Cadeiras extremamente difíceis (Faculdade)
Os ECTCs é mais uma invenção do Processo de Bolonha.
Passo a citar,
As vossas disciplinas valem créditos, assim sendo. Quantos mais créditos, mais "importante" se torna. Por exemplo, eu para passar de ano o máximo que posso deixar para trás, se não estou em erro, são 24 créditos ou assim. Isto significa que se vocês não fizerem três cadeiras que valham 8 + 8 + 9 créditos, se estivessem na minha faculdade, chumbavam de ano.
Não expliquei muito bem, mas pronto :
': Para mais informações, consultem este site.
Passo a citar,
É um sistema que mede as horas que o estudante tem que trabalhar
para alcançar os objectivos do programa de estudos.
Estes objectivos
são especificados em termos de competências a adquirir e resultados de
aprendizagem. Este sistema já existia no Programa Sócrates-Erasmus, que permite aos estudantes fazerem parte do seu percurso académico num outro país.
As horas de trabalho do estudante incluem as horas lectivas (aulas
teóricas, aulas práticas/laboratoriais, aulas teórico-práticas,
seminários), as eventuais horas de estágio, as horas que dedicadas ao
estudo, à realização de trabalhos, assim como as horas de realização da
avaliação (testes, exames escritos/orais e apresentações de trabalhos).
Uma vez que a classificação final passa a ser uma média ponderada,
as disciplinas onde o aluno tem que trabalhar mais terão um maior
número de créditos e, por isso, as suas notas terão um peso maior na
média, o que torna o sistema de avaliação mais justo.
Definiu-se que 1 ano lectivo de estudo a tempo inteiro corresponde a 60 créditos ECTS.
As vossas disciplinas valem créditos, assim sendo. Quantos mais créditos, mais "importante" se torna. Por exemplo, eu para passar de ano o máximo que posso deixar para trás, se não estou em erro, são 24 créditos ou assim. Isto significa que se vocês não fizerem três cadeiras que valham 8 + 8 + 9 créditos, se estivessem na minha faculdade, chumbavam de ano.
Não expliquei muito bem, mas pronto :
': Para mais informações, consultem este site.
Os créditos é como se fossem o peso em % de cada disciplina na nota final de licencitura, mestrado, bacharlato, doutoramento, ou o raio que cada um estiver a tirar no ensino superior.
Ao contrário do que sucede no secundário em que a nota de secundário é a média aritmética das disciplinas, no Ensino Superior as várias disciplinas têm pesos diferentes, consoante a sua relevância no curso em questão e nas aptidões necessárias a adquirir no mesmo.
Assim sendo, por exemplo, imaginando que em apenas um semestre ficamos licenciados:
Cadeira X - 20 créditos
Cadeira Y - 5 créditos
Z - 2 créditos
K - 10 créditos
L - 30 créditos.
Total de créditos necessários para obter a licenciatura: 67 créditos (isto é, temos de obter aprovação em todas).
Como se calcula a média (e isto pode ser feito todos os semestres, ao longo dos vários anos de cada curso, calculando-se a média até à altura, tendo que para isso simplesmente somar-se os créditos que já se deveria ter obtido até então):
Vamos imaginar que se teve estas notas:
X - 10 valores
Y - 12 valores
Z - 16 valores
K - 15 valores
L - 11 valores
Então a nota final de licenciatura neste curso, para esta pessoa, terá sido de:
(10x20 + 12x5 + 16x2 + 15x10 + 11x30)/67 = 11,52
Que arredondado às unidades fica 12.
A média aritmética daria: 12,8.
Todos entenderam?
Espero ter ajudado
Quando entrei para o 1º ano também não compreendia... Ouvia os meus colegas a falar e não percebia nada lol Até que uma vez em conversa com um amigo meu que estava também já no ensino superior, mas uns anos já + avançado me explicou o que era e como funcionavam 
Editado: Hmpf! *Mim amua com a Kaoru* eu aqui a puxar pela minha cabeça a escrever isto tudo e quando enviei... tu já tinhas respondido :='(: LOL
P.S.: Pois, conforme explicou a *Kaoru, no post acima que eu só vi depois de escrever o meu
lol, isto também vai influenciar a questão do "fica-se retido com quantas?" Neste caso não é o nº de cadeiras que conta. Pode-se ficar chumbado com 5 cadeiras se cada uma valer poucos créditos, como se pode ficar chumbado só com 1 cadeira se esta valer muitos créditos. É o nº de créditos total que é estabelecido como o máximo possível a deixar para trás.
Ao contrário do que sucede no secundário em que a nota de secundário é a média aritmética das disciplinas, no Ensino Superior as várias disciplinas têm pesos diferentes, consoante a sua relevância no curso em questão e nas aptidões necessárias a adquirir no mesmo.
Assim sendo, por exemplo, imaginando que em apenas um semestre ficamos licenciados:
Cadeira X - 20 créditos
Cadeira Y - 5 créditos
Z - 2 créditos
K - 10 créditos
L - 30 créditos.
Total de créditos necessários para obter a licenciatura: 67 créditos (isto é, temos de obter aprovação em todas).
Como se calcula a média (e isto pode ser feito todos os semestres, ao longo dos vários anos de cada curso, calculando-se a média até à altura, tendo que para isso simplesmente somar-se os créditos que já se deveria ter obtido até então):
Vamos imaginar que se teve estas notas:
X - 10 valores
Y - 12 valores
Z - 16 valores
K - 15 valores
L - 11 valores
Então a nota final de licenciatura neste curso, para esta pessoa, terá sido de:
(10x20 + 12x5 + 16x2 + 15x10 + 11x30)/67 = 11,52
Que arredondado às unidades fica 12.
A média aritmética daria: 12,8.
Todos entenderam?
Espero ter ajudado
Quando entrei para o 1º ano também não compreendia... Ouvia os meus colegas a falar e não percebia nada lol Até que uma vez em conversa com um amigo meu que estava também já no ensino superior, mas uns anos já + avançado me explicou o que era e como funcionavam 
Editado: Hmpf! *Mim amua com a Kaoru* eu aqui a puxar pela minha cabeça a escrever isto tudo e quando enviei... tu já tinhas respondido :='(: LOL
P.S.: Pois, conforme explicou a *Kaoru, no post acima que eu só vi depois de escrever o meu
lol, isto também vai influenciar a questão do "fica-se retido com quantas?" Neste caso não é o nº de cadeiras que conta. Pode-se ficar chumbado com 5 cadeiras se cada uma valer poucos créditos, como se pode ficar chumbado só com 1 cadeira se esta valer muitos créditos. É o nº de créditos total que é estabelecido como o máximo possível a deixar para trás.Bem, podem achar isto muito estranho por estar apenas no 12º ano e tal... Mas tenho cadeiras de faculdade desde o meu 10º ano. Sim, eu sei, não é nada normal. 
Este ano, tenho Bases de Anatomofisiologia, Traumatologia Desportiva e Socorrismo, Metodologia do Desenvolvimento da Condição Física e Práticas Desportivas II... No ano passado apenas tive Práticas Desportivas I. No 10º, tive Biologia Celular, Química Bioinorgânica e Desporto e Saúde.
Já ouvi falar aqui de várias cadeiras que conheço, visto que tenho amigas (a estudar no mesmo estabelecimento de ensino que eu, no 12º ano) que as têm (Fisiologia Geral, Ciências do Ambiente, Microbiologia Aplicada, etc...).
Sei bem que é complicado por já ter isto desde o meu 10º ano (sim, não é com a exigência da faculdade, mas já tenho uma ideia). As vezes que apenas dormi duas horas (ou nem isso) para ficar a estudar... É só matéria e matéria e matéria...

Este ano, tenho Bases de Anatomofisiologia, Traumatologia Desportiva e Socorrismo, Metodologia do Desenvolvimento da Condição Física e Práticas Desportivas II... No ano passado apenas tive Práticas Desportivas I. No 10º, tive Biologia Celular, Química Bioinorgânica e Desporto e Saúde.
Já ouvi falar aqui de várias cadeiras que conheço, visto que tenho amigas (a estudar no mesmo estabelecimento de ensino que eu, no 12º ano) que as têm (Fisiologia Geral, Ciências do Ambiente, Microbiologia Aplicada, etc...).
Sei bem que é complicado por já ter isto desde o meu 10º ano (sim, não é com a exigência da faculdade, mas já tenho uma ideia). As vezes que apenas dormi duas horas (ou nem isso) para ficar a estudar... É só matéria e matéria e matéria...

Eu estou em muito maus lençois... 
Ora bem..
Tenho que ir a recurso de fisica que vale 5 créditos (não devo passar)...
Vou a recurso de programação só para cumprir calendário, mas esta prefiro deixar para o ano, não tenho tempo para a estudar e quero acabar com mais de 10, (vale 5 créditos);
Depois a maior dor de cabeças de toda, FEELE, vou a exame de recurso.. tudo bem que só preciso de 7,5 para passar uma vez que tenho 13 de frequência... mas esta cadeira vale 7 créditos.. se chumbar a esta adeus 2 ano... E para piorar em 287 alunos apenas 24 passaram no exame de época normal.
Não sei para onde me virar...
Já deixei programação para tras para poder estudar FEELE e fisica, daqui a nada penso tambem em não estudar fisica e dedicar-me a 100% a esse "mostro" do meu curso...
Se fizer FEELE já fico com 20/30 créditos, nada mau.

Ora bem..
Tenho que ir a recurso de fisica que vale 5 créditos (não devo passar)...
Vou a recurso de programação só para cumprir calendário, mas esta prefiro deixar para o ano, não tenho tempo para a estudar e quero acabar com mais de 10, (vale 5 créditos);
Depois a maior dor de cabeças de toda, FEELE, vou a exame de recurso.. tudo bem que só preciso de 7,5 para passar uma vez que tenho 13 de frequência... mas esta cadeira vale 7 créditos.. se chumbar a esta adeus 2 ano... E para piorar em 287 alunos apenas 24 passaram no exame de época normal.

Não sei para onde me virar...
Já deixei programação para tras para poder estudar FEELE e fisica, daqui a nada penso tambem em não estudar fisica e dedicar-me a 100% a esse "mostro" do meu curso...
Se fizer FEELE já fico com 20/30 créditos, nada mau.

Sammu escreveu:Ui, não entendi bem a tua situação Kristea.Eu estudo no CIC. Nós temos as áreas de estudo, como qualquer outra escola secundária, mas temos ainda uma espécie de cursos mais específicos dentro das áreas. Ou seja, para além das disciplinas normais de um aluno de secundário, temos ainda algumas disciplinas extra (que são cadeiras da faculdade). No 10º ano, apenas escolhemos a área em que queremos estudar e temos 3 disciplinas extra (que representam os 3 diferentes cursos que podemos escolher dentro da área). A partir do nosso desempenho nessas disciplinas ou até pelo nosso gosto pessoal, escolhemos um dos cursos (na minha área de estudos, que é ciências e saúde, também conhecido como ciências e tecnologias com opção de biologia, os 3 cursos são: biotecnologia, animação sócio-desportiva e química, ambiente e qualidade), que têm as tais cadeiras da faculdade. Podemos também escolher se queremos enveredar pela via científica (cujo objectivo é preparar para a universidade. Ou seja, temos os exames obrigatórios e as disciplinas A) ou pela via científico-tecnológica (que prepara mais para o mundo de trabalho por terem disciplinas mais técnicas. Não têm os exames obrigatórios, pois apenas fazem se precisarem de concluir a disciplina ou se pretenderem ir para a faculdade, e têm disciplinas B, bem como discilplinas técnicas, como disse há pouco).
Como é que isso é possivel?
É complicado de explicar (e duvido que tenha sido muito clara). Mas pronto, temos uma educação mais exigente e tal...
Eu estou em Animação Sócio-Desportiva, via científica, e pretendo seguir fisioterapia. Graças a estas cadeiras da faculdade, já tenho muitas mais bases.

Kristea escreveu:Bem, podem achar isto muito estranho por estar apenas no 12º ano e tal... Mas tenho cadeiras de faculdade desde o meu 10º ano. Sim, eu sei, não é nada normal.
Alguns desses nomes são-me familiares do curso de Desporto, ramo da Saúde e Bem estar, que um amigo meu está a tirar! lol (mas ele é mesmo curso de ensino superior)
Estás num curso técnico, não é? =)
Sailor S escreveu:Estás num curso técnico, não é? =)Pode dizer-se que sim. O meu colégio é uma espécie de mistura entre escola profissional e escola secundária. Sou uma aluna do ensino secundário normal que tem essas disciplinas técnicas devido ao curso que escolhi dentro da minha área de estudos no 11º ano.

A desvantagem que tenho em relação aos outros é a falta de tempo. O meu horário é sempre muito mais preenchido.

Bem, em engenharia informática é quase tudo!
Análise matemática I e Análise matemática II. Quantos passam? 40 de 400.
Sistemas Digitais. ARGH! Nem quero falar sobre isso!
Álgebra linear e geometria analítica. Outra daquelas para não ser recordada.
Física I e Física II. A parte da termodinâmica é uma bosta.
Programação I e II. Digamos que de 100, passaram 7.
Agora no segundo semestre vou ter Arquitectura de computadores e Probabilidades e estatística. Outros dois belos cadeirões.
@Kristea: Tenho amigas a estudar no CIC!
E a minha prima que é investigadora no IBMC-Porto já teve uma estagiária daí!
Análise matemática I e Análise matemática II. Quantos passam? 40 de 400.
Sistemas Digitais. ARGH! Nem quero falar sobre isso!
Física I e Física II. A parte da termodinâmica é uma bosta.
Programação I e II. Digamos que de 100, passaram 7.
Agora no segundo semestre vou ter Arquitectura de computadores e Probabilidades e estatística. Outros dois belos cadeirões.
@Kristea: Tenho amigas a estudar no CIC!
E a minha prima que é investigadora no IBMC-Porto já teve uma estagiária daí!
Sammu escreveu:E eu reprovei a Anatomia I, que vale 7 créditos, a cadeira que mais vale no curso inteiro.
Caso pra dizer... bah.
Eu este ano tive uma cadeira cujo nome era "Enfermagem ao adulto" e que valia 18 créditos! (Eram +/- 500horas semanais!) E ainda para + fiquei com 16,49! Baahhh.. eles aqui só arredondam uma vez! ou seja, arredonda para 16,5 depois já n arredonda para 17! Parecendo q n, é um golpe enorme na média, mas pronto...
Quanto a vocês, n sei, mas nós aqui em Leiria temos avaliação contínua, ou seja, não se fazem frequências mas sim "testes" após cada térmito de cada módulo de matéria! Basicamente de 2 em 2 semanas eramos avaliados! É muito cansativo (ainda para mais as nossas cadeiras são de presença obrigatória e tinhamos dias a entrar as 8h30 da manhã e a sair as 20h!!
Felizmente já passou!
.o:), mas em termos de notas facilita-nos IMENSO! Até porque a turma anterior a nossa n tinha esse sistema e a nota + alta a essa cadeira q eu referi (Enf. ao adulto) foi de 14, enquanto q na nossa turma foi de 18!Oh, Sailor S, desculpa, mas tu explicaste muito melhor do que eu que quase me limitei a copiar! Até eu achei a tua explicação muito mais útil!
Mas desculpa por ter postado antes que tu, ainda por cima tiveste tanto trabalho...
A cadeira neste ano que vale mais créditos, no meu caso, é no segundo semestre: 13 créditos. Até dá medo, mas a pior mesmo é a de 12 créditos. Felizmente passei a esta, nem quero saber da nota, mal posso acreditar que passei
Mas desculpa por ter postado antes que tu, ainda por cima tiveste tanto trabalho...A cadeira neste ano que vale mais créditos, no meu caso, é no segundo semestre: 13 créditos. Até dá medo, mas a pior mesmo é a de 12 créditos. Felizmente passei a esta, nem quero saber da nota, mal posso acreditar que passei

*Kaoru escreveu:
A cadeira neste ano que vale mais créditos, no meu caso, é no segundo semestre: 13 créditos. Até dá medo, mas a pior mesmo é a de 12 créditos. Felizmente passei a esta, nem quero saber da nota, mal posso acreditar que passei
A minha que vale + é ensino clínico: 30 créditos, uma vez q é a única coisa q temos no 2º semestre

Vanilla escreveu:
nem mais
mas consegui acabar
.o: foi tao bom... chego a dizer que vale a pena ter a disciplina só pela sensação boa que é acaba-la 
bem... eu tou em engenharia informatica mas graças a Deus nao tenho fisica... fogo aí k eu virava a proxima dux da minha univ
se no secundario já era pessima nisso.. é que se ha disciplina que detesto.. ui 
bem.. bigada a quem explicou isso dos creditos.. já percebi
agora como é que nós sabemos quantos creditos têm as disciplinas?Ba escreveu:(Eram +/- 500horas semanais!)!
Mas a semana só tem 168 horas
'' (24hx7dias)As minhas cadeiras também são TODAS sem excepção de presença obrigatória, entro às 8h e saio as 19h, tenho testes ao longo do semestre que valem 50% da nota final, e mesmo assim tenho exame final, no qual se não tirar pelo menos 10 reprovo.
Sammu, és fixe! Kattysa escreveu:Vanilla escreveu:
nem maismas consegui acabar
.o: foi tao bom... chego a dizer que vale a pena ter a disciplina só pela sensação boa que é acaba-la
bem... eu tou em engenharia informatica mas graças a Deus nao tenho fisica... fogo aí k eu virava a proxima dux da minha univse no secundario já era pessima nisso.. é que se ha disciplina que detesto.. ui
bem.. bigada a quem explicou isso dos creditos.. já percebiagora como é que nós sabemos quantos creditos têm as disciplinas?
Não percebo porque que tanta gente não gosta de Álgebra linear e geometria analítica... foi a unica cadeira de jeito que tive no 1º semestre.
De resto é tudo um nojo... incluindo Fisica que pelo andar da carruagem nunca vou fazer.
´
o meu curso tb tem assim em cada semestre um ou duas cadeiras jeitosas lololol felizmente ate agora passei sempre a todas (ainda n sei a nota das cadeiras dest semestre ainda...)
no ano passado houve uma cadeira mt lixada com um prof ainda mt lixado (
) k ele nas apresentaçoes orais deu montes de 5 (de 0 a 20) e na frequencia so 1/5 dos alunos é passou!!!!!!!! felizmente k eu fiz parte desse grupo!!!! mas xumbou mt gente mesmo foi uma razia!!!! bahhhhh
e era a cadeira k valia mais creditos nakele semstre (6 ECTS)
no ano passado houve uma cadeira mt lixada com um prof ainda mt lixado (
) k ele nas apresentaçoes orais deu montes de 5 (de 0 a 20) e na frequencia so 1/5 dos alunos é passou!!!!!!!! felizmente k eu fiz parte desse grupo!!!! mas xumbou mt gente mesmo foi uma razia!!!! bahhhhhe era a cadeira k valia mais creditos nakele semstre (6 ECTS)
Jota escreveu:Álgebra é super fácil. Admito. Mas quando tens um professor francês nas práticas e não entendes (desculpem a expressão) um c*ralho do que ele diz, está lixado. Para não falar das teóricas, com 200+ alunos num anfiteatro para 140, onde não se ouve (desculpem a expressão) um c*ralho.Kattysa escreveu:Vanilla escreveu:
nem maismas consegui acabar
bem... eu tou em engenharia informatica mas graças a Deus nao tenho fisica... fogo aí k eu virava a proxima dux da minha univse no secundario já era pessima nisso.. é que se ha disciplina que detesto.. ui
bem.. bigada a quem explicou isso dos creditos.. já percebiagora como é que nós sabemos quantos creditos têm as disciplinas?
Não percebo porque que tanta gente não gosta de Álgebra linear e geometria analítica... foi a unica cadeira de jeito que tive no 1º semestre.
De resto é tudo um nojo... incluindo Fisica que pelo andar da carruagem nunca vou fazer.´
Digamos que, desses 200+ alunos, passaram menos de 20, salvo erro.
Nas minhas aulas teóricas de Álgebra eramos cerca de 135 e os que estavam mais atrás não ouviam quase nada... mas vá, a pelo menos a prof era portuguesa. 
O que aprendi em Álgebra foi a estudar pela sebenta, porque a prof era um nojo a explicar.
Mesmo sendo uma cadeira fácil só acabei com 12 valores, porque aquilo era avaliado a 3 frequências e eu só estudei para as 2 primeiras, vi que estava feito e baldei-me para a ultima... podia ter acabado com 16... mas que se lixe, agora tenho que pensar nos 3 recursos que me esperam.

O que aprendi em Álgebra foi a estudar pela sebenta, porque a prof era um nojo a explicar.

Mesmo sendo uma cadeira fácil só acabei com 12 valores, porque aquilo era avaliado a 3 frequências e eu só estudei para as 2 primeiras, vi que estava feito e baldei-me para a ultima... podia ter acabado com 16... mas que se lixe, agora tenho que pensar nos 3 recursos que me esperam.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.