foi intensidade 5.8 (ou magnitude? agora não sei) e k o epicentro foi no algarve.. Acho que houve escolas evacuadas e tudo. E a hora certa afinal foi às 10:35 (eu estava na aula e não tinha o relógio comigo) ! Se alguém conseguir alterar no topico as horas..

Sailor S escreveu:Sim, mas os Açores é tipo 'normal'Correcção´porque está mesmo quase nos limites de placas tectónicas... Agora aqui no Continente é tipo 'algo de outro mundo' lol
A minha mãe diz que foi intensidade 5.8 (ou magnitude? agora não sei) e k o epicentro foi no algarve.. Acho que houve escolas evacuadas e tudo. E a hora certa afinal foi às 10:35 (eu estava na aula e não tinha o relógio comigo) ! Se alguém conseguir alterar no topico as horas..
nos estamos no limite de 3 placas
A placa euro-asiatica, a Placa Africana e a Placa Americana e A crista Médio Atlantica passa entre as flores e o faial :luna-p: por isso é normal para nos 
O Instituto de Meteorologia registou hoje, às 10h36, um sismo de grau 6 na escala aberta de Richter, com epicentro a 160 quilómetros do cabo de S. Vicente. O abalo foi sentido em vários distritos do país, sobretudo no Sul, e mesmo em Madrid e Sevilha. Não há registo de vítimas ou danos materiais.
O abalo foi sentido especialmente na zona metropolitana de Lisboa e nos distritos de Leiria, Santarém, Évora, Beja e Faro, mas também a Norte: Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo.
De acordo com um comunicado do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, "não se registaram quaisquer danos pessoais ou materiais".
Uma fonte do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa citada pela agência Lusa adiantou que não receberam nenhum pedido de ajuda, mas apenas telefonemas para saberem se tinham notícia do sismo.
Outra fonte da Protecção Civil de Faro disse que o sismo foi sentido em todo o Algarve, mas não houve registos de vítimas.
Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que o sismo foi sentido em vários concelhos do distrito, mas sem registar prejuízos.
No caso de Santarém, o CDOS recebeu informações de moradores dos concelhos de Rio Maior, Santarém e Cartaxo enquanto que em Leiria o tremor de terra foi particularmente sentido em Alcobaça, Nazaré, Leiria e Caldas da Rainha.
Madrid e Sevilha sentem abalo
O sismo foi também sentido com uma magnitude de 4 na escala aberta de Richter na Andaluzia, Espanha, chegando mesmo a sentir-se em edifícios mais elevados de Madrid.
Em Sevilha, centenas de trabalhadores abandonaram, por iniciativa própria, os locais de trabalho, vários edifícios oficiais e residências privadas. A Torre Triana, o maior imóvel administrativo da Junta de Andaluzia, chegou a ser evacuada.
Em Huelva centenas de pessoas também saíram à rua devido ao abalo sísmico.
Fontes do Instituto Geográfico Nacional (IGN) em Madrid referiram que o epicentro do sismo se registou a uma latitude de 35.8 graus norte e uma longitude de 10.6 oeste. As mesmas fontes referiram que não se registava um abalo tão forte na Andaluzia há mais de 10 anos
By Sic
P.S- Vivo em Sta Maria da Feira (perto de Gaia) e a essa hora tava no piso 1 do edificio da minha escola e não senti nada...
O abalo foi sentido especialmente na zona metropolitana de Lisboa e nos distritos de Leiria, Santarém, Évora, Beja e Faro, mas também a Norte: Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo.
De acordo com um comunicado do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, "não se registaram quaisquer danos pessoais ou materiais".
Uma fonte do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa citada pela agência Lusa adiantou que não receberam nenhum pedido de ajuda, mas apenas telefonemas para saberem se tinham notícia do sismo.
Outra fonte da Protecção Civil de Faro disse que o sismo foi sentido em todo o Algarve, mas não houve registos de vítimas.
Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que o sismo foi sentido em vários concelhos do distrito, mas sem registar prejuízos.
No caso de Santarém, o CDOS recebeu informações de moradores dos concelhos de Rio Maior, Santarém e Cartaxo enquanto que em Leiria o tremor de terra foi particularmente sentido em Alcobaça, Nazaré, Leiria e Caldas da Rainha.
Madrid e Sevilha sentem abalo
O sismo foi também sentido com uma magnitude de 4 na escala aberta de Richter na Andaluzia, Espanha, chegando mesmo a sentir-se em edifícios mais elevados de Madrid.
Em Sevilha, centenas de trabalhadores abandonaram, por iniciativa própria, os locais de trabalho, vários edifícios oficiais e residências privadas. A Torre Triana, o maior imóvel administrativo da Junta de Andaluzia, chegou a ser evacuada.
Em Huelva centenas de pessoas também saíram à rua devido ao abalo sísmico.
Fontes do Instituto Geográfico Nacional (IGN) em Madrid referiram que o epicentro do sismo se registou a uma latitude de 35.8 graus norte e uma longitude de 10.6 oeste. As mesmas fontes referiram que não se registava um abalo tão forte na Andaluzia há mais de 10 anos
By Sic
P.S- Vivo em Sta Maria da Feira (perto de Gaia) e a essa hora tava no piso 1 do edificio da minha escola e não senti nada...

