[Filme/Livro] Ensaio sobre a cegueira
Bem eu pesquisei e nao encontrei nd espero que nao exista nenhum topico a falar sobre assunto
Eu decidi criar o topico para ver se por aqui alguem ja leu o livro ou viu o filme e que possa dar a sua opiniao pois eu estou com curiosidade para ver
!
Deixo aqui o trailer do filme pelo que vi o filme deve ser giro!
https://www.youtube.com/watch?v=AyYZA7bLsYA
Editado por Sailor S:
Dados sobre o filme:
Título: Ensaio sobre a Cegueira
Realizador: Fernando Meirelles (realizador de outros filmes como o Fiel Jardineiro e a Cidade de Deus)
Com..: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Gael García Bernal
Baseado no argumento de José Saramago
Eu decidi criar o topico para ver se por aqui alguem ja leu o livro ou viu o filme e que possa dar a sua opiniao pois eu estou com curiosidade para ver
!Deixo aqui o trailer do filme pelo que vi o filme deve ser giro!
https://www.youtube.com/watch?v=AyYZA7bLsYA
Editado por Sailor S:
Dados sobre o filme:
Título: Ensaio sobre a Cegueira
Realizador: Fernando Meirelles (realizador de outros filmes como o Fiel Jardineiro e a Cidade de Deus)
Com..: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Gael García Bernal
Baseado no argumento de José Saramago

Joana_SM
É um filme que estou ansiosa por ver, talvez pela dualidade de opiniões e críticas que tenho visto a circular por aí.
O tema, por si só, interessa-me bastante, além de ter sido adaptado dum livro tão importante na nossa literatura, prémio Nobel por parte de José Saramago. Outro aspecto que me prende bastante a atenção e me desperta muita curiosidade é ter sido realizado por quem foi, Fernando Meirelles, já que gosto muito de outro filme que ele realizou, o Fiel Jardineiro.
Já agora, deixo um vídeo para verem acerca da reacção de José Saramago quando viu o filme pela primeira vez:
O tema, por si só, interessa-me bastante, além de ter sido adaptado dum livro tão importante na nossa literatura, prémio Nobel por parte de José Saramago. Outro aspecto que me prende bastante a atenção e me desperta muita curiosidade é ter sido realizado por quem foi, Fernando Meirelles, já que gosto muito de outro filme que ele realizou, o Fiel Jardineiro.
Já agora, deixo um vídeo para verem acerca da reacção de José Saramago quando viu o filme pela primeira vez:
Spoiler
*Kaoru escreveu:É um filme que estou ansiosa por ver, talvez pela dualidade de opiniões e críticas que tenho visto a circular por aí.
Já agora, deixo um vídeo para verem acerca da reacção de José Saramago quando viu o filme pela primeira vez:Spoiler
Lol, eu vinha agora dar um raspanete na Joana_SM por ter criado um tópico para este filme...
Sem dizer o mais importante!

E entretanto já cá tinhas vindo tu prendar-nos com os dados importantes que TÊM de ser mencionados em relação a este filme =)
Joana_SM espero que não te importes, mas vou editar a tua mensagem para acrescentar umas coisitas que aqui a Kaoru mencionou, e que DEVEM MESMO estar no 1º post de um tópico destes

eheh
Anyway: Muito bom Tópico.
Eu já estou a pensar ir ver o filme o mais brevemente possivel *-*
Sailor S escreveu:*Kaoru escreveu:É um filme que estou ansiosa por ver, talvez pela dualidade de opiniões e críticas que tenho visto a circular por aí.
Já agora, deixo um vídeo para verem acerca da reacção de José Saramago quando viu o filme pela primeira vez:Spoiler
Lol, eu vinha agora dar um raspanete na Joana_SM por ter criado um tópico para este filme...
E entretanto já cá tinhas vindo tu prendar-nos com os dados importantes que TÊM de ser mencionados em relação a este filme =)
Joana_SM espero que não te importes, mas vou editar a tua mensagem para acrescentar umas coisitas que aqui a Kaoru mencionou, e que DEVEM MESMO estar no 1º post de um tópico destes
eheh
Ok não a problema até agradeço!

