Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

O que pensas das outras religiões?

Ora bem a Chou fez um comment q me fez pensar:
https://sm-portugal.forumeiros.com/conversas-de-cafe-f10/qual-e-a-vossa-religiao-t4374.htm#288512
resolvi então criar um tópico sobre isto.
Já reparei que muita gente s diz contra o fanatismo religioso, no sentido em q s faça tudo por uma determinada fé... mas e o contrário? aceitar a fé dos outros sem a criticar... expressem-se aqui! :Brincalhao:
isso é uma boa pergunta.. eu podia começar a dzer q cada um tem a sua opinião e q tem o direito à sua religião como eu msma acredito q penso mas há certas religiões q realmente não consigo aceitar :S
Há religiões na Àsia q eu realmente não consigo aceitar, é q são msmo desumanas >.< pra eles não é mas eu não consigo aceitar a maneira como eles tratam as pessoas, ou até mtas vezes as crianças e as mulheres, aqela superioridade q algumas dessas religiões dão aos homens, essas religões acho absolutamente abomináveis e podem me dzer o q qiserem mas alguém desta religião vai ser severamente criticado por mim e provavelmente nunca nos dariamos bem :S

Eu não sou religiosa, e certos crentes, mas msmo crentes em excesso irritam-me, o q me irrita msmo é qdo começamos a debater algo e eu tou a falar de factos e eles dão as suas convicções dizendo absolutos disparates, coisas sem nexo nenhum, e q pra eles é taun obvio q acabam com a discussão tda. Mas nesses casos evito esses assuntos pra não acabarmos discutindo e embora role os olhos qdo têm um excesso de fé, respeito, respeito qem acredite pqe cada um tem o direito a acreditar no q qer mas tbém nuan suporto qdo tentam "converte-me" à fé deles, eu detesto q tentem mudar as minhas convicções.
Por isso pode-se dizer q não sou assim mto boazinha, mas respeito as religiões aqi na Europa e outras só não aceito msmo nda aqelas da Asia.

merci, André <3

Hapinnes in colour motion... porque a cor é, afinal, a base de toda a felicidade! - by dizzy

engraçado
eu hoje na catequese estive a falar das diferentes religioes que existem no mundo, Hinduismo, Budismo, Islamismo, etc.
Eu achei muito engraçado porque estivemos a analisar textos sobre informaçoes de outras religioes e saber caracteristicas dessas mesmas

A mim o texto que tinha falava do Hinduismo e gostei de o realizar, porque, para alem de servir para cultura geral soubemos as diferenças que há entre a nossa religiao (no meu caso, no vosso não sei) o Cristianismo e as outras
Por vezes, os crentes de cada religiao acham-se superiores a todos os outros, acham que a sua é a melhor e que não pode existir outra, por isso, existem guerras, entre outros conflitos

Tambem descobri que as pessoas acreditam nas suas religoes por que tem fe, acreditam, mesmo que para nós as regras deles sejam aquelas, eles nao se limitam a deixar de faze-lo por causa das recompensas que poderao vir a ter

Tendo em conta algumas igrejas protestantes, como a do Luteismo, a Igreja Ortodoxa, o Calvicismo (acho que nao é isto mas nao me apetece ir ao livro de historia ver), em que acreditam em Deus e Cristo, apenas estao contra algumas ideias, os calvicistas pensam que mesmo antes de nascer, Deus ja sabe o seu destino, por exemplo, eu posso ir para o ceu mesmo antes de saber isso, porque Deus ja sabe qual o nosso destino, ou entao ir para o inferno e fazes tudo e mais alguma coisa e depois vais para o Inferno

Uma coisa que ainda nao consegui formular na minha cabeça é se as nossas crenças sao mesmo verdade, nao sabemos se existem, apenas acreditamos que existe mas nunca vimos, e, tenho muito respeito por quem tem uma total fé nisto, para mim, ainda é um pouco dificil

Para mim, as outras religioes nao me afectam, porque segundo Cristo, devemos zelar pela harmonia, nao digo paz porque é dificil que isso se concretize, se alguem pensar que estou a criticar as outras religioes enganam-se, para mim, uma pessoas de outra religiao é simplesmente uma pessoa como eu, tu e todos, e nao nos devemos diferenciar

Esta devia ser a regra de todas as religioes

peço desculpa se sai um pouco do assunto :vergonha:

Bem , eu sou cristã católica , ou seja , a religião que a maior parte das pessoas tem em portugal .
Tenho as minhas crenças , practico a religião mas não sou fanática...quer dizer talvez acredite mais que a maior parte das pessoas da minha idade mas isso é porque tenho vivencias diferentes das deles nesse campo.
Acho que todas as religiões têm que ser respeitadas , embora não goste de algumas religiões asiáticas, pois considero que há demasiado fanatismo. Acho que cada pessoa é livre de fazer o que quiser pela sua religião, mas há coisas que são claramente um exagero.
Sou completamente contra as religiões que " recrutam " pessoas à força , que morrem pela religião assim do nada ( como por exemplo aqueles homens que são crucificados e chegam a morrer para imitarem Jesus) mas nós não podemos fazer nada contra isso...felizmente em portugal cada pessoa e livre de ter a sua religião , e tenho muita pena que em algumas partes do mundo não seja assim.

Cada pessoa , acredita no que acha mais verdadeiro...e como a markikita disse , fazem o queu fazem porque esperam receber alguma coisa depois. Há que respeitar sim , mas há coisas que são fanatismo.

De qualquer modo , não temos nada a ver com a religião dos outros e não temos sequer que protestar...
No

Clica, nao custa nada.
Bem Embarassed, que bom que meu comentário acendeu uma certa luzinha em ti, rmmr, sobre esta questão.

Quando eu fiz o comentário à Lumi, não o fiz por maldade ou por fanatismo que eu o fiz. Mas simplesmente porque não gosto de ver as pessoas questionarem sem conhecerem a coisa a fundo. Acho que a crítica faz parte da vida do ser humano, para descobrir-se e ao próximo. Porém, como disse a Anaa, cada um teve a sua experiência, por isso a visão de mundo é diferente de cada um de nós.

Religião é um tema a ser discutido, por incrível que pareça, mas com respeito ao próximo. Geralmente as pessoas ditas "fanáticas" tiveram uma experiência além do coração para estarem chamando as pessoas para estarem perto, pois é a mesma sensação quando a gente come chocolate ou algo que a gente gosta, a endorfina liberada nos traz uma sensação de prazer e felicidade e as mais diversas religiões usam-se deste instrumento para o bem ou para o mal.

Porém um dia esta "elevação espiritual" um dia perde efeito e as coisas acabam por terra e aparecem os defeitos e os lados sujos de sua religião e de seus praticantes, isso se a religião que escolheste já não é criticada pela sua atuação. Aí é que diferem-se a pessoa de fé e a pessoa fanática. Pode se ignorar o fato, vivendo do "maná do deserto", ou encarar a realidade e os defeitos, ou abandonar o barco. E isso não é fácil.

Algo sempre foi me ensinado com relação aos fanáticos: misericórdia. Pois sabemos que a maioria das pessoas não é deste jeito, pois "a audácia dos maus se sobrepõe à covardia dos bons".

Por outro lado, acho muito engraçado que por conta das minhas atitudes, chamam-me fanática pela minha fé. Eu considero-me radical... Matreiro, mas radical vem de raiz, então para ter certeza de sua fé, você deve estar enraizado naquilo que ela acredita. Por isso não acredito nas pessoas "mornas", ou é, ou não é.

Como ter uma fé sadia? Não sei responder, mas as pessoas que estão ao meu lado são o termômetro. Claro que na adolescência é mais difícil, pois a pessoa quer se enturmar e uma pessoa influente dita as regras, não deixando margem para o pensamento. Eu vivi isso e hoje dou mais valor às pessoas e seus defeitos, mas também gosto de ser respeitada pelas minhas opiniões, um que outro vem questionar.

(Só que eu acho engraçado que, quando se encontra numa situação difícil, tooooodo mundo corre e acende uma velinha pra Santo Antônio, vai em Romaria e reza pra Deus... dava-me raiva numa época, mas hoje a misericórdia ensina-me)

Bem, não sei se fui coerente, mas esta é minha opinião. Respeito e procuro saber sobre as religiões. Mas gosto que respeitem a minha.

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março Neutral
Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Anaa escreveu:Bem , eu sou cristã católica (....) Sou completamente contra as religiões que " recrutam " pessoas à força
Sorry, mas tu tens noção de como é que a igreja católica é o que é hoje? É que isso vem de passado uns séculos da morte de Cristo, quando a religião foi adoptada como oficial dos Romanos, que matavam qualquer pessoa que não aderisse à religião e na altura da inquisição que ou eram católicos ou morriam...
Por algum motivo é que a religião católica me desagrada... Não consigo apoiar uma religião que recorreu a técnicas tão baixas para conseguir angariar crentes... As pessoas deviam seguir uma religião por ser aquilo em que acreditam, não porque têm alguém a obriga-las a seguir aquilo senão morrem... Além de que a forma como ao longo dos anos a igreja Católica não soube manter-se fiel àquilo que ensinavam... Como é que alguém pode ensinar as pessoas a ajudar e a dar ao próximo quando os padres viviam como viviam na Idade Média? E é pena... Sou a favor dos ensinamentos de Cristo.. Ele era um homem inteligente que queria a paz... Pena que quem continuou o trabalho dele não soube transmitir a sua mensagem... Se calhar hoje está mais parecido com o que ele queria... Mas ainda assim... Ele ensinou a perdoar, a as pessoas admitirem a sua culpa antes de culparem os outros... Não consigo ver isso na igreja Católica.... E não consigo ser a favor duma religião com um passado destes... Claro que não posso proibir as pessoas de a seguirem e nem sequer penso nisso, cada um é livre de levar a vida como quiser, de acreditar no que quiser, mas para mim não é uma religião que me agrade minimamente...

Princess Serenity escreveu:Há religiões na Àsia q eu realmente não consigo aceitar, é q são msmo desumanas >.< pra eles não é mas eu não consigo aceitar a maneira como eles tratam as pessoas, ou até mtas vezes as crianças e as mulheres, aqela superioridade q algumas dessas religiões dão aos homens, essas religões acho absolutamente abomináveis e podem me dzer o q qiserem mas alguém desta religião vai ser severamente criticado por mim e provavelmente nunca nos dariamos bem :S
Penso que isso tem mais influência de outras questões culturais para além da religião... Religião é uma coisa, 'tradição' *na falta de melhor palavra* é outra... Não confundas as duas... Podem estar relacionadas em parte, mas são coisas diferentes.... As pessoas do Médio-Oriente podiam perfeitamente deixar de ter os homens como 'superiores', que a religião Islâmica não se alterava minimamente... *quase de certeza... nunca li o Corão, por isso não posso dar certezas*

chousenshi escreveu:Quando eu fiz o comentário à Lumi, não o fiz por maldade ou por fanatismo que eu o fiz. Mas simplesmente porque não gosto de ver as pessoas questionarem sem conhecerem a coisa a fundo.
Chou, o meu problema é talvez conhecer demasiado do Catolicismo... Acredita que se não conhecesse eu não tinha opinião, como não tenho da maior parte das religiões, mas o que conheço do Catolicismo... Eu sinto-me incomodada só de olhar para aquelas construções grandiosas que existem, só de pensar no que está por detrás daquilo... O Vaticano é um bom exemplo disso... Sinto-me ultrajada de ir lá e ver aquele armazém de coisas 'doadas' à igreja Católica em troca da vida de alguém...
Por outro lado, não tenho grandes problemas com o Cristianismo... É uma religião diferente do Catolicismo.... O Cristianismo penso que se manteve fiel aos ensinamentos de Cristo, não àqueles divulgados pela igreja Católica, e com os ensinamentos de Cristo eu concordo plenamente...

Anyway, em relação à generalidade... Sou a favor das pessoas seguirem qualquer religião desde que sejam capazes de aceitar que outras pessoas acreditam noutras coisas.... Desde que as pessoas acreditem na sua religião, sem andar a dizer que as outras estão erradas e assim só porque não acreditam na mesma coisa... Para mim desde que esse respeito exista...

E já agora... Por que raio é que escrever deus é ensinado que deve ser com maiúscula independentemente da religião de alguém? Porquê é que eu acredito na Natureza, como algo que está acima de nós e que devemos respeitar e é gramaticalmente incorrecto eu escrever com maiúscula, mas mesmo não acreditando em deus devo sempre escrever com maiúscula, assim admitindo que ele é um ser único e supremo? Isso não é desrespeitar religiões...?

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro

ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Lumi-chan escreveu:
Sorry, mas tu tens noção de como é que a igreja católica é o que é hoje? É que isso vem de passado uns séculos da morte de Cristo, quando a religião foi adoptada como oficial dos Romanos, que matavam qualquer pessoa que não aderisse à religião e na altura da inquisição que ou eram católicos ou morriam...

Sim Lumi, isso surgiu depois que o imperador romano teve uma experiência com Deus e converteu-se ao catolicismo. Porém como em qualquer religião existem pessoas que querem se aproveitar dos poderes que tem e aproveitam as marés para isso. Isso existe desde antes da traição de Judas Iscariotes à Jesus, é inegável. Então são erros que historicamente ficam. Mas como disse o próprio Cristo à Pedro: tu és pedra e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja. Desde então os Papas assumem o lugar de Pedro. Por esta razão eu mencionei a misericórdia anteriormente. Pois não sabe-se o que ocorria na época, nós estudamos, mas não vivemos... quem nos garante que para questão de sobrevivência nós não agiríamos igualmente. Ora... por isso mesmo que eu resolvi encarar a realidade e seguir acreditando. Até quando, não sei.

Lumi-chan escreveu:Chou, o meu problema é talvez conhecer demasiado do Catolicismo... Acredita que se não conhecesse eu não tinha opinião, como não tenho da maior parte das religiões, mas o que conheço do Catolicismo...

Desculpe-me, mas não conheces o Catolicismo, afirmo com veemência. Conheces apenas o externo, aquilo que as televisões mostram e que os livros de história nos ensinam. Uma pessoa que conhece de verdade uma religião não tem só este tipo de informação. Ela estuda o catecismo, os livros e principalmente a Bíblia. O Vaticano disponibiliza no seu site toda a biblioteca sobre os estudos dos padres e tudo relacionado aos livros e exegetas livremente, o católico muitas vezes não conhece isso por puro comodismo (tirando aqueles que vivem em comunidades pobres). Pelo pouco que sei, digo-te: a realidade que te mostram não é essa. Por eu não conhecer tão bem a minha religião que eu me abstenho com as outras.

