Tabaco... o que vai mudar apartir de Janeiro!
MLR;70309 escreveu:A Lei 37/2007 de 14 de Agosto aprovou as normas para a protecção dos cidadãos no que diz respeito à exposição involuntária ao fumo do tabaco, bem como as medidas de redução da sua procura e a cessação do seu consumo. As regras são apertadas para fumadores e estabelecimentos mas permitem algumas excepções. No entanto todos têm o direito de exigir o cumprimento da Lei.
É permitido fumar:
1. Nas áreas ao ar livre;
2. Nas áreas de serviço e postos de abastecimento de combustiveis ao ar livre, excepto nas zonas onde se realiza o abastecimento de veículos;
3. Nas áreas descobertas dos barcos afectos a carreiras marítimas ou fluviais
Sinalização e requisitos:
As áreas onde é permitido fumar deverão estar sinalizadas pelas entidades competentes, mediante a afixação de um dístico com fundo azul:
Estes espaços, destinados apenas ao acto de fumar, deverão estar fisicamente separados das instalações onde é proibido fumar;
Deverão estar equipados com dispositivos de ventilação directa para o exterior que proteja dos efeitos do fumo os não fumadores.
Os sistemas de extracção de fumo custam em média dois mil euros.
É proibido fumar:
1. Nos locais onde estejam instalados orgãos de soberania, serviços e organismos da Administração Pública e pessoas colectivas públicas;
2. Nos locais de trabalho e nos locais de atendimento directo ao público;
3. Nos hospitais, clínicas, centros e casas de saúde, consultórios médicos, postos de socorro e outros similares, laboratórios, farmácias e locais onde se dispensem medicamentos não sujeitos a receita médica;
4. Nos lares e outras instituições que acolham pessoas idosas, ou com deficiência ou incapacidade, bem como nos infantários, creches e outros estabelecimentos de assistência infantil, lares de infância e juventude, centros de ocupação de tempos livres, colónias e campos de férias destinados a menores de 18 anos;
5. Nos centros de formação profissional e estabelecimentos de ensino, independentemente da idade dos alunos e graus de escolaridade, incluindo salas de aula, de estudo, de professores e reuniões, bibliotecas, ginásios, átrios e corredores, bares restaurantes, cantinas refeitórios e espaços de recreio;
6. Nos museus, colecções visitáveis e locais onde se guardem bens culturais classificados, nos centros culturais, nos arquivos e nas bibliotecas, nas salas de conferência, de leitura e de exposição;
7. Nas salas e recintos de espectáculos bem como noutros locais destinados à difusão das artes e do espectáculo, incluindo antecâmaras, acessos e áreas contíguas;
8. Nos recintos de diversão e recintos destinados a espectáculos de natureza não artística bem como nos recintos das feiras e exposições ;
9. Nas zonas fechadas das instalações desportivas;
10. Nas grandes superficies comerciais e nos estabelecimentos comercias de venda ao público;
11. Nos estabelecimentos hoteleiros e outros empreendimentos turísticos onde sejam prestados serviços de alojamento;
12. Nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas, incluindo os que possuam salas ou espaços destinados a dança;
13. Nas cantinas, refeitórios e bares de entidades públicas e privadas destinadas ao respectivo uso pessoal;
14. Nas áreas de serviço e postos de abastecimento de combustiveis;
15. Nos aeroportos, estações ferroviárias, estações rodoviárias de passageiros, nas gares marítimas e fluviais e nas instalações do metropolitano, desginadamente nas estações terminais ou intermédias, em todos os seus acessos, estabelecimentos ou instalações contíguas;
16. Nos veículos afectos aos transportes públicos urbanos, suburbanos e interurbanos de passageiros, bem como nos transportes rodoviários, ferroviários, aéreos, marítimos e fluviais, nos serviços expressos, turísticos e de aluguer;
17. Nos táxis, ambulâncias, veículos de transporte de doentes, teleféricos, elevadores e ascensores;
18. Nos parques de estacionamento coberto;
19. Nas cabinas telefónicas fechadas;
20. Nos recintos fechados das redes de levantamento automático de dinheiro;
21. Em qualquer outro lugar onde, por determinação da gerência ou de outra legislação aplicável, designadamente em matéria de prevenção de riscos ocupacionais, se proíba fumar.
Sinalização e requisitos:
A interdição ou condicionamento de fumar deverá ser assinalada pelas entidades competentes, através a afixação de distícos com fundo vermelho que contenham o montante da coima máxima aplicável aos fumadores que violem a proibição:
Fonte: Sapo
Concordas?
Também falta dizer que os donos dos estabelecimentos não são obrigados a pôr "proibido fumar",
dependendo do tamanho do estabelecimento, acho que 100 m2.
Já apareceu na televisão alguns a dizer que vão proibir e outros que
vão permitir, os que disseram que iam permitir decidiram assim porque
se pusessem como proibido iam perder muitos clientes.
Eu acho muito bem ser proibido fumar, ainda mais nos restaurantes, mas
o pior mesmo é que as pessoas não são obrigadas a fazer com que seja
proibido.
Bem, fiz Double Post, mas acho que não fica bem a notícia e a opinião juntos no mesmo post.
dependendo do tamanho do estabelecimento, acho que 100 m2.
Já apareceu na televisão alguns a dizer que vão proibir e outros que
vão permitir, os que disseram que iam permitir decidiram assim porque
se pusessem como proibido iam perder muitos clientes.
Eu acho muito bem ser proibido fumar, ainda mais nos restaurantes, mas
o pior mesmo é que as pessoas não são obrigadas a fazer com que seja
proibido.
Bem, fiz Double Post, mas acho que não fica bem a notícia e a opinião juntos no mesmo post.
Eu concordo, acho muito bem
Estás num restaurante muito bem a almoçar/jantar e está uma pessoa ao lado a fumar e o fumo vai todo pra ti :
:
Nos centros comerciais também acho bem, podem ser espaços grandes mas são fechados
Mas isto da nova lei não é por causa da saúde pública, é porque os cafés/discotecas/restaurantes etc, não querem gastar dinheiro em ventiladores (3.000€ cada um), já que os sítios fechados onde se pode fumar são os que tenham ventiladores
Estás num restaurante muito bem a almoçar/jantar e está uma pessoa ao lado a fumar e o fumo vai todo pra ti :
: Nos centros comerciais também acho bem, podem ser espaços grandes mas são fechados
Mas isto da nova lei não é por causa da saúde pública, é porque os cafés/discotecas/restaurantes etc, não querem gastar dinheiro em ventiladores (3.000€ cada um), já que os sítios fechados onde se pode fumar são os que tenham ventiladores

Falta aí um pormenor. A escolha de ser permitido fumar num estabelecimento n é assim tão livre. Para q seja permitido fumar num estabelecimento, é exigida a instalação de um equipamento de ventilação que permita a adequada renovação do ar. Por isso é q a maioria dos cafés e os centros comerciais optaram por proibir, pq as obras ficavam caras.
Acho mt bem. Sou alérgica ao tabaco e por causa disso quase n tenho vida social. Todos os fumadores falam nos ditos "direitos do fumador" por causa disto, mas ninguém pensa q os direitos dos não fumadores até agora simplesmente n existiam. Eu tb tenho o direito a escolher n fumar, seja activa ou passivamente, e esse direito foi-me negado até agora. Já n era sem tempo disto mudar, a maioria dos países já tem esta lei há muuuito tempo, e não é tão permissiva: é proibido fumar em locais fechados, e ponto final.
Acho mt bem. Sou alérgica ao tabaco e por causa disso quase n tenho vida social. Todos os fumadores falam nos ditos "direitos do fumador" por causa disto, mas ninguém pensa q os direitos dos não fumadores até agora simplesmente n existiam. Eu tb tenho o direito a escolher n fumar, seja activa ou passivamente, e esse direito foi-me negado até agora. Já n era sem tempo disto mudar, a maioria dos países já tem esta lei há muuuito tempo, e não é tão permissiva: é proibido fumar em locais fechados, e ponto final.
Eu não sou fumadora e sou 100% anti-tabagismo, mas...
Epa, calma lá. Esta lei toda vai ser uma treta! Isto é perseguição aos fumadores, e eles não são criminosos nenhuns puxa! Só falta dizer "se encontrar um fumador na rua, não se aproxime, ligue imediatamente para a policia, e mantenha-se o + longe possivel" -_-' Tipo criminoso, completamente. Que exagero... É o Governo que ganha o dinheiro praticamente todo dos macinhos de tabaco todos que são vendidos de norte a sul do país, e agora metem-se, de repente, com isto!? hipocrisia.
Deveria ter sido algo gradual... Assim só vão tornar o fumar um "fruto proibido" e por isso + apetecido! Na volta ao invés de se acabar com os fumadores, ainda nos vamos deparar com um crescimento explosivo do nº de fumadores, desde as camadas + jovens às camadas + velhas...
Acho que não é assim que se lidam com as coisas.
É como a quantidade absurda de fármacos e pseudo-fármacos para "ajudar" a deixar de fumar... Ainda no outro dia passou na TV que o não sei quantas levava a depressões e até tentativas de suicídio!!! que a Infarmed desanconselhava piamente a sua utilização... No entanto, há quantos meses andava já aquilo no mercado!?
houve a febre o tabaco... Agora anda aí a febre do anti-tabagismo... E tudo o que é d+, também n é correcto. Isto é discriminação porra. ok, eu também olho de lado quando fumam para cima de mim. Mas nem todas as pessoas fumadoras desrespeitam os outros. Existem milhões que têm o cuidado de não incomodar ninguém...
Isto para mim é desnecessário. Um dia poderiamos chegar a isto, é claro, é o ideal. Mas tinha de ser uma coisa gradual, não algo repentino. Só fazem pior, é o que eu acho... =S
Epa, calma lá. Esta lei toda vai ser uma treta! Isto é perseguição aos fumadores, e eles não são criminosos nenhuns puxa! Só falta dizer "se encontrar um fumador na rua, não se aproxime, ligue imediatamente para a policia, e mantenha-se o + longe possivel" -_-' Tipo criminoso, completamente. Que exagero... É o Governo que ganha o dinheiro praticamente todo dos macinhos de tabaco todos que são vendidos de norte a sul do país, e agora metem-se, de repente, com isto!? hipocrisia.
Deveria ter sido algo gradual... Assim só vão tornar o fumar um "fruto proibido" e por isso + apetecido! Na volta ao invés de se acabar com os fumadores, ainda nos vamos deparar com um crescimento explosivo do nº de fumadores, desde as camadas + jovens às camadas + velhas...
Acho que não é assim que se lidam com as coisas.
É como a quantidade absurda de fármacos e pseudo-fármacos para "ajudar" a deixar de fumar... Ainda no outro dia passou na TV que o não sei quantas levava a depressões e até tentativas de suicídio!!! que a Infarmed desanconselhava piamente a sua utilização... No entanto, há quantos meses andava já aquilo no mercado!?
houve a febre o tabaco... Agora anda aí a febre do anti-tabagismo... E tudo o que é d+, também n é correcto. Isto é discriminação porra. ok, eu também olho de lado quando fumam para cima de mim. Mas nem todas as pessoas fumadoras desrespeitam os outros. Existem milhões que têm o cuidado de não incomodar ninguém...
Isto para mim é desnecessário. Um dia poderiamos chegar a isto, é claro, é o ideal. Mas tinha de ser uma coisa gradual, não algo repentino. Só fazem pior, é o que eu acho... =S
Eu concordo com a proibicao de fumar naqueles locais ja em cima ditos... eu nao fumo... nunca toquei num cigarro e nao penso em tocar num tao cedo... xD
Nao tenho nada contra os fumadores... cada um tem a sua vida... mas acho que eles tambem tem que respeitar quem nao fuma e nao deseja inalar aquele fumo esquisito... afinal e so para o bem da saude... xD
Nao tenho nada contra os fumadores... cada um tem a sua vida... mas acho que eles tambem tem que respeitar quem nao fuma e nao deseja inalar aquele fumo esquisito... afinal e so para o bem da saude... xD
"To be alive is to be loved. That's what my heart whispers to me"

Gostas de anjos? E de vampiros tambem? ----> Nas asas de um anjo

Gostas de anjos? E de vampiros tambem? ----> Nas asas de um anjo
Por um lado, acho bem... Apesar de ser fumadora, concordo que os outros não têm que levar com o meu fumo. Além de que me irrita profundamente estar, por exemplo, a jantar num restaurante e tar a levar com fumo em cima... ou estar num bar e mal conseguir respirar ou ver por o fumo ser tanto... E se eu me sinto assim, imagino os não-fumadores :
:
Mas também concordo com a S... Parece que de repente se lembraram "hey! o fumo passivo faz b'éda mal, men! 'bora lá caçar esses mitras fumadores que são uma ameaça pó nosso people! :
:" lol Esse problema existe desde sempre... não percebo porque é que só agora é que decidiram "abrir os olhos". Epah, para mim isto é só mais uma "campanha de marketing" para mais e mais pessoas marcarem consultas nas tais clínicas que, "diz que", são especializadas e para essas tais pessoas comprarem os tais fármacos... O dinheirinho que eles não ganham com isso... Bem mais do que com um maço de tabaco... 
: Mas também concordo com a S... Parece que de repente se lembraram "hey! o fumo passivo faz b'éda mal, men! 'bora lá caçar esses mitras fumadores que são uma ameaça pó nosso people! :
:" lol Esse problema existe desde sempre... não percebo porque é que só agora é que decidiram "abrir os olhos". Epah, para mim isto é só mais uma "campanha de marketing" para mais e mais pessoas marcarem consultas nas tais clínicas que, "diz que", são especializadas e para essas tais pessoas comprarem os tais fármacos... O dinheirinho que eles não ganham com isso... Bem mais do que com um maço de tabaco... 

Espaço publicitário:
Jobem, achas que possuis a visão interior? Que consegues ver para "além do que se vê"? Então vai já ao "against vampiras", pede o teu formulário e põe essa visão à prova!(limitado ao stock existente)!
Exacto ju, é esse o meu ponto.... Tipo eu não sou fumadora, e eu passimo mesmo quando me chega o mero cheiro a tabaco, fico completamente irritada... Mas epa, tenho consciência das coisas e acho que isto não é forma de se resolver nada... Parece perseguição, e fazer as pessoas sentirem-se de repente discriminadas, acho que não é a solução + correcta.. .Isto deveria ter sido gradual =X
Acho muito bem! Não tenho nada contra quem fuma, desde que não fumem para cima de mim.
Não existe nada mais desagradavel do que levar com o fumo dos outros em cima quando se está a comer ou assim!
Além disso eu canto e tenho uma voz a preservar!
Não existe nada mais desagradavel do que levar com o fumo dos outros em cima quando se está a comer ou assim!
Além disso eu canto e tenho uma voz a preservar!
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.

.Her Ghost in the Fog.
Eu acho que até que enfim que isto existe *.*
Apesar de que isto em 1º lugar os fumadores deveriam ter noção que não devem fumar em espaços fechados pela concentração de fumo que isso provoca e como incomoda os não-fumadores, mas se nem toda a gente tem essa noção, acho a lei muito bem...
Apesar de que isto em 1º lugar os fumadores deveriam ter noção que não devem fumar em espaços fechados pela concentração de fumo que isso provoca e como incomoda os não-fumadores, mas se nem toda a gente tem essa noção, acho a lei muito bem...

For Disney fans ^^

Jobem se és cobarde e medricas?
Então não te aproximes de nós...
Se tiveres coragem ou se fores doido tenta enfrentar-nos.....
- Gang Terror Negro
ps- não aceitamos devoluções e não nos responsabilizamos por danos físicos causados muahahahah
Sou fumadora e acho muito bem. Por mim so devia ser mesmo permitido fumar na rua... SO MESMO lol
Epah raio de vicio.. vai ser da maneira que muita gente vai deixar de fumar, ou fumar muito menos que sera o meu caso.
O vivio de sair de casa para ir ao cafe fumar vai deixar de faezr sentido, vou ter que me habituar a não fumar no cafe, o que sera complicado no inicio mas uma pessoa habitua-se.
Epah raio de vicio.. vai ser da maneira que muita gente vai deixar de fumar, ou fumar muito menos que sera o meu caso.
O vivio de sair de casa para ir ao cafe fumar vai deixar de faezr sentido, vou ter que me habituar a não fumar no cafe, o que sera complicado no inicio mas uma pessoa habitua-se.
Vocês escreveram muito e agora tenho preguiça de ler as mensagens todas... :
':
Acho muito bem proibirem o fumo de tabaco em muitos sitios. Mas nos locais de trabalho (como empresas), acho que deviam de deixar ao critério do patrão...
Quero ver como vai ser com as pessoas que trabalham a maior parte do tempo em frente ao computador e que para fumar um cigarro vão ter de parar de trabalhar para ir para a rua fumar. Só vai dar menos produtividade ao país...
Quanto aos cafés e afins, acho que a lei aí não está muito mal... Mas não pensam naqueles sitios que já mal conseguem manter o negócio, quanto mais investirem em extractores de fumos... Nos cafés mais pequeninos, deviam de deixar o proprietário a decidir se quer chaminés lá dentro ou não (como a lei prevê), mas não os deviam de obrigar a comprar os ditos extractores...
Quem entrasse nesses sitos, já sabia para onde ia, se quisesse entrar muito bem, se não quisesse, fosse a outro...
Outra coisa é a proibição de venda de tabaco a menores de 18 anos. Esta é mesmo a melhor parte! A partir dos 16 já se pode apanhar valentes bebedeiras e ir a uma discoteca...
As máquinas de venda automática de tabaco vão passar a ter dispositivos de bloqueio, (leia-se empregados sem mais que fazer) para os menores...
Quem quiser comprar tabaco num sitio onde só se venda numa maquineta, tem que pedir a um empregado para a ir desbloquear... Quero ver como vai ser numa discoteca onde só se vende tabaco por máquina...
Não estou a dizer isto por ser fumador. Aliás, tento sempre respeitar quem está à minha volta quando estou a fumar, mas há coisas que, por amor da Nossa Senhora da Chaminé Ambulante...
Mas é muito giro saber desta nova lei, quando querem criar salas de chuto em Lisboa e depois por todo o país...
Qualquer dia, para acender um cigarro tenho que pedir autorização ao Papa...
': Acho muito bem proibirem o fumo de tabaco em muitos sitios. Mas nos locais de trabalho (como empresas), acho que deviam de deixar ao critério do patrão...
Quero ver como vai ser com as pessoas que trabalham a maior parte do tempo em frente ao computador e que para fumar um cigarro vão ter de parar de trabalhar para ir para a rua fumar. Só vai dar menos produtividade ao país...
Quanto aos cafés e afins, acho que a lei aí não está muito mal... Mas não pensam naqueles sitios que já mal conseguem manter o negócio, quanto mais investirem em extractores de fumos... Nos cafés mais pequeninos, deviam de deixar o proprietário a decidir se quer chaminés lá dentro ou não (como a lei prevê), mas não os deviam de obrigar a comprar os ditos extractores...
Quem entrasse nesses sitos, já sabia para onde ia, se quisesse entrar muito bem, se não quisesse, fosse a outro...
Outra coisa é a proibição de venda de tabaco a menores de 18 anos. Esta é mesmo a melhor parte! A partir dos 16 já se pode apanhar valentes bebedeiras e ir a uma discoteca...
As máquinas de venda automática de tabaco vão passar a ter dispositivos de bloqueio, (leia-se empregados sem mais que fazer) para os menores...
Quem quiser comprar tabaco num sitio onde só se venda numa maquineta, tem que pedir a um empregado para a ir desbloquear... Quero ver como vai ser numa discoteca onde só se vende tabaco por máquina...
Não estou a dizer isto por ser fumador. Aliás, tento sempre respeitar quem está à minha volta quando estou a fumar, mas há coisas que, por amor da Nossa Senhora da Chaminé Ambulante...
Mas é muito giro saber desta nova lei, quando querem criar salas de chuto em Lisboa e depois por todo o país...
Qualquer dia, para acender um cigarro tenho que pedir autorização ao Papa...

Eu até concordo com a lei, aliás, não fumo nem gosto que fumem ao pé de mim.
Mas eu vivo num café e num restaurante, e para não perder clientes, o meu pai vai dividir. A ventilação que eles exigem para a parte dos fumadores é caríssima! -.-
Anda praqui uma confusão em casa por causa disso =S
Mas eu vivo num café e num restaurante, e para não perder clientes, o meu pai vai dividir. A ventilação que eles exigem para a parte dos fumadores é caríssima! -.-
Anda praqui uma confusão em casa por causa disso =S
Gostas de mistérios, dramas, romance, acção, emoções e muito mais?
Então clica ali em baixo:

FanFic: Sombras do Passado (Capítulo 4 postado dia 19/02!)
Então clica ali em baixo:

FanFic: Sombras do Passado (Capítulo 4 postado dia 19/02!)
Tens de entrar para responderes neste tópico.
Estes espaços, destinados apenas ao acto de fumar, deverão estar fisicamente separados das instalações onde é proibido fumar;

:

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.