Joana_SM
Eu já vi o filme! E digo-vos: ADOREI!
Há partes k são tão realistas que é impossivel ficarmos descansados a ver o q vemos! Aconselho a verem o filme!
Quando cheguei ao cinema e me disseram k ia ser esse filme pensei: "Ok vai ser grande seca!":
Mas nada a ver! Vejam mesmo! =)
PS: Kaoru é impossivel ver o video pq cada vez q carrego em play o spoiler desaparece!
'
Há partes k são tão realistas que é impossivel ficarmos descansados a ver o q vemos! Aconselho a verem o filme!
Quando cheguei ao cinema e me disseram k ia ser esse filme pensei: "Ok vai ser grande seca!":
Mas nada a ver! Vejam mesmo! =)
PS: Kaoru é impossivel ver o video pq cada vez q carrego em play o spoiler desaparece!
'Sailor S escreveu:Lol, eu vinha agora dar um raspanete na Joana_SM por ter criado um tópico para este filme...
Joana_SM
espero que não te importes, mas vou editar a tua mensagem para
acrescentar umas coisitas que aqui a Kaoru mencionou, e que DEVEM MESMO
estar no 1º post de um tópico destes
eheh
Acabei inconscientemente por fazê-lo, heh, ainda bem que ajudei (:
blackmagic escreveu:PS: Kaoru é impossivel ver o video pq cada vez q carrego em play o spoiler desaparece!'
Com o firefox também me aconteceu isso, mas ao experimentar com o IE deu, engraçado :
': De qualquer das formas, fica aqui o link para veres, blackmagic
E obrigada pela tua opinião!
Estou desejosa de ler o livro, principalmente, pois eu não ligo muito aos filmes... e de José Saramago...
As pessoas falam tão mal dele, principalmente os alunos que têm de estudar, mas eu também ouvia falar mal d'Os Maias, do Eça de Queirós e gostei muito do livro *-*
Voltando ao tópico, espero ler o livro em breve, e talvez ver o filme, já que falam tão bem dele
As pessoas falam tão mal dele, principalmente os alunos que têm de estudar, mas eu também ouvia falar mal d'Os Maias, do Eça de Queirós e gostei muito do livro *-*
Voltando ao tópico, espero ler o livro em breve, e talvez ver o filme, já que falam tão bem dele

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
*Kaoru escreveu:Sim, é para maiores de 16, e, por uma entrevista que li, penso que o realizador suavizou algumas cenas mais violentas psicologicamente... Cenas principalmente sobre (spoiler sobre o filme)Spoiler
violação.
Bem eu encontrei isto numa revista :
" A versão que vai estrear quinta-feira (passada) em Portugal de Ensaio Sobre a Cegueira não é a mesma que foi mostrada em Cannes e pela qual a imprensa presente não morreu de amores. De facto, Fernan Meireles ouviu conselhos de boa gente, retirou a permanente narração e ainda acrescentou novas cenas. O filme, verdade seja dita, melhorou um pouco. Como dá para ver, não ser teimoso pode ser uma virtude..."
in Magazine Noticias

Joana_SM
dizzy22 escreveu:Estou desejosa de ler o livro, principalmente, pois eu não ligo muito aos filmes... e de José Saramago...
Pois é, dizzy, normalmente fala-se muito mal dos livros que os alunos são obrigados a ler
Creio que isso seja mesmo pela razão de ser uma obrigação. Talvez o facto de existirem bastantes pessoas que não têm o hábito de leitura em certas idades e, depois, ser-lhes dado a ler algo que não é imediatamente fácil de digerir para quem não o faz, seja um pouco... "pesado", digamos. Eu nunca gostei muito que me impusessem um livro para ler, por isso li quase tudo antes de ser necessário, como o caso d'Os Maias.Confesso, no entanto, que nunca completei a leitura do Memorial do Convento de José Saramago, mas isso foi basicamente porque o professor contou o final antes de terminar de ler, e fiquei tão desanimada que não terminei mesmo...
Mas, neste caso, Saramago também é um pouco criticado por outras pessoas, maioritariamente pelo seu estilo particular de escrita...
Joana_SM escreveu:
" A versão que vai estrear quinta-feira (passada)
em Portugal de Ensaio Sobre a Cegueira não é a mesma que foi mostrada
em Cannes e pela qual a imprensa presente não morreu de amores. De
facto, Fernan Meireles ouviu conselhos de boa gente, retirou a
permanente narração e ainda acrescentou novas cenas. O filme, verdade
seja dita, melhorou um pouco. Como dá para ver, não ser teimoso pode
ser uma virtude..."
in Magazine Noticias
Ah, isso é bastante interessante, obrigada por teres colocado aqui, Joana_SM

Joana_SM escreveu:
ser uma virtude..."
in Magazine Noticias

Oh de nada
!!com respeito á escreita de José Saramago Tambem já li algumas coisa que falavam desse assunto dizem que as frases dele sao demasiado grandes e onde ele poem virgulas os outros autores metiam pontos finais!

Joana_SM
*Kaoru escreveu:dizzy22 escreveu:Estou desejosa de ler o livro, principalmente, pois eu não ligo muito aos filmes... e de José Saramago...
Pois é, dizzy, normalmente fala-se muito mal dos livros que os alunos são obrigados a lerCreio que isso seja mesmo pela razão de ser uma obrigação. Talvez o facto de existirem bastantes pessoas que não têm o hábito de leitura em certas idades e, depois, ser-lhes dado a ler algo que não é imediatamente fácil de digerir para quem não o faz, seja um pouco... "pesado", digamos. Eu nunca gostei muito que me impusessem um livro para ler, por isso li quase tudo antes de ser necessário, como o caso d'Os Maias.
Confesso, no entanto, que nunca completei a leitura do Memorial do Convento de José Saramago, mas isso foi basicamente porque o professor contou o final antes de terminar de ler, e fiquei tão desanimada que não terminei mesmo...
Mas, neste caso, Saramago também é um pouco criticado por outras pessoas, maioritariamente pelo seu estilo particular de escrita...Joana_SM escreveu:
ser uma virtude..."
in Magazine Noticias
*Cof cof*
O estilo de escrita do josé saramago é buéda giro =)
É aquele tipo de escrita em que no capitulo 19 do Memorial do Convento demoras quase um dia inteiro para ler o raio de 20 e poucas páginas sem um único ponto, ponto final e mesmo vírgulas não me lembro de as ver =)
E depois ainda me descontavam nos testes se eu punha ou não parágrafo, quando existe quem ganha prémios nobeis sem um único sinal de pontuação =)
José Saramago revolta-me.
Memorial do Convento tem uma historia linda, que eu odiei ler porque o livro é intragável porque estragam o português ao dificultar-nos a leitura, por termos de ler 5000 vezes só uma frase para entender onde começa o diálogo directo e quem diz o quê, até que já não te lembras da frase anterior de tanto que leste a actual...
Eça de Queirós e os Maias, tem um 1º capitulo desnecessário para toda a historia, e todos os restantes capítulos interessantes e giros *-* Adorei ler. e tive muita pena mas não foi esse que demos na escola, foi outro, de que gostei bem menos, mas lia-se bem, a Relíquia, também do Eça.
Agora José Saramago... a menos que me ponham um livro à frente com o uso correcto da língua portuguesa... eu não volto a ler
' E sim, o homem tem muito boa imaginação pra escrever... mas eu acho que ele escreve sem pontuação para ser + rápido quando as ideias lhe vêem :
:Sailor S escreveu:
*Cof cof*
O estilo de escrita do josé saramago é buéda giro =)
É aquele tipo de escrita em que no capitulo 19 do Memorial do Convento demoras quase um dia inteiro para ler o raio de 20 e poucas páginas sem um único ponto, ponto final e mesmo vírgulas não me lembro de as ver =)
E depois ainda me descontavam nos testes se eu punha ou não parágrafo, quando existe quem ganha prémios nobeis sem um único sinal de pontuação =)
José Saramago revolta-me.
Memorial do Convento tem uma historia linda, que eu odiei ler porque o livro é intragável porque estragam o português ao dificultar-nos a leitura, por termos de ler 5000 vezes só uma frase para entender onde começa o diálogo directo e quem diz o quê, até que já não te lembras da frase anterior de tanto que leste a actual...
Eça de Queirós e os Maias, tem um 1º capitulo desnecessário para toda a historia, e todos os restantes capítulos interessantes e giros *-* Adorei ler. e tive muita pena mas não foi esse que demos na escola, foi outro, de que gostei bem menos, mas lia-se bem, a Relíquia, também do Eça.
Agora José Saramago... a menos que me ponham um livro à frente com o uso correcto da língua portuguesa... eu não volto a ler'
E sim, o homem tem muito boa imaginação pra escrever... mas eu acho que ele escreve sem pontuação para ser + rápido quando as ideias lhe vêem ::
Bem, eu nunca li muitos livros de José Saramago... Para dizer a verdade, apenas li metade de Memorial do Convento. Por isso, não posso dar uma opinião muito fundamentada e precisa acerca da sua escrita.
Não sei até que ponto "assassina" o português, não sei até que ponto rompe com as suas fronteiras sob uma perspectiva literária ou simplesmente escreve "à toa". Não sei, sinceramente, porque nunca li nenhuma obra completa dele em prosa. Confesso que gosto muito de textos pontuados, faz-me imensa impressão não ver vírgulas, pontos finais, etc., mas isto já é uma opinião subjectiva.
Mas não posso dizer que não gosto. Para dizer a verdade, já li um livro dele que gostei muito, chamado Que farei com este livro?, em texto dramático, o que não revela qualquer tipo de problema para as pessoas quanto à pontuação, porque neste livro, como é texto dramático, já não existem questões de pontuação

De qualquer das formas, não sei como reagirei quando ler um livro dele por completo. Estou habituada a ler diversos estilos e tipos de escrita, e mesmo em termos de pontuação existem alguns autores que escrevem de forma diferente e que eu gosto muito. Falo, por exemplo, de José Luís Peixoto, um belíssimo escritor português que em muitos livros dele não usa o travessão para indicar a fala duma personagem, usando o discurso directo dentro do próprio texto. E é fenomenal (na minha opinião)

Mas é engraçado, porque eu já me senti exactamente assim, Sailor S, revoltada. Agora já nem tanto, talvez porque me tenha... esquecido disso
Tenho de experimentar ler um livro dele que não conheça mesmo.
Eu, para dizer a verdade, sem contar com os excertos que o meu manual traz do Memorial do Convento, nunca li nada do José Saramago, portanto também não posso dar a minha opinião. Quando disse que o autor até nem poderia ser secante, apenas me baseei nas opiniões das pessoas que já leram o livro, pois quando cheguei ao 11º ano e tive de ler Os Maias, quem já lera dizia "Oh, que livro horrível" e "O gajo era maluco, só sabia era descrever locais até ao mais ínfimo pormenor", eu fiquei um pouco naquela 'Ok, mais um livro chato para ler' e quando li, até gostei, e posso afirmar que é talvez um dos livros que me deu mais gozo ler =D
Quando ler o Memorial, logo dou a minha opinião =D
Quando ler o Memorial, logo dou a minha opinião =D

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Não me levem a mal, eu admiro a imaginação dele para os livros... é um grande... err... literário...
Mas escritor não é grande coisa xD
Ele escolhe muito bem as palavras...
A sério que sim...
Amoro o estilo irónico dele, adoro mesmo...
A forma como vai entrelaçando passado, presente e futuro, o narrador omnisciente, omnipresente, que é do presente, e conhece o passado...
Epa, ele é um escritor fantástico sim. E eu li o Memorial, por isso sei do que falo
Mas epa... Digam-me o que me disserem, não é por escrever assim que o livro é melhor.
Sim, isto é totalmente subjectivo, óbvio que sim... Literatura é mesmo assim, certo?
Para mim, Memorial do Convento ree-escrito seria uma obra perfeita
' só por a pontuaçãozinha, não custava nada...
aliás, eu li memorial de lapiseira e lápis na mão, para assinalar finais de frase, e inicios d diálogo e parágrafos, porque se não cada x que me perdia e voltava atrás quase que tinha de ler 3 páginas para perceber quando começa a ideia xD
Mas escritor não é grande coisa xD
Ele escolhe muito bem as palavras...
A sério que sim...
Amoro o estilo irónico dele, adoro mesmo...
A forma como vai entrelaçando passado, presente e futuro, o narrador omnisciente, omnipresente, que é do presente, e conhece o passado...
Epa, ele é um escritor fantástico sim. E eu li o Memorial, por isso sei do que falo

Mas epa... Digam-me o que me disserem, não é por escrever assim que o livro é melhor.
Sim, isto é totalmente subjectivo, óbvio que sim... Literatura é mesmo assim, certo?
Para mim, Memorial do Convento ree-escrito seria uma obra perfeita
' só por a pontuaçãozinha, não custava nada...aliás, eu li memorial de lapiseira e lápis na mão, para assinalar finais de frase, e inicios d diálogo e parágrafos, porque se não cada x que me perdia e voltava atrás quase que tinha de ler 3 páginas para perceber quando começa a ideia xD
Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.