E Tu, Reciclas?
Resolvi criar este tópico por que tenho alguma curiosidade.Gostaria de saber se vocês reciclam ou não, pus a opção às vezes porque conheço pessoas que só reciclam de vez em quando.
Contudo não quero só saber se reciclam se não, quero que debatam o assunto reciclagem, e que opinem, se deveria haver melhorias em dados aspectos, ou o que quiserem, mas que seja mais um debate e não só um Sim ou Não.
Mais tarde darei o meu comentário
Acabo de ver, que já há um tópico sobre a reciclagem
ainda bem lool, até gostei das percentagens, por enquanto deixo na mesma aqui o tópico, talvez alguem que não reciclasse antes agora recicle.Agora a sério, se acharem que devo apagar então digam.
Mas gostáva que fosse um tópico mais em estilo de debate, de melhorias que podiam existir ou não, eu não estive a ver bem o outro mas parceu-me mais de apenas Sim e Não, e só tinha uma página e acho que é preciso mais participação
bem eu n m lembro da minha resposta no outro, mas lembro-m d t ter havido um outro topico axim ^-^ Da minha parte, reciclo sim senhor! lol axim um cado dificil mas resiclamos.. metemos as coisas recilagens em sacos d plastico à parte do balde do lixo (não há espaço na cozinha para ter dakeles já com as divisões).. e dps qd akilu enxe mt lá vai um de nos (é + a minha mãe ^-^mas de vez em quando vai um de nos os 3 - pai eu ou mano.. ok, mais eu ou o meu pai... e daki + eu xD lol) ao ecoponto e distribui uma a uma as cenas.. é gande seca, mas é p correcto.. Nunca niguém disse que o certo é o mais fácil né? lol
Lol foi engraçado k pouco depois de eu ter xcrito akele post, a mniha mãe pediu-me para ir por o lixo à rua ^-^(o reciclavel) ptt lá foi a Joanita ao ecoponto distribuir as coisas lol a sorte é k ela ja m deu akilu +- distribuido, so tinha k despejar dos sacos e dps os sacos metê-los no amarelo.. axu k os plásticos são juntamente com as embalagens, li uma x num ecoponto (o da mniha rua já n tem os autocolantes a dizer o k meter^-^lol)
ora essa Bela, participa, fala conosco, também cheguei há relativamente pouco tempo eles são todos muito simpático
.Quanto ao tema. Sailor S, compreendo-te, em tempos os ecopontos aqui da minha zona, estavam num sitiu depois mudaram e depois voltaram para onde estavam, enfim uma confusão, e como eu acabava por n ir os meus pais não tinham paciência e pararam de reciclar.
Depois eu comecei com ideias que os ecopontos deviam estar ao pé do lixo normal que assim as pessoas aderiam mais visto terem de ir até ali mesmo para o lixo, já que tinham ecoponto ao lado podiam reciclar (sim a verdade é que o pessoal é todo muito comodista lool e então tem de se arranjar maneira de facilitar a coisa) bem a verdade é que recentemente colocaram ecopontos ao lado de todos os caixotes do lixo normal, por isso aqui em casa voltou-se a reciclar
e espero que mais pessoas tenham aderido
.Aqui os contentores da reciclagem são como os normais só que a tampa tem a cor correspondente o que facilita, pois cá em minha casa (lá está há que facilitar a coisa para ter bons resultados) como também não tenho espaço na cozinha para aqueles caixotes com divisorias o que fiz foi, pôr um saco de plástico para os plásticos embalagens etc, um saco de papel para os papeis, cartões bláblá, para os vidros óbvio q n tenho sacos de vidro lool, não temos muito lixo de vidro, mas quando há pronto o vidro é fácil de separar (até acho piada enfiar as garrafas no ecoponto lool)
Assim é só chegar ao ecoponto e pôr os sacos nos respectivos pontos, não há aquela coisa de pôr as coisa uma a uma, o saco do plástico vai todo de uma vez o do papel igualmente, bem mais fácil não
Tive esta ideia porque costumo rasgar os papeis e não dá jeito estar a pôr papeis aos bocados no ecoponto e vêlos a voar lool, e facilita, já fazia isso com os plástico punha tudo de uma vez e assim com os papeis tenho a mesma facilidade (apesar de tudo não é muito fácil ter-se sacos de papel, eu aproveito os das lojas).
Por agora é tudo, até à próxima, e obrigada pela participação e de não escorraçarem o meu tópico lol, pena ainda não haver muita aderência (parece que é um mal que ainda ainda há na reciclagem) espero que vá mudando
Bem, eu de vez em quando reciclo.. Tenho pena de não reciclar mais, mas a verdade é que acaba por ser mais cómodo não reciclar, está mal bem sei.. mas à excepção do meu irmão mais velho, mais ninguém o faz... É triste eu sei.. mas vou tentar mudar!
Penso que a reciclagem é algo muito importante, e confesso que quando era mais pequenina tinha mais a mania de querer separar as coisas e até queria ir trabalhar para a reciclagem pa ver como faziam pa voltar a aproveitar as coisas... 
Penso que a reciclagem é algo muito importante, e confesso que quando era mais pequenina tinha mais a mania de querer separar as coisas e até queria ir trabalhar para a reciclagem pa ver como faziam pa voltar a aproveitar as coisas... 
Sinto-me um tanto ou quanto frustrada pela fraca aderência a este tópico
Não me venham dizer que se deve ao facto de já existir um sobre este assunto, ateriormente a este, pois no outro também não passou de uma página, também teve pouca aderência, daí deixar este quando me apercebi que o outro existia, até porque a votação do outro já estáva fechada...Mas tal como não há pessoal a aderir ao tópico, também não há pessoal a aderir ao factor reciclagem, o que é algo desapontante..
Julgo ser uma coisa importante, que nos faz falta, para um bem comum (sim tudo isto vai acabar no estado que deixamos tudo há nossa volta não tarda muito a morrermos no nosso próprio lixo, quando digo lixo não me refiro apenas ao lixo matéria em si, mas a todo o lixo que a humanidade cria, todos os erros que agravam ainda mais, e este é mais um deles, que sem a devida atenção e precaução se agravará).
Até tinha pensado em algumas coisas que se podiam aqui discutir mas de facto isto está muito fraco...talvez deixe o tópico morrer também...
Principalmente a geração mais velha que julgam sempre "mordenices de agora, no meu tempo tudo era lixo!" 

:(moon5): Sailor Sun
Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
Sortuda também queria que fizessem greve na minha escola, mas os professores na minha escola são uns "colas" autênticos, mesmo que o mundo acabasse eles não iam faltar ao trabalho!
"no meu tempo era tudo lixo, estas coisas só servem para nos enganar, é tudo uma aldrabice" looolHá uma coisa que me anda a "incomodar", não é bem incomodar, mas acho que podia existir um melhoramento..
Bem, não sei onde cada um vive, mas eu vivo em Lisboa, na capital acho que deveria ser mais evoluida supostamente... Mas vejamos, sim senhor temos depósitos de reciclagem, ainda bem, felizmente, falta mais aderência mas visto os postos (ecopontos) estarem, mais à mão, julgo que facilitará as coisas (apesar de ainda dar muito trabalho a muitos ter sacos para cada coisa, enfim..), mas gostáva de fazer uma comparação.
Vejamos Mafra, neste aspecto, está muito mais evoluida, é que para além do lixo comum, e dos ecopontos, têm ainda lixo orgânico, para quem não sabe (sim porque ainda hoje tive uma conversa sobre este assunto e a outra pessoa desconhecia isto do lixo orgânico) é o lixo que exactamente se distina só a lixo orgânico, ou seja, restos de comida cascas de alimentos, lixo de origem animal ou vegetal..já perceberam certo?
O que é que isto vem melhorar? melhora em aspectos de diminuição dos aterros sanitários, horrorosos, mal cheirosos, e que deixam as terras completamente impróprias para um futuro. Lixo orgânico pode ser decomposto (não deixa de ser mal cheiroso
) tem d facto de ser tratado pois é propício a desenvolvimento de bactérias (vermes nogentos lool) mas lá está misturado com o lixo comum também o é.Mas voltando ao que dizia, em Mafra já existe essa variante (haja alguem inteligente), e depois olhamos para a capital e o que vêmos? um monte de lixo, ao mesmo tempo compreendo que seria necessário mais um aterro para esta separação, mas bolas, de certo que se se arranja espaço para tretas também se arranjaria para um bem comum, há que mexer é os calcanhares (ou o rabinho como queiram).
Por exemplo recebi agora há tempos um mail a respeito da separação do óleo, como é óbvio, NADA DE O DESPEJAR NA SANITA, para lem de poluir entope os canos (a menos que queiram que vos suba a ..pip.. até a cima
) no mail o que dizia era para pôr em garrafas (sim senhor) e para pôr no lixo orgânico, porque o lixo orgânico tem de ser aberto para o seu tratamento e aí também abrem as garrafas do óleo. Mas lá está nós não temos lixo orgânico (não deixem de pôr o óleo em garrafas apesar de tudo, mais vale o aterro).Voltando a Mafra, até têm depósitos específicos para o óleo, situados ao pé dos restaurantes visto terem uma maior quantidade de óleo despendido diariamente e facilitar assim esse trabalho.
Digam-me lá, se isto não é civilização?
Pitz16 escreveu:Principalmente a geração mais velha que julgam sempre "mordenices de agora, no meu tempo tudo era lixo!"
LOOL ya

É muito mais fácil haver um desenvolvimento de um projecto como esse de Mafra em cidades pequenas, quando há vontade, do que em Lisboa.
Para além de ser muito grande, tem uma heterogeneidade grande de pessoas em relação à sua educação (e consequente sensibilidade para estes assuntos).
Sendo um local mais pequeno, haverá mais condições de ter sucesso e uma maior aderência das pessoas.
Votei Sim.
Aqui a Lousã é perto da floresta e da serra. Em geral, as pessoas estão sensibilizadas para preservar o ambiente desta zona. Além disso, há a limpeza nas ruas todos os dias de manhã. (acordo sempre de manhã com o barulho da máquina. Lol!)
Nos outros lugares onde eu morei (Lisboa, Figueira da Foz, e outros lugares.) não havia tanta aderência... porque não existiam ecopontos suficientes. Por acaso, fiquei surpresa quando vim para cá viver.
Aqui existem ecopontos em todo o lugar, portanto, só não reclica quem é preguiçoso. xD
Cada vez mais as pessoas aderem à reciclagem. Felizmente! n.n
Aqui a Lousã é perto da floresta e da serra. Em geral, as pessoas estão sensibilizadas para preservar o ambiente desta zona. Além disso, há a limpeza nas ruas todos os dias de manhã. (acordo sempre de manhã com o barulho da máquina. Lol!)
Nos outros lugares onde eu morei (Lisboa, Figueira da Foz, e outros lugares.) não havia tanta aderência... porque não existiam ecopontos suficientes. Por acaso, fiquei surpresa quando vim para cá viver.
Aqui existem ecopontos em todo o lugar, portanto, só não reclica quem é preguiçoso. xD
Cada vez mais as pessoas aderem à reciclagem. Felizmente! n.n
De facto não se compreende que face à crise ambiental em que vivemos não se aplique essa conscialização, que existe por exemplo em Mafra, a todos os outros lados, e com maior afluência nas grandes cidades visto serem também as que mais lixo produzem..
a mniha cidadedizinha é pikinina.. só tem os ecopontos normais
mas pelo menos já vai tendo em vários pontos para incentivar o maximo d pessoas a aderirem aos 3 ou 4R's
(são 3 ou 4? nunca sei.. lol)
a mniha cidadedizinha é pikinina.. só tem os ecopontos normais
mas pelo menos já vai tendo em vários pontos para incentivar o maximo d pessoas a aderirem aos 3 ou 4R's
(são 3 ou 4? nunca sei.. lol)
Exacto, é que lá está as grandes cidades são as que mais lixo têm como é óbvio, primeiro acho muito bem que as cidades mais pequenas tenham ecopontos já é um melhoramento, há que existir é conciêncialização da parte das pessoas para aderir.Vejamos, com a quantidade de lixo que produsimos (cidades) os aterros terão de aumentar e cada vez mais e...(e é um nojo), então já que de qualquer dos modos terá de existir pelo menos um alargamento dos aterros, porque não investir num terreno para lixo biológico?
Claro que será necessário a aderência, mas isso parte de nós, mas aí a quantidade de lixo que se dirigisse para os aterros seria menor (podendo até ser icenerado), ou seja não teriamos de vir a ter quase uma cidade que fosse um aterro (lool um bocadinho exagerado para já mas daqui a uns tempos...), e já agora até existeriam mais postos de trabalho, até nesse aspecto se podia evoluir sei lá, mas seria de facto importante..
Acho que vou escrever uma carta ao ministro
se for necessário uma petição espero contar convosco
haha
Lol boa
realmente..hoje pus-me a falar com o meu namorado sobre esse tipo de coisas e disse-lhe isso, aliás eu disse que ía escrever ao presidente da republica mas ele disse que devia ser logo ao ministro
bem não se perde nada em tentar
lool (resparo agora que hoje estou farta de pôr piscadelas, devo querer dizer alguma coisa e ainda não sei o quê lool)
Faz mais sentido escrever uma carta ao Ministro do Ambiente, do que ao Presidente lol É uma boa ideia... mas duvido que passe pela secretária dele... estas cenas, nunca nos ouvem, nem sequer lá chegam. Os políticos portugueses nunca ouvem ninguém, a não ser eles próprios...
Mas não custa tentar lol É uma excelente iniciativa
Mas não custa tentar lol É uma excelente iniciativa

Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.