O que pensas das outras religiões?
Oh Dizzy para isso é que serve a biblia!
A Biblia é um conjunto de histórias que servem para tentar explicar às pessoas que não devem fazer isto ou aquilo, que está mal, e para tentar explicar certos fenómenos.
Não é para ser levada toda a sério!
São histórias figurativas... provavelmente o adão e eva eram australopitecus africanus ou algo do género, não digo peixes pré históricos... mas o erro cometido na idade média foi mesmo esse, levar tudo o que vem na biblia totalmente à letra, sem contestar.
Claro que existiu um cristo, claro que existiram muitas personagens que vem la descritas, porque existem testemunhas da epoca... mas alguém pode testemunhar a existencia de adão e eva? Não existia mais ninguém na terra!
Quanto a Fátima... Fátima pode ser usada para fazer dinheiro, mas fátima é um lugar santo... mesmo santo!
Eu sempre que vou a Fátima, sinto uma energia santa vindo daquele sitio, uma energia boa, produzida pelas pessoas cheias de fé que lá vão. A Fé nem sempre é uma coisa má quando é direccionada para o bem!
E eu gosto do que sinto em Fátima... como não gosto da energia de alguns lugares...
São as pessoas que vão a fátima que fazem o sitio ter aquela energia, e é uma energia especial.
A Biblia é um conjunto de histórias que servem para tentar explicar às pessoas que não devem fazer isto ou aquilo, que está mal, e para tentar explicar certos fenómenos.
Não é para ser levada toda a sério!
São histórias figurativas... provavelmente o adão e eva eram australopitecus africanus ou algo do género, não digo peixes pré históricos... mas o erro cometido na idade média foi mesmo esse, levar tudo o que vem na biblia totalmente à letra, sem contestar.
Claro que existiu um cristo, claro que existiram muitas personagens que vem la descritas, porque existem testemunhas da epoca... mas alguém pode testemunhar a existencia de adão e eva? Não existia mais ninguém na terra!
Quanto a Fátima... Fátima pode ser usada para fazer dinheiro, mas fátima é um lugar santo... mesmo santo!
Eu sempre que vou a Fátima, sinto uma energia santa vindo daquele sitio, uma energia boa, produzida pelas pessoas cheias de fé que lá vão. A Fé nem sempre é uma coisa má quando é direccionada para o bem!
E eu gosto do que sinto em Fátima... como não gosto da energia de alguns lugares...
São as pessoas que vão a fátima que fazem o sitio ter aquela energia, e é uma energia especial.
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.

.Her Ghost in the Fog.
Sim, eu concordo, Fátima deve ser (eu nunca fui lá) um local bastante sagrado, mas as pessoas é que fizeram dele o que é hoje, um negócio.
Quanto à Bíblia, acho que agora já consigo compreender isso, mas quando o professor comentou aquilo, sei lá, era uma criança, sabia lá distinguir essas coisas xD
Antes éramos tão inocentes... xDD
Mas agora, não consigo voltar atrás e dizer 'Sou católica', pois deixei de me identificar com essa religião... mas respeito todas as religiões e não discrimino ninguém por ser desta ou daquela religião.
Quanto à Bíblia, acho que agora já consigo compreender isso, mas quando o professor comentou aquilo, sei lá, era uma criança, sabia lá distinguir essas coisas xD
Antes éramos tão inocentes... xDD
Mas agora, não consigo voltar atrás e dizer 'Sou católica', pois deixei de me identificar com essa religião... mas respeito todas as religiões e não discrimino ninguém por ser desta ou daquela religião.

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Eh verdade, eramos inocentes... eu especialmente não sei como funcionam as catequeses, nunca andei numa por razões obvias por isso também não sei o que dizem as crianças ou em que sentido religioso as educam xD
Mas eu fui assistir a uma sessão uma x... e eles estavam a falar sobre o Titanic, ser um desafio a Deus, pelas suas dimensões e pelo homem que começou o projecto da embarcação ter dito que "Nem Deus podia afundar o Titanic" e o barco ter afundado.
E eu pensei de mim para mim naquele momento... não foi Deus, foi a Natureza...
Porque a Natureza, cria os icebergs... os icebergs afundaram o barco!
E realmente a grandiosidade daquele hotel de luxo flutuante com pobres a definhar no 3º deck era um desafio total à grande mãe Natureza... apesar de terem morrido tantos inocentes, eu acho que foi "bem feito".
Porque se não tivesse sido a ganancia para chegar a NY em pouco tempo e toda a ganancia que envolvia aquilo, talvez o barco tivesse chegado inteiro e com as pessoas la dentro.
Mas eu fui assistir a uma sessão uma x... e eles estavam a falar sobre o Titanic, ser um desafio a Deus, pelas suas dimensões e pelo homem que começou o projecto da embarcação ter dito que "Nem Deus podia afundar o Titanic" e o barco ter afundado.
E eu pensei de mim para mim naquele momento... não foi Deus, foi a Natureza...
Porque a Natureza, cria os icebergs... os icebergs afundaram o barco!
E realmente a grandiosidade daquele hotel de luxo flutuante com pobres a definhar no 3º deck era um desafio total à grande mãe Natureza... apesar de terem morrido tantos inocentes, eu acho que foi "bem feito".
Porque se não tivesse sido a ganancia para chegar a NY em pouco tempo e toda a ganancia que envolvia aquilo, talvez o barco tivesse chegado inteiro e com as pessoas la dentro.

.Her Ghost in the Fog.

.Her Ghost in the Fog.
Eu tambem andei na catequese, e por acaso gostava mt daquilo cantavamos e jogavamos a jogos, era mt giro, para mim aquilo era mais convivio que outras coisas, e na igreja nao percebia metade do que o padre dizia, falava e ria baixinhos com as minhas amigas, era novinha e nao sabia mt bem o que era a religião, tinha pergunts, mas como nao fazimos mt coisas ligadas a isso, era mais jogos e cançoes, acaba por nao pensar mt das perguntas e nem nas cofusoes que fazia na minha mente, mas cresci e comecei a ver que aquilo nao era para mim....
Agora estou em moral, gosto mt daquilo a prof é catolica, mas temos grandes conversas sobre a religiao e cheguei a conclusao, que a religiao nao é assim tao importante, des de que os nossos principios estejam correcto e que independentemente do que acreditamos nao sejamos extremistas, afinal cada um pode e deve acreditar naquilo que lhe tras mais conforto e felicidade! E apartir dessas conversas deixei de estar tao confusa, claro que me continuo a interessar pelos mesmos assunto e a querer saber a verdade, mas já nao estou tao obececada como antes!
Agora estou em moral, gosto mt daquilo a prof é catolica, mas temos grandes conversas sobre a religiao e cheguei a conclusao, que a religiao nao é assim tao importante, des de que os nossos principios estejam correcto e que independentemente do que acreditamos nao sejamos extremistas, afinal cada um pode e deve acreditar naquilo que lhe tras mais conforto e felicidade! E apartir dessas conversas deixei de estar tao confusa, claro que me continuo a interessar pelos mesmos assunto e a querer saber a verdade, mas já nao estou tao obececada como antes!
Em primeiro lugar, obrigada, Chou, por teres respondido tão bem à minha questão 
Sim, concordo contigo, é esse o propósito da Crisma. Sei que nada adianta mesmo, mas por acaso é algo que não conseguia deixar de pensar, porque, de certa forma, estávamos a ser "formalizados" no início de uma religião, um contacto precoce, talvez. Mas, depois, disseste isto:
E não posso deixar de sorrir com esta afirmação. Por isso to perguntei, para saber a tua opinião. E a minha própria visão sobre o assunto mudou um pouco, embora continue um pouco "de pé atrás" quanto ao assunto do baptismo. Mas muito obrigada por me teres feito ver as coisas de outra maneira.
Muito obrigada, Chou, fico feliz que tenha sido assim
Ah, bom, isso explica algumas coisas, não fazia ideia :
':
Sim, é exactamente isso, Manon, muito obrigada!
Agora quanto a um assunto que a dizzy puxou... A própria Igreja já afirmou várias vezes que tínhamos de ler a Bíblia interpretando-a, e não tomando como tudo que se encontra escrito como o correcto (à letra). Existem metáforas, e isso é plenamente aceite pela Igreja, até porque a Igreja, hoje em dia, não é completamente fechada e estática, o seu pensamento tenta acompanhar o da Ciência e adaptar-se à evolução em alguns aspectos.
E, por fim, quanto à catequese, tenho uma opinião bastante desenvolvida porque a minha mãe sempre foi catequista e eu frequentei a catequese desde muito novinha... Existem pessoas e pessoas na catequese, como existem professores e professores. Há catequistas que simplesmente não nos questionam e obrigam-nos a saber as orações, e outros que nos estimulam o pensamento crítico, estimulam-nos a nos questionarmos a nós próprios e a ver Deus e a Igreja de outra forma. Neste aspecto, existe de tudo
Mas já me estou a afastar um pouco do tema...

chousenshi escreveu:Só que temos o seguinte: de nada adianta apenas
nossos pais terem o desejo de nós sermos cristãos e nós não. Por isso a
Crisma, onde a gente (deveria) aprender sobre nossa fé e os dogmas que
a envolvem. Seria o "batismo do fogo", por isso os Padrinhos de Crisma
nos dão uma vela, para sermos a luz do mundo.
Sim, concordo contigo, é esse o propósito da Crisma. Sei que nada adianta mesmo, mas por acaso é algo que não conseguia deixar de pensar, porque, de certa forma, estávamos a ser "formalizados" no início de uma religião, um contacto precoce, talvez. Mas, depois, disseste isto:
chousenshi escreveu:Então, o batismo nada mais é que a
externalização do desejo (e não imposição) dos pais que o filho siga o
caminho. Agora, segui-lo, só depende dele.
E não posso deixar de sorrir com esta afirmação. Por isso to perguntei, para saber a tua opinião. E a minha própria visão sobre o assunto mudou um pouco, embora continue um pouco "de pé atrás" quanto ao assunto do baptismo. Mas muito obrigada por me teres feito ver as coisas de outra maneira.
chousenshi escreveu:P.S. Li teu comentário do Filme "O ensaio sobre a cegueira". Se eu achar o livro, vou comprar e ver o filmeTeu comentário fez-me pensar e refletir muito... Obrigada
Muito obrigada, Chou, fico feliz que tenha sido assim

