Erros de português mais frequentes
Hmmm...vejamos... ah! Já não me lembro quem é que escreveu "jeito" com "g" ("geito"
") mas é mesmo com "j" - Escreve-se "JEITO".
Ah e também já vi pessoal escrever, por exemplo, "escreve-se" como quem quer dizer "Se fulano tal escrevesse" - ou então fazer o contrário. Pessoal, quando se quer dizer "EscrÉve-se" (com o "e" mais aberto") é com hifen e "se" e quando se quer dizer "escrevÊsse" (com o "e" mais fechado") é com dois s's! Tenham atenção a isso lol xD (ah e os acentos que agora pus às palavras são para tirar lol só os pus para dar ênfase à pronunciação da sílaba xD)
") mas é mesmo com "j" - Escreve-se "JEITO".Ah e também já vi pessoal escrever, por exemplo, "escreve-se" como quem quer dizer "Se fulano tal escrevesse" - ou então fazer o contrário. Pessoal, quando se quer dizer "EscrÉve-se" (com o "e" mais aberto") é com hifen e "se" e quando se quer dizer "escrevÊsse" (com o "e" mais fechado") é com dois s's! Tenham atenção a isso lol xD (ah e os acentos que agora pus às palavras são para tirar lol só os pus para dar ênfase à pronunciação da sílaba xD)
vejo muita gente a escrever "vosses" em vez de vocês e à bocado vi um ponhem (em vez de põem)...há cada um pior que o outro...claro que todos damos erros...("herrar é umano" ahahahahah u.u) mas há cada um...até tremo.
Uma coisa interessante que encontrei acerca do uso (que na minha opinião é perfeitamente excusado) e abuso do "prontos":
Prontos é um lema dos bombeiros. E todos nós sabemos quanto este lema vale.
Na linguagem corrente, prontos é um bordão da fala. É um apoio para passar de um assunto para a sua conclusão, usando apenas uma palavra.
Quando alguém explica a outrem alguma coisa e entende que deve passar à conclusão pode dizer: «Este assunto está acabado e, portanto, passo à conclusão».
Pronto também pode significar: «Vamos tirar conclusões ou vamos passar à a(c)ção».
Pronto é um adje(c)tivo e consequentemente variável em gé[ê]nero e número. Por isso, os bombeiros usam prontos no plural.
Quando a palavra pronto deixa de acompanhar os substantivos, perde as suas cara(c)terísticas de adje(c)tivo e curiosamente pode adquirir a função de advérbio. Por exemplo, se nós dissermos «Pronto. Vamos ao trabalho!», pronto passou a funcionar como um advérbio, visto que equivale a dizer «Agora. Vamos ao trabalho».
Note-se que uma das cara(c)terísticas dos advérbios é terminarem em s como sucede com antes, depois, mais, menos, apenas, etc. E, assim, ao adquirir um s final, prontos surge como uma confirmação da mudança morfológica de adje(c)tivo para advérbio.
Depois desta explicação sobre a palavra prontos, tão corrente a(c)tualmente, diremos que esta palavra não é necessária porque pronto é suficiente. E mesmo pronto poderá ser substituído por outras palavras para que a oralidade corrente não seja tão monótona e sem graça.
Quanto possível, devemos variar o discurso para não cairmos no psitacismo.
N.E. – Psitacismo é palavra da área da Medicina, tratando-se de «estado patológico do espírito, que consiste em acumular palavras e construir frases ocas de sentido, que se fixam e repetem, como que imitando o papagaio» (in dicionário da Porto Editora).
in ciberdúvidas da língua portuguesa
muito boa ideia este tópico sammu
Uma coisa interessante que encontrei acerca do uso (que na minha opinião é perfeitamente excusado) e abuso do "prontos":
Na linguagem corrente, prontos é um bordão da fala. É um apoio para passar de um assunto para a sua conclusão, usando apenas uma palavra.
Quando alguém explica a outrem alguma coisa e entende que deve passar à conclusão pode dizer: «Este assunto está acabado e, portanto, passo à conclusão».
Pronto também pode significar: «Vamos tirar conclusões ou vamos passar à a(c)ção».
Pronto é um adje(c)tivo e consequentemente variável em gé[ê]nero e número. Por isso, os bombeiros usam prontos no plural.
Quando a palavra pronto deixa de acompanhar os substantivos, perde as suas cara(c)terísticas de adje(c)tivo e curiosamente pode adquirir a função de advérbio. Por exemplo, se nós dissermos «Pronto. Vamos ao trabalho!», pronto passou a funcionar como um advérbio, visto que equivale a dizer «Agora. Vamos ao trabalho».
Note-se que uma das cara(c)terísticas dos advérbios é terminarem em s como sucede com antes, depois, mais, menos, apenas, etc. E, assim, ao adquirir um s final, prontos surge como uma confirmação da mudança morfológica de adje(c)tivo para advérbio.
Depois desta explicação sobre a palavra prontos, tão corrente a(c)tualmente, diremos que esta palavra não é necessária porque pronto é suficiente. E mesmo pronto poderá ser substituído por outras palavras para que a oralidade corrente não seja tão monótona e sem graça.
N.E. – Psitacismo é palavra da área da Medicina, tratando-se de «estado patológico do espírito, que consiste em acumular palavras e construir frases ocas de sentido, que se fixam e repetem, como que imitando o papagaio» (in dicionário da Porto Editora).
in ciberdúvidas da língua portuguesa
muito boa ideia este tópico sammu

I never got my letter to Hogwarts...so I'm moving to Forks to live with the Cullens.xD
Mas por acaso este fórum tem um pequeno problema, pelo menos para mim...
É que eu uso o corrector do firefox e, não sei porquê, ele não funciona neste fórum =/
logo se eu der erros mais parvinhos, sorry ^^U eu bem os tento evitar...
É que eu uso o corrector do firefox e, não sei porquê, ele não funciona neste fórum =/
logo se eu der erros mais parvinhos, sorry ^^U eu bem os tento evitar...
E agora que todas as senshis foram apresentadas, está na hora de começar a acção
Ayame escreveu:Hmmm...vejamos... ah! Já não me lembro quem é que escreveu "jeito" com "g" ("geito"") mas é mesmo com "j" - Escreve-se "JEITO".
*S acusa-se*

Cometo esse erro tanta vez... até já experimentei escrever 20 vezes seguidas a palavra "jeito" mas depois quando vou a escrever, volto ao "geito"
*S retira-se*Hikari eu tenho uso o corrector do firefox e ele resulta
... Aliás, eu só escrevo "jeito" ao invés de "geito" quando tenho o corrector ligado 
mariakino escreveu:Uma coisa interessante que encontrei acerca do uso (que na minha opinião é perfeitamente excusado) e abuso do "prontos":
Acho que esta foi para mim..
Lol, pois, esse do jeito é o mais comum
também já vi traz (de trazer), mas escrito "tras".
também já vi traz (de trazer), mas escrito "tras".
Gostas de mistérios, dramas, romance, acção, emoções e muito mais?
Então clica ali em baixo:

FanFic: Sombras do Passado (Capítulo 4 postado dia 19/02!)
Então clica ali em baixo:

FanFic: Sombras do Passado (Capítulo 4 postado dia 19/02!)
loool mako-chan...para ti e para muita gente. porque afinal de contas nao é errado, pelo menos pelo que eu percebo dessa explicação. mas é feio (eu acho pelo menos)... Mas há tanta gente q diz isso...eu tenho um prof de bioquimica que diz isso...loool

I never got my letter to Hogwarts...so I'm moving to Forks to live with the Cullens.xD

Acho que fizeram mal ao criarem este tópico, agora vou corrigir toda a gente
galáxia escreveu:bem, é apenas para me apresentar como uma adoradora da Saylor Moon e de como a existência deste site é simplesmente fenomenal. a minha amizade com um dos meus melhores amigos começou precisamente por na altura ambos gostarmos de ver a Saylor moon.
e agora voltamos a ter esta prenda maravilhosa que é poder ter os episódios da SM connosco. agradeço ao Sammu e à sua excelente equipa.
o site e o fórum estão muito giros.
bem eu vou passando por cá.
beijinhos
Não é Saylor, mas sim Sailor. =)
Este tópico é muito interesse, parabéns Sammu.
Uma ajudinha para aqueles que têm dificuldade em saber quando colocar o hífen em palavras como "comemos", "passaste":
O truque é passar a expressão para a negativa! Se na negativa a partícula passar para trás da palavra, então leva hífen, senão não leva! Por exemplo:
Nós comemos ---> Nós não comemos ---> fica tudo junto! ---> não leva hífen!
Tu quiseste ---> Tu não quiseste ---> fica tudo junto! ---> não leva hífen!
Ele deu-me ---> Ele não me deu --> fica separado! ---> leva hífen!
Eu falei-te ---> Eu não te falei ---> fica separado! ---> leva hífen!
Muito simples, não acham! É um truque infalível, quando tiverem dúvidas, passem p'rá negativa!
E outra mnemónica (=auxiliar de memória):
Eles vêm ---> verbo "vir" (só um "e")
Eles vêem ---> verbo "ver" (dois "e"'s ---> dois olhos para ver!
)
Uma ajudinha para aqueles que têm dificuldade em saber quando colocar o hífen em palavras como "comemos", "passaste":
O truque é passar a expressão para a negativa! Se na negativa a partícula passar para trás da palavra, então leva hífen, senão não leva! Por exemplo:
Nós comemos ---> Nós não comemos ---> fica tudo junto! ---> não leva hífen!
Tu quiseste ---> Tu não quiseste ---> fica tudo junto! ---> não leva hífen!
Ele deu-me ---> Ele não me deu --> fica separado! ---> leva hífen!
Eu falei-te ---> Eu não te falei ---> fica separado! ---> leva hífen!
Muito simples, não acham! É um truque infalível, quando tiverem dúvidas, passem p'rá negativa!

E outra mnemónica (=auxiliar de memória):
Eles vêm ---> verbo "vir" (só um "e")
Eles vêem ---> verbo "ver" (dois "e"'s ---> dois olhos para ver!
)
The Moon will rise, the Sun will set...
...but I won't forget...
...but I won't forget...
um erro frequente que vi nas ordens de serviço da minha escola foi o erro "dum" e "duma" em vez de escrever de um e de uma acho que esse erro é intolerável (nao sei se ta bem escrito xD) e inaceitável numa ordem de serviço

http://yunime.ativoforum.com/
Aparece e diverte-te ^^
Novas novidades irão aparecer fica atento :)
Tens de entrar para responderes neste tópico.

:
que se pode usar de uma maneira mais informal, mas acho que mesmo em contextos mais formais se pode utilizar.
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.