Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Erros de português mais frequentes

Não, André, n é a mesma coisa. O sentido compreende-se, mas no 1º caso está errado. E o tópico serve prencipalmente pra corrigir esse tipo de erros, em q muita gente vai pq "ao fim e ao cabo é a mm coisa".

Kasei escreveu:Não, André, n é a mesma coisa. O sentido compreende-se, mas no 1º caso está errado. E o tópico serve prencipalmente pra corrigir esse tipo de erros, em q muita gente vai pq "ao fim e ao cabo é a mm coisa".

Poisssss!
Para mim é a mesma coisa!
:Mongloide=D:
Não liguem...
Pois mas quando chegamos a um certo ano escolar, os professores de Portugues são muito exigentes com isso... :s

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
À pois é! os stores a partir do 9º começam a puxar mt pelos alunos. Eu sou disléxica, mas mesmo assim os profs exigem mt de mim, no que toca a erros ortográficos, e demais trocas de acentuação, ordem ou colocação de s's ou n's onde não se deve.
Por enquanto tu és novinho, André, andas para ai no 7º, e para já não te preocupas mt, mas nos exames no 9º cada erro que das, se não me engano, desconta 0.5 postos, por isso é melhor te ires habituando, pois quando chegares ou 9º, não podes, nem deves dar erros desses, pois os stores passam a descontar, se é que já não o fazem.
Mas também não é só uma questão de notas e profs, mas também uma questão cultural, pois nunca fica mal escrever bem, e ate, para ensinarmos a outros como se escreve Wink ...

Jovems escritores, não resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando!
ñ reparo muito nissso mas tenho colegas meus do 7ºano k não sabem escrever feriado escrevem firiado ou escrevem preceber em vez de perceber...~
axo uma barbaridade

Spoiler:

Não te surpreendas com esses teus colegas, pois eu hoje em dia ainda dou erros dessesEmbaracoso''', eu sei que é uma vergonha mas passo a vida a enganar-me.. por exemplo escrevo mt's vezes procimo em vez de próximo .. mas mt's vezes também é apenas distracção, pois eu sei como se escreve .. apenas não estou atenta ao modo como o faço.. não te conheço nem aos teus colegas, mas provavelmente acontece-lhes o mesmo ..Embaracoso''' .. mas como já disse à que ter cuidado e tentar evitar ao máximo os erros ..

Jovems escritores, não resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando!
Spoiler
"Porque" ou "Por que"?

A distinção entre estas duas expressões é menos difícil do que se possa pensar.

Porque é uma conjunção causal com o sentido de por qual motivo.
Por que trata-se
da preposição por mais o determinante relativo que. Se for possível
substituir a expressão por pelo qual, pela qual, pelos quais ou pelas
quais, então deve-se usar os dois vocábulos.

Exemplos:
Não sei porque te foste embora (=por qual motivo)
Não sei por que razão te foste embora (=pela qual)

Quanto
à frase interrogativa, regra geral usa-se a palavra única, à excepção
de quando esta é acompanhada de substantivo. Exemplos:

Porque vieste? (=Por qual motivo vieste?)
Por que motivo vieste?

Fonte: Em Português Correcto - VELHO & Em Português Correcto - NOVO

A língua portuguesa é muito traiçoeira Very Happy. Vejam se esta explicação é melhor:

porque / por que, porquê / por quê [Sintaxe / Ortografia]
Qual é a distribuição dos usos de porque, porquê, por que e por quê?
(...)

Em português europeu, a confusão gráfica entre porque e por que
deve-se à dificuldade em distinguir algumas construções (...). As
principais construções passíveis de gerar confusão são as que se
apresentam de (1) a (5).

(1) Orações subordinadas causais introduzidas pela conjunção subordinativa causal porque: Não fizemos compras porque não tínhamos dinheiro.
(2) Orações coordenadas explicativas introduzidas pela conjunção coordenativa explicativa porque: Eles devem ter chegado, porque o cão está a ladrar.
A diferença entre as conjunções exemplificadas em (1) e (2)(...) é muito ténue.
Em (1) a oração subordinada (porque não tínhamos dinheiro) apresenta uma causa para a oração principal (não fizemos compras), depreendendo-se que o motivo para a ausência de compras foi a falta de dinheiro.
Em (2) a oração coordenada (porque o cão está a ladrar) apresenta uma explicação para a enunciação da primeira oração (eles devem ter chegado),
não se depreendendo que o motivo de alguém ter chegado foi o facto de o
cão ladrar, tratando-se apenas de uma dedução do emissor. (...).

(3) Orações interrogativas (directas e indirectas) introduzidas pelo pronome interrogativo porque: Porque esperas? Perguntei porque esperas.
Como no caso de outros pronomes interrogativos, a função de porque em (3) é questionar, neste caso a causa, sendo substituível por qual o motivo de/para, qual a causa de/para, qual a razão de/para. Assim, a pergunta Porque esperas? é parafraseável por Qual o motivo de estares à espera?.
A resposta a esta interrogativa directa deve explicitar uma causa,
sendo habitualmente introduzida pela conjunção causal referida em (1):
- Espero porque o médico ainda não me chamou.

(4a) Orações interrogativas (directas e indirectas) que correspondem a um argumento introduzido pela preposição por seguida do pronome/determinante interrogativo que: Por que esperas? Por que peças trocaste os copos que recebeste no Natal? Perguntei por que esperas. Não sei por que peças trocaste os copos que recebeste no Natal.
A sequência por que não tem aqui qualquer valor de causa. (...). Assim, a pergunta Por que esperas? é parafraseável por Por que coisa esperas?.

