Academia para aprender a ser princesa
Só que, e até eu admito, posso ter exagerado num ou outro comentário (quem sabe) mas mostrei-me também, sempre que possível, disponível e estou de acordo com o que foi dito pela Sofia e Uranus, uma vez que uma coisa é aconselhar como já tentei e qualquer um deles tentou fazer, mas outra é fazê-lo... demais!
Sinceramente, ok que esse da professora de português é um caso prático, mas neste aspecto de fanfic, se formos ver noutro panorama, eles podem ver isto como um passatempo (que o é de facto) e não como uma obrigação. Estou a dizer com isto que não devem cuidar o português? Não! Mas estou a repetir o dito, que há boas críticas construtivas, que recomendo que dêem sempre que possível, menos aquelas que começam a ser destrutivas. Já começo a ler algumas que quase sinto o som de uma metralhadora nos ouvidos muitas vezes em sítios desnecessários.
E já não é a primeira vez que eu vou ler uma opinião do jorge e meu deus, ele vem pedir desculpa por dar uma opinião num fórum que serve para isso! Não digo que muitas vezes a responsabilidade até possa ter sido minha mas wut, vou pôr mais o dedo na ferida?
E sinceramente já vi os chamados "mais novos do fórum" escrever melhor que muita gente com idade para escrever bem... a sério que sim. E é por aí que ando aqui atrás de pessoal de 20 anos "epá que erro tão desnecessário" é que aí sim, é vergonhoso, uma vez que eles não têm o 9.º nem sequer o 12.º e aos 20/20 e tal já se tem! E atenção que não estou a apontar dedos, sempre que aponto um terei três virados para mim mas uma coisa é aconselhar outra é exagerar.
Remetendo ao que disse o Uranus, "gostaria que pensassem no assunto".

Pronto, agora vem a parte em que me vou lamentar.
De facto, posso ter exagerado um pouco. Alguns comentários sim, podem ter sido exagerados, mas ultimamente eu não tenho passado por bons tempos e posso estar a exagerar e a descarregar frustrações por ai. Desde já peço por aí desculpa.
A Sofia e o Uranus, bem como a Dumpling têm razão no que dizem. Mas, e contudo, temos de ter atenção. Nós dizemos as coisas, mas às vezes parece que saem a mil quando entraram a cem e isso frustra um bocado. Daí secalhar alguns dos meus comentários mais "amargos por assim dizer".
É verdade que sou meio "bate na mesma tecla" mas é assim o meu feitio e só quando as coisas ficam apresentáveis, eu lá fico satisfeita e saltito. (E Uranus eu também dou erros, é verdade, mas quando mos apontam eu corrijo. Já para não falar que nos comments, dá-me uma alta perguiça de pôr acentos
). De qualquer forma, é por isso que revejo tudo o que escrevo. Pontuação, escrita, tudo o mais. E só fico contente quando tudo fica apresentável. E quando me apontam os erros, eu corrijo imediatamente. Nesse aspecto sou muito prefeccionista e gosto de espelhar isso nos meus trabalhos.
De outra forma não seria, se assim não fosse.
Ainda mais, quem me conheçe minimamente, sabe que eu já passei por muito, sobretudo com a Dumpling e com o Uranus por causa da minha primeira fic, que também levei críticas em cima e ainda me levantei, a custo, mas levantei e melhorei.
Quanto aos meus comentários, quero aqui e publicamente neste tópico pedir desculpa à margarida.com por, e se por qualquer motivo, se sentiu ofendida ou magoada com algum dos meus comentários, nenhum deles foi com tal intenção. Foi apenas uma forma de te fazer ver, embora de forma errada, que as coisas estavam mal. Contudo, qualquer ajuda, sejas tu, seja o jorgecr seja a SM_B é só pedirem. Qualquer dica que precisem, mandem MP. Só não mandem MP's atrás de MP's porque cansa chegar ao fórum e ter a caixa cheia como me tem acontecido recentemente.

***bunny através do computador***
Bunny- ossão meninas(SM_B e margarida.com)acho que já sei o que se passa, mas para eu vos contar têm de vir morar comigo e isso não é um problema para vocês porque moram sozinhas, então podem vir?(as casas da SM_B e da margarida.com eram iguaizinhas todas cor de rosa)
SM_B e margarida.com-sim podemos (disseram as duas em coro)
Bunny-estão eu estou á vossa espera no aeroporto amanhã
Bunny tinha acabado mesmo agora de falar com as amigas quando lhe apareceu o Gonçalo.
Gonçalo-olá Bunny, a tua mãe não está cá por isso eu resolvi entrar
Bunny-fizeste bem
Gonçalo- o que tens para estares tão triste?
Bunny-é que eu não sei se fiz bem mas convidei umas amigas minhas de um fórum para virem aqui falar comigo porque elas
têm um problema para resolver.
Gonçalo-ok Bunny eu vou contigo ao aeroporto
***no aeroporto, já de manhã***(o aeroporto era todo azul e preto e o que avia mais era a cor dos aviões que era Branco)
Bunny- aí mas quando é que elas chegam?
SM_B-estamos aqui Bunny
Bunny- olá meninas eu agora vou contar-vos o que eu sei
Margarida.com-díz Bunny
Fim do capitulo 9
A tua ideia até é um pouco original, e até pode estar bem pensada, mas transporta-la para o papel, ou neste caso para o computador, é um pouco mais complicado.
Sei que ainda és novinha e que vais aprendendo com o tempo, muitas pessoas que escrevem fics aqui e que eu conheço, também começaram assim de baixo como tu, mas foram aproveitando as opiniões, criticas e ajuda dos leitores para melhorarem a cada capitulo e a cada fic. Se todos conseguem fazer isso, tu também consegues =)
Por isso, e mesmo que já tenham dito aqui algo parecido, vou deixar-te algumas dicas assim mais simples para começares:
- primeiro tens de deixar de pôr o nome das personagens antes das falas, podes meter tipo: O que tens para estares tão triste? - perguntou Gonçalo a Bunny, um pouco preocupado. Assim fica um pouco melhor.
- podes alargar as tuas descrições, não necessitas de descrever tudo ao pormenor, como a cor das coisas, mas descrever assim o ambiente ou o tempo que está na rua, algo assim simples.
- e dá atenção à pontuação, certamente nesta altura já deves ter aprendido algo a português sobre a pontuação, usa aquilo que aprendeste nas aulas =) dá sempre jeito.
- quanto aos erros, se tiveres dúvidas sobre como se escreve alguma palavra, podes sempre ir à net e ver.
São assim umas pequenas ajudas muito simples mas que podem ser úteis =)
E se precisares de ajuda, tens sempre aqui alguém que te pode ajudar, basta pedires =)
Beijinho e espero que continues a escrever, pois isso é que é importante para melhorar, não desistir.

Obrigado Dumpling <3
margarida.com escreveu:Capitulo 9
***bunny através do computador***
Bunny- ossão meninas(SM_B e margarida.com)acho que já sei o que se passa, mas para eu vos contar têm de vir morar comigo e isso não é um problema para vocês porque moram sozinhas, então podem vir?(as casas da SM_B e da margarida.com eram iguaizinhas todas cor de rosa)
SM_B e margarida.com-sim podemos (disseram as duas em coro)
Como é que elas(SM_B e margarida.com) podiam dizer em coro se a Bunny estava a falar com elas através do computador?
Como já te disseram tens de descrever mais os sentimentos das personagens e os lugares.
Eu concordo com a J@!nh@ para descrever não tens só de por só as cores o dos sítios como por exemplo:
Quando Bunny chega ao areporto o ar cheirava a fumo,olha para o céu e ve um avião a aterrar:
"Será que é o delas?"-pensa Bunny com esperança que fossem as suas amigas.
Estás a perceber?
Não quero que leves a mal!São apenas conselhos!
Tenta sempre melhorar e os capítulos têm de ser um pouco maiozirtos!Está bem?
Boa sorte!
Dark_Planet escreveu:Não só negativos como sem moral para apontar erros de ortografia, de construção frásica, etc., quando, nas próprias mensagens de conselhos, se encontram N erros desses.Star Uranus escreveu:NossaNegativos? Onde?Vir a este tópico já faz doer a alma. E não é pela fic da rapariga, é mesmo pela quantidade de comentários negativos que por aqui há.
Só tenho visto comentários construtivos.
Está-se a falar de uma miúda de 11 anos que, a não saber escrever, vem aqui e depara-se com uma multidão a apontar-lhe o dedo. Isso não é ajudar. Isso é deitar abaixo. Tem 11 anos, não tem idade para ser tão criticada, vezes e vezes de seguida, praticamente sem se encontrar uma palavra de ânimo no meio de tanta mensagem.
Já agora: porque é que não se pode escrever uma fic em formato de guião? Ao invés de tanto se criticar a sua forma de escrever, e já que está tudo com tão boas intenções, porque não ensinar o que são didascálias?

