TDT - Televisão Digital Terrestre
mas se estão não foi por falta de aviso, porque já aos meses que eles andam a falar nisto, até explicaram já várias vezes no telejornal como fazer a ligação, e inclusive deram tempo às pessoas para comprar a caixinha antes de cortarem o sinal. se não têm televisão foi por casmurrice como disse o uranus, generalizando.

AKIYAMA MIO ♥
Freyja escreveu:Mas as pessoas mais velhas não têm tanto acesso à informação necessária nem percebem nada do assunto, como nós. È preciso compreender esse aspecto.Claro, daí muitas Juntas de Freguesia terem metido gente de porta em porta a falar com os idosos, para explicar o que fazer, quando e como. Informação não faltou.

Eu continuo a achar que faltou muita informaçao existem muitas aldeias abandonadas pelo tempo com 1 ou 2 casais de idosos, e para pessoas que mal sabem o que é um computador ou mesmo como se usa um telemovel isso para eles é um bicho de 7 cabeças. e sei do que falo, pois ainda ontem fui a uma aldeia aqui na Serra com um casal de idosos e vieram ter comigo e com um amigo meu a pedirem para arrajarem o televisor q deixou de dar, claro que nao foram deviadamente informados. e naquela aldeia a mais de 28kms de uma cidade por caminhos que so mesmo de jipe é dificil arranjarem onde comprar.
Fiquei com imensa pena daqueles velhotes que se ja estavam ali isolados agora ainda mais...
Claro que tem vantagens a TDT mas sao situaçoes dessas que me fazem revoltar com este pais. E como estes velhotes devem haver mais.
Fiquei com imensa pena daqueles velhotes que se ja estavam ali isolados agora ainda mais...
Claro que tem vantagens a TDT mas sao situaçoes dessas que me fazem revoltar com este pais. E como estes velhotes devem haver mais.
mas isso não há-de ser só cá, não é. não acredito que só em portugal haja uma aldeia a não-sei-quantos quilómetros da cidade com idosos quase isolados lá a viver. isso acontece em todo o lado. e não podem culpar a "falta" de informação, as pessoas foram informadas teoricamente. pelos menos as que percebem mais ou menos da coisa (como já disse atrás, as informações não devem de ter sido muito claras, ou houve muita gente a não ouvir bem; também como já referi, não estou dentro do assunto). mas temos de perceber o lado de quem informa. queriam o quê, que metessem uma pessoa a ir a essas aldeias todas para explicar? era bom, era fantástico, mas não creio que haja recursos para isso. e com tanto roubo, era eu que, nos meus 90 anos iria abrir a porta a um desconhecido que me diria "quero ir-lhe pôr umaparelho na televisão". vai haver sempre evolução e temos de nos habituar a ela. vão sempre haver prós e contras, vai sempre haver gente descontente, gente que não se informou, gente que infelizmente, como esses velhotes e muitos mais, não têm já a capacidade de perceber como quando eram mais novos, e isso são coisas que já ultrapassam o tópico.
claro que nessa situação tens razão, a culpa não é dos idosos, mas lembro-me de dar uma reportagem na tvi há uns tempos (onde o sinal foi cortado mais cedo do que no sul) em que um casal ainda relativamente jovem (pessoas com 50 e tais para mim ainda não são idosas, né) com a casmurrice não comprou aparelho, à espera que aquilo milagrosamente lá ficasse com o sinal. obviamente que não ficava
mas depois vão para a televisão reclamar que não têm tv :')
ps: confusão de ideias = 02:37
claro que nessa situação tens razão, a culpa não é dos idosos, mas lembro-me de dar uma reportagem na tvi há uns tempos (onde o sinal foi cortado mais cedo do que no sul) em que um casal ainda relativamente jovem (pessoas com 50 e tais para mim ainda não são idosas, né) com a casmurrice não comprou aparelho, à espera que aquilo milagrosamente lá ficasse com o sinal. obviamente que não ficava
mas depois vão para a televisão reclamar que não têm tv :')ps: confusão de ideias = 02:37

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Portugal é dos países onde os idosos vão mais ignorados em termos da Europa, a maior parte dos países têm um mais controlo nesse aspecto. Cá as Juntas de Freguesia (e tenho conhecimento do que digo), só sabem é fazer jantares convivio para obter votos, depois esquecem-se do pessoal. Acho que em certas Aldeias no Interior deve ter faltado a informação.
Sinceramente, estarei a desviar o assunto mas eu não concordo com essa ideia de que ignoramos e de faltarem apoios à população idosa. Nem focando a realidade de que estou mais próxima, do meu tio ter criado uma UCC e vários lares ou da minha mãe ser enfermeira e se deparar com certas realidades mas sim por ter visto na Bélgica idosos a pedir - e antes que me venham dizer que nas grandes cidades também os há, eu não me refiro a Bruxelas (onde é bem pior) - mas era uma pequena vila, e por todos os cantos podíamos ver alguém sentado no chão, algo que não creio acontecer tanto cá nem em pequenos meios urbanos. Além disto, mesmo recentemente uma antiga professora minha que lecciona na Un. Sénior e tem o filho a trabalhar fora disse que até os tratamos bem se formos comparar a outros países onde não há tanto apoio, o filho dela está na Bulgária onde os Invernos são severos, e podemos ver idosos sentados à porta de casa, o que dá uma sensação de solidão horrível. Já se eu, no meu ponto de vista, for comparar à realidade portuguesa acho que até temos apoios, não falando só nas Sénior (passeios e actividades a toda a hora), como os tais cartões solidários com direito a transporte, como programas especiais organizados pelas juntas, o que seja. Sim, as coisas pioraram também para eles, mas não pudemos olhar só para o que é mau. Tendemos sempre a estigmatizar e muitas vezes a "é mau? põe horrível nisso" mas temos de pensar um bocado, se muitas vezes isso é verdade outras estamos a exagerar. E quando começou a haver televisão, por exemplo? Era opcional, sim, mas não havia idosos na altura? Não tiveram tv? As coisas até se arranjam, eu até acho que fomos avisados com muita antecedência. Se nem todos têm a sorte de terem filhos e/ou netos (oh para ela a dizer que os avós são sortudos) que os ajudem com este tipo de coisas, há sempre alminhas da PT a bater à porta, como aconteceu ao meu tio e já muito antes do apagão também havia aquele anúncio para ligar para número tal e pedir ajuda.
Agora falta de informação? Não me parece. O meu avô já me andava a falar de que ia acontecer xpto às tv's desde (à vontade) o meio do ano passado s:
Agora falta de informação? Não me parece. O meu avô já me andava a falar de que ia acontecer xpto às tv's desde (à vontade) o meio do ano passado s:

gomawo Tinoco-chan ♡♡ a dor passa, mas a beleza permanece ♥
Freyja escreveu:Portugal é dos países onde os idosos vão mais ignorados em termos da Europa, a maior parte dos países têm um mais controlo nesse aspecto. Cá as Juntas de Freguesia (e tenho conhecimento do que digo), só sabem é fazer jantares convivio para obter votos, depois esquecem-se do pessoal. Acho que em certas Aldeias no Interior deve ter faltado a informação.Exactamente o contrário. Nos maiores centros urbanos as Juntas de Freguesia estão-se a borrifar para os fregueses, enquanto que no Interior do País estão muito mais próximas das pessoas. Para tratarem seja do que for, os idosos vão à Junta, conhecem as pessoas que lá trabalham e tudo o mais. E é no Interior onde estão a maior parte dos idosos. Houve vários casos de aldeias de pessoas com sérios problemas económicos e que, mesmo com os apoios para comprar os aparelhos, não o conseguiam fazer. Pois as Câmaras, em conjunto com as respectivas Juntas, moveram mundos e fundos para que ninguém ficasse sem televisão. Inclusive conseguiram que a PT instalasse novos retransmissores em zonas de sombra, para que aquela gente não tivesse de comprar o kit de satélite.
Freyja escreveu:As pessoas idosas que eu conheço (e vivo no meio de Lisboa, atenção), algumas continuam sem televisão, porque ainda não perceberam bem como se muda para o TDT.É esse o problema dos grandes centros urbanos. Tens um idoso que mora ao teu lado e nem sequer o conheces. Nunca falaram. Nem sabes o nome dele. Nos meios mais pequenos, as pessoas ajudam-se umas às outras.
Dumpling* escreveu:Já se eu, no meu ponto de vista, for comparar à realidade portuguesa acho que até temos apoios, não falando só nas Sénior (passeios e actividades a toda a hora), como os tais cartões solidários com direito a transporte, como programas especiais organizados pelas juntas, o que seja.Exactamente, há Juntas de Freguesia e Câmaras que fazem um trabalho extraordinário. Trabalho para rádios do Alentejo e tenho-me apaixonado por aquelas Câmaras, que mesmo com pouquíssimos recursos fazem montes de coisas para animar as suas populações e ajudá-las económicamente. E, ao mesmo tempo, melhoram, aos poucos, as suas terras. Há Câmaras que pagam boa parte dos medicamentos das pessoas, que as ajudam com obras em casa, sei lá, uma data de coisas que Câmaras com muito mais dinheiro que aquelas não fazem.
Dumpling* escreveu:E quando começou a haver televisão, por exemplo? Era opcional, sim, mas não havia idosos na altura? Não tiveram tv? As coisas até se arranjam, eu até acho que fomos avisados com muita antecedência.Ora nem mais. Se antes ter TV em casa era opcional e as pessoas aderiram, agora há-de ser a mesmíssima coisa.

Pelo que tenho ouvido, muitas pessoas se queixam. Ao ler os jornais e não só, dá para ver que as coisas não estão assim muito cor-de-rosa. Nós estamos num país em que muitas pessoas nem eletricidade têm, quanto mais uma televisão. Depois há muita confusão, acerca das antenas e tudo mais. Daqui a um ano acho que muita gente continuará sem ter televisão.
Tens de entrar para responderes neste tópico.
)
NOVOS.
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.