Erros de português mais frequentes
Kasei escreveu:Ahhh!!! Obviamente q ia dizer as várias situações em q há erros no uso ou falta de hífen, mas de tão óbvia já foi dita por duas pessoas para casos diferentes!!!Para quem tem dificuldade com isso, uma vez falaram-me numa mnemónica qq para ajudar... Mas como n tenho problemas, nunca confundi, nem a decorei... Mas procurem, deve haver por aí na net! :
':
Pegando nas palavras da Kasei (que acho que te estás a referir àqueles casos de, por exemplo, quando usar "dissesse" ou "disse-se"), há uma forma de ver isto muito facilmente, usando uma espécie de mnemónica que a minha professora do 7.º ano me ensinou.
Basta colocarem a frase na negativa! Por exemplo:
"A Ana pediu à Maria que lhe dissesse o que a professora contou."
Se colocarem a frase na negativa, fica:
"A Ana pediu à Maria que não lhe dissesse o que a professora contou."
Como vêem, o "dissesse" manteve-se!
Agora, pegando noutro caso:
"Na televisão disse-se que era ilegal."
Negativa: "Na televisão não se disse que era ilegal."
Aqui, o "se" passou para trás do verbo! Assim sendo, quando a palavra não leva hífen, mantém-se igual. Se leva hífen, altera-se, ficando o que se separa pelo hífen atrás.
Não sei se me fiz entender muito bem :
': Vou só pegar no exemplo que o Maston colocou:Tu "passaste" o exame.
Negativa: Tu não passaste o exame. (o "passaste" fica igual)
Tu "passas-te" quando vês aquela miúda!
Negativa: Tu não te passas quando vês aquela miúda! (o "te" ficou atrás do verbo)
Espero que tenha sido útil!
Kasei escreveu:Ena Kaoru, boa, mnemónica mesmo! Por acaso a q me disseram n era assim, era qq coisa com meter a frase no passado... Mas acho essa melhor!
Já a uso há imensos anos, e dá sempre jeito naqueles dias em que ficamos subitamente com dúvidas de como se escreve. Ainda hoje agradeço em pensamento à minha professora (que nunca mais a vi) pela dica ^_^
Eu por muitas vezes escrevo veijo em vez de vejo e muinto em vez de muito.
Mas, ao menos aqui não existe ninguém a escrever avião(objecto que voa), da seguinte forma haviam. XD este foi sem duvida a pior de toos os erros que já vi alguém dar..
Mas, ao menos aqui não existe ninguém a escrever avião(objecto que voa), da seguinte forma haviam. XD este foi sem duvida a pior de toos os erros que já vi alguém dar..

Jovems escritores, não resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando!
Ice Moon escreveu:Também há quem diga quaisqueresDe certa forma está correcto, se for utilizado numa pergunta do género: "Dos bolos que aqui estão, quais queres?"'
Onde estou? Quem sou eu? Onde estão os meus medicamentos?
The Cat's Eyes - é o meu blog, sim. E depois?
B&M; Photo - o meu portfolio fotográfico
Ice Moon escreveu:Sim, mas este exemplo não deriva daí, deriva da palavra quaisquer
Que por sua vez é o plural de "qualquer". O exemplo que eu dei baseia-se numa hipótese de escolha.
O problema das pessoas é que aprendem com os erros dos outros e acabam por imitá-los.
A idiota da minha colega só manda bacoradas.
"Hádes-dir comigo lá dentro buscar o que falta" <- esta é a que mais me dói.
edit pela terceira vez: será que é desta?
Ice Moon escreveu:Eish Nephyla O.oÀ parte o off-topic, não é amiga. É a queridíssima colega que está a ver se me despedem.
Ganda bacorada que a tua amiga deu'
Paciência tenho eu, por isso é que ela bem tenta fazer-se simpática comigo e eu nem sequer lhe falo.
Anyways, nunca vos apeteceu apertar o pescoço aos tradutores de certos filmes? É com cada calinada que eu vejo nas legendas...
Anyways, nunca vos apeteceu apertar o pescoço aos tradutores de certos filmes? É com cada calinada que eu vejo nas legendas...
Eeeeh, agora q falas nisso, vi 2 filmes na TVI este fim de semana com cada erro de tradução... Mas pronto, ao menos n era de português... Mas mm assim, era coisas tão estúpidas como erros ao converter medidas do sistema métrico inglês para o nosso... Coisa q qq conversor da net faz... Vi a barbaridade de traduzirem "50 feet" para 150 metros, qd deveria ser 15... Coisa pouca, questão de um zero...
Nephyla escreveu:Anyways, nunca vos apeteceu apertar o pescoço aos tradutores de certos filmes? É com cada calinada que eu vejo nas legendas...
É bem verdade, tenho reparado nisso cada vez mais. Como tradutora (não profissionalmente, de profissão, falando), o meu sentido de captura de erros das traduções tem vindo a apurar-se um pouco mais, com o passar do tempo. Basta verem as séries, principalmente aquelas que passam na TVI. São coisas profissionais, devia haver um pouco mais de atenção... Para mim, nota-se que há uma falta de conhecimento da série/filme que se está a traduzir e de pormenores técnicos, ou seja, escassez de informação acerca de culturas ou aspectos mais mundanos, como foi aquilo que a Kasei disse acerca das medidas e conversões.
Além disso, acho que a tendência hoje em dia é escrever-se como se fala, e não como é realmente correcto.
Tens de entrar para responderes neste tópico.
Para quem tem dificuldade com isso, uma vez falaram-me numa mnemónica qq para ajudar... Mas como n tenho problemas, nunca confundi, nem a decorei... Mas procurem, deve haver por aí na net! :

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.