Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Acabei o secundário - E agora?

É engraçado como a pergunta "e agora" faz parte da nossa mente... já estive no lugar de vocês quando terminei o ensino médio (equivalente ao secundário), quando terminei a faculdade e agora, quando estou terminando o mestrado... quero muito sair de meu lugar e desvendar novos horizontes. O que eu posso dizer é: analisem bem as oportunidades e não ter medo de fazer escolhas. Se der errado, não faz mal começar novamente (o Sammu está aí de prova) e se der certo, beleza, o importante é: sejam felizes no que fizerem Mongloide eu procuro a cada dia vencer os obstáculos nada fáceis, mas no fim tudo se ajeita e a gente adquire experiência. Informem-se, busquem com profissionais, interajam, sem esquecer da vida pessoal, se vocês se sentem bem fazendo aquilo. Nem sempre teremos coisas fáceis, mas com certeza o esforço compensa. E vejam sempre alternativas... quem sabe não surge algo que fiquem literalmente apaixonados? Então, mão na massa galerinha!

Presente do Brancus- Visitem www.imagevisiondesign.com

Semi-ausente até março Neutral
Moon Revenge- exerto do volume 2 publicado 02/01
Acho este tópico excelente, boa dizzy! Embaracoso Gostei muito das opiniões que li por aqui, há conselhos muito bons e experiências que devem ser lidas e valorizadas. Quanto a mim, acho que posso ajudar um bocadinho, devido à minha (ainda pouca) experiência.

Ao contrário da dizzy, eu sabia muito bem o que queria seguir. Até ao 9.º ano queria Psicologia, mas depois comecei a interessar-me mais pela área de Psiquiatria até por fim chegar a Medicina. Compreendo perfeitamente o que dizes quando dizes que preferias ficar na tua área de residência, devido a todas as despesas. Já no meu caso, eu não podia ficar na minha, visto que não temos Universidades por ali perto, a não ser um ou dois pólos da UTAD, mas nada que me interessasse... Por isso, fui mesmo obrigada a sair de casa.

No início, achei que ia conseguir. Estudava com muito esforço para, quando acabasse o 12.º ano, pudesse ir para Medicina. Esforcei-me muito, mas depois chegaram os exames. Foi o primeiro ano que eles apareceram e foi bastante mau. Tirei notas péssimas no 11.º ano, nos exames, e o meu 12.º foi marcado com aquela grande mudança de se poder entrar no curso apenas com Matemática. Assim, não entrei no curso que sempre quis e fiquei com este grande dilema com que te deparas agora: o que é que vou fazer com a minha vida? O que é que vou fazer agora que acabei o secundário?

Terminar o secundário não é fácil. Existe uma segurança nele que perdemos completamente. A Universidade não é fácil e não é aquele mar de rosas que nos dizem ser. Eu sabia disso e sabia que tinha de tomar uma decisão. Acabei por escolher Medicina Dentária no Porto por três razões: equivalências, proximidade de casa e por não aguentar a perspectiva de não fazer nada. Angustiava-me tanto, depois de ter passado tanto tempo a estudar, ficar sem fazer nada, ver os meus amigos a seguir as suas vidas universitárias e eu a ficar para trás. Durante algum tempo, senti-me mal, mas agarrei-me firmemente à possibilidade de fazer o máximo de cadeiras possível e tentar outra vez.

A verdade é que acabei por gostar do ambiente da faculdade. Gostei bastante da Praxe no meu ano, quanto a isso não precisas de te preocupar muito, é mais o que se diz do que realmente é Embaracoso Por muito que "ouças dizer", só se sabe mesmo quando se vive, e acaba por se conhecer muita gente, alguns dos quais podem vir a ser uns grandes amigos teus. Considero que me adaptei bastante bem ao ambiente universitário, talvez porque não levava aquilo assim tão a sério quanto os meus colegas, ou seja, não me preocupava tanto em tirar boas notas, mas sim em passar. Acabei por desistir mais tarde para fazer os exames nacionais de novo.

A minha opinião é que devíamos todos ter um ano em que pudéssemos experimentar vários cursos, ou simplesmente um ano livre para pôr as ideias em ordem. Quase nunca estamos preparados para o que aí vem. Até mesmo quando entrei finalmente em Medicina não estava totalmente preparada, mesmo já tendo frequentado o Ensino Superior. E existe sempre a possibilidade de não virmos a gostar do curso, o que nos angustia.

