Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Hikikomori

Conheço alguns hikikomoris a sério, sheesh. Passam o dia em casa, têm 20 e poucos anos, e não trabalham, nem estudam. E são portugueses. Ena ena.
Conheço pessoas assim... Não saem de casa... Arranjaram um trabalho que podem fazer em casa, e mal acabam o que têm a fazer vao ver animes e jogar pc... Mal saem de casa, para sairem temos literalmente de os arrastar para fora de casa!

Eu tenho que confessar que já estive assim numa altura... Não saia e o computador era mais que vicio... Embora isso já tenha passado, lembro.me que não saia de casa, e para sair de casa era um sacrificio. Mas também foi numa altura em que estava cheia de problemas e o pc era o "meu refugio". Mas ainda bem que ja ultrapassei essa fase...
O meu problema é mesmo esse Ayame, tenho medo de ir a rua e encontrar pessoas que conheço, porque sei que vou sair magoada se voltar para junto das pessoas. Por isso fico no meu mundo virtual, já o tinha antes, voltar para ele foi fácil.
Quanto não tinha ninguém para além dos meus pais, e isso durou dos 13 aos 17, eu sentia-me só, mas não tinha ninguém para me magoar verdadeiramente, apesar de até ter sofrido muito por alguém.
Quando comecei a conhecer pessoas e a desenvolver amizades, só me trouxe dor, desgosto, amores impossiveis, relacoes falhadas, choro, emoness, chatices, e eu odeio isso, e não sei lidar com isso porque tenho um grande lack de socialidade.

Por isso voltei a trancar-me em casa, como concelho de uma rapariga que está a fazer o mesmo pelas mesmas razões.
Sei que não é o melhor para mim, mas quero mudar de vida, quero mudar de pessoas e enquanto isso não acontecer ou não se proporcionar, vou ficar em casa que estou bem.

Só saio para ir a escola, ou para ir ao café comer um bolo ou assim, sempre sozinha, porque eu gosto de estar sozinha na rua, quando não tinha ninguém passava tardes na fnac, com os mangas, os cds de metal e os livros de esoterismo.
Adoro sair sozinha a noite para comer um bolo num café, porque sei que não vou encontrar ninguém que me magoe, mas durante o dia se tenho que sair estou sempre a olhar para todo o lado e torna-se paranoia.
As pessoas telefonam-me preocupadas, mas eu não sou capaz de atender, tenho terror...
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.
Manon escreveu:O meu problema é mesmo esse Ayame, tenho medo de ir a rua e encontrar pessoas que conheço, porque sei que vou sair magoada se voltar para junto das pessoas. Por isso fico no meu mundo virtual, já o tinha antes, voltar para ele foi fácil.
Quanto não tinha ninguém para além dos meus pais, e isso durou dos 13 aos 17, eu sentia-me só, mas não tinha ninguém para me magoar verdadeiramente, apesar de até ter sofrido muito por alguém.
Quando comecei a conhecer pessoas e a desenvolver amizades, só me trouxe dor, desgosto, amores impossiveis, relacoes falhadas, choro, emoness, chatices, e eu odeio isso, e não sei lidar com isso porque tenho um grande lack de socialidade.

Por isso voltei a trancar-me em casa, como concelho de uma rapariga que está a fazer o mesmo pelas mesmas razões.
Sei que não é o melhor para mim, mas quero mudar de vida, quero mudar de pessoas e enquanto isso não acontecer ou não se proporcionar, vou ficar em casa que estou bem.

Só saio para ir a escola, ou para ir ao café comer um bolo ou assim, sempre sozinha, porque eu gosto de estar sozinha na rua, quando não tinha ninguém passava tardes na fnac, com os mangas, os cds de metal e os livros de esoterismo.
Adoro sair sozinha a noite para comer um bolo num café, porque sei que não vou encontrar ninguém que me magoe, mas durante o dia se tenho que sair estou sempre a olhar para todo o lado e torna-se paranoia.
As pessoas telefonam-me preocupadas, mas eu não sou capaz de atender, tenho terror...

GOD O_O
mas isto é horrivel Manon >.<
naun pdes pura e simplesmente isolar.t dessa maneira de tda a gente O.o isso naun é dna saudável além de q naun pdes viver com constante medo q as pessoas te magoem pqe nem tdas as pessoas são iguais e naun pdes te isolar em casa e no pc só pqe naun encontraste as pessoas certas e elas te magoaram O.o
embora digas q isso é o q preferes, naun pdes gostar de tamanha solidão O.o
ainda és taun nova e pdes conhecer tantas pessoas maravilhosas e divertires.t tanto e estás deprimida e dentro de casa, é como se estivesses a fzer a tua propria sentença O.o
As pessoas naun pdem viver com constante medo, naun pdes continuar com medo q alguém te magoe, claro q durante a vida vais ser amgoada mtas vezes e de formas diferentes mas isso só vai te fortalecer e vais encontrar verdadeiros amigos q hão de apoiar.t sempre, e naun é por causa do q alguns idiotas te fizeram q vais privar.t de pderes ser feliz.

eu sei q naun tenho nda haver e cada um faz o q qer da sua vida, mas gostava mto q naun continuasses nessa situação, só a ideia disso magoa.m >.< eu sou uma pessoa q naun suporta tar sozinha e acho q tbem é devido a ter uma familia mto grande, mas só de pensar pelo q passas tdos os dias magoa.m msmo e gostava q naun houvessem tantos casos como o teu por ai no mundo >.<

merci, André <3

Hapinnes in colour motion... porque a cor é, afinal, a base de toda a felicidade! - by dizzy

Concordo ali com a Princess Serenity.X'D

Bem..eu sou isto sem duvida Embaracoso

Eu acho a net muito mais confortavel do que o mundo "real"..pq na net, nos somos quem queremos, e se algum correr mal basta um "clic"..no mundo real..nao..temos de lutar..
Gosto mt mais deste mundo virtual, sem pessoas de carne e osso..

"Presage 16
Conjoined here in the sky manifested
it enters
Little rain... the sky and earth dries,
Undone, death, caught, arrived at a bad hour"
é assim pa saber se és um Hikikomori tens apenas que te perguntar se te isolas do mundo porque queres (como a Manon faz, desculpa manon espero que não fiques chateada comigo por te usar como exemplo) ou simplesmente se te isolas contra a tua vontade... nste ultimo caso não socializas "ao vivo" por falta de tempo ou de circunstancia propicia pa tal...
Eu já fui em tempos (durante... 4 meses) um Hikikomori, tive muito em baixo não sei porque, simplesmente houve um dia que acordei sem vontade de existir... isolei-me de toda a gente que se dizia minha amiga pq me deixei simplesmente de identificar com eles... senti que não pertencia aqui... foi horrvel, como tenho sempre um sorriso nos lábios ninguem cá em casa se apercebeu do meu problema....
de momento só não saio mais pk não posso mesmo. sou uma pessoa muito extrovertida e adoro dançar cantar dizer piadas socializar beijar abraçar enfim... contacto humano é a minha droga Embaracoso
rmmr111 escreveu:
de momento só não saio mais pk não posso mesmo. sou uma pessoa muito extrovertida e adoro dançar cantar dizer piadas socializar beijar abraçar enfim... contacto humano é a minha droga Embaracoso

Eu também sou assim... Simplesmente agora não tenho circunstâncias, oportunidades para tal...
Junto das pessoas com quem me dou agora na faculdade...
Quando me solto mais e brinco e digo coisas alto a brincar ou por exemplo, eu não tenho muita vergonha na cara se estiver à vontade XD imaginem que quero brincar c alguma coisa e imitar. Se tiver de o fizer em pleno comboio, eu levanto-me do lugar e imito o que quero xD
Os meus colegas do secundário podiam dizer "omg, ji, senta-se" mas riam-se e achavam piada e bla bla bla
Agora.. as pessoas com quem me dou pessoalmente.. se eu tiver ali na maior e me deixar estar extrovertida ficam logo a virar a cara e assim todos envergonhados. Bah. Detesto isso.

Mas por exemplo amigos com quem me dou no verão (não todos, mas alguns) se num bar em que estamos o ambiente estiver assim fixe e eu tiver bem disposta começo a dançar e a cantar as músicas todas , e como eu não bebo amigas minhas são capazes de perguntar "omg, o que é aquela água tinha?" xD mas depois riem-se e é na boa, não ficam incomodados...

Por isso é que no verão eu me "desforro" do ano inteiro... No verão passo o dia na praia, e à noite em casa d amigos ou nos barzinhos perto da praia. Passo o meu mês de agosto todo assim. Sinto-me livre, sinto-me a viver, sinto-me solta.

O resto do ano sinto-me preza a esta rotina que muitos de vocês, eu li aqui, partilham da casa escola casa net...
E parece também que não sou a única a sentir que durante estes meses, as pessoas com que nos podemos ligar que são as da escola/faculdade não nos dão propriamente oportunidade de nos deixarem sermos nós mesmo e nos extrovertirmos...
Novamente.. tenho umas 2 ou 3 amigas na facul com quem consigo estar eu mesma... Mas ainda não me sinto 100% à vontade, também pk só calhámos na mesma turma no 1º semestre do 1º ano.. e agora não estamos sempre juntas.. é + nas aulas teoricas k são 3 dias por semana, só aquelas horinhas...
Acabo então por,na mesma, me cingir a tal rotina... net-ó-dependente, visto que mesmo na faculdade os meus tempos livres são ocupados nos PCs já que não me sinto à vontade com ninguém de lá para preencher os meus tempos livres em companhia lol...

Neste sentido, compreendo a distinção que tu rmmr fizeste...
Será que nos poderemos auto-chamar de "Hikikomoris circunstanciais"? eheh É um termo interessante Embaracoso

Ah, Kaoru* eu ia ler o artigo mas depois vi que tinha muitas páginas, por isso guardei-o nos favoritos para tentar ler com calma a partir de 4ª feira (altura da semana em que o stress académico acalma - o meu horário é preenchido até 4ª, depois deixo de ter preocupações) Embaracoso

Manon é triste a visão que tens do mundo, das pessoas "lá fora"...
Mas ninguém aqui te poderá condenar...
Apenas te posso dizer que muitas mais pessoas com certeza hão-de ter sofrido por causa dos outros tanto como tu... Somos tantos no mundo...
Não acredito que "trancares-te" no teu mundo seja a solução...

Mas bem.. eu sou uma parva que levo pontapés e continuo a estender a mão portanto não sou o melhor exemplo para tentar dar-te a volta Embaracoso
Mas.. de coração.. Fico à espera que a tua predisposição para aceitar o resto das pessoas mude brevemente... Pois a sociedade faz-nos falta, para o bem e para o mal. Ninguém pode estar completo sem estar inserido no seio do mundo real... É o que eu penso...
Mas também pode ser tudo tolices Embaracoso'

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
bem..agora ja terminei os meus estudos....mas...ainda assim...a maioria do meu tempo é em casa....dos pais....lol. na net...a passear aki no forum...a ler manga e a ver anime... raramento saio de casa para socializar...e kd tava na escola tb pouco socializava...mas eu tambem sou uma pessoa k em norma socializa pouco...enfim.... de evz em quando la me lembro k tenho de ir comer para continuar a mexer... lol. acho k me adapto um pouco a essa descrição apresentada pela sailor s.... -.-'

enquanto escrevia isso...tinha uma melga parva e grande a querer socializar comigo....-.-'

LOL

anda ai um bando de taradas a usar o meu nome...e não paga direito de autor...ai ai...vou rogar-vos uma praga!! muhahahahaha

cliquem nos dragões!!!

http://AsMalasDaBi.hi5.com
Eu não faço isto mainly porque quero, mas eu nao quero ser magoada pelas pessoas... sempre que saio para o mundo levo patadas atrás de patadas, e por muito que precise de ajuda e estrabuxe para ser ajudada pelos meus "amigos" eles abandonam-me sempre no fim.
E eu estou farta disso... prefiro assim.
Eu não me sinto mal sozinha... passei mais de metade da adolescencia completamente sozinha, só com gato e pais... e estive muito bem até ter saido ca para fora só para encontrar pessoas maldosas, pessoas que me fazem mal...eu nisso sou bastante sensivel e também injenua.
Deixo-me enganar por tudo... porque quando confio nas pessoas confio... e elas magoam-me sempre.
Para mim chega... já basta o que sofri na escola por causa da descriminação que me faziam por eu ser diferente, em que todos os dias não conseguia sair da cama para ir para as aulas só com o terror.
E por causa disso quase chumbei o ano...mas pronto... coiso...

.Her Ghost in the Fog.
Oh manon... desculpa tar-me a meter na tua vida... mas não podes pensar assim... ok podes mas num devias xDDD.
Se pensares assim e continuares a isolares-te de tdos pk tens medo de te magoar acabas por te tornar totalmente antisocial... e acho que isso nem te fará tanto bem... ok q falas pela net com as pessoas e talz mas por exemplo... agora acabas o teu curso e assim não tenho a sensação que te darias mt bem se te isolasses tanto assim...
quanto a esses "amigos" olha eu tenho desses (quer dizer tinha pk cortei com quase tdos e fiz novos...) ás bateladas se t abandonam na altura que mais precisas tens duas opções: Faz amigos novos e deixa esses aperceberem-se da burrada q t fizeram (s não s aperceberem é pk não s preocuopam ctgo logo num sáo teus amigos) ou isola-te Embaracoso pensa o que terias a ganhar com cada opção Wink
Bom, entendo muito tua situação Manon... sempre fui uma pessoa mais tímida e retraída e por minha natureza já não sou muito de sair de casa. Agora com a faculdade e a pós a coisa piorou que cheguei a estressar por estafa duas vezes, uma um ano antes de terminar a facul e outra agora, prestes a terminar a pós.
Sinto-me supermal com isso, por isso estou tentando reverter a situação. É bastante difícil, é verdade. Mas não custa tentar. As pessoas estarão ali a te magoar sempre, pois como qualquer relação, sempre há 50% de chances de dar certo. É um risco que a gente corre. Tipo aqui dentro mesmo... eu entrei com o risco de ser rechazada (não lembro da palavra, daí usei a expressão espanhola), mas no entanto depois de 9 meses aqui dentro estou surpresa com o tanto de gente que me cita nas coisas e tem uma contribuição minha ali em cima (nem sei quando vão tirar a aberração, mas pronto).
Mas isto pode mudar, de repente vai que alguém não goste de mim e tente de qq maneira me tirar daqui... aí, vou ter que começar a vida novamente. É assim mesmo que são as coisas, vão e vem e tudo que a gente tira chama-se experiência.
Portanto, Manonzinha, vamos juntas respirar fundo e proteger nossas emoções... pois seres humanos tem seus altos e baixos, tenho sempre que pensar que por um prisma, eu posso também ter causado o isolamento de outra pessoa sem saber... nestas horas que devemos ter misericórdia e reconhecer a pequenez que somos. É difícil, é. Mas não impossível.

Andrew43, não se iluda com o mundo virtual, ele pode ser mais cruel que você imagina. Tome cuidado.

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março Neutral
Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Bem, eu por um lado até consigo compreender o caso da Manon... Embora não o pratique ou esteja nessa situação, consigo perceber. É como se fosse uma espécie de "auto-segurança", entrar num mundo onde somos o que realmente somos e não nos podemos magoar, como se entrássemos permanentemente num lugar fechado às restantes pessoas. No teu caso, Manon, sinto (porque não posso falar com certezas nem como se soubesse, pois quem vive e passa pela situação és tu) que vives no teu mundo no sentido literal, e que por mais próxima que for uma pessoa nunca deixarás que ela se chegue por completo a ti... (mais uma vez, não sei se isto é bem assim)

Não quero ir contra as tuas convicções, até porque eu própria já me senti muito agarrada à solidão. Há uns anos atrás, recusava-me a sair com as minhas amigas porque simplesmente sentia que não encaixava ali (mais ou menos do género do que o rmmr diz que sentiu, embora nunca tenha sentido vontade de não existir). Sentia como se existisse um mundo que era meu e que tinha de viver com os fantasmas e sombras que nele existiam. Foi uma fase estranha, mas descobri nela muita coisa de mim.

Eu gosto de andar sozinha pela rua. Gosto porque descubro muitas coisas. Todos os dias é uma etapa de auto-conhecimento, porque há tanto que as pessoas nos transmitem... Gosto muito de viajar sozinha, de ouvir música sozinha, de sorrir sozinha. E, por outro lado, gosto muito de estar com pessoas. Gosto muito de rir com elas, de sorrir, de viver. Gosto de sair, perdi um pouco da timidez que antes me preenchia quase por completo. E isto porquê? Porque continuo a viver no meu mundo mas deixo que as pessoas façam parte dele.

Porque (e é isto que queria transmitir) as pessoas podem magoar-nos, podem fazer-nos sofrer. Podem entrar no nosso mundo e abalá-lo. Sim, podem, e fazem-no, nem ponho isso em questão, pois sei que é verdade. Mas, no nosso mundo, encontramos também pessoas que nos surpreendem, que nunca pensaríamos encontrar. Falo por experiência própria, desde pessoas que amamos, que sentimos uma enorme amizade, pessoas que partilham pensamentos nossos.

Trato as pessoas que conheço na internet como qualquer pessoa que poderia conhecer pessoalmente; com honestidade, sinceridade e, se vier a ser, como um verdadeiro amigo. Não seria capaz de me fechar em casa e isolar-me do mundo (pelo menos falando agora, pois nunca se sabe aquilo que pode vir a acontecer no futuro) porque descobri uma parte importante de mim que vive lá fora. Eu passo muito tempo em casa, até na internet. Mas o meu pensamento - ou filosofia de vida, como lhe quiserem chamar - vive em constante andamento, lá fora.

E é isso que é importante, creio eu. Não propriamente os nossos hábitos e que a sociedade nos obriga, como estudar em casa, passar mais tempo na internet, menos tempo para contacto pessoal, mas sim aquilo que somos, como nos sentimos e os nossos valores. E é isso que distingue um verdadeiro Hikikomori duma pessoa "soft", como lhe queiram chamar.

Espero que estes pensamentos não tenham sido muito confusos...

E especialmente para ti, Manon, espero que encontres o teu equilíbrio e que um dia existam pessoas que te demonstrem que a vida pode ser uma surpresa constante, mas desta vez positiva. Porque apesar de termos de lidar todos os dias com imensos mundos lá fora, se passarmos por eles e descobrirmos algumas das suas maravilhas, poderemos vir a ficar encantados, com esperança, como quiseres interpretar. E não percas a esperança, porque apesar de teres vindo a conhecer pessoas que não merecem a tua confiança ou a tua preocupação, haverá quem o mereça!
Oh filhotinha / káká / kaoru ... tiras-me sempre o folego com os teus posts maravilhosos Embaracoso a sério deixaste-me mesmo derretido... acabste por me mostrar que tens mta coisa parecida cmgo Embaracoso
Adoro andar pela rua (alias eu ja disse em varios posts estou in love pla cidade não sei pk.. adoro sentir a sua vida pulsante... eh pá adoro ver as luzes e sentir o vento na cara acompanhado pla minha musica... e adoro dizer boa tarde aquelas pessoas mesmo carrancudas e ver a cara de espanto delas xDDD).
Szette Ok eu sou mais ou menos como tu tirando numa coisa... eu tenho um bocadinho de mais facilidade de me soltar com pessoas estranhas (tenho uma apetencia pa fzer amigos natural )ainda no outro dia encontrei uma moça q conheci no verão há 3 anos no comboio e ela lembrava-se de mim xDDD Embaracoso
Kaoruzinhaa *-* disseste agora tudo *-*
acho q o q tu disseste naun poderia explicar melhor a situação de qq pessoa em relação ao Mundo. E a maneira como falas de o Mundo de cada pessoa e da tua experiência é msmo mto profundo *-*

e Manon, acho q devias de seguir o conselho q tdos aqi já te deram, a chouzinhaa tbém disse como é dificil mas é mto importante para uma pessoa socializar e a verdade é q dpois qdo vemos tudo o q temos, nda tem mais valor do q nós msmos e as pessoas q amamos
Acho q devias arriscar.t a sair lá fora pqe estás a designar tdas as pessoas iguais só por causa de teres conhecido as pessoas erradas, naun pdes aplicar essa regra em geral, pqe tal como há pessoas q te magoam tbém há pessoas q vão ser tuas amigas de verdade e apoiar.t naun importa o qê e aos reagires dessa maneira estás a privar.t da amizade, do amor e mtas outras coisas q além de saudáveis são das coisas mais importantes na nossa vida.

merci, André <3

Hapinnes in colour motion... porque a cor é, afinal, a base de toda a felicidade! - by dizzy

Agradeço muito pelas palavras de carinho... eu li todos os comentários todos, mas não vou comentar individualmente senão levaria horas e estou muito cançada.
Mas obrigado, mesmo... deram-me força.
Neste momento, vou ver como ficam as coisas e depois logo tento voltar a sair e tentar construir tudo normalmente.

.Her Ghost in the Fog.
rmmr, obrigada, apenas disse o que penso (como sempre Smile), e achei engraçada a parte em que disseste que dizes bom dia mesmo às pessoas mais carrancudas... porque eu também o faço! Razz E obrigada também, Gabi (Princess Serenity) Embaracoso

Fiquei mais feliz quando li o teu post, Manon, espero sinceramente que essa faceta de Hikikomori se torne apenas numa recordação e que voltes a confiar nas pessoas...! Smile
Vai ser complicado viste que todas as pessoas que vim a conhecer ao longo dos anos deram-me facadas nas costas no fim, por isso eu tenho sempre receio de voltar a abrir o meu mundo a alguem... mesmo assim neste momento estou a abrir excepcao para 6 pessoas que me tem ajudado, e que 4 delas nem estão em portugal.
Eu posso partilhar o que me acontece aqui, mas não é o mesmo que contar os problemas, por isso sinto-me apenas aliviada de poder dizer que tive esta experiencia, sem vos bombardear com os meus problemas directamente.
Porque sei que cada um tem uma vida com os seus problemas, ai de mim querer seringar problemas meus xD

.Her Ghost in the Fog.
Manon fico msmo mto feliz por estares a tentar melhorar a tua situação Embaracoso
eu sei q é dificil fzer isso, mto mais para ti visto q já várias pessoas te fizeram sofrer mas qdo se encontra pessoas boas, q nos trazem alegria, q estaun sempre connosco e em qem pdes confiar tudo isso compensa tdo o resto.
eu acredito q vais conseguir Embaracoso

qto ao facto de seringar problemas xD basta teres a minha mãe para ficares tda seringada de problemas xD

merci, André <3

Bem a minha mãe não me seringa... muito pelo contrario guarda tudo para ela até explodir, eu também sou um bocado assim xD

.Her Ghost in the Fog.

Tens de entrar para responderes neste tópico.