Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Deficientes físicos e/ou mentais

JudokaSK escreveu:eu uso aparelhos auditivos (eu uso aqueles que quase não se bem, nao tem tubinho nem nd fora, mas ja cheguei a usar os com os moldes e caixa fora do ouvido)... e vou ter que andar para o resto da vida já que a audição é algo que ainda não tem cura, a tendência é para piorar mas espero ainda ter alguma audição quando ja for da 3ºidade, mas julgo que já nessa altura já não oiço a ponta de um corno Embaracoso
Spoiler
Deficientes físicos e/ou mentais Picture2
tb tenho miopia e o olho esquerdo tem uma tendência para piorar com uma velocidade que nem eu compreendo (definitivamente culpa do brilho do pc) <.<
eu ja tive que andar de moletas, mas eu foi por ter torcido o pé, um por uma razão bem estúpida (escorreguei no colchão da escola), e outra num torneio terem m pisado e como era um combate a serio o osso saiu do lugar e nem eu dei por nd, só mesmo quem tava lá a assistir (nem o meu mestre o.o)... mas já tive que usar as moletas tb quando tive estiramento na coxa (músculo rasgou-se), ou mesmo em problemas de joelhos ***vou ser muito boa de ossos***, mas nunca tive comentários desagradáveis, talvez por o clube ser numa escola e as noticias darem conta da situação, ou talvez porque não valia mesmo a pena chatearem m porque podia não m controlar a força que tinha na altura Embaracoso
graças a deus nunca precisei de aparelhos nos dentes e espero não vir a precisar caso aconteça algo a eles, até porque quem os vê pergunta m sempre se já usei tal aparelho Embaracoso
e compreendo, o bastao e o Braille tanto é essencial para um cego, como os aparelhos são essenciais para um surdo, ou mesmo quem nasce sem audição tem de aprender linguagem gestual porque sem sons não pode comunicar a não ser através do papel...

agora relativamente a comportamentos, irrita m imenso o meu irmão quando está com a minha avó que tem alzheimer, porque além de ele manter distância dela, tem tendência a gritar com ela e a fazer/dizer coisas que eu não acho próprio de alguém que liga com uma pessoa que não tem culpa nenhuma do que tem e não reconhece os erros... (ah, e ele tem 15 anos, ja devia saber reconhecer certas coisas)
ela já está numa fase em que num dia tanto pode estar bem como não, reconhece e desconhece os parentes, chega ao meio dia quer ir para casa quando está em casa, ja fez tentativas de fuga (quantas vezes ja tentou saltar pela janela), esconde as coisas e não se lembra, falamos de algo passado um bocado ja nao se lembra, tem sempre respostas "tortas" na ponta da lingua de forma a provocar alguem (minha mãe passou por uma fase complicada por lidar com ela todos os dias), quando toca de andar **o meu avô as vezes vai andar e ela vai com ele para se mexer** ela a tras dele vai a passe de bébé, mas quando é para fugir é capaz de andar 5x mais que o normal, já não consegue fazer as coisas mais simples como lavar a roupa, fazer comer, e até lavar-se...
é tudo um conjunto de coisas que eu sei que é cansativo, frustrante e que desgasta quem esteja e conviva com ela no dia a dia (no caso do meu avô que cada vez mais emagrece e ela mais engorda), a minha mãe também passa maior parte do tempo com ela por trabalhar mesmo ao pé da casa dos meus avós conseguiu superar um bom bocado o problema que a minha avó tem, e levar mais na brincadeira (sim, conversas muito giras em que a minha avó acusa a de ser mentirosa e tudo mais ***sem palavrões***), só não compreendo a atitude do meu irmão que as vezes grita com ela como se mandasse nela e como ela fosse alguma criança não se dando ao respeito, quantas vezes grito com ele para lhe fazer ver as coisas, mas não, ele é que sabe o que está a fazer, não pode tar calado... eu posso passar muito pouco tempo com ela, mas das vezes que estou com ela nunca foi preciso gritar, apenas falar calmamente e ela entendia, podia era esquecer-se e no momento a seguir ja tar a perguntar outra vez a mesma coisa e eu repetir o mesmo... mas eu vejo o meu irmão a falar com ela como se ela tivesse culpa do que tem... (mas tb acredito que a minha mãe tem culpa no cartório por desabafar com ele sabendo que isso podia o modificar na maneira de ser quando tivesse presente com a avó)...
ao fim e ao cabo ela é dependente de nós, porque a doença afecta psicologicamente como fisicamente, mas como outra pessoa qualquer não é nenhuma criança que tenha que voltar a aprender todos os passos, mas sim incentivada a executa-los, porque ela nesta fase ainda sabe se vestir, mas desleixa-se e deixa ficar a roupa td enrolada como se tivesse a espera que alguém acabasse o resto, mas se alguém puxar por ela, ela faz as coisas sem ajuda... ainda não está na ultima fase e mesmo que tivesse ela gostava se ser tratada como qualquer outra pessoa, ela no final acaba por estar igual ou pior que pessoas com problemas mentais ou fisicos, já que os problemas podem-se agravar fazendo a perder memória, perder fala, perder movimentos, ou seja um ser quase sem vida, mas mesmo assim não deixa de ser uma pessoa que deve ser tratada como um igual, até porque ela nunca fez mal a ninguém por isso não merece ser tratada como culpada de tudo...
sei que o problema muda a vida de uma pessoa (as mais próximas), mas meter uma pessoa num lar também não ajuda porque o tratamento seria pior já que lá não tão com muitas preocupações e enchiam lhe com calmantes até ir parar a uma cama de hospital...
as vezes revolta m certos comportamentos e certas atitudes de algumas pessoas, eu sei que todos erramos somos humanos, mas muitos não dão o braço a torcer e não querem afirmar que estão errados e mudarem... e isso é triste...

edit: ups, peço desculpa, estendi m demasiado Mal disposto

@JudokaSK: Eu não imaginava que fosse esse tipo de aparelhos :s como és tão nova, nunca pensei, mas cada vez mais aparece a gente nova, sabes que a tecnologia está sempre a evoluir, quem sabe se quando chegares à tua velhice não há já aparelhos ainda melhores e mais evoluidos do que esse? Não percas a esperança nunca! Tem força e fé. Quando falaste desses aparelhos associei logo à minha amiga porque pensei que fosse da coluna, felizmente que não tens problemas na coluna JudokaSK, ela sofreu imenso, mas é sempre muito forte.
Há montes de gente que tem acidentes em Edu. Física e isso desencadeia outros problemas, só que só quem tem as coisas é que sabe, seja torcer o pé ou o que for: dá dores e dificulta o andar, as pessoas não tem nada que criticar, o mal é nosso Embaracoso
No meu caso terei de ser operada por ter cartilagem a mais em ambos os joelhos, mais um problema na rótula e nos ligamentos, mas o problema incide mais sobre o joelho direito, o que me faz mais falta :'( a fisioterapia ajudava ligeiramente, mas quando se tem na família uma pessoa com cancro, essa pessoa tem perioridade, eu cá vou andado, se precisar de voltar a usar canadianas, não exito, mas espero que tão depressa não seja necessário, tenho tido mais cuidado e obviamente não posso fazer Edu. Física Embaracoso a operação era para ter sido nestas férias mas infelizmente por outros motivos não deu. Seja o que Deus quiser. Mas a sério JudokaSK não percas a coragem, aqui há anos atrás ninguém se quer imaginava no aparelho que tens, e tens certo? Quem sabe se mais tarde não inventam mais coisas? Coragem e força é tudo o que te desejo.

@Dianuxka:
É exactamente isso Dianuxka! Só quando lhes acontece alguma coisa é que sabem dar valor. Olha daquilo do rapaz autista, há um na turma dele que também já foi da minha, eu simplesmente odiava o rapaz, pelo menos comigo gozava imenso e pensei que também gozava com o colega autista, num dia destes estavamos todos no intervalo no bar da escola, e um gajo qualquer meteu-se a gozar com o autista, chegou o tal que foi da minha turma e ameaçou o gajo com porrada e disse que se mais alguém se metesse com ele que também levava, fosse quem fosse, a sério surpreendeu-me a atitude dele, nunca pensei tal coisa vinda daquela pessoa, de rapazes acho que pelo menos na presença do outro nunca mais ninguém se meteu com ele. De raparigas as da minha turma infelizmente são espertas, só se metem com ele quando ele está sozinho, eu comento mas acho que não é o suficiente, se este ano elas não tiverem crescido acho que vou falar com o rapaz que defendeu e denunciá-las.

A esse rapaz que gozava que dizeste Dianuxka só tenho uma coisa a dizer: Deus escreve direito em linhas tortas. Serviu-lhe de lição, certo?

Quanto à tua amiga, cada vez se mais jovens com problemas, mas ela tem força e também tens de lhe dar força, há palavras que valem por tudo. Eu às vezes ando de forma esquesita mas é quando tenho dores, para me tentar defender do joelho, e poupar o outro :/ mas essa tua amiga não pode mesmo desistir. Chorar faz bem à alma, é uma forma de desabafar e se isso mostrou aos outros que estavam a agir mal, não há que ter vergonha, os DT's é que se devem também preocupar com os alunos especialmente com os que tem problemas. A minha DT este ano (era diferente da do 10º) foi um máximo comigo e com todos, especialmente com a colega invisual (esta colega chegava a tratar mal a DT e tudo e a DT nunca desistiu dela).

@Bane: É sempre com grande gosto que leio o que escreves Bane. Lamento o que te aconteceu, a vida consegue ter partidas muito más, mas não podes desistir e há que lutar, de certeza que lutas e tens força. Quanto ao que diseste sobre a sociedade é verdade, por exemplo temos falado dos invisuais, sempre existiram e sempre tiveram capacidades para fazer tanto ou mais do que nós, a verdade é que só agora algumas escolas começaram a trabalhar e a unir esforços para os integrar na sociedade, é assim eles tem tanto direito como nós, dado à capacidade de memória que tem conseguem tirar excelentes notas, melhor do que nós às vezes, mas acho injusto a falta de condições que existe, o facto de terem de se desclocar de tão longe para tão longe para terem aulas, para aprenderem alguma coisa ou fazerem alguma coisa.
O mesmo se passa com tudo o resto, os problemas existem e as pessoas ignoram, a sociedade não está preparada por falta de interesse das pessoas em geral, porque agora com a internet qualquer pessoa chega ao Google e pode pesquisar o que quiser sobre qualquer doença ou situação e ver que as coisas não são bichos de 7 cabeças e que é necessários nós ajudar-mos os outros! Mas não...As pessoas preferem desperdiçar tempo no hi5, no Facebook, onde for, e ficarem ignorantes na mesma, a nossa sociedade é decadente. Odeio a minha geração por assim dizer.

Quanto a isso nos supermercados, as pessoas deviam investir mais, e também devia haver acções de formação ou assim para alguns funcionários, volta e meia apanhamos pessoas extremamente "simpáticas" (ou não, né?) e que acabam por pouco ou nada nos ajudar.
Dizem que não há dinheiro para isto e para aquilo, mas os nossos governantes andam sempre a mudar de carro, de brutas marcas, é óbvio que precisam dum transporte, mas com tanta marca mais barata, precisam mesmo de Audi, Mercedes, BMW e afins???
Se investissem esse dinheiro em condições para as pessoas com dificuldades, isso sim era de valor. Agora em carros para no ano seguinte os voltarem a trocar...É deprimente.
Dianuxka escreveu:
Eu tenho uma colega e amiga q tem problemas na pernas, o andar dela e diferente e tudo, mas ela e bastante for te e é uma optima pessoa e a meio do ano quiseram gozar com ela por causa disso e eu n gostei e fui falar com a dt. foi preciso verem-na a chorar e perceberem o mal q tinham feito para pararem e pedirem desculpa.
ao menos esses reconheceram o mal que tavam a fazer...
eu conheci muitos que ou não pediam desculpa ou que as desculpas eram só para enfeitar porque volta e meia e faziam a mesma coisa...

Bem Bane, o que vou dizer não é para magoar nem cada do genero, não quero ser insensível se escolher mal as palavras, por isso antes peço desculpa já que não é minha intenção...
É normal que estejas assim porque é algo que ainda está muito marcado, muito presente e ainda é muito recente... e bem nem sei como colocar bem o assunto, até porque eu não estou em situação semelhante nem tenho ninguém que eu conheça com a sua situação, nem posso comparar a minha perda com a sua, nem posso imaginar a dor e os problemas que tem... mas como se costuma dizer a esperança é a ultima a morrer... há muitos problemas que não tem cura, mas haverá um dia em que se encontra uma solução, por isso acho que uma pessoa não se deve dar por vencida, apenas tréguas, porque com as tecnologias que agora há não sabemos se algum dia encontrarão a solução...
Agora é importante que enfrente a vida, não se deixar ir abaixo, e como disse sempre de "cabeça erguida" porque a vida não acaba aqui, ainda tem muito para dar, ensinar e aprender...
Eu como a sua filha tenho uma mãe, e também já passou por muito e passa ainda por muito, de tal forma que cada vez mais vai piorando de saúde, e amanha vai ter que fazer um exame (agora não m recordo o nome) que consiste em dar choques para partir pedras nos rins, o problema no meio disso tudo é ela já tem tantos problemas nos ossos que consequentemente tem problemas de coluna e anca que tem um alto risco de ficar numa cama para o resto da vida... ela cada vez vai esmorecendo conforme passa a vida, porque ao fim e ao cabo já teve as portas da morte duas vezes (meu nascimento, e a uns 6 anos atrás), já teve em depressão profunda, varizes que só em dezembro foram retiradas e já deviam ter sido retiradas a mais de 6 anos, de tal forma tavam que uma das pernas teve que levar 12 cortes para remover em vez das 3 cortes normais, pedras na vesícula e agora pedras nos rins, fora anestesias que vão piorando a visão que tem, e mais alguns problemas de saúde que eu já nem sei... mas ela chega a um ponto que pensa "fogo aparece m tudo", é que a dor que sente no dia a dia, a força que tem para ir trabalhar e tratar dos mais variados assuntos sempre com a dor na anca e coluna, deixa de cuidar dela para cuidar dos outros... quantas vezes ela a ir de carro para consultas com os meus avós... bem... epa uma pessoa as vezes pensa que a vida não tem mais que fazer do que sobrecarrega-la, quanto mais ela batalha, mais problemas aparecem... e nem posso imaginar o que ela pensou depois de saber do meu problema, passar por uma situação de morte e depois ao fim de mais ou menos 6 anos diagnosticarem deficiência auditiva... eu nunca lhe soube agradecer, nem tem como agradecer o que ela faz por mim e pelo meu irmão...
bem, ja chega senão começo a chorar perdida que nem uma madalena...
nunca fui, nem sou pessoa de demonstrar sentimentos directamente, tenho sempre algo entalado que não me deixa dizer, e é sempre tanta coisa que eu gostava de dizer e acabo por não saber por onde começar, só consigo expressar m através do papel e mesmo assim... (ainda a um ano fiz uma dedicatória que seria para o relatório do trabalho, acabou ficando maior que o próprio trabalho tal era os agradecimentos) Embaracoso
Bem Bane, que tenhas muita força, sigas em frente, como todos sabemos a vida nunca é facil, mas há que enfrenta-la e ultrapassar os obstáculos com ou sem ajuda, porque todos temos na vida amigos e familiares que nos acompanham para o resto da vida dando o seu apoio e amor de que todos nós precisamos e isso prova que não estamos sozinhos no mundo.
É bom sempre ler o que escreves porque com isso tento modificar a minha forma de ser e pensar, porque ainda tenho muito a aprender... deixar de ser a pessoa tão pessimista e medrosa que sou...
Espero que melhores mesmo que sendo aos poucos dos vários problemas que tenhas... Força e Esperança, nunca deixes de lutar.

SofiaFlower:
bem, eu não tenho aparelhos desde que nasci porque só descobriram no meu 2ºano, e foi porque eu pedia sempre pra aumentar o volume do radio ou do televisor, ou quando se aperceberam que eu quando não entendia as coisas lia os lábios (ainda a pouco tava a brincar com a minha mãe e começou a falar sem emitir nenhum som lá percebia eu as palavras, falhava algumas mas pelo sentido da frase chegava la) XD
e o problema as vezes não é os evoluidos, eu agora vou ter receber uns novos e será a ultima vez que são de "graça", ja os devia ter recebido a mais de um ano, e nesse ultimo ano tive sem aparelhos nenhuns, porque razao nao sei, esqueceram-se... bem, o problema é que os velhos evoluidos captam tudo, mesmo tudo, de tal forma que deixo de conseguir ouvir uma pessoa se tiver vento, enquanto que sem eles percebo melhor... (mas ja ouvi dizer que os novos ja se adaptam o som ao ambiente)...
bem ainda hoje sinto um certo receio nalgumas pessoas... é só mesmo psicológico... mas vim a saber a uns poucos meses que uma das minhas amigas (de quase 4 anos) não sabiam da minha deficiência ***não que já não tenha dito dentro do meu grupo de amigos, mas talvez por nunca se tocar no assunto***... as vezes deixo de dizer tal coisa por medo sempre que se afastem, mas como disse conforme o tempo passa mais desaparece o complexo pelos aparelhos e mais confiança vou ganhando nas pessoas (coisa que conforme a personalidade de cada um, os surdos tem muita tendência a perder: confiança)...
mas acho muita piada também a muitos professores, que a maioria perguntava sempre porque não seguia psicologia, já que com o problema que tinha podia ser um exemplo para os outros... seria uma area interessante mas não puxa o meu lado criativo XD
ah e explicação da img:
|
v
(mensagem atrasada pk ja to a horas a pensar o que escrever)

god que distraida...
esqueci m de esclarecer uma coisa com a imagem (foi colocada com o objectivo de identificar e volta e meia esqueci m)...
quem vir a imagem repara que tem diversos modelos...
cheguei
a usar o modelo antigo (os ultimos) que ainda existe para pessoas com
mais dificuldades de colocar os mais pequenos, a uns bons anos atras era
o que havia, e como podem ver na ultima imagem desse modelo, vêem um
tubo que vai desde a caixa que capta o som ao molde (o molde pode ser
mole ou duro: cada um dos dois tem as suas características como por
exemplo a oxidação que acontece frequentemente quem transpira muito um
tem mais duração que outro entre outras características)... ha uns 6/7
anos atrás que passei para a Widex (empresa que produz aparelhos
auditivos) colocaram a hipótese de começar a usar aparelhos como o 1 e o
2 da imagem... pequenos e que não se notam quase nada, mas o tempo de
vida deles é menor que os antigos... ou seja de 5 em 5 anos tenho que
comprar 4 computadores de topo gama (não tenho a certeza de quanto é que
é o ordenado mínimo mas dava talvez um ano para tar a pagar sem tirar
para comer, nem despesas nem nada)...

bem acho que ja chega... Embaracoso
mas antes de pedirem desculpas ainda foi preciso a minha stora gritar uma ou duas vezes.

As pessoas n compreendem o mal q fazem. essa minha colega e uma optima artista e fala com toda a gente. preocupa-se com ela e tudo mais. mas n e nd bom ter gente q goza com ela, ainda por cima o problema dela deve-se a erro médico. na escola dao-lhe encontroes de vez em quando. ja n e a primeira q eu tenho de mandar algum puto do 7º pastar pa longe.
*limpa o pó ao tópico*
Há muito tempo que não digo nada aqui. E fico realmente impressionada com os testemunhos aqui dados. A força, a coragem mostrada em cada uma das palavras que escreveram. É com testemunhos destes que me dão força para acabar o meu curso e sair para o mundo do trabalho para poder ajudar quem precisa, mesmo que necessite apenas de que as pessoas à sua volta tenham consciência da sua situação e que a tratem de uma maneira normal. Porque é de facto incrível o efeito das acções dos outros perante qualquer pessoa com uma incapacidade (sorry, ganhei aversão à palavra deficiente. É demasiado forte, demasiado pejorativa). Já vi de tudo. Já vi pessoas que olhavam com desprezo e nojo, já vi pessoas que ignoravam por completo, já vi quem quisesse ajudar tanto que rebaixava as capacidades da pessoa como se ela fosse de tal modo incapacitada que não conseguisse fazer nada. E é incrível como todas estas reacções me irritam... Eu falo por mim. A minha avó morreu há 2 meses com um tumor cerebral. Soubemos que ela tinha o tumor em Janeiro e a maioria das pessoas que a rodeavam mudaram a sua atitude para com ela assim tipo... 180 graus! Ela sempre foi uma pessoa normal. Sempre fez a vida dela. E um diagnóstico mudou a atitude das pessoas. A cunhada dela, por exemplo, passou a tratá-la como se ela fosse um bebé e não soubesse nada. A linguagem dela, a maneira como a tratava, a maneira como tratava quem cuidava da minha avó (a minha família mais chegada)... Era absolutamente irritante! Estive tão próxima de berrar com ela e expulsá-la de minha casa, mas tão próxima... Até a minha avó se sentia mal! E eu tinha que me controlar. Saía da beira delas completamente furiosa, fechava a porta com força e ia desabafar ou chorar para outro sítio. Esta gente não sabe como lidar com as pessoas incapacitadas. Mas não sabe mesmo. O poder das palavras (neste caso, de um diagnóstico) é realmente forte e muda por completo a maneira como tratam a pessoa. E a pessoa apenas quer ser tratada normalmente. Enfim...

Bem, resolvi ressuscitar este tópico também com a intenção de pedir uma ajuda. Estou a fazer um trabalho sobre motivação e terapias relacionadas com arte (psicodrama, teatro, musicoterapia, arteterapia...) e precisava de testemunhos para colocar no trabalho. Se conhecerem algum caso de uma pessoa com incapacidade que se sinta motivada pela arte ou que vos motive imenso com a sua arte apesar das suas dificuldades, gostava de vos pedir esse favor. Tenho noção do sigilo profissional e, como tal, as identidades estarão protegidas. Se não se sentirem bem para contarem aqui a situação, podem mandar-me pm. Agradeço imenso a vossa colaboração!
Bem Kristea tenho duas histórias que posso contar e que espero que ajudem no teu trabalho. Talvez a que mais te interesse seja a primeira, mas espero que ambas ajudem em algo.

Então a primeira história é de uma rapariga que ficou paraplégica acho que é assim que se diz.
Foi um grande choque para uma pequena comunidade na altura, pois aqui todos nos conhecemos e ela era bastante adorada por todos, só que infelizmente sofreu um acidente de carro para aí com os seus 19 ou 20 anos e isso mudou radicalmente a vida dela.
A parte relacionada com a arte é que ela chegou a ir aos programas tipo do Luís Goucha e companhia aqui há anos atrás porque queria uma cadeira de rodas daquelas automáticas e com mais mecanismos do que as "normais" obviamente, e isso era muito caro, ela tem mais irmãos e tudo, era muito dispendioso para a família comprar uma cadeira dessas, mas ela trabalha e tudo, é muito autónoma então resolveu criar postais com pinturas feitas por ela para vender e angariar dinheiro para a dita cadeira, após algum tempo e também com a ajuda de ter ido à TV conseguiu angariar o dinheiro suficiente para a cadeira, e de Inverno e tudo a vemos por aí a andar na estrada com a dita cadeira. Creio que ela segurava os pincéis com a boca e dava as pinceladas que conseguia, apesar de ficar um tanto abstracto digamos assim, É ARTE e ficava muito giro Smile não sei se tenho aqui em casa postais, mas lembro de venderem na escola e tudo.

A segunda história vem de encontro com algo que já tinha partilhado aqui, o ano passado enquanto tava no 11º tinha uma colega invisual na minha turma, e numa turma de 10º havia também um rapaz invisual.
Então já o ano passado a escola organizou um acampamento para as duas turmas em Mafra, onde passariam 2 ou 3 dias a fazerem actividades, por exemplo os invisuais fariam as actividades com a ajuda dos colegas, mas depois também houve uma altura que os colegas estavam vendados e os invisuais é que os ajudavam.
Esse acampamento não correu como o esperado, como já disse aqui a da minha turma era muito problemática, nem sequer foi a esse acampamento, os stores de apoio e mesmo os da turma insistiram imenso com ela para ela ir e ela simplesmente recusou, assim como se recusava a usar a bengala e dependia imenso de nós.
Já o rapaz invisual acabou por ficar encarregue do grupo todo do acampamento, e brilhou Very Happy ele fez tudo o que os colegas faziam e foi ele que os guiou quando eles também meteram as vendas.
Eu não pude ir a esse acampamento porque o meu stor de EF disse que era muito puxado e que não valia a pena eu ir por causa da coluna e do joelho. Mas a opinião dos colegas foi que esse rapaz se destacou mesmo pela positiva Very Happy e essa actividade acabou por correr muito bem!

Este ano voltou a haver acampamento, eu já não estou na turma onde estava a minha colega invisual, por causa das opções de 12º fui parar a outra turma, mas as minhas melhores amigas são dessa turma e contaram-me que este ano voltou a haver acampamento só para essas turmas (inicialmente) mas a invisual que era da minha turma acabou por anular a matrícula :s então depois abriram vagas pra outras turmas, mas novamente acho que a do rapaz invisual que agora tá no 11º voltou a destacar-se pela positiva!

Volto a dizer que lamento imenso a atitude da minha ex-colega, porque ela tinha uma turma super pequena e que até a ajudavam, a DT que ficou na turma delas este ano, foi nossa stora desde o 10º, é uma professora fantástica muito interessada por todos, especialmente por ela, quem me dera a mim que a minha DT deste ano fosse ela que sempre me apoiou em tudo, mas como mudei tive de me sujeitar a outra. E pronto, aqui viu-se a diferença de quem tem vontade e de quem não tem, a vida deles não é fácil, mas a da minha turma até usar a bengala que é o que os identifica se recusava, enquanto o rapaz que é mais novo faz tudo e anda sozinho, e vê-se que os colegas adoram-no pela sua autonomia.
O meu futuro marido sofre de Esclerose múltipla, apesar de não ser considerada uma deficiência, é bastante incapacitante. Faço parte da única associação para jovens deficiêntes de Portugal, a AJOV. Não me quero estender muito sobre o assunto, é uma luta diária o simples facto de sair á rua, ir ao café e por ai fora; Portugal deve ser dos países da Europa com piores acessos para as pessoas com dificuldade de mobilidade, nem imaginam o que é para o Bairro Alto a manobrar uma cadeira de rodas, antigamente as pessoas pensavam que os deficiêntes não deviam sair de casa sequer, hoje em dia já não há tanto esse pensamento (thank God), por isso um jovem como o meu noivo (actualmente com 33 anos), tem todo o direito de se divertir, mas só para vocês verem, o serviço especial da Carris (a legislação para os táxis adaptados já saiu felizmente, já existem alguns a circular, se bem que ainda não andei em nenhum), acaba ás 21 horas, ou seja, uma pessoa que ande de cadeira de rodas não pode ir jantar fora, isto para mim é o cúmulo da descriminação.

Poderia dar exemplos a noite toda, mas é demasiado revoltante falar de certas coisas, mas quem tiver alguma questão sobre a associação, está á vontade para o fazer Wink

(Obrigada ao meu amigo secreto Very Happy)

O link da minha página: https://www.facebook.com/Freyja.Model
Aproveitando o tópico, quando puder leio outros testemunhos mas tenho estado a fazer um trabalho sobre comunicação aumentativa/alternativa e tem sido fascinante. O melhor, para mim, foi a oportunidade de visitar o CRID, situado na ESE de Leiria.
É muito interessante e ajuda muitas pessoas que, infelizmente, não têm capacidade de se comunicar de maneira natural por fala e/ou gestos.
As tecnologias estão demonstradas neste vídeo de apresentação:
Ver vídeo no YouTube
E uma reportagem:
Ver vídeo no YouTube

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Sailor Sun