Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

[Jogo] Quebra-Cabeças

Adorei o desafio!

AAAAAh... a moonlight já respondeu :g11:

Bom, mas vai a explicação:
Nota: x, y, z, k e m são as variáveis...

x+y+z+k+m= 30

m+z=14 Logo z=14-m
k= 1+y
x= (2y)-1
y+z= 10 logo z= 10-y

10-y=14-m
-m=-14+10-y
-m=-4-y
M=4+y

X+y+z+k+m=30
(2y-1)+(y)+(10-y)+(1+y)+(4+y)=30
2y+y-y+y+y=30+1-10-1-4
4y=16
Y= 4

Substituindo os valores nas expressões:
X=(2y)-1= 7
Y=4
Z=10-y= 6
K=1+y= 5
M= 4+y= 8

Resposta: 74658 :Embaracoso':

Papo de grego? :Incredulo:

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março Neutral
Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
chousenshi escreveu:Adorei o desafio!

x+y+z+k+m= 30

m+z=14 Logo z=14-m
k= 1+y
x= (2y)-1
y+z= 10 logo z= 10-y

10-y=14-m
-m=-14+10-y
-m=-4-y
M=4+y

X+y+z+k+m=30
2y+y-y+y+y=30+1-10-1-4
4y=16
Y= 4

X=(2y)-1= 7
Y=4
Z=10-y= 6
K=1+y= 5
M= 4+y= 8

Omg! Eu sabia! Eu sabia que havia uma maneira de fazer isto através de um sistema de equações... Surprised.o: Eu tentei, mas chegava a um ponto em que me desaparecia uma das incógnitas, do tipo 3x-3x... :Embaracoso':
Enfim, obrigada pela explicação. Smile

Moonlight, tu acertaste, mas por favor não voltes a editar mensagens neste tópico a não ser para evitar double post. :Pensativo:
Acho que já disse num outro post (mas não tenho a certeza e não me apetece ir dar a volta a todas as páginas para confirmar): se eu vir que alguém editou uma mensagem para ser o primeiro a responder e ganhar os pontos do quebra-cabeças, automaticamente perde-os e estes passam para a pessoa que responder a seguir acertadamente.

56º Quebra-Cabeças - 5 pontos
A Maria e o Manuel disputaram um jogo no qual são atribuídos 2 pontos por vitória e é retirado um ponto por derrota.
Inicialmente cada um tinha 5 pontos.
Se o Manuel ganhou exactamente 3 partidas e a Maria no final ficou com 10 pontos, quantas partidas disputaram eles?
Para explicar.

Pontuação:
Kohta - 11 pontos
Sammu - 5 pontos
Lumi-chan - 30 pontos
Celebi14 - 28 pontos
Sailor_Piscis - 4 pontos
Sailor_Di - 84 pontos
Princess_Serena - 19 pontos
Sailor S - 39 pontos
Sailor_Ice - 2 pontos
patrakas - 60 pontos
Pitz16 - 5 pontos
sailor virgo - 9 pontos
Hanon - 10 pontos
Ice Moon - 10 pontos
moonlight - 8 pontos
chousenshi - 4 pontos
A Maria e o Manuel executaram 4 partidas e ganharam 3 (subindo para 11 pontos) como perderam 1 ficaram com 10

*Há 3 anos nesta comunidade*

AMEI A.S.!

O manuel ganhou 3 partidas... ou seja ficou com 11 pontos. Se o Manuel ganhou essas 3 partidas a Maria perdeu essas ficando com 2 pontos em vez de 5. Se ela acabou com 10 pontos teve de ganhar 4 partidas para conseguir essa pontuação. Ou seja eles jogaram 7 partidas.

Neste momento é este o meu raciocínio...

Um grande, grande obrigada pela sign e pelo avie Xaninha kida! ^^

Jovens escritores, nao resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando
Obrigada Starlight, é bom saber que meu cérebro ainda não está totalmente danificado :Matreiro:

Vamos à resposta do enigma (se considerarmos que eles jogam um contra o outro):
Jogo: 2 pontos ganha
1 perde

Manuel =5
Maria =5

Manuel ganhou 3 partidas
Maria tem 10 pontos.

Se Maria perdeu as três partidas, automaticamente ela perdeu 3 pontos, ficando com 2 pontos.
Manuel ganhou três, ficando com 11 pontos.

Então, para que Maria tenha 10 pontos, ela deve ter ganho 4 partidas, totalizando 7.
E o coitado do Manuel (que sempre se ferra :Matreiro:) ficou com 7.
Certo? Ou não? :Incredulo:

Se estiver certo, a S.E.A foi bem Very Happy

Só pra esclarecer uma dúvida:
Pedro Potter escreveu:A Maria e o Manuel executaram 4 partidas e ganharam 3 (subindo para 11 pontos) como perderam 1 ficaram com 10

Faz sentido Pedro, mas o enunciado diz que cada um tinha 5 pontos então presume-se que não estavam disputando juntos... ou não? :Incredulo:

Senão a resposta do Pedrinho está certa... boa garoto Very Happy

God, que coisa mais difícil que a Chou disse no anterior o.o

É Chou, estás certa Embaracoso Eu sei, não sei é explicar (estou com sono e não tenho paciência =X xD)
Ice Moon escreveu:God, que coisa mais difícil que a Chou disse no anterior o.o
Não é difícil Ice, só que envolvem mais variáveis, mas o princípio é o mesmo do sistema de equações, apenas se faz substituição de variáveis.
Como o número 2 (y) é comum em (quase) todas fica fácil Embaracoso e como o número 3 (z) tem duas soluções e uma delas envolve o número dois, é só igualar as duas e descobrir o valor do número 5 (m)
Duro é quando temos que descobrir equações com mais variáveis em incognita (que é o que faço no meu trabalho xD)

chousenshi escreveu:Adorei o desafio!

x+y+z+k+m= 30

m+z=14 Logo z=14-m
k= 1+y
x= (2y)-1
y+z= 10 logo z= 10-y

10-y=14-m
-m=-14+10-y
-m=-4-y
M=4+y

X+y+z+k+m=30
2y+y-y+y+y=30+1-10-1-4
4y=16
Y= 4

X=(2y)-1= 7
Y=4
Z=10-y= 6
K=1+y= 5
M= 4+y= 8

NeutralNeutralNeutralNeutral CHOU!!! ESTOU COM MEDO!!! NeutralNeutralNeutral
Além de teres resolvido exactamente da mesma forma que eu (sistema de equações)... USASTE EXACTAMENTE AS MESMAS VARIÁVEIS QUE EU (m,k,y,z,x) NeutralNeutralNeutral Ok... pelo menos não as usaste nas mesmas posições que eu.. menos mal Matreiro

Oh Starzinha! Por tentativas?? Sincermanete! eu resolvi isto bué rápido! eheheheh *merecia uns pontinhos pô! Mal disposto*

Bem, relativamente ao novo quebra-cabeças...
Já todos responderam não é...

Disputaram-se ao todo 7 jogos. (e esta é a única resposta que temos de dar, não precisamos de dizer os pontos finais de ninguém, de acordo com o enunciado XD)

Anyway.. O Raciocínio foi o mesmo para todos nós...

Uma vitória dá +2 pontos.
Uma derrota dá -1 ponto
Inicialmente: Maria tem 5 pontos. Manel tem 5 pontos.
Manel ganha 3 jogos.
Maria perde 3. Perde três pontos [3 x (-1) = -3]. Fica então com [5 - 3 = +2] pontos.
Se terminou com 10 pontos, então teve que ganhar uns jogozitos a seguir.
Ora [10 - (+2) = +8] pontos que ela entretanto ganhou, após as 3 derrotas.
Se por cada jogo ganho recebe-se +2 pontos, então em 4 jogos ganha-se os +8 pontos.
Estes 4 jogos ganhos pela maria, mais os 3 jogos ganhos pelo Manel totalizam um total de 7 jogos realizados [3 + 4 = 7].

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Sailor S escreveu:Oh Starzinha! Por tentativas?? Sincermanete! eu resolvi isto bué rápido! eheheheh *merecia uns pontinhos pô! Mal disposto*
*Starlight sente-se burra :g3: *

Bem... a _S.E.A_ foi a primeira a responder acertadamente. Parabéns! Wink

Mais um para a pontuação máxima:
(se bem que este quase que merecia pontuação ainda maior)

57º Quebra-Cabeças - 10 pontos
4 homens encontram-se na margem esquerda de um rio junto a uma ponte de corda pendurada sobre uma profunda ravina.
Estão a ser perseguidos por uma tribo de canibais famintos e só lhes restam 17 minutos de avanço antes de serem apanhados.
Para atravessarem a ponte, apresentam-se-lhes algumas restrições:
- Só pode passar um máximo de 2 pessoas porque a ponte não aguenta com mais.
- Eles atravessam a velocidades diferentes: o homem A leva 1 minuto, o B leva 2 minutos, o C leva 5 e o D leva 10 minutos.
- Como está escuro, têm de trazer uma lanterna com eles de cada vez que passam a ponte, contudo só há uma lanterna e não podem lançá-la pelos ares porque a ravina é muito larga.
Como se faz para salvar os 4 homens?

Pontuação:
Kohta - 11 pontos
Sammu - 5 pontos
Lumi-chan - 30 pontos
Celebi14 - 28 pontos
Sailor_Piscis - 4 pontos
Sailor_Di - 84 pontos
Princess_Serena - 19 pontos
Sailor S - 39 pontos
Sailor_Ice - 2 pontos
patrakas - 60 pontos
Pitz16 - 5 pontos
sailor virgo - 9 pontos
Hanon - 10 pontos
Ice Moon - 10 pontos
moonlight - 8 pontos
chousenshi - 4 pontos
_S.E.A_ - 5 pontos
ora bem...n sei se é bem isto k keres...mas aki vai...

os homens D e C começam a atravessa-la juntos levando o D a lanterna, iluminando o maximo de caminho a sua frente. Quando o D chegar a meio o C ja esta no outro lado...
(passaram 5 minutos)
entao D ilumina a 1ª margem e começa o B a atravessar, c D a iluminar-lh o caminho ate xegar a 2ª margem...
(passaram 7 minutos)
o D repete o passo anterior, iluminando o caminho ao homem A, quando este chega junto a si (7.30 minutos), o D continua a sua travessia, chegando o A aos 8 minutos e D aos 12.30...

agora têm 4.30 minutos para cortarem a corda a ponte pa k os canibais n passem p ela tambem...
Embaracoso

eu axo k deve ser isto...

ja agora eu editei o tal post mas n foi pa escrever o resultado...pois esse ja la estava...foi pa corrigir uma palavra kk k n lembro qual foi...acho k foi criterios...mas n tenho a certeza...
_______
sonhar nao mata...mas magoa...e por vezes ainda mais do que qualquer ferida fisica...
Olha acertei o outro Embaracoso

Ainda tenho de pensar nesse... É dificil.

Jovens escritores, nao resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando
Moonlight... Está escuro... O homem que leva a lanterna não se pode afastar do outro, senão o outro não vê o caminho por onde pisa. Imagina que um deles mete o pé no sítio errado... Lá vai ele pela ravina abaixo... Lol.

Quanto aos canibais... Os canibais são idiotas. Se os homens já tiverem atravessado, os canibais, com a ganância de os comerem nem pensam 2 vezes, atravessam todos ao mesmo tempo e a ponte cai... Logo os homens não precisam de tempo para cortar a corda, só precisam de tempo para passar para o outro lado. (Xiiii... Granda imaginação... Lol. Mas acho que já dei uma dica, embora seja muito pequena.) xD
bem, nesse caso vou tentar pela minha outra possivel teoria...
posso, certo??

ora bem...
entao a lanterna tem smp k andar d um lado pa o outro...e pa ser mais rapido tem k ser o homem A a transporta-la...
ora bem...
o A e o D atravessam juntos, o D fika na margem 2 e o A regressa a 1...
(11 minutos)
A e C atravessam juntos, o C fika na 2 c o D e o A volta á 1ª margem...
(17 minutos)
e agora, no momento exacto em k os comedores d carne humana aparecem, A e B desatam a correr pela ponte rezando pa k os canibais tenham demasiado medo d alturas pa subirem pa a ponte tb...(senao esta cai Embaracoso )

se esta estiver errada, diz, pois acabei d desenvolver uma nova teoria k basicamente envolve a lanterna presa a uma corda k dps é puxada p kem inda esta na 1ª margem
Embaracoso
_______
sonhar nao mata...mas magoa...e por vezes ainda mais do que qualquer ferida fisica...
Er... Estou para aqui a ver... E como não sei mesmo a resposta... Vou hipoteticamente falar.
Vamos chamar o A de +1, o B de +2, o C de +5 e o D de +10. O de +1 tem sempre a lanterna.

O de +1 pega no de +10 ao colo e leva-o. (1 minuto).

Regressa o +1 e leva consigo o de +5 - já não há necessidade de o levar ao colo (6 minutos: 1 pra lá e 5 pra cá)

Regressa novamente o de +1 e leva o de +2 consigo - também não é necessário levá-lo ao colo. (3 minutos: 1 para voltar e 2 para ir d novo pra outra margem).

Total: 1 + 6 + 3 = 10 minutos...

Hmm... assim sobram 7 minutos...

Já sei! Very Happy
E se eles se esconderem-se todos? Com 17 minutos dá para se esconderem bem escondidinhos... Assim quando os canibais vierem pensam logo que eles foram pela ponte (porque com a fome com que estão nem pensam muito nem se dão ao trabalho de utilizar o faro nem nada... Limitam-se a correr em frente feito loucos), e lançam-se todos contentes... E caiem Mongloide

Eu sei, ideia louca... Mas aposto que resultava Matreiro (fica a minha resposta até arranjar uma decente)

Eu pensei como a da moonlight e a da S kd escrevi a primeira resposta, mas estive a pensar melhor e entretanto elas já postaram. Razz

O homem A anda sempre de um lado para o outro e vai levando um de cada vez e voltando para ir buscar o próximo. N vou repetir o que elas disseram porque foi assim que eu pensei e como elas já disseram o que eu tinha a dizer n vou repetir.

Gostei da tua última teoria S. Realmente acho que era mais fácil RazzRazz

A teoria da S Razz Matreiro

Eu penso que seja assim

*A+B ---> Fica lá o B e volta o A (2m. ida de A+B e 1m. de volta do A) 3 minutos;
*A fica
*C+D ----> Ficam os dois do outro lado da ponte e volta o B para trás (10m. de ida do C+D e +2m. de volta do B) 12 minutos;
* Depois vão o A+B (2m. de ida para os dois) - 2 minutos

E pronto, foram todos atravessados em 17 minutos Matreiro
Deve estar alguma coisa mal, porque já andei aqui tanto tempo às voltas que nem sei o que escrevi Razz
Se não resultar, apagam as luzes e ficam quietos que os canibais não os vêem Matreiro
Ice Moon escreveu:A teoria da S Razz Matreiro

Eu penso que seja assim

*A+B ---> Fica lá o B e volta o A (2m. ida de A+B e 1m. de volta do A) 3 minutos;
*A fica
*C+D ----> Ficam os dois do outro lado da ponte e volta o B para trás (10m. de ida do C+D e +2m. de volta do B) 12 minutos;

Deve estar alguma coisa mal, porque já andei aqui tanto tempo às voltas que nem sei o que escrevi Razz
Se não resultar, apagam as luzes e ficam quietos que os canibais não os vêem Matreiro

o.O Que estupidez... o.O Porque é que insisti tanto que tinha de ser sempre o A a voltar pra trás!?
Lol Parabéns ICe Moon! Tens um grande raciocinio lógico =)

pois...eu kd m lembrei d fazer o mesmo do exercicio do pastor c a ovelha a alface e a raposa...
tb pensei no A komo o tranportador...
nem seker pus em hipotese k tlvx eles pudessem andar sem ele,exactamente p o A ser o k atravessa mais depressa....
Embaracoso
parabens ice...es a minha heroina
Embaracoso
_______
Sailor S escreveu:
Ice Moon escreveu:A teoria da S Razz Matreiro

Eu penso que seja assim

*A fica

o.O Que estupidez... o.O Porque é que insisti tanto que tinha de ser sempre o A a voltar pra trás!?
Lol Parabéns ICe Moon! Tens um grande raciocinio lógico =)

xDD
Obrigada Embaracoso Mas eu sou uma burra autêntica no que toca a estas coisas Razz

moonlight escreveu:pois...eu kd m lembrei d fazer o mesmo do exercicio do pastor c a ovelha a alface e a raposa...
tb pensei no A komo o tranportador...
nem seker pus em hipotese k tlvx eles pudessem andar sem ele,exactamente p o A ser o k atravessa mais depressa....
Embaracoso
parabens ice...es a minha heroina
Embaracoso

Essa que disseste nunca vi Embaracoso
Eish, heroína... Razz
Sailor S escreveu: NeutralNeutralNeutralNeutral CHOU!!! ESTOU COM MEDO!!! NeutralNeutralNeutral
Além de teres resolvido exactamente da mesma forma que eu (sistema de equações)... USASTE EXACTAMENTE AS MESMAS VARIÁVEIS QUE EU (m,k,y,z,x) NeutralNeutralNeutral Ok... pelo menos não as usaste nas mesmas posições que eu.. menos mal Matreiro

Medo nada, a matemática é mais ou menos padrão, né? Matreiro
Mas sempre tenho a mania de começar pelo x, y e z Matreiro
(bom, quanto ao enigma eu nem li Matreiro, mas sei que se resolveu Embaracoso')

Sailor S escreveu:
E se eles se esconderem-se todos? Com 17
minutos dá para se esconderem bem escondidinhos... Assim quando os
canibais vierem pensam logo que eles foram pela ponte (porque com a
fome com que estão nem pensam muito nem se dão ao trabalho de utilizar
o faro nem nada... Limitam-se a correr em frente feito loucos), e
lançam-se todos contentes... E caiem Mongloide

Matreiro Matreiro Matreiro Matreiro

Tens de entrar para responderes neste tópico.