Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Jesus.. acreditam que existiu?

Acreditam que existiu?

Total de votos: 63

• Sim 79% 50 votos
  • Não 11% 7 votos
  • Não sou cristão sequer 10% 6 votos

Esta sondagem está encerrada.

Eu votei que sim pois acredito que ele existe e que está a olhar por todos nós neste momento e até porque já fui ajudado algumas vezes por ele e por isso só tenho que lhe agradecer.
www.fushigiyuugiportugal.pt.vu
Eu vinha opinar...
Mas depois de ler os comentários da Manon, muito sinceramente fiquei sem nada acrescentar. =)

E ser cristão ou não nem implica nada de facto acreditar ou não que Jesus existiu. É uma questão de factos. Não se constroi toda uma história, não se cria um calendário mundial com "A.C." e "D.C." com base em nada Wink

Basta saber um pouco de história para se aceitar naturalmente a existência do homem...
Ou não sabem em que residem as diferenças entre as várias religiões? Por exemplo, islamismo, judaísmo e cristianismo, separam-se algures na história precisamente nas interpretações que resolveram dar à existência desse homem de nome Jesus... é no novo testamento da bíblia fundamental que vem a diferença nas religiões... Ou não é o antigo igual ou em muito semelhante ao livro seguido no judaísmo (e penso k no islamismo também há qualquer coisa parecida a esse... Revejam a telenovela "O Clone" que nesse aspecto foi bastante didácticaEmbaracoso)...

Agora se ressuscitou ou não, se comia empadas de galinha ou arroz ou pato...
Também o meu vizinho pode dizer que eu gosto de cenouras e na realidade eu nem as poder ver à frente... Como pode dizer que eu estudo em ciências farmacêuticas e isso ser mesmo verdade. Mas que eu existo, é um facto Wink Pelo menos, já alguém um dia concluiu "Cogito ergo sum" ou lá como se escreve em latim, enfim "Se penso, logo existo".

Quaisquer outras questões que se levantem penso que já entram demasiado em conta com as crenças religiosas ou ateístas e portanto já não tão objectivas, portanto por aqui me fico. Smile

Mas que ainda hoje me faz confusão os "completamente ateus" ai isso me faz Embaracoso' mas respeito, tal como gosto que me respeitem a mim =)
Ahhh e que me separem religião da ciência também acho idiota, já que para mim as duas andam de mãos dadas =) Há até religiões ou doutrinas seguidas fundamentadas já por experiências científicas, portanto não me venham cá dizer que as duas coisas são dissociáveis Brincalhao

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
S nao podia tar mais de acordo contigo em todos os aspectos, sem duvida alguma jesus existiu pelos motivos todos mencionads por ti, que o deus que está presente em todas as religioes é o mesmo deus, simplesmente cada povo adopta as suas crenças (e realmente como a S aconselho a ver o clone, existe 1 episodio em que a personagem do "tio ali" fala sobre este tema e que realmente se torna bem claro o ponto de vista deles).
Manon escreveu:
Misatu escreveu:
_lilokas_ escreveu:eu concordo com o eugenio ...

mas n acredito na historia k viemos dos macacos :g9: poupem m
Lamento desiludir-te mas é verdade Matreiro

o.O pensava que já não existiam pessoas que acham que viemos do Adão e Eva ou de geração expontanea!
Tirando os americanos achava que todo o mundo tinha como certo o darwinismo!

OFF Topic: Eu como cientista, não acredito no darwinismo. A semelhança que temos com os macacos vem da semelhança que temos com todos os seres vivos: o DNA. Claro, não por isso acredito em Adão e Eva, é simplesmente por raciocínio :Matreiro: creio que os seres vivos se adaptam sim a cada ambiente, mas nem por isso se tornam outra espécie ou coisa assim :Matreiro:
Spoiler
"A História de ADÃO e EVA é Verdadeira?

Padre,
outro dia ouvi o senhor falando que Adão e Eva não existiram. Fiquei
confusa. Como Deus nos criou, então? O que a Bíblia fala de Adão e Eva
é mentira?

Gostaria de lhe fazer algumas perguntas:

Se a história de Adão e Eva for totalmente verdade, do jeito que imaginamos:

1) como encaixaríamos os animais pré-históricos?

2) E os homens da caverna?

3) E a Teoria do Big Bang?

A
primeira coisa que se deve ter em mente, é que os judeus não quiseram
escrever um livro que fosse científico e explicasse a origem de tudo. A
intenção dos judeus é apresentar Deus de uma maneira maravilhosa
através de contos, lendas, novelas...

