Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Suicído: Acto de Coragem ou Cobardia?

Suicído: Acto de Coragem ou Cobardia?

Total de votos: 46

• -Coragem 7% 3 votos
  • -Cobardia 33% 15 votos
  • -Depende do porquê de a pessoa se suicidar 35% 16 votos
  • -Nenhum 9% 4 votos
  • -Outro ponto de vista (diz qual nas respostas) 17% 8 votos

Esta sondagem está encerrada.

Bem...eu n tenho uma opiniao mt formada sobre o assunto, pois só quem passou pela situação...ou quem lida diariamente com situaçoes destas (ex:psicologos, medicos, etc) é q pode dar uma opiniao formada e mais correcta. Mas do meu ponto de vista o suicidio é um acto de coragem...pois esse é um acto q penso q nunca conseguiria fazer...pois acabar com a minha vida é algo q me assusta...a morte é o desconhecido e eu sou uma pessoa q gosta de ter algum controlo...logo penso q o suicidio seja um acto de coragem.
Claro q ha a cobardia de pensar q é mais facil morrer do q resolver os problemas mas tb é necessaria coragem para por fim á vida.
Bem como disse no inicio a minha opiniao n é bem formada e por isso talvez me tenha contradito...lol
A palavra suicídio é um pouco vaga. Eu sempre a associo a alguém que não consegue suportar a vida e mata-se. Por exemplo, alguém que não suportou uma pressão qualquer e atirou-se de um prédio. Alguém que já conseguia aturar o marido/mulher e tomou a caixa de comprimidos toda. E situações assim. Para estas situações é um acto de cobardia para mim.
A vida é dificil de se viver. Temos momentos bons e momentos maus. Temos de pensar em inumeras coisas para continuarmos a viver e, por vezes, é muito complicado. O suicidio para mim é uma forma de fugir a estes problemas todos, portanto é um acto de cobardia.

Li num livro "Life before Death" algumas questões sobre o suicidio e a forma como se relaciona com a nossa outra vida e fiquei um pouco chocada com alguns relatos. Um deles é que o espirito da pessoa nem morre nem vive. O espirito fica preso entre a terra e o "céu/outro mundo" até que a hora de morte dessa pessoa chegue. Essa pessoa irá reencarnar numa nova vida com os mesmos problemas que a levaram a cometer suicidio.

É claro que isto era a opinião da autora do livro e não é necessariamente a minha. A autora do livro também era contra a Eutanásia e eu concordo com a eutanásia se o doente estiver numa situação de enorme sofrimento.
A meu ver o suicidio é só uma mera forma de fugir às dificuldades da vida e enfrentá-las.
Por outro, e como não conhecemos o que nos espera na outra vida, fico um pouco assustada com a possibilidade da alma da vitima de um suicidio não conseguir descansar em paz. Há quem acredite na vida pós morte e quem não acredite. Eu não acredito e não deixo de acreditar. Simplesmente nunca morri para saber o que acontece (se morresse não tava aqui hoje Matreiro) mas é exactamente devido a este futuro desconhecido que sinto medo do que possa vir acontecer. Viver alguns anos de sofrimento é mau, todos nós sabemos. Termos a nossa alma em agonia para o resto da eternidade será pior ainda.

Nas Asas de um Anjo (CAP 03) - A história de um rapaz que deseja o Céu e de um anjo que se envolve numa mentira.
Elegia (CAP 10) - E se antecipássemos a morte das pessoas nos sonhos e nos apaixonássemos por uma delas?
Acho que não é covardia nem coragem. É uma medida desesperada de se livrar dos problemas.
Quem já pensou em se suicidar provavelmente passou por muitos sofrimentos, ou se sentia extremamente triste, insatisfeito com sua vida, ou teve problemas e não soube solucioná-los, não teve quem o ajudasse a superar.
Não é covardia, pois não necessariamente a pessoa quer fugir de seus problemas....talvez ela já tenha tentado resolver de tantas formas sem conseguir dar jeito que acabou perdendo as forças...
Não é bem excesso de coragem, é mais excesso de desespero...
Eu admito, já pensei muitas vezes, muitas vezes mesmo, em cometer suicídio, mas resisti, não me entreguei à tristeza, preferi lutar pra mudar minha vida, persistir, ter esperança.
Talvez, para muitos, isto é só um monte de palavras bonitas, mas eu garanto que não é. Àqueles que acham suicídio um absurdo eu só peço que considerem que a vida não é a mesma pra todos e que saibam compreender as fraquezas daqueles que cederam à tristeza...
Suicídio é desespero e tristeza.
Luta pelos teus sonhos
Eu descobri que a vida não quer que eu morra.
Hoje tenho uma ideia muito bem formada sobre o suicidio.
Quando tinha os meus 15 entrei numa depressão por diversas razões. Não gostaria de me estender, mas quem me conheceu entre os 15 e os 19 sabe do que estou a falar.
Basicamente eu não conseguia parar de chorar, tudo era motivo para eu fazer um drama, até a porcaria da unha encravada, e eu não tinha controlo sobre isso por muito que tentasse.
A verdade é que eu queria chamar a atenção.
Fui avisada muitas vezes para não me expor desta maneira, mas passado é passado, e acho que posso partilhar com vocês, visto que já não sou assim, ou pelo menos estou recuperada.
Tentei 3x.
2 com corte, e uma com comprimidos, e das 3 falhei, e a partir dai descobri que não era a altura de ir, que a morte não me queria (oiii que poético, mas pronto).
Acho que devemos dar valor à vda, ela dá-nos oportunidades que temos que agarrar, e penso que se tivesse cometido suicidio, nunca tinha conhecido o amor, a amizade, o esforço, nunca tinha ido para a faculdade, fazer o que gosto, e mesmo descobrir os valores da verdade ou mentira, nunca me tinha apercebido ou sequer dado valor aos meus pais, que me ajudaram imenso, e sempre me protegeram.
E hoje, para quem me viu recentemente, sou uma pessoa que está sempre alegre, a rir, a contar piadas (ou a tentar ;_; ). Também tenho os meus momentos fracos, e ontem mesmo descobri muitas coisas, mas nem se compara.
Sou uma eterna chorona Matreiro mas já não estou deprimida daquela maneira, mesmo sendo dificil por vezes aguentar uma relação à dstância, sou uma pessoa muito feliz, e se tivesse ido desta para melhor nunca tinha descoberto a felicidade.
Portanto aconcelho a que pensem antes de agir, pensem muito. O desespero não ajuda, e a vida é a coisas de mais valor que temos.
.:Who could ever learn to Love a Beast:.

.Her Ghost in the Fog.
Geralmente quando uma pessoa se tenta suicidar, é sinal que não consegue encarar os seus problemas de frente e acha que é a melhor solução.
Também na maioria das vezes são pessoas que se sentem mal-amadas, quando isso muitas vezes não é verdade, são simplesmente pessoas que desistiram de si e de tudo o resto.
por vezes nao é um acto de cobardia nem de desespero.
por vezes e por exibicionismo
há pessoas que apenas o fazem para demonstrar que sao fortes e que nao temem a morte, mas depois de passarem por uma situaçao dessas, e nao conseguirem consumar o acto, ficam a pensar no disparate que iam fazer.
Mas ha pessoas que com o desespero, e por causa da pressao nao aguentam, e chegam a um ponto que a unica coisa em que pensam e terminar com o seu sofrimento.
eu compreendo essas pessoas e nao tenho nada contra essas atitudes. cada um sabe o que faz, e se isso depende de acabar com o sofrimento, tudo bem. Contudo, a vida e algo belo que apenas e manchado pelos fatalismos do amor e da ma sorte. ha pessoas que conseguem lidar bem com essas situaçoes, outras apenas passam ao lado. outras, como os suicidas, perferem morrer a continuar a sofrer
(depois temos os bombistas suicidas q sao uns grandes parvos Mad )

さよならできずに, 立ち止まったままの僕と一緒に...

Cobardia porque foge das coisas na maneira mais fácil. Para ser corajoso tinha que encarar os problemas de frente por muito difíceis que fossem.

Pelo menos é o que penso. Simpatico2

O Meu Blog: Lunar Days. É novo por isso não tem muita coisa! xD
Coragem não acho que seja, nem cobardia. Acho que uma pessoa para se suícidar tem de estar muito desesperada. Por isso, acho que é mais um acto de desespero.Pensativo

Fanart: (C) Lelanna

Fanfic nº 1: "Para Sempre"

~ Merii Kurisumasu, minna-san!
Eu acho que é uma cobardia, mas claro depende de caso para caso, nao podemos generalizar assim tao facilmente.
Mas é preciso estar-se tao desesperado ao ponto de a única saída ser mesmo a morte, mas o pior é que as vezes ficam pessoas para trás que vão sair prejudicadas e magoadas por essa acção.

»»»A minha 1ºfic: Coração de Esperança«««

Vendo Manga da Sailor Moon Super contente NOVOS.

Achava que já tinha comentado neste tópico, afinal não, bem concordo com muito do que já se foi dito.
Infelizmente, conheço de perto 2 casos de suicidio, o que mais me marcou foi o mais recente, já foi há algum tempo mas foi aquilo que mais me chocou porque conhecia bem a pessoa e era uma família que eu achava super unida e maravilhosa, quando me contaram que o senhor suicidou-se eu fiquei sem palavras, nada ia prever uma situação daquelas. Não creio que seja coragem, para mim coragem é cair e saber levantar-se, enfrentar os problemas e não suicidar-se e deixar filhos pequenos sem pai - isto a meu ver - acho mais um acto de desespero, cobardia não sei, em terras pequenas quando há situações deste género correm muitos rumores e boatos, mas neste caso eu conhecia a família de perto e constatei (mais tarde) que alguns dos rumores eram verdadeiros, mas acho que há maneiras de contornar os problemas, em vez de ir pelo caminho mais fácil: a morte.
Eu acho que é mais um acto de desespero, apesar de também ser preciso muita coragem para o fazer.
Nunca contei isto a ninguém e talvez não seja o sitio mais indicado para falar, mas nas férias de verão a eu andei super mal, parecia que tudo de mal me acontecia, estava completamente desesperada cheia da vida que tinha e por muitas vezes pensei em me suicidar. Acho que só não o fiz por falta de coragem, sempre fui muito cobarde e talvez por isso não fui capaz de fazer nada. Neste momento agradeço por toda essa cobardia, pois pode ter demorado, mas neste momento as coisas estão a começar a resolver-se e agradeço por estar cá e ter uma oportunidade de ser feliz...
A maior parte das pessoas que cometem suicídio fazem-no por desespero. falta de dinheiro, situaçoes de desesperom violência domestica, etc. Sao tudo situaçoes que marcam uma pessoa de forma negativa e que acabam por a levar a cometer este acto. Eu admito, ja pensei na possibilidade de me suicidar, há três anos atrás, quando foi a morte do meu avô. Eu fiquei muito mal com isso, e logo a seguir aconteceram outras coisas que me marcaram e magoaram, e levaram-me a uma depressao tao profunda que quase me matei. Contudo, quando estava quase a fazê-lo, algo na minha cabeça apitou e impediu-me de o fazer, porque foi como se algo me dissesse que a minha vida ia continuar e q as coisas iam melhorar. Mas ao contrario de mim, ha pessoas que nao ouvem essa "campainha de alerta" e consumam o acto. Nesta época de crise económica, este tipo de morte tem tendência a aumentar, e não é pouco. Por outro lado, depois temos aqueles que se suicidam ´só pq até é engraçado (sendo meramente sarcastica) porque o x, y ou z fez o mesmo.
(e reparem q a minha opiniao mudou um pouco Embaracoso')

eis o tema do meu grupo para formação civica.

na minha opiniao nao é nem de coragem nem covardia, é simplesmente de desespero. A pessoa está tão alterada, tão insana, que não consegue encontrar uma "saída", perde totalmente o gosto à vida, e vê o suicidio como a unica forma de acabar com o seu tormento, a sua dor. Claro, obviamente depois quem sofre são os parentes dessa pessoa :/

Brigada Lolli, amei mesmo ;D

Spoiler:

Lena_Dias escreveu:eis o tema do meu grupo para formação civica.

na minha opiniao nao é nem de coragem nem covardia, é simplesmente de desespero. A pessoa está tão alterada, tão insana, que não consegue encontrar uma "saída", perde totalmente o gosto à vida, e vê o suicidio como a unica forma de acabar com o seu tormento, a sua dor. Claro, obviamente depois quem sofre são os parentes dessa pessoa :/
o sofrimento, como tudo na vida, e algo meio inevitável, Lena, porque as coisas correm as vezes tao mal, que só nos apetece desaparecer deste mundo. Contudo, se tivermos sempre o apoio da nossa familia, e se tivermos alguem que nos entenda(o qe na maior parte dos casos NAO ACONTECE), as coisas sao mais suportaveis e aguentam-se. Contudo, e sempre dificil, porque quando chegamos ao estado de desespero, nao pensamos muito nas consequencias, e depois acontece o que acontece. O fim triste de uma vida humana.

Não há resposta a isto... nunca se sabe o que vai na cabeça da pessoa.
Só deixo a visão do que soube. Há quase 8 anos conheci a minha melhor amiga, acho que já disse algures, por ter perdido o meu pai, ninguém falava comigo por "medo de me magoarem" aparentemente e quando entrei no 7.º ano comecei a falar com a Tânia - estupefactamente porque sou tímida no primeiro contacto - e depois de muitas diversidades com colegas e pessoas que me diziam para me afastar porque aos olhos de muitos ela parecia cigana sem o ser, mas nunca me deixei abalar por essas bocas. Ela passou pela anorexia, por a minha irmã ter passado pelo mesmo eu estive sempre a apoiá-la na luta pela recuperação, ficou diferente e toda a gente queria ser amiga dela. Mas, logo no dia que nos conhecemos, viemos para perto das nossas casas - descobrimos que morávamos bem perto - e eu falei do meu pai e ela do dela que era um homem que praticamente a tinha abandonado. Ela passou a anorexia, passou por dificuldades de não saber o que fazer do seu futuro, passou namoros difíceis e o pai dela nunca esteve presente e sequer pagava (ainda que isso não seja problema para ela) pensão de alimentos. Um dia ela disse-me "sabes, não tens o teu pai em corpo, mas eu também sinto como se não o tivesse... não sei o que é pior" eu fiquei sem resposta, porque não pudemos afirmar coisas quando não sabemos que dor sente a outra pessoa perante x situação. Os anos passaram-se e, quando ela fez 17 anos, ele aproximou-se e levava-a a passear, ligava-lhe, enfim...tentava ser o pai que nunca tinha sido!
No último verão eu via cada vez mais a proximidade, estive várias vezes com eles, ele desabafava com ela por ter vários problemas e ela ouvia, por se ter divorciado alugou uma casa para fins-de-semana por nunca passar a semana em Portugal e ela andava toda contente a decorar o quarto, a passar-lhe a roupa, etc. sentia-se útil para ele e ao mesmo tempo descobria ter jeito para decorar, muitas vezes acompanhei estas rotinas semanais dela. Em setembro ele encontrou uma mulher e foi com ela para França e foi sempre dando notícias à Tânia.
Em outubro suicidou-se. O porquê fica no ar... eu estava numa altura difícil da faculdade, num dia o namorado dela tentou-me ligar do telemóvel dela e eu recusei a chamada por estar em aula, depois ele mandou-me uma mensagem e liguei-lhe... entrei em pânico e, assim que cheguei de comboio, fui ter com ela. Pálida, com os olhos vermelhos, trémula de cigarro na mão. Esperei alguma coisa... desabafou um pouco eram umas 19h e andava a correr para o telefone a tentar saber alguma coisa. Depois foi persistindo, tentou ir dormir e estive com ela em silêncio até às 3h que foi quando ela começou a falar do que sentia... Há sempre perguntas sem resposta, ainda que tentemos imenso procurar infundadamente. Ela adormeceu às 5h, fui para casa dormir um pouco mas nem deu, tinha de apanhar o comboio.
O pior ainda foi ter sido longe... o processo de luto não pôde ser feito devidamente, o corpo só chegou a Portugal no sábado e passei esse dia inteiro com ela e ela até me perguntou se conseguia ver o corpo para lhe dizer como estava - como se enforcou e já estava há dias esperávamos algo assim muito intenso... mas até não. Também não consegui ver logo só quando abriram o caixão no meio do cemitério - literalmente.
No meio disto tudo não tenho respostas mas deixa na minha cabeça outra questão além do sofrimento dela, - que é evidente pois sofre quem fica seja qual for o motivo pelo qual a pessoa morreu, - que é de 2 semanas depois, o pai de outra minha melhor amiga ter descoberto que tinha cancro, ela já não tinha mãe há 10 anos que também morreu por cancro, e acabou por ficar sem ninguém. Aqui não houve a escolha, então será justo? Acabar com a vida sem lutar quando o pai desta minha última amiga lutou ainda que dias? Tudo bem que quem o faz não pensa nisto tudo, mas quem fica sim... e pergunta-se sempre se fez o suficiente para que o pai fosse feliz e ficasse orgulhoso.
Quero também acrescentar que, ainda que não saiba que resposta dar a isso, devo dizer que esta amiga que falei que ficou sem pai e sem mãe, fala comigo todos os dias, mensagens sobre tudo um pouco, tento que ela sinta alguma companhia além da avó com quem pouco fala e que, recentemente uma das coisas que me contou foi do próprio padrinho dela - um homem de 50 anos para aí - lhe disse "não sei... se fosse eu, não sei se aguentava. sem pai, sem avô (que morreu exactamente uma semana depois do pai), sem mãe e só 19 anos seria demasiado para continuar" e, aí sim, eu diria que é cobarde e ela mesma reconhece quando ele lho disse porque ela tem o resto da vida dela toda pela frente, há que ver que viver vale a pena, o pai ainda a viu entrar num curso que vale a pena como ela lhe disse quando eu estava trajada "um dia vais ver-me assim", infelizmente já não vai mas... e, como lhe digo sempre, eles estarão sempre orgulhosos. E numa situação destas só a vejo como uma verdadeira guerreira.

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
Eu penso que acima de tudo depende muitas vezes do motivo... por exemplo á pessoas que o fazer por pressão no dia a dia ou até por um simples acto de amor... (por amor talvez não mais por não se preocuparem com as pessoas que realmente gostam delas pois essas é que sofrem no final de contas.
E sinceramente não vejo qual o mal de falar deste assunto, como já disseram não é nada do outro mundo, mas também penso que o suicídio é uma atitude de pessoas fracas, afinal existem pessoas que lutam pela vida todos os dias como por exemplo em África e essas pessoas não pensam minimamente nisso... ás vezes os problemas que achamos que nao conseguimos resolver são o minimo pra eles e apesar de tudo o suicídio não é a resolução desses problemas, pelo contrario é a fuga deles como muitos de voces tambem disseram.
Não creio que possa ser chamado um acto de "coragem" afinal a coragem pelo menos para mim é um aspecto positivo, é enfrentar o que nos impede de avançar, é a forma de combater o medo, a timidez, a insegurança e tudo mais que se pode pensar ou imaginar...
Eu próprio já tive fases péssimas da minha vida e não é por isso que pensei alguma vez no suicídio, pelo contrário, a solução que eu mais usei nessas alturas foi acreditar num dia melhor, hoje posso dizer que estou a viver esses dias que em tempos pensei que nunca mais chegavam, mas também nem todas as pessoas são obrigadas a pensar da mesma forma que eu e muitas vezes o facto de uma pessoa ser pessimista ou optimista ajuda e limita a possibilidade de isso ser uma resposta ou mesmo uma "solução" na vida de alguém não concordam?

E... desculpem lá o discurso ehehe Razz

"Por mais Luas que eu tenha, serás sempre o meu Sol" by Kaze Okami

Meu Blog:
http://maisumqueacredita.blogspot.com/

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco