Acabei o secundário - E agora?
Se houver problemas com este tópico, ou algum parecido, tranquem 
Bem, como já repararam (ou talvez ainda não
) este ano vou acabar o 12º ano, tal como alguns de vocês e é claro, as dúvidas sucedem-se nas nossas cabeças, vou para a universidade, como será? Que curso escolher? Estou indeciso/a! Preciso de ajuda!, etc.
E então aqui a dizzy cabecinha pensadora (ou talvez cabecinha burra
) lembrou-se criar este tópico de forma a que os nossos universitários e não só (também as pessoas de cursos profissionais e assim), possam partilhar as suas experiências de faculdade, assim como as dificuldades/facilidades, etc, que passaram quando se iniciaram nos seus cursos (as praxes, por exemplo
)
Quanto a mim, ando indecisa entre Bioquímica e Enfermagem. Não são assim tão parecidos, mas fascinam-me os dois.
Contem aqui ao pessoal
*

Bem, como já repararam (ou talvez ainda não
) este ano vou acabar o 12º ano, tal como alguns de vocês e é claro, as dúvidas sucedem-se nas nossas cabeças, vou para a universidade, como será? Que curso escolher? Estou indeciso/a! Preciso de ajuda!, etc.E então aqui a dizzy cabecinha pensadora (ou talvez cabecinha burra
) lembrou-se criar este tópico de forma a que os nossos universitários e não só (também as pessoas de cursos profissionais e assim), possam partilhar as suas experiências de faculdade, assim como as dificuldades/facilidades, etc, que passaram quando se iniciaram nos seus cursos (as praxes, por exemplo
)Quanto a mim, ando indecisa entre Bioquímica e Enfermagem. Não são assim tão parecidos, mas fascinam-me os dois.
Contem aqui ao pessoal
*
thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
lifeless escreveu:Devia haver também um tópico "acabei a licenciatura e agora?" right answer: desemprego
Olha esse tópico também era bom...Deixa lá que eu também irei para o desemprego, quem manda tirar cursos que aqui em Portugal não têm saída? Quer dizer hoje em dia já nada tem saída mas pronto.
Mas falando de outras coisas...
Eu entrei na faculdade à dois anos, também estava indecisa entre efermegem e biologia, decidi-me então por aquele com que me identificava melhor. Embora gostasse de ajudar pessoas e a saude fosse uma grande paixão, tinha mais o desejo de viajar e ver as coisas maravilhosas que o Planeta nos oferece. Sempre tentei ao máximo proteger a natureza e achei que a biologia era o curso que me completaria mais, pois o meu desejo de mudar o mundo era maior do que salvar vidas.
Entrei para o politécnico de Beja e a primeira coisa de que tive medo foi de não haver um forte espirito academico. Estava enganada claro. Existe um espirito academico e tradições muito fortes aqui na minha faculdade. As praxes foi o que mais custou, mas deixam sempre saudade. Nunca me fizeram mal, chegava a casa todos os dias de rastos, toda pintada e cheia de lama, com uma papa no cabelo, mas sempre com recordações engraçadas. Acho que tenho umas folhinhas escritas por mim a contar os dias de praxe.
Aqui na faculdade fiz muitos amigos, maioria irão ficar para o resto da minha vida. Pessoas que passam pelo mesmo que eu, que sofrem pelas mesmas coisas e que partilham todos os bons ou maus momentos.
É complicado consiliar as frequencias com trabalhos, aulas e mais aulas e por fim os exames. É dificil e acabamos completamente esgotados(mais ou menos como me sinto neste momento), mas vale a penas, todos os dias são diferentes e aprendes sempre coisas novas, interessantes e pouco interessantes:
': Vai ser muito bom e ainda melhor se saires da tua terra e fores para onde não conheces ninguem, como foi o meu caso. Por exemplo esta noite tenho uma festa tematica em casa de umas amigas e só por isso já valeu a pena suportar este dia insuportavel.
Segue um pouco o teu coração, mas sem nunca deixares de usar a cabeça.
Escolhas o que escolheres será sempre a melhor escolha porque é a tua...
Beijokitas