(4b) Orações interrogativas (directas e indirectas) introduzidas pela preposição por seguida do determinante interrogativo que com nomes expressos como motivo, causa, razão: Por que motivo chegaram tarde? Indaguei por que motivo chegaram tarde.
Nestes casos, a sequência por que tem valor causal pois, ao contrário de (4a), a preposição por não pertence à regência do verbo (...). As respostas à interrogativa directa Por que motivo chegaram tarde? devem explicitar uma causa, sendo habitualmente introduzidas pela conjunção causal referida em (1): - Porque adormeceram.

(5a) Orações relativas introduzidas por uma preposição argumental por seguida do pronome relativo que: Chegou a encomenda por que esperava.
Tal como em (4a), em (5a) a preposição por é regida pelo verbo esperar e o pronome relativo que é o seu argumento nominal, sendo a sequência por que substituível por pela qual: Chegou a encomenda pela qual esperava.
(5b) Orações relativas introduzidas pela preposição por seguida do pronome relativo que: Explicaram o motivo por que chegaram tarde.
No caso de (5b), a preposição por não é regência do verbo chegar mas introduz um complemento circunstancial de causa (ex.: chegaram tarde por motivos alheios à sua vontade). Tal como em (5a), a sequência por que é substituível por pelo qual: Explicaram o motivo pelo qual chegaram tarde.

Após esta análise, e em jeito de resumo, no português europeu (de Portugal), a grafia porque é usada para explicitar uma causa, sendo substituível por pois, já que, visto que, dado que, uma vez que (cf. 1 e 2...) e quando é substituível por qual o motivo de (cf. 3...).

A grafia por que é usada quando antecede substantivos como razão, motivo, causa ou afins (cf. 4b) e quando é substituível pelo sintagma por que coisa (cf. 4a) ou por pelo qual/pela qual/pelos quais/pelas quais (cf. 5a e 5b).
(...).

Fontes: Público e Priberam Informática
Aqui está o meu calcanhar de Aquiles!
Consigo escrever bastante bem, mas quanto a isto... Simplesmente não consigo interiorizar a diferença. Matreiro
Faz-me confusão as perguntas... Qual é a diferença entre escrever: "Porque esperas?" e "Por que esperas?"?
Não entendo. xDD
Penso que seja (vou pôr em inglês porque talvez seja mais fácil explicar a minha dúvida):
"Porque a beijaste?" - Because you kissed her?
"Por que a beijaste?" - Why did you kiss her?

É isto? :s
outro erro mt frekuente e por um "s" no fim da conjugaçao de um verbo...

ja comesteS hj?
ja falasteS hj?
ja fizesteS o tpc?

e tao vulgar ouvir este por ai...enfim
Kasei escreveu:Não, André, n é a mesma coisa. O sentido compreende-se, mas no 1º caso está errado. E o tópico serve prencipalmente pra corrigir esse tipo de erros, em q muita gente vai pq "ao fim e ao cabo é a mm coisa".

Já agora k tamos num topico de erro, espero k n leves a mal Kasei Matreiro, mas é principalmente Razz
Sol-chan escreveu:
Consigo escrever bastante bem, mas quanto a isto... Simplesmente não consigo interiorizar a diferença. xD
Faz-me confusão as perguntas... Qual é a diferença entre escrever: "Porque esperas?" e "Por que esperas?"?
Não entendo. xDD
Penso que seja (vou pôr em inglês porque talvez seja mais fácil explicar a minha dúvida):

Olha... o Sammu upou o tópico e agora eu vi isso... O.O
Bem... pelas regras de português, por que separado é para perguntas e porque junto é para explicações... E quando é acentuado, é porque está perto da interrogação (por quê?) ou indica os substantivos (o porquê das coisas)

Por que a beijaste? Porque eu quis.
A beijaste por quê?
O porquê de eu a ter beijado...

Bem, no inglês Why é o por que e because é o porque. Isto é uma coisa muito estranha na hora de traduzir... Seria necessário ver o contexto na frase pra poder ver a aplicação na frase... mas não existe porque junto quando se pergunta.

O erro da meneses é pouco praticado aqui...
Tu comeste
Vós comestes aí vai o s

Aqui é tu comeu e você comeu... xD xD

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março Neutral
Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
chousenshi escreveu:
Sol-chan escreveu:
Consigo escrever bastante bem, mas quanto a isto... Simplesmente não consigo interiorizar a diferença. xD
Não entendo. xDD

Olha... o Sammu upou o tópico e agora eu vi isso... O.O
Bem... pelas regras de português, por que separado é para perguntas e porque junto é para explicações... E quando é acentuado, é porque está perto da interrogação (por quê?) ou indica os substantivos (o porquê das coisas)

Por que a beijaste? Porque eu quis.
A beijaste por quê?
O porquê de eu a ter beijado...

Bem, no inglês Why é o por que e because é o porque. Isto é uma coisa muito estranha na hora de traduzir... Seria necessário ver o contexto na frase pra poder ver a aplicação na frase... mas não existe porque junto quando se pergunta.

O erro da meneses é pouco praticado aqui...
Tu comeste
Vós comestes aí vai o s

Aqui é tu comeu e você comeu... xD xD
~
continuo a nao perceber isso xD
sou triste
--'

Clica, nao custa nada.
então eu também sou triste! Crying or Very sad
nunca sei quando se deve por o porque e o por que, já me explicaram muitas vezes, mas nunca me lembro!
eu que até tenho a mania que percebo disto e gosto de corrigir as outras pessoas Razz
já vi na minha turma escreverem: magestade em vez de maJestade

tbém havia mais uma coisa msmo tonta mas naun me lembro xD

merci, André <3

Hapinnes in colour motion... porque a cor é, afinal, a base de toda a felicidade! - by dizzy

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco
  • 1 online: Sammu