Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Acabei o secundário - E agora?

Estranhamente foi uma questão que me "assombrou" e continua a "assombrar" e só agora reparei no tópico em si. É uma boa questão!

Basicamente, como alguns sabem, quando conclui o 9º ano fui para uma escola profissional. Tinha-me inscrito para Informática (uma área que gosto bastante mas hoje em dia prefiro ser só assim "auto-didacta" e talvez apostar numa formação ou workshop do que ir para a faculdade, até porque vão ver que não tenho bases dado às escolhas que fiz mais tarde), mas na entrevista disseram que o meu teste (aquele que fazemos para ver em que área profissional nos inserimos) deu Contabilidade.
Sinceramente, achei os professores excelentes, especialmente duas professoras, uma já conhecia e sempre me apoiou a outra só conheci graças a ir para Contabilidade.
Era uma advogada que leccionava Direito das Organizações. Nesta disciplina cheguei a tirar 18 e 19, não se iludam que por ser na profissional é mais fácil ou deixa de ser, é preciso trabalhar na mesma e aquela disciplina não era fácil, muitos ficaram com módulos em atraso.
Ao falar com a professora, a professora disse-me que se quisesse ir para Direito na faculdade precisava de Filosofia e História. Ora, eu na Profissional não tinha essas disciplinas e sinceramente comecei a ver que o curso não era o que eu esperava. Não me imaginava estar a trabalhar numa área que não gosto, é certo que há coisas piores que números e isso, mas não era a vida que mais tarde queria ter.
Tendo isto em conta, tive algumas equivalências apesar de preferir começar do 0 e fui para Línguas e Humanidades.
Uma área totalmente diferente do que eu tinha inicialmente planeado, pensam vocês e bem.
Fiz os 3 anos no secundário sem deixar nada para trás, média global inicialmente de 14,8 mas que desceu com os exames nacionais para 14,6. Fui às duas fases dos exames nacionais e infelizmente não foi o suficiente para entrar em Direito... E agora?
Muita gente da minha família ficou contra a eu não ter ido fazer melhoria pelo menos de Português e História (que afinal são as únicas disciplinas que preciso para Direito, Filosofia já não é necessário) mas eu sinceramente não me apeteceu ir ouvir a mesma coisa mais um ano, quando as minhas notas nem foram más, os exames é que me lixaram mesmo, quanto a isso nada a fazer, interpretei mal perguntas e descarrilou a nota dos exames. Ao menos aprendi a ter mais calma e a ler melhor os enunciados.
Quanto a trabalho...
Mandei montes de currículos não só pessoalmente mas também através da internet, Sapo Emprego e afins, até à data só consegui uma única entrevista e trabalho: rien, nada, zero.
Todos dizem que a vida está difícil e que mais vale ir tirar um curso porque é sempre um "canudo na mão" e mais tarde podemos sair do país e trabalhar na nossa área.
No entanto isto não me convence. Cada vez perdi mais a vontade de ir para a faculdade - apesar de achar que isto um dia vai melhorar e que não vai ser sempre mau - os licenciados e afins são os que tem uma taxa de desemprego mais elevada.
Com isto tive montes de tempo para pensar, falei com amigos que estão em Direito e fui perdendo o interesse, pelo que agora nem sei bem o que vou escolher. Direito continua a ser uma das opções mas não será a primeira.

Não acho bem uma pessoa ficar parada - como eu estou - após o secundário. Acreditem que é um tédio. Todos os dias acordamos mas não tendo nada para fazer é apenas "mais um dia", porém acho que se não pode desistir, é continuar a lutar ter força.
Simplesmente , agora depois de ter acabado o 12º , lá vou eu ter de me mandar para fora, é verdade que pode correr mal , mas se não arriscar vai ser pior .
Como todos sabem a vida não está fácil para ninguem , pior ainda quando no meu caso em minha casa, apenas 1 pessoa dá €€ para pagar tudo , e neste caso a minha mãe tambem não vai poder trabalhar muitos mais anos , é por isso que simplesmente neste momento estou mais que decidido a fazer de tudo , para poder ajudar em casa .
Quem sabe se não vou para fora , e não começo a gostar de lá viver mas são muitos " mas . . . " .
Por mim ficava em Portugal sem duvida nenhuma, mas estar em casa sem fazer nada, e ver as coisas a ficarem piores dias após dia é dificil : / .
Nunca foi um sonho entrar na universidade para mim , mas tambem nunca meti de lado essa opção , mas neste momento é basicamente impossivel , se conseguir arranjar emprego , e se tudo correr bem , quando tiver 23anos , arrisco , mas até lá muitas voltas a vida vai dar.
dizzy22 escreveu:le bump gigante*

Tanta dúvida, para acabar por escolher bioquímica.

Mas não é isso que me traz aqui, mas sim uma curiosidade que tem mais ou menos a ver com o tópico. O que fazer quando escolhemos o curso errado? É claro que quando estamos no primeiro ano podemos simplesmente mudar, é apenas um ano, congelamos a matrícula (é assim o termo, não é?), e recomeçamos, a perda não é muita. Mas, e quem está já mais avançado, terceiro, quarto anos (dependendo do curso), o que faz? Acaba este e começa outro depois para o qual é mais vocacionado? Ou arrisca e muda? Qual a vossa opinião?

Isto apareceu porque eu começo a notar que em bioquímica, pelo menos aqui, as pessoas começam a desistir no terceiro ano, porque afinal percebem que se calhar não é bem aquilo que querem. E isto assusta-me um bocadinho, porque apesar de adorar o meu curso começo a perceber que talvez esta não seja a minha vocação. Não é uma questão de gosto, mas sim de jeito. Muitas vezes parece que encravo, não consigo ter o sentido crítico que me faz falta, ou a curiosidade de ir procurar coisas que os professores e alguns dos meus colegas acham fascinantes.

Enfim, off-topic à parte, o que acham?

Olá! Sou nova por aqui e encontro-me na típica situação "acabei o 12º e agora que curso escolho?". Desde o 10º ano que eu andava determinada em seguir o curso de Bioquímica, mas quando cheguei ao 12º a minha cabeça ficou uma baralhação completa. Portanto queria perguntar à dizzy22, visto que está em bioquímica, como está a nível de empregabilidade este curso e que saídas concretas possibilita, porque pelo que me têm dito está horrível a nível de emprego, mas nada como alguém que está mesmo dentro do curso para me esclarecer.

Outra coisa, como é a química do curso? Até agora não desgosto de química, mas já houve alturas em que gostei mais.

Também tenho andado indecisa entre biotecnologia e bioquímica, eu gosto muito de biologia e matemática, mas tal como já disse também não desgosto de química. E destes dois cursos qual é o melhor a escolher?

EDIT:

Desculpem ser chata mas por favor alguém me responda o mais depressa possível. Tenho andado a adiar a candidatura porque continuo com muitas dúvidas :/

EDIT:

Já tentei enviar uma MP, mas como ainda não fiz posts suficientes não posso enviar, por isso a única forma é responderem-me mesmo aqui. Por isso alguém que vejo isto e me responda sff. Agradeço a vossa disponibilidade
ana_94, bem-vinda ao Fórum. Antes de mais deves ler as Regras (que já infringiste) e apresentar-te na sala a isso destinada.

Não é permitida a publicação de duas ou mais mensagens seguidas no mesmo tópico (publicaste 4, Jesus Sinhor). Lê as Regras para mais informações.

Um Fórum não é o mesmo que um chat, pelo que as respostas não são imediatas. Além disso, nesta altura do ano há quem esteja de férias e sem disponibilidade para vir ao Fórum...

Quanto à tua dúvida sobre que curso seguir: posso dizer-te que o mercado de trabalho muda muito rapidamente, pelo que um curso que agora tem uma boa taxa de empregabilidade, para o ano que vem pode não ter. Portanto, prever a empregabilidade para daqui a 3, 4 ou 5 anos, é quase o mesmo que jogar no Euromilhões. Embaracoso

Se estás assim com tantas dúvidas, o melhor será realizares testes psicotécnicos. Simpatico

ai calma, não tinha visto ainda Neutral

bem, é assim.

eu estou a estudar no Algarve, e até este ano, o curso tinha uma forte componente de química, muito mais que biologia (estávamos a ter praticamente um curso de engenharia química com alguma biologia), sendo bastante diferente das universidades no resto do país. Sem contar que estávamos a ter aulas por módulos, que, para além de não termos direito a uma avaliação contínua, éramos sujeitos a mais aulas que o resto dos cursos, pois o nosso calendário era completamente diferente. Este ano decidiram reestruturar tudo, vamos voltar aos semestres (parece que havia semestres em bioquímica no algarve antes de eu entrar), vão sair cadeiras de química, e entrar mais uma bioquímica. Pronto, sem mais explicações sobre isto, que até já foi de mais, não sei se sou a pessoa indicada para te dar luzes sobre o curso de bioquímica no geral, visto este ser quase um caso "particular" aqui em baixo. Mas sim, se queres mesmo bioquímica, prepara-te para ter bastante química, especialmente orgânicas, que são as que o pessoal normalmente acha mais horrorosa (deves ter tido química de 12º ano, orgânica faz essa química parecer brincadeira, quem me dera orgânica ser só dar nomes a compostos e estudar plásticos Matreiro)
depois, tens as bioquímicas propriamente ditas, onde se estuda o que acontece a nível celular, os mecanismos, etc etc, e depois a matemática, a física, que são normalmente cadeiras de primeiro ano e que nos dão bases para cadeiras mais avançadas. isso também vai depender do plano de estudos da universidade que escolheste como opção.

Quanto a empregabilidade, depende. tenho colegas meus que acabaram o curso e estão a estudar fora (EUA, Espanha), e outros que ainda não arranjaram emprego e estão a trabalhar em áreas completamente diferentes das suas (em lojas de roupa, por exemplo), por isso, acho que depende da tua sorte, do quanto te empenhas (ouvi dizer que uns professores deram um empurrãozinho a alguns dos colegas que estão a tirar mestrados/fazer investigação noutras universidades) e claro, o estado do país. Lembro-me que quando entrei na universidade, estavam a pedir imensos bioquímicos e biotecnólogos para a Alemanha por exemplo. No Algarve acho que não tem assim grandes opções, mas nas capitais poderá ter mais saída.

As saídas? Bem, o meu objectivo era investigação criminal, mas acredita que se entrares, tens muita coisa para experimentar, assim como muitos professores e gente da área que te poderá orientar para uma área ou outra. Pessoalmente fiquei a gostar imenso da área da genética depois de ter a cadeira, se bem que a termodinâmica também me agradou (mas que já não tem muito a ver com a bioquímica, é mais química; como disse o meu curso era muito direccionado para a química).

Mais coisas.. hm,
vê o plano de estudos, porque é importante saberes o que vais estudar, para não te acontecer o que aconteceu a vários colegas meus, que ao fim de três anos de curso decidiram mudar porque viram que aquilo não era bem o que eles pensavam.

Quanto à biotecnologia, são áreas parecidas e diferentes ao mesmo tempo. No primeiro ano partilhámos quase as cadeiras todas, do segundo para a frente raramente tivemos alguma juntos. O trabalho do biotecnólogo é aproveitar o que os bioquímicos (e não só) investigam e optimizar os processos de forma a que estes sejam mais rentáveis. Vê assim, os bioquímicos (e demais investigadores) são o início da cadeia, descobrimos, inventamos, etc, mas em pequena escala, e quem tem o trabalho de tornar a coisa em algo que seja útil para o dia-a-dia é o pessoal da biotecnologia.

Uff, uff, espero ter ajudado e mais qualquer dúvida, estás a vontade para perguntar. ah, e desculpa a demora, não tinha mesmo visto ainda C:

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Peço desculpa se pareci rude, mas não era a minha intenção. Já há algum tempo que tenho feito perguntas do mesmo género noutros fóruns, mas nunca obtive resposta, e para uma pessoa que anda completamente baralhada é frustrante, daí talvez a minha impaciência Desiludido Por isso mais uma vez peço desculpa.

Obrigada por me teres esclarecido e pela paciência que tiveste a responder-me Smile Eu ultimamente até já me tinha decidido por engenharia biomédica mas como a média não chega é seguir em frente e escolher outra coisa. Se colocasse bioquímica seria em Lisboa, mas para Biotecnologia escolho Aveiro, já que não há em Lisboa e oiço que também é uma boa universidade. Quanto a esse tema há alguma universidade melhor ou encontram-se todas mais ou menos ao mesmo nível?
Óbvio que há universidades mais "conceituadas" do que outras. Por exemplo, aqui no Algarve as médias em bioquímica costumam ser muito baixas (no ano que eu entrei o último colocado tinha uma média abaixo de 10), e são poucos os que entram (uma média de 15 por ano, se tanto), enquanto que, se procurares noutras universidades, as médias rondam (ou rondavam) os 14, 15, etc. Claro se te fores para uma universidade com mais "prestigio" se calhar arranjas trabalho mais facilmente (a diferença entre dizer "estudei em Oxford" e estudei na universidade x que ninguém ouve falar percebe-se). Mas isto já sou eu a divagar. Penso que sim, que numa universidade mais conhecida tens mais hipóteses de, no futuro, vires a ser melhor reconhecida pelo que virás a fazer, no entanto também sou de opinião que são os alunos quem mais contribui para o "prestígio" de uma universidade (claro que professores, reitor, etc também ajuda), e que não é por estudares na "universidade x que ninguém ouve falar" que vais ser pior sucedida. Como já disse, é sorte.

Isto é a minha opinião, pode ser que outras pessoas tenham opiniões diferentes.

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Obrigada por tudo foste uma grande ajuda, agora é tentar decidir-me definitivamente. Smile

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77