Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Série Super S: razões da sua pouca popularidade

Estou a ver a série Super S pela primeira vez, uma vez q qd deu na TV já tinha deixado de seguir a Sailor Moon. Li, no site SMP e noutros também, que esta foi a série menos popular. Como li o manga antes de ver o anime, não percebi porque isso acontecia, gostei muito da história... Mas agora que estou a ver o anime já percebo...
Eu ainda não vi toda, mas aqui vão o q eu considero ser os pontos mais fracos da série...
A partilha de protagonismo com a Chibiusa, embora tenha agradado aos seus fãs, penso que reduz a dimensão da história. Enquanto a história da Sailor Moon tem toda a dimensão da vida passada no Silver Millenium e da sua eterna história de amor com o Endymion, uma miúda com os seus 10 anos, por muito fascinante que tenha sido ela vir do futuro, penso q não tem história q chegue pra uma série de Sailor Moon girar à sua volta...
As outras navegantes têm um papel demasiado reduzido. É raro o episódio em q se transformam, e praticamente só aparecem para serem atacadas e retirados os seus espelhos dos sonhos. Mesmo quando aparecem transformadas, cortam as suas transformações quase sempre; existe mesmo um episódio em q a Sailor Jupiter aparece transformada após se ver apenas uma imagem do seu ceptro de transformação. Suponho q seja porque ainda não tinham sido criadas as novas sequências de tranformação, da sua evolução para super, mas mesmo assim dá um ar fraquinho...
O papel da Bunny limita-se à faceta ridícula... Tirando uma ou outra cena, como aquela em q ela se põe à frente do Gonçalo para o proteger do Remless, e quase sufoca, ela limita-se a dizer disparates e a discutir com a Chibiusa. Até eu, naquelas ciscunstâncias, me pergunto o q o Gonçalo ainda faz com ela.
O guião dos sucessivos episódios é maçadoramente repetitivo. Ainda só vou nos episódios com o Amazon Trio, mas a história é sempre a mesma: escolhem uma rapariga (ou rapaz no caso do Fish-Eye), tentam seduzi-la/o, ele/a resiste ou não lhe liga, enfurecem-se, tiram o espelho dos sonhos, bla bla bla. A luta tb é a mesma coisa. Claro q é um clássico a Sailor Moon fazer a sua dançazinha do "vou castigar-te" e depois andar a fugir do demónio, mas nesta série é demais, e alguns episódios chegam a roçar o ridículo, com ela a e Chibi-Moon a aplaudirem os truquezinhos do Remless logo após terem dito q o iam castigar. E depois segue em 99% aquele esquma do, "aiai, ajudem-me, ando aqui a correr em cima de uma bola/fugir de dardos voadores/perseguida por não sei o quê", aparece o Mascarado com as suas rosas e falas e um "agora" pra chamar o Pégaso. Todas as séries tinham destas coisas, mas iam variando um bocadinho, a Sailor Moon tb tinha os seus momentos de valentia. Até na música de fundo das lutas falta a tensão q costumava haver e põem em vez disso aquela musiquita infantil de circo.
Eu sei q a certo ponto elas hão-de entender a causa da sua luta, mas até onde estou faz falta aquele "sentido maior". Na série Classic elas tinham q encontrar a princesa, e depois disso descobrir quem era o reino das trevas e derrotá-los; na série R tinham q proteger a Chibiusa, e depois de descobrirem quem ela era tinham q proteger Tóquio contra quem destruí-la para conquistar a Terra do futuro; na série S, mesmo quando não sabiam para q o inimigo queria os corações puros, tinham o objectivo de os proteger, e havia também aquele mistério de duas novas guerreiras q n olhavam a meios para atingir fins, q tanto as ajudava como lhes complicava a vida... Nesta série elas lutam contra uns inimigos q n sabem quem são, para proteger não sabem o q, e contam com um pégaso que nem têm a certeza se é aliado ou inimigo, nem porque apareceu. A história não cola.
Chamem-me lamechas, mas falta o lado romântico. Na Classic a Bunny sonhava com o seu Mascarado, e na R sofria por não poder estar com o Gonçalo. Mesmo na S, em q já não havia problemas com a relação, apareceiam momentos em q eles simplesmente conversavam ou passeavam, qq coisa. Nesta série, o Gonçalo e a Bunny nunca estão juntos sem a Chibiusa a disputá-lo e a ridicularizar a Bunny.

Mas porque nem tudo é mau... Este site tem um belo texto de defesa desta série, para quem queira ler é muito interessante:
http://www.lizzard.net/SuperS/anime/index.html
Para quem n se quer dar ao trabalho ou n percebe inglês, um resumozito:

- Para quem não gosta por causa do protagonismo da Chibiusa, esta não é a primeira série em q ela aparece. De facto, ela aparece em metade da Série S, e basicamente a série R gira à volta dos seus problemas. Por isso este é um argumento menor.
- Para quem acha q a relação Chibiusa-Hélios é muito melosa: primeiro, é perfeitamente justificável tomar a forma de um pégaso se se quer esconder nos sonhos de uma criança. Depois, se formos a ver, não é só "mel": o Hélios nunca confiou muito na Chibiusa, tanto q não lhe revelou a sua identidade.
- Em termos de desenho, os principais vilões, Zirconia e Nehellenia, são verdadeiramente assustadores, talvez os mais assustadores de toda a saga. Isto contrabalança qualquer excesso de "fofura" q haja na Chibiusa e no Hélios. A Zirconia é cruel com os seus subordinados, Amazon Trio e Amazoness Quartet, e a Nehellenia parece uma louca, que quer conquistar o mundo só porque pode, sem qualquer justificação.
- Psicologicamente, a série Super S pode ser a mais perturbadora. O objectivo do inimigo é expôr os sonhos das vítimas, através de as manipular e enganar, usando as suas esperanças e os seus medos. O modo de actuação do Amazon Trio, q amarra as vítimas a uma tábua para vasculhar os seus sonhos com gritos histéricos, enquanto as vítimas se debatem, é particularmente perturbador; há quem o considere quase um mimetismo de uma violação.
- Os principais pontos que distinguem a série Super S das anteriores, destacando-a como melhor, é a qualidade dos desenhos e banda sonora. Os desenhos são mais refinados, as cores mais vivas (as tintas usadas nesta série pelos animadores eram de melhor qualidade). A banda sonora também é mais elaborada, e com músicas de grande qualidade.
- Há que dar também o mérito da originalidade da história. Enquanto as anteriores eram sempre de alguma forma baseadas em mitologia, ou na profecia do apocalipse no caso da série S, a série super S te o mérito de encontrar uma história totalmente nova, relativamente bem elaborada.
- Os "mostros do dia" tinham desenhos mais elaborados do q era habitual nas anteriores séries.
- As personalidades dos vilões do Amazon Trio e Amazoness Quartet foram bem elaboradas, atribuindo-lhes credibilidade q não tinham os vilões das anteriores séries. No final percebemos q o Trio lutava apenas pelas suas vidas, sacrificando-se no fim para ajudar o bem, e q as Quartet são apenas crianças que não queria crescer, mas q acabam por abrir os olhos e ajudar as navegantes quando percebem a crueldade da Zirconia e da Nehellenia.

(OK, sou péssima a fazer resumos, mas o texto tem tanta coisa interessante!)

O testamento já vai longo... Não me matem os fãs desta série, só queria lançar a discussão sobre o facto de esta série ser menos popular q as outras. Se calhar já me estiquei demais pra um post só... Mas dêem opiniões!

Bem... Realmente... Que grande testamento... Lol.
Mas por acaso são os posts que eu mais gosto de ler são precisamente esses: os grandes testamentos. Matreiro

Bem, na minha opinião, eu no princípio não era grande fã da Chibiusa, por estar sempre a implicar com a Bunny, mas gostei imenso da fase SuperS.
Não concordo contigo quando dizes que "falta o lado romântico". Eu acho precisamente o contrário. Apesar do romantismo não girar em torno da Bunny, cuja história de amor é sem dúvida uma grande história, desperta um lado muito mais sentimental/romântico na Chibiusa...

Na verdade, a única coisa de que não gostei desta série foram mesmo os inimigos (Trio e Quarteto Amazonas), pois achava-os simplesmente ridículos. Acho que as suas falas ridicularizavam muito a série.
Até aqui os inimigos levavam os seus planos muito a sério e raramente diziam piadas, enquanto que na série SuperS os inimigos só diziam disparates e ridicularizavam muito os seus próprios ataques com piadas estúpidas. Acho que essa parte também contribuiu bastante para o maior ênfase do romance da Bunny e do Gonçalo nas primeiras séries.

E na série Stars aconteceu a mesma coisa, os inimigos ridicularizavam muito a série, apenas a Sailor Galáxia sabia bem aquilo que queria e levava a sério os seus planos, nunca dizendo piadas.
E já agora, (se calhar é já um pouco offtopic, mas pronto) nunca cheguei a perceber um pequeno detalhe na série Stars: as sailors inimigas só se preocupavam em capturar Sementes de Estrela sem saber exactamente onde procurar, coisa que a Galáxia parecia saber muito bem quem as tinha... Ora se a Galáxia sabia, não era mais fácil ter dito logo às suas súbditas que somente as Navegantes é que continham Sementes de Estrela? Ter-lhes-ia poupado logo montes de trabalho e quem sabe até as suas próprias vidas... Coitadas, foi-lhes retirada a sua Semente de Estrela, para sobreviverem tinham que obedecer às ordens da Galáxia e esta ainda lhes exigia que adivinhassem onde haviam Sementes de Estrela? Acho que não tem lógica nenhuma...
Bem, isto agora acho que foi mais um desabafo do que outra coisa. :Embaracoso': Acabei de rever alguns dos episódios mais empolgantes da série Stars e sinceramente acho que foi a fase que menos gostei. Daí a minha resignância toda...

Enfim, acho que os inimigos começaram a ser completamente ridículos na fase S e continuaram na fase Stars... (Starlight a tentar desesperadamente disfarçar o seu offtopic...)

É a minha opinião. Embaracoso
looool

A série é sem dúvida a mais infantil e infelizmente a que eu vi mais vezes (começo a pensar que vem daí o meu ódio à Usagi)... Apesar de que se vires só os epis importantes pa série penso que és capaz de gostar dela, porque a história em si é interessante, tem é aqueles monstros do dia ridículos...

Eu acho a relação Chibiusa/Pegasus super kida, mas sinceramente, não aparece o suficiente na série (não entendo o dizerem que é fofura a mais -.-)... 2 ou 3 minutos em cada epi (tirando o ela pedir-lhe a ajuda) é MT pouco >.<

E sem dúvida que são dos melhores vilões da série, especialmente o Fish's Eye que está MT bem construído, especialmente quando começa a duvidar daquilo tudo e a perguntar-se porque não têm espelhos dos sonhos e depois como protege a Usagi e a Chibiusa <3

Continuo a achar que deviam ter seguido decentemente a história do manga, mas sinceramente, a série não é má de todo ;P

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro

ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
De facto, a série SuperS tem as suas vantagens e desvantagens. Eu gosto de a ver quando quero ver algo leve e fofo Embaracoso então a relação entre a ChibiUsa e o Pégasos sempre a achei linda desde que sou pequena Smile Um dos meus episódios favoritos de sempre é quando a chibiusa fica grande Smile
E como a Lumi-chan disse, o Fish-Eye é sem dúvida uma personagem muito bem feita, ao principio ele é quase como os outros dois mas no fim graças a ele todos conseguem sonhos.

Outra coisa que gosto na SuperS é, sem dúvida, a qualidade de animação da maioria dos episódios - tanto a qualidade das tintas como dos desenhos das cels é bem, mas bem melhor!

Screenshots da série SuperS:

Série Super S: razões da sua pouca popularidade 128-05Série Super S: razões da sua pouca popularidade 130-17
(o pormenor!! Surprised.o:)
Série Super S: razões da sua pouca popularidade 143-09Série Super S: razões da sua pouca popularidade 151-17
Série Super S: razões da sua pouca popularidade 152-19Série Super S: razões da sua pouca popularidade 143-08

Tanto a qualidade da animação em si como dos desenhos (muito mais realistas) é uma delícia para os olhos Embaracoso

Screenshots da série S: (só em comparação lol, a S é a inha série favorita, irrita-me é a pouca qualidade da imagem em alguns episódios)

Série Super S: razões da sua pouca popularidade 140
(Parece anime dos anos 80 >.< Que eu saiba a Neptuno e a Urano não mais bonitas que isto x'D)

Série Super S: razões da sua pouca popularidade 200
(estilo que mais parece cartoon no desenho!)
Série Super S: razões da sua pouca popularidade 193

Mais screenshots que mais parecem de anime dos anos 80... então neste aqui o cabelo da chibiusa está horroroso >.<

Mas pronto XD Quanto a pontos negativos da série SuperS eu também detesto o rídiculo/filler a que os episódios chegam durante quase toda a série (mas não é pior k mermaid melody XD lol) aparece um inimigo, a chibiusa e a usagi começam a fugir dele com ar de estupidas, chega o mascarado com uma rosa , a chibiusa pede a ajudae e é sempre a mesma cantiga XD Mas pronto.

(omfg post gigante k fiz Incredulo)
Realmente, Ayame, quando pomos uma ao lado da outra vemos mesmo a diferença de qualidade... Também adoro a série S, a seguir à Classic (q é a minha preferida pq foi aquela de amor à primeira vista) é a q mais gosto, mas se tivessem dado mais qualidade aos desenhos e animação só tinha a ganhar. Até naquelas cenas q era suposto elas ficarem deslumbradas com a Haruka e a Michiru, se tivessem posto desenhos de mais qualidade ficava muiiiito melhor.

(Starlight: Realmente essa é uma boa questão... Dava toda uma nova discussão. É mais um dos casos q ao n seguirem a história do manga atribuiram uma série de incoerências e contradições ao anime.)

Bem, para mim a SuperS foi a melhor de todas.
Eu gostei dela particularmente porque, como ja disseram acima, tirou à relacçao da Bunny e do Gonçalo o protagonismo. Para ser sincera já me estava a fartar um bocadinho deles Embaracoso' Desde o inicio, quantas vezes eles já se juntaram e separaram? (No passado eles foram mortos, depois no presente nao s conheciam, depois apaixonaram-se, depois ele foi enfeitiçado, depois juntaram-se outra vez, depois ele perdeu a memoria, depois ele lembrou-se e ficaram juntos, depois acabaram tudo por causa daqueles pesadelos, e finalmente ficaram juntos e começa a fase SuperS, eu ja tava com a cabexa a andar as voltas! Claro que depois a fase SailorStars lá começa a mesma cantiga outra vex. Claro que isso é romantico, mas já se estava a exageram um pouco :Sem paciencia: )
Ah, tambem falaram em cima que era pouco tempinho que a Chibiusa e o Pegasus falavam (sem contar com as batalhas), e isso é verdade, ninguem pode negar. Mas se formos a ver bem, no inicio da Classic a Bunny e o Gonçalo tambem eram assim: Ela vinha da escola com más notas, o sapato dela voava, ele comexava a goxar km ela e ela comexava a embirrar km ele. E mais nada! E tambem, s formos a ver bem, imaginem que a Chibiusa passava todo o tempo a falar com ele, passado uns eps, akilo ja nao tinha interesse nenhum!

Fanfic: A Saga de Syllviane (Capítulo 4(parte IV) postado dia 03/05!)
eu cá gostei da Super S,depois de 4 séries a girar á volta da bunny,é bom variar.não gostei foi da sailor stars,acho que foi má ideia arranjarem um novo amor para a bunny(seiya).assim quebram a história do amor eterno e indestructível da seremidade e do endymion.enfim,é a minha opinião.

Vão pro inferno e não se esqueçam da escova de dentes!

Conhecem os contos de fadas?esqueçam,o avô Jedite é que sabe:

http://sm-portugal.coolbb.net/fanfics-gerais-f23/as-historias-do-avo-jedite-t2213.htm

Se gostam de animação visitem:

http://goldtuganime.site-forums.com/
eu gostei desta serie apesar de ñ ter visto o final mesmo assim ñ vejo ke tinha alguns defeitos....mas basta ser sailor moon neste momento pa eu ter vontade de ver por isso ñ tenho já serie perferida!!!!! XD
eu gostei desta serie, foi das menos populares, e foi a k eu vi menos episodios, nao sei pk... mas eu gosto mro dela...
ana claudia escreveu:eu gostei desta serie apesar de ñ ter visto o final mesmo assim ñ vejo ke tinha alguns defeitos....mas basta ser sailor moon neste momento pa eu ter vontade de ver por isso ñ tenho já serie perferida!!!!! XD

O final é lindo <3

Esta série, apesar da Usagi irritante, tem alguns dos meus epis favoritos de Sailor Moon <3

Tem os epis mais fofos ;P Como o epi do homenzinho que escrevia livros de fadas... O epi em que o Trio morre... O epi em que o Quarteto e as Sailors ajudam com aquela festa... Tem os epis que ficaram mais na minha memória Embaracoso

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro

ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
eu adorava o trio!!!

gostei mto dakele episodio em k o olho de peixe descobriu k era a chibiusa que "tinha" o pegasus, em k a bunny a encontrou à chuva... adoro exe episodio!!!
a serie Super S é a serie k mais me aborrece provavelmente por 2 factos
1º e principal - a Chibiusa irrita.me, nunca gostei mto da chibiusa
2º mas n me vez grande diferença apesar de td - as outers n aparecem

mas gsoto mto de uns episodios desta serie, principalmente um em k aparece uma amiga do Gonçalo e a Sailor Moon quase k sufoca por causa de um monstro balao, e outro é akele em k o trio amazonas é vencido pelo Pierro
eu só gosto de alguns e tmb gostava mt do pegasus!!!! XD
Eu lembro-me de ver na TV e até gostei, era engraçado, mas ás vezes perdia episódios. Mas agora que vou começar a sakar da 1ª temporada da SM até á última vou poder ver tudo sem falhas.
http://ocantinhuo-da-dianuxka.blogspot.com/ ««««« Dianuxka blogspot.

gostar até gostei, mas mesmo assim das fases que mais gostei foi da R e da stars...

"A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade. "
eu como ñ me lembro mt bem da S e da SS ñ posso dizer grande coisa....Sad
Ayame escreveu:De facto, a série SuperS tem as suas vantagens e desvantagens.
Outra coisa que gosto na SuperS é, sem dúvida, a qualidade de animação da maioria dos episódios - tanto a qualidade das tintas como dos desenhos das cels é bem, mas bem melhor!

Série Super S: razões da sua pouca popularidade 128-05Série Super S: razões da sua pouca popularidade 130-17

Tanto a qualidade da animação em si como dos desenhos (muito mais realistas) é uma delícia para os olhos Embaracoso

