Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Exames universitários

(Acho que já existia um tópico sobre exames universitários, mas na minha pesquisa só encontrei sobre exames do secundário/básico e todas na sala do arquivo, mas acho que existia mesmo um parecido, se encontrarm avisem para eu fundir)

Todos os universários adoram (Mal disposto) esta altura do ano. Como sabem os exames são uma coisa agradável e relaxante...

Bah, fora de brincadeiras, é das piores alturas do ano e se és estudante certamente entendes o stress a que estamos sujeitos nesta época, sendo que a nossa irratibilidade aumenta e paciência diminui. Se fazes parte deste grupo, desabafa sobre os teus exames que não te deixam dormir e como te sentes!

As minhas cadeiras de pesadelo este ano são Histologia e Imunologia *britney a chorar*. A primeira porque o professor é mesmo má pessoa e faz o exame de forma a reprovar o máximo possível (tem mesmo gosto) e a seguinte porque são mais de 500 paginas para decorar em 3 dias para um exame, cheio de nomes estranhos e etc... Não vejo a hora de chegar o fim desta época de bosta Parvoice
Sammu, és fixe!
Sei bem isso dos stores que fazem exames de modo a reprovar as pessoas. Felizmente, acho que não por experiência própria. O meu curso é novo lá na universidade e ainda não se sabe muito sobre os stores. Matreiro
Há um prof de anatomia lá na universidade que gosta de obrigar as pessoas a irem a exame. Se se tirar menos de 10 na primeira frequência, estás batido em exame. Se te safares nas duas frequências (o que é muito, muito raro) e tirares menos de 10 na oral, vais a exame. E ele deu 9,4 de propósito a muita gente na oral, pelo que me disseram. Stor fantástico... Só sei que vai ser uma enchente de pessoal (pelo menos, que tenham aquele stor) a ir a exame a anatomia. Mal disposto
Os meus stores têm sido fixes quanto a dar as notas a tempo (excepto a prof de anatomia, que vai até ao limite). Já sei a nota de 3 cadeiras e não sei se vou a melhoria a alguma. Se for, é só a fisiologia, embora seja difícil tirar mais que 15 ou 16 com o estilo de frequências e exames daquela stora. Devo ir ao exame de anatomia. A primeira frequência não me correu lá muito bem e pensava que a segunda até tinha corrido. Até abrir o livro de anatomia e começar a ver o que tinha falhado. Matreiro
E também estou com receio de ir a exame a TMTO (Teorias e Modelos em Terapia Ocupacional). Passei na frequência, mas o trabalho não me correu nada bem. E espero não ir a exame a Psicologia do Desenvolvimento. A frequência correu-me até relativamente bem, apesar de ter sido muito complicado para estudar aquilo tudo.
Até saber os resultados, estou aqui na angústia se vou ou não a exame. Odeio ficar dependente dos exames. Fico demasiado nervosa e espeto-me. Embaracoso"
Bem, o meu sistema é por módulos, o que significa que já fiz exames e agora só faço mais no inicio de fevereiro. Como são três de cada vez sempre é mais fácil gerir o tempo de estudo. Damos é a matéria a correr, e as cadeiras não variam muito de dia para dia Matreiro

O meu horror é Biologia Celular D: Chumbei no exame e vou a recurso. De resto, sinto-me preparada para as outras, é claro que tenho de fazer um esforço, mas espero ter boas notas :3 E até tenho professores que facilitam (adorei a minha professora de análise matemática, aquela senhora é espectacular, facilitou mesmo muuuuiiito Matreiro)

Enfim, boa sorte para quem está a fazer e ainda vai fazer Very Happy

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
O meu pesadelo é Toxicologia Alimentar, para mim as aulas foram dadas em chinês, ou seja, não percebi nada do que a professora disse e sentia-me mais frustrada depois de sair da aula do que à entrada da mesma. Assim sendo deixei de ir a essas aulas e agora não faço ideia de como estudar para essa cadeira. Não há-de ser nada Razz
Teru Teru Momiji!

o meu horror deste semestre...ESTRATEGIA DE MARKETING!! akela trampa vale 10 ECTS e é com o prof mais fudi** da faculdade! ai ai vamos la ver
Quem me dera ter oportunidade de passar a uma cadeira por frequências. Só essa oportunidade... Ai ai...