E outra coisa, se a Igreja não tivesse modificado algumas coisas, como seria hoje? Eu me imagino se tivéssemos que nos confessar publicamente o pecado que cometemos... Hoje é só falar com um padre que tudo se resolve e ele não conta pra ninguém! (e se contar, conta-se com a misericórdia divina... Matreiro)
Mas algumas questões, a Igreja atua como mãe, por isso recomenda algumas coisas, que na maioria das vezes não são entendidas, pois se faz escarcéu nos meios de comunicação... Embaracoso A história da Igreja é marcada com sangue de inocentes, mas também de mártires... como uma pessoa é capaz de "morrer" por Cristo? E as histórias de São Francisco, Santo Agostinho, Santo Antônio, Santa Clara e tantos outros... por isso sinto-me pequena por não saber 1/3 das histórias... Matreiro

Gente... desculpem mais um texto longo, mas se vocês soubessem o quanto de críticas recebo por manifestar minha fé... putz... Matreiro Por isso fui atrás de muita coisa, pois eu também tenho minhas dúvidas... e acho que quem as tiver dentro de sua fé deve caçá-las.

(Quanto ao Deus e deus... eu sempre vou escrever quando se refere à Javé, com letra maiúscula, agora aos deuses da mitologia grega, romana e etc. que eu escrevo com minúscula, pois é um "conjunto" (embora não acredite nisso... mas Chou, e Sailor Moon? Bom, Sailor Moon é uma obra de ficção que me atrai muito, mas por curiosidade... e tenho estudado esta questão religiosa quando dá tempo... é bem interessante Razz)

Este é realmente um assunto muito interessante. A religião é um ponto que eu considero ser quase sempre sensível, talvez muito devido a questões pessoais.

Sobre o tópico em particular, eu penso que não tenho, de longe, conhecimentos profundos para falar sobre o que penso das outras religiões que existem. Tenho, em casa, um dossier que há uns tempos atrás saiu com um jornal com vários cadernos sobre algumas das religiões que existem e, de apenas das "principais", já existem muitas. Penso, sobretudo, que deve existir, em primeiro lugar, respeito. Mas há tantas questões éticas que podem ser apontadas, tantas mesmo que as pessoas, por vezes, nem têm noção.

Vamos a casos práticos. Conheço casos verdadeiros de crianças cujo rendimento na escola decresceu bastante porque a religião que seguiam ditava que tinham de jejuar durante determinados dias (creio que teria sido a religião Islâmica, mas não estou completamente segura). Ora, como é que um professor explica aos pais dos alunos que a criança não pode fazer isto para não perder matéria importante? Como explicar que não pode seguir os ensinamentos ditados pela religião porque não comer fará com que a atenção na aula decresça imenso? A solução encontrada pela professora foi falar com os pais, explicar a situação. Felizmente, estes entenderam e resolveram fechar os olhos ao jejum do menino. Existiu respeito de ambas as partes e vontade da parte que praticava a religião em questão.

Agora outro caso de diferentes contornos. Imaginem que dá entrada num hospital uma pessoa em estado crítico que perdeu muito sangue e é necessário fazer uma transfusão sanguínea imediata. O que é que faz um médico quando se depara com uma Testemunha de Jeová? Tem respeito pela religião da pessoa e deixa-a morrer?

Como estas existem centenas de outras questões éticas. Teoricamente é tudo "bonito", mas passando à prática as coisas adquirem contornos muito diferentes. É preciso pensarmos bem em cada situação. É claro que tenho respeito pelas pessoas de dada religião, pois ninguém é igual, os contextos culturais em que crescemos são diferentes, é essa diversidade que nos torna únicos. Mas, e enquanto médica, quando me deparar com um caso como o acima mencionado, o que farei? Manterei o meu respeito ou quebrá-lo-ei para salvar uma vida?

Agora em relação ao Catolicismo... A discussão entre a Chou e a Lumi-chan deu-me que pensar...

Nomeadamente quanto ao respeito, gostava de fazer uma pergunta directamente à Chou. Concordas que as crianças sejam baptizadas à nascença ou que devem ter direito de escolha quando já são mais velhos? Não será também uma questão de respeito por parte dos pais não "impor" uma doutrina aos filhos? (pergunto isto não por ser ou não apoiante do Catolicismo, mas sim porque acho esta questão pertinente e que me fui perguntando ao longo do tempo enquanto católica)

Em relação à vossa discussão, eu fui criada por cristãos. Fui baptizada e fiz a Crisma, já consciente dos meus actos, ou supostamente. Acho que um dos grandes erros da nossa sociedade é "impor" aos filhos a religião sem que estes a questionem, sem que estes a sigam por vontade própria. Sou a primeira a admitir que acreditava imenso em Deus quando era pequena, ia à Igreja todos os domingos e rezava pelo menos 2 vezes por dia, porque acreditava imensamente em Jesus e em Deus... Se olhar para mim hoje, aflige-me um pouco não saber naquilo em que acredito. Talvez tu, Chou, me digas que então eu já não sou católica, porque estou precisamente naquela fase do "morna"...

A questão principal é que eu tenho crenças tão próprias que, inclusive naquele teste, respondi a quase tudo como "outro". Eu acredito que exista algo neste mundo, algo. Não posso dizer o quê, mas acredito. Falando em concreto quanto ao Catolicismo, não aponto o dedo à Igreja nas questões da Idade Média porque talvez seja uma leiga. Eu digo apenas e muitas vezes que a Igreja é feita por Homens e que nenhum Homem é perfeito. Sim, há padres pedófilos. Sim, há corrupção. Eu acho que isso é inegável... Mas não haverá nas outras religiões? Porque, apesar de tudo, todos somos Homens, e corrupção e maldade existe em todo o lado...

Também a mim me mete um pouco de confusão a riqueza do Vaticano. Não costumo falar muito sobre isto porque não possuo conhecimentos suficientes que me permitam afirmar determinadas coisas. A Chou provavelmente conhece e sabe mais do que eu... Mas há coisas que me metem tanta confusão... Talvez não seja de facto assim, talvez eu esteja enganada ou talvez tenha de ser assim, não sei. Mas, segundo sei, também existem padres que abdicaram de muita coisa para pregarem nas zonas pobres, para ajudarem as pessoas, segundo a palavra de Deus.

E, sim, não concordo com alguns ensinamentos do Catolicismo, muitos deles quanto ao divórcio, aborto ou outras coisas. E existem outros que concordo, sim.

Sinceramente, aquilo que eu respeito profundamente é o ajudar o próximo. Se as pessoas são católicas ou outra coisa qualquer, não interessa ao certo... Porque eu acredito que, no fim de contas, estamos todos ligados por algo. Todos somos movidos por uma força, força essa que os Católicos e Cristãos dizem ser o Espírito Santo, os Budistas dizem ser outra coisa, e assim sucessivamente... Mas se todos nos libertássemos das nossas correntes do preconceito, do rancor, da mágoa... Se todos verdadeiramente seguíssemos os ensinamentos bons, se perdoássemos...

chousenshi escreveu:Por esta razão eu mencionei a misericórdia
anteriormente. Pois não sabe-se o que ocorria na época, nós estudamos,
mas não vivemos... quem nos garante que para questão de sobrevivência
nós não agiríamos igualmente. Ora... por isso mesmo que eu resolvi
encarar a realidade e seguir acreditando. Até quando, não sei.

Sobre isto, lembra-me muito um comentário que escrevi aqui...

Sei que não disse tudo o que tinha para dizer, mas isto já está a ficar muito longo. De realçar que eu não te acho fanática, Chou. Acho que segues fielmente as tuas crenças e não passas por cima dos outros para o fazer. E é isso que eu respeito imenso e é algo que me faz respeitar-te e ter uma admiração ainda maior por ti.
*Kaoru escreveu:Este é realmente um assunto muito interessante. A religião é um ponto que eu considero ser quase sempre sensível, talvez muito devido a questões pessoais.

Sobre o tópico em particular, eu penso que não tenho, de longe, conhecimentos profundos para falar sobre o que penso das outras religiões que existem. Tenho, em casa, um dossier que há uns tempos atrás saiu com um jornal com vários cadernos sobre algumas das religiões que existem e, de apenas das "principais", já existem muitas. Penso, sobretudo, que deve existir, em primeiro lugar, respeito. Mas há tantas questões éticas que podem ser apontadas, tantas mesmo que as pessoas, por vezes, nem têm noção.

Vamos a casos práticos. Conheço casos verdadeiros de crianças cujo rendimento na escola decresceu bastante porque a religião que seguiam ditava que tinham de jejuar durante determinados dias (creio que teria sido a religião Islâmica, mas não estou completamente segura). Ora, como é que um professor explica aos pais dos alunos que a criança não pode fazer isto para não perder matéria importante? Como explicar que não pode seguir os ensinamentos ditados pela religião porque não comer fará com que a atenção na aula decresça imenso? A solução encontrada pela professora foi falar com os pais, explicar a situação. Felizmente, estes entenderam e resolveram fechar os olhos ao jejum do menino. Existiu respeito de ambas as partes e vontade da parte que praticava a religião em questão.

Agora outro caso de diferentes contornos. Imaginem que dá entrada num hospital uma pessoa em estado crítico que perdeu muito sangue e é necessário fazer uma transfusão sanguínea imediata. O que é que faz um médico quando se depara com uma Testemunha de Jeová? Tem respeito pela religião da pessoa e deixa-a morrer?

Como estas existem centenas de outras questões éticas. Teoricamente é tudo "bonito", mas passando à prática as coisas adquirem contornos muito diferentes. É preciso pensarmos bem em cada situação. É claro que tenho respeito pelas pessoas de dada religião, pois ninguém é igual, os contextos culturais em que crescemos são diferentes, é essa diversidade que nos torna únicos. Mas, e enquanto médica, quando me deparar com um caso como o acima mencionado, o que farei? Manterei o meu respeito ou quebrá-lo-ei para salvar uma vida?

Agora em relação ao Catolicismo... A discussão entre a Chou e a Lumi-chan deu-me que pensar...

Nomeadamente quanto ao respeito, gostava de fazer uma pergunta directamente à Chou. Concordas que as crianças sejam baptizadas à nascença ou que devem ter direito de escolha quando já são mais velhos? Não será também uma questão de respeito por parte dos pais não "impor" uma doutrina aos filhos? (pergunto isto não por ser ou não apoiante do Catolicismo, mas sim porque acho esta questão pertinente e que me fui perguntando ao longo do tempo enquanto católica)

Em relação à vossa discussão, eu fui criada por cristãos. Fui baptizada e fiz a Crisma, já consciente dos meus actos, ou supostamente. Acho que um dos grandes erros da nossa sociedade é "impor" aos filhos a religião sem que estes a questionem, sem que estes a sigam por vontade própria. Sou a primeira a admitir que acreditava imenso em Deus quando era pequena, ia à Igreja todos os domingos e rezava pelo menos 2 vezes por dia, porque acreditava imensamente em Jesus e em Deus... Se olhar para mim hoje, aflige-me um pouco não saber naquilo em que acredito. Talvez tu, Chou, me digas que então eu já não sou católica, porque estou precisamente naquela fase do "morna"...

A questão principal é que eu tenho crenças tão próprias que, inclusive naquele teste, respondi a quase tudo como "outro". Eu acredito que exista algo neste mundo, algo. Não posso dizer o quê, mas acredito. Falando em concreto quanto ao Catolicismo, não aponto o dedo à Igreja nas questões da Idade Média porque talvez seja uma leiga. Eu digo apenas e muitas vezes que a Igreja é feita por Homens e que nenhum Homem é perfeito. Sim, há padres pedófilos. Sim, há corrupção. Eu acho que isso é inegável... Mas não haverá nas outras religiões? Porque, apesar de tudo, todos somos Homens, e corrupção e maldade existe em todo o lado...

Também a mim me mete um pouco de confusão a riqueza do Vaticano. Não costumo falar muito sobre isto porque não possuo conhecimentos suficientes que me permitam afirmar determinadas coisas. A Chou provavelmente conhece e sabe mais do que eu... Mas há coisas que me metem tanta confusão... Talvez não seja de facto assim, talvez eu esteja enganada ou talvez tenha de ser assim, não sei. Mas, segundo sei, também existem padres que abdicaram de muita coisa para pregarem nas zonas pobres, para ajudarem as pessoas, segundo a palavra de Deus.

E, sim, não concordo com alguns ensinamentos do Catolicismo, muitos deles quanto ao divórcio, aborto ou outras coisas. E existem outros que concordo, sim.

Sinceramente, aquilo que eu respeito profundamente é o ajudar o próximo. Se as pessoas são católicas ou outra coisa qualquer, não interessa ao certo... Porque eu acredito que, no fim de contas, estamos todos ligados por algo. Todos somos movidos por uma força, força essa que os Católicos e Cristãos dizem ser o Espírito Santo, os Budistas dizem ser outra coisa, e assim sucessivamente... Mas se todos nos libertássemos das nossas correntes do preconceito, do rancor, da mágoa... Se todos verdadeiramente seguíssemos os ensinamentos bons, se perdoássemos...

chousenshi escreveu:Por esta razão eu mencionei a misericórdia
anteriormente. Pois não sabe-se o que ocorria na época, nós estudamos,
mas não vivemos... quem nos garante que para questão de sobrevivência
nós não agiríamos igualmente. Ora... por isso mesmo que eu resolvi
encarar a realidade e seguir acreditando. Até quando, não sei.

Sobre isto, lembra-me muito um comentário que escrevi aqui...

Sei que não disse tudo o que tinha para dizer, mas isto já está a ficar muito longo. De realçar que eu não te acho fanática, Chou. Acho que segues fielmente as tuas crenças e não passas por cima dos outros para o fazer. E é isso que eu respeito imenso e é algo que me faz respeitar-te e ter uma admiração ainda maior por ti.

Pois realmente eu sou baptizada mas por mim não era, a minha familia e catolica mas eu n ligo a qualquer tipo de religiao.
Não suporto ir a missa entro em stress, odeio ir a casamentos (tirando o copo de agua xD), baptizados.
Não existe nd da igreja que me chame a atençao n gosto nd dos padres maior parte deles sao os maiores pecadores, desde serem acusados de pedofilia a roubos aproveitando-se da bondade das pessoas.
E outra coisa que não suporto e que a igreja não tem de mostrar qualquer tipo de prova sobre determinado assunto para meio mundo ( os catolicos) acreditarem, mas se for alguma coisa eu termos cientificos ja têm de arranjar mil e duzentas provas para provar qualquer coisa e ainda fica gente a chamarem-lhes de doidos!!

Joana_SM
Anaa escreveu:Bem , eu sou cristã católica (....) Sou completamente contra as religiões que " recrutam " pessoas à força
Por algum motivo é que a religião católica me desagrada... Não consigo apoiar uma religião que recorreu a técnicas tão baixas para conseguir angariar crentes... As pessoas deviam seguir uma religião por ser aquilo em que acreditam, não porque têm alguém a obriga-las a seguir aquilo senão morrem... Além de que a forma como ao longo dos anos a igreja Católica não soube manter-se fiel àquilo que ensinavam... Como é que alguém pode ensinar as pessoas a ajudar e a dar ao próximo quando os padres viviam como viviam na Idade Média? E é pena... Sou a favor dos ensinamentos de Cristo.. Ele era um homem inteligente que queria a paz... Pena que quem continuou o trabalho dele não soube transmitir a sua mensagem... Se calhar hoje está mais parecido com o que ele queria... Mas ainda assim... Ele ensinou a perdoar, a as pessoas admitirem a sua culpa antes de culparem os outros... Não consigo ver isso na igreja Católica.... E não consigo ser a favor duma religião com um passado destes... Claro que não posso proibir as pessoas de a seguirem e nem sequer penso nisso, cada um é livre de levar a vida como quiser, de acreditar no que quiser, mas para mim não é uma religião que me agrade minimamente...

è eu sei .
A igreja catolica fez muita , mas muita porcaria. E ainda hoje continua a fazer coisas impensaveis. E claro que não concordo com tudo o que a igreja faz.
Percebo-te , e eu pessoalmente não consigo tambem nao consigo ir a uma missa "normal" com um padre com sermoes moralistas e antiquados. Felizmente conheço um padre , realtivamente jovem que vê a religião de uma forma um pouco mais correcta.
Sei que o passado da igreja católica não é bom , e sei que o presente não e muito melhor ,mas ainda há pessoas que coneguem realmente transmitir o que está certo.

Clica, nao custa nada.
*Kaoru escreveu:Nomeadamente quanto ao respeito, gostava de fazer uma pergunta directamente à Chou.
Concordas que as crianças sejam baptizadas à nascença ou que devem ter
direito de escolha quando já são mais velhos? Não será também uma
questão de respeito por parte dos pais não "impor" uma doutrina aos
filhos? (pergunto isto não por ser ou não apoiante do Catolicismo, mas
sim porque acho esta questão pertinente e que me fui perguntando ao
longo do tempo enquanto católica)

Em relação à vossa discussão,
eu fui criada por cristãos. Fui baptizada e fiz a Crisma, já consciente
dos meus actos, ou supostamente. Acho que um dos grandes erros da nossa
sociedade é "impor" aos filhos a religião sem que estes a questionem,
sem que estes a sigam por vontade própria. Sou a primeira a admitir que
acreditava imenso em Deus quando era pequena, ia à Igreja todos os
domingos e rezava pelo menos 2 vezes por dia, porque acreditava
imensamente em Jesus e em Deus... Se olhar para mim hoje, aflige-me um
pouco não saber naquilo em que acredito. Talvez tu, Chou, me digas que
então eu já não sou católica, porque estou precisamente naquela fase do
"morna"...

Olha, sou totalmente da mesma opinião Embaracoso''
Sou cristã, é verdade, mas sou porque quando era pequena baptizaram-me e desde sempre me "obrigaram" a ir à Missa. Fiz a primeira comunhão, mas quis desistir antes de fazer o Crisma.
Se me perguntarem se acredito em Deus... oh well, não sei responder, acredito que haja uma força qualquer, agora como dizem que é, não acredito Embaracoso' mas é a tal coisa, no início ninguém me deu escolha.
Por isso sou um bocado contra essa do baptizar logo em bebés... e grande coincidência que por acaso tive esta conversa com uma amiga minha ontem XD acho que deviam deixar as pessoas crescerem e depois sim, elas que escolhessem o seu caminho. Cada um devia ser livre nisso =/

Quanto às outras religiões... bem, não tenho conhecimento suficiente para falar sobre elas.
Lumi-chan escreveu:

Princess Serenity escreveu:Há religiões na Àsia q eu realmente não consigo aceitar, é q são msmo desumanas >.< pra eles não é mas eu não consigo aceitar a maneira como eles tratam as pessoas, ou até mtas vezes as crianças e as mulheres, aqela superioridade q algumas dessas religiões dão aos homens, essas religões acho absolutamente abomináveis e podem me dzer o q qiserem mas alguém desta religião vai ser severamente criticado por mim e provavelmente nunca nos dariamos bem :S
Penso que isso tem mais influência de outras questões culturais para além da religião... Religião é uma coisa, 'tradição' *na falta de melhor palavra* é outra... Não confundas as duas... Podem estar relacionadas em parte, mas são coisas diferentes.... As pessoas do Médio-Oriente podiam perfeitamente deixar de ter os homens como 'superiores', que a religião Islâmica não se alterava minimamente... *quase de certeza... nunca li o Corão, por isso não posso dar certezas*

bem, há tradições horriveis, mas há na realidade religiões em q se fzem coisas desumanas. Tal como no Cristianismo de antigamente tinhamos a inquisição e tal, há religiões na ásia q se nuan fores desta religião ou se fores contra algo q ela diz, puf tas morto. E um exemplo disto foi um filosofo qq q escreveu um livro recente e q morreu por causa do conteudo do livro. E como este exemplo há outros, não digo q não haja religiões na Àsia q não sejam "boas" mas mtas delas são msmo extremistas e de certa forma "retrógadas".

Qto à coisa do Cristianismo de antres ter feito mtas coisas horriveis, é bem verdade, mas acho q tdas as religiões tiveram os seus altos e baixos e a culpa não é da religião em si mas das pessoas q a interpretam de maneira errada, qerendo "forçar" as outras pessoas a ter a tal religião ou a por censura em qq coisa q ofendesse a Igreja. Por isso não acho q se deva "odiar" uma religião por causa das pessoas q se aproveitaram desta religião para mostrarem q tinham poder, se essa religião hje em dia já não é assim é pqe as pessoas evoluiram e perceberam os seus erros e não creio q a religião mereça levar com a culpa o resto da eternidade :S

Mas concordo plenamente com o q a Kaoru disse sobre as crianças serem baptizadas qdo nem têm consciência disso. Eu msma fui baptizada e não sou religiosa, mas tbém eu qero fzer o crisma xD embora possa parecer meio malvado qero fzer o crisma pra pder casar-me e ser madrinha de casamento ou crisma Embaracoso'''

merci, André <3

Hapinnes in colour motion... porque a cor é, afinal, a base de toda a felicidade! - by dizzy

Bem, eu sou, contra o Islamismo fanatico ou nao... deve ser porque a minha mãe é judia e não suporto qualquer tipo de manifestação islamica, e eu sei, sou pouco tolerante.
Mas, eu li o corão... e li lá passagens que enfim... até sublinhei a verde, porque...

"Adulterio - corta-se as mãos" = idade media.

"Não se podem matar pessoas perto da mesquita, mas se forem infieis, pode-se."

Infieis = não muçulmanos.

Sinceramente... isto não é barbaro? Isto não é maligno? Isto não é totalmente retrogrado.
Eu sei que o catolicismo romano fez barbaridades horriveis durante a sua história como queimar milhões de pessoas que se dizia que iam aos sabats satanicos quando apenas se drogavam, e viviam sabats nas suas cabeças. Estou a ler um livro sobre isso neste momento. E acho uma pouca vergonha.
E aquelas organizações catolicas e seitas de convulsionarias que se crucificavam em varias posicoes e espetavam um total de 500 ou 700 pregos e alfinetes no corpo ate morrerem desangradas, para serem martires do cristianismo? Damos isto nas aulas de historia?
Não...
A biblia sempre foi mal interpretada por toda a gente que a leva a letra e nao como licoes de moral!
Como diz uma musica dos epica que se aplica ao judeismo, cristianismo e islamismo:

- "The rudiments have always been misinterpreted during history, dispite the good intentions of many deciples who's faithful belive was strong and unswayed. Most leader interpret the old words to their advantage in the attempt of gaining leadership and power over those unfortunate enough to fall under their maliciousness and manipulative ways. This misuse of trust will forever stain the pages of history, echoing the exploitation and the frailty of decent men carried away by nurtured rancour."

- in Seif Al Din - Epica (The Phantom Agony)

E não sou cristã, mas sou wiccan, e muitas das mulheres e homens queimados também o eram, e só porque o deus chronus tem chifres de viado e significa a fertilidade toca de lhe chamar diabo e ir tudo para a fogueira em nome de Belzebu.
Também não acho bem os padres não se poderem casar, porque na inglaterra, os anglicanos casam, e as mulheres deles tem um papel importantissimo na paróquia.
E acho mal as crianças serem baptizadas sem concentimento das mesmas, ou seja, so o deveriam ser quando a criança ja tivesse consciencia para o decidir.
Eu propria passei por cerimonias judias quando era pequena sem o meu concentimento e também não gosto nada da filosofia judaica ortodoxa. Porque lá está, o fanatismo, coiso.
Mas não, eu não consigo respeitar o islamismo, e desculpem-me se alguém o é, eu nao quero ofender ninguém, mas não... não suporto.
Como na maioria das x's também não suporto o cristianismo, apesar de ser muito adepta da historia de cristo, e de certos periodos do cristianismo, aquela idade media estragou tudo.
E hoje em dia acho o cristianismo hipocrita aka. meninos de bem, porque ou se é religioso e pronto... agora andar a fingir só porque fica bem pros avós... já parece a idade média e a venda de indulgencias.
Se temos uma religião vamos ser sinceros com ela, ou então mais vale dizer que somos agnosticos ou ateus, apesar de eu não acreditar no ateismo.
Agora dizer, eu sou catolico, mas não pratico...hmmm...

O mal cá em casa... é que havendo 3 religiões na familia que é... wiccan, judeismo e anglicana/protestante... no natal é complicado... porque dia 23 temos o samhain, dia 21 o hannuckah que se prolonga... e dia 24 a vespera de natal, 25 dia de natal e 26 boxing day...
Porque eu sou wiccan e sou praticante.
Mas não vou dar detalhes sobre o wiccan, porque o boss disse para não falar disso no forum, porque são realms não muito ortodoxos para um forum de menores.

Bem Lumi, na escola eu aprendi que tanto Deus como Natureza se deve escrever com letra maiuscula! Não sei se o fizer com deus em minuscula se é desrespeito, mas gosto de escrever Natureza com letra maiuscula, porque a Natureza é infinita.

Ps. Kaoru, esse jejum é islamico, na altura do ramadão! Na minha antiga escola, os alunos muçulmanos iam comer as escondidas, na altura do ramadão!
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.
Manon escreveu:Mas não vou dar detalhes sobre o wiccan, porque o boss disse para não falar disso no forum, porque são realms não muito ortodoxos para um forum de menores.

Não, acho que não entendeste bem o que quis dizer... Pedimos-te para não detalhares certos e determinados rituais que nos parecem impróprios para este fórum.
Agora, eu não faço a mínima ideia desse dia do boxe, mas se for uma coisa que não involta invocações, espíritos, etc, estás à vontade para falar! =)

Sammu, és fixe!
Oh boss, o boxing day é protestante xD
É o dia 26 a seguir ao natal... os protestantes tem a tradição de celebrar o fim da epoca natalicia com fogo de artificio xD não tem nada a ver com wiccan, é uma coisa tipica dos povos anglo saxoes xD
Agora o Samhain é wiccan, mas também é um pouco como o natal, são trocadas prendas feitas por nos, come-se e reza-se xD

.Her Ghost in the Fog.
*Kaoru escreveu:

Respondo sim, dentro das minhas possibilidades.

O rito do batismo surgiu de acordo com a história, com João Batista, que foi o profeta que anunciou a chegada de Cristo ao mundo. João Batista, filho de Isabel e Zacarias, que eram idosos e inférteis, deram origem ao profeta, graça anunciada segundo o Anjo Gabriel à Maria.
O encontro deste profeta com Jesus ocorreu em um destes batismos. Lembro-me desta passagem bíblica o quanto não deve ter sido estranha para ele estar na frente dAquele que veio anunciar. Ele ficou estranhando quando Cristo disse que queria passar pelo mesmo ritual que todos ali que estavam se convertendo, passavam. Ali, revelou-se Sua essência Divina e foi dito que João Batista batizou-o com água e Ele o batizaria com o fogo, o fogo do Espírito Santo. Ele creu nisso e tudo aquilo ocorreu com ele, inclusive sua cabeça foi cortada por falar mal da relação de Herodes com a esposa do irmão.

Ora, por que os pais batizam suas crianças no rito? Aqui no Brasil criou-se um mito de que se a criança não se é batizada em 7 dias, morre. Até que é um "mito bom", mas por outro lado, muitos só batizam por crença e também colocam as "guias" utilizadas em outros ritos, como Ubanda e Candomblé, muito pela influência da escravatura em forçar seus escravos a servirem ao Senhor, aí criou-se o "sincretismo religioso", misturando as religiões.

Nisso, perde-se um pouco do real significado do batismo. Ele nada mais é do que um "remédio" para nossa condição de pecadores, pois tornamo-nos vulneráveis ao pecado quando engressamos neste mundo (ok, agora falo de coisas subjetivas, quem quiser entender sugiro que perguntem aos seus pais ou a alguém mais próximo, não é assunto pra fórum).

Só que temos o seguinte: de nada adianta apenas nossos pais terem o desejo de nós sermos cristãos e nós não. Por isso a Crisma, onde a gente (deveria) aprender sobre nossa fé e os dogmas que a envolvem. Seria o "batismo do fogo", por isso os Padrinhos de Crisma nos dão uma vela, para sermos a luz do mundo.

A Igreja não impõe nada a seus filhos, ela apenas orienta. Os homens que a compõem é que erram, por isso "santa e pecadora". A Igreja é a Esposa de Cristo, que em breve será levada para a eternidade. Agora, aqueles que a compõem não se sabe se irão junto Razz

Conheço uma catarrada de católicos que foram batizados e nem seguem a religião e eu, até meus 17 anos também. Sabia que era batizada e tudo, frequentava religiões afro-brasileiras, mas não me considerava em uma "religião". Foram meus pais que retornaram para a Igreja e eu fui junto. Mas dentro dela passo ainda hoje por muitas dúvidas e esta foi também que me passou. Mas ao ver o rito de um jovenzinho de 9 anos que não tinha sido batizado e o sorriso dele depois, fui entender o porquê do batismo.

Então, o batismo nada mais é que a externalização do desejo (e não imposição) dos pais que o filho siga o caminho. Agora, segui-lo, só depende dele.

Eu nunca tinha frequentado uma escola de catequese, apenas fiz crisma aos 18 anos, os meus colegas eu nunca mais eu vi nas missas em minha cidade e em lugar nenhum... Ou seja, nenhuma coisa foi imposta a eles. Eles fizeram e pronto, "largaram de mão". Mas a Igreja estará sempre aberta para que eles voltem. Como eu já me afastei e retornei muitas vezes.

Então, não sou digna de julgar qualquer situação que aconteça com as pessoas, pois por momentos de mornidão eu passo também. Faz parte do ser humano, pois se Deus não quissesse que fôssemos livres, seríamos "bonequinhos de posto" a levantar as mãos pro céu... Matreiro

Eu questiono-me às vezes sobre as pessoas que questionam as coisas que a Igreja "impõe"... e sempre naquelas questões feridentas cheias de pus... mas ninguém questiona o porquê... só querem mimimimimi... Matreiro

*Kaoru escreveu:Também a mim me mete um pouco de confusão a riqueza do Vaticano. Não costumo falar muito sobre isto porque não possuo conhecimentos suficientes que me permitam afirmar determinadas coisas. A Chou provavelmente conhece e sabe mais do que eu... Mas há coisas que me metem tanta confusão... Talvez não seja de facto assim, talvez eu esteja enganada ou talvez tenha de ser assim, não sei. Mas, segundo sei, também existem padres que abdicaram de muita coisa para pregarem nas zonas pobres, para ajudarem as pessoas, segundo a palavra de Deus.

