Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Hikikomori

Estava a pesquisar sobre o anime Rozen Maiden, porque finalmente me despertou um novo bichinho de anime para pesquisar e ver e ler...

E deparei-me com o este termo "Hikikomori" onde dava para clickar no link...
Ao ver do que se tratava, reconheci a definição, pois já uma vez tinha visto num canal qualquer da tv-cabo (não me lembro qual) uma reportagem sobre estes casos no Japão...

Mas sabem que mais? Quando soube melhor o que essas pessoas faziam enquanto estavam enfiadas em casa...
fiquei um bocado parva/assustada...
Apercebi-me...
Que nos casos mais softs... Deve de existir milhentos jovens pelo mundo inteiro, principalmente nos países com mais contacto com a fascinante cultura japonesa, principalmente tudo o que tenha a ver com cenas de entreternimento como manga e anime...

Fiquei mesmo parva... Não sabia que era isto que eles faziam enquanto andavam enfiados em casa sem socializar...
E que isto assim é considerado problema... tudo bem, os casos mais extremos em que chegam a comportamentos sóciopatas isso sim tudo bem que seja grave xD agora o resto... nunca pensei em tal como um problema de saúde...

Abaixo cito o que diz no artigo da Wiki sobre o assunto:

pt.Wikipedia.org escreveu:
Hikikomori

Hikikomori (ひきこもり ou 引き篭り, literalmente "excluído socialmente, estar confinado") é um termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico. Os hikikomori são pessoas geralmente jovens entre 18 a 34 anos que se retiram completamente da sociedade, vivendo como ermitões excluídos de qualquer forma de vida social. Em geral, moram com os pais, e os que trabalham possuem uma interação mínima com outras pessoas. Geralmente esses indivíduos isolados se dedicam a internet, mangas, animes e video games como forma de preencher seu tempo e viver num mundo isolado.

Japão

Esse tipo de comportamento é atualmente tido como problema de saúde pública no Japão (de onde se deriva o nome) onde milhares de jovens se encontram nesta situação devido ao alto grau de perfeição exigido das pessoas em tarefas diárias e à pressão acarretada por tal exigência, o que acaba levando muitas pessoas a problemas psicológicos de baixa auto-estima e em alguns casos extremos tendências sociopáticas graves. Há casos extremos onde filhos chegam aos 40 anos ainda dependentes. Esse fenômeno no Japão é conhecido parasite single hikikomori.
O Ministério da Saúde no Japão estima que cerca de 50 mil japoneses são vítimas do fenômeno. Dados do psicólogo Saito Tamaki, criador do termo e pioneiro na pesquisa sobre tal fenômeno, indicam um quadro muito mais sombrio: um milhão de jovens do sexo masculino seriam vítimas desse distúrbio, o que leva ao assombroso quadro de 20% da população adolescente masculina (ou 1% da população do país inteiro) vivendo em reclusão quase que total. É um tanto óbvio que graças ao comportamento isolacionista ao extremo das vítimas, o número exato de Hikikomori existentes atualmente não pode ser medido com exatidão, e provavelmente está entre um dos dois extremos propostos pelos dados fornecidos. Há informações de que Tamaki teria posteriormente admitido em sua autobiografia (Hakushi no kimyo na shishunki) que esse número não tem base factual e foi empregado apenas para chocar e chamar atenção para o problema.
Em 2007 o governo Japonês implantou um programa de assistência aos hikikomori - assistentes sociais estabelecem contato com eles através de cartas, telefonemas e depois os convidam a sair para cinema, praças, shoppings, estimulando o contato social e consequentemente melhorando o estado de isolamento. Essas assistentes sociais são chamadas de "Super Irmãs" por serem do sexo feminino e conseguirem re-erguer muitos jovens masculinos nessa situação.

Mundo

Não apenas no Japão, os Hikikomoris podem ser encontrados em qualquer grande centro urbano do mundo com incidência em famílias onde o poder aquisitivo é maior. Com o recente avanço tecnológico e aumento do poder financeiro as famílias modernas propiciam aos filhos tecnologia e conforto para ocupar o tempo aumentando o tempo de depedência dos pais. Estima-se que nos EUA a incidência é alta o que fez o sistema de saúde elaborar uma cartilha aos psicólogos e psiquiatras. Um pesquisa no Reino Unido mostrou que os hikikomori britânicos são centrados em cultura de massa japonesa - os animes e videogames estimulariam jovens a entrar nesse estado de isolamento.

Esquecendo os casos extremistas desta realidade...
E reportando-nos aos caos mais softs.. e à descrição generalista acoplada a estes:
"Em geral, moram com os pais, e os que trabalham possuem uma interação mínima com outras pessoas. Geralmente esses indivíduos isolados se dedicam a internet, mangas, animes e video games como forma de preencher seu tempo e viver num mundo isolado."