Enfim, o meu sistema é por módulos, mas parece-me diferente do da dizzy, porque eu ainda não fiz exames, começo em Fevereiro. Mas entretanto tenho aulas, tive hoje um lindíssimo seminário de Imunologia em que tive de o apresentar em inglês. Sim, leram bem, em inglês. Extremamente interessante (não, para dizer a verdade foi uma valente trabalheira!).

Portanto, o exame que tenho mais medo será... Todos? Razz Módulo II.III assusta-me bastante (Fisiologia + Bioquímica Farmacológica + Anatomia Topográfica + Farmacologia + Histologia). Mas Tronco Comum também é horroroso (Microbiologia + Infectologia + Imunologia). Podia ficar aqui o dia inteiro a nomear as vantagens e desvantagens do meu sistema, mas nem vale a pena (já o faço mentalmente todos os dias Razz). Aquele que tenho menos receio, embora também dê o seu trabalho, é Medicina da Criança + Medicina da Mulher.

Microbiologia, o horror!! Aquilo ainda tem mais coisas para decorar que Anatomia ;_; (se bem que é mais giro)
Eu por acaso até estou a ter uma semana de exames calma! Porque como estou em artes é quase tudo trabalhos para entregar...e não é obrigatório para mim fazer os exames, só as frequências...e se não chumbar a nenhuma estou despachada e de férias no dia 25 ;_; e até agora tem sido fácil demais...não sei se isso é bom sinal ou não mas pronto. Não tenho nenhuma disciplina com livros para marrar e não sei quantas páginas para ler :/ é mesmo coisas para por a mão na cola, e nos k-lines e nas tintas e nos desenhos!
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.
*Kaoru escreveu:Enfim, o meu sistema é por módulos, mas parece-me diferente do da dizzy, porque eu ainda não fiz exames, começo em Fevereiro.

Por aqui são oito semanas e depois logo a seguir os exames das três cadeiras que tivemos. Agora temos aulas até ao fim do mês e na primeira semana de Fevereiro, mais três exames. E ainda duas semanas para o recurso, sendo que o terceiro módulo começa a 23 de fevereiro :3

A única cadeira onde tive oportunidade de não ir a exame foi mesmo analise matemática, porque de resto, é tudo obrigatório ._.

Estás em que curso se não é indiscrição dizzy?
Sammu, és fixe!
dizzy22 escreveu:
*Kaoru escreveu:Enfim, o meu sistema é por módulos, mas parece-me diferente do da dizzy, porque eu ainda não fiz exames, começo em Fevereiro.

Por aqui são oito semanas e depois logo a seguir os exames das três cadeiras que tivemos. Agora temos aulas até ao fim do mês e na primeira semana de Fevereiro, mais três exames. E ainda duas semanas para o recurso, sendo que o terceiro módulo começa a 23 de fevereiro :3

A única cadeira onde tive oportunidade de não ir a exame foi mesmo analise matemática, porque de resto, é tudo obrigatório ._.

Percebo o teu sistema Embaracoso O meu é diferente porque gostam de lhe chamar módulos, para mim é uma salada russa Matreiro

Mas assim, de certo modo, não acumulam muita matéria, não é? Ou acabam por juntar muita coisa também?

A propósito, boa sorte a todos nesta fase mais complicada Smile
Eu tenho a dizer que...

ACABEI DE PASSAR AO ÚLTIMO DOS MAIORES CADEIRÕES DO MEU CURSO, NA MINHA FACULDADE!!!!! Mega contente Fisiologia is so done!!! *-*

Já tenho uma para recurso deste ano, e posso vir a ter mais, mas é pah, são tão mais fáceis de fazer, e esta já tinha chumbado por 2 vezes o ano passado *-* Nem acredito que finalmente passei... Agora estou mesmo apenas a fazer cadeiras do meu ano (3º) *-*

já estou sem energia mental nenhuma para os exames, tenho + um de época normal, e já tenho 1 para recurso, mais os que ainda vierem (que não há-de ser nenhum, ou será apenas mais 1 ou 2)... Mas já me custa tanto estudar Embaracoso'
A sorte é que as disciplinas agora no 3º ano de Ciências Farmacêuticas na FFUL são mesmo super giras e interessantíssimas... É a minha única fonte de vontade x)

E.. ao contrário de algumas pessoas aqui...
Eu não tenho a hipótese de "não fazer exame" Matreiro
Temos sempre uma avaliação contínua, prática, que pode ou não ter uma componente de "avaliação final"... Mas a aprovação nessa parte serve apenas para podermos fazer exame! Matreiro Ou seja, quando chumbamos na avaliação contínua/prática nem sequer exame fazemos ficamos logo chumbados mesmo.

<3 o método de avaliação da minha faculdade... (NOT! Matreiro)

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Parece que tenho realmente sorte com o método de avaliação da minha faculdade. Até me assustei a ler os vossos posts. o.O
(se fosse eu que tivesse esse estilo de avaliação, já me tinha passado, entrado em depressão ou algo do género O.O)

Eu estou naquela de ir fazer exame de recurso para melhoria de nota ou não. Pelo menos, às cadeiras que já sei a nota. Falta-me saber de Psicologia do Desenvolvimento (cadeira muito interessante na parte do desenvolvimento, mas odeio estudar tantas teorias de psicólogos, como Piaget e senhores assim) e de Anatomia. Até agora, até tive notas razoáveis. Fora a TMTO. Estava à espera de pior, sim (Matreiro), mas aquela nota não me está a agradar muito tendo em conta as outras e estou com um dilema acerca de ir ou não fazer melhoria. Tenho receio de me arrepender mais tarde por não ter feito melhoria de nota. Enfim, não sei o que fazer.
Eu aproveito para desejar a todos boas frequências e bons exames. Mas devo dizer, que apesar de me faltar ainda algum tempo para ir para a Faculdade/Universidade, acho que já sinto o que é a presão que os universitários sofrem, e tudo isso, os meus melhores amigos já estão na faculdade e raramente estamos juntos Sad agora nesta fase ainda pior. Enfim é a vida, mais tarde compensará Smile
Sailor S escreveu:E.. ao contrário de algumas pessoas aqui...
Eu não tenho a hipótese de "não fazer exame" Matreiro
Temos sempre uma avaliação contínua, prática, que pode ou não ter uma componente de "avaliação final"... Mas a aprovação nessa parte serve apenas para podermos fazer exame! Matreiro Ou seja, quando chumbamos na avaliação contínua/prática nem sequer exame fazemos ficamos logo chumbados mesmo.

<3 o método de avaliação da minha faculdade... (NOT! Matreiro)

Exactamente como eu. "Ai não passas na prática? Paciência, não vais a exame!" Exactamente assim Razz Para isso é que servem orais e testes lá pelo meio... Até tive um professor que em dadas turmas fez orais de Farmacologia e chumbou pessoas o_o O horror mesmo!
Eu também estou na situação da Sailor S. Tenho avaliações contínuas que ou servem para não deixar os alunos irem a exame ou para ajudar a inflacionar um pouco a nota final.
A Radiologia o professor disse que ia fazer por frequência (e nós todos contentes) e depois viemos a saber que a "frequência" era na sexta-feira antes da época de exames (que começava segunda), englobava toda a matéria leccionada, e ainda por cima era em dia de aulas Mongloide Só se chamou frequência porque não estava num dia oficial de exames Matreiro
O ano passado tinha a oportunidade de fazer Biocel por frequências, considerando que se tal não fosse eram quase 900 páginas de matéria para estudar. Sendo assim a segunda frequência calhava na época de exames e com apenas meio milhar de páginas de matéria --'' (acrescendo ao facto de que a professora não "acreditava na eficácia pedagógica da escolha múltipla" e por isso as frequências eram todas de desenvolvimento)
A fisiologia (que por acaso tenho exame amanha às 8:00 ainda me falta estudar fisiologia renal toda e já é 1:00 da manha e eu aqui Incredulo) fizemos 3 frequências ao longo do semestre que apanharam a matéria toda. Mas mesmo assim tenho que ir exame na mesma para avaliar novamente aquilo em que já fui avaliado senão reprovo redondamente Embaracoso''
Enfim... adorava ter pelo menos 1 ou 2 cadeiras sem exame final... Este ano são 8 exames para fazer em 10 dias úteis, graças a Deus que não deixei cadeiras para trás senão já estava no Júlio de Matos
Sammu, és fixe!
Sammu escreveu:Estás em que curso se não é indiscrição dizzy?

Bioquimica : D

*Kaoru escreveu:
dizzy22 escreveu:

Percebo o teu sistema Embaracoso O meu é diferente porque gostam de lhe chamar módulos, para mim é uma salada russa Matreiro

Mas assim, de certo modo, não acumulam muita matéria, não é? Ou acabam por juntar muita coisa também?

A propósito, boa sorte a todos nesta fase mais complicada Smile

Bem, torna-se mais pratico porque temos só três cadeiras para estudar de cada vez. Mas a matéria é dada um bocado a correr, e é claro, apanhamos horas e horas de uma mesma cadeira, não se varia muito Matreiro

Passei a 3 cadeiras, Ergonomia, Desenho e Geometria...agora bamos lá ver Tecnologias Digitais e Design ;_;...
Pois...eu também tenho avaliação continua, por isso não tenho que fazer os exames se passar nas frequências, o que é um bónus engraçado...até agora tem sido tudo bastante fácil e até um bocado secante diga-se...mas, enfim, Boa sorte a todos!
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.
Também sou das pessoas que tem avaliação contínua, como disse a Manon. O problema da avaliação contínua é que é tal e qual como no secundário: a participação conta. E eu estou sempre calada, não há volta a dar. Matreiro
Bem, acabei de passar a Anatomia! Já me estava a passar, porque a stora nunca mais dizia as notas. Estava a ver que ia ter que ir a exame e o exame é nesta 2ª feira. Embaracoso"
Devo ir a melhoria visto a nota não me agradar propriamente, mas isso é só lá para o fim de Fevereiro e não perco a nota que tenho agora se apenas for a recurso. Por isso, estou safa. E ainda bem. Matreiro

Já agora, não sei se alguém me pode tirar uma dúvida (é um pouco off-topic, desculpem)... É que entrei na 2ª fase e ninguém se deu ao trabalho de me explicar fosse o que fosse (yeah, andava mesmo às escuras Mal disposto). Well, alguém me pode explicar o que são os ECTS? Acho que é esse o nome... Já andei a tentar perceber pela net, mas é tanto texto que fico confusa. Acho que também são conhecidos como créditos ou algo assim.
Kristea escreveu: o que são os ECTS? Acho que é esse o nome... Já andei a tentar perceber pela net, mas é tanto texto que fico confusa. Acho que também são conhecidos como créditos ou algo assim.

ECTS tal como disseste são créditos. Definem o "peso" de uma disciplina no curso. Como sabes nem todas as cadeiras valem o mesmo em termos de média. Supõe que tiras um 20 numa cadeira que vale 6 créditos e um 10 numa cadeira de 2 créditos, a tua média não seria 15, seria maior (há uma fórmula para calcular a média mas eu esqueço-me sempre Matreiro).
Para passares de ano tens que ter X créditos (um semestre tem 30 créditos, dois semestres 60, repartidos por várias cadeiras). Os ECTS vieram com bolonha, e os cursos no estrangeiro também os têm. No fundo é uma forma de uniformizar tudo a nível nacional e europeu...
Sammu, és fixe!
Sammu escreveu:
Kristea escreveu: o que são os ECTS? Acho que é esse o nome... Já andei a tentar perceber pela net, mas é tanto texto que fico confusa. Acho que também são conhecidos como créditos ou algo assim.

ECTS tal como disseste são créditos. Definem o "peso" de uma disciplina no curso. Como sabes nem todas as cadeiras valem o mesmo em termos de média. Supõe que tiras um 20 numa cadeira que vale 6 créditos e um 10 numa cadeira de 2 créditos, a tua média não seria 15, seria maior (há uma fórmula para calcular a média mas eu esqueço-me sempre Matreiro).
Para passares de ano tens que ter X créditos (um semestre tem 30 créditos, dois semestres 60, repartidos por várias cadeiras). Os ECTS vieram com bolonha, e os cursos no estrangeiro também os têm. No fundo é uma forma de uniformizar tudo a nível nacional e europeu...
Ah, já percebi! Muito obrigada, Sammu. Estava mesmo confusa quanto ao assunto e já estou esclarecida. É que exigem um determinado número de créditos a quem tem bolsa de estudo (julgo que varia de universidade para universidade) e eu não percebia o que eram nem o que tinha que fazer para conseguir aquilo. Matreiro

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco
  • 1 online: Sammu