Screenshots da série S: (só em comparação lol, a S é a inha série favorita, irrita-me é a pouca qualidade da imagem em alguns episódios)

tens razao!!! entao no episodio k tiram o coraçao puro a bunny o cabelo dela ta mxm horrivel!!!!! lololol
bom eu quando era pequena nao gostava nadinha de nada da chibiusa...desde que ela apareceu no anime...entao quando começou a dar a serie SuperS e vi que girava a volta dela, simplesmente nao via! e o mesmo aconteceu qd passou a 2a vez em tv...por isso nao me lembro de quase nada desta serie...
mas dos poucos episodios que vi realmente odeio aquela palhaçada toda de Bunny e Chibiusa...A Bunny entao é ridicularizada ate mais nao...
em relaçao ao amor entre Chibiusa e Pegaso ate acho piada! sao fofinhos..mas nao aparece assim tanto ao longo da serie como ja foi mencionado...
nao percebo como dizem q é mt mel...eu acho é que é mta palhaçada, que a historia de amor entre os dois é a unica coisa que se aproveita!
Acho q so gosto qd Bunny se atira para salvar Chibiusa..finalmente faz algo de jeito va...
Mas como nao me lembro de quase nada..quando vir tudo venho dizer o que acho hj em dia...lol!
nao posso deixar de comentar a qualidade de imagem...fogo esta excelente..
realemente ao ver a fase S fiquei um pouco desiludida..ha episodios que é flagrante...ent esse da Bunny no baile..q horror...há partes q nem sei o que elas parecem...
como a stars é a minha serie favorita..so o meu ponto de vista em relaçao a duvida de starlight...a Galáxia sabia mt bem o que queria, e sabia que as defensoras de cada planeta tinham a semente, mas nao sabia quem elas eram....
e bom as sailors que trabalhavam as ordens dela eram um pouco despassaradas (adoro...principalemnte a sailor Iron Mouse e a Aluminun Siren) e nao davam valor as sailors, nao achavam q elas fossem importantes o suficiente para ter uma semente de estrela... e nao acho que elas ridicularizem o anime..ate dao um lado comico bastante agradavel, sem chegar ao ponto da Super S em que passa o engraçado para ficar ridiculo.

"jovens escritores, nao resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Entao cuidado, o gang anda rondando"
...............
Fic: "Sailor Moon- o último suspiro"
Ayame escreveu:De facto, a série SuperS tem as suas vantagens e desvantagens. Eu gosto de a ver quando quero ver algo leve e fofo Embaracoso então a relação entre a ChibiUsa e o Pégasos sempre a achei linda desde que sou pequena Smile Um dos meus episódios favoritos de sempre é quando a chibiusa fica grande Smile
E como a Lumi-chan disse, o Fish-Eye é sem dúvida uma personagem muito bem feita, ao principio ele é quase como os outros dois mas no fim graças a ele todos conseguem sonhos.

Série Super S: razões da sua pouca popularidade 143-09Série Super S: razões da sua pouca popularidade 151-17
Série Super S: razões da sua pouca popularidade 152-19Série Super S: razões da sua pouca popularidade 143-08

(Parece anime dos anos 80 >.< Que eu saiba a Neptuno e a Urano não mais bonitas que isto x'D)

Série Super S: razões da sua pouca popularidade 200
(estilo que mais parece cartoon no desenho!)
Série Super S: razões da sua pouca popularidade 193

Mais screenshots que mais parecem de anime dos anos 80... então neste aqui o cabelo da chibiusa está horroroso >.<

Mas pronto XD Quanto a pontos negativos da série SuperS eu também detesto o rídiculo/filler a que os episódios chegam durante quase toda a série (mas não é pior k mermaid melody XD lol) aparece um inimigo, a chibiusa e a usagi começam a fugir dele com ar de estupidas, chega o mascarado com uma rosa , a chibiusa pede a ajudae e é sempre a mesma cantiga XD Mas pronto.

(omfg post gigante k fiz Incredulo)

Eu nunca tinha reparado nisto, a qualidade é fraquíssima mesmo Embaracoso

Mas eu acho que não vi a série S Embaracoso

Só tou mesmo a ver pelas imagens Embaracoso
Eu ainda nã vi a série, não posso comentar XD
Mas vê-se bem a diferença de qualidade entre as duas séries...

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Ana caetano