Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Debate Controverso - A emancipação da mulher

Sinceramnete axo que a emacipação não xegou longe de mais! Axo que esse tema esta mes é demasiado batido. Penso que deixou de haver tanto mahismo, axo k agr esta de igual para igual, e é assim que deve continuar. claro que não referindo certos países, em que o tema do machismo é muito importante e relevante para as mulheres cidadãs desses locais.
Devo ter dito mal, penso eu, mas nunca referi que chegou longe de mais, apenas proferi que a emacipação PODE ir longe demais. :/
Olhem vou dar um exemplo de discriminação (pra com as mulheres) que se passou com colegas minhas, tipo elas namoram com um rapaz durante por exemplo 6 meses, depois acabam e passado um mês já andam com outro, tipo depois com esse também acabam e depois passado dois meses já tem outro namorado...Tipo se um homem/rapaz fizer isto não há crise...É macho, é coisa de homem, mas se uma mulher/rapariga fizer aquilo que eu disse em cima, começam logo a chamar-lhe nomes e a " atirar pedras ", tipo é legítimo se uma mulher não tá bem com um rapaz, terminar com ele (isto mostra principios, visto que é sincera) e se entretanto encontrar alguém, mais tarde, que seja bom pra ela, que a respeite e ame acima de tudo, refazer a sua vida com essa pessoa certo?
Só não compreendo porque tratam mal depois as pessoas...Mandam bocas e assim =S eu cá até hoje só tive um namorado, mas foi por opção, primeiro que tudo vem os grupos de amigos e só depois os namorados...É o meu ponto de vista.
blackmagic, concordo com a Lumi Wink Espero que não te importes - vou mudar o título deste tópico para "Debate Controverso - A emancipação da mulher", ok? Embaracoso

E pronto, não se incomodem comigo e continuem com a vossa discussão de ideias Smile
Eu acho que não foi longe demais, aliás nem a meio deve ter chegado, porque que eu saiba ainda não somos todos iguais.

Começando pelo desporto, no futebol, que deve ser a coisa mais falada neste país, só passam na tv equipas masculinas, só se fala de equipas masculinas no jornal, e se as mulheres quiserem participar é aos saltinhos de mini-saia a fazer de cheerleader.

Em alguns países da Ásia e não só, as mulheres não têm direitos nenhuns ! Têm de andar tapadas como se não fossem dignas de se mostrarem ao mundo, não podem conduzir, têm de ir nos bancos de trás, estão confinadas a um marido do qual podem nem sequer gostar, sujeitam-se a porrada e não só. E esses países são dos mais populosos do mundo, por isso não se pode dizer que somos todos iguais, já apartir disso.

Depois em relação a crimes, normalmente são as mulheres que são violadas e sofrem de violência doméstica. E acho mesmo ofensivo especialmente se viverem numa sociedade 'moderna'.

Sobre isso da maquilhagem e dos homens preocuparem-se tanto ou mais do que as mulheres, acho bem. Era coisa de mulheres, mas se queremos defender a igualdade dos sexos, parece-me bem ser assim e não tenho nada contra.

Uma coisa que me mete impressão é as prostitutas, enfim -.-

Isso do 'ah é porque sou mulher..' acontece às vezes sim, mas tbm com os homens noutros assuntos.

Acho um bocado parvo é gozarem com gajos que fazem ballet e tal, que normalmente são os próprios homens a gozar, e depois nós é que temos a mania do feminismo.

Ainda bem que alguém se revoltou à anos atrás se não ainda hoje ficávamos em casa a tratar dos filhos, não tinhamos educação minima, apanhávamos dos maridos, não podiamos votar e ficávamos sujeitas às vontades dos homens -.-
Bem....
Ayame n ha problema nenhum!!! E podes participar também! Very Happy
chibimoon, o k referiste já mexe com religião. Pk nas culturas Islâmicas a mulher é um mero objcto. Mas isso por causa da religião. Claro k n cocordo mas temos de compreender k a fé das pessoas é algo transcendente.
Tb acho mal gozarem com os rapazes k fazem certas coisas. Falo por experiencia própria k danço (não ballet, mas sim hip-hop) e era mt insultado e gozado. Agora as coisas inverteram-se e sou até digamos respeitado pelas pessoas k antes me insultavam... Mas ja estou a divagar...
Penso k de facto há u maior contrabalanço entre a guerra dos sexos. Óbvio k acho importante a mulher ter os mesmos direitos k os homens... Reparem, OS MESMOS direitos. Mas infelizmente há mulheres k kerem ser superiores. Sei k n são todas. Mas há. Acho k foi bom as mulheres se terem "revoltado" no passado para mudarem as coisas... Mas convenhamos, há mulheres k tratam mt mal os homens só pk kerem exibir o seu feminismo. Mas enfim..

Fanfic com Kasei (clica na imagem! =D):

Dos confins do Universo chega a navegante do infinito para salvar as guerreiras navegantes da destruição. O seu nome: Sailor Universe
Sem entrar na área q a chibimoon falou,q é mt bem pensada, mas restringindo-nos à nossa sociedade, n acho q seja exagerado, pq ainda há mt q fazer. Eu consideraria q já seria exagero se as mulheres já tivessem igualdade mas continuassem a usar esta "bandeira" para atingir uma posição superior. E não é bem assim.

Como ouvimos e lemos mtas vezes, os cargos de chefia ocupados por mulheres ainda são uma minoria. A probabilidade de uma mulher atingir um determinado cargo de chefia, fazendo os mesmos anos de carreira e com as mesmas habilitações q um homem, é muito menor do q a probabilidade q o homem tem de atingir esse cargo.

Quanto aos ordenados, está mais q provado q uma mulher ganha menos q um homem desempenhando as mesmas funções.

E já não no campos dos direitos, mas no do preconceito, o q acaba de uma forma ou de outra por estar ligado, as mulheres ainda enfrentam muito preconceito por querer desempenhar tarefas q tradicionalmente "pertencem" a homens.

Talvez algumas pessoas comecem a dizer q esta emancipação e luta por igualdade de direitos é um exagero... mas acho q isso é pq alguns homens começam a sentir q talvez perdessem os seus lugares por haver mulheres q os mereçam mais. Enquanto a igualdade n for uma reaidade, n acho q esta "luta" seja um exagero.

Sim Kasei tens razão! Mas o k eu kero debater aki é se as mulheres não estarão demasiado obcecadas com o feminismo.... Ás vezes parece. Claro k tens razão, os cargos altos são mais ocupados por homens do k por mulheres. N sei se isso se deve a um tipo de machismo ou se é do estereótipo d k as mulheres no escritório só servem como secretária (ideias dos anos 20/30 do século XX). Mas acho k com o avançar do tempo isso tende a acabar!

Dos confins do Universo chega a navegante do infinito para salvar as guerreiras navegantes da destruição. O seu nome: Sailor Universe
O q eu acho mm grave nas mulheres sobre este assunto não é propriamente andarem "obcecadas" com as ideias feministas... É às vezes a sua falta de coerência.
Eu n sou feminista no sentido de andar a queimar soutiens na rua (LOL!). Até acho q aplicar a palavra feminista às minhas ideias é exagero, pq sugere q se quer favorecer as mulheres, e n é isso q penso. Acho é q devem ser todos iguais. E qd digo todos iguais, quero dizer em todos os aspectos. Por exemplo, conheço mulheres q acham q deviam poder desempenhar os mesmos cargos e ganhar o mesmo q os homens, até aí mt bem, mas acham os homens rudes ou mal educados se n lhes abrem a porta, puxam a cadeira ou pagam a conta dos jantares. E eu sou contra isso!!! Se se quer igualdade, deve ser em tudo!!! É claro q n acho bem q a mulher carregue todos os sacos de compras, assim como n acho bem q o homem carregue todos enqt ela fica a ver! Há tarefas q devem ser distribuidas a um ou a outro pq, obviamente, os homens e as mulheres têm capacidades diferentes (n tou a inventar, já li livros de estudos feitos às capacidades cerebrais de uns e outros q demonstram q milhares de anos de divisões de tarefas tornaram os cérebros especializados em coisas diferentes), e o homem tem naturalmente mais força, mas acho errado q as mulheres q querem ser iguais em direitos queiram tb ser tratadas como florzinhas como era antigamente!

Fui e sempre serei adepto do equilíbrio de direitos, do equilíbrio de deveres e funções e cositas más....

A emancipação da mulher é mais uma prova desse desequilíbrio.

Durante a história a sociedade tem imposto sobre as mulheres, funções e valores de uma iniqüidade extrema, muitas vezes as pondo sobre a questão de serem escravas daquelas funções... os novos tempos, têm demonstrado um levante dessa "massa feminina", que outrora fora muito explorada, em prol do deleite dos homens...

Vendo por esse ponto de vista, Emancipação da Mulher não é algo exagerado, é apenas uma maneira de elas se levantarem e não mais se posicionarem como submissas aos homens... porque, antes, as mulheres encouleiradas, que agiam de acordo com as órdens que lhe eram conferidas, eram denominadas - De bem, corretas. As que saiam dessas couleiras e iam viver suas vidas com as suas próprias pernas, eram consideradas - Mundanas, desavergonhadas.
~* Eu te amo no vento que vem do norte, na linha do horizonte, na pequena fonte, nas nuvens grávidas de chuva ... eu te amo nos meus dias nefastos e nos meus dias de sorte *~

Paradise Angel *|* Swing Collect Souls
Rosiel escreveu:Fui e sempre serei adepto do equilíbrio de direitos, do equilíbrio de deveres e funções e cositas más....

A emancipação da mulher é mais uma prova desse desequilíbrio.

Durante a história a sociedade tem imposto sobre as mulheres, funções e valores de uma iniqüidade extrema, muitas vezes as pondo sobre a questão de serem escravas daquelas funções... os novos tempos, têm demonstrado um levante dessa "massa feminina", que outrora fora muito explorada, em prol do deleite dos homens...

Vendo por esse ponto de vista, Emancipação da Mulher não é algo exagerado, é apenas uma maneira de elas se levantarem e não mais se posicionarem como submissas aos homens... porque, antes, as mulheres encouleiradas, que agiam de acordo com as órdens que lhe eram conferidas, eram denominadas - De bem, corretas. As que saiam dessas couleiras e iam viver suas vidas com as suas próprias pernas, eram consideradas - Mundanas, desavergonhadas.
blackmagic escreveu:Bem, n sei se já há um tópico assim, e se houver peço desculpa aos admin! Se for preciso editem o tópico!
De qqr forma achei interessante criar um tópico próprio para debater as coisas mais controversas.
As regras:
É escolhido um tema/pergunta. Depois debate-se esse tema e tenta-se responder à pergunta.
Não fugir ao tema (evitar off-topic)
Discutir civilizadamente, ou seja, mostrar uma opinião e não impô-la.
A mudança de tema é decidida por todos. Convém mudar de tema qd a pergunta colocada/tema for devidamente discutida
E axu k é so!!!!

Bem para primeiro tema podiamos discutir algo k penso ser importante: A emancipação da mulher não estará a ir longe demais?
Vá digam a vossa justiça!!!
Embaracoso

Edit por ayame - já referi o que fiz num post deste tópico (titulo alterado.)
Bem, peço desde já desculpa mas desta vez não estive com paciência para ler tudo antes de responder Embaracoso'

Com que então.. "não estará a ir longe demais?"
Bem, eu respondo com a pergunta "err... Não estará ainda muito aquém do necessário?"

Ora vamos lá ver:
1- mulheres na política. "ONDE ONDE!?!?" *toda a gente pega nos binóculos e procura desesperadamente* ahh temos ali a sô doutora Lurdes Matreiro hmmm.. Err.. Presidente da Republica.. err.. pois... Primeiro Ministro? err pois...
e em espanha estão todos aflitos por se ter de ir mudar a lei porque o excelentissimo principe das asturias so procria feminidades: que desgraça Shocked Uma mulher não pode subir assim ao trono!!!!

2 - Empregabilidade: "ah e tal grávida? Pedimos desculpa, não se enquadra muito bem no perfil procurado. " ou "mulher hein? pois sabe.. err.. nós vamos pensar e depois dizemos-lhe qualquer coisa" ano e meio depois ainda tá a coitada da mulher à espera da resposta.. Obviamente já lá foi colocada outra pessoa: homem pois tá claro -_-' Assim nunca vão se ter de preocupar com aquelas questões todas importantes se ela engravidar e se ela tem filhos as cenas todas de cuidar deles e as implicações e blá blá blá *ei! mas os homens também ajudaram a fazê-los não foi? pois.. ahh! mas k conversa é esta? As mulheres é que têm d os criar. As mulheres é que têm de cuidar da casa! Ora que esta tá boa. Psiu, acabou aqui a conversa.*

3 - Relacionamentos/casamentos:
3.1."uuhh... aquela já andou na cama com uns 5 ou 6.. k P*ta" "ohh.. Ele já teve montes de mulhers.. Que machão" Matreiro LOL omg, tinha que pôr esta XD Felizmente isto já começa a mudar mas ainda é muito habitual esta descriminação.
3.2. "Ele traiu-a.. oohh devia-lhe dar 1a segunda oportunidade.. os homens são assim mesmos, eles coitados não sabem resistir..." "Ela traiu-o!? Não tem carácter nenhum! Hmpf!" É lindo isto Matreiro lololol

Err... Omg.. a minha ironia hoje está excepcionalmente em alta Razz
Penso que todos conseguem entender a mensagem do meu texto Embaracoso Sim "ironia power" lol
Este assunto traz sempre a pessoa irónica que há dentro de mim ao de cima Razz

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)
Apesar de ser um tema sério ri.m totil com o post da Sailor S! Razz
Bem o k vou dizer n é machismo! NAO É MESMO!!!!
Mas acho k em parte é um facto k as mulheres engravidando têm de ter cuidados adicionais e a certa altura têm de ir para casa a fim de ter a criança. Por isso há essa preocupação com o empregar mulheres. Se eu tivesse uma empresa teria isso em conta claro. N me importaria mesmo nada de empregar uma mulher nem de lhe dar um cargo importante. Acho k o k contava seria a responsabilidade. Por exemplo... Se eu tivesse um homem mt responsável à minha frente a ser entrevistado e de seguida viesse uma mulher grávida (ou não, n interessa para o exemplo) que possuisse o msm currículo k o homem mas n fosse mt responsável, então n hesitava e contrataria o homem. Pk acho k no emprego as mulheres têm de saber gerir o seu tempo entre a gravidez e o trabalho. N se podem dedicar demasiado ao trabalho (e acho k é por isto k n há tantas mulheres em cargos importantes), nem demasiado ao filho. Tem de ser feita uma boa gestão do tempo. Claro k as mulheres no caso de uma gravidez devem ter privilégios, óbvio, pois carregam um bebé na barriga, o que tem consequências psicossomáticas, tais como alterações de humor, hiperssensibilidade, bla, bla, bla... Bem só kero dizer k se fosse eu o dono d uma empresa, n me prejudicava nada contratar uma mulher. Desde k fosse responsável como já disse.
Quanto à política, n me posso pronunciar pois n sei mt sobre o assunto, por isso n falo do k nao sei! Razz
Em relação aos relacionamentos, olha k eu já vi raparigas insultarem FORTEMENTE um rapaz k tinha a mania k curtia com todas... Houve alguem daki (penso k a SofiaFlower), k disse k se uma rapariga n está bem com um rapaz tem todo o direito de acabar a relação e procurar outro. Até aí tudo bem! Mas todos sabemos k existem mulheres/raparigas k gostam de ser "promíscuas" (à falta de melhor termo, uma vez k n me refiro a uma promiscuidade sexual mas sim a nivel de relações afectivas), e mais!!!, provocam fortemente os homens/rapazes.
Sailor S qd disse k estava a ir longe demais, referia.me às mulheres sexistas extremistas. Sei k n ta explícito! Razz Mas o k keria dizer é k há mulheres k são completamente doidas, fanáticas mesmo por um feminismo extremo.

Desta vez excedi.m no tamanho do post! Sorry!!! :(ju2):

O que eu acho que o que existe por esse mundo fora é machismo. Os homens pensam que as mulheres so sabem cozinhas e cuidar dos filhos.
São do seculo passado...

E este seculo e diferente. Agora há mais mulheres formadas que homens, é um facto.

As mulhres já estudam, trabalham e fazem uma vida como um homem.

Antes eram demasiado descriminadas. Agora ainda sao mas nem tanto.

Sim a mulher ainda e obcecada por 'rumores', roupa, maquiagem e nestes dias a beleza é algo indispensavel. E nao devia ser assim.
No outro dia numa aula de E.F. o meu prof comentou como havia mais mulheres no secundario do que homens. Disse tambem k os homens andam mais obcecados com outras coisas e que as mulheres sao aquelas que captam tudo e aprendem rapidamente.