Penso que, quando se pode, se deve escolher um curso que nos garanta alguma estabilidade e, ao mesmo tempo, nos agrade. Mas como a primeira está muito difícil, é mesmo essencial escolheres algo na área que gostes porque, de outro modo (como disse o Sammu), não se consegue fazer nada. Bioquímica tem imensa química e não sou a melhor pessoa para te ajudar, porque não gostei nada da cadeira (mas isso sou eu que nunca gostei muito de FQ Razz) e Enfermagem tens mais contacto com os doentes, embora, em termos de emprego, me pareça que esteja um pouco saturado (corrijam-me se estiver errada).

Sobretudo acho que devemos ter confiança em nós próprios, ter sempre calma e esforçarmo-nos, não achando que é tudo impossível. A Universidade não é um mar de rosas; existem muitas injustiças lá dentro, IMENSO trabalho, professores que parece que são os donos do mundo, não há muitas vezes tempo para nada... Mas, depois, existem os colegas e coisas boas. É como tudo, é como a vida. É sobretudo preciso calma e esforço, mas também uma grande paciência mental e ter noção que não nos são dados nenhuns facilitismos. Seja qual for a tua decisão, dizzy, não penses que, mesmo que não venhas a gostar do curso, tomaste a errada. Há sempre tempo para mudar, e há muita gente que muda depois do primeiro ano, porque não gosta. É um risco, mas é sempre melhor do que sentir uma frustação muito grande Smile

Acho este tópico maravilhoso, pois estamos na altura dos exames nacionais e das candidaturas.

Eu tanto no meu 10º como no 11º nunca liguei as notas, porque nunca fui aquela pessoa que disse-se é isto que eu quero fazer, é isto que eu quero tirar.

Sei que vocês com o novo regime já tem de pensar no curso que querem com mais antecedência, mas na minha altura só havia exames no 12º e então vivia uma vida despreocupada. Eu tinha muitas actividades extra curriculares e então passava mas nunca me preocupei com as notas (arrependo-me agora). Quando cheguei ao 12º ano e deparei-m com a realidade das notas e da faculdade, apercebi-me que não sabia nada: medias, cursos, empregabilidade…nada.

Após pesquisar, e visto que sempre tive na área das ciência, reparei que era a área da saúde que ainda tinha mais saída. O que me assustou na altura foram as médias, porque sem ser os cursos gerais: bioquímica, biologia, física, química ou engenharias… as médias eram altas.

Eu tendo dois irmãos e de modo nenhum os meus pais são ricos para me sustentarem enquanto eu tiro o curso que mais gosto e mais tarde quando possivelmente não teria emprego. Optei por escolher um curso dentro da área que gosto, mas com maior empregabilidade que a minha media desse.

Tentei estudar o máximo que pude no 12º e fazer melhorias do 11º e no fim consegui entrar em Analises clínicas e saúde pública no politécnico de Lisboa. Apesar das minhas razoes mais práticas, vi-me a gostar imenso do curso pois tinha um pouco de tudo. Nem muita química nem muita biologia.

Uma coisa no entanto que no segundo semestre me comecei aperceber era o quanto mal estava o estado de empregabilidade pois havia muitas faculdades com o curso e sai imensa gente para o mercado todos os anos. E vi-me a pensar: será que consigo dar o passo a seguir e conseguir algo melhor? Foi difícil porque estava a gostar do ambiente e das cadeiras, mas era ainda mais difícil saber que andamos a estudar imenso (e aquilo não e fácil) e aprendemos tanto para depois não conseguir trabalhar? Qual seria o curso que poderia tentar ir que tivesse estas cadeiras que gosto, mais saídas, e quem sabe ate podia trabalhar nesta área?

Acabei por ir fazer os exames nacionais outra vez, após acabar os exames da faculdade, e candidatei-me a ciências farmacêuticas e acabei por entrar. Fiquei contente e triste porque deixava muita gente para trás mas abria-me mais portas e escolhas. E um curso muito difícil, devido ao excesso de química e a complexidade das matérias e embora haja coisas que gosto a outras matérias que não gosto, como tudo. Apesar de não sofrer muito desemprego não sei como vão estar as coisas daqui a 3-4 anos por isso a única coisa que posso fazer e tentar o melhor agora.

E quando quiserem fazer a escolha, tal como já disseram, certifiquem-se que gostam pelo menos de mais de 50% do plano curricular. Isto se for uma faculdade, porque normalmente os cursos nessas instituições são de carácter mais geral com varias saídas em que se não gostares de uma podes lutar e tentar especializar-te na que gostas. Se for um politécnico ou escolas superiores, normalmente os cursos são mais dirigidos para a prática, logo o que estas aprender no curso todo vai ser muito parecido com o que vais fazer quando saíres do curso, não havendo normalmente muitas variantes. E não queiram sofrer a tristeza de andarem a tirar algo que não querem, ou gostam. Embora possam sempre mudar.

Tenho pena de não ter estudado mais, pois se fosse esse o caso poderia depois dizer: Epah tenho esta media alta agora só tenho de escolher o que quero.

Aconselho-vos a tentarem ter o melhor que poderem pois assim tem mais liberdade de escolha.

Embora a empregabilidade seja importante, não se esqueçam de escolher algo na área que gostem e se quiserem algo mm em especifico e que foi o que sempre quiseram, sigam esse sonho. Tentem depois se evidenciar enquanto tiram e as coisas podem correr bem.

Pensem que o que vão tirar é o que vão fazer para o resto da vossa vida. Por isso convêm gostarem….

Senão tornam-se aquelas pessoas que as vezes encontramos que as vezes encontramos que parece que odeiam o que fazem e tratam mal tudo e todos ….bahhhh lol :Sem paciencia:

Muito obrigado!
________
"Did you say it? "I love you"..."I don't ever want to live without you"..."You change my live" did you say it? ... make a plane
set a goal , work toward it, but ever now and then, look around , drink it in...cause this is it, it might all be gone tomorrow."
Eu bem vou ser dessas pessoas...
Pk eu n gosto nda da profissao k vou exercer Mal disposto , ker dizer duma parte k tenho k fazer, pk a parte do laboratorio eh mt fixe.

Acho pena em Portugal as pessoas estudarem tanto tirarem cursos e mais cursos e nao terem uma oportunidade de trabalhar na sua area...é por isso que recorrem aos trabalhos no estrangeiro! (ou nao :Incredulo: )

Conheço uma rapariga....ela é professora,que tirou varios cursos para fazer traduçoes de ingles-portugues vice versa, alemao-portugues vice versa...holandes portugues e vice versa...e nao so estes cursos...muitos mais...mandou a candidatura para a escola primaria do meu concelho...e nao a aceitaram ¬¬ e um prof de edu.fisica ja podia dar ingles na primaria....agora da aulas de portugues a estrangeiros....
Bem mas prontos...eu se tivesse ido para o secundario tiria para desporto (agora nao sei qual area era Matreiro) Mas desde de pequena dizia que queria ser enfermeira...

Concordo com a *Kaoru na parte que disse " minha opinião é que devíamos todos ter um ano em que pudéssemos experimentar vários cursos..." Pois muitos ficam indecisos e acabam por tirar um curso que mais tarde se "arrependem" digamos assim (nao sei se é o termo mais correcto lool).

Aqui na suiça antes de fazerem um curso,vao estagiar quer dizer trabalhar para varias areas. Assim teram mais facilidade em escolher Razz

Por isso desejo-vos boa sorte Wink
E escolham o que realmente vos entusiasma e voces gostam!

Acho que nunca escrevi tanto num topico Rolling Eyes....ok prontos devo ter panca hoje Matreiro

Arigatou Dumpling* I love you
Muito obrigada desde já a todos pelos vossos conselhos e experiência Wink
Depois de tantos comentários, nem sei o que escrever Matreiro

A minha opinião também mudou ao longo dos tempos Matreiro
Sempre tive o sonho de ser médica, mas quando cheguei ao secundário, comecei a interessar-me pela Química, Bioquímica e afins. Agora que está a acabar, não sei ainda muito bem, mas como já disse, há-de ser Enfermagem ou Bioquímica mesmo. Ciências Farmacêuticas já me interessou mais, também a experiência da minha professora de química (ela tirou esse curso) ajudou-me mais ou menos (eu até falava com o psicólogo, mas o senhor nunca está na escola --')

Tirar um curso para o desemprego sim, é realmente triste e frustrante. Tenho um primo que tirou arquitectura paisagista e agora é nadador salvador. Andar a estudar para o boneco... :s

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Não sei se posso postar aqui dado que ainda estou no 10º mas....x_x também já estou com medo da faculdade e ainda me faltam anos para lá chegar.
v_v Mas também neste país,pudera.
O meu medo é o curso que quero seguir não dar em nada...
Resumidamente,entrei para o 10º ano em Humanidades,percebi que queria era Artes*quando me inscrevi em Humanidades já estava indecisa entre isso e Artes*,não havia vaga nas turmas de Artes na minha escola,esperei até haver...resultado: entrei em Artes no princípio do 2º Período,ainda por cima na turma de Matemática B,sendo o que eu quero História de Artes.Logo,sem o 1º Período inteiro de Geometria Descritiva e Matemática*sou o desastre vivo a matemática XD* óbvio que tirei um 6 às duas disciplinas..
Como são só duas negativas posso passar de ano mas não podia ter para o ano Matemática B nem GDA,teria de estudar para os exames sozinha Pensativo Então já acabei as aulas,vou anular a matrícula e tentar entrar na António Arroio,10º ano claro...e no 11º escolher lá Design de Comunicação,pelo menos é o que pretendo.
Sei que a António Arroio é das melhores escolas de Artes,a minha mãe é educadora de infância e tem bastantes amigos professores,e todos os amigos professores dela que exercem algo em Artes dizem que é excelente mesmo...o meu problema é o curso que quero seguir não der nada por cá ;_;
Sei que em Tokyo,normalmente os designer gráficos *que é basicamente o que eu quero ser* têm futuro,se forem bons,já me informei bastante sobre isso...mas teria de aprender japonês,e Tokyo é a 2ª cidade mais cara do mundo,logo queria pensar em sítios mais digamos "realistas" para mim,I mean,os meus pais não são ricos,e a não ser que eu ganhe o euro milhõs é que pronto,ia ter a mínima hipótese lá... Mal disposto
O meu problema é não saber se cá em Portugal design gráfico/design de comunicação é daqueles cursos sem saída mesmo,e se o melhor é ir para fora,tipo Inglaterra...
E depois também de Universidades cá não pesquisei ainda nenhuma que tenha isso *vivo perto de Lisboa*...só pesquisei mesmo no Japão e Coreia do Sul Pensativo

*mas faz mal postar aqui ainda estando no 10º?Embaracoso'' é que se sim,ups*
Mas anyway,boa ideia Dizzy ^-^
Aos estudantes do secundário, aqui vai uma informação.
Na universidade de Coimbra, existe agora um programa chamado Universidade de Verão

Infelizmente, é pago... Mas este programa permite que alunos do secundário frequentem a universidade durante 2 semanas, para saber como funciona. Podem frequentar um pouco de cada curso, para verem qual gostam mais.

Mais detalhes, aqui:
http://www.uc.pt/UV

Não há o que ter medo na Faculdade, acreditem, é uma questão de hábito.
Depende muito da faculdade. Em Direito o ambiente é mais adulto. Em Letras, é mais jovial.

Estou no 2º ano de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras de Coimbra. Se tiverem interesse, não tenham problemas em falar comigo. Mongloide

Estive em Direito durante 1 ano, mas vou ser sincera... não fui feita para aquilo. Acho as pessoas muito distantes, e o ambiente muito pesado para um jovem que acaba de sair do secundário. Acho que Direito é um curso para se tirar quando a pessoa atinge um certo nível de maturidade. Acreditem, os assuntos são talvez demasiado complexos para menores de 20 anos. Não é por acaso que os mais novos deixam frequentemente para trás, cadeiras doidas como Direito Constitucional.

Gostava de tirar Direito... mas decidi fazer isso quando for mais velha.

Estudos Artísticos, pelo contrário, é um curso muito relaxado. O curso é muito recente, e tem havido uma aposta muito grande nesta área. Todas as semanas vejo eventos sobre estudos artísticos (inclusive conferências sobre anime/cinema de animação. Houve 2 nos últimos dois anos).
Mas é um curso sobretudo para ganhar conhecimento. Se não estiverem sérios, determinados e conscientes da área artística que querem seguir, dificilmente tiram emprego com ele... a menos que tenham sorte. Não é um curso "para se ser artista" (lol), é um curso para aprofundar a vossa cultura, e a partir daí vocês tiram proveito dela como quiserem; têm de ser inteligentes nisso e investir nas oportunidades que vos surgem. Programação cultural, jornalismo cultural, crítica de cinema, música, teatro, realização, etc.

Neste curso aprende-se sobre Cinema, Fotografia, Culturas Antigas, Culturas Contemporâneas, Performance, História da Arte, Videoarte, Música Ocidental, Teatro, Encenação, etc.

Não tem nada a ver com Enfermagem ou a área de Matemática... Mas fica aqui a informação, se alguém chegar aqui interessado.

Aproveito para dizer isto...
- As pessoas têm uma ideia errada da Universidade. Uma universidade não serve para tirar um emprego. Na universidade, há mais teoria do que prática (tirando a área de medicina e cursos do tipo). Ninguém contrata uma pessoa que não tem alguma prática do que faz. Se querem emprego imediato, não é errado apostar numa politécnica ou escola profissional, onde se explora mais a prática (em geral...).

Porque na universidade, prima sobretudo o conhecimento e o emprego é algo que "pode acontecer" apenas em sequência do vosso esforço e génio. Mas em geral, o que acontece depois de tirar o curso universitário, depende exclusivamente de vocês. Os estágios são fracos e, ás vezes, nem os melhores ficam. Não fiquem à espera que venham ter convosco; leiam jornais e fiquem atentos ao mundo à vossa volta, porque oportunidades é o que não falta, quando se está na universidade! A rede de contactos é maior, e têm acesso a um nível de conhecimento que não vão encontrar em mais lado nenhum.

Quando terminam o curso, ninguém vos vai bater à porta a perguntar se querem trabalhar para eles. Seja qual for o curso que vocês tirem, no final, têm sempre de ter a iniciativa e nunca desistir do que querem fazer. Lembrem-se disso. Mongloide
Luninha escreveu:a media de bio ta 14 Incredulo
mx o ultimo a entrar o ano passado tinha um 16, tens a certesa k essa n eh a media d ah 2 anos? (so posso falar dessa pk foi uma das minhas opxoes).
Sim, é essa mesma a média na Faculdade de Ciências do Porto. Em 2007, a média era 14,85 e, em 2008, a média foi 14,4. Curiosamente, enquanto nos outros cursos a média sobe na 2ª fase, a de biologia desceu consideravelmente...

Antes de mais, gostava de agradecer aos universitários que deixaram aqui os seus testemunhos, em especial àqueles que mudaram de curso. Algo me diz que é isso que me vai acontecer... Não tenho grande média, infelizmente, embora o que eu queira realmente não tenha uma média por aí além (16,13).
No 11º ano, optei pela opção de Animação Sócio-Desportiva dentro da área de saúde do meu colégio. Queria vivenciar a parte humana e não tanto a teoria. Foi isso que me tramou... Deveria ter escolhido Biotecnologia, pois safo-me bem melhor na teoria que em aulas práticas de desporto... Mas pronto. Aceitei o meu erro, embora isso me possa custar a entrada na universidade...
Continuando... O que eu queria até ao 10º ano era Biologia. Mas depois a minha vida deu uma volta de 180º e o nascimento de um primo meu com paralisia cerebral mudou a minha maneira de pensar. Não queria ficar quieta enquanto via gente a precisar de ajuda. Sentia (e sinto) uma grande necessidade de ajudar os outros. Daí que a minha escolha passasse para Fisioterapia. Não pensava em mais nada... Enfermagem também era uma opção, mas não sei se estaria preparada para tanto. No entanto, depois de falar com várias pessoas, a minha opinião mudou novamente e aceitei finalmente enfermagem como uma possibilidade.
Foi então que encontrei Ciências da Nutrição quando fui a uma amostra da UP no Pavilhão Rosa Mota. As disciplinas pareceram-me óptimas, adorei os testemunhos que ouvi e vi que era aquilo que procurava. A minha necessidade de ajudar os outros é ainda possível e o curso tem imensa saída e para várias áreas (como a área do desporto ou a da restauração).
Ciências Farmacêuticas também era algo que me despertava a atenção e para o qual a minha mãe me vinha a falar desde há muito tempo.
A opção de Biologia voltou novamente por intermédio da psicóloga. Apenas tinha 5 escolhas (todas acima da minha média) e podia ter 6. Ela aconselhou-me a escolher algo que me agradasse, mas que tivesse uma média mais baixa, para garantir assim a minha entrada na universidade, mesmo que não fosse exactamente o que queria. Disse também que seria óptimo para mim frequentar um ano de faculdade e depois mudar, pois uma pessoa muda imenso com isso. O método de estudo, a maneira de pensar e de adaptação... Que, depois desse ano, podia tentar novamente fazer os exames e tentar melhorar para entrar no que queria mesmo.
Se conseguir tirar boa nota no exame de matemática, estou safa. Se não conseguir... Mais um ano no secundário... O que seria horrível... Preciso de tirar boa nota a tudo. So... Basicamente, sim, vou precisar de muita sorte. E ajuda. Matreiro
Não sei se tomei as decisões mais correctas, mas espero que sim... Embaracoso
Mal disposto k desilusao..
N acredito k nao entrei em Bio.. ai s concorre-se ah 2ª fase entrava Sad
N acredito.. so mais coisas pa m por a pensar k tive tao pertooo e vim parar a isto Crying or Very sad

Como eu sou muito preguiçosa para ler os post todos atrás coiso :X

Bem, eu falei no desemprego, o que é uma grande verdade lol, confesso que é uma das coisas que mais me assusta porque acredito que não haja nada mais frustrante para um licenciado do que não conseguir encontrar emprego na área e naquilo que realmente gosta. No entanto, toda a gente sabe que uma licenciatura nos dias que correm não nos garante nada. Um professor meu numa aula disse-nos que "uma licenciatura não vos vai arranjar um emprego, a única coisa que vos arranja é uma entrevista para um emprego".
Porém, o meu lado de certa forma utópico faz-me acreditar que quando se vai para o ensino superior e se opta por uma especialização, não se deve pensar no que quase toda a gente pensa "ah e tal com este curso tenho emprego garantido" mas sim no conhecimento que se adquire que, a meu ver, é um dos bens mais importantes que qualquer ser humano pode ter Embaracoso

acho que fugi um bocado do assunto do tópico, desculpem lol
le bump gigante*

Tanta dúvida, para acabar por escolher bioquímica.

Mas não é isso que me traz aqui, mas sim uma curiosidade que tem mais ou menos a ver com o tópico. O que fazer quando escolhemos o curso errado? É claro que quando estamos no primeiro ano podemos simplesmente mudar, é apenas um ano, congelamos a matrícula (é assim o termo, não é?), e recomeçamos, a perda não é muita. Mas, e quem está já mais avançado, terceiro, quarto anos (dependendo do curso), o que faz? Acaba este e começa outro depois para o qual é mais vocacionado? Ou arrisca e muda? Qual a vossa opinião?

Isto apareceu porque eu começo a notar que em bioquímica, pelo menos aqui, as pessoas começam a desistir no terceiro ano, porque afinal percebem que se calhar não é bem aquilo que querem. E isto assusta-me um bocadinho, porque apesar de adorar o meu curso começo a perceber que talvez esta não seja a minha vocação. Não é uma questão de gosto, mas sim de jeito. Muitas vezes parece que encravo, não consigo ter o sentido crítico que me faz falta, ou a curiosidade de ir procurar coisas que os professores e alguns dos meus colegas acham fascinantes.

Enfim, off-topic à parte, o que acham?

Bom topico!
EU estou em artes visuais e adoro o curso, estou um pouco indecisa entre design grafico web design ou historia de arte sinceramente não sei qual deles escolher, pois no final do 12ºano talvez va estudar pa Londres, e pelo que tenho ouvido dizer historia de arte tem muito mais saida la que design.

EU adoro historia de arte mas tambem gostava de design especialmente o web design que utiliza computadores e assim

Mas sinceramente estou farta de procurar medias de entrada na faculde e não consigo encontrar nada alguem me pode dizer onde posso encontrar essa informaçao or favor?
Adoro Sailor moon!Very Happy

Fic : Mudança do destino
tu podes usar o site do acesso ao ensino superior, tem lá informação sobre tudo mesmo, além das médias, também sobre bolsas de estudo, escolas, etc.

é este aqui: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt
mais especificamente para procurares sobre as médias: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/Genericos/IndicedeCursos/

AKIYAMA MIO ♥
Este tópico fez-me rir.
Em portugal preocuparem-se com este tipo de coisas?
Não vale apena, escolham uma porcaria qualquer porque quando acabarem a universidade vão para o fundo de desemprego LOL No MAXIMo arranjam um estagio profissional Lol

Portugal esta uma gaita, ou somos os melhores do mundo em alguma coisa e a empresa vê que vamos dar MUITO dinheiro, ou então não arriscam.

OU ENTAO... Estudem todos para Engenheiros duma coisa qualquer, assim podem ser primeiros ministros e etc... Ai sim há tacho.
Isso de estudar uma coisa qualquer não é bem assim, primeiro: a pessoa tem de fazer algo que goste, eu não iria para um curso de gestão por exemplo, pois sei que sou uma nulidade a matemática, acho que é necessário ver as nossas capacidades antes de entrar em qualquer curso, depois há cursos que felizmente ainda estão a dar cá em Portugal, que é o caso da Gestão, Èconimia e por ai fora. Além disso depois também há as cunhas (cof cof), a vontade de não querer desistir. Enfim, acho que se tiverem possibilidades de continuar os estudos que o façam, pois é uma mais valia.

(Obrigada ao meu amigo secreto Very Happy)

O link da minha página: https://www.facebook.com/Freyja.Model
Freyja escreveu: pois é uma mais valia.

Ter estudos ou não em portugal, neste momento, não é uma mais valia. Lá fora, isso sim pode ser. Sejamos realistas. Pensar que a economia portuguesa não vos afecta e está longe é mau. Porque arranjar trabalho em portugal está impossível devido ao facto das empresas não terem dinheiro para expandir negócios, e como consequência não aumentam postos de trabalho, e ai não há trabalho seja para quem for.

Podem entrar no McDonalds ou Franchisings internacionais que estão sempre em expansão (aqui ser engenheiro ou ser cabreiro é igual por isso eu disse com ironia que não interessa o que se estuda) mas nesse tipo de lugares também acabam as vagas.

Muitos de nos somos adultos e quer queiramos ou não e temos de encarar a coisas de frente e nunca pensar "ai não há problema vai correr tudo bem, a crise não me afecta, a comunicação social exagera", porque tudo será um mar de rosas até perdermos o nosso trabalho, ou os nossos pais serem despedidos, ai sim caímos de cara na realidade e ai vai ser tarde de mais.

E acho que todos os jovens devem sair das conchas da irrealidade e lutar por um futuro melhor, estudem, obviamente quando eu disse estudar uma coisa qualquer foi ironia, devido a um factor que mencionei mais atrás, mas estudem para algo que dê dinheiro no futuro, seja em portugal ou fora. E tremam já com medo antes que algo mau aconteça, sejam pro activos. Olhem para mim! Eu estava a trabalhar como segurança e já fazia planos, como tirar a carta etc... e fui despedido por causa da redução de cursos, e eu nem estava muito mal, havia lá homens com crianças para alimentar e famílias.

Por isso, começam já a lutar antes que seja tarde de mais. Comecem já a procurar trabalho ou estágios ou part-times, juntem o máximo dinheiro possível. Porque vão precisar no futuro proximo.

EDIT: Concelho de amigo.

1º perguntem o que os outros acham em quê vocês são bons.
2º perguntem o mesmo a família.
3º perguntem aos amigos.
4º perguntem a vos mesmos.

Equalizem tudo. As respostas forem unânimes, exemplo... todos respondem que vocês são bons na programação, vão para a uni e estudem Engenharia Informática e ai vejam que linguagens de programação dão mais dinheiro e aprendam como esponjas.

Se não forem respostas unânimes, sejam fortes e lutem, não percam muito tempo com duvidas idiotas, e pensem racionalmente e nunca com o coração, eu sei que a maior parte do publico deste forum são do sexo feminino e isso é um dos problemas das mulheres "Ai eu gostava tanto de ser medica..." o coração pensa mais que o cérebro, eu não posso falar que eu também sou assim LOL mas "Ai eu gostava tanto" é a frase errada devia ser "Eu quero ser medica". È definir objectivos, avançar, lutar, cair, levantar e nunca ter medo. Uma irmã de um amigo meu, queria ser enfermeira, e eles tinham muito pouco dinheiro, ela estudou e lutou que nem uma doida, tirava e ainda tira 18 -20 -19 a tudo tem uma grande media, mas ela esforça-se e dedica-se como uma doida. E ela tem 19 anos ou 20 já não me lembro bem.
Resumindo, tirem o cu das cadeiras e vão a guerra como se não houvesse amanham não esperem pela chuva para comprar um chapéu.

Espero ter ajudado em algum sentido.
Não sei qual é a tua realidade, mas com certeza é diferente da minha, eu neste momento para pagar as contas e puder concretizar os meus sonhos, tenho de andar a fazer limpezas com a minha mãe, para mim não é vergonha nenhuma, mas não era o que a minha progenitora queria como futuro para mim, mas infelizmente não tive ajudas para acabar os estudos, se tivesse tido, tinha ido para a faculdade. È claro que ter um curso é uma mais valia, não menos teria qualificações para trabalhar noutra coisa que não em trabalhos pesados. Uma pessoa com estudos tem mais facilidade em ter um emprego um pouco melhor do que uma só com o sétimo, nono, ou décimo segundo ano.

Mas o povo Tuga é assim, ah não estudem que não vale a pena, mas é isso mesmo que o governo quer, se as pessoas são menos qualificadas, logo a mão de obra é mais barata e podemos ser explorados pelos chinêses, for god sake. Se toda a gente começa a ficar pessimista com a crise e que vem ai não sei o quê, têm tendência para estagnar, que é algo que não queremos, se fomos grandes outrora, está na hora de ir buscar a coragem dos nossos antepassados, basta de sermos o capacho da Alemanha e da França. Quantos mais qualificados formos, melhor nos podemos defender. È claro que a crise nos afecta a todos, ninguém disse o contrário, mas temos de seguir caminho e não ficar a lamentar o quão mal estamos.

Eu entendo. Mas a culpa não é nossa. É, em parte, mas não totalmente. Nós fomos apanhados no meio, e claro que agora temos de nos mexer. Mas nós somos uns idiotas, estamos conformados. E pensamos "ah, ninguém se mexe", mas nós também não nos mexemos. Vejo todos os jovens falarem em gerações à rasca, em ladrões, ou que as propinas estão caras... mas depois passam os dias agarrados ao computador, à playstation. Eu não estou a dizer que não sou igual, aliás, eu sou uma dessas pessoas. Temos a internet, temos acesso a coisas que os nossos avós, os nossos pais nem imaginavam ser possível, e eles fizeram um 25 de Abril. Porque não nos juntamos? Porque não nos mexemos? O que é que ainda andamos a fazer aqui, a escrever músicas sobre o quão mau o governo é, ou a fazer manifestações em que nos limitamos a ir dar umas voltinhas a berrar, com uns cartazes na mão, e depois voltamos como se nada fosse?

Eu estudo, mas os meus pais não tiveram oportunidade disso, e sim, também já ajudei a minha mãe em limpezas depois das aulas. E há pessoas que nem limpezas têm. E depois há ministros, jogadores de futebol, apresentadores, etc, que ganham fortunas. E nós é que andamos à pancada por causa do Benfica, ou do Joaquim da novela que matou o Pedro.

O facto do português se conformar, isso já é hábito. Devíamos era de ser como a Islândia. Olhem, sigam o exemplo do Sr. Passos Coelho, emigrem!

Menos para o Canáda e países que tal, que já estão a mandar embora portuguêses, se formos embora, os imigrantes ainda tomam conta disto, não que seja contra os imigrantes, atenção. Mas se estamos no nosso país, temos fazer alguma coisa.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77