A dobragem... és contra ou a favor?
dobragem
Total de votos: 105
-
sim 31% 33 votos
-
não 51% 54 votos
-
por mim tanto faz 17% 18 votos
Esta sondagem está encerrada.
Epa..para mim ha 2 lados...A 1º é a que prefiro a tradução, porque quando começei a ver a Sailor Moon ainda era muito 'pita' e com toda a certeza que se fosse legendado nao lhe acharia tanta piada como achei..e adorava imitar a Bunny e andar sempre a fazer as vozes delas...era algo que entrava no ouvido e eu via e revia vezes sem contas... e por esse lado acho que as traduções valem a pena...A 2º é que agora, com 22 anos, prefiro as legendas, porque aprendi a ver o anime no original e tem muito mais piada ver as expressões originais, o sentimento, o drama..enfim..fica mais claro.. e para já porque todas as minash series tem legendas em ingles...por isso estão a ver..na altura que começei a ver Sailor Moon, ler ingles nao era algo que eu realmente domina-se, visto que andava na 3 ou 4 classe...
Mas ainda hoje tnho os eps originais e começei agora a sacar do site os dobrados, e mesmo assim continuo a achar magico...porque aquelas vozes são as que eu associu de imediato a SM!!
Por isso sou a favor das traduções!!
Mas ainda hoje tnho os eps originais e começei agora a sacar do site os dobrados, e mesmo assim continuo a achar magico...porque aquelas vozes são as que eu associu de imediato a SM!!
Por isso sou a favor das traduções!!

'Endymion..next time, we will reborn on the same planet, and we will be happy!'
By moonzitah at 2010-07-20
By moonzitah at 2010-07-20
Eu acho que não há nada melhor que dobragem de animes destinadas a miudos. Acho que fica mesmo marcado, por exemplo as frases da Joana em que ela se enganava nos nossos ditados populares e provérbios era hilariante e dava sempre para rir, percebendo realmente a piada. Dá muito mais vida perceber o que eles dizem sem ter de dizer nada, e as vozes eram hilariantes e marcaram-nos. E quem quer ver o original, vê na net e pronto! Mas acho que é importante a "magia" da dobragem marcas os miudos. Claro que em filmes normais ou de terror, não se vão por com "Vou-te cortar as tripas..." era mais para rir xD

From Yesterday *
Tão a ficar um bocado off-topic... O tópico é sobre dobragens no geral, não a dobragem de animes ou de Sailor Moon ou outra coisa qualquer..
É mesmo dobragem de tudo e mais alguma coisa...
Só pa dar um exemplo... Agora saiu o Enchanted que é dobrado, mas apesar de odiar a dobragem de filmes live action, nesse tinha de ser porque é para crianças e elas nunca veriam se não fosse dobrado... Já eu... Se vir dobrado é comprando o dvd (que vou comprar por causa duma música cortada e aqueles extras bonitos ;P) que não pago para ver uma dobragem ridícula, só com dois dobradores profissionais e resto ex-actores dos morangos -.-''
É mesmo dobragem de tudo e mais alguma coisa...

Só pa dar um exemplo... Agora saiu o Enchanted que é dobrado, mas apesar de odiar a dobragem de filmes live action, nesse tinha de ser porque é para crianças e elas nunca veriam se não fosse dobrado... Já eu... Se vir dobrado é comprando o dvd (que vou comprar por causa duma música cortada e aqueles extras bonitos ;P) que não pago para ver uma dobragem ridícula, só com dois dobradores profissionais e resto ex-actores dos morangos -.-''

