Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

O Castelo Andante - Hayao Miyazaki

Vi este anime ontem e fiquei completamente encantada com ele. Sabia que estava com uma qualidade semelhante à Viagem de Chihiro mas nunca pensei que fosse tão bonito.

O Howl é uma personagem apaixonante e o Markl também. A Sophie traz o encanto todo à série e até a Bruxa do Nada é uma personagem indispensavel.

Ouvi dizer que o livro aprofunda mais a relação entre a Sophie e o Howl e não se centra tanto na guerra. O Markl não é uma criança mas sim um aprendiz de 15 anos e a Bruxa do Nada é uma jovem mulher muito bonita.
Fico com pena que exista a tradução dele.

Nas Asas de um Anjo (CAP 03) - A história de um rapaz que deseja o Céu e de um anjo que se envolve numa mentira.
Elegia (CAP 10) - E se antecipássemos a morte das pessoas nos sonhos e nos apaixonássemos por uma delas?
Eu já vi esse filme e achei-o lindo! A minha prima tem o dvd e sempre que posso roubo-lho para ver XP

Thank you Dumpling! *w*
É mesmo perfeitinho. Podias inscrever-te no forum que eu mandei. (H)

Eu sou a Sailor Moon
Quem gostou deste filme, tenho a certeza absoluta que adorará o livro.

Uma vez que até agora tem sido feita referência só ao filme, vou falar um pouco do livro porque acho indispensavel. Li o livro há pouco tempo e ficou-me gravado na memória pela sua beleza interior.

Howl's Moving Castle (ハウルの動く城, Hauru no Ugoku Shiro) é a adaptação do primeiro livro da série "Castle" de Diana Wynne Jones.
A "Castle series" é composta por três livros:

1. Howl's Moving Castle (1986)
2. Castle in the Air (1990)
3. House of Many Ways (2008)

E apenas o seu primeiro livro teve uma adaptação animada.
Nota: Apesar de existir um filme chamado "Laputa, The Castle in the Sky", este não tem nada a ver com a continuação do primeiro livro/filme. É uma produção independente de Hayao Miyazaki, e que na minha opinião ficou muito mal conseguida.

Entre o livro e o filme há consideráveis diferenças, embora a essência da história esteja lá. O filme acompanha um terço do livro, divergindo completamente a partir daí. No entanto a personagem principal continua a ser a velha Sophie.

Diferenças entre o Livro e o Filme (contém spoilers do livro)

A primeira e aquela que me levou a procurar e ler o livro foi o facto de a relação entre a Sophie e o Howl estar muito mais desenvolvida. Enquanto o cenário de guerra percorre o filme inteiro, no livro este cenário não existe. Embora haja a noção de uma guerra a aproximar-se, o livro é todo só com a Sophie+Howl e Howl+Sophie.

Vários boatos que ficam em aberto no filme são explicados no livro de forma muito natural. Entre eles está o motivo do Howl ser chamado de "devorador de corações", os vários nomes que ele usa para se esconder e de quem se está a esconder, quem é Calcifer e porque trabalha para Howl, o porquê da Bruxa amaldiçoar Sophie e o que acontece à maldição de Sophie no final.

Muitas mais diferenças tornam o livro ainda mais irresistível que o filme:

1. O nome verdadeiro de Howl é revelado, assim como os seus gostos pessoais (o Howl gosta de aranhas... nhã).

2. Sophie é a mais velha de 3 irmãs e no livro fica bem presente que a irmã mais velha de três é sempre a destinada ao fracasso.

3. O aprendiz Mark é Michael Fisher, um adolescente apaixonado pela irmã mais nova de Sophie, Martha.

4. Lettie, a irmã do meio é uma bruxa e a apaixonada de Howl.

5. A Bruxa do Nada é uma mulher jovem e bonita que persegue Howl o livro inteiro. Na verdade não é ela a figura do mal em todo o livro porque existem duas forças malignas. Uma delas é o lado egoísta da Bruxa que ama e deseja o Howl e por isso lança um feitiço de velhice na amada de Howl mas acaba por confundir Lettie com Sophie. A segunda é o demónio de fogo da Bruxa que deseja o coração de Howl para mudar de recipiente já que o seu recipiente original começa a ficar fraco por já viver há demasiados anos.

6. A Madame Suliman não existe. Esta é uma personagem criada com a mistura de duas personagens do livro - Mago Suliman, o Bruxo Real que está desaparecido e a Sra. Penstemmon, uma idosa aposentada e que foi a mestra do Howl.

7. O espantalho não é o príncipe do reino vizinho mas sim - o príncipe Justin - o irmão desaparecido do rei.

8. Howl é incrivelmente egoísta, desonesto e covarde no livro e Sophie lida com ele com uma personalidade forte.

9. No livro é apresentada a família de Howl que vive para além da conhecida porta negra do castelo.

10. Howl não se transforma em monstro e não sai de casa para combater em guerra nenhuma. Ele só sai mesmo para "devorar o coração das jovens".

11. Existe confronto directo entre a Bruxa e o Howl.

12. A maldição de Sophie é quebrada no final.

Estas são as diferenças fundamentais e as que tornam a história diferente. O livro esconde muitas mais coisas que terão de ser vocês a ler para as descobrirem e se maravilharem.

Agora vou falar resumidamente sobre os outros dois livros desta trilogia.

Castle in the Air
É a continuação de Howl's Moving Castle, embora seja uma história paralela. A história passa-se em Ingari, a mesma terra do livro anterior e o protagonista é Abdullah, um jovem mercador de tapetes e o livro conta suas aventuras e o seu caminho, acabando por se cruzar com Justin, Suliman, Lettie, Howl, Sophie e o filho deles, Morgan.
Comparado com o livro anterior, este fica muito atrás. Falta acção, romance e, obviamente, o Howl e a Sophie.

House of Many Ways
É o último livro da trilogia e confesso que não tenho muito a dizer dele porque ainda não o li. Irei só colocar um resumo deste.
Charmain Baker é uma rapariga que adora livros mas não tem nenhum conhecimento em magia. Um dia dá por si em casa de um parente que é um velho mago que teve de se ausentar, deixando a casa aos cuidados dela. A casa na verdade é mágica e qualquer porta leva a qualquer lado. No meio da sua aventura, ela também se encontra com Calcifer, Sophie, Morgan e Twinkle (que é o Howl transformado em criança para educar o filho WTF!!????).

Nas Asas de um Anjo (CAP 03) - A história de um rapaz que deseja o Céu e de um anjo que se envolve numa mentira.
Elegia (CAP 10) - E se antecipássemos a morte das pessoas nos sonhos e nos apaixonássemos por uma delas?
amei completamente este filme Esperancoso ! "O Castelo Andante" foi um dos melhores filmes de animação a que já assisti!
adorei tudo, a história, as personagens, a banda sonora, o estilo de desenho...
é um filme lindíssimo cheio de sentimentos e magia e o facto de se passar em tempo de guerra dá ainda mais significado a tudo!
recomendo vivamente a todos principalmente aos que são fãs de Hayao Miyazaki e gostaram de "A Viagem de Chihiro".

já agora, gostaria de saber quais foram as personagens de que mais gostaram, ainda não me consegui decidir mas gostava de saber qual é a vossa opinião...

ps: consegui o filme Razz ! agora tenho em dvd para assistir sempre que quiser! só falta ler o livro, e pelo que disseram deve ser tão bom ou melhor que o filme!

"Did you still belive in destiny?"

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77