Isso me lembra muito a história de Martinho Lutero. Numa época, a Igreja, pra poder sobreviver às crises de pobreza vendia souveniers de santos e cobrava para visitar os túmulos de São Pedro. Lutero questionou isso e acredito que ele foi um homem de Deus enviado para alertar a Igreja sobre isso, mas foi mal compreendido e banido. Até que os populares se rebelaram e roubaram tudo que tinha na Igreja. Só que Lutero não se ligou que aquilo seria um aviso, daí ele seguiu outro rumo. Depois aquele Papa morreu e as coisas mudaram por si.

"se formos infiéis, Ele continuará fiel, e não pode desdizer-se".

Hoje em dia, o Vaticano tem doações de pessoas ricas, é inegável. Mas se soubessem o quanto que esse dinheiro é aplicado nas obras sociais, veriam que em muitas das capelas construídas existem pedaços de teto caindo, infiltrações, rachaduras... O dinheiro ainda não é o suficiente. Por isso, cobram-se as taxas dos ritos como o casamento, que não é cobrado quando a pessoa não pode pagar (e isso paga contas de luz, água, telefone da paróquia e aos projetos sociais). Se as pessoas dessem uma moedinha que seja, muitas das coisas não precisavam ser pagas. Mas a Igreja não cobra dos fiéis, como muitos dizem. Ninguém nunca me disse o quanto doar.
Eu ajudo pois sei e vi onde vai parar este meu suado dinheiro...

*Kaoru escreveu:Sinceramente, aquilo que eu respeito profundamente é o ajudar o próximo. Se as pessoas são católicas ou outra coisa qualquer, não interessa ao certo... Porque eu acredito que, no fim de contas, estamos todos ligados por algo. Todos somos movidos por uma força, força essa que os Católicos e Cristãos dizem ser o Espírito Santo, os Budistas dizem ser outra coisa, e assim sucessivamente... Mas se todos nos libertássemos das nossas correntes do preconceito, do rancor, da mágoa... Se todos verdadeiramente seguíssemos os ensinamentos bons, se perdoássemos...

Obrigada por tuas palavras *Kaoru. Concordo contigo neste aspecto, porém isso é utopia, vamos dizer assim. Muitas pessoas, em nome da fé, fazem muitos sacrifícios em troca de uma vida próspera e vindoura. Mas uma vida assim nem sempre é aquilo que somos destinados, pois com Deus o sistema da barganha não funciona Razz e sim o do amor.

P.S. Li teu comentário do Filme "O ensaio sobre a cegueira". Se eu achar o livro, vou comprar e ver o filme Wink Teu comentário fez-me pensar e refletir muito... Obrigada Wink

Ora bem vejo q o meu topic já teve alguma conversica Embaracoso.
Ora benhe Vamos começar por por dizer uma coisa:
Eu não sigo nenhuma religião em concreto, acredito q haja uma entidade superior espalhada no todo que nos Rodeia.
Acredito em Deus (apenas não tenho uma ideia definida de Deus, acho que o associo á natureza em geral ) e acho que a maioria das Religiões são formas de interpretar essa figura superior...
Acho engraçado NINGUEM ter referido aqui o satanismo, que ao fim ao cabo é uma religião embora eu não concorde dos principios que conheço... alias eu não Conheço praticamente nada do assunto, mas sei que muita gente até evita falar sequer do satanismo, e qd s fala passa-se muitas vezes uma ideia errada.

Não tenho nenhuma religião que abomine para alem do islamismo , e não só pelo fanatismo que enolve a religião, pq o cristianismo em geral tb teve periodos d total fanatismo como as Cruzadas ou a caça ás bruxas (se nessa altura aparecesse a Luna a uma qualquer rapariguinha nem dava tempo da moça s transormar em sailor moon aquilo era logo bilhete directo pó churrasquinho acusada d bruxaria por andar a falar com uma gata preta xDDDD), é mais pelos principios q defende. e da Cientologia que sinceramente é uma perfeita palhaçada, quer dizer é que aquilo foi CRIADO por um escritor de Ficção cientifica... oq ue já de si é um bocadinho estranho.... e dpois envolve os testes a pessoazinhas crentes com máquinhas semelhantes a poligrafos para medir os impulsos da pele...
AAAAH e a MELHOR parte!!!
Já se perguntaram poeque é que só actores e pessoas ricas da america e arredores é que são adeptos desta pseudo religião?
Porque para seres formado nesta religião pagas uma módica quantia de mais ou menos $19,560 , isto sem ter em conta todas as despesas pós formação Embaracoso.
Eu falo assim sobre esta (pseudo)religião pk já vi bastantes documentarios sobre o assunto, um deles até relativamente recente e que vaelu ao seu autor ameaças de morte e perseguições em pelna auto estrada (e o homem estava a ser totalmente imparcial, isso enfureceu os superiores da seita que mandaram capangas pra os perseguirem e denegrirem a imagem dele) para alem d ter consultado algguns livros há uns meses...
bem e aqui deixo a minha opinioun
Que não seja por isso, eu posso referir o satanismo, mas não creio que o boss seja de acordo com isso, e sinceramente tenho medo de falar... porque, eu conheço pessoas satanicas... e o satanismo não tem nada a ver com a ideia que as pessoas tem dele.
Satanico que dizer "aquele que não acredita" em hebraico... ou seja, alguém que se opoe aos fundamentos do judeismo, e mais tarde do cristianismo.

Toda a simbologia que foi implicita ao diabo na Idade Média é uma perfeita palhaçada.
Eu estou a ler um livro sobre os processos das bruxas na idade média.
Todos os acusados diziam o mesmo... que um homem lhes dava um ungento com o qual eles untavam o corpo e depois montavam num pau branco e iam para os sabats onde viam um diabo com aspecto de bode e tinham que lhe beijar o traseiro, e comiam e praticavam actos menos ortodoxos.
A comida que comiam não sabia a nada e sempre que se falava em sal ou em Deus todas as pessoas a volta desapareciam e o praticante em questão ficava nuzinho no meio do prado.

Ora bem... mas nunca ninguém viu nenhum pau branco, nem milhoes deles a voar numa direcção, e muitas das pessoas que viram outra em transe, diziam que os seus corpos ficavam inertes em casa, o "seu espirito e que viajava até ao sabat".
Mas... digamos que foi provado... que os ungentos eram à base de mandrágora, beladora e datura, ou seja plantas altamente alucionégicas... ou seja... qual sabat, qual bode, e qual pau branco... eram tudo alucinações.

E por isso foram queimados milhões de inocentes...drogados... que diziam que viam o diabo.

Claro que ouve casos de posseção.

No final do livro o escritor escreveu um dialogo interessante em que ele conversa com o diabo... em Paris.
E o diabo queixava-se da sua falta de popularidade nos dias de hoje. Queixava-se de ser como um cantor ou uma estrela de cinema que caiu no esquecimento.
Eu achei esta comparação tremenda, e quase me lembrou o Lestat de "A Entrevista com o Vampiro" quando ele diz "Eu quero ser um Santo, quero salvar as pessoas".
Na idade media, com tanto pavor que existia do Diabo, ele era popular. As pessoas acreditavam nele piamente, viviam aterrorizadas, eram constantemente tentadas por elas próprias.
E o diabo ria... o diabo adorava tanta popularidade.
Creio que muitos casos que se disse de posseção possam ter sido casos mentais provocados pelo excesso de droga.
Mas li algumas descrições que se assemelham a coisas que já vi, mas não vou dar detalhes das vitimas porque não, isto é um forum com menores.

Posso dizer que... já não se pratica o satanismo como deve ser.
Hoje em dia é uma palhaçada cometida por góticos que acabam no cemitério a cortarem-se e a beber cerveja barata.
Mas isso não é o fundamento do satanismo.

Muitas x's ele manifestou-se de forma católica.
Terão sido os grandes homeopatas da história os seus anti-cristos?
Muitas x's ponho-me a contar, segundo as profesias do Michael de Notre Dame aka Nostradamus, os anti-cristos que ele descreveu.
Mas esses homens, cometeram mal suprahumano.
Porque o mal praticado, na minha opinião vem somente dos homens.
Mas houve males suprahumanos.

Eu tenho quatro livros sobre o satanismo, e uma biblia.
2 dos livros foram escritos na babilónia, visto que, culto de demónios já existe desde que existe o homem graças a deus.
Outros são recentes e demonstram a palhaçada que o satanismo é.
Porque o verdadeiro conceito de satanismo, não passa de egocentrismo, o homem centro do universo, e materialismo.
É um pouco como o Marxismo, mas mais religioso, diria.
Porque Deus, é a espiritualidade... Lucifer é o materialismo.
Os satanicos a sério não acreditam no diabo... porque satanico apenas quer dizer "aquele que não acredita", mas não faz deles pessoas que acreditam no diabo.
Mas, eles acham que o homem é o seu próprio deus.
E é isso que constroi os poucos satanicos que existem hoje.
Nada de cruzes invertidas, nada de nada.
Isso são coisas que o pseudo neo paganismo e o vampirismo trouxeram para a sociedade e que aterrorizam velhinhas no chiado.

Não digo por isto que apoio o satanismo, mas eu percebo mais ao menos dos dogmas, e compreendo algumas coisas.
Tive relatos de rituais falsos que eu até me arrepiei só de ouvir, em que eram feitas coisas que nem vos passa.

Mas naquele texto o diabo estava indignado por agora só entrar em histórias para fazer rapazinhos rir, com os seus cornos, forquilha e pés de cabra... e ele lamentava-se: "Eu nunca tive aspecto de bode! Nunca!"
Sempre tive a sua descrição como sendo um belo homem com aparencia de 18 anos... loiro... bonito...lindo...

Se eu tivesse que dar um animal ao diabo, seria a raposa... astuta, sempre à coca!

Não nos podemos esquecer... que Lucifer... era o mais perfeito dos anjos... não gostou do plano de Deus, revoltou-se, e foi expulso. Anne Rice explica bem isso no livro "Memmoch, the devil".
Ele era o anjo da Luz... e mesmo depois de se ter tornado demónio... ele continuou a ser o Príncipe da Luz... é esse o seu titulo infernal...ele é um dos sete principes do Inferno, mas não vou dar mais nomes. Existem ao todo muitos demónios católicos / cristãos... Edward Waite... dá nome a uns 74, mas existem muitos mais... Alguns até fazem coisas boas, se tiverem o devido pagamento.
Nem todos eram anjos... os principes eram.
O Diabo é um subordinado de deus, logo age segundo a sua vontade e não independemente, porque o Bem, não existe sem o Mal... para haver o bem, tem que haver mal, se não não existe equilibrio. Seria chato se a pandora não tivesse aberto a caixa... ou mesmo se Adão e Eva não tivessem sido tentados...
Porque Eva não cometeu um pecado...
Aquela maçã, continha a sabedoria suprema de deus... o Diabo apenas disse que ela ia ser como Deus se comesse aquela maçã. Deus não queria que os homens soubessem o seu plano celestial... Eva comeu a maçã... Adão comeu a Maçã... olharam um para o outro: "OMG estamos Nus!" ...e coraram...

E nessa entrevista o Diabo ainda diz... "Como é que eu posso fazer alguma coisa se hoje em dia ninguém acredita em mim? A Idade Média era gloriosa!"

Quando metemos medo a alguém e somos maus, gostamos que as pessoas se assustem não é verdade? Pois... mas se somos ridicularizados, de que serve continuar a assustar?

E mesmo assim... não acredito que o diabo tenha sido responsável nem por metade dos autos-de-fé que aconteceram até bem recentemente...
Sim, porque ainda à bem pouco tempo, eram queimadas bruxas nos estados unidos da América.
Existe até uma história que diz que foram para a fogueira 500 mulheres acusadas de bruxaria... e só uma... é que era mesmo bruxa...mas era wiccan... ou seja, era feiticeira... para eles bruxa e feiticeira é a mesma coisa xD

Mas na idade média... tudo o que não fosse católico, era bruxo... toca a ir para a fogueira... E é nesta altura que eu tenho pena de pessoas como a Joana d'Arc e o seu compatriota Gui de Retz que ao ver a sua amiga conquistar cidades e cidades com as suas visões mais tarde acusadas de satanicas... achou que se fosse o tipo de satanico que eles diziam na idade média, teria tanto sucesso como ela.
Errou... e foi para o fogo... porque Joana era Médium... era iluminada... não era satanica...

.Her Ghost in the Fog.
Nem li tudo o que escreveram, apenas para as minhas ideias iniciais ficarem aqui retidas, pois eu esqueço-me de tudo muito facilmente xD

Eu fui baptizada quando era bebé, andei na catequese, fiz a primeira comunhão, mas desisti logo depois de a fazer. E foi por um motivo talvez demasiado estúpido, mas eu nessa altura não parei para pensar...

Estávamos a dar a formação do Universo em Ciências Naturais e o professor fez um comentário sobre a pré-história, qualquer coisa como "Adão e Eva provavelmente, seriam uns peixes pré-históricos". Eu fiquei com cara de wtf, embora não o tivesse demonstrado naquele momento. Então, a criação do Mundo, dos homens, Adão e Eva, era tudo mentira? Isto pode parecer bastante criança, mas foi como eu me senti na altura. Então, se isso é mentira, porque não o serão também os outros factos da Bíblia? Porque não será esta falsa? Foi nisso que eu pensei quando ouvi o professor dizer aquilo. E agora, bastnate crente nos fenómenos físicos, químicos, biológicos, whatever, vejo o meu ponto de vista focado para esse ponto. Até que ponto seria capaz um anjo de descer à Terra? Já se falaram em milagres, mas assim tão, como hei-de dizer, "vísiveis"?
E atenção, que apenas dou como exemplo os milagres desta religião, pois não conheço nada, ou quase nada, sobre as outras.

Não quero com isto magoar, ofender alguém, estou apenas a dar a minha opinião, que muitos podem achar má, outros nem tanto, mas é o que eu penso.

Houve também um comentário da Chou que me pôs a pensar, que era "quando estamos mal, acendemos todos uma velinha, e tal...". Eu rezo. Dou por mim a rezar e a tentar compreender o significado das palavras de tais rezas, pois desde que aprendi o Pai-Nosso e a Avé Maria, dizia estas como algo automático, e não como uma coisa que eu sentisse realmente. Às vezes, enquanto rezava na igreja com o resto do pessoal da catequese, pensava "Mas que raio, estou aqui a tentar falar com uma pedra". Podem censurar-me, mas eu sou sincera!

Eu não me identifico com nenhuma religião em especial, não me considero "apoiante" de nenhuma religião. Eu apenas acredito numa entidade superior a nós que não é boa nem má, é apenas imparcial, de certa forma, e que nos poderá guiar.

Não me digam que, em certos casos, a religião não é uma forma de fazer dinheiro u.u
Fátima por exemplo =/

Confusing \=

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco
  • 1 online: Sammu