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Se as dobragens fossem bem feitas acho que nem ninguém se importava...
O problema é os países alterarem os significados das coisas, ao mudarem o que se diz.. Muda logo os sentimentos transmitidos originalmente e assim...
Mas eu acho que de qualquer das formas.. ouvir-se em japonês parece super natural, parece mesmo k os "bonecos" estão a falar.. E noutras linguas, nunca parece nada natural, parece sempre forçado, que aquilo não é a personagem que está a dizer
' Pelo menos é a sensação com k fico nos vários animes 
Eu sei que isto é off-topic mas...
' melhor dobragem portuguesa? a da Sailor Moon? Jujumoon, desculpa mas nunca deves ter visto os episodios originais
Tens prali tanta frase NADA a ver
Tipo... eu sinceramente, acho que pegaram em sailor moon e pensaram 'isto assim não é bom para crianças, temos d tentar infantilizar isto ao máximo' e foi o k tentaram fazer.. resultado: há para ali momentos completamente mágicos que perdem um pouco o encanto ao alterarem-lhes o que era de facto dito...
Dobragem que eu considero razoavelmente boa é a d RurouniKenshin, porque tudo o resto.. é pra esquecer
' Então sailor moon...
O problema é os países alterarem os significados das coisas, ao mudarem o que se diz.. Muda logo os sentimentos transmitidos originalmente e assim...
Mas eu acho que de qualquer das formas.. ouvir-se em japonês parece super natural, parece mesmo k os "bonecos" estão a falar.. E noutras linguas, nunca parece nada natural, parece sempre forçado, que aquilo não é a personagem que está a dizer
' Pelo menos é a sensação com k fico nos vários animes 
Eu sei que isto é off-topic mas...
' melhor dobragem portuguesa? a da Sailor Moon? Jujumoon, desculpa mas nunca deves ter visto os episodios originais
Tens prali tanta frase NADA a ver
Tipo... eu sinceramente, acho que pegaram em sailor moon e pensaram 'isto assim não é bom para crianças, temos d tentar infantilizar isto ao máximo' e foi o k tentaram fazer.. resultado: há para ali momentos completamente mágicos que perdem um pouco o encanto ao alterarem-lhes o que era de facto dito... Dobragem que eu considero razoavelmente boa é a d RurouniKenshin, porque tudo o resto.. é pra esquecer
' Então sailor moon...Eu sou contra a dobragem, ficava bastante melhor só com legendas, já pra não falar que ficava mais barato (penso eu) e não se tinha tantos problemas em arranjar pessoal pra dobrar e adaptar os nomes como aconteceu com a nossa com a Sailor Moon
Nas dobragens pode-se alterar as falas todas que se quiser, e assim perde a emoção toda que um Anime tem... :/
Ainda noutro dia deu na tv a dizer que os japoneses sao muito violentos, só criam "desenhos animados" cheios de porrada, mortes e desesperos; que eu saiba nao existe um unico Anime que não tenha isto, e ao dobrar, os dobradores não gostam e cortam as cenas e mudam as falas todas (como aconteceu com uma cena em SM que tiveram de cortar porque acharam inapropriado)
Nas dobragens pode-se alterar as falas todas que se quiser, e assim perde a emoção toda que um Anime tem... :/
Ainda noutro dia deu na tv a dizer que os japoneses sao muito violentos, só criam "desenhos animados" cheios de porrada, mortes e desesperos; que eu saiba nao existe um unico Anime que não tenha isto, e ao dobrar, os dobradores não gostam e cortam as cenas e mudam as falas todas (como aconteceu com uma cena em SM que tiveram de cortar porque acharam inapropriado)

tipo os desenhos animados acho muito bem que sejam dobrados, pois visto o publico alvo serem as crianças, convem que elas percebam o que se diz xD em relação aos filmes não acho muito bem que os dobrem, mas nao sei s ja repararam que as legendas em portugues, por vezes nao correspondem ao que os actores dizem na realidade
Eu sou contra as dobragens, porque existem actores e atrizes que demoram muito tempo a preparar as suas vozes e a ter aulas de dicção e tudo o mais, para depois em frança ou em espanha ou noutros paises serem dobradas e perder-se o registo das suas vozes originais.
Porque afinal, são unicas.
E na maioria das vezes as dobragens não são de qualidade!
Porque afinal, são unicas.
E na maioria das vezes as dobragens não são de qualidade!
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.

.Her Ghost in the Fog.
Bem... Eu n gosto de dobragens em filmes e nunca me perdi a ver nenhum filme com legendas.
Eu lembro-me de que uma das razões porque deixei de ver o disney channel é porque eles dobravam as séries para os mais velhos (10/11 anos) e aquilo mete bué impressão. Ainda pra mais muitas vezes as dobragens têm vozes enfadonhas e nada a ver com a personagem real!
Agora se forem desenhos animados para os mais novos é claro que já é lógico dobrar, mas muitas vezes usam-se vozes tão estupidas e irritantemente esganiçadas!
Mas também as legendas às vezes são irritantes para quem percebe inglês porque se percebe que muitas vezes eles traduzem aquilo de uma forma que apesar de ser parecida e entrar no contexto da história nao é o que o actor está a dizer mesmo, como já alguém ai disse. Isso aconteceu ontem quando fui ver o Enchanted na versão original.
Eu lembro-me de que uma das razões porque deixei de ver o disney channel é porque eles dobravam as séries para os mais velhos (10/11 anos) e aquilo mete bué impressão. Ainda pra mais muitas vezes as dobragens têm vozes enfadonhas e nada a ver com a personagem real!
Agora se forem desenhos animados para os mais novos é claro que já é lógico dobrar, mas muitas vezes usam-se vozes tão estupidas e irritantemente esganiçadas!
Mas também as legendas às vezes são irritantes para quem percebe inglês porque se percebe que muitas vezes eles traduzem aquilo de uma forma que apesar de ser parecida e entrar no contexto da história nao é o que o actor está a dizer mesmo, como já alguém ai disse. Isso aconteceu ontem quando fui ver o Enchanted na versão original.

Um grande, grande obrigada pela sign e pelo avie Xaninha kida! ^^

Jovens escritores, nao resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.