... Reflectindo um pouco sobre esta descrição...

Quantos de nós...
Muito provavelmente...
Nos aproximamos um pouco (uns mais que outros) de um hikikomori, na medida em que vamos para a escola, assistimos às aulas, acabam as aulas, vimos logo para casa, comemos, sentamo-nos à frente do PC, e cá nos deixamos estar entre internet, manga, anime e video-jogos, não nos esforçando minimamente por sair de casa fora do horário escolar, ir dar uma volta com amigos, ir ao café, ir ver lojas, sair à noite, ir ao cinema, em prol de passar as nossas horinhas livres de escola todinhas de volta do belo do computador?...
Quantos de nós poderia socializar tão mais... Mas o pouco socializam (aqueles que o fazem) são simplesmente nos intervalos da escola e ponto final?...
Uma parte de nós parece vir parar aos fóruns... Numa forma de fugir ao lá fora. Fugir ao mundo.

Bem, não sei... Isto fui eu que fiquei um pouco a pensar nisto tudo, porque ao ler todo o artigo da wiki, fez-me reflectir sobre mim mesma também, e sobre o que faço com a minha vida...

Eu, por exemplo...
É extremamente raro fazer mais do que casa-faculdade-casa-net,net,net (onde o que faço é basicamente manga/anime/foruns de manga e anime/anime/manga/foruns de manga e anime e de vez em quando fanfictions de harry potter xD)-durmir-faculdade-casa-etc, etc, etc, vice-versa-vice-versa-vice-versa-again-again-again...

Mas pronto... Eu não importava nada de ter uma vida socialmente activa... Acho que isso me distingue suficientemente bem de um hikikomori xD

Bem, e vocês? Cada um de vocês, acha que se afasta tanto assim de um?

P.S.: talvez a maioria ache isto estupidamente idiota... mas pronto, eu não achei Embaracoso'

P.P.S.: "levando muitas pessoas a problemas psicológicos de baixa auto-estima" baixa auto-estima... suits me :X

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Acho que talvez seja um cado Hikkikomori...

Claro que tb gosto de sair e estar com os meus amigos, com os meus pais, ir ao cinema e às compras, sair e ir passear...mas o computador é mais forte... e se não é computador é estar simplesmente no meu quarto a ler um livro ou mangá... sempre com a porta fechada pk senão n dá.
Sou do tipo "bichinho do mato" tou no meu canto a fazer aquilo que gosto sem outras pessoas a chatear, é assim que eu gosto e sempre fui mt esse tipo... talvez por ser filha única

N sei, às vezes até eu própria fico preocupada cmg mesma, por passar tanto tempo à frente do computador kd n estou na escola, a comer ou a dormir... Parece que virou dependência... E eu esforço-me às vezes para n passar tanto tempo sozinha, mas n consigo, é msm feitio...

Um grande, grande obrigada pela sign e pelo avie Xaninha kida! ^^

Jovens escritores, nao resistem a chocolate? Especialmente Kinder? Então cuidado, o gang anda rondando
Oh S, eu não acho nada idiota, até acho que este é um bom tópico. Eu já tinha estado a ler o significado de hikikomori também na wiki, aquando da leitura do resumo de Rozen Maiden x'D

Fiquei alarmada nessa altura, pois a maioria das coisas que falavam nesse artigo, eu consigo identificar-me com elas, mas não é porque goste, pois tal como tu, eu também adoraria ter uma vida social mais activa.
O meu motivo é principalmente, ser filha de uma mãe com uma mentalidade assim meio antiga... depois não me deixa sair de casa, nem que seja para jantar com amigos ou ir ao cinema. Ela pensa que lá por ela ter tido uma educação dura (nem queiram conhecer o meu avô), tem de fazer os mesmo aos filhos, e principalmente a mim, que sou a mais velha.
E isso irrita-me imenso, pois a minha turma passados uns tempos, deixou de me convidar, pois já sabia a resposta de cor, era sempre um 'não'.

Depois, eu sou muito solitária, nunca falo com ninguém sobre os meus problemas e tenho imensa sorte de vos ter cá para lerem os meus disparates *snif x'D*

Bem, mas voltando ao tópico, eu sou um pouco, mas não queria ser, pois sabe sempre bem ter amigos...

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Eu acho este um bom tema ^.^
Hje em dia, qase tda a gente tem um computador e na sua maioria com net e cada vez as pessoas passam mais tempo no computador e realmente mtos de nós pdem ser considerados um pouco q hiki coisos..

Eu pessoalmente sinto.m bem fora disso e ainda bem Embaracoso'
é nestes momentos q agradeço profundamente o facto da minha mãe só me deixar ir ao computador cerca de 2h, e o facto de eu a respeitar demasiado para ligar o computador qdo ela naun está em casa (claro q de vez em qdo o faço mas naun o faço com freqência)
A verdade é q tenho um horario, naun há nenhum dia em q naun vá à net a naun ser q a minha mãe me castigue ou esteja de férias ou como acontece de vez em qdo, qdo estou a ler um livro msmo mto bom e esqeço.m de ir ao pc Embaracoso
Mas como a escola começou a verdade é q já naun saio tanto, mas decididamente naun faço casa-escola-escola-casa, como naun tenho actividades extra curriculares tenho sempre mto tempo livre e aproveito.o para ficar com as minhas amigas, claro q naun gosto (nem posso xD) entrar em discotecas, mas sempre q posso vou a algum lado com as minhas amigas nem q seja só ir po.las a casa e ir para casa x)
a minha mãe é uma chata mas é tbém graças a ela e ao empurrar.m para ir fzer exercicio fisico q naun passo o dia tdo sentada xD
e tenho sempre algo pra fzer Embaracoso
só msmo qdo chega à noite é q como naun tenho nda q fzer venho aqi à net xD
além disso qem tem irmãos mais nvos tem sempre alguma coisa q fzer x'D

merci, André <3

Hapinnes in colour motion... porque a cor é, afinal, a base de toda a felicidade! - by dizzy

oh, oh...
eu tambem sou uma bocado (nao exageremos)...
digamos que as ferias todas, só sai de casa quando os meus pais tinham ferias (ou seja agosto)... e só sai para ai duas ou tres vezes, mas por questoes que nao podiam ser adiadas (visita aos prof do basico, urgencias e logo a ter saido, fui m enfiar na escola para o exame, e quando combinaram para ir ao cinema/almoço (mas acho que ja foi por causa da companhia... -.-))... de resto nem saio, tem sido só escola, casa, judo (terças e sextas), net (jogos, anime, manga, msn, foruns, hi5, deviantart, etc...), quando to no computador, por mim nem dormia, nem comia... :S
bem, digamos que é preciso um motivo de força maior para me tirar da frente do computador... ou televisao, ou o que seja que teja a fazer, e que me esteja a entreter...
e eu para me socializar é lixado, ou confio plenamente na pessoa e dou m muito bem com ela, de forma a poder falar do que quiser, senao, fico calada e timida... é preciso um bom tema de conversa para me por a socializar...
ja eu nao sou muito de sair, sempre fui muito caseira (habitos da minha mae), mas quando posso e me deixam, vou a estagios de judo, ate a minha mae faz um especial favor, pois sabe que nao peço para sair nem para discotecas, nem bares... por isso nao tem mal sair para estagios, porque sempre tem os mestres para vigiar... XD
e sou muito isolada, ja desde muito cedo... nunca tive uma infancia muito boa, o que acabou por refletir... mas tambem é derivado ao meu problema... é normal a qualquer pessoa que seja surda... por isso, só se tem é que ultrapassar...
e tambem gosto de estar com os meus amigos, mas as vezes nem me apetece... :S

S.E.A escreveu:Claro que tb gosto de sair e estar com os meus amigos, com os meus pais, ir ao cinema e às compras, sair e ir passear...mas o computador é mais forte... e se não é computador é estar simplesmente no meu quarto a ler um livro ou mangá... sempre com a porta fechada pk senão n dá.
Sou do tipo "bichinho do mato" tou no meu canto a fazer aquilo que gosto sem outras pessoas a chatear, é assim que eu gosto e sempre fui mt esse tipo... talvez por ser filha única
ai, o que a minha mae me chamava tantas vezes XD
e tambem adoro ter a porta fechada, mas to sempre a levar raspanete por isso... sempre gostei de ter privacidade... mas ja é um vicio... XD
é pá... eu confesso que muitas das vezes sou chata... mas o meu irmao passa das marcas... ta m sempre a perguntar se quero jogar com ele (quando ja sabe a resposta), ta sempre a fazer m cocegas (o que detesto), tá sempre a aparecer no meu quarto a toa (ate aparece que nao tem mais nada que fazer)... fogo, eu nao idade dele nao era assim, esta fase dele ta a ser dificil, digamos que lhe chamo a fase de "galo da india", pois agora acha que tem razao em tudo, e que é superior ate aos pais... sempre respondendo, e quando nao lhe agrada, meu deus... mas também é muito pegado a mim...

dizzy escreveu:O meu motivo é principalmente, ser filha de uma mãe com uma mentalidade assim meio antiga... depois não me deixa sair de casa, nem que seja para jantar com amigos ou ir ao cinema.
como eu te compreendo... cheguei a pedir para ir ao cinema com um colega/amigo meu por volta das 6h e nao me deixou, por ser tarde, e nao o conhecer (basicamente se ele nao fosse uma pessoa de minha confiança nao ia)... mas acho que agora que o conhece ja dirá sim... mas no que toca a discotecas e bares, nem pensar... e ainda por cima, eu vivo nos confins do mundo, nunca me iria deixar ir de carro com alguem... e muito menos para sitios desses (mesmo acompanhada)... com estas cenas de raparigas violadas, nao é tao cedo que fico independente dos meus pais...

p.s. se nao fosse o judo, ja nem saia de casa depois das aulas, nem ia a estagios (o que significava que nunca tinha saido da protecção dos meus pais)...
a minha mae ja acha que o computador é um vicio... mas nao consegue meter na ideia que é um gosto... eu pelo menos gosto de estar a jogar (ja que nem playstation tenho, nem outro tipo de consola), de ler (fogo, nem saia de casa quando chegava o livro do harry potter em portugues, tinha que o ler logo todo... ela ficava maluca se tivesse de ler + de 600 paginas em 2 dias)... anime e manga (pois, nao dá na televisao, so tenho os 4 canais, por isso toca de ir ao computador ver tudo...) e por causa do anime tenho de ouvir a minha mae a chamar anime de "bonecos para crianças", mi se passa quando nunca se atina com o termo certo... farta-se d dizer que o anime nao é igual aos outros desenhos animados... vê um wall com anime qualquer, "bonecos de criança", nem me sabe dizer se gosta do wall que fiz... omg... me tirem deste filme...

bm, só espero que teja grande testamento... senao ninguem lê... :S
Eu por exemplo falo de mim e das minhas coisas com uma facilidade que até a mim me assusta...
Não é nada difícil eu "dar-me" às pessoas... Embaracoso'

Mas vejo por exemplo... o meu dia a dia de agora na faculdade...
Quando eu andava no secundário trazia sempre montes de colegas meus e amigos cá para casa... A minha casa era a "casa do povo" eheh... Portanto nessa altura eu não me consideraria nada perto de uma hikikomori...

Mas agora... desde que estou na faculdade.. é como vos disse...
E isso até me entristece muito...
Eu ouço falar por vezes quando encontro um ou outro colega meu do secundário, que fartam-se de se juntar um dado grupinho ou outro grupito qualquer...
Ou ouço que se integraram tão bem que já têm um grupinho na faculdade com quem também estão constantemente a organizar coisas...
Eu tenho um grupinho de pessoas na facul, que para mim.. se já são amigas...
Mas...
Nada de constantemente sair, nada de sair sequer... o ano passado talvez tenhamos saído eu mais 3 uma ou duas vezes... Elas talvez mais um ou duas entre elas...
Isto num ano inteiro... é nada. Visto que o resto do dias o meu dia a dia era casa-faculdade-casa-faculdade.
E este ano assim ando...
Sim às vezes tenho os aniversários do pessoal, é quando parece que a minha vida social "ressuscita" Embaracoso'
Mas há aquelas vezes que não há €...
E combinar só saídas com as pessoas com quem me dava...
Bem eu também não tenho € para estar a sair todas as semanas, eles lá vão tendo, mas eu controlo bem as minhas finanças porque detesto ficar sem € a meio do mês porque depois nem para comer ou tirar fotocopias tenho Embaracoso'...
E combinar cenas durante dia ou assim... cada um tem a sua faculdade... os seus horarios...
Quando eu tenho falado em combinar alguma coisa... acaba por não se dar...
A modos que me "resigno" à vida caseira...
Não gosto. Digo-vos que não gosto que a minha vida seja net, anime, manga...
Quando me farto vejo TV e leio livros XD
E dps volto à net-anime-manga...
Net = as pessoas com quem costumo falar pela net/messenger; fóruns; algumas pesquisas de algo que me interesse...

Enfim (eu À bocado não expliquei tão pormenorizadamente como me sentia e assim porque queria primeiro só abrir o tema do tópico, e se eu escrevesse logo tudinho também com a minha visão completa da minha vida ficaria uma mensagem de tópico de abertura demasiado grande eheh)...
Por isso que acho que não sou bem, mas que me aproximo um pouco dessa coisa com esse nome esquisito... lol... Claro que numa versão muito soft... Eu penso que aqueles de nós que se aproximem (e pelas mensagens que li, daqueles que sentem que se aproximam, é dessa forma), é numa versão muito soft do tema, como é obvio..
Não acho que andemos todos com um problema psicológico sério... lol

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Testamentos, eu não me importo x'D

Pois, às vezes os pais são um obstáculo para nós sermos mais sociáveis, e eu que o diga. A minha mãe gosta de me ter sempre debaixo da alçada dela, não para me proteger (é claro que esse é um dos motivos, suponho) mas para me controlar. O meu irmão mais novo é praticamente igual ao teu, está sempre a meter-se comigo, e depois que paga sou eu. O controlo que a minha mãe quer ter em mim a mais, é o que o meu irmão tem a menos. Por exemplo, nas notas da escola. Quando cheguei com um Suficiente a casa no 5º ano, ela pôs-me de castigo, mas o meu irmão teve 2 negativas na (palavra feia!) no final do ano passado e não aconteceu nada...

Tratamento preferencial, se é que me compreendem...

Enfim, acho que isto já vai mais para o offtopic Embaracoso'''

PS. Sim, eu não me sinto uma verdadeira coisa dessas x'D, pelo menos consigo sair de casa. Às vezes não tenho muita vontade, não sou daquelas que passa a vida na rua, mas de vez em quando sinto um aperto(zão) ao pensar que a maioria dos meus colegas sai e se diverte e eu estou enfiada em casa.

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Sailor S escreveu:Eu por exemplo falo de mim e das minhas coisas com uma facilidade que até a mim me assusta...
Não é nada difícil eu "dar-me" às pessoas... Embaracoso'

Mas vejo por exemplo... o meu dia a dia de agora na faculdade...
Quando eu andava no secundário trazia sempre montes de colegas meus e amigos cá para casa... A minha casa era a "casa do povo" eheh... Portanto nessa altura eu não me consideraria nada perto de uma hikikomori...

Mas agora... desde que estou na faculdade.. é como vos disse...
E isso até me entristece muito...
Eu ouço falar por vezes quando encontro um ou outro colega meu do secundário, que fartam-se de se juntar um dado grupinho ou outro grupito qualquer...
Ou ouço que se integraram tão bem que já têm um grupinho na faculdade com quem também estão constantemente a organizar coisas...
Eu tenho um grupinho de pessoas na facul, que para mim.. se já são amigas...
Mas...
Nada de constantemente sair, nada de sair sequer... o ano passado talvez tenhamos saído eu mais 3 uma ou duas vezes... Elas talvez mais um ou duas entre elas...
Isto num ano inteiro... é nada. Visto que o resto do dias o meu dia a dia era casa-faculdade-casa-faculdade.
E este ano assim ando...
Sim às vezes tenho os aniversários do pessoal, é quando parece que a minha vida social "ressuscita" Embaracoso'
Mas há aquelas vezes que não há €...
E combinar só saídas com as pessoas com quem me dava...
Bem eu também não tenho € para estar a sair todas as semanas, eles lá vão tendo, mas eu controlo bem as minhas finanças porque detesto ficar sem € a meio do mês porque depois nem para comer ou tirar fotocopias tenho Embaracoso'...
E combinar cenas durante dia ou assim... cada um tem a sua faculdade... os seus horarios...
Quando eu tenho falado em combinar alguma coisa... acaba por não se dar...
A modos que me "resigno" à vida caseira...
Não gosto. Digo-vos que não gosto que a minha vida seja net, anime, manga...
Quando me farto vejo TV e leio livros XD
E dps volto à net-anime-manga...
Net = as pessoas com quem costumo falar pela net/messenger; fóruns; algumas pesquisas de algo que me interesse...

Enfim (eu À bocado não expliquei tão pormenorizadamente como me sentia e assim porque queria primeiro só abrir o tema do tópico, e se eu escrevesse logo tudinho também com a minha visão completa da minha vida ficaria uma mensagem de tópico de abertura demasiado grande eheh)...
Por isso que acho que não sou bem, mas que me aproximo um pouco dessa coisa com esse nome esquisito... lol... Claro que numa versão muito soft... Eu penso que aqueles de nós que se aproximem (e pelas mensagens que li, daqueles que sentem que se aproximam, é dessa forma), é numa versão muito soft do tema, como é obvio..
Não acho que andemos todos com um problema psicológico sério... lol

isso acontece mto qdo as pessoas passam para a faculdade.. :S
a minha prima foi para a universidade,ela teve q mudar.s para Lisboa e no caso dela, ela naun gosta da cidade, nem do ambiente entaun esse problema de nunca sair é agravado :S

mas acho q isso acontece um pouco a tdos, e nuns locais mais do q noutros, há alguns paises estrangeiros em q esta situação é bem pior, por exemplo os paises nordicos da europa como aqeles dois casos de coiso dos alunos terem matado naun sei qtos colegas da escola dentro da escola, nestes paises as pessoas saem mto menos e são mto mais distantes entre si, entaun acontece mais este isolamento no pc em q nestes casos arranja msmo problemas psicologicos

dizzy, o meu pai é exactamente uma cópia da tua mãe O.o
graças a deus q só o tenho de ver duas a três vezes por ano senaun dava.m um mal de tanto controlo q ele me põe O.o

merci, André <3

Hapinnes in colour motion... porque a cor é, afinal, a base de toda a felicidade! - by dizzy

ROTINA DAS MANONS!

2a

- Acordar as 11:30
- Escola as 11:45
- 13:15 acaba
- Casa
- World of warcraft / foruns / anime
- Fingir que vai a dança - 17:30
- Cafe (livros, ler, sonhar, desenhar)
- 20:00 - casa
- World of Warcraft
- 04.00 - dormir.

3a

Acordar ,world of warcraft e dormir

4a

Acordar, world of warcraft e dormir

5a

Aula as 8:15
Saida as 09:45
World of Warcraft
Fingir que vai a dança
World of Warcraft
Dormir

6a

Aula as 8:15
Saida as 09:45
World of Warcraft
Fingir que vai a dança
World of Warcraft
Dormir

Sábado

Acordar
World of Warcraft
Dormir

Domingo

Acordar
World of Warcraft
Dormir

Portanto eu sou uma pessoa que tenho imensa vida social e imensa coisa para fazer.
Mas não sou muito de conviver com pessoas, tenho uma vida social quase nula, só me dou com estranhos do outro lado do mundo, ou nem tanto, inglaterra vá, e com pessoas do estrangeiro.
Falar ao vivo só falo com uma pessoa.
Mas também foi opcao minha, excluir toda a minha vida social.
Porque infelizmente tentei ter uma vida social e isso deu cabo do que eu sou totalmente, e só me trouxe chatisses, e mesmo assim já me surgem problemas com pessoas do outro lado do mundo.
Portanto viva a socialização.
Chateia-me ter problemas e chateia-me muitas x's aturar pessoas.
Mas também deve ser porque estou com uma depressão, por isso não sei, estou numa fase em que so quero estar em casa, não quero ver mais ninguém!
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.
off topic : Manon, nao se ingere productos alimentares no fim de semana ? T.T sabes as bondades gostativas que a comida proporciona a lingua ? T.T

bem.. eu nao sou propriamente um hikikomori.. mas ate aos 14 anos.. eu tratava as pessoas como fantasmas.. alem de me sentir totalmente excluido de qualquer grupo desde a primaria, sempre senti que as pessoas sao seres horrorosos que habitam este planeta para nos desiludir e para nos aterrorizar.. e para ser sincero essa forma de pensar estupida anda a invadir me novamente..
eu tenho a sorte de ter amigos excelentes com quem me dou diariamente e tenho conversas decentes e.. ya tenho problemas com religioes mas um dos meus amigos é tao paciente que tem a bondade de todos os santos dias gastar 30 minutos do ceu precioso intervalo a explicar me promenores e coisas acerca desses seres religiosos que habitam esta terra xD epa eu nao gosto de religiao mas ha coisas que acho piada, é como se fosse um conto de fadas.. enfim..

minha rotina nao é bem hikikomori.. saio 1vez por mes com amigos.. as vezes saio mais que 1 vez por mes, depende da maneira como me chatiarem..

basicamente todos os dias isto acontece..

Manha - Acordo atrasado, apanho comboio, escola
Tarde - poesia, basket, poesia, escola, poesia, treinos de basket, comboio
Noite - casa, msn, Prince of Persia (antigamente Runescape)
jantar, msn, poesia, prince of persia, msn, comer, dormir

nos dias em que saio

Manha - Acordo atrasado, apanho comboio, escola
Tarde - escola, poesia, basket, poesia, escola, basket, poesia, comboio
Noite - casa, comer, sair, desperdiçar horas da minha vida num filme estupido, marina de cascais, beber ou nao -.-, comboio, casa, msn

nao sou hikikomori mas sou um ser assim.. 30% hikikomori, ja agora, hikikomori nao é um nome fofo ? xD fica a pergunta interessantemente gira no ar

Fic Os Deuses de Kiro - O Mal, A Bondade e a Verdade - 05.10.2008
"V-Dread.. with his New Angel"
*Beauty's On The Inside* '<3 Rock!!' ^^
Eu até vou comendo xD mas não é muito... umas bolachas aqui, uma coca-cola ali, de x em quando um bife, assim, quando me lembro, eu não como muito, a não ser que tenha comida em casa e assim sim vou procurar comida para comer, mas se não há nada em casa, eu simplesmente não como!

.Her Ghost in the Fog.
Manon escreveu:Eu até vou comendo xD mas não é muito... umas bolachas aqui, uma coca-cola ali, de x em quando um bife, assim, quando me lembro, eu não como muito, a não ser que tenha comida em casa e assim sim vou procurar comida para comer, mas se não há nada em casa, eu simplesmente não como!

mi quando está na escola, deixa de ir ao bar, para ir para o computador da biblioteca sacar anime/manga...
e tambem como pouco... como sempre sem vontade... e quando como bem é em casa ao almoço e jantar (só nos dias em que tenho judo é que nao como quase nada)...
eu nao como ao lanche, nem a meio da manha... oiço a minha barriga a reclamar de fome, mas nem ligo...
eu desde bem pequena que faço isso do Hikikomori

sempre me isolei das outras pessoas desde por volta dos 4 anos se não foi mais cedo (isso aplica-se a pessoas dos 18 aos 34 por isso nem deve ser o meu problema)

os anos passam e eu ainda não melhorei praticamente quase nada

só a partir do meu 6º ano é que deixei de ser muito para esses lados e mesmo assim continuava na minha

bom depois neste verão quando eu decidi me registar em foruns de animes e mangás é que comecei a socializar-me mais com as pessoas e agora consigo ser mais social

mesmo assim acho que já me estou a encolher outra vez não sei porquê

bom eu acho que isso não é mau de todo mas pronto cada um tem a sua opinião

jnpereira95

Tratem-me por Joana! XD
É a tendência do ser humano se isolar, isto é inegável, uma vez que o acesso às coisas está bastante amplo em termos de internet... creio que todos nós estamos assim, mas quem tem tendência a se isolar (tipo eu) tem mais risco de ser um hikiko sei lá o que... claro que hoje com a rotina casa-trabalho-casa me deprime muito, mas estou evitando ficar só nisso... xD

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março Neutral
Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Manon escreveu: assim sim vou procurar comida para comer, mas se não há nada em casa, eu simplesmente não como!

parece que tipo ha comida com pernas a solta em tua casa e tu vais com uma caçadeira caçar a comida e se nao encontras simplesmente optas por esperar que mais tarde a comida va tipo : ok prontos im here, you can shoot me now xD
ja agora coca cola faz mal apesar de saber bem *.* xD

É um tema interessante, Sailor S, e a associação que fizeste com os aspectos mais leves da nossa cultura ainda mais. Gostei bastante de ler o que disseste no teu post, foi uma boa reflexão!

Quanto ao termo em si e contexto oriental, já o conhecia há algum tempo e, tal como a Sailor S disse, trata-se de algo referente a casos bem mais graves e pesados do que aquilo que estamos costumados a ver. Estas pessoas passam a viver no interior dos seus quartos, não saindo durante longos períodos de tempo, inclusive anos.

Mas respondendo à pergunta do tópico: não me sinto uma Hikikomori na medida em que não tenho a filosofia deles, apesar da internet ter desempenhado um papel muito importante na minha vida. Conheci muitas pessoas que se tornaram muito importantes e, tal como muitos de vocês, passo tempo a fazer coisas relacionadas com a internet desde há muito tempo. E já fiz tanta coisa aqui, tantas experiências que não vivi fisicamente mas que foram tão importantes para a minha personalidade...

O conceito de Hikikomori recorda-me o facto de não se conseguir lidar com a pressão social, o que não é o meu caso. A internet tornou-se num meio mais fácil de conversação, inicialmente para pessoas que se encontravam longe e, depois, progressivamente evoluindo para outros estádios. A minha vida agora também é como a que a Sailor S referiu (assim na generalidade Razz), mas creio que a muita gente acontece o mesmo. E sinto que, na verdade, falta um pouco de contacto pessoal, o qual também é importante...

Mas - e resumindo - não me sinto como tal porque não associo o conceito de hikikomori ao que a Sailor S referiu (embora compreenda perfeitamente a questão!). É o rumo que as coisas estão a tomar, invariavelmente - a presença assídua da internet nas nossas vidas. As consequências a longo prazo é que seria algo interessante de saber...

Já agora, se tiverem tempo e paciência leiam este artigo sobre os hikikomori Embaracoso
V-Dread escreveu:
Manon escreveu: assim sim vou procurar comida para comer, mas se não há nada em casa, eu simplesmente não como!

parece que tipo ha comida com pernas a solta em tua casa e tu vais com uma caçadeira caçar a comida e se nao encontras simplesmente optas por esperar que mais tarde a comida va tipo : ok prontos im here, you can shoot me now xD
ja agora coca cola faz mal apesar de saber bem *.* xD

Eu vou viciada em coca-cola, depois admiro-me que canto bem e durmo mal.
A coca-cola limpa-me a garganta como tudo, não sei porque! Mas faz muito mal, mesmo assim estou melhor.
Antes bebia 7 latas por dia agora é uma, duas no maximo!

Não tenho comida a solta em casa xD simplesmente os meus pais andam meio ausentes do pais, congressos e coisas, e a minha empregada deixa-me alguma comida, se a comida acaba eu simplesmente como raramente tenho fome, não como, porque nao sinto essa necessidade. Se houver comia, eu vou comendo, mas apenas por gula e nada mais!
Não é lá muito saudavel, mas odeio ter que sair a rua para comprar um pacote de arroz ou massa, e uns bifes para fazer.
Não gosto de estar na rua, perdi esse interesse, quase como se me magoa-se ir a rua.
Só gosto de sair sozinha a noite para apanhar um bocado de ar e assim, de resto, estou melhor em casa.

.Her Ghost in the Fog.
ah ya !! inda bem que me lembraste Manon xD
eu nunca saio sozinho, nunca na vida xD
nem que tenha de ir as compras! eu tenho de levar alguem comigo, nao gosto de sair sozinho -.- tipo sinto me muito mal andar sozinho na rua, nao sei esplicar o sentimento mas apenas nao suporto, eu todos os dias tenho de apanhar comboios e assim e quando nao tenho pilha no mp3 torna se alta inferno tar a espera de algo sem ninguem para falar nem musica para ouvir ( I <3 musica xD)
é por isso que as vezes nao saio, mas por habito tenho gente que vem a minha casa e me obriga a sair ou entao que convence a minha propria tia a escurraçar me de casa para eu sair -.-
bah xD
Manon 7 latas por dia ? credo.. eu bebia antes 3 ou 4 e criei alta problema no estomago xD e depois ficava com as urinas escuras e etc, bla que cena estranha xD mas depois obrigaram me a beber 4 litros de agua por dia para "limpar" o estomago e isso, e la resultou, e agora tou habituado a beber muita agua xD

7 latas? 4 litros de água? Omg que exagero O.o
Eu bebo um copo d'água e não é todos os dias, é mais o ice tea para substituir xD (ya, faz bué mal eu sei -.-)

Eu por acaso não gosto de sair Embaracoso'
Só saio quando quero algo que me interessa muito e vou sozinha quando vou (nunca tenho ninguém para me acompanhar ;-; )
A minha mãe é daquelas da idade da pedra -.- "A minha filha só anda comigo, ainda tem idade para andar com a mãe."
Fogo ;_; Eu tenho quase 15 anos, também quero estar com amigos sem a ter por perto ;_;
Já o meu pai não é assim, ele até me deixa ir ao Reino Unido ter com o meu tio no dia em que quiser *-* Quem me dera morar com ele -.-
Quando saio, tenho de levar dinheiro e telemóvel. Dinheiro para lhe ligar se o telemóvel ficar sem bateria -.-
Se por exemplo, deixar o telemóvel nalgum sitio, quando volto já tenho umas 10 chamadas não atendidas (é verdade o.o) e fico de castigo a seguir (apesar de não o cumprir xD)

Portanto, os meus dias são:
Acordar de manhã bem cedo quando tenho aulas de manhã, regressar às 18h45 e depois ficar no pc até às 4h da manhã.

Aos fins-de-semana:
Sábado - Acordo às 11h, vou ao Almada Fórum ou a Lisboa, regresso, pc até ter sono (4h e tal da manhã)
Domingo - Despacho os TPC, depois pc ou playstation :3

Depois vem a minha mãe e diz: "Atão não sais? Tou farta de te ver nesse computador a ver japonesices!"
E eu: E vou aonde? De tarde não estás cá pra te pedir autorização para sair, de noite está tudo fechado e não vou estar sentada num café a olhar pró tecto -.-"
Lol já era para ter participado neste tópico antes mas não tinha arranjado oportunidade... bom confesso que não li os posts todos, mas pelo que vi dos vossos posts, tipo, não que aqui o pessoal seja hikkikomori - pelo menos a meu ver alguém que é hikkikomori não sai de casa, não porque nao tem tempo e tem de trabalhar, nao porque prefere só ficar em casa no pc a jogar mas essencialmente porque tem medo de sair de casa. Tem medo de falar com as pessoas. E não é medo só, é mesmo fobia. Dizer a um hikkikomori para sair de casa é a mesma coisa que o mandar atirar-se de um prédio, pelo menos nos casos mais avançados. Lol falo por mim, desconfio que já senti o que um hikkikomori sentiu há uns tempos para cá xD só a ideia de sair de casa apavoráva-me um bocado (claro que se eu chegasse a ser hikkikomori só estava em estado mto mto inicial felizmente) ainda por cima para ir para um liceu infestado de gente detestável - o que me safou foi saber que tenho lá amigos verdadeiros e que lutamos todos pelo mesmo e ter todos os dias o apoio da minha familia Embaracoso bom e desde entao tenho melhorado a minha autoconfiança e tenho saido mais - nao para passear mas mesmo para fazer trabalhos (ultimamente bastantes xD ali a tarde toda a trabalhar e a dar no duro em grupo) e porque sou uma das coordenadoras do clube de teatro do meu liceu - só nesta ultima sexta fiquei na escola até às nove e meia da noite com o resto do pessoal impecável do clube a filmar os pré-ensaios Embaracoso Lol é o meu ponto de vista, bastante similar ao da *kaoru Embaracoso

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Ana caetano