Obrigado Dumpling <3
(tinha escrito um mega post e isto apagou tudo --')
Muito obrigada pelos conselhos
e pela experiência.
Quanto a sair para fora, eu adoraria ir estudar para outro local que não fosse a minha cidade, mas como tenho esses dois cursos cá, não quero que os meus pais suportem mais uma despesa, pois eles têm feito tudo para eu ter uma boa educação, e fazer-lhes isso eu não suportava. É claro que os cursos também dependem das universidades, mas enfim. Sentir-me-ia mal por por os meus pais a mãos com mais uma despesa.
As praxes... assustam-me um bocadinho, mas também depende do tipo de praxe. Essas de chegar a casa sujos como se tivesse andado num camião do lixo não me agradam nadinha :/ Mas é claro que depois de passar, já as recordamos com as maiores saudades, como tu dizes no teu post
Muito obrigada pelos conselhos
e pela experiência.Quanto a sair para fora, eu adoraria ir estudar para outro local que não fosse a minha cidade, mas como tenho esses dois cursos cá, não quero que os meus pais suportem mais uma despesa, pois eles têm feito tudo para eu ter uma boa educação, e fazer-lhes isso eu não suportava. É claro que os cursos também dependem das universidades, mas enfim. Sentir-me-ia mal por por os meus pais a mãos com mais uma despesa.
As praxes... assustam-me um bocadinho, mas também depende do tipo de praxe. Essas de chegar a casa sujos como se tivesse andado num camião do lixo não me agradam nadinha :/ Mas é claro que depois de passar, já as recordamos com as maiores saudades, como tu dizes no teu post

Bioquimica
bem n tenho mas notas... mas acredita que nao eh nada facil (alias eu so dou um geral...)
Mx dizzy se é o teu sonho e eh o que queres mesmo vai... nao faças como eu...
Que entrei no que queria nao me deixaram ir e entrei numa privada para um curso que mal conhecia e que vim a descubrir que detesto!!! Por isso o meu conselho eh informarem-se muito bem dos cursos para que querem ir para nao sofrerem desilusoes...
E outro conselho... nk entrem num curso ah nora!!!
Caso nao entrem na fac tentem outras cenas... agr entrar pa fac... so para estar la dentro... axo k n vale mt a pena!!!
bem n tenho mas notas... mas acredita que nao eh nada facil (alias eu so dou um geral...)Mx dizzy se é o teu sonho e eh o que queres mesmo vai... nao faças como eu...
Que entrei no que queria nao me deixaram ir e entrei numa privada para um curso que mal conhecia e que vim a descubrir que detesto!!! Por isso o meu conselho eh informarem-se muito bem dos cursos para que querem ir para nao sofrerem desilusoes...
E outro conselho... nk entrem num curso ah nora!!!
Caso nao entrem na fac tentem outras cenas... agr entrar pa fac... so para estar la dentro... axo k n vale mt a pena!!!

Mas as médias cá no Algarve são baixinhas 
Acho que 10,8 :p
As de Enfermagem cá são por volta do 15, mas eu fico escandalizada pelo facto de um dos exames com quem podes entrar ser português.
Sim, e entrar num curso à nora acho que é um disparate mesmo. Acabas por desperdiçar tempo se andas a mudar de curso, para além de que temos de nos lembrar que é esse curso que vai determinar a nossa vida (pelo menos em alguns aspectos).
Obrigada pelos conselhos

As de Enfermagem cá são por volta do 15, mas eu fico escandalizada pelo facto de um dos exames com quem podes entrar ser português.
Sim, e entrar num curso à nora acho que é um disparate mesmo. Acabas por desperdiçar tempo se andas a mudar de curso, para além de que temos de nos lembrar que é esse curso que vai determinar a nossa vida (pelo menos em alguns aspectos).
Obrigada pelos conselhos

dizzy22 escreveu:Mas as médias cá no Algarve são baixinhas
Obrigada pelos conselhos
Sim, não façam como a minha colega de casa que anda aqui só por andar. Não estuda, não faz nada, passa os dias a ver filmes e a namorar, nem se importa com os trabalhos. E porquê? porque ela não sabia o que queria nem se queria andar na faculdade, mas entrou na mesma só por entrar, para fazer jeito.
Quanto aos exames, para enfermagem pedem os exames que menos têm a ver, na altura que entrei, numa das faculdades em lisboa pediam filosofia para enfermagem:
':
Obrigado Dumpling <3
AI!
Eu sou tão novinha, mas sempre que penso nisto fico toda nervosa!
Tenho uma amiga que está a 2/3 meses de preencher a candidatura e nem sabe para que lado se há-de virar!
Este tipo de decisões são tão díficeis... *já passei por uma mini, do 9º para o 10º, é claro*
Só espero que este tópico me venha a ser mesmo útil no futuro!
Eu sou tão novinha, mas sempre que penso nisto fico toda nervosa!
Tenho uma amiga que está a 2/3 meses de preencher a candidatura e nem sabe para que lado se há-de virar!
Este tipo de decisões são tão díficeis... *já passei por uma mini, do 9º para o 10º, é claro*
Só espero que este tópico me venha a ser mesmo útil no futuro!

AKIYAMA MIO ♥
Bom Topico!
EU tambem tenho imensas duvidas sobre o que fazer depois do 12º ano!
Tipo, apesar de só andar no 10ºano , já sinto muita pressao em escolher um curso, até porque nao tenho muitas ideias definidas e tive muito azar com a turma que me calhou (só para terem uma ideia, é uma turma com rapazes com 18 anos +ou-, raparigas que so querem namorar e que acham que quem estuda é totó! --', O que faz com que as nossas medias sejam muito baixas, e os profesores se passem connosco!)
Eu podia ser uma excelente aluna se nao fossem os problemas da turma! tenho uma colega que anda comigo, que era sempre do quadro de excelencia e que agora tem media de 12...
'
Isto nao é mesmo normal!
Mas enfim, eu ando em artes visuais, mas o que eu gostava mesmo de fzer era algo relacionado com TV/cinema do tipo criar historias para filmes ou novelas, realizaçao de cinema, criar desenhos animados e dra-lhes vozes etc, mas sinceramente nao faço ideia de qual o caminho certo para chegar até aí!
estou mesmo perdida! --'
EU tambem tenho imensas duvidas sobre o que fazer depois do 12º ano!
Tipo, apesar de só andar no 10ºano , já sinto muita pressao em escolher um curso, até porque nao tenho muitas ideias definidas e tive muito azar com a turma que me calhou (só para terem uma ideia, é uma turma com rapazes com 18 anos +ou-, raparigas que so querem namorar e que acham que quem estuda é totó! --', O que faz com que as nossas medias sejam muito baixas, e os profesores se passem connosco!)
Eu podia ser uma excelente aluna se nao fossem os problemas da turma! tenho uma colega que anda comigo, que era sempre do quadro de excelencia e que agora tem media de 12...
'Isto nao é mesmo normal!
Mas enfim, eu ando em artes visuais, mas o que eu gostava mesmo de fzer era algo relacionado com TV/cinema do tipo criar historias para filmes ou novelas, realizaçao de cinema, criar desenhos animados e dra-lhes vozes etc, mas sinceramente nao faço ideia de qual o caminho certo para chegar até aí!
estou mesmo perdida! --'
as minhas fic's:
-Unidos pelo destino, unidos por todos!
-Angelical
Leiam, vale a pena! e nao se eskeçam de comentar! ^^
-Unidos pelo destino, unidos por todos!
-Angelical
Leiam, vale a pena! e nao se eskeçam de comentar! ^^
Bem, também estou a acabar o secundário. Mas já tomei as minhas decisões. 
Apesar de a minha média não dar para muito (para já, estou com um 16,29. Maldito 11º ano --'), vou tentar. Quem sabe se não entro... Não quis sair da área do Porto, por isso tive que escolher algumas áreas que me interessassem realmente. Para além disso, a privada está bem longe das minhas possibilidades (nem eu quero). E então tenho as seguintes opções:
1 - Ciências da Nutrição (média: 16,13)
2 - Enfermagem (média: 16,8 )
3 - Fisioterapia (média: 17,8 :
': )
4 - Ciências Farmacêuticas (média: 16,6)
5 - Farmácia (média: 17,1)
6 - Biologia (média: 14,4)
Anulei a matrícula a matemática no início do 3º período para arriscar tudo no exame. Por isso, estou dependente do resultado deste... Resolvi repetir os exames de BG e FQA, visto precisar de ambos para a candidatura a Ciências da Nutrição. E vou à 1ª fase de todos.
A psicóloga do meu colégio ajudou-me. Aquela 6ª opção foi um conselho dela para garantir a minha entrada na universidade (só tinha 5 opções e precisa-se de 6, por isso veio a calhar).

Apesar de a minha média não dar para muito (para já, estou com um 16,29. Maldito 11º ano --'), vou tentar. Quem sabe se não entro... Não quis sair da área do Porto, por isso tive que escolher algumas áreas que me interessassem realmente. Para além disso, a privada está bem longe das minhas possibilidades (nem eu quero). E então tenho as seguintes opções:
1 - Ciências da Nutrição (média: 16,13)
2 - Enfermagem (média: 16,8 )
3 - Fisioterapia (média: 17,8 :
': )4 - Ciências Farmacêuticas (média: 16,6)
5 - Farmácia (média: 17,1)
6 - Biologia (média: 14,4)
Anulei a matrícula a matemática no início do 3º período para arriscar tudo no exame. Por isso, estou dependente do resultado deste... Resolvi repetir os exames de BG e FQA, visto precisar de ambos para a candidatura a Ciências da Nutrição. E vou à 1ª fase de todos.

A psicóloga do meu colégio ajudou-me. Aquela 6ª opção foi um conselho dela para garantir a minha entrada na universidade (só tinha 5 opções e precisa-se de 6, por isso veio a calhar).

lifeless escreveu:Devia haver também um tópico "acabei a licenciatura e agora?" right answer: desemprego
Concordo plenamente *sighs*
Querem exemplo melhor? A minha irmã acabou o curso de fisioterapia há um ano e meio e desde que saiu da univ, já trabalhou no continente, no modelo e a fazer promoções
' e para cúmulo, actualmente está a trabalhar num parque aquático :/É estúpido, mas ela já mandou o seu curriiculo para todos os cantos do algarve e ninguém lhe dá trabalho na sua área :/
É muito triste.
Eu não estou na vossa àrea x) mas posso opinar

Eu estou no meu penúltimo ano de Arquitectura (curso de 3 (Licenciatura) + 2 (mestrado)) e já ando a panicar, por causa desta crise e por este exemplo da minha irmã

Ando mesmo a questionar se vou conseguir arranjar emprego como Arquitecta e se vou sair bem nisso
'Mas referente ao curso, é um curso super cansativo, puxado e trabalhoso, pois os professores lembram-se de juntar as frequências e os trabalhos
' e quem se lixa somos nós
'Para além de serem super exigentes e pensarem que temos mais que 24h por dia para cada disciplina
'E ainda temos de ter disciplinas que não nos vão fazer falta para coisa alguma *bah*
Mas concordo, criamos laços de amizade que serão já mais esquecidos, tenho pelo menos duas pessoas lá que sei que não vou esquecer nunca =)
Quanto às praxes, eu por acaso achei as minhas divertidas e recordo-as com saudade, pois já foram à 4 anos atrás ;_;

Os veteranos por acaso não foram muito maus, perguntavam se estava sempre tudo bem

Foi mesmo divertido e espirito académico está sempre presente

Eu por acaso estou perto de casa
' o que não ajuda muito, mas concordo com a Joaninha, tenta sempre ir para longe de casa e segue o teu coração, escolhe o que gostares mais, pois é isso que te fará feliz e não te arrependerás 

Editado pela última vez em
Óptimo tópico dizzy! Eu, cm tanta gente, também passei por essas dificuldades...
A minha ideia smp foi seguir algo relacionado com crianças/adolescentes, algo virado para a educação. Mas tendo em conta a calamidade do nosso ensino, apesar de adorar a ideia de ser professora (de ensino básico), acabei por não me virar muito para aí. As notícias no começo do ano lectivo são smp as mesmas Milhares de professores desempregados, é todos os anos o msm, o que me levou a colocar isso de parte, embora tenha mantido a minha ideia de trabalhar com crianças, que é o que vou fazer.
Passei todo o secundário com aquela aflição do que iria colocar na folha de candidatura, o que seria da minha vida. É um pouco dramático pensar assim, mas pelo que sei a grande maioria sente essa mesma aflição, é aquela sensação de escolher uma profissão para a vida, o decidir o futuro. Mas não desesperem porque não é o fim do mundo, apesar de termos a sensação que o é. Pensem com calma, tenham como base as disciplinas que gostam, para as quais têm prazer em estudar, isso acaba por vos dar alguma orientação sobre o que deverão seguir. Eu só me decidi msm no 12º e quando estava prestes a fazer a candidatura. Quando cheguei ao final do 12º fiz uma reflexão séria sobre as matérias que tinha gostado e aquilo que me "via" a fazer no futuro e as aulas de psicologia no 12º ano, que eu adorei, serviram como um "clique". Por exemplo, nunca me imaginei em enfermagem ou medicina, não é de todo a minha praia lol pelo que nunca fui por aí. Acabei por me decidir por Psicologia e pretendo tirar mestrado de psicologia educacional.
Quanto à entrada para a faculdade mais concretamente: eu entrei em segunda fase, uma vez que chumbei no exame de matemática na 1ª fase, só passei na 2ª e só entrei quase no final de Outubro. Em relação às praxes, já não as apanhei, já tinha acabado a época de praxes e nenhum dos veteranos me praxou. Só fui praxada no enterro do caloiro, em Abril. Mas posso dizer que o primeiro semestre custou-me bastante, cai na faculdade um pouco de pára-quedas. Já havia grupos de trabalho formados, quase dois meses de matéria dada, enfim, a integração foi um pouco custosa, mas aos poucos as coisas foram-se endireitando. Não só adoro o curso, coisa que gostei desde a minha primeira aula, como adoro a faculdade em si, os professores e fiz amigos que ficarão para a vida. Também tive receio das praxes, mas adorei cada momento, acreditem ou não, foi o momento chave para me sentir verdadeiramente integrada no espírito da universidade, apesar de as coisas mudarem um pouco de faculdade para faculdade, não é o drama que muitas vezes temos em mente.
Uma coisa que acho fundamental e que infelizmente não tive "acesso", foi ao conhecimento de em que é que consiste o curso X, ou seja, muitas vezes tenho conversas com amigos meus de diversos cursos que me dizem fui para o curso X mas não é nada daquilo que pensava ser, quer pela positiva, quer pela negativa. No meu caso, smp pensei que o curso de Psicologia teria aulas práticas no sentido em que iriamos ter de avaliar pessoas, conversar com elas, meter a mão na massa, digamos assim, mas as aulas práticas que temos são, basicamente apresentações de relatórios de investigações, prática prática só no mestrado. Os 3 anos de licenciatura são somente para termos as bases teóricas. Para mim não é algo que me desmotive, até pq sem essas bases não se vai a lado nenhum, mas alguns colegas meus ficaram completamente decepcionados, coisa que não aconteceria se soubessem de ante mão o que os esperava. Por isso aconselho-vos a questionarem professores, amigos ou mesmo aqui no fórum sobre os cursos que estão mais interessados, tanto em relação às cadeiras em si como às próprias saídas profissionais, coisas que muitas vezes não estão muito claras, de modo a terem uma ideia do que vos espera, porque penso sinceramente que é importante e ainda vos poderá ajudar na escolha final.
Só tenho a desejar-vos muita sorte, tanto nas escolhas de curso como nos exames. E qualquer questão, qualquer dúvida, tenho a certeza que aqui os srs veteranos terão todo o gosto em ajudar-vos. Beijinhos.
A minha ideia smp foi seguir algo relacionado com crianças/adolescentes, algo virado para a educação. Mas tendo em conta a calamidade do nosso ensino, apesar de adorar a ideia de ser professora (de ensino básico), acabei por não me virar muito para aí. As notícias no começo do ano lectivo são smp as mesmas Milhares de professores desempregados, é todos os anos o msm, o que me levou a colocar isso de parte, embora tenha mantido a minha ideia de trabalhar com crianças, que é o que vou fazer.
Passei todo o secundário com aquela aflição do que iria colocar na folha de candidatura, o que seria da minha vida. É um pouco dramático pensar assim, mas pelo que sei a grande maioria sente essa mesma aflição, é aquela sensação de escolher uma profissão para a vida, o decidir o futuro. Mas não desesperem porque não é o fim do mundo, apesar de termos a sensação que o é. Pensem com calma, tenham como base as disciplinas que gostam, para as quais têm prazer em estudar, isso acaba por vos dar alguma orientação sobre o que deverão seguir. Eu só me decidi msm no 12º e quando estava prestes a fazer a candidatura. Quando cheguei ao final do 12º fiz uma reflexão séria sobre as matérias que tinha gostado e aquilo que me "via" a fazer no futuro e as aulas de psicologia no 12º ano, que eu adorei, serviram como um "clique". Por exemplo, nunca me imaginei em enfermagem ou medicina, não é de todo a minha praia lol pelo que nunca fui por aí. Acabei por me decidir por Psicologia e pretendo tirar mestrado de psicologia educacional.
Quanto à entrada para a faculdade mais concretamente: eu entrei em segunda fase, uma vez que chumbei no exame de matemática na 1ª fase, só passei na 2ª e só entrei quase no final de Outubro. Em relação às praxes, já não as apanhei, já tinha acabado a época de praxes e nenhum dos veteranos me praxou. Só fui praxada no enterro do caloiro, em Abril. Mas posso dizer que o primeiro semestre custou-me bastante, cai na faculdade um pouco de pára-quedas. Já havia grupos de trabalho formados, quase dois meses de matéria dada, enfim, a integração foi um pouco custosa, mas aos poucos as coisas foram-se endireitando. Não só adoro o curso, coisa que gostei desde a minha primeira aula, como adoro a faculdade em si, os professores e fiz amigos que ficarão para a vida. Também tive receio das praxes, mas adorei cada momento, acreditem ou não, foi o momento chave para me sentir verdadeiramente integrada no espírito da universidade, apesar de as coisas mudarem um pouco de faculdade para faculdade, não é o drama que muitas vezes temos em mente.
Uma coisa que acho fundamental e que infelizmente não tive "acesso", foi ao conhecimento de em que é que consiste o curso X, ou seja, muitas vezes tenho conversas com amigos meus de diversos cursos que me dizem fui para o curso X mas não é nada daquilo que pensava ser, quer pela positiva, quer pela negativa. No meu caso, smp pensei que o curso de Psicologia teria aulas práticas no sentido em que iriamos ter de avaliar pessoas, conversar com elas, meter a mão na massa, digamos assim, mas as aulas práticas que temos são, basicamente apresentações de relatórios de investigações, prática prática só no mestrado. Os 3 anos de licenciatura são somente para termos as bases teóricas. Para mim não é algo que me desmotive, até pq sem essas bases não se vai a lado nenhum, mas alguns colegas meus ficaram completamente decepcionados, coisa que não aconteceria se soubessem de ante mão o que os esperava. Por isso aconselho-vos a questionarem professores, amigos ou mesmo aqui no fórum sobre os cursos que estão mais interessados, tanto em relação às cadeiras em si como às próprias saídas profissionais, coisas que muitas vezes não estão muito claras, de modo a terem uma ideia do que vos espera, porque penso sinceramente que é importante e ainda vos poderá ajudar na escolha final.
Só tenho a desejar-vos muita sorte, tanto nas escolhas de curso como nos exames. E qualquer questão, qualquer dúvida, tenho a certeza que aqui os srs veteranos terão todo o gosto em ajudar-vos. Beijinhos.

~*Atalanta V*~

Gandas malucos!! XD
Bem, que tópico giro! 
Eu desde o 10º ano que dizia que queria Ciências Farmacêuticas, porque sempre gostei muito de Biologia e Química. Oras, há medida que fui tendo a química do secundário fui cada vez gostando menos, mas nada que me fizesse desistir, apesar de ver no plano curricular montes de químicas no curso.
Entrei então em Ciências Farmacêuticas (btw, Ciências Farmacêuticas é um curso mais completo do que Farmácia (que é um curso técnico), apesar da média de farmácia ter ficado maior no Porto
).
Bem, a única coisa de que gostei foi a Praxe (não se diz Praxes). O ensino superior é muito, mas MUITO diferente do secundário.
Um aluno mediocre e que não se esforce muito, não consegue fazer um curso de Saúde/Engenharias.
Saí de CF devido a tanta química que aquilo tem, além de ter ficado um pouco desencantado com a profissão em si. Mas não deixa de ser dos cursos mais completos e interessantes (e difíceis) que aí andam, e em termos de empregabilidade é dos poucos em que ela está boa!
Entrei em Medicina Dentária, e estou a adorar!
É mais puxado do que farmácia em termos de quantidade de matéria e principalmente em carga horária, mas no fim do semestre, com as cadeiras feitas, sentimos a sensação de "dever cumprido".
Resumindo, escolham o vosso curso não só com base na profissão futura mas também com base no plano curricular. Não adianta muito adorar uma profissão se depois não conseguem fazer as cadeiras.
E como já foi dito, determinados cursos do ensino superior exigem muita dedicação e muito esforço. Se estão lá por estar não conseguem fazer nada mesmo...
Boa sorte aos futuros caloirinhos!

Eu desde o 10º ano que dizia que queria Ciências Farmacêuticas, porque sempre gostei muito de Biologia e Química. Oras, há medida que fui tendo a química do secundário fui cada vez gostando menos, mas nada que me fizesse desistir, apesar de ver no plano curricular montes de químicas no curso.
Entrei então em Ciências Farmacêuticas (btw, Ciências Farmacêuticas é um curso mais completo do que Farmácia (que é um curso técnico), apesar da média de farmácia ter ficado maior no Porto
).Bem, a única coisa de que gostei foi a Praxe (não se diz Praxes). O ensino superior é muito, mas MUITO diferente do secundário.
Um aluno mediocre e que não se esforce muito, não consegue fazer um curso de Saúde/Engenharias.
Saí de CF devido a tanta química que aquilo tem, além de ter ficado um pouco desencantado com a profissão em si. Mas não deixa de ser dos cursos mais completos e interessantes (e difíceis) que aí andam, e em termos de empregabilidade é dos poucos em que ela está boa!
Entrei em Medicina Dentária, e estou a adorar!
É mais puxado do que farmácia em termos de quantidade de matéria e principalmente em carga horária, mas no fim do semestre, com as cadeiras feitas, sentimos a sensação de "dever cumprido".Resumindo, escolham o vosso curso não só com base na profissão futura mas também com base no plano curricular. Não adianta muito adorar uma profissão se depois não conseguem fazer as cadeiras.
E como já foi dito, determinados cursos do ensino superior exigem muita dedicação e muito esforço. Se estão lá por estar não conseguem fazer nada mesmo...
Boa sorte aos futuros caloirinhos!

Sammu, és fixe!
Sinceramente cada vez mais considero que está tudo cada vez pior.
Estou num curso profissional e o meu "E agora?" complica mais e mais...
Mas vejo boas saídas no meu curso de Técnica de Apoio Psicossocial para quem gosta de trabalho com idosos e psicologia... Psicologia vamos bem preparados, a qem quiser entrar, a minha maninha disse-me que uma amiga dela que está em psicologia dá a matéria que dou em três anos nos mesmos três anos de faculdade.
O que eu quero...
Direito ou Educação Infantil... está mau --'
Acabei o 10º de humanidades com média baixa e passei mas mudei de curso...
Então, agora, vejo as minhas colegas que acabaram o 12º ano e pergunto a 6 o que vão fazer a seguir e 4 respondem-me que não sabem, 1 vai para direito e outra para educação infantil...
Quando ao curso que o Sammu falou, Ciências Farmacêuticas, a minha irmã está a tirar, e adora...Passou um ano em Espanha a tentar o sonho dela: medicina.
Ninguém da academia dela conseguiu, então este ano foi para a Egas e está a tirar esse curso, bem melhor na minha opinião que farmácia, pela parte de poder praticar mais.
Por acaso está encantada com o curso, estuda imenso, mas adora pela parte das plantas medicinais etc.
Quanto a mim ... estou agora em estágio com crianças.
Saio morta de lá, mas feliz... são o melhor do mundo. Direito é algo que eu queria mesmo, mas eu vejo tudo tão dificil ... A minha irmã tem uma rapariga amiga com o curso de Direito, que teve de trabalhar num talho...
Boa Sorte aos que irão entrar seja no que for, penso que lutar é o mais importante.
Nem que se perca anos...
Mas pensar também que hoje em dia interessa ter um emprego fixo e não um mero trabalho... por isso, não desanimem à primeira.
Parabéns pelo tópico... foi muito boa ideia... muito interessante *
Estou num curso profissional e o meu "E agora?" complica mais e mais...
Mas vejo boas saídas no meu curso de Técnica de Apoio Psicossocial para quem gosta de trabalho com idosos e psicologia... Psicologia vamos bem preparados, a qem quiser entrar, a minha maninha disse-me que uma amiga dela que está em psicologia dá a matéria que dou em três anos nos mesmos três anos de faculdade.
O que eu quero...
Direito ou Educação Infantil... está mau --'
Acabei o 10º de humanidades com média baixa e passei mas mudei de curso...
Então, agora, vejo as minhas colegas que acabaram o 12º ano e pergunto a 6 o que vão fazer a seguir e 4 respondem-me que não sabem, 1 vai para direito e outra para educação infantil...
Quando ao curso que o Sammu falou, Ciências Farmacêuticas, a minha irmã está a tirar, e adora...Passou um ano em Espanha a tentar o sonho dela: medicina.
Ninguém da academia dela conseguiu, então este ano foi para a Egas e está a tirar esse curso, bem melhor na minha opinião que farmácia, pela parte de poder praticar mais.
Por acaso está encantada com o curso, estuda imenso, mas adora pela parte das plantas medicinais etc.
Quanto a mim ... estou agora em estágio com crianças.
Saio morta de lá, mas feliz... são o melhor do mundo. Direito é algo que eu queria mesmo, mas eu vejo tudo tão dificil ... A minha irmã tem uma rapariga amiga com o curso de Direito, que teve de trabalhar num talho...
Boa Sorte aos que irão entrar seja no que for, penso que lutar é o mais importante.
Nem que se perca anos...
Mas pensar também que hoje em dia interessa ter um emprego fixo e não um mero trabalho... por isso, não desanimem à primeira.
Parabéns pelo tópico... foi muito boa ideia... muito interessante *

gomawo Tinoco-chan ♡♡ a dor passa, mas a beleza permanece ♥
Tens de entrar para responderes neste tópico.
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.