Quando uma pessoa escreve
uma história, ela pode usar vários recursos literários para comunicar o
que quer. Há várias figuras de linguagem que ajudam neste processo. Por
exemplo: nosso Hino Nacional diz:

"Ouviram do Ipiranga as margens plácidas..."

As margens plácidas têm ouvidos para ouvir? São gente?

Chamamos de linguagem figurada.

também o que chamamos de "gêneros literários". São formas de se contar
uma história de maneira interessante a ponto de prender o leitor.

Vejamos então:

1. Adão.

A
palavra Adão, inicialmente, não era nome de gente. É uma palavra
hebraica, adam, que significa ser humano, humanidade. Se a tradução da
palavra é humanidade, como posso pensar que significa um homem só?

Os pesquisadores bíblicos colocam várias maneiras de você entender essa palavra:

a) o nome de uma pessoa: eles não descartam a possibilidade de ser o nome do primeiro ser vivo que existiu.

b) o nome de um clã: grupos comandados por homens;

c) o nome de grupos coletivos: grupos só de homens ou cuja maioria dos participantes era homem.

Por
outro lado, essa palavra ADaM vem de outra palavra hebraica: ADaMaH,
que significa terra fértil. Neste sentido, essa palavra assume um
significado ainda mais forte, pois terra fértil lembra plantação,
colheita, comida, sobrevivência. Portanto era o símbolo da vida e da
fecundidade. Eles levavam a fecundidade muito a sério; tanto que os
deuses da fecundidade eram muito comuns na época.

É importante
levar em conta que muitas pessoas viviam de trabalhos artesanais:
vasos, cântaros, panelas, jarros, copos, garrafas, imagens...

2. Eva.

Essa palavra começou a ser empregada também como se fosse o nome de uma pessoa, mas no início não era assim.

Ela
também vem do hebraico, HaVVaH, que significa "mãe dos viventes". Esta
palavra também está ligada ao verbo hebraico, HaYaH, que pode ser
traduzido por "viver".

Com isto, os pesquisadores da Bíblia também abrem margem para algumas interpretações:

a) o nome de uma pessoa: eles não descartam que Eva tenha sido a primeira mulher que houve no mundo;

b) o nome de um clã: era comum grupos dirigidos por mulheres - as matriarcas. Elas não aceitavam a liderança masculina;

c)
o nome de grupos coletivos: grupos só de mulheres ou cuja maioria dos
participantes era mulher. Esses grupos eram comuns e não aceitavam em
hipótese alguma a presença masculina dominadora.

Se você achar que Adão e Eva eram os nomes do primeiro casal que existiu, quantos filhos esse casal teve?

Dois - responderia. Caim e Abel.

Caim
matou Abel. Mas a Bíblia diz que ele foi para um lugar da terra bem
distante e ali se casou (cf. Gn 4,17). Como? Se só havia Caim e Abel?

Portanto, tanto a palavra Adão como a palavra Eva podem significar:

a) nome de gente;

b)
nome de vários grupos dirigidos por um homem, no caso de Adão ou nome
de vários grupos dirigidos por uma mulher, no caso de Eva.

c)
Adão poderia ser o nome de grupos só de homens ou que os homens
dominavam. Eva o nome de grupos só de mulheres ou que as mulheres
controlavam, como as Amazonas, por exemplo.

Imagine: um grupo só
de homem (Adão) encontrando um grupo só de mulheres (Eva). De repente,
com a intercessão de Deus, conheceram-se e deram-se bem. Namoraram e
casaram, os homens de um grupo com as mulheres do outro grupo.
Interessante, não?!

A história de Adão e Eva, na Bíblia, faz
parte de um gênero literário chamado "lendas". Essa palavra não tem o
mesmo significado de lenda para nós hoje. Com uma linguagem bem
simples, como de parábolas, histórinhas de criança, a Bíblia nos
transmite verdades de fé muito profundas.

Acreditar em paraíso,
em serpente que fala, em serpente que andava de pé (pois só depois da
sedução de Eva que Deus a condenou a se rastejar), em árvore do bem e
do mal... tudo isto são características literárias de lendas.

De
repente, você se sinta meio decepcionada, achando que as coisas que a
Bíblia fala não são verdadeiras. Não é isso. São verdadeiras, mas
depende da maneira como você as interpreta.

Eu não disse que a história de Adão e Eva é falsa ou mentirosa.

Apresentei
outras maneiras de você interpretar o que a Bíblia fala. Se quiser
continuar acreditando que Adão foi o primeiro homem criado e Eva a
primeira mulher, sinta-se livre. Por outro lado, como boa estudiosa e
pesquisadora, você não pode descartar as outras formas de entender o
texto. Isto só a enriquece mais ainda.

Pe. Cleodon, Teólogo
http://www.catolicanet.com.br/gf/conteudo.asp?pagina=1837
Sim, sou católica e tento conhecer mais minha Igreja, por isso confio nela Wink

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março Neutral
Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Desculpem o reparo, mas a teoria actualmente aceite para explicar a evolução do ser humano é o neodarwinismo, que admite as recombinações génicas e explica a variabilidade genética com base em mutações do DNA, algo que Darwin não conseguiu explicar Wink

Chou, confesso que não li o teu spoiler todo, mas acho que sei o que querias transmitir com ele. É claro que hoje em dia a Igreja tenta colocar-se ao lado da ciência e explica que as explicações que surgem na biblía devem ser interpretadas à luz de metáforas. E, tal como a Sailor S disse, hoje em dia a ciência e a religião já não são duas áreas separadas. Há muitos cientistas religiosos, hoje em dia, e não podemos esquecer que existiram aqueles que, no passado, embora movidos pelas suas crenças, deram enormes e importantes contributos para o desenvolvimento da ciência.

Acho que já disse tudo o que pensava neste tópico em relação ao facto de acreditar se Jesus existiu ou não Razz Como disse, acredito, pois acredito que existiu um homem que foi um marco na História. São coisas diferentes de ser filho de Deus ou não; isso já faz parte das crenças de cada um.
Nem mais Kaoru. Sublinho tudo, inclusive o neodarwinismo =)

Chou e Manon, penso que não exista ainda por aí ninguém que acredite que Adão e Eva existiu mesmo...
Quer dizer...

...
...
...
Já toda a gente ouve falar em recursos de estilo, metáforas, fábulas, ainda no 5º ano de escolaridade, com certeza já todos conseguem associar o 1º testamento bíblico, e livro comum de praticamente todas as religiões, a fábulas e metáforas para explicar uma doutrina... Certo? Embaracoso'

Acho que a _lilokas_ muito provavelmente estaria a brincar... não? Embaracoso' (confesso que inicialmente não tinha lido os outros comentários todos, só alguns por alto, como aquele grande da Manon, agora é que me dei conta destas questões mais estranhas que por cá passaram eheh)

eu acredito que Jesus Cristo existiu e que ressuscitou. Isto tambem um tem um pouco de influencia dos meus pais, fui baptizada e estou prestes a renovar esse baptismo (comunhao solene).

isso da ciencia e dos milagres cristaos depende da opiniao de cada um, nao se sabe quem tem razao, mas temos que acreditar em alguma coisas, e eu acredito em Deus

Sim , eu acredito que Jesus Cristo existiu .
A minha mãe é uma pessoa muito crente e julgo que herdei isso dela .

AKIYAMA MIO ♥
*Kaoru escreveu:Bem, reparei que deixei o computador ligado e resolvi dar uma passagem rápida por aqui (hábito, já) e reparei neste tema. Embora esteja com sono e há muito que devia estar na cama :Embaracoso': não resisti em dar a minha opinião.

Se acredito que Jesus existiu? Sim, acredito. Atenção, estou apenas a responder à pergunta colocada. Acredito que existiu um homem, um grande homem. Lutou pelos direitos do seu povo já na antiguidade, por aquilo em que acreditava, um homem talvez demasiado à frente no seu tempo, como às vezes se verifica que há, que aparecem. Acredito na sua existência.

Agora, numa extensão maior e fazendo eu outra pergunta: "Jesus... Acreditam que existiu como Cristo, filho de Deus"?