Sammu, és fixe!
Sailor_Ice escreveu:Sailor S escreveu:Sim, mas os Açores é tipo 'normal'Correcção´porque está mesmo quase nos limites de placas tectónicas... Agora aqui no Continente é tipo 'algo de outro mundo' lol
nos estamos no limite de 3 placas
A placa euro-asiatica, a Placa Africana e a Placa Americana e A crista Médio Atlantica passa entre as flores e o faial :luna-p: por isso é normal para nos
como podes imaginar mal me vi de exame de Bio-Geo feito nunca + me lembrei d + nada k tem a ver com isso :p Inda por cima geologia k era o + k - gostava.. mas sim, exacto é de 3 placas, tou perfeitamente lembrada depois de teres dito ;pPoseidon.. epah.. eu nem me lembrei disso.. Eu inda tva assimilar o facto de k não era o meu colega k m tva a tremer a cadeira mas sim a terra k tva a tremer
lol e como tenho estado sempre a repetir 'aquilo parecia massagens aos pés' por isso axei piada :p
Mas para se ter sentido axim tão bem... de facto não foi mt bom não
' Intensidade VIII?
sailor ice tens a certezA? é kisso é um cado.... puxadote...Tks pela informação Sammu!
Axim ficamos todos + esclarecidos..=)"Sismo: Réplica às 11:00 não foi sentida pela população
Uma réplica do sismo que se sentiu hoje às 10:36 em Portugal verificou-se às 11:00, mas de magnitude inferior, 2,5 na escala de Richter, sem que tivesse sido perceptível pela população, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Fonte do Departamento de Sismologia do IM disse à agência Lusa que este tipo de sismo normalmente gera réplicas, embora não seja cientificamente possível prever se vão ocorrer outros abalos.
Segundo a mesma fonte, a réplica não foi sentida pela população dada a distância do continente a que ocorreu e não houve danos registados.
O sismo verificado às 10:36 teve a magnitude de 5,8 na escala aberta de Richter e foi o maior sentido nos últimos 30 anos em Portugal continental, sentindo-se de Norte a Sul do país.
O abalo teve o epicentro a 160 quilómetros a Sudoeste do Cabo de São Vicente, no Algarve, e foi principalmente sentido no centro e Sul de Portugal.
De acordo com a fonte do IM, algumas pessoas sentiram dificuldade em manter-se de pé, especialmente no Algarve, mas não há registo de danos até ao momento.
Diário Digital / Lusa "
-> Achei interessante porque do de frisar aqui que foi mt forte...
Uma réplica do sismo que se sentiu hoje às 10:36 em Portugal verificou-se às 11:00, mas de magnitude inferior, 2,5 na escala de Richter, sem que tivesse sido perceptível pela população, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Fonte do Departamento de Sismologia do IM disse à agência Lusa que este tipo de sismo normalmente gera réplicas, embora não seja cientificamente possível prever se vão ocorrer outros abalos.
Segundo a mesma fonte, a réplica não foi sentida pela população dada a distância do continente a que ocorreu e não houve danos registados.
O sismo verificado às 10:36 teve a magnitude de 5,8 na escala aberta de Richter e foi o maior sentido nos últimos 30 anos em Portugal continental, sentindo-se de Norte a Sul do país.
O abalo teve o epicentro a 160 quilómetros a Sudoeste do Cabo de São Vicente, no Algarve, e foi principalmente sentido no centro e Sul de Portugal.
De acordo com a fonte do IM, algumas pessoas sentiram dificuldade em manter-se de pé, especialmente no Algarve, mas não há registo de danos até ao momento.
Diário Digital / Lusa "
-> Achei interessante porque do de frisar aqui que foi mt forte...
lolol
Olhem, para quem quiser entender +- melhor a relação intensidade-sensiblidade por parte das pessoas-localização geográfica, descubri este site que tem os 'testemunhos' de várias pessoas de vários sitios que têm tado a escrever:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=22557
Eu também falei agora com o meu pai e ele sentiu.. bué. lol e ele nem é de se assustar com estas coisas.. Diz que até já se ia levantar da cadeira mas entretanto parou.. diz que viu tudo mexer bastante.. (ele trabalha na UNICRE, no 10º ou 13º andar não sei bem... Em frente ao El-Corte Inglez de Lisboa - em S.Sebastião)
Acho que não gostou nada da brincadeira.. :p eu tva-lhe a contar que como a mãe não sentiu ela achava k tinha sido fraquinho e vira-se o meu pai ao telemovel 'fraco? porra!' 
(tou um bocado demasiado entusiasmada não?... epah.. foi a 1ª x
ando a ler tudo o que é noticias sobre e isso.. lol É claro k s calhar se tviesse estado num andar + alto do que o que estava provavelmente já me teria assustado
^)
Olhem, para quem quiser entender +- melhor a relação intensidade-sensiblidade por parte das pessoas-localização geográfica, descubri este site que tem os 'testemunhos' de várias pessoas de vários sitios que têm tado a escrever:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=22557
Eu também falei agora com o meu pai e ele sentiu.. bué. lol e ele nem é de se assustar com estas coisas.. Diz que até já se ia levantar da cadeira mas entretanto parou.. diz que viu tudo mexer bastante.. (ele trabalha na UNICRE, no 10º ou 13º andar não sei bem... Em frente ao El-Corte Inglez de Lisboa - em S.Sebastião)
Acho que não gostou nada da brincadeira.. :p eu tva-lhe a contar que como a mãe não sentiu ela achava k tinha sido fraquinho e vira-se o meu pai ao telemovel 'fraco? porra!' 
(tou um bocado demasiado entusiasmada não?... epah.. foi a 1ª x
ando a ler tudo o que é noticias sobre e isso.. lol É claro k s calhar se tviesse estado num andar + alto do que o que estava provavelmente já me teria assustado
^)Tens de entrar para responderes neste tópico.

Bolas!! E ainda dizem que aki o Entroncamento é a terra dos fenómenos... Bem k podia chegar aki o sismo.
Essa é que é essa!
Mais vale serem alguns deste tipo do que apenas um daqueles grandalhões que dá cabe de tudo
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.