Star Uranus escreveu:Os comentários iniciais, sim, foram em algumas vezes muito negativos e sem consideração pela idade da rapariga mas os de agora... não são assim tão maus. Oferecem ajuda, dão conselhos e fazem isso sem mandar bocas ou pôr a rapariga abaixo. Se ela não aproveita...é um bocado culpa dela.Dark_Planet escreveu:Não só negativos como sem moral para apontar erros de ortografia, de construção frásica, etc., quando, nas próprias mensagens de conselhos, se encontram N erros desses.Star Uranus escreveu:NossaNegativos? Onde?Vir a este tópico já faz doer a alma. E não é pela fic da rapariga, é mesmo pela quantidade de comentários negativos que por aqui há.
Só tenho visto comentários construtivos.
Está-se a falar de uma miúda de 11 anos que, a não saber escrever, vem aqui e depara-se com uma multidão a apontar-lhe o dedo. Isso não é ajudar. Isso é deitar abaixo. Tem 11 anos, não tem idade para ser tão criticada, vezes e vezes de seguida, praticamente sem se encontrar uma palavra de ânimo no meio de tanta mensagem.
Já agora: porque é que não se pode escrever uma fic em formato de guião? Ao invés de tanto se criticar a sua forma de escrever, e já que está tudo com tão boas intenções, porque não ensinar o que são didascálias?
E sobre o "formato de guião": também estaria errado e cheio de erros. Falo por experiência sendo um aluno de Audiovisuais e o melhor guionista da turma.

Dark_Planet escreveu:Os comentários iniciais, sim, foram em algumas vezes muito negativos e sem consideração pela idade da rapariga mas os de agora... não são assim tão maus. Oferecem ajuda, dão conselhos e fazem isso sem mandar bocas ou pôr a rapariga abaixo. Se ela não aproveita...é um bocado culpa dela.Vamos, então, imaginar o seguinte: amanhã, vais para a escola e levas uma t-shirt com uma nódoa. Quando chegas à sala, um colega a teu chama-te a atenção para isso. Tu agradeces o reparo. Passado um pouco, um outro colega (que, por acaso, ouviu o anterior comentário), chama-te a atenção para o facto de teres uma nódoa na t-shirt. Tu agradeces o reparo. A seguir acontece o mesmo com um outro colega e agradeces novamente. E levas o dia nisto. Depois de um dia em que tiveste uma data de gente a chamar-te a atenção para a mesma coisa, como te sentes? E se, durante esse dia, um dos teus colegas te chamasse a atenção para a tal nódoa mas, ele próprio, tivesse uma na sua t-shirt?
Entendes o que quero dizer com críticas negativas e repetitivas? É que, neste tópico, é o que mais há. É, como se costuma dizer, bater no ceguinho.

Dark_Planet escreveu:E sobre o "formato de guião": também estaria errado e cheio de erros. Falo por experiência sendo um aluno de Audiovisuais e o melhor guionista da turma.Eu não disse que estava certo. Até disse para, já que há tanta boa vontade e boas intenções, para explicarem como fazer a parte das didascálias. Porque não tem mal nenhum ela (tentar) escrever em formato guião.

E a meu ver nem está assim /tão/ mal como a estão a descrever, o problema são mesmo apenas os erros que realmente são assassinatos ao português mas ela deve escrever directamente no tópico e não no Word, daí não ter noção dos erros. Vocês estão é habituados a muralhas da china de texto com 50 páginas e pouquíssimos parágrafos

Há montes de maneiras diferentes de escrever fanfiction, não tem ser sempre no estilo "Oh, que dia bonito! - disse a Bunny." Tenho lido até em formatos de monólogo e escritas como Reader x Character, como se a personagem estivesse a falar connosco e estarmos dentro da história e a passar por tudo o que descrevem. Adoro fics assim, são as minhas favoritas.
Espanta-me é como ela ainda pede desculpas no próprio tópico, na própria história com vocês a terem esta atitude, sempre a bater na mesma tecla.

desculpem mas tem ma opinião errada á cerca de mim
- Margarida.com: Tem-se visto que tens tentado evoluir, pelo menos os capítulos são maiores, adicionaste mais alguma descrição, porém ainda estás no início e és nova. É natural que sintas dificuldades e que nem sempre as coisas te corram como mais gostarias. Mas não deves sentir-te mal ou perder a força de vontade.
Acredito que seja mais difícil escreveres no computador que no "papel" mas de tudo o que foi dito, acho que tens evoluído, não interessa se foi muito ou se foi pouco, nota-se evolução. Com o tempo vais lá.
Quanto à opinião que os outros possam ter sobre ti, não ligues. Tu és tu. Ainda estás a aprender e irás aprender muito mais. Mesmo os mais velhos, todos os dias aprendem algo novo, por muito pequeno que seja.
Tens de ter mais atenção em algumas coisas e cumprir as regras, mas não desistas se é este o teu sonho: escrever.

Tens de entrar para responderes neste tópico.
)
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.