Não sou capaz de responder a esta pergunta. Acho que é preciso muito, uma reflexão muito demorada, e não à luz da ciência, mas sim interior, para responder. Admiro quem diz que acredita com uma grande convicção, pois exige fé, exige acreditar. E isso, sim, é algo diferente. Não precisamos de acreditar na ciência para termos fé. Na verdade, muitas pessoas espantar-se-iam com a quantidade crescente de cientistas que afirmam ser devotos de dada religião e, no caso dos cristãos, de Deus. A fé é algo tão forte que, sim, chega mesmo a fazer milagres, pois a força de vontade da pessoa é tão grande e sólida que muitas vezes é capaz de ultrapassar grandes barreiras.

concordo inteiramente c isto...n vale a pena estar a escrever outr testamento pois a minh opiniao é esta...
tb eu fui criada em ambiente cristao...ate os meus 14/15 anos sempre fui a missa d domingo, e mesmo agora vou a algumas p ano...mas n posso dizer k seja crente...pois n sou...mxm agora, kdo vou a igreja vou apenas p acompanhar a minha mae (e ela sabe disso)...
para ser sincera, axo k sou mais inclinada pa o budismo, do k para o critianismo...mas enfim...

e ja xtou a fugir ao assunto...
em resumo, eu acredito k existiu um homen xamado jesus, k casou c madalena, e k dessa uniao nasceu uma criança...agora, nakeles milagres todos k dizem k ele fz, k ressuscitou, k era filho do deus k criou o mundo, e p ai a diante...sinceramnete, n m parece...n e k eu n acredite em milagres, pk acredito...mx nakeles k sao as propras pessoas a fazre, p realmente acreditarem k isso vai acontecer devido a um santo ao kual fizeram uma reza ou promessa...
sei k ha mta gente k pensa d forma diferente...mas isso e normal...pois ninguem é igual a outra pessoa...pode ser mto parecido...mas igual n é...
_______
sonhar nao mata...mas magoa...e por vezes ainda mais do que qualquer ferida fisica...
Bem, eu acho que Jesus Cristo existiu mesmo, mas se querem que vos diga.. não posso dizer a mesma coisa de Deus. Não sei, dizem que Deus existe.. mas como é que podemos ter tanta acerteza? :$

Yha, também é um pouco complicado acreditar que Deus fez a terra, mas toda a gente tem a sua opinião.. Acredito em milagres e isso tudo, mas.. neste tipo de coisas, como o Adão e a Eva, sou mais apoiante da teoria da Ciência.
Amy Mercury escreveu:Mas se nao existi-se Deus nao existia o mundo nao era?
Não necessariamente. Eu, por exemplo, não acredito em Deus, portanto acredito que haja outra explicação para a formação do mundo. O facto de o mundo existir não implica que tenha sido Deus a criá-lo. Mas isso, claro, depende um pouco do que cada um pensa. ^_^

sim se Deus não existisse não existia o mundo! é nisso que acredito. porque vejam, mesmo que a teoria do big bang fosse verdade teria de haver alguem que tivesse criado os materiais que explodiram não é?
Qual é a teoria do Big Bang ? ( desculpem fugir ao tema do tópico : S )

AKIYAMA MIO ♥
eu votei não... toh meio sem tempo agora pra escrever, então quando eu chegar em casa, explico o pq do meu voto.
Spoiler:

Brunii escreveu:Qual é a teoria do Big Bang ? ( desculpem fugir ao tema do tópico : S )
Tens aqui informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang
Num resumo muito breve, diz que há muitos milhões de anos toda a matéria estava extremamente concentrada num ponto, acabando ele por explodir e dar origem ao Universo, depois de várias transformações químicas. (se a memória não me falha, é algo como isto)
Kattysa escreveu:

sim se Deus não existisse não existia o mundo! é nisso que acredito. porque vejam, mesmo que a teoria do big bang fosse verdade teria de haver alguem que tivesse criado os materiais que explodiram não é?

A teoria do BigBang É de facto verdade. Pelo menos é a mais plausível até à data =)
Agora o que veio antes do início de tudo...
Sim, sou uma das apoiantes de Deus Embaracoso

Mas isto já são mesmo questões religiosas e científicas...

Para entrarmos por estes caminhos este tópico prolongar-se-ia num sem fim de páginas off-topic =P

Sim , de facto acredito que Deus existe e que ele enviou o seu Filho ao Mundo ...
Já várias vezes eu me ponho a pensar ... Há tantas , mas tantas coisas que eu quero que aconteçam , por vezes são coisas que não têm muito interesse e que deveras não são as mais importantes da Vida , e no entanto elas realizam - se ... Simplesmente vou achando que são mais provas de que Deus existe realmente ...
E até há gente que consegue comunicar com espíritos e Fantasmas ... Ora , se estes seres sobrenaturais existem , porque não existe Deus ?
Esta é a minha maneira de ver as coisas .

AKIYAMA MIO ♥

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Sailor Sun