Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Violência na Grécia

Eu sei que este tópico não tem nada de positivo, aliás, a violência nunca gera nada de bom, mas é preciso falar e debater as coisas. Não sei se muitos de vocês vêem as notícias, mas como tem sido noticiado, a Grécia, um dos estados membros da União Europeia, tem estado quase a ferro e fogo, o desemprego aumenta e as condições de vida das pessoas piora, mas agora pergunto a todos vocês, acham que é com violência que se resolvem as coisas?

Desde já vou dar a minha humilde opinião, estes acontecimentos fazem-me lembrar o que aconteceu em Londres, violência gratuita, pois quem acaba por sofrer não são os governantes, mas sim os inocentes. Vemos lojas todas destruidas, casas incendiadas; mas pelo que entendo, os lesados, nada têm a ver com os problemas que o país está a atravessar. Muitos de vocês, podem me dizer: que temos nós a ver com isso? Pois bem, como sabem, a seguir à Grécia, nós também nos encontramos na mesma situação e apesar de Portugal ser um país de brandos costumes, nunca se sabe o que o futuro nos reserva. Espero que o mesmo não se verifique por cá, para que a desgraça de certas pessoas não ser torne ainda maior. Penso que se o pessoal quer castigar alguém, o incendiar algo, que façam algo que envolva quem nos governa, o caminho da violência não é a solução. Gostaria de ouvir a vossa opinião acerca deste assunto. Se os administradores acherem que este tópico não é indicado para este fórum e quiserem apagar, eu compreendo Smile apesar de achar importante este tipo de assuntos.

(Obrigada ao meu amigo secreto Very Happy)

O link da minha página: https://www.facebook.com/Freyja.Model
este sobre casos da actualidade e isso, não sei se este da violência deveria estar lá ou não, esse tópico até está na Sala do Arquivo.

Concordo contigo Freyja, também me fez lembrar a violência nos arredores de Londres, ainda por cima tenho família lá, foi uma coisa que me assustou um bocado.
Tenho muito medo que em Portugal comece a haver esse tipo de revoltas, porque acaba por ser como tu dizes, os inocentes acabam por pagar [casas incendiadas, roubos ou pilhagens, automóveis destruídos, lojas vandalizadas...Imensas coisas que custaram muito a ganhar] é uma realidade assustadora. As pessoas estão revoltadas, cada vez há mais desemprego, cada vez mais as pessoas deixam de conseguir comprar as coisas, até bens necessários. Não sei como é noutros sítios, aqui na Igreja da terra acho que ajudam as famílias mais desfavorecidas, mas muitas sentem vergonha em pedir ajuda com medo de ser marginalizadas, enfim...Tudo isto acaba por levar as pessoas a cometer loucuras, sendo uma delas a violência.
Como já expressei noutros tópicos, sou contra à violência. Seja física ou psicológica. Na minha opinião e como já mais gente disse, violência só gera mais violência, pelo que não sei onde isto vai parar. Mas as pessoas estão revoltadas, e o que não mata, mói.
Violência não resolve nada, pior só cria prejuízo.
Ok, as pessoas estão mal porque lhes estão a cortar as regalias e estão a mexer nos bolsos de muita gente - embora eu ache que eles não se deviam queixar...eles recebias 15 meses de ordenado, muitos fugiam ao fisco e recebiam subsídios por tudo e por nada, pior que Portugal até.
Eu concordo plenamente que as pessoas se manifestem - ainda este fim-de-semana tivemos uma manifestação em Lisboa e não foi por isso que andaram a partir montras de lojas e a atacar os edifícios do governo. O maior problema é quando pessoas já predispostas a gerar confusão se juntam a essas manifestações - que é o que me parece acontecer na Grécia.
Nós cá não gostamos disso, tanto que por exemplo quando houve a cimeira da NATO a policia andou a prender montes de gente antes da cimeira e a ver correntes de protecção e de separação na manifestações dos contra-NATO? Porque os próprios contra-NATO não gostam dos anarquistas (diria que é o termo mais correcto para as pessoas que cometem estes actos, embora salvo erro exista um grupo com esse mesmo nome) já que eles destroem tudo e depois entregam má-fama aos outros. Não é o povo grego que anda a incendiar as suas praças e a partir lojas...
É como em Portugal, também se manifestaram à porta da Assembleia da Republica mas ninguém a incendiou. Afinal de contas propriedade do estado acaba por ser de todos os nós, já que os nossos antepassados pagaram por ela, hoje em dia pagamos para a manter e se dessem cabo dela pagávamos ainda mais.
Em Londres foi a mesma coisa! Começaram por se manifestar contra um tiroteio até que outros que juntaram e limitaram-se a partir e a pilhar. Ao ponto de existirem pessoas que viviam naquela zona a condenarem severamente aquilo e a dizer que não tinha nada haver com o tiroteio.

Violência gera Violência. E violência não salva países nem acaba com crises :/ A UE devia olhar para o bom exemplo da Coreia do Sul isso sim. estavam no limiar do limiar e deram-se tão bem que chegaram ao ponto de pagarem a divida 3 anos mais cedo...e não andaram a partir lojas e a estragar monumentos.

Na minha opinião a Alemanha e a França estão a fazer de propósito para controlarem as ecomonias de todos os países Europeus. Já se fala da possivel saída da Grécia da moeda única (Euro), e se é como eles dizem, Portugal, Irlanda e Espanha podem ir pelo mesmo caminho. Por um lado, penso que seria melhor para nós, com a entrada do Euro, o custo de vida aumentou bastante, o pessoal mais desatento é que não deu por isso, mas por outro lado, as trocas comerciais se calhar vão ser mais dificeis. O certo é que no final de todos os países da União Europeia entrarem em crise (como nós sabemos, isto é "contagioso"), só vai restar a Alemanha, sem querer entrar em teorias da conspiração como é evidente, mas se assim for, eles estão a cavar também a própria sepultura, pois se o resto dos países não tiverem dinheiro para importar produtos da Alemanha, a economia deles também vai decrescer e acho que a Alemanha não deve ser um país Auto-suficiente, mas com o tempo logo vamos verificar se as minhas teorias estão certas. O certo é que as crises economicas trazem o desemprego e a revolta, mas como já tinha dito, acho que as revoltas populares (para não chamar selvagaria), não fazem nada, pois os governantes continuam bem protegidos; só traz a desgraça para quem fica sem as coisas. Também não quero imaginar se algo acontece cá em Portugal, pois nós somos um bocadinho 8/80, ora não ligamos nenhuma a nada, ora de vez em quando acordamos e queremos logo tudo de uma vez. Estou a torcer para que os Gregos consigam sair do declinio e que se consigam erguer.

Sair do Euro seria horrível para nós. Ficávamos com enormes dificuldades em financiamento e com uma moeda que não vale nada...e depois entravamos em todo um tipo de dificuldade que hoje em dia não tens. Olha quem vive nas fronteiras e vai a Espanha fazer as suas compras...deixava de o fazer :s

A Alemanha acha que manda em tudo, mas numa coisa tem razão : gastamos o que não tínhamos. Todos nós (eu incluída) gostamos muito de ter hospitais novos, vias-rápidas novas, auto-estradas novas e tudo mais...mas nunca gostamos de as pagar Mad Outro problema foi toda a crise mundial que começou nos Estados Unidos, e falando em conspirações, sim é tudo um enorme ataque ao Euro. Saímos do Euro e fazemos o que eles querem. Aquilo que a Merkel e os Europeus já deviam ter feito era parar as agências de Rating de uma vez por todas, já que tudo ficou pior por causa delas. Nós tínhamos problemas é verdade, mas por causa delas ficaram pior.
Eu espero também que os Gregos parem um pouco e pensem. Eles viveram de barriga cheia e fora das possibilidades durante muito tempo e querem resultados sem sacrifícios... Tanto que nós e a Irlanda somos os "bons alunos" que vamos fazendo as coisas. Mas acabamos por levar por tabela por causa das acções dos outros.
Custa a pagar é verdade...mas não pagar é pior. Já o fizemos uma vez e ficamos isolados de tudo e todos durante mais de 50 ou 60 anos...e adivinhem : é isso que nos pode voltar a acontecer se não pagarmos e é isso que vai acontecer à Grécia. Enquanto estivermos no Euro e na União vamos tendo uma mãozinha de apoio (os alemães até nos querem dar mais tempo para pagar!E porquê? por nos portarmos bem...) . Se saímos vamos ao fundo. Mas ao fundo mesmo.

