Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Erros de português mais frequentes

Kasei escreveu:Ahhh!!! Obviamente q ia dizer as várias situações em q há erros no uso ou falta de hífen, mas de tão óbvia já foi dita por duas pessoas para casos diferentes!!! Very Happy Para quem tem dificuldade com isso, uma vez falaram-me numa mnemónica qq para ajudar... Mas como n tenho problemas, nunca confundi, nem a decorei... Mas procurem, deve haver por aí na net! :Embaracoso':

Pegando nas palavras da Kasei (que acho que te estás a referir àqueles casos de, por exemplo, quando usar "dissesse" ou "disse-se"), há uma forma de ver isto muito facilmente, usando uma espécie de mnemónica que a minha professora do 7.º ano me ensinou.

Basta colocarem a frase na negativa! Por exemplo:

"A Ana pediu à Maria que lhe dissesse o que a professora contou."

Se colocarem a frase na negativa, fica:
"A Ana pediu à Maria que não lhe dissesse o que a professora contou."

Como vêem, o "dissesse" manteve-se!

Agora, pegando noutro caso:

"Na televisão disse-se que era ilegal."

Negativa: "Na televisão não se disse que era ilegal."

Aqui, o "se" passou para trás do verbo! Assim sendo, quando a palavra não leva hífen, mantém-se igual. Se leva hífen, altera-se, ficando o que se separa pelo hífen atrás.

Não sei se me fiz entender muito bem :Embaracoso': Vou só pegar no exemplo que o Maston colocou:

Tu "passaste" o exame.
Negativa: Tu não passaste o exame. (o "passaste" fica igual)

Tu "passas-te" quando vês aquela miúda!
Negativa: Tu não te passas quando vês aquela miúda! (o "te" ficou atrás do verbo)

Espero que tenha sido útil!
Ena Kaoru, boa, mnemónica mesmo! Por acaso a q me disseram n era assim, era qq coisa com meter a frase no passado... Mas acho essa melhor!

Kasei escreveu:Ena Kaoru, boa, mnemónica mesmo! Por acaso a q me disseram n era assim, era qq coisa com meter a frase no passado... Mas acho essa melhor!

Já a uso há imensos anos, e dá sempre jeito naqueles dias em que ficamos subitamente com dúvidas de como se escreve. Ainda hoje agradeço em pensamento à minha professora (que nunca mais a vi) pela dica ^_^
Eu por muitas vezes escrevo veijo em vez de vejo e muinto em vez de muito.

Mas, ao menos aqui não existe ninguém a escrever avião(objecto que voa), da seguinte forma haviam. XD este foi sem duvida a pior de toos os erros que já vi alguém dar..

Jovems escritores, não resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando!
Bem, eu escrevo com montes de erros,porque não reparo muito nisso, mas vou tentar ter MUITO mais cuidado!

Sign em construção.....
Ice Moon escreveu:Também há quem diga quaisqueres Embaracoso'

Farto-me de ouvir isso... xD

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Ice Moon escreveu:Sim, mas este exemplo não deriva daí, deriva da palavra quaisquer Razz

What?
Je ne comprend pas rien!!
Lol

Mas que grámatica...
Ice Moon escreveu:Sim, mas este exemplo não deriva daí, deriva da palavra quaisquer Razz

Que por sua vez é o plural de "qualquer". O exemplo que eu dei baseia-se numa hipótese de escolha.

O problema das pessoas é que aprendem com os erros dos outros e acabam por imitá-los.

A idiota da minha colega só manda bacoradas.

"Hádes-dir comigo lá dentro buscar o que falta" <- esta é a que mais me dói.

edit pela terceira vez: será que é desta?
Onde estou? Quem sou eu? Onde estão os meus medicamentos?

The Cat's Eyes - é o meu blog, sim. E depois?
B&M; Photo - o meu portfolio fotográfico
LOL Andre, é assim:

A palavra quaisquer é própria para coisas no plural

... quaisquer outros
... quaisquer dúvidas Embaracoso

Eish Nephyla O.o
Ganda bacorada que a tua amiga deu Embaracoso'
Ice Moon escreveu:Eish Nephyla O.o
Ganda bacorada que a tua amiga deu Embaracoso'
À parte o off-topic, não é amiga. É a queridíssima colega que está a ver se me despedem.[/quote]

Mas que cena...
Tens que ter paciencia..
Paciência tenho eu, por isso é que ela bem tenta fazer-se simpática comigo e eu nem sequer lhe falo.

Anyways, nunca vos apeteceu apertar o pescoço aos tradutores de certos filmes? É com cada calinada que eu vejo nas legendas...
Onde estou? Quem sou eu? Onde estão os meus medicamentos?

The Cat's Eyes - é o meu blog, sim. E depois?
B&M; Photo - o meu portfolio fotográfico
Eeeeh, agora q falas nisso, vi 2 filmes na TVI este fim de semana com cada erro de tradução... Mas pronto, ao menos n era de português... Mas mm assim, era coisas tão estúpidas como erros ao converter medidas do sistema métrico inglês para o nosso... Coisa q qq conversor da net faz... Vi a barbaridade de traduzirem "50 feet" para 150 metros, qd deveria ser 15... Coisa pouca, questão de um zero...

Nephyla escreveu:Anyways, nunca vos apeteceu apertar o pescoço aos tradutores de certos filmes? É com cada calinada que eu vejo nas legendas...

É bem verdade, tenho reparado nisso cada vez mais. Como tradutora (não profissionalmente, de profissão, falando), o meu sentido de captura de erros das traduções tem vindo a apurar-se um pouco mais, com o passar do tempo. Basta verem as séries, principalmente aquelas que passam na TVI. São coisas profissionais, devia haver um pouco mais de atenção... Para mim, nota-se que há uma falta de conhecimento da série/filme que se está a traduzir e de pormenores técnicos, ou seja, escassez de informação acerca de culturas ou aspectos mais mundanos, como foi aquilo que a Kasei disse acerca das medidas e conversões.

Além disso, acho que a tendência hoje em dia é escrever-se como se fala, e não como é realmente correcto.
Aqui segue um dedicado a muita gente (incluindo eu):

Que faço?/Que fazes?
Não é bem assim que se diz. O mais correcto é:
O que faço?/O que fazes?

Silvermist. <3

Spoiler:

Jujumoon escreveu:Aqui segue um dedicado a muita gente (incluindo eu):

Que faço?/Que fazes?
Não é bem assim que se diz. O mais correcto é:
O que faço?/O que fazes?

Eu acho que chega ao fim e ao cabo é a mesma coisa.
lol!

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco
  • 1 online: Sammu