Método de Estudo - qual é o teu?
Olhem, agora que estamos em Época de Exames Nacionais para o Secundária, 11º e 12º ano. Eu safo-me pior nas disciplinas teóricas como é o caso de Física e Química A e Matemática A.
O que faço nessa disciplinas é ler a unidade correspondente com atenção, tentar perceber as fórmulas e como tudo se relaciona. Quando achar que já entendi, passo para os exercícios do final do capítulo e quando acabo de fazê-los, vou ver às soluções para ver como está. Normalmente, funciona bem, é claro que por vezes corre menos bem, mas o facto é que tu ficas a perceber como se processa as coisas e isso ajuda muito em momentos de pressão como nos testes quando não consegues chegar a um passo para chegar ao outro (é o que me irrita).
Hoje tenho Exame Nacional de Física e Química A e sinto-me preparado (mais na Química, confesso), esperemos que tudo corra bem tal como correu no de Biologia e Geologia.
O que faço nessa disciplinas é ler a unidade correspondente com atenção, tentar perceber as fórmulas e como tudo se relaciona. Quando achar que já entendi, passo para os exercícios do final do capítulo e quando acabo de fazê-los, vou ver às soluções para ver como está. Normalmente, funciona bem, é claro que por vezes corre menos bem, mas o facto é que tu ficas a perceber como se processa as coisas e isso ajuda muito em momentos de pressão como nos testes quando não consegues chegar a um passo para chegar ao outro (é o que me irrita).
Hoje tenho Exame Nacional de Física e Química A e sinto-me preparado (mais na Química, confesso), esperemos que tudo corra bem tal como correu no de Biologia e Geologia.
No meu caso, todas as disciplinas são extremamente teóricas. O que se significa uma carrada de coisas para decorar.
Eu estudo pelo menos 2 horas, todos os dias. Revejo todos os apontamentos e passo-os a limpo para o dossier.
Quando é na época das frequências, começo a estudar uma ou duas semanas antes. Todos os dias dedico grande parte do meu tempo a essa disciplina. Leio todas as fotocópias, faço resumos e apontamentos, e decoro em voz alta (é um excelente método). Quando andava no secundário fartava-me de fazer exercicios. Fazia todos os exercicio referentes àquela matéria. Os meus livros do secundário estão todos escritos.
Eu estudo pelo menos 2 horas, todos os dias. Revejo todos os apontamentos e passo-os a limpo para o dossier.
Quando é na época das frequências, começo a estudar uma ou duas semanas antes. Todos os dias dedico grande parte do meu tempo a essa disciplina. Leio todas as fotocópias, faço resumos e apontamentos, e decoro em voz alta (é um excelente método). Quando andava no secundário fartava-me de fazer exercicios. Fazia todos os exercicio referentes àquela matéria. Os meus livros do secundário estão todos escritos.

Oh lovely *-*
Pitz20 escreveu:
Ah, eu vou repetir este ano e ainda não me sinto preparada (física é para esquecer). Matemática tenho-me aplicado bastante, quero ter uma boa nota no exame. Agora este de FQ, acho que vou tirar uma nota bastante má

O meu método de estudo deve andar descrito aí para trás

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
O meu método de estudo consiste em apontar todos os tópicos mais importantes da disciplina que estou a estudar..
Ou seja..
Fazer os resumos por minhas próprias palavras, e depois estudar através desses resumos!
Isto porque enquanto escrevo memorizo muito melhor do que enquanto leio...
Ou seja..
Fazer os resumos por minhas próprias palavras, e depois estudar através desses resumos!
Isto porque enquanto escrevo memorizo muito melhor do que enquanto leio...

Obrigada Atalantav =)
Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"
Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
Lena_Dias escreveu:eu nao estudo
a minha tecnica é simplesmente tar a prestar atençao ao necessario na aula e depois n perciso estudar, e até agora tenho tido sempre excelente em todos os testestambem para me acalmar começo a cantarolar uma musica enquanto faço o teste
Quando chegares ao Secundário vamos ver se esse método resulta

o meu método de estudo é escrever.
Quando apenas leio parece que as coisas não me entram na cabeça, começo a pensar e não decoro.
Por isso pego num caderno, e começo a escrever tudo o que quero decorar. Normalmente decoro á primeira, e na vespra faço uma revisão escrita, ou simplesmente leio aquilo que já decorei atravez da escrita.
Tem resultado até aqui.
Quando apenas leio parece que as coisas não me entram na cabeça, começo a pensar e não decoro.
Por isso pego num caderno, e começo a escrever tudo o que quero decorar. Normalmente decoro á primeira, e na vespra faço uma revisão escrita, ou simplesmente leio aquilo que já decorei atravez da escrita.
Tem resultado até aqui.
well
o meu método de estudo é fazer resumos e depois leio e releio e faço exercicios
quando é história, eu sublinho no livro o mais importante, leio a(s) páginas(s) e faço resumos
para matemática é só fazer os exercícios do caderno de actividades
a FQ como a prof mando-nos passar tudo para o caderno é só decorar aquilo tudo 2 dias antes do teste (porwue não podemos responder de outra maneira mesmo que vá dar ao mesmo no teste senao ela desconta -,-)
Lena_dias, agora podes estar muito atenta nas aulas mas basta-te apanhar uma companhia daquelas chata e vai tudo por água a baixo
podes saber a matéria mesmo sem estudar, mas para o seguro dá uma vista de olhos á matéria
o meu método de estudo é fazer resumos e depois leio e releio e faço exercicios
quando é história, eu sublinho no livro o mais importante, leio a(s) páginas(s) e faço resumos
para matemática é só fazer os exercícios do caderno de actividades
a FQ como a prof mando-nos passar tudo para o caderno é só decorar aquilo tudo 2 dias antes do teste (porwue não podemos responder de outra maneira mesmo que vá dar ao mesmo no teste senao ela desconta -,-)
Lena_dias, agora podes estar muito atenta nas aulas mas basta-te apanhar uma companhia daquelas chata e vai tudo por água a baixo
podes saber a matéria mesmo sem estudar, mas para o seguro dá uma vista de olhos á matéria

agora podes estar muito atenta nas aulas mas basta-te apanhar uma companhia daquelas chata e vai tudo por água a baixo~
È isso, chega-se a pontos que toda a gente quer falar, e mesmo que nos estejamos relativamente concentradas há coisas que falham. E depois também há aqueles stores chatos que nos obrigam a por as coisas exactamente como eles têm nos apontamentos e não como nós sabemos explicar.
O meu stor de história por exemplo marcou-me uma pergunta completamente errada só porque eu escrevi " cabelos claros" em vez de "cabelos loiros" ( isto poque me fazia mais sentido serem cabelos claros". Nesses casos dá jeito dar uma vista de olhos pelo caderno.
No secundário já nem deve dar para se seguir esse método, porque é muita matéria :/
È isso, chega-se a pontos que toda a gente quer falar, e mesmo que nos estejamos relativamente concentradas há coisas que falham.e não é só o facto de todos quererem falar. Por exemplo, a aula está calma, nada de confusões nem cadeiras no ar
mas, o teu colega de carteira é o mais chato da turma que vira-se para ti e depois nunca mais se cala mesmo que lhe digas "Cala-te, deixa-me ouvir"eu tenho é medo como vou fazer no secundário
mas antes deste, ainda tenho o 9º...

O meu método? Ler, ler, ler, perceber,perceber,perceber, decorar os pormenores que não interessam a ninguém (mas que os professores acham ser muito úteis!)
Mas o meu método de estudo variou ao longo dos anos!!!
No básico, estudava muito pouco. Se havia matéria para decorar, decorava, se havia exercícios para fazer, fazia, mas isso um ou dois dias antes dos testes!!
Depois no secundário, a coisa já mudou um pouco mais! Eram aquelas notas que contavam para a universidade, por isso comecei a estudar mais! Estudava até saber a matéria toda, mesmo toda!! E aí, parava! Sempre fui boa a controlar o tempo que tinha, por isso nunca estudava à noite, depois do jantar. O que eu fazia era ler a matéria, sublinhar o livro. disciplinas com exercícios, fazia-os, tipo matemática. Nunca tive problemas com isso porque gostava muito mais de fazer exercícios do que "marrar", o tempo passava-se muito mais depressa!
Agora na faculdade, já não há tempo para nada! LOL Ler o livro é impensável (o livro de cada cadeira tem quase a altura dos livros todos do secundário!), fazer apontamentos, não faço, perco tempo e distraio-me enquanto os estou a fazer. normalmente estudo por pontamentos dos anos anteriores e pelas benditas "desgravadas" (as minhas aulas são gravadas e depois forma-se grupos de 2 pessoas que as desgravam, ou seja, passam para papel o que o professor disse!
) E tenho-me safado assim!
É normal que os mais novos digam que não estudam! tudo depende do ano em que estamos, quanto mais difícil, mais tempo tempo de dedicar ao estudo! (claro que isto também depende das ambições de cada um!)
Mas o meu método de estudo variou ao longo dos anos!!!
No básico, estudava muito pouco. Se havia matéria para decorar, decorava, se havia exercícios para fazer, fazia, mas isso um ou dois dias antes dos testes!!
Depois no secundário, a coisa já mudou um pouco mais! Eram aquelas notas que contavam para a universidade, por isso comecei a estudar mais! Estudava até saber a matéria toda, mesmo toda!! E aí, parava! Sempre fui boa a controlar o tempo que tinha, por isso nunca estudava à noite, depois do jantar. O que eu fazia era ler a matéria, sublinhar o livro. disciplinas com exercícios, fazia-os, tipo matemática. Nunca tive problemas com isso porque gostava muito mais de fazer exercícios do que "marrar", o tempo passava-se muito mais depressa!
Agora na faculdade, já não há tempo para nada! LOL Ler o livro é impensável (o livro de cada cadeira tem quase a altura dos livros todos do secundário!), fazer apontamentos, não faço, perco tempo e distraio-me enquanto os estou a fazer. normalmente estudo por pontamentos dos anos anteriores e pelas benditas "desgravadas" (as minhas aulas são gravadas e depois forma-se grupos de 2 pessoas que as desgravam, ou seja, passam para papel o que o professor disse!
) E tenho-me safado assim!É normal que os mais novos digam que não estudam! tudo depende do ano em que estamos, quanto mais difícil, mais tempo tempo de dedicar ao estudo! (claro que isto também depende das ambições de cada um!)
Eu só consigo estudar alguma coisa na véspera dos testes e é escrevendo o essencial da matéria que estou a estudar. Resolvo também exercicios do meu caderno e do livro. E assim la vou conseguindo ter suficientes nos testes :b
Eu admito que já usei o telemovel em testes a pedir respostas e já copiei muitas vezes pela minha Tatiana, mas eu só faço isso quando não sei mesmo a resposta a pergunta!
Mas já me comprometi comigo mesma que no 10 vou deixar de copiar
Eu admito que já usei o telemovel em testes a pedir respostas e já copiei muitas vezes pela minha Tatiana, mas eu só faço isso quando não sei mesmo a resposta a pergunta!
Mas já me comprometi comigo mesma que no 10 vou deixar de copiar

O meu método quando andava no básico consistia em estar com muita atenção nas aulas e depois decorar os resumos na véspera dos testes.
Mas durante o 10º o meu método mudou. Continuo com muita atenção nas aulas mas decorar deixou de funcionar tão bem, até porque há maior quantidade de matéria. Agora leio e tento perceber tudo e depois toca de fazer exercícios. Também costumo sublinhar os livros quando é muita matéria e decorar em voz alta o essencial.
Mas durante o 10º o meu método mudou. Continuo com muita atenção nas aulas mas decorar deixou de funcionar tão bem, até porque há maior quantidade de matéria. Agora leio e tento perceber tudo e depois toca de fazer exercícios. Também costumo sublinhar os livros quando é muita matéria e decorar em voz alta o essencial.
Tens de entrar para responderes neste tópico.

tambem para me acalmar começo a cantarolar uma musica enquanto faço o teste 

e a única coisa que faço é ler, ler, ler.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.