E lembrando agora outros actos de violência, já viram o que aconteceu salvo erro na Tailândia? Os iranianos andam a brincar com o fogo andam...
Eu lembro-me perfeitamente bem da altura no Escudo e sinceramente, acho que cada país deveria ter a sua própria moeda, já pensaram porque razão a Inglaterra, a Suecia e a Dinamarca não quiseram ter o Euro? Porque foram espertos, além disso deviam ter feito um referendo, para saber se o pessoal queria ter uma moeda nova, o mal deles é que nunca questionam nada, isto é tudo deles.

Em relação ao que o povo já pagou, achas bem que o pessoal continue a pagar portagem na ponte 25 de Abril? Aquilo já está mais do que pago, eles adoram encher-se à conta, porque é que não acabam com a chucha de dar subsídios disto e daquilo a quem nunca fez nada na vida? Todos os meses lá vão uns milhares, para algumas estarem com o rabinho na cama até ás tantas e gastar o dinheiro em tabaco e cafés, cá em Lisboa é o que há mais, infelizmente sei bem o estado do nosso país, por vezes preferia não saber.

As agências de rating são uma tentativa parva dos americanos quererem arruinar a Europa, só que eles são tão estúpidos e tão parvos, que nem vêem o próprio estado do país deles, que também anda com dificuldades, só que claro, eles são espertos e não o deixam transparecer.

Sim claro...por isso é que eles vivem nas suas redondas de vidro. É que não te esqueças que as trocas económicas que temos foram facilitadas pelo facto de termos todos a mesma moeda...já não pagas taxas de conversão. Eles só se safam (ainda) de serem vitimas das agências de rating.

Acho. a ponte está paga, mas e a manutenção? os tapetes de alcatrão novo não caiem lá do céu... E no que diz respeito aos subsídios tens razão. Quem diz isso dos subsídios diz do dinheiro enviado a Madeira e aos Açores. todos os anos nós continentais mandamos milhões aos irmãos da ilhas sem que eles mandem algo de volta - tudo o que é IVA's e impostos ficam lá - e a paga que levamos é que quando temos situações destas somos maus por lhes dizermos que também têm de pagar :/

As agências são algo horrível. Toda a gente sabe que eles devem dinheiro. São o país que deve mais dinheiro no mundo D:
Todos os dias devem entrar umas centenas largas de Euros na ponte 25 de abril, na minha opinião, a manutenção e tudo mais, está mais que paga, os directores da Brisa é que se enchem à conta, aliás, neste país, há sempre uns mais espertos do que outros.

Freyja escreveu:Todos os dias devem entrar umas centenas largas de Euros na ponte 25 de abril, na minha opinião, a manutenção e tudo mais, está mais que paga, os directores da Brisa é que se enchem à conta, aliás, neste país, há sempre uns mais espertos do que outros.

manutenção é tudo - seja alcatrão, electricidade, sistema de video ou piquetes de emergência.
Mas isso existe sempre. Sempre existiu. o único lugar onde não existiu, por mais estranho que pareça está hoj com uma crise desgraçada.

Mas voltando ao tópico central , nada defende o uso de violência nestes casos.
Como nós sabemos quem anda a destruir as coisas são os chamados Anarquistas, como tu bem referiste, eu sou completamente contra a Anarquia, não é para estar a falar mal, apenas vou constatar um facto, e a maior parte são jovens que não têm rumo na vida e estão na fase rebelde, muitos não percebem as consequências que têm os seus actos. Sei que existem anarquistas por cá e espero que tenham tal ideia... Nunca se sabe com a juventude que temos hoje em dia.

Freyja escreveu:Como nós sabemos quem anda a destruir as coisas são os chamados Anarquistas, como tu bem referiste, eu sou completamente contra a Anarquia, não é para estar a falar mal, apenas vou constatar um facto, e a maior parte são jovens que não têm rumo na vida e estão na fase rebelde, muitos não percebem as consequências que têm os seus actos. Sei que existem anarquistas por cá e espero que tenham tal ideia... Nunca se sabe com a juventude que temos hoje em dia.

Exacto. Muitos ainda não perceberam que ao partir a estátua X, estão a partir algo de todos. Quem diz isto diz mais. Muitos só apreendem quando batem no fundo do poço :s
È o que dá hoje em dia serem demasiado brandos com os putos, castigar nunca fez mal a ninguém, e se queres que te diga, muitos desses "anarquistas", são filhos de pais com algum dinheiro, porque o pessoal que não tem mesmo de onde venha, não têm tempo para reclamar e partir montras, têm de trabalhar para poder comer, por isso são pessoas que dão valor as coisas e não andam por ai a partir o que não é delas, sabem o que custa trabalhar.

Freyja escreveu:È o que dá hoje em dia serem demasiado brandos com os putos, castigar nunca fez mal a ninguém, e se queres que te diga, muitos desses "anarquistas", são filhos de pais com algum dinheiro, porque o pessoal que não tem mesmo de onde venha, não têm tempo para reclamar e partir montras, têm de trabalhar para poder comer, por isso são pessoas que dão valor as coisas e não andam por ai a partir o que não é delas, sabem o que custa trabalhar.

É verdade. Por exemplo, nos tempos do Salazar, por norma - atenção eu estou a dizer por norma, não significa que se aplique a toda a gente - a maioria dos que eram contra ele vindos de esquerda eram os mais ricos. O pobre não tinha tempo para pensar se ele era bom ou mau, queriam era comida na mesa.
É triste que as pessoas sejam assim :/
Por vezes as pessoas esquecem-se que há outras que se preocupam mais com a sua sobrevivência e com a dos seus familiares. Estamos a viver um época dificil, em que deviamos todos dar as mãos e dar o significado real à palavra, solidariadade. Não é com actos violentos que estamos a ajudar os outros, só piora.

Freyja escreveu:Por vezes as pessoas esquecem-se que há outras que se preocupam mais com a sua sobrevivência e com a dos seus familiares. Estamos a viver um época dificil, em que deviamos todos dar as mãos e dar o significado real à palavra, solidariadade. Não é com actos violentos que estamos a ajudar os outros, só piora.
Exactamente. Partir coisas e agredir não ajuda.
E deve-se ter cuidado...as pessoas precisam de ajuda e não pedem...mais umas quantas coisas e temos casos como o de beja :s
Se eu fosse religiosa, diria que estamos a chegar ao final dos tempos, mas de facto a humanidade entrou em declinio. Aliás, se fosse falar em religião, é outra coisa que promove as guerras entre povos.

Freyja escreveu:Se eu fosse religiosa, diria que estamos a chegar ao final dos tempos, mas de facto a humanidade entrou em declinio. Aliás, se fosse falar em religião, é outra coisa que promove as guerras entre povos.
Promove e de que maneira. é só olhar para o passado e ainda hoje olhar para o que muitas dizem e fazem.
Temos é de ter esperança...o mais importante é isso
È o que desejo também para o povo Grego, muita esperança no futuro. Vamos ver o que acontece nas próximas semanas, até às eleições em Abril. Espero que os ânimos se acalmem, mas infelizmente, tenho em querer que com o aproximar das eleições, haverá mais desordem.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77