rmmr111 escreveu:Já se perguntaram poeque é que só actores e pessoas ricas da america e arredores é que são adeptos desta pseudo religião?
Porque
para seres formado nesta religião pagas uma módica quantia de mais ou
menos $19,560 , isto sem ter em conta todas as despesas pós formação.
Ah, bom, isso explica algumas coisas, não fazia ideia :
':Manon escreveu:Ps. Kaoru, esse jejum é islamico, na altura do
ramadão! Na minha antiga escola, os alunos muçulmanos iam comer as
escondidas, na altura do ramadão!
Sim, é exactamente isso, Manon, muito obrigada!
Agora quanto a um assunto que a dizzy puxou... A própria Igreja já afirmou várias vezes que tínhamos de ler a Bíblia interpretando-a, e não tomando como tudo que se encontra escrito como o correcto (à letra). Existem metáforas, e isso é plenamente aceite pela Igreja, até porque a Igreja, hoje em dia, não é completamente fechada e estática, o seu pensamento tenta acompanhar o da Ciência e adaptar-se à evolução em alguns aspectos.
E, por fim, quanto à catequese, tenho uma opinião bastante desenvolvida porque a minha mãe sempre foi catequista e eu frequentei a catequese desde muito novinha... Existem pessoas e pessoas na catequese, como existem professores e professores. Há catequistas que simplesmente não nos questionam e obrigam-nos a saber as orações, e outros que nos estimulam o pensamento crítico, estimulam-nos a nos questionarmos a nós próprios e a ver Deus e a Igreja de outra forma. Neste aspecto, existe de tudo
Mas já me estou a afastar um pouco do tema...
Não tenho nem nunca tive religião, nem sequer acredito em entidades superiores.
Nunca fui baptizado nem nunca fui à missa nem a minha família me obrigou a tal porque a minha mãe e o meu irmão são ateus e o meu avô também o era, a minha avó é católica mas não entra numa igreja há carradas de anos nem nunca obrigou ninguém da família a ir à missa.
Não gosto muito da ideia de existirem entidades superiores, para ser sincero, especialmente quando dizem que nós as devemos venerar e que nos vão castigar por motivos absurdos e que não podemos questioná-las.
Mas os Deuses Gregos eram bastante engraçados, os Gregos criaram os seus próprios Deuses com defeitos e virtudes que os seres humanos também possuem, não se andavam a matar por causa disso, pois tinham sido eles criá-los, pois qualquer Deus é uma criação do Homem e não o contrário.
O aparecimento da religião organizada foi das piores coisas que a Humanidade já fez, vejam só a quantidade de guerras e pessoas queimadas na fogueira. Nuca hei-de entender porque pessoas matam por religião.
Lembro-me de há uns anos atrás ver nas notícias que na Irlanda do Norte um casal tinha sido morto porque o homem era protestante e a mulher católica (ou então o contrário, não me lembro).
As religiões que menos gosto são o Islão devido aos seus valores (ou melhor, a falta deles) e aos seus milhões de fanáticos e a católica por causa da Igreja Católica que só deu razão ao Galileu nos anos 80 do século XXI e por condenarem o uso do preservativo, o divórcio e o aborto e por acharem que os homossexuais são abominações, o que acaba por ser hipócrita pois os padres não se podem casar e muitos são pedófilos.
Nunca fui baptizado nem nunca fui à missa nem a minha família me obrigou a tal porque a minha mãe e o meu irmão são ateus e o meu avô também o era, a minha avó é católica mas não entra numa igreja há carradas de anos nem nunca obrigou ninguém da família a ir à missa.
Não gosto muito da ideia de existirem entidades superiores, para ser sincero, especialmente quando dizem que nós as devemos venerar e que nos vão castigar por motivos absurdos e que não podemos questioná-las.
Mas os Deuses Gregos eram bastante engraçados, os Gregos criaram os seus próprios Deuses com defeitos e virtudes que os seres humanos também possuem, não se andavam a matar por causa disso, pois tinham sido eles criá-los, pois qualquer Deus é uma criação do Homem e não o contrário.
O aparecimento da religião organizada foi das piores coisas que a Humanidade já fez, vejam só a quantidade de guerras e pessoas queimadas na fogueira. Nuca hei-de entender porque pessoas matam por religião.
Lembro-me de há uns anos atrás ver nas notícias que na Irlanda do Norte um casal tinha sido morto porque o homem era protestante e a mulher católica (ou então o contrário, não me lembro).
As religiões que menos gosto são o Islão devido aos seus valores (ou melhor, a falta deles) e aos seus milhões de fanáticos e a católica por causa da Igreja Católica que só deu razão ao Galileu nos anos 80 do século XXI e por condenarem o uso do preservativo, o divórcio e o aborto e por acharem que os homossexuais são abominações, o que acaba por ser hipócrita pois os padres não se podem casar e muitos são pedófilos.
De certa maneira estás correto, mas eu nao concordo ctg, se formos analizar bem as coisas, nao é bem assim, o que quero dizer com isto é:
Dando o exmplo do cristianismo, porque é o que conheço melhor...
A religiao catolica foi criada basiando-se no principios da paz e da igualdade, contradizendo assim o imperador romano e a religiao e cultura romana, pois começou a ser praticada pelos mais pobres que devido às crises no imperio romano, tinham cada vez piores condiçoes de vida, mas a religiao catolica dava-lhes esperança (e nao é o que todos procuramos quando estamos mais desesperados, uma luz ao fundo do tunel...).
Eles deixavam-se ser presos pelo exercito romano porque eram contra a violencia, mas um imperador oficializou a religiao no imperio, esperando assim que os cristaos o ajudassem a lutar contra os barbaros (se nao estou em erro), os cristaos que naquela altura já eram mts e nao eram só pobres, mas ricos e mts outros, lutaram.
Com a queda do imperio romano no ocidente apenas a religiao se manteve e nessa altura de crise as pessoas agarraram-se tanto a religiao que ela ganhou poder, deixando de ser sobre tudo a religiao dos pobres, e passando a abranjer todas as pessoas, fossem elas boas ou mas, e apartir dai foi sempre assim, umas tinha ideias demasiado conservadoras e outras nao...
Dai que durante o periodo mais negro da religiao catolica, fossem queimados cristaos, porque apesar de acreditarem no mesmo deus, tinham ideias um pouco diferente, nessa altura a religiao catolica acho que era mais que uma religiao era uma Ditadura! Porque as pessoas que mandavam na igreja naquela altura eram extremistas...
E tal como na religiao catolica, as outras religioes tambem tem extremistas umas mais que outras, e claro que quando um extremista encontra alguem que pensa de maneira diferente isso cria conflitos e os piores é quando sao extremistas contra extremistas, que pensam de maneira diferente ou quando a religiao se transforma numa ditadura...
Tal como existem guerras por causa da politica, tb existem guerras por causa da religião...Tudo o que foi feito pelo ser humano tem coisas boas e más, por vezes a balança pende mais para o lado mau, porque quem está a frente sao pessoas com o coraçao carregado de ódio, é dificil, se nao impossivel acabar com isso, porque existiram sempre pessoas boas e pessoas más.
Talvez chegue o dia em que possa haver paz e que haja só pessoas boas, mas duvido....
Em conclusao (desculpem afastei-me um pouco da citaçao do Cowabunga!)
Acho que nos precisamos da religião e nao seria justo se ela nao existisse, porque para muitos se ela nao existisse iriam criar uma, ela é precisa para todos nos, muitas vezes em tempos de crise é ela que nos faz viver porque nos dá esperança...
Claro que ela nos diludio, mas nao devemos culpar a religião por isso, mas sim nós, os humanos porque fomos nós quem, mandámos matar pessoas, quem, apesar da religiao catolica assentar da igualdade, nas paz, e humildade, roubamos, fizemos guerras, e enriquecemos vendo os outros morrem para podermos sermos poderosos!!!
Cowabunga! escreveu:Lembro-me de há uns anos atrás ver nas notícias que na Irlanda do Norte um casal tinha sido morto porque o homem era protestante e a mulher católica (ou então o contrário, não me lembro).
Olha, e eu sei bem o que isso é!
Eu nasci na Irlanda do Sul, no County Cork, e lá é tudo católico ferrenho! São mesmo mesmo muito...
Mas entretanto mudamo-nos para o norte porque os meus pais deram entrada no hospital de Belfast como médicos.
A minha mãe é judia, o meu pai é pagão, mas apesar disso, ele é muito religioso e de vez em quando ia à igreja comigo e explicava-me os santos e as entidades e tudo isso.
Acontece que os protestantes do nosso bairro começaram a notar que o meu pai ia a igreja comigo e entenderam tudo mal.
Viviamos num bairro inteiramente protestante, porque era um bairro para trabalhadores do estado.
Eu tinha 5 anos quando isto tudo aconteceu.
Um dia os meus pais foram à minha escolinha ver uma apresentação de natal, e quando voltamos para casa... não tinhamos casa...
Quer dizer tinha-mos mas...
Eles pegaram fogo à casa...
Fomos dar com a gata da minha mãe apavorada presa debaixo do vão das escadas, com o pelo todo queimado, e ela nunca recuperou isso, ficando extremamente agressiva ate ao dia em que morreu.
E de resto sobrou um crucifixo... e mais nada...
Eles achavam que nós eramos católicos...
O bairro estava cheio de orangistas... adeus casa.
Razão essa e também devido a doença da minha avó, para termos voltado para a terra da minha mãe, Portugal.
Onde vivo agora alias.
Entretanto a casa do Cork ainda existe, estava em ruinas quase, mas a minha mãe mandou restaurar e agora vamos para lá no Verão, mas a outra, apesar do terreno ainda nos pertencer está só lama no sitio.
E até à bem pouco tempo existiam problemas na Irlanda do Norte, quer politicos, pela independencia do Norte, quer religiosos, católicos contra protestantes, em que os miudos catolicos chegam a ser maltratados nas escolas e tudo pelos que são protestantes... enfim.
Agora finalmente as coisas acalmaram, politicamente e religiosamente, e já é mais seguro viver na Irlanda no Norte.
Eu não sabia disso, mas como conheço muita gente que mora em Inglaterra, obtenho mais facilmente as informações internas do pais...
Por isso talvez este ano me aventure a explorar os lugares da minha infância.
Peço desculpa pelo off-topic, mas é só para verem como o fanatismo dentro da própria religião pode fazer coisas mesmo más.

.Her Ghost in the Fog.

.Her Ghost in the Fog.
Selena: Sim, eu sei que a religião católica tinha boas ideias ao início, Jesus Cristo dizia que matar estava errado e etc. Até aí tudo bem.
Depois veio a Igreja Católica que começou a governar e veio a inquisição, etc.
Mas ainda ninguém me explicou porque razão é que ainda muitos povos se dão mal devido à religião só porque a religião X diz que se comermos maçãs vamos para o céu e porque a religião Y diz que se comermos laranjas é que vamos para o céu (analogia muito estranha, eu sei).
Isso de todos nós procurarmos esperança quando estamos desesperados depende das pessoas, já aconteceu 1 ou 2 vezes eu er ficado extremamente preocupado com medo que a minha mãe morresse e nunca me virei para a religião, eu sou um "strong atheist" que chego ao ponto de nem usar expressões como "meu deus" "por amor de deus"
Manon: De facto os católicos são uma minoria na Irlanda do Norte e vivem/viviam em bairros muito degradados
Quando fui à República da Irlanda disseram-nos que se não dissemos as seguintes palavras não teríamos problemas, palavras essas que eram: aborto, divórcio, casamento homossexual, Irlanda do Norte
Não foi off-topic, fala sobre o fanatismo religioso de muitas pessoas e acho que é um dos melhores posts deste tópico.
Depois veio a Igreja Católica que começou a governar e veio a inquisição, etc.
Mas ainda ninguém me explicou porque razão é que ainda muitos povos se dão mal devido à religião só porque a religião X diz que se comermos maçãs vamos para o céu e porque a religião Y diz que se comermos laranjas é que vamos para o céu (analogia muito estranha, eu sei).
Isso de todos nós procurarmos esperança quando estamos desesperados depende das pessoas, já aconteceu 1 ou 2 vezes eu er ficado extremamente preocupado com medo que a minha mãe morresse e nunca me virei para a religião, eu sou um "strong atheist" que chego ao ponto de nem usar expressões como "meu deus" "por amor de deus"
Manon: De facto os católicos são uma minoria na Irlanda do Norte e vivem/viviam em bairros muito degradados
Quando fui à República da Irlanda disseram-nos que se não dissemos as seguintes palavras não teríamos problemas, palavras essas que eram: aborto, divórcio, casamento homossexual, Irlanda do Norte
Não foi off-topic, fala sobre o fanatismo religioso de muitas pessoas e acho que é um dos melhores posts deste tópico.
Porque as pessoas, como pensamos de maneira diferente, acham que somos inferiores a elas, que nao merecemos viver e que estão a fazer um favor ao seu deus por nos materam ou fazerem-nos algum tipo de mal...
A culpa nao é da religião e nao devemos odiar a religião so porque as pessoas sao estupidas e nao sabem aceitar as crenças dos outros...
Manon estou sem palavras, mas sei que houve casos bem piores, e a religião protestamente nao assim tantas diferenças da Católica...
Como ainda nos espantamos com a nossa ignorancia.....
Cowabunga! escreveu:
Sim no Norte são uma minoria... mas no sul são maioria quase absoluta e do mais ferrenho que existe.
Mas imagina o que é um bairro cheio de protestantes, só a ideia de terem uns católicos lá enfiados os fez agir sem terem provas do que estavam a falar.
Os catolicos são totalmente descriminados no Norte e são pobres precisamente porque são descriminados, não conseguem arranjar trabalhos, é uma tristeza.
Mas acho que agora já está tudo mais calmo.
Selena o mal deles é que juntam politica da Irlanda do Norte que quer a independencia, com religião.
Não existem muitas diferenças entre os 2 movimentos cristãos.
A unica diferença aparente é que as igrejas protestantes não tem figuras religiosas ou quadros.
A missa é dada de maneira diferente, não no altar mas num pupito (uma coisa tipo mini varanda que sai da coluna da igreja mais proxima do altar).
Só que os anglicanos são uns protestantes diferentes dos Luteranos e dos Calvinistas.
Porque os Anglicanos tem figuras, apesar de terem um biblia só deles, tem figuras e quadros e imagens. Digamos que o Anglicanismo surgiu por causa de uma birra do Rei Henry the VIII que teve muitas mulheres e quiz-se divorciar de uma, e naquela altura o divorcio nao era aceite. E portanto ele cortou relações com Roma, e ainda hoje o chefe da Igreja em inglaterra é a Rainha e o Bispo de Canterbury. Mas não existem assim gigantes diferenças aparentes entre catolicismo e anglicanismo.
Por isso acho inadmissivel eles fazerem estas coisas na irlanda do Norte.
Mas desde sempre existiram problemas entre os 2 movimentos, portanto...
Hoje em dia, acho ridiculo.
Pior que a inquisição católica, foi a inquisição protestante que matou mais de metade da Alemanha. Porque matavam bruxas, judeus e católicos.
E em Portugal também matavam os judeus.
Enfim... acho que o fanatismo religioso nos dias de hoje, para além de desnecessário, é retrogrado.
Por isso é que eu digo que os muçulmanos ficaram parados no século VII.

.Her Ghost in the Fog.

.Her Ghost in the Fog.
Cowabunga! escreveu:O
aparecimento da religião organizada foi das piores coisas que a
Humanidade já fez, vejam só a quantidade de guerras e pessoas queimadas
na fogueira. Nuca hei-de entender porque pessoas matam por religião.
Cowabunga!, posso compreender o que queres dizer, mas as pessoas matam não apenas pela religião. As pessoas matam por imensos motivos... Essa parte do ser humano não se manifesta somente devido a motivos religiosos. Os grandes massacres da humanidade também se deveram à cor da pele, por exemplo. Só essa diferença (que não é manipulável) serviu de base para se cometerem imensos crimes... E a religião não tem aspectos só negativos!
Mas já nos estamos a afastar um pouco do tema, pessoal...
(só quero expressar o meu espanto por aquilo que te aconteceu, Manon, e à tua família também...! É, de facto, um enorme exemplo do que o fanatismo pode causar... Fiquei mesmo admirada, nunca tinha conhecido ninguém que tivesse passado por tal situação, que deve ter sido muito dolorosa, embora já soubesse das questões políticas e religiosas da Irlanda. Obrigada pelo teu testemunho!)
Kaoru passei eu, e muitos mais, mas eu tive sorte, porque se estivessemos dentro de casa, podiamos ter morrido, ou eles proprios podiam ter-nos morto num sitio qualquer por isso até acho que tivemos sorte.
O mais doloroso foi o que veio a seguir, a forma como regressamos para Portugal, quase sem nada e chegar aqui e reconstruir uma vida foi bem mais complicado.
Mas acho que isso contribuiu para o que sou hoje, porque desde pequena que procurei pelo pacifismo religioso, acreditando naquilo que o meu pai me ensinava e ainda hoje busco por uma religiosidade variada e pacifica. E mesmo creio que os meus pais mudaram com isso. A minha mãe era judia fanatica, ficou mais calma, agora já não vai muito a sinagoga, apesar de termos as festividades cá em casa, ela está muito mais calma, já não é aquela coisa que eu me lembro vagamente, porque também era muito pequena, mas lembro-me que ela era mais obssecada com a religião do que com o trabalho.
Não queria ter estado assim a contar a minha história, mas já que se falou em Irlanda do Norte, decidi dar o meu exemplo só para voces terem uma noção do que se pode passar quando existem fanáticos.
O mais doloroso foi o que veio a seguir, a forma como regressamos para Portugal, quase sem nada e chegar aqui e reconstruir uma vida foi bem mais complicado.
Mas acho que isso contribuiu para o que sou hoje, porque desde pequena que procurei pelo pacifismo religioso, acreditando naquilo que o meu pai me ensinava e ainda hoje busco por uma religiosidade variada e pacifica. E mesmo creio que os meus pais mudaram com isso. A minha mãe era judia fanatica, ficou mais calma, agora já não vai muito a sinagoga, apesar de termos as festividades cá em casa, ela está muito mais calma, já não é aquela coisa que eu me lembro vagamente, porque também era muito pequena, mas lembro-me que ela era mais obssecada com a religião do que com o trabalho.
Não queria ter estado assim a contar a minha história, mas já que se falou em Irlanda do Norte, decidi dar o meu exemplo só para voces terem uma noção do que se pode passar quando existem fanáticos.

.Her Ghost in the Fog.

.Her Ghost in the Fog.
respeito todas as religiões e mais.. acho-as fascinantes... o budismo, o judaismo, o islamismo, a religião de marrocos (Alá, Alcorão e tal xD)
acho interessante que o homem, em busca de coragem e sabedoria, ponha toda a sua fé em algo que não vê, não cheira, não toca.. apenas sente com o coração... Apenas não gosto do facto de usarem essa mesma fé para obter dinheiro ou algo mais. Na minha opinião, é desumano!
E é o caso do Cristianismo.. Pelo menos desde que dei a matéria "Jesus e o Cristianismo" em História que tenho visto vários temas em que a religião critã (desculpem o termo) mete-me nojo...
Como a minha sotra dizia "Não era a mesma coisa que Jesus ensinara!". Mais uma vez é mau...
Não critico quem é crente nesta religiosa, até porque eu propria fui baptizada, mas se pudesse voltar atras, diria aos meus pais para não me baptizarem, porque aqui que me ensinaram na escola/casa/catequese não me serve de nada no mundo real, com tanta maldade e cobiça que existe. Até mesmo na igreja....
acho interessante que o homem, em busca de coragem e sabedoria, ponha toda a sua fé em algo que não vê, não cheira, não toca.. apenas sente com o coração... Apenas não gosto do facto de usarem essa mesma fé para obter dinheiro ou algo mais. Na minha opinião, é desumano!
E é o caso do Cristianismo.. Pelo menos desde que dei a matéria "Jesus e o Cristianismo" em História que tenho visto vários temas em que a religião critã (desculpem o termo) mete-me nojo...
Como a minha sotra dizia "Não era a mesma coisa que Jesus ensinara!". Mais uma vez é mau...
Não critico quem é crente nesta religiosa, até porque eu propria fui baptizada, mas se pudesse voltar atras, diria aos meus pais para não me baptizarem, porque aqui que me ensinaram na escola/casa/catequese não me serve de nada no mundo real, com tanta maldade e cobiça que existe. Até mesmo na igreja....
Espero por ti em cada segundo , porque tu és o meu mundo!

Se para salvares aqueles que amas, tivesses que recordar o passado que tanto receias... O que farias?
Visitem a minha 1ª Fic ----->The Four elements

Se para salvares aqueles que amas, tivesses que recordar o passado que tanto receias... O que farias?
.. ora bem .. 3º tópico onde vou falar de religião .. x)
O que eu penso sobre as outras religiões.. eu acho que responderia algo mais do género o que penso sobre a religião em geral.. uma vez que, como ja disse noutros tópicos, apesar de ter sido baptizada e ter feito a 1ª comunhão não me considero de todo católica.. pois tenho a minha própria meneira de ver o mundo sem estar directamente ligado a alguma relegião existente..
Todos nós queira-mos ou n temos uma vizão sobre as coisas .. uns acreditam num deus unico e supremo, outros acreditam em vários deuses e outros ainda acreditam que tudo tem a ver com o espirito e alma de cada um..
Eu pessoalmente, uma vez k não acredito em coisas já premeditadas como certas e exactas .. posso dizer que não acho as relegiões mt crediveis, claro que umas mt mais que outras.. principalmente as religiões estremistas.. e aquelas que aplikam tudo o que acontece tem algo a ver com o seu deus, por vezes estas religiões "abuzam" no sentido em que usam a fé das pessoas para atingir os seus próprios fins, não propriamente as religiões em si, mas os seus mentores.. aqui não digo os nomes de quais pois são várias as que fazem isto e não queria apontar dedos, até porque cada um é livre de acreditar no que bem intende, e quem sou eu para apontar o dedo..
Em relação ás religiões que "gosto mais" por assim dizer .. são aquelas que são a favor de olhar-mos para nós mesmos e ver-mos o bom e o mau.. (mt confuso?
') .. refiro-m a religiões como o budismo (se bem que não pode-mos dizer que o budismo é uma religião, pois ser uma religião implica um deus criador coisa que o budismo não tem.. como a maioria das pessoas daki deve saber, penxo eu
', podemos dsignala mais como uma filosofia.. porem tb não é o mais correcto dizer.. mas fikam com a idea xD) .. Para terem a noxão, kaso já não saibam, a "filosofia do budismo" é evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente.. é isto que eu axo correcto numa religião, e não impor um bando de regras ás quias nos temos que reger.. é claro que o budismo e as outras religiões como tal tb a tem regras.. mas não são tão centralistas e sim mais generalistas..
Agora fikaram a pessar que eu devo ser é budista e por ixo é que estou a vir com esta treta doda .. mas não não sou x) .. até porque há bastantes coisas que tb não concordo no budismo.. e alem disso ali em cima já tinha dito que não achava as religiões mt crediveis..
' .. modos de pensar..
Já disse isto 2 vezes mas volto a diser não tenho absulutamente nada contra que é de que X relegião todos são livres de escolher a qual pertencem.. eu não acredito.. mas há que acredite.. somos homanos .. somos todos diferentes.. e todos um pouko iguais .. bahh hoje deu-m para a filozofia x)
Mas acho que me fiz intender mais ao menos o que penxo .. não disse tudo, pk s não voces tinham um atake cardiaco com o testamento.. mas pronto x) .. espero que tenham fikado minimamnete esclarecidos .. x)
O que eu penso sobre as outras religiões.. eu acho que responderia algo mais do género o que penso sobre a religião em geral.. uma vez que, como ja disse noutros tópicos, apesar de ter sido baptizada e ter feito a 1ª comunhão não me considero de todo católica.. pois tenho a minha própria meneira de ver o mundo sem estar directamente ligado a alguma relegião existente..
Todos nós queira-mos ou n temos uma vizão sobre as coisas .. uns acreditam num deus unico e supremo, outros acreditam em vários deuses e outros ainda acreditam que tudo tem a ver com o espirito e alma de cada um..
Eu pessoalmente, uma vez k não acredito em coisas já premeditadas como certas e exactas .. posso dizer que não acho as relegiões mt crediveis, claro que umas mt mais que outras.. principalmente as religiões estremistas.. e aquelas que aplikam tudo o que acontece tem algo a ver com o seu deus, por vezes estas religiões "abuzam" no sentido em que usam a fé das pessoas para atingir os seus próprios fins, não propriamente as religiões em si, mas os seus mentores.. aqui não digo os nomes de quais pois são várias as que fazem isto e não queria apontar dedos, até porque cada um é livre de acreditar no que bem intende, e quem sou eu para apontar o dedo..
Em relação ás religiões que "gosto mais" por assim dizer .. são aquelas que são a favor de olhar-mos para nós mesmos e ver-mos o bom e o mau.. (mt confuso?
') .. refiro-m a religiões como o budismo (se bem que não pode-mos dizer que o budismo é uma religião, pois ser uma religião implica um deus criador coisa que o budismo não tem.. como a maioria das pessoas daki deve saber, penxo eu
', podemos dsignala mais como uma filosofia.. porem tb não é o mais correcto dizer.. mas fikam com a idea xD) .. Para terem a noxão, kaso já não saibam, a "filosofia do budismo" é evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente.. é isto que eu axo correcto numa religião, e não impor um bando de regras ás quias nos temos que reger.. é claro que o budismo e as outras religiões como tal tb a tem regras.. mas não são tão centralistas e sim mais generalistas..Agora fikaram a pessar que eu devo ser é budista e por ixo é que estou a vir com esta treta doda .. mas não não sou x) .. até porque há bastantes coisas que tb não concordo no budismo.. e alem disso ali em cima já tinha dito que não achava as religiões mt crediveis..
' .. modos de pensar..Já disse isto 2 vezes mas volto a diser não tenho absulutamente nada contra que é de que X relegião todos são livres de escolher a qual pertencem.. eu não acredito.. mas há que acredite.. somos homanos .. somos todos diferentes.. e todos um pouko iguais .. bahh hoje deu-m para a filozofia x)
Mas acho que me fiz intender mais ao menos o que penxo .. não disse tudo, pk s não voces tinham um atake cardiaco com o testamento.. mas pronto x) .. espero que tenham fikado minimamnete esclarecidos .. x)

Jovems escritores, não resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando!
Manon escreveu:A Religião de Marrocos não é o Islamismo? Agora fiquei confusa, como referiste Islamismo e depois a religião de Marrocos separado? O Islamismo é Alá e Alcorão... então não são o mesmo?
ups, desculpa ter-te confudido.. deve ser a mesma coisa entao xP
Espero por ti em cada segundo , porque tu és o meu mundo!

Tens de entrar para responderes neste tópico.
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.