Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

TDT - Televisão Digital Terrestre

Este tópico vem assim já um bocado para o tarde, mas coise.

A partir de hoje, já não há televisão do antigamente em Portugal. Quem não tem televisão por cabo, teve que comprar ou tem que comprar uma caixa descodificadora de sinal para continuar a ver os quatro canais de sinal aberto.

Como é em vossas casas? Já tem tudo televisão por cabo ou têm apenas os 4 canais gratuitos? Como foi a mudança para o sinal digital? Estão satisfeitos? Tiveram problemas, dúvidas?

Conheço vários casos de pessoas a quem a TDT pôs os nervos em franja. Ora porque não achavam bem ter que comprar um aparelho, ora porque diziam estar mal informadas, ora por outras razões.

Como é com vocês?

Bem já deve ir fazer 6 anos ou assim que tenho a MEO, desde o ano passado ou há dois anos que a antena tinha deixado de trabalhar - não se conseguia apanhar os canais e quando se conseguia não tinham qualidade alguma só dava para ouvir - cá em casa por isso as televisões foram desligadas da antena e só se utiliza mesmo a MEO.
Aqui em casa pensa-se em acabar com a MEO e mudar para a ZON, mesmo que algum dia se mude, penso que irá continuar tudo bem e não teremos de comprar o tal aparelho.
No que toca a mim não tenho nada a dizer, por já estar habituada a não ter os 4 canais normais sem ser com a MEO.
No que diz respeito a outras pessoas, já ouvi imensas reclamações. A população mais idosa demorou algum tempo a aceitar e a perceber. Alguns idosos dizem que isto é uma artimanha para agora se pagar imposto pela televisão (foi algo desse género que uma vez ouvi, posso não estar a dizer bem, mas foi algo assim) e dizem que voltámos ao antigamente quando se pagava um x de dinheiro para ver TV. A família do lado da minha mãe fala muito nisso, que o meu avô tinha de pagar um x de escudos para ter acesso à televisão, era mesmo um género de imposto obrigatório para quem queria ver TV numa determinada época.
Hoje em dia só tenho uma avó viva, que tem ZON. Por isso não sei como seria se ela não tivesse, mas muitos amigos meus disseram que os avós reagiram como referi anteriormente.
Quanto ao preço do aparelho acho que varia muito, não é? Mas sinceramente como não preciso nunca pesquisei o porquê do valor variar, já ouvi pessoas nas filas de supermercado ou nos cafés a disserem que era um roubo e bla bla bla, mas acho que as pessoas que realmente precisam deviam pesquisar e informarem-se bem.
Mas ainda hoje se paga imposto por causa da televisão, mesmo que se tenha televisão por cabo. Matreiro Vem junto com a factura da luz e é obrigatório, não há como fugir.

Há muitas reclamações, principalmente, claro está, dos idosos, que não sabem como ligar o aparelho e a antena. Há casos em que se tem que comprar uma nova antena, e depois são mais os cabos e tudo o mais. Além de terem que comprar o aparelho (e a antena, se for preciso) há ainda que pagar ao técnico para ir montar tudo. Há vários apoios para as pessoas com menos recursos, que eu considero que são suficientes, uma vez que isto da TDT demorou a ser implementado e deu mais do que tempo para as pessoas se adaptarem e tratarem de tudo sem ficarem sem televisão.

O preço dos aparelhos varia muito. Os mais simples e baratos, penso que agora rondam os 20 euros cada um. Os com mais características, como os que têm discos rígidos para permitir a gravação de programas, são mais caros. Mas, para um velhote, um aparelho dos mais simples chega muito bem. E já cria confusão suficiente por ter que utilizar dois comandos diferentes ou por deixar de usar o comando da televisão.

Noto que os idosos mais activos, aqueles que saem de casa, que vão à Junta de Freguesia tratar de tudo e mais alguma coisa, estão mais informados e sabiam o que fazer e quando fazer.

E se as pessoas tiveram problemas porque não sabiam o que fazer, penso que não foi por falta de informação, porque o que não falta é publicidade à TDT, com números de telefone para onde ligar e tudo o mais...

eeeeeh, os meus pais compraram a caixinha e é uma porcaria. não presta, a imagem está sempre a parar ou aparecem uns pixeis verdes gigantes, o som está quase sempre atrasado.
a ligação é muito fácil de fazer, mas a forma como aquilo funciona... não resultou cá em casa. os menus não são assim tão simples, eu tive que andar ali à procura um tempão para trocar a hora e quando encontrei e fiz guardar e aquilo não alterou. a hora da programação também estava adiantada.

eu neste momento tenho MEO (e bem dita a hora que o meu pai meteu) mas já tive ZON também. não é que eu não sobreviva só com 4 canais, na verdade nem quero saber, normalmente a televisão serve de som ambiente enquanto estou no computador. mas isso acontecia mais quando usava a ZON. depois tivemos que tirar e ficamos só com 4 canais, lá compramos as caixinhas quando começaram a vender (também experimentei ligar uma pen drive àquilo, mas eu nem entendi que formato de vídeo ou música aquilo pede, na altura tinha vários formatos e não leu nenhum Mal disposto). depois metemos a MEO e ligo mais à televisão agora do que quando tinha ZON, senão também não valia a pena ter tantos canais se ninguém lhes liga nenhuma.

entre a MEO e a ZON prefiro 129382109x a MEO. é bastante interactiva e tem milhentas opções. além de que o design é muito mais atractivo. só há uma coisa em que prefiro a ZON que é no guia tv que os programas do dia apareciam numa lista e a consulta era muito mais rápida, apesar de que o serviço ficava muitas vezes indisponível.

voltando ao tema das caixas para apanhar os 4 canais, eu acho que a que nós compramos custou 20 euros, penso que havia umas mais pequenas e mais baratas (mas já nem havia quando fui à worten), e outras maiores de 30 ou 40 euros que dão para gravar os programas.

AKIYAMA MIO ♥
Star Uranus escreveu:Mas ainda hoje se paga imposto por causa da televisão, mesmo que se tenha televisão por cabo. Matreiro Vem junto com a factura da luz e é obrigatório, não há como fugir.
Ainda não tinha reparado nisso Chocado tenho de ir cuscar!

Star Uranus escreveu:O preço dos aparelhos varia muito. Os mais simples e baratos, penso que agora rondam os 20 euros cada um. Os com mais características, como os que têm discos rígidos para permitir a gravação de programas, são mais caros. Mas, para um velhote, um aparelho dos mais simples chega muito bem. E já cria confusão suficiente por ter que utilizar dois comandos diferentes ou por deixar de usar o comando da televisão.
Tinha ideia que os mais baratos rondavam os 20€ sim, deve ser mais que suficiente e simples, nem são assim tão caros Matreiro
Os outros realmente não sabia quais eram as características, então os aparelhos mais caros funcionam como um género de box (como as do MEO e afins)? Pensativo 2 Para pessoas mais jovens que não querem aderir ao MEO e companhia acaba por ser semelhante a tais serviços. A mim irrita-me os intervalos das televisões, então prefiro gravar o programa e mais tarde ver, onde posso "meter para a frente" durante os intervalos, fazer pausas e afins.

Star Uranus escreveu:Noto que os idosos mais activos, aqueles que saem de casa, que vão à Junta de Freguesia tratar de tudo e mais alguma coisa, estão mais informados e sabiam o que fazer e quando fazer.
Concordo, aqueles que saem mais conseguem estar mais informados e sabem quando agir.

Brunii escreveu:eu neste momento tenho MEO (e bem dita a hora que o meu pai meteu) mas já tive ZON também. não é que eu não sobreviva só com 4 canais, na verdade nem quero saber, normalmente a televisão serve de som ambiente enquanto estou no computador. mas isso acontecia mais quando usava a ZON. depois tivemos que tirar e ficamos só com 4 canais, lá compramos as caixinhas quando começaram a vender (também experimentei ligar uma pen drive àquilo, mas eu nem entendi que formato de vídeo ou música aquilo pede, na altura tinha vários formatos e não leu nenhum Mal disposto). depois metemos a MEO e ligo mais à televisão agora do que quando tinha ZON, senão também não valia a pena ter tantos canais se ninguém lhes liga nenhuma.

Quando li o que escreveste do aparelho não estava a perceber, tinha a sensação de que tinhas a MEO e por isso não era necessário teres o outro aparelho. Mas sim eu acho que é de aproveitar, isto é, para quem pode, aderir à MEO.
No entanto depois do que o Uranus falou, fiquei mais esclarecida quanto à TDT. Como não preciso, sabia por alto mas não pesquisei exaustivamente porque pronto, em princípio não irei precisar.
Brunii escreveu:só há uma coisa em que prefiro a ZON que é no guia tv que os programas do dia apareciam numa lista e a consulta era muito mais rápida, apesar de que o serviço ficava muitas vezes indisponível.
Vai ao Menu, qualquer coisa configurações, Estilo do Guia TV (ou tipo isso) e prontes, escolhes a opção em lista, porque aquela em grelha com tudo o que são canais ninguém aguenta. E assim já não preferes a ZON de jeito nenhum. Matreiro
Também hás-de reparar que a mudança de um canal para o outro é mais rápida com a MEO do que com a ZON.

SofiaFlower escreveu:
Star Uranus escreveu:Mas ainda hoje se paga imposto por causa da televisão, mesmo que se tenha televisão por cabo. Matreiro Vem junto com a factura da luz e é obrigatório, não há como fugir.
Ainda não tinha reparado nisso Chocado tenho de ir cuscar!
É a Contribuição Audio-Visual. Aparece em qualquer factura da luz. Ide ver.

A TDT não é nenhum bicho de 7 cabeças. É a evolução da televisão, pronto.
Acho graça quando as pessoas se queixam e dizem "não tem jeito nenhum comprar agora um aparelho para ver televisão". Então e não teve que comprar uma televisão, para ver televisão? Se se comprar uma televisão agora, a maior parte já vem preparada para a TDT. Claro que, nos dias que correm, mais 20 ou 30 euros por um aparelho (e é um aparelho por cada TV que se tenha em casa) pode fazer diferença mas, opah, também a luz custa dinheiro e sem luz não há TV.
E também foi uma forma de o Estado facturar uns quantos euros, com a venda das frequências que ficaram disponíveis. O que é uma pena é que se continue apenas com os 4 canais, enquanto que noutros países da Europa são uma data deles. Diz-se que o Canal Parlamento também vai ficar disponível, mas não sei quem vê aquilo. Matreiro

O processo foi demorado, por isso, houve mais do que tempo suficiente para as pessoas se adaptarem. Quem não o fez, foi por preguiça ou casmurrice, e não há volta a dar.

O que foi chato, foi a ZON, MEO e afins terem usado isso para impingirem os seus pacotes às pessoas menos informadas.

Star Uranus escreveu: Diz-se que o Canal Parlamento também vai ficar disponível, mas não sei quem vê aquilo. Matreiro

O processo foi demorado, por isso, houve mais do que tempo suficiente para as pessoas se adaptarem. Quem não o fez, foi por preguiça ou casmurrice, e não há volta a dar.

O que foi chato, foi a ZON, MEO e afins terem usado isso para impingirem os seus pacotes às pessoas menos informadas.

God! O Canal Parlamento vai ficar disponível? Aparvalhado É aquele que também pertence à RTP não é? Se for esse que estou a pensar, mesmo para quem até gosta de política é uma valente treta.

A parte que sublinhei, concordo também, foi um bocado triste e aproveitaram-se de quem estava menos informado. Até porque isso da TDT se formos a ver nem é assim tão caro, o mais simples 20€. Agora dessas empresas as boxes pagas um x de aluguer por mês, eu já tenho há 6 anos já devo ter pago muito para além de 20€.
SofiaFlower escreveu:God! O Canal Parlamento vai ficar disponível? Aparvalhado É aquele que também pertence à RTP não é? Se for esse que estou a pensar, mesmo para quem até gosta de política é uma valente treta.
Não pertence à RTP, mas é esse da Assembleia da República todo o santo dia. Matreiro

Well well, eu tinha uma antena interior que era uma porcaria e só apanhava bem a SIC, há coisa de um mês cá em casa mudamos para a MEO porque compesa em termos de já não se pagar o aluger do telefone e no final quase nem pagamos a televisão, que tem 26 canais (não tem a Fox e assim, mas paciência).

Já ouvi dizer que isso do TDT é uma grande treta e que noutros países já mudaram novamente para a televisão normal, só para acrescentar que Portugal é dos poucos países da Europa que só tem 4 canais generalistas, por exemplo aqui ao lado na Espanha são uns 30 canais grátis.

(Obrigada ao meu amigo secreto Very Happy)

O link da minha página: https://www.facebook.com/Freyja.Model
Até hoje ainda não ouvi falar bem da TDT. Para já, houve técnicos que 'obrigaram' as pessoas a comprar uma antena nova com a desculpa de que a que tinham não era compatível - tretas. Pode até ser verdade nalguns casos, e estar danificada noutros, mas acho uma falta de respeito obrigarem a comprar uma antena nova só para levarem mais dinheiro no bolso. Isto acontece, sobretudo, quando as pessoas são idosas, vivem sozinhas e não sabem ler.

Quanto a mim: Por agora só se vê televisão na sala (com a MEO) porque ainda não adquirimos equipamentos para as outras televisões.

Isto é só para dar dores de cabeça às pessoas; nós que somos mais novos sabemos montar aquilo porque crescemos com a tecnologia; uma pessoa mais velha já não é assim. Mas pronto, já é outro assunto.

(clica para fazê-los crescer. :3)
O que dizem as Estrelas (fanfic)
tenho tv por cabo desde que mudei de casa em 2001. Primeiro foi TVCabo e mais tarde MEO, quando saiu logo, porque a minha mãe fartou-se do mau serviço dos senhores cá da zona (quando a minha vizinha não pagava as facturas eles vinham ao prédio cortar a nossa televisão, acontecia frequentemente, não sabiam distinguir os cabos, só pode)

agora tenho MEO fibra e não me queixo. quer dizer, eu sou como a Brunii e só uso a televisão como ambiente para o pc, mas a internet é boa (é isso que interessa) Matreiro

TDT é a evolução, assim como foi do rádio para a televisão (a uma escala mais pequena em termos de evolução), e temos de aceitar. Só estou com o Uranus quando ele diz que a MEO, ZON e afins utilizaram a desculpa para meter ainda mais dinheiro ao bolso com pessoas mal informadas. E não é só velhotes, por aqui pessoas relativamente novas estavam com imensas dúvidas (não sei o que consideram novo ou velho, mas refiro-me aqui a pessoas com 40/50, etc).

Sinceramente não me preocupei muito com isso mesmo por ter tv por cabo.

thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
O que eu acho mais engraçado nesta coisa do TDT é o Pedro Granger a dizer na televisão que é só ligar o aparelho à televisão e a antena ao aparelho. Façam isso e vão ver o que é que dá! XD

A antena também tem de ser redireccionada, e muitas vezes isso é que está implicado na má imagem.

Cá em casa temos MEO em 2 TV's, mas temos ainda outras duas, e este fds lá andámos a tratar disso. Técnico para o telhado, técnico para dentro de casa, enfim, uma confusão, mas já está tudo a trabalhar agora!

Quero fazer mais uma nota. Muita gente, como nós, foi enganada ao pensar que as televisões mais antigas sem entrada scart não davam para a tdt, e foram comprar televisões novas. Mas afinal existe um aparelho que se liga directamente à antena, e aquilo funciona à mesma!!! E agora tenho uma televisão cá em casa encaixotada!!! XD

É certo, a imagem melhorou e isto é a evolução. Mas no momento em que as coisas estão, não sei... Tenho a sensação que por esta altura está por aí muita gente sem tv para ver...
Ainda hoje no telejornal da Sic penso eu deu isso: muitos idosos têm uma reforma tão baixa que não podem gastar dinheiro com aparelhos novos. Eu acho que isto foi mais uma jogada para sacar dinheiro ao pessoal. Estavamos bem como estavamos, agora milhares de pessoas vão ficar sem televisão, pessoas no interior do país, cuja distração é a televisão (e por vezes a única companhia). Acho que os gajos que decidiram ir para a frente com isto não pensaram nesse aspecto, aliás, eles nunca pensam nos outros, só pensam no benefício que irão ter.

Freyja escreveu:Já ouvi dizer que isso do TDT é uma grande treta e que noutros países já mudaram novamente para a televisão normal, só para acrescentar que Portugal é dos poucos países da Europa que só tem 4 canais generalistas, por exemplo aqui ao lado na Espanha são uns 30 canais grátis.
Dentro da UE nenhum País voltou para trás. No máximo, prolongaram o tempo do switch off, mas voltar ao analógico depois de implementar o digital, nem pensar, até porque não tinha lógica nenhuma. Embaracoso

Em Espanha há mais canais mas, boa parte, são regionais. Cá, já há alguns, mas só transmitem para a Internet. Daqui a uns tempos, a oferta de TDT há-de aumentar, quanto mais não seja regionalmente.

Brimsty escreveu:Quero fazer mais uma nota. Muita gente, como nós, foi enganada ao pensar que as televisões mais antigas sem entrada scart não davam para a tdt, e foram comprar televisões novas. Mas afinal existe um aparelho que se liga directamente à antena, e aquilo funciona à mesma!!! E agora tenho uma televisão cá em casa encaixotada!!! XD

É certo, a imagem melhorou e isto é a evolução. Mas no momento em que as coisas estão, não sei... Tenho a sensação que por esta altura está por aí muita gente sem tv para ver...
Esses adaptadores começaram a aparecer já depois da implementação da TDT em certas zonas. É uma coisa mais recente, daí, a Anacom nem falar nisso no início.
Há pessoas que ficaram sem televisão, pois. Umas por umas razões, outras por outras, mas a maior parte dessas pessoas, das que ouvi falar, foi por casmurrice. Fincaram o pé que não queriam comprar aparelho nenhum e pronto.
Penso que o que acabou por gerar maior confusão foi o facto de algumas zonas (principalmente rurais) não ficarem combertos pelo sinal terrestre da TDT e essas pessoas terem que comprar ainda uma parabólica, quando antes, ficavam servidas com uma antena.

Star Uranus escreveu:Penso que o que acabou por gerar maior confusão foi o facto de algumas zonas (principalmente rurais) não ficarem combertos pelo sinal terrestre da TDT e essas pessoas terem que comprar ainda uma parabólica, quando antes, ficavam servidas com uma antena.

Eu tenho uma amiga que vive em Lisboa e está numa zona de "sombra"! XD
Ao menos, que o sinal chegasse para toda a gente.

Eu só espero é que aquilo não comece com falhas. De vez em quando a imagem para e fica com uns pixeis verdes, mas eu nem sei se aquilo é daqui da ligação de casa ou se é do transmissor!
Tudo bem que não devemos ficar para trás em termos de evolução tecnológica, mas Portugal tanto quer evoluir que depois fazem as coisas em cima do joelho, eles primeiro deviam de criar as condições necessárias para que todos tivessem televisão em condições, isto assim não é nada, nem que demorasse mais dois anos, mas ao menos as coisas eram feitas em condições.

Ainda hoje estive a ler umas cenas no jornal de negócios e eles não pensam em aumentar os canais disponiveis pelo TDT, vão ser apenas os quatro generalistas, o que está previsto é um quinto canal generalista, vários têm ido a concurso, mas os projectos têm chumbado.

Olhem eu vou ser breve e directa no meu comentario:

Acho uma parvoice! Olhem em minha casa foi uma dor de cabeça(nem adianta contar o filme), e depois acho que com centenas de pessoas a passarem por dificuldades com reformas vergonhosas e tem de ter mais uma despesa extra para terem um serviço que sempre tiveram.

Eu como vivo na serra da estrela, e conheço varias aldeias isoladas nos montes, com casais idosos sozinhos que a sua unica companhia é a televisao, e agora muitos deles estao ainda mais abandonados do que antes.

è só despessas...ta bem a qualidade é melhor e assim mas tambem vivia feliz sem isto!

»»»A minha 1ºfic: Coração de Esperança«««

Vendo Manga da Sailor Moon Super contente NOVOS.

A minha mãe já não tem televisão no quarto dela (Portanto não tem aquele aparelho nem sequer tem o cabo da Tvcabo) Ela tem visto filmes desde então. (Mas completos diz que ainda só viu um Super contente )
Brimsty escreveu:Eu só espero é que aquilo não comece com falhas. De vez em quando a imagem para e fica com uns pixeis verdes, mas eu nem sei se aquilo é daqui da ligação de casa ou se é do transmissor!
Também o sinal analógico tinha falhas. Embaracoso Esse problema de imagem pode também ser do descodificador. De qualquer forma, se vires que acontece muitas vezes, tens a linha de apoio da Anacom, gratuita, que te pode ajudar: 800 200 838.

Freyja escreveu:Tudo bem que não devemos ficar para trás em termos de evolução tecnológica, mas Portugal tanto quer evoluir que depois fazem as coisas em cima do joelho, eles primeiro deviam de criar as condições necessárias para que todos tivessem televisão em condições, isto assim não é nada, nem que demorasse mais dois anos, mas ao menos as coisas eram feitas em condições.

Ainda hoje estive a ler umas cenas no jornal de negócios e eles não pensam em aumentar os canais disponiveis pelo TDT, vão ser apenas os quatro generalistas, o que está previsto é um quinto canal generalista, vários têm ido a concurso, mas os projectos têm chumbado.
Em cima do joelho? Aparvalhado Nossa, então isto é uma coisa que começou a ser preparada há anos, onde foram criados apoios para as pessoas com fracos recursos financeiros, e foi em cima do joelho? Aparvalhado

Reclamações há sempre e sempre haverá. É tudo uma questão de hábito.

E, não sei se esse artigo do Jornal de Negócios estava actualizado ou não, mas está a ser preparada a introdução do Canal Parlamento na TDT e este é o único canal que está mais ou menos certo e está tudo encaminhado. Mas, obviamente, que não é coisa que se faça em 2 dias.

Há propostas de partidos para introduzir da RTP Memória e a RTP Informação, mas a coisa não está fácil. E acho, até, que nem tem lógica nenhuma acrescentar estes dois canais, que só iam dar mais despesa à RTP, que já está pelas ruas da amargura. Além disso, iam criar problemas de concorrencia com os que já existem e ia ser tudo uma bola de neve de problemas.

O processo do 5.º canal generalista está parado há anos e assim há-de, e deve, continuar durante um bom tempo.

Não consigo perceber porque é que as pessoas reclamam tanto serem só 4 canais, se antes só tinham os mesmos 4 canais. A diferença é que, à partida, a qualidade de imagem e som serão melhores agora. Além do mais, venda das frequências do sinal analógico deram um jeitão ao Estado. A TDT só peca por tardar, porque já devia ter chegado há muito mais tempo.

Eu sinceramente acho que foi feito em cima do joelho, Portugal em termos de organização não é dos melhores países como sabemos. A verdade é que actualmente estão milhares de pessoas sem televisão, que era a sua única companhia.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77
  • 1 online: Ana caetano