Eu acho que agora como há o direito de igualdade este tem de ser respeitado. Embora nem sempre seja! -.-"
Pois blackmagic, eu simplesmente falei no geral, não falei em casos particulares Wink
tu deste o teu exemplo, como seria contigo. Eu falei como acontece no geral, na maioria dos casos ;p
A sofiaflower falou num exemplo concreto. eu também tenho exemplos concretos da excepção.. Mas também sem "excepções" não há regras Brincalhao

Eu falei no geral, como resposta à pergunta por ti lançada. lol Se dizes que não tá bem explicita pronto. Mas de facto o tema do topico era "emancipação da mulheR" e depois tu questionavas se não estaria a ir longe demais.
Eu respondi a isso. Simplesmente a isso, mais nada Brincalhao

Mas se quiseres entrar então nessas mulheres obecadas: antes do feminismo exagerado existia só o machismo exagerado. ao menos agora estamos equilibrados. No geral, todos andam no seu q.b., mas depois há casos particulares de exagero tanto de um lado, como de outro. é o que eu penso Wink

Ah! em relação ao teu exemplo concreto de como seria se tu tivesses uma empresa: obviamente que quando falei, para ser argumento válido, era claro que a mulher e o homem, em termos de aproveitamento e de atitude perante o emprego teria de ser a mesma.
E não sei se reparaste no que estava entre estericos Embaracoso Era uma cena importante:P Assim meio que dessimuladamente, comentei o facto de apesar de isso aos poucos estar a melhorar, o facto é k no geral: continua a ser a mulher aquela que "tem de" cuidar da casa e dos filhos... Felizmente isto parece que daqui a uns anos já vai estar mais equilibrado entre mulheres e homens, mas é um facto que ainda há um longo caminho a percorrer até isso aocntecer.
Talvez quando numa entrevista a uma mulher perguntam 'está grávidA? tem filhos?' a um homem também seria correcto perguntar 'tem mulher grávida? tem filhos?' visto que supostamente ambos deverão ter a sua participação activa nesse campo da vida pessoal.
A questão é........ Isto não acontece... a questão é.. De facto, a emancipação da mulher ainda tem um laargo caminho a percorrer Embaracoso

Enfim... Eu respondi à forma como o tema foi colocado lol
Se era para falar só dos casos particulares, entaõ também já respondi aqui neste posto. Pronto. Razz Minha opinião tá dada lol

Loool! Sorry! Razz
Na verdade a pergunta foi lançada! e quando a lancei estava a pensar na maneira como grand parte das mulheres vive a emancipação. Eu concordo com a emancipação... Mas acho k n se deve ser extremista nem sexista. Simplesmente tem d haver igualdade de direitos e ponto final. Mas eu perguntei isso tambem pk vejo (felizmente) o número de machistas a descer... mas vejo um grande número de mulheres com ideias um pouco radicais a subir.... por isso perguntei se n estaria a ir longe demais! Mas tens razão! Deve-se responder à pergunta de acordo com o título do tópico! E foi o k fizeste e muito bem! Razz
Em relação às tuas últimas frases... sim, podiam perguntar isso a um homem. É uma pergunta bastante pertinente.... Pois supostamente um homem deve acompanhar a gravidez da sua companheira e claro k isso acarreta responsabilidades e algumas horas perdidas para o emprego. Está decidido! Quando tiver de contratar alguem e se for um homem, pergunto.lh se tem companheira grávida ou se tem filhos! E n tou a gozar!
A igualdade de direitos é justa e mais k desejada. Mas primeiro é preciso acabar com as lutas e guerras k se formam em torno disso (lutas e guerras em sentido figurado!!!). Como a Kasei disse e mt bem, há certas actividades k são melhor desempenhadas por homens e outras k são melhor desempenhadas por mulheres... Mas tal como ela disse também, isto n implica k tenha de ser sempre assim, não é necessário estereotipar as coisas!!! Olhem é uma boa forma de combater o sexismo (quer seja machismo ou feminismo): Não estereotipar as coisas!
Embaracoso

blackmagic escreveu:Loool! Sorry! Razz
Na verdade a pergunta foi lançada! e quando a lancei estava a pensar na maneira como grand parte das mulheres vive a emancipação. Eu concordo com a emancipação... Mas acho k n se deve ser extremista nem sexista. Simplesmente tem d haver igualdade de direitos e ponto final. Mas eu perguntei isso tambem pk vejo (felizmente) o número de machistas a descer... mas vejo um grande número de mulheres com ideias um pouco radicais a subir.... por isso perguntei se n estaria a ir longe demais! Mas tens razão! Deve-se responder à pergunta de acordo com o título do tópico! E foi o k fizeste e muito bem! Razz
Em relação às tuas últimas frases... sim, podiam perguntar isso a um homem. É uma pergunta bastante pertinente.... Pois supostamente um homem deve acompanhar a gravidez da sua companheira e claro k isso acarreta responsabilidades e algumas horas perdidas para o emprego. Está decidido! Quando tiver de contratar alguem e se for um homem, pergunto.lh se tem companheira grávida ou se tem filhos! E n tou a gozar!
A igualdade de direitos é justa e mais k desejada. Mas primeiro é preciso acabar com as lutas e guerras k se formam em torno disso (lutas e guerras em sentido figurado!!!). Como a Kasei disse e mt bem, há certas actividades k são melhor desempenhadas por homens e outras k são melhor desempenhadas por mulheres... Mas tal como ela disse também, isto n implica k tenha de ser sempre assim, não é necessário estereotipar as coisas!!! Olhem é uma boa forma de combater o sexismo (quer seja machismo ou feminismo): Não estereotipar as coisas!
Embaracoso

Ora aí está Matreiro E assim chegámos os 2 a um consenso concordando mutuamente um com o outro Razz lol =)
Concordo com tudo o que tu disseste agora vês =)
Irrita-me bués quando ouço machistas ferrenhos a falar.. Mas quando ouço feminismos extremos também fico "txeee k exagero, sinceramente, tudo o k é d+ enjoa Evil or Very Mad' lol Portanto compreendo bem.
Isto o importante é mesmo entrar-se num equilibrio nas duas partes...
mas isso ainda vai demorar uns longos anitos, infelizmente...
Mas eu sou optimista e sinto que a coisa tá encaminhada Brincalhao

Sim xegamos a um consenso!!! Razz
é verdade.... o k é de mais é moléstia como se diz!
Eu tb sou optimista em relação a isto e penso k terá tendência a desaparecer.... Pode demorar..... Mas vai acabar por desaparecer.....

Também temos que ver que as mulheres ao longo de séculos e séculos foram rebaixadas ao estado animal em que só serviam para dar filhos!
Já em Roma e na Grécia Antiga as mulheres só serviam para procriar! O que era uma honra era o amor de um homem com outro homem!
Talvez só para os celtas e para os egipcios as mulheres tinham um papel importante.
Para os celtas, as mulheres eram iguais aos homens, iam para a guerra, caçavam, e podiam ter cargos religiosos (druidismo, etc).
No egipto as mulheres eram um sinal fertil e eram muito bem tratadas, podendo mesmo ser sacerdotisas ou faraos!

No principio do sec. XX por volta dos anos 20, deu-lhes mesmo a louca, porque se viram livres dos encargos de mulher, de tratar da casa e dos filhos e procriar!
As mulheres começaram a poder trabalhar fora de casa, votar, ir a lugares onde antes só podiam entrar homens, etc.
Bebiam, fumavam, usavam calças, jogavam em casinos!
Isso para as mulheres foi um avanço extraordinário!
Mas deu-lhes muita luta, muito suor e muitas manifestações por isso também podemos dizer que quando aconteceu as mulheres libertaram-se totalmente e tornaram-se excessivamente feministas, mesmo por isso.
Agora já não tanto, mas no inicio do séc. passado as mulheres tinham uma especie de odio/amor aos homens.
Esta é simplesmente a minha opinião. Hoje em dia as mulheres podem não ser descriminadas no espaço publico, mas continuam muitas vezes a se-lo na mente e aos olhos dos homens.
Muito tempo de prisão, dá em libertação furiosa.
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.
Respondendo a já não sei quem (desculpem, mas eram grandes testamentos e perdi-me) eu não sou exactamente religiosa, acho que quando rezo é mais para mim mesma, e acho que qualquer que seja a religião tratar daquela maneira as mulheres, muitas vezes por causa daquela história da Eva é errada. Se 'Deus' (qualquer que seja e se ele existir) criou 2 sexos, acho que foi para coexistirmos os 2 da mesma maneira e respeitarmos-nos mutuamente, por isso partilhamos o mesmo planeta. Senão era como se costuma dizer as mulheres em Vénus e os homens em Marte Matreiro

Acho que foi a S que falou da politica e como o futebol é mais um exemplo da nossa sociedade, nem sei como é que o chanceler alemão (acho que é isso, corrijam-se se tiver mal Razz) é uma mulher !

Sim feministas extremas é um bocado exagerado, assim como machistas que abusam das mulheres seja de